10 Passos para a Educação Positiva

By | 20/04/2025


Reescreva esse texto E aí o Olá meus amores muito boa noite todo mundo tá aí eu sou Flávia Pereira se você não me conhece boa noite boa noite vocês todos convidados para uma aula incrível que eu preparei para vocês que constantemente me pedem Flávia como começar como colocar a Teoria em prática então eu dou Boa noite boas vindas para todos vocês e aí quem que imprimiu o nosso caderno de práticas onde vão ter exercícios para vocês fazerem comigo e nesses exercícios aqui a gente vai colocar a Teoria em prática e tentar mudar chave Zinha então quero saber da onde vocês falam se vocês estão todos bem Olá já tô vendo a gente de Balneário Camboriú meus vizinhos aqui galera que tá aqui no no Insta espero vocês no YouTube Oi galerinha chegava de boa noite muito boa noite já estamos ao vivo para começar uma aula incrível e eu estou muito animada para hoje à noite não sei como eu vou fazer para dar essa aula em apenas uma hora e pouco porque eu comecei a preparar e eu dizia não e vocês me colocaram as dúvidas de vocês e eu vou tentar dar o meu melhor me preparei aqui no dia de hoje para que todo o amor toda minha paixão por educação toda minha paixão pelas crianças tudo que eu vivo aqui na minha casa que chegue no coração de vocês na noite de hoje eu quero que você estava que eu tenho um convite especial para vocês para quem não faz parte da minha mentoria vai ter uma oferta especial para hoje à noite e eu tô abrindo a turma 10 eu espero vocês porque essa turma tá sensacional de Curitiba Ribeirão Preto Minas Gerais Timóteo um feliz aniversário e eu desejo para todas as mulheres presença que hoje o incrível dia das mulheres que vocês usem a noite de hoje para transformar todo o amor abundante de vocês em direção ao outro porque o amor é o que o amor faz então a gente precisa aprender reaprender a amar para colocar o nosso amor em movimento estão prontos para começar Sumaré Araxá Balneário Camboriú também Belo Horizonte Rio de Janeiro coisa linda gente muito bem vindos muito bem-vindas é todos vocês vamos nos colocar em movimento em direção as nossas crianças vamos quebrar o ciclo de violência educação Seccional E como está o olhar educação tradicional de um de uma nova perspectiva todo mundo pronto bom Então olha só porque que vocês me pedem sempre assim Flávia como começar como colocar a Teoria em prática aqui é eu tinha uma aula antiga já de 10 passos como começar mas como tudo no mundo inclusive eu a gente evolui muito e eu senti não tá na hora de entregar um passo muito maior para todos vocês eu sei que já aviso de antemão que algumas coisas na aula de hoje pode incomodar mas eu te convido vocês estão coração abertos para receber estejam realmente é tranquilos de que esse é um caminho seguro a seguir é um caminho com evidências científicas é um caminho onde a gente vai realmente está trilhando com apoio da ciência com apoio de tudo a quem não pode imprimir o caderno de práticas eu vou falando então se você não tá tu não tá com o caderno de práticas em mãos pega o papel e caneta Ok E aí eu vou ler para quem não tem o caderno de práticas em mãos um papel e caneta e o que que eu Vou sugerir para vocês essa aula é uma aula que vai ficar disponível para vocês até domingo depois de domingo ela vai para todos os meus alunos mais de 1.500 alunos que eu tenho na minha mentoria do pai do do país na prática mas alto áudio curso essa é a décima turma então se gostei já fez a mentoria Fica tranquila que essa aula vai ficar gravada para vocês isso é tudo que a gente já teve de falar muito mais profunda lá na mentoria mas é legal a gente sempre está revendo E aí o que eu falo direto para os meus alunos é assim alguém aqui já re leu algum livro Cada vez que a gente pega um conhecimento novo e a gente tá aberto a ele eu cresci o a informação se transforma em conhecimento quando a gente permita e quando a gente permite que ela cresça em nós então quando a gente começa a olhar você precisa positiva a depois a gente vai parentalidade consciente a gente chega na educação positiva a gente começa a entender que a gente começa a ver várias coisas por um novo viés e a partir do momento que o Inter na liso tudo isso eu começo a praticar eu começo a me colocar em movimento e aí eu começo a entender a principal diferença então o que que eu quero dizer para a gente começar os 10 passos da educação positiva é eu preciso compreender a principal diferença entre educação tradicional educação positiva hoje eu vou te passar dez passos importantíssimos para quebrar o ciclo Violeta de educação tradicional tanto nos feriu e hoje cês vão entender Quais os pontos que nos feriram que eu vou desenhar eles para vocês e a gente vai conseguir olhar juntos para como e vai se movimentar em direção aos nossos filhos Ok as crianças e principalmente a aula de hoje não é sobre as crianças mas as aulas de hoje é sobre nós adultos e isso que faz diferença na educação positiva Ok então o