Aula 2.4 – CTS E CTSA PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLOGIA

By | 17/06/2024




Reescreva esse texto em português do Brasil

Introdução

E aí [Música]

E aí Tá bom então pessoal é isso que eu queria destacar para vocês como nós falamos no vídeo anterior esse movimento de CPF né só preocupação essa tentativa de enxergar as coisas de forma mais conectada não totalmente separadas e na sociedade mas depois disso chegou nos educadores né as direções…

Movimento CPF na Educação

…afetam a diversidade das plantas. Por que que as plantas nos impactam e como influenciamos alguns grupos evolutivos através de nossas atividades. A importância da educação no contexto do movimento CPF é interligar o conhecimento científico e biológico para formar cidadãos críticos,…

Movimento CTS no Mundo

…nos Estados Unidos enfatiza as consequências sociais e ambientais do desenvolvimento científico e tecnológico, mostrando como a Ciência e Tecnologia podem ter impactos negativos. No Brasil, devido ao passado colonial e autoritarismo…

Formação de Professores e Movimento CTS

…do movimento CTS na formação de professores de biologia no Brasil, destacando a importância de uma abordagem integrativa desde o início do curso. A formação continuada dos professores é essencial para poder dar uma abordagem mais abrangente e contextualizada do conteúdo de ciências e biologia na sala de aula.

Obrigado pela atenção e até a próxima semana de trabalho! Um abraço a todos.

E aí [Música]


Aula 2.4 – Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na contextualização do ensino de Ciências Naturais e Biologia

Nesta aula, discutiremos a importância da integração dos conceitos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de Ciências Naturais e Biologia. Essa abordagem visa não apenas promover o aprendizado das disciplinas, mas também desenvolver uma compreensão mais ampla e contextualizada da ciência e de seu impacto na sociedade e no meio ambiente.

Por que integrar CTS e CTSA no ensino de Ciências Naturais e Biologia?

Promover uma visão crítica da ciência

Ao integrar os conceitos de CTS e CTSA nas aulas de Ciências Naturais e Biologia, os estudantes são incentivados a desenvolver uma visão crítica da ciência. Eles passam a compreender que a ciência não é um corpo de conhecimento isolado, mas sim uma atividade humana influenciada por fatores sociais, culturais, políticos e econômicos.

Abordar temas contemporâneos e relevantes

A inserção de temas relacionados à tecnologia, sociedade e ambiente no currículo de Ciências Naturais e Biologia permite abordar questões contemporâneas e relevantes para os estudantes. Isso os ajuda a compreender como a ciência está presente em seu cotidiano e como suas escolhas e ações podem impactar o mundo ao seu redor.

Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas

Ao discutir casos práticos que envolvam dilemas éticos, políticos ou ambientais, os estudantes são desafiados a refletir, analisar diferentes pontos de vista e buscar soluções para problemas complexos. Isso estimula o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas de forma colaborativa.

Como integrar CTS e CTSA no ensino de Ciências Naturais e Biologia?

Inserir debates e discussões em sala de aula

Promover debates e discussões sobre temas controversos ou atuais relacionados à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente é uma estratégia eficaz para integrar CTS e CTSA no ensino de Ciências Naturais e Biologia. Isso permite que os estudantes expressem suas opiniões, debatam ideias e ampliem seu repertório de conhecimentos.

Realizar atividades práticas e investigativas

Propor atividades práticas e investigativas que envolvam a interação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente é uma forma de fazer com que os estudantes vivenciem na prática os conceitos discutidos em sala de aula. Experimentos, projetos de pesquisa e saídas de campo são algumas das atividades que podem ser realizadas para promover essa integração de forma dinâmica e significativa.

Estabelecer parcerias com instituições e especialistas

Fomentar parcerias com instituições, como museus, universidades e empresas, e especialistas das áreas de ciências, tecnologia, sociedade e ambiente é uma maneira de enriquecer o ensino de Ciências Naturais e Biologia com diferentes perspectivas e experiências. Palestras, workshops e visitas técnicas são algumas das atividades que podem ser realizadas em parceria com esses colaboradores externos.

A integração dos conceitos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de Ciências Naturais e Biologia é essencial para formar estudantes críticos, reflexivos e engajados com a ciência e seus impactos na sociedade e no meio ambiente. Ao promover uma abordagem contextualizada e interdisciplinar, os educadores contribuem para uma educação mais significativa e transformadora.

Importância da abordagem CTS e CTSA no ensino de Ciências Naturais e Biologia

A abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) tem se mostrado fundamental para contextualizar o ensino de Ciências Naturais e Biologia. Essa perspectiva permite aos alunos compreenderem como a ciência e a tecnologia estão inseridas no contexto social, ambiental e cultural, promovendo uma visão mais ampla e crítica do conhecimento científico.

Integração de conceitos científicos com questões sociais e ambientais

Ao adotar a abordagem CTS e CTSA, os professores podem promover a integração de conceitos científicos com questões sociais e ambientais, possibilitando aos alunos refletirem sobre os impactos das descobertas científicas na sociedade e no meio ambiente. Além disso, essa metodologia estimula o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, preparando os estudantes para atuarem de forma consciente e responsável na sociedade.

Desafios e oportunidades na implementação da abordagem CTS e CTSA

A implementação da abordagem CTS e CTSA no ensino de Ciências Naturais e Biologia requer uma mudança de paradigma na forma como os conteúdos são apresentados e discutidos em sala de aula. Os professores precisam se atualizar constantemente, buscar materiais e recursos que possibilitem a integração dos aspectos sociais, ambientais e tecnológicos nos conteúdos científicos. Apesar dos desafios, essa abordagem oferece diversas oportunidades para tornar o ensino mais significativo e relevante para os alunos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e engajados com as questões do mundo contemporâneo.

Importância da abordagem CTS e CTSA no ensino de Ciências Naturais e Biologia: desafios e oportunidades na contextualização do conhecimento científico

Em suma, a abordagem CTS e CTSA no ensino de Ciências Naturais e Biologia representa uma forma inovadora e relevante de promover a contextualização do conhecimento científico, integrando aspectos sociais, ambientais e tecnológicos nos conteúdos curriculares. Através dessa metodologia, os alunos são estimulados a refletirem criticamente sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, preparando-os para atuarem como cidadãos conscientes e responsáveis no mundo contemporâneo.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=XRbThHk_yww do Canal ESTUDIOEAD IFNMG .