Método de Pesquisa em Educação Especial #3 – Método de História de Vida na Pesquisa.

By | 20/06/2024



Introdução

Olá pessoal, boa noite! Meu nome é Márcia Cleide e hoje tenho a honra de abrir a nossa terceira Live da Associação Brasileira de Educação Especial. Nesta Live, tivemos o prazer de receber a professora Rosana Glat para falar sobre a metodologia de história de vida. Durante a conversa, a professora esclareceu diversas questões e compartilhou experiências enriquecedoras sobre o tema.

Entrevista sobre Afetividade e Sexualidade

Quando direcionamos uma entrevista para o tema da afetividade e sexualidade, é importante começar de forma aberta, permitindo que o sujeito se sinta à vontade para falar sobre suas experiências e percepções. Ao invés de ter perguntas definidas, é interessante deixar o sujeito guiar a conversa e abordar aspectos relevantes para ele.

Adaptação de Pesquisas durante a Pandemia

Com a pandemia, muitas pesquisas tiveram que adaptar seus procedimentos de coleta de dados. No caso da história oral ou de narrativas, a substituição da observação pode ser desafiadora. Uma sugestão é buscar criatividade na utilização de ferramentas online e pedir para os participantes filmarem situações relevantes.

Utilização de Nomes ou Pseudônimos na Pesquisa

Na pesquisa, é comum utilizar pseudônimos para preservar a identidade dos participantes, mesmo que eles permitam o uso de seus nomes reais. Isso garante a confidencialidade e evita possíveis exposições indesejadas.

Lidar com Memórias Traumáticas durante uma Entrevista

Quando um sujeito se lembra de memórias traumáticas durante a entrevista e se emociona, é importante lidar com a situação com calma, respeito e empatia. Permitir que a pessoa expresse suas emoções e estar disponível para ouvir e apoiar o sujeito são atitudes essenciais nesse momento.

Agradeço a todos os presentes, às intérpretes, à equipe de transmissão e, principalmente, à professora Rosana Glat por compartilhar seu conhecimento conosco. Espero que tenham aproveitado a Live e até a próxima!


Métodos de Pesquisa em Educação Especial: Método de História de Vida em Pesquisa

Introdução

A pesquisa em Educação Especial envolve a utilização de diversos métodos para investigar e compreender as necessidades e desafios enfrentados por indivíduos com necessidades especiais. Um desses métodos é o de História de Vida em Pesquisa, que busca capturar a experiência de vida de uma pessoa através de relatos pessoais e narrativas.

O que é o Método de História de Vida em Pesquisa?

O Método de História de Vida em Pesquisa é uma abordagem qualitativa que busca compreender a trajetória de vida de um indivíduo, levando em consideração suas experiências, valores, crenças e desafios enfrentados ao longo do tempo. Este método busca captar a complexidade e a dinâmica da vida de uma pessoa, proporcionando insights valiosos para a pesquisa em Educação Especial.

Como é realizada a Pesquisa utilizando o Método de História de Vida?

Para realizar uma pesquisa utilizando o Método de História de Vida, o pesquisador deve primeiro identificar o participante da pesquisa, que será a pessoa cuja história de vida será investigada. O pesquisador então realiza entrevistas detalhadas e em profundidade com o participante, buscando captar sua história de vida de forma holística e abrangente.

Durante as entrevistas, o participante é encorajado a compartilhar suas experiências, sentimentos, desafios e conquistas, de forma a proporcionar uma compreensão aprofundada de sua trajetória de vida. O pesquisador pode utilizar técnicas como a análise de conteúdo e a triangulação de dados para interpretar e analisar as informações coletadas, de forma a identificar padrões, temas e insights relevantes.

Benefícios do Método de História de Vida em Pesquisa em Educação Especial

O Método de História de Vida em Pesquisa em Educação Especial oferece uma série de benefícios para pesquisadores e profissionais da área, tais como:

  • Compreensão Profunda: O método permite uma compreensão mais profunda e realista das experiências e desafios enfrentados por pessoas com necessidades especiais, contribuindo para o desenvolvimento de práticas mais eficazes e inclusivas.
  • Empoderamento do Participante: Ao permitir que o participante compartilhe sua história de vida, o método promove o empoderamento e a valorização da sua experiência, dando voz àqueles que muitas vezes são marginalizados.
  • Identificação de Necessidades Específicas: Através da análise das histórias de vida dos participantes, os pesquisadores podem identificar necessidades específicas e desafios enfrentados por indivíduos com necessidades especiais, orientando a elaboração de políticas e programas mais adequados e eficazes.

Conclusão

Em resumo, o Método de História de Vida em Pesquisa é uma abordagem valiosa e enriquecedora para a pesquisa em Educação Especial, permitindo uma compreensão mais profunda e holística das experiências e desafios enfrentados por indivíduos com necessidades especiais. Ao utilizar este método, os pesquisadores podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de práticas mais inclusivas, empáticas e eficazes na área da Educação Especial.


Métodos de Pesquisa em Educação Especial #3 – Método de História de Vida em Pesquisa

O Método de História de Vida em Pesquisa é uma importante abordagem utilizada na área da Educação Especial. Através deste método, é possível compreender a trajetória de vida de indivíduos com necessidades especiais, identificando desafios, conquistas e experiências que influenciaram seu desenvolvimento educacional.

Com o Método de História de Vida em Pesquisa, é possível promover uma abordagem mais humanizada e individualizada no estudo da educação especial. Ao coletar e analisar relatos pessoais, é possível identificar demandas específicas dos alunos e desenvolver estratégias educacionais mais adequadas e eficazes para atender suas necessidades.

Além disso, o Método de História de Vida em Pesquisa contribui para a valorização da voz e da experiência dos indivíduos com deficiência, possibilitando a construção de um conhecimento mais inclusivo e significativo na área da Educação Especial.

Importância do Método de História de Vida em Pesquisa na Educação Especial



Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=nmthAqwLpS8 do Canal Abpee Brasil .