repetindo aula de hoje vai ficar salva para todos os meus alunos e para quem estiver na nova mentoria no dia dessa Ok comédia da turma Desce a começa dia Quatorze de Março vamos começar passo um que eu considero super importante dos dez passos da educação positiva para a gente começar compreender a principal diferença entre educação tradicional e educação positiva eu quero já dar um aviso que eu mandei com uma imagem trocada o caderno de práticas e hoje se você imprimiu No começo vai ter algumas coisas que estão trocadas mas eu quero que você é fala comigo no caderno de prática é essa imagem aqui que nós vamos trabalhar hoje tá se essa texto tá tá grudadinho aqui no meio Vocês estão com o antigo mas não tem problema nenhum É só inverter vamos olhar para educação tradicional a gente sabe que a principal ferramenta de controle e da educação tradicional é a obediência tá Que Vocês conseguem ver vou deixar até maior para vocês poderem ver ó tá me vendo pequenininho né então qual que é a principal diferença entre a educação tradicional e a educação positiva vamos falar primeiro da educação tradicional a educação tradicional ela é pautada no lócus de controle externo o que que eu quero dizer com óculos de controle externo o lócus de controle externo é quando eu tô olhando para relação com o indivíduo onde sempre e aqui eu me digam aqui nos comentários Quem de vocês que viveu muito essa questão da Obediência da submissão o outro Me manda uma manda o outro obedece é queimando em quando tiver na minha casa queimando sou eu é criança não tem querer ou todas as outras frases violentas Qual mais que vocês cresceram ouvindo de um aqui para mim no chat a gente vai conversando sabe onde tem uma obediência vai ter essa questão da submissão do outro e o controle sobre o outro então o que quer dizer esse Lopes do controle interno Alguém manda e o outro objeto então que tem que esse outro vai me dizer se eu tô certa se eu tô errada esse outro é o que vai me dizer se eu posso me expressar como eu realmente sinto o outro vai me punir o outro vai me chantagear o outro vai me premiar o outro vai me elogiar minha casa minhas regras enquanto tiver no e no meu teto vai fazer tudo como é o canta vai dançar minha música Vai Ficar atende e o que que acontece aqui existe um controle Total através do medo porque para essa criança que chegou no mundo Totalmente Dependente confiante ela precisa desse amor dos Pais para sobreviver sem o amor do meu pai tem um amor da minha mãe eu sinto que eu não vou sobreviver e é muito verdade isso para criar só vocês me falando eu ouvi muito isso Isso é terrível porque por uma eu quero que vocês tinham um pouquinho desse lugar de achar que a mas se normal gente todo mundo fala isso tentem pensar pela Perspectiva da criança como é bom ouvir isso de alguém que você depende né e a educação tradicional ela é pautada totalmente nessa violência física e aqui eu quero que vocês presta atenção no que eu vou dizer eu tenho por violência objetificação de alguém o que eu quero dizer com objetificação de alguém é quando eu trato alguém como um objeto vai ficar aqui sim porque eu tô mandando eu trato como algo que eu faço que o bem tendo porque eu não me importo com que ela pensa porque ela sente ter aqui sente né eu trago uma garrafa porque eu a possuo ela é minha propriedade essa garrafa é minha quem aqui ainda pensa que essa garrafa ou a criança é sua propriedade né EA fala que a gente que a gente escuta é é meu filho eu durmo como eu quero ai gente não é bem assim entende então é uma violência a gente ou gente ficar criança mas ainda é porque eu achar que essa criança é um objeto eu me dou o direito de fazer violência física com essa criança eu bato eu calça antigo eu do tapa eu belisco é perto dos braços entende Fora que também a educação tradicional tem toda uma violência emocional chantagem punição recompensa Isso é entristecedor isso é enlouquecedor isso gera um stress tóxico que é muito muito muito top top a criança de um livro de stress de cortisol que isso a ciência já comprova que a longo prazo é base para o que para um monte de doenças sim a ciência já vem comprovar que o que acontece na infância perdura a vida toda o que acontece na infância volta integralmente para a sociedade e a gente precisa Como está a olhar para as relações de uma nova forma porque qualquer o que mais sustenta a educação tradicional esse abuso de poder aqui quem manda sou eu né e o que que ela faz e com o amor com o ar condicional como que a mamãe vai ficar feliz olha lá teu irmão eu gosto muito mais quando se comporta tem teu irmão o teu irmão é muito mais fácil ele estuda ele é dedicada porque você não é que nem teu irmão eu amo o teu irmão então a pessoa que chega ao mundo é imatura confia nos pais é Totalmente Dependente ela tem que fazer de tudo para ganhar essas moedinhas esse amor então o amor condicional é aquele que é baseado numa troca Então eu tenho aqui o meu filho então como ele é minha propriedade e eu por sua essa criança porque como a minha propriedade eu espero que depois ela me de lucro já que ela vai ficar com os meus bens materiais essa é uma perspectiva patriarcal total porque foi aí que começou por quê porque eu comecei a ter crianças e crianças e crianças para serem os meus herdeiros a partir do meteoros são os meus herdeiros eu me dar o que eu produzir em vida para os meus filhos mais esperando um monte de coisa em troca só que quando a gente vai agora mais para frente olhar a principal diferença entre as duas educações a gente entende o quanto isso gera uma tensão o quanto isso gera uma sensação de que eu devo isso para os meus pais o quanto isso gerador né o quanto você achar Quem de vocês aqui que não acha que tá sempre no lugar de que eu não sou bolso ficiente que eu sempre que tem que fazer mais um dia minha mãe vai reconhecer um dia ela vai entender um dia os meus pais vão pensar com meu pênis um dia os meus pais vão me compreender não vão não vão gente se liberta em dessa expectativa porque seus pais não te amar quando você era o nenezinho não vão amar agora e é uma violência emocional isso porque porque faz sentir dor e culpa por você se sentir livre para fazer tua vida porque geram caos e no surreal que nos desconecta de nós mesmos porque para eu me manter fiel ao que me feriu porque eu cresci ouvindo o que na violência emocional Eu te bati que era o teu próprio bem quando você for adulto quando você for pai e mãe você vai entender Eu te bati Por que você era terrível então gera uma tensão a culpa uma dor que é incumbida na gente desde que a gente é criança desconecta nós os nossos pais como também nos desconecta de nós mesmos e a gente vai aprender mais para frente como tá Fica aí daí Olha só Qual que é a principal diferença para uma educação positiva ela tem um lócus de controle interno Olha que diferença gritante aqui porque ela vai precisar obediência submissão manda quem pode obedece quem tem juízo trata o outro como inferior com objetos não esse é é do meu trabalho que é igual ao valor igual de umidade olha hoje né Hoje 8 de Março dia que nós estamos gravando essa aula e dia das mulheres quantos de nós mães mulheres não queríamos muito não desejamos muito Que nós tivéssemos igualdade dentro das nossas casas e a grande maioria não tem porque a as pessoas que são mais pobres no mundo são mulheres nós estamos aqui nós mesmos reproduzimos a violência da desigualdade da falta de dignidade quer dizer eu fui essa pessoa e daí não fiz nada hoje só fiquei com a minha filha Gente criar uma criança nunca vai ser no patriarcado considerado um trabalho extremamente difícil porque a gente é também enquanto mulheres tratadas como inferiores na sociedade patriarcal porque nós não temos igual o valor igual de idade porque quem é que é o vendedor de poder é o que é dono da riqueza então vamos dizer no nosso da nossa Oi quem é que tá trabalhando mas nós que nem eu falo aqui em casa a gente O que que você abre sem a mente para isso quando eu estava realmente só em casa trabalhando que nem agora inverteu o jogo né hoje o meu marido tá trabalhando agora meu marido tá lá fazendo janta vai fazer minha filha dormir ele tá cuidando da nossa filha para que eu possa aqui tá trabalhando com vocês e o inverso é verdadeiro quando ele quando eu acabei ainda era um bebezinho e eu ficava com ela e eu ficava cuidando e a gente tava construindo foi uma construção na minha casa de igual valor igual dignidade para que ele soubesse para o trabalho que eu tava fazendo aqui em casa e cuidar da nossa filha de nutrir ela com o meu sangue para né transformado em leite para que ela ficasse saudável era o meu trabalho e ele precisava do meu trabalho para sustentar a nossa família eu tava sustentando a nossa família aqui em casa só que o meu trabalho não é remunerado é mas eu precisava também do trabalho dele para poder comer para poder viver Então a gente tem um lugar de igualdade de dignidade de valor e não de desigualdade e isso é algo que nós precisamos aprender urgentemente em todas as relações Por isso que eu digo a educação positiva ela desenvolve um bloco de controle interno e para nós pais nós temos que recuperar esse nosso valor interno Porque nós não crescemos essa educação positiva por isso que hoje os nossos relacionamentos com companheiros um companheiro é tão desigual e os nossos filhos estão constantemente assistindo essas dinâmicas mamando dessas dinâmicas e nós precisamos nos libertar disso e nós precisamos mostrar para eles que existem outras formas de se relacionar a educação positiva vai construir esse lócus de controle interno que é para mostrar através da nossa coerência da nossa congruência que nós vamos nos relacionar com igual valor igual dignidade na mentoria a gente passa dois meses juntos trabalhando esse igual valor igual dignidade ele aparece constantemente constantemente e eu quero que vocês percebam o quanto vocês tratam os filhos de vocês como inferior a gente vai fazer uma prática nesse primeiro passo tá estamos apenas no primeiro Qual que é o segundo compreensão e ciência em vez de o controle através do Medo manda quem pode obedece quem tem juízo eu saio do ciclo violento da opressão e entrou no ciclo abundante da compreensão Qual é a fase desenvolvimento do meu filho tá vivendo porque e o que esperar dela como é o posso passar para o meu filho uma Eu compreendo que está seguro com o meu amor e tudo isso que a gente tá fazendo é é baseado na ciência tá gente saber o que esperar de cada fase do desenvolvimento é o que muitas teorias chão de parentalidade proativa porque as crianças são punidas são violentadas constantemente Assim como nós fomos porque porque criança não tem querer porque criança é um bicho carpinteiro hoje é o meu marido tem um súbito o carpinteiro o bicho carpinteiro nada mais é do que nós já ouviram bicho carpinteiro também eu sou eu uma violência da incompreensão de não saber que a criança tem já vou chegar lá já tô pulando e papo mas eu já vou chegar lá tá para eu falar para vocês o quanto a gente não compreendem fã se pune a criança EA impune porque ela erra e na educação é positiva a gente olha para o erro para uma lógica de reparação eu olho para o erro Não Pára pô E é porque eu vou fazer ela se sentir mal para ela aprender não hoje uma mãe me escreveu que o filho dela tinha jogado uma garrafa brincando sabe o jogo da garrafa faz assim joga garrafa para Olha a diferença e aí a a escola me ligou a escola são mantenedoras do patriarcado e dessa violência instaurada aí tem que falar com ele porque ele julgou a garrafa na amiga durante esse jogo e quebrou a garrafa a gente essa criança já tava sentindo muito mal a educação tradicional pediu o que mais limite mas o pressão mais violência Gente esse menino sabe onde enfiar eu falei ó mãe você fala para ele que essa brincadeira é legal mas a gente usa garrafa de plástico ele não sabia que quebrava Pois é quebrou Que ruim né meu amor como a gente pode fazer para reparar esse erro pede desculpa para amiga a gente vai ter sempre uma garrafa de plástico para você brincar Esse brinquedo e a gente pode fazer o quê que você acha desse escolher uma garrafa bem legal para presente aula com o erro pronto por que que eu tenho que fazer sabe a Diane Nelson O que é a precursora da disciplina positiva que foi aonde eu comecei hoje não trabalho mais fácil conseguir a positiva ela fala assim que é que a fala dela né disse de onde tiramos absurda idéia que para fazer uma criança se comportar melhor Primeiro ela precisa se sentir Pior que é o que a maioria das pessoas fazem né não preciso me sentir pior para perceber que eu errei a educação tradicional fala isso então quê que é importante eu sair da Perspectiva da Educação tradicional e entrar na abundante de entender que o erro faz parte que vocês aqui não erra entendi e aí a gente vai para um outro passo que tá aparecendo aí para vocês que é o respeito ele é muito Então avisa o na educação tradicional existe um abuso de poder o respeito na educação tradicional ele vem é esperado de baixo para cima obedece quem tem juízo eu abuso de poder você me deve e na educação tradicional o respeito é muto muto primeiro eu aprendo como eu me respeito e esse é um passo difícil para Nossa geração Quem de vocês aqui se respeita de verdade quem de vocês aqui se ama de verdade tá então é importante a gente falar sobre isso urgente porque porque o respeito que a gente conhece nós vamos falar no passo 2 já já E aí eu vou lá para o amor o amor de educação tradicional e totalmente condicional eu te amo e você me deve isso eu te bato porque eu te amo não já se viu gente a gente cresce achando que amor e violência não juntos e não andam aí você não sabe porque aquela amiga de vocês não está ai do teve relacionamento abusivo não sai do relacionamento abusivo porque o primeiro relacionamento abusivo que ela teve foi com pai e mãe e aí eu começo a entender que o amor incondicional é algo que o nosso sabendo que seus filhos amo vocês incondicionalmente e nós precisamos recuperar esse amor incondicional que confia que abundante que amoroso que sabe que o ser humano é bom não é mal desde a raiz de jeito nenhuma de jeito nenhum tem crenças que sustentam isso que o ser humano é mau que vem da pedagogia Nebulosa que é meu aluno sabe eu falo sobre isso o quanto a pedagogia começou lá costurei ver na pedagogia Nebulosa que ele vem trazendo que a criança era fruto de um pecado e quanto antes a gente fosse violento e Controlar se mais submissos e obedientes as Crianças seriam o absurdo gente e é isso E aí nisso eu preciso essa criança precisa pagar vários pedágios para sentir amada ela precisa ser e ter e alcançar coisas que você chamada para mim na educação no positiva nós amamos a criança pelo simples fato de e eu não tenho dúvida que vocês vão é incondicional tá com erro né Ah eu vi Desculpa Obrigado Guto Por mim corrigir tá é faltou o é que eu fui dyslexie amores mas olha só deixa eu falar sobre isso que agora Acabaram de me corrigir porque tá amor em cond em condicional e faltou eu não percebi e vejam bem eu tive que fazer tanta tanta tanta terapia Por que esse tipo de erro Guto que tá escrito aí eu me senti extremamente mal eu fui por muito tempo extremamente violentada Olha que burra Como pode não saber escrever e não condicional Guto tá totalmente errado então antes se o Guto me corrigisse dessa forma eu teria gatilho gente e o meu estômago e a doer eu me sentir nervosa de gente que vergonha ela ia achar uma desculpa que eu crianças fazem né então pode sentir envergonhada porque ser corrigida vai achar uma desculpa aí mas é que eu apostei Olha só bem e é erros acontece e na e eu tive que acolher muito os meus para poder lidar com os erros da minha filha para poder lidar com os erros do meu marido para poder acolher os erros não de forma punitiva entendi mas sim de uma forma de que faz parte né Guto Você erra também e o erro também não não não não tô dizendo gente Google tu diz que tá sentindo culpado o outro não se sinta culpado não eu tô compartilhando com você claro se você sente ocupado de liberdade sentir o que você quiser que foi um ato falho meu porque eu estou compartilhando com você Google aqui por muito tempo por causa da educação nutricional eu me senti extremamente mal por ser disléxica e tem direto esse de vos eu li isso aqui várias vezes não não percebi o erro então quando alguém sinalizavam algum erro para mim isso é terrível para mim e não precisa mais ser porque se nós estiver em qualquer dificuldade que eles não se sintam burros por terem uma alimentação por ter escrito errado o que tá faltando uma letra tá sobrando letra ou tá esperando letra não o erro na educação positiva é visto por uma lógica de reparação eu vou prestar mais atenção na mesma forma mas eu tenho dia que vocês conseguem entender a mensagem que eu quero passar aqui né então um ambiente onde eu por ser disléxica errava muito português e ainda é muito então percebendo eu jurava atenção e um causa até interno né gente e aí o que que acaba acontecendo no apego seguro eu vou procurar meu conforto hoje que eu sou adulto meu conforto tá aqui eu sei que a minha capacidade de transmitir o meu amor o meu conhecimento ele não tá só em Como eu escrevo tá em como eu transmito meu amor o meu conhecimento e eu espero que ele chegue no teu coração porque é isso que vai mudar a tua vida sabe não é um rim de português meu né mas é a forma com que a gente passa para os nossos filhos que tá tudo bem errar meu amor você errou aqui né ou sabe que a mamãe era também e não tem uma professora uma Flávia que fica falando um monte assim ela também era também e rolar uma aula ao vivo ela fez todo mundo sim porque todo mundo é e eu olho para o erro de um outro lugar com leveza vocês entendeu a principal diferença somente um aqui se ficou Claro para vocês que é o erro Olha a diferença de como a gente lida com o erro na educação tradicional na educação positiva ficou vocês estão acompanhando Vamos para o passo 2 porque senão eu tenho medo que eu não consigo vencer essa aula hoje gente se eu passar de uma hora uma hora e meia Vocês ficam comigo até mais tarde então vamos lá passo 2 agora que vocês estão entendendo Eita que essa Flávia é perdeu Olha só agora que Vocês entenderam a diferença ou voltar que o slide Vocês entenderam a diferença da educação positiva e da educação tradicional digo aqui para mim entender né compreenderam O que é o lócus de controle interno o que o lócus de controle o externo a educação tradicional o outro me disse eu tô certo errado na educação positiva como eu lido com o amor incondicional como eu trato a criança com igual valor quando eu trato ela com um respeito muito né porque eu me respeito de um respeito a criança quando eu trato ela com dignidade quando eu compreendo Desenvolvimento Infantil ficou claríssimo que o que que eu tô construindo na criança presta atenção isso ela não vai de deixar de fazer algo porque tem medo de ser punida porque o outro vai fazer algo não ela vai dizer não é certo e gente a minha filha falou uma coisa para mim hoje ela falou assim para mim mamãe eu tô eu tô muito triste de eu falei é é as meninas estão excluindo a minha amiga então excluindo filha tão e o que que você fez ela falou eu fui lá e brinquei com ela eu falei é filha e eu falei mais filha e elas falaram excluir você e às vezes elas têm direito de não querer brincar com você é mamãe mas não é com Você já pensou como é que ficou o coraçãozinho da minha amiga eu falei mas você sabe se a tua amiga sentiu assim a gente não pode excluir as pessoas assim mamãe então isso me deu um orgulho tão grande que eu pensei assim é isso por mais que eu fale para ela que ela não dê bola ou aqui é normal que as crianças às vezes não querem brincar com ela ou não quero brincar com amiga mas que o control kit tio O interno dela que o amor próprio dela que a torre vizinha interna que é né construída a gente eu não vou falar aqui mas eu falo no áudio curso na mentoria autoestima é uma torre vizinha né que ela tem outros fatores que constroem que é esta torre Zinha interna Então é isso que é o lócus de controle interno eu quero que a criança compreenda através do relacionamento comigo que o certo e o errado é muito Raso que o certo o errado é relativo mas que eu vou fazer porque eu sei o que é sentir assim ou eu não vou fazer aquilo porque isso não é não é legal porque isso é algo que pode ferir alguém não porque eu tenho medo da professora a professora vai obrigar a Eu amo conviver com a minha vidinha não posso excluir porque a professora vai deixar de castigo ou não vai dar estrelinha para quem exclui ou gente olha que a professora não tiver perto de você vai escolher do mesmo jeito mas quando a minha filha entende que ruim mamãe a minha amiguinha deve ser sentido super logo que as meninas escolheram ela eu fui lá brincar com ela a gente se é de outro lugar amores segurei que vou pegar o controle do ar condicionado Voltei porque eu me mexo muito falar agora vamos para o passo 2 preparado para o passo 2 entenderam bem a diferença desse lócus de controle interno por isso que a minha frase é educar é sobre se relacionar por É porque quando a gente está trabalhando o lócus de controle interno ela só vai desenvolver essa torre vizinha que a autoestima dela através da nossa relação é a qualidade da nossa relação que vai construir o lócus de controle interno e gente deixa eu fazer um parêntese daqui que eu não ia falar nessa aula mas vou falar que a consequência disso a longo prazo Vejam uma pessoa tá sempre dependente que que vão dizer eu não vou fazer isso porque olha que que vão pensar de mim ou o tempo inteiro vamos supor assim eu lembro que quando estava pesquisando sem saber o que o Brasil tem muita gente que é multa multa e passa sinal vermelho com o carro porque não tem a placa quando tirei o carro da concessionária eu através sinal vermelho estacionasse não tem placa que é que vai montar então eu não ninguém e você por mim então gente olha isso que que é um lócus de controle interno é mesmo que o meu carro não tem a placa mesmo que talvez eu não seja punida mas eu não vou atravessar um sinal vermelho Porque isso pode ser perigoso para mim porque isso pode ser perigoso para outra pessoa porque pode ferir alguém porque isso não é correto pelo simples fato de que isso não é respeitoso com os outros e para Comigo também ficou Claro Locus de controle interno lócus de controle externo e tem mais uma coisa que é principal aqui o a educação tradicional ela focada no adulto que manda e obedece quem tem juízo que manipulo aqui chantagia que pune que maltrata a educação positiva foca na criança e na qualidade da relação Ok então já como eu falei muito quero deixar claro para vocês fiquem tem o caderno de práticas aqui eu deixei mais a luz da principal diferença tá que é trata a pessoa como superior e inferior quem é educação tradicional na educação positiva cada pessoa como iguais né o lócus de controle externo traz o sentimento de inadequação da educação tradicional e na educação positiva a gente encoraja a crianças e como ela é tá a o lócus de controle externo tá sempre focado Na necessidade do adulto aí que é o que acontece na minha mentoria a gente a primeira semana ela é revolucionário está que acontece com a maioria de vocês ficam morrendo de medo de ser permissivos mas sabe quando a gente é permissivo quando eu tô focado nas minhas necessidades eu não quero que meu filho se Fruit que eu não quero lidar com aquela frustração então do medo de ser permissivo e autoritário tá na educação tradicional na educação positiva eu sou gentil eu sou Firme com os meus valores com os meus limites sou gentil na forma de transmitir e amigos para frente eu tenho amor pelo poder na educação tradicional e quando eu tô quando eu tô na educação positiva eu confio no poder do amor olha que diferença maravilhosa gente eu pratico superioridade moral porque assim e eu sobrevivi e apanhei e você tem que saber que é assim no meu tempo e para você vai ser também olha a moralidade aí né terrível educação tradicional educação positiva prático respeito muito a educação profissional tem atitude que sabe tudo atitude de curiosidade que tá por trás desse comportamento do meu filho a educação positiva que tem a educação tradicional silencia emoções e usa elas para manipular crítica julga procura o par os tenta mudar e controlar o outro constantemente olha vocês aqui vamos falar uma um resquício de educação tradicional e vocês Flávia como eu faço para o meu E como eu faço para mudar o meu marido gente que é mais autoritarismo que isso é mais abuso de poder que isso e vou dizer para vocês querem realmente contagiar de amor o lar de vocês sejam vocês a mudança que vocês querem ver no mundo aí a minha sogra vem aqui abusa meu amor quem é que tá que não sabe estabelecer limite porque fica tentando agradar os outros tempo inteiro vocês então quando a gente olha para que a gente precisa aprender a ser emocionalmente honesto e ter responsabilidade pelos nossos comportamentos não controle pelo pelo comportamento dos outros a gente só muda a nós mesmos isso que eu ligo para vocês tá aqui embaixo no caderno de práticas que não imprimiu ainda pode ter e agora eu vou para o passo 2 que é o passo do desaprender E vocês estão prontos para ele aprender a gente vai agora para o passe de aprender a Lena tá dizendo meu filho já está usando a fala isso não é e ele aprendeu com você né Ana minha aluna querida da turma 9 Olha só vamos desaprender deixa o aumentar o slide para vocês verem bem então se Vocês pegaram tudo isso que eu falei para você que até aqui fazer o bem tudo a gente entendeu o que o que na educação tradicional eu quero que vocês respondam na no caderno de práticas tem uma atividade para vocês responderem sim ou não você que não tem o caderno de práticas pode ser guiado pela minha voz e responda aí no teu caderno sim ou não Ou escreva aqui para mim no chat ok então pronto super prontos todo mundo preparado para desaprender desde aprender para dar espaço para o novo como se a gente pegasse esvaziava seu copo vou esvaziar vou jogar fora para dar espaço para o novo entrar o novo abundante de amor na educação positiva o que que eu tenho que desaprender tão pensem comigo eu pedi-lhe na prática que eu falei dos 10 é um já passei entender diferença todo mundo entendeu passo 2 desaprender para aprender o que que eu quero que vocês aprendam você ainda aprenderão que respeito é aos mais velhos que respeito tem que respeitar os pais que respeito é algo que vem através do como é que eu dizia o meu avô gente ele fazia eu respeitava ele gente eu falava isso é verdade eu falo a verdade esse bilhete eu falava isso que só do meu vô fazer eu respeitava gente vocês acreditam que isso eu tô falando com vocês é respeito sinalizam se responder aqui para mim quem quiser responder aqui para mim é será que isso é respeito sim ou não Não é medo Ela tá dizendo ali não falou assim a respeito tá então quê que vocês acham respeito sim ou não Responda obediência obedecer tem que obedecer os pais sim porque eles estão é autoridade eles é são totalmente incoerente mas são autoridade e tem que ter obediência a criança tem que obedecer vocês aprenderam isso sim ou não a disciplina disciplina tem que ter limite tem que ter isso desse tem que ter um quadro com que a criança criança tem que ser desse de nada se não fizer tarefa toda vez não vai ter disciplinar fazer tal coisa quem tem que saber disciplina é eu que tenho que um porta disciplina meu filho tipo Militar se eu falar disciplina para vocês o que vem à mente de vocês vem que é disciplina isso que eu tô falando para vocês que nós temos que disciplinar os nossos filhos e que essas crianças Sim ou não coloque lá no caderninho de vocês isso disciplina assim ou não o que que você acha sim ou não e aí limite limite criança tem que ter limite criança tem que ter limite limite tem que sem posto sim ou não sim ou não calma tem certo e errado gente vai colocando se você ainda acha que criança tem que ter limite tá tudo bem tá me coloca aí sim ou não e a criança precisa dormir no seu quarto para ser independente essa criança precisa é tá separado dessa mãe para ser independente o quanto antes nós precisamos é ensinar essa criança ser independente quem será você aprendeu isso e a autonomia porque a minha filha precisa tem autonomia e precisa fazer as coisas sozinha e precisa aprender a guardar seus brinquedinhos você já deve ter visto na internet já vou falar podem criticar falar o que vocês quiserem mais gente Aquela tabelinha de que com tantos anos a criança já tem que saber lavar louça arrumar a cama guardar seus próprios brinquedos buchas gente Mentira hã com isso Tenho que saber tenho que tem que será que será autonomia será sim ou não Tá então aqui não tem certo e errado e se vocês acham que tudo isso eu quero saber se estamos dispostos a vezes aprender e fazer a prática de hoje comigo agora que eu vou falar para vocês tudo isso eu quero que você escreva respeito ele é algo que ele é construído através da qualidade de uma relação e eu e eu admiro Eu respeito quem me respeita Eu respeito quem tá constantemente olhando para mim com dignidade com respeito com igualdade o respeito vem de baixo para cima ou respeito é para iguais eu respeito os adultos ou eu respeito todo mundo E você tá disposto a saíde tem que respeitar porque eu sou tua mãe Espero que um dia você escute e uma criança que ainda se ver com dignidade diga para você e eu sou tua filha me respeite também Alguém já ouviu isso aí relatos constantes para as pessoas que eu atendo e na minha mentoria que esse respeito não é respeito não vem do Medo vendo abuso de poder isso não é respeito respeito aí igual valor com uma criança aprende sobre respeito quando tem pais que se respeitam através do meu respeito eu respeito gostei e só através da relação a criança vai aprender a respeitar É eu sei que muitos de vocês aqui vão sentir incomodado porque vocês diziam isso e o respeito eu queria só que você se trocassem respeita os mais velhos por respeito todo mundo com igual valor ou igual dignidade a gente não usa obediência e na educação positiva obediência gera submissos se você tá querendo que alguém te obedeço eu quero te fazer uma pergunta você obedece quem e veja bem a nossa sociedade é tão ferida é tão machucada que ela vai dizer eu obedeço as leis Não meu amor se não obedece às leis porque se as leis nas obedecemos sinceramente nós não evoluir íamos as leis se nós obedecemos as leis pegar a mente eu não estaria aqui trabalhando dando uma aula para vocês vendendo o meu curso chamando vocês para transformar a vida de vocês pagando os meus boletos trabalhando sendo dono da minha vida dizendo meu amor que o final de semana que vem eu vou viajar sem autorização do meu marido gente veja tô falando isso porque hoje dia da mulher a maioria de vocês não votaria se nós obedecemos as leis quando um respeito é opa pera aí tem uma lei que tá sendo ruim para uma parte da população e eles estão nos falando isso vamos começar a olhar para todo mundo buscar uma democracia buscar uma igualdade uma dignidade para todos tá vendo e as leis nos respeitamos e construímos novas leis e discutimos novos direitos e respeitamos tudo isso a gente não obedece e se vocês não estão obedecendo é se você não estou agradecendo o marido de vocês se tem um monte de mulher aqui se você não tá obedecendo lavando certinhas cueca para poder jantar fora não estão fazendo uma submissão valendo a sua criança não vai ter que imitar porque criança aprende por imitação então é importante dizer vocês estão abertos a entender que obediência é o câncer do mundo Eu espero que sim e sair daqui desaprendendo o conceito de respeito desaprendendo o conceito de obediência e principalmente de disciplina disciplina não é algo que eu tenho que impor na criança é algo que eu construo com ela e é da minha Torres interna eu gosto de fazer isso por causa de disciplina veja bem disciplina vem de discípulos quem é um discípulos ele tem um obediente não ele troca ele conversa ele se ele se ele quiser sair ele sai um discípulo só é discípulo de quem é digno de ser imitado de ser copiado diferente de um autoritário gente quando eu tô falando de Hitler Mussolini ou os outros autoritários aqui no Brasil ou pudim da vida ele tem seguidores porque eu explico isso lá no documentário porque a minha dor a minha ferida ela tão grande bom então confortável aqui que eu vou procurar algo para obedecer lá fora é isso que gera obediência é isso que há tantas adolescentes vão para as drogas porque tá obedecendo um bando e não o seu interno os discípulos Não não são pessoas que são presas aí são pessoas que têm livre diálogo e fazem isso por admiração porque ele tem alguém que é digno de ser imitado e também é livre para me dá essa liberdade essa essa liberdade de pensamento crítico no autoritarismo eu tenho obediente Submisso que é um filme que eu recomendo muito lá na minha ventoinha também que chama experimento mil grande que é fantástico que mostra como os Fuzileiros de aos vidros inclusive diziam que eles não mataram ninguém sabia os Fuzileiros de áudio dizendo que eles nunca mataram ninguém ele só tava obedecendo ordens beijão o problema também em se eu pergunto o teu filho te obedece hoje né você quer obediência e daqui três quatro cinco dez anos que fica buscar obedecer porque é um padrão de relacionamento que ele vai aprender Hum será que é a tua filha vai ser obediente ao marido abusador será que eu tenho um filho vai ser um empresário que daí o patrão vai vai mandar ele fazer algo extremamente legal em vez de ser gente olha só vou pedir minha conta mas eu não vou ser preso por causa dessa empresa eu não vou desviar dinheiro assim como estão falando e ser totalmente obediente a essa coisa que legal porque eu sei do meu valor eu não vou fazer isso E aí né e limite gente vamos aprender para aprender limite como eu preciso aprender que limite a algo que criança não precisa de limite criança precisa de um adulto que conheça a si mesmo e comunique os seus limites de forma Clara só e aí eu falo amor é uma mãe não vai permitir que você faça isso porque a mamãe morrem de medo que você cai eu sou responsável por você em vez de 10 daí você vai cair moleque e eu projeto no outro abuso do meu caderno e vejam desaprender que criança não tem que ser independente criança precisa ser dependente quanto mais dependente ela for na primeira infância – é independente ela vai ser lá na frente dos outros e tudo mais porque eu preciso ser dependente o meu corpo ela é desenhado para que o busca pego constantemente e através desse apego seguro eu vá constantemente constantemente constantemente me sentindo segura nesse apego e buscando minha Independência porque eu descobri que eu pude ser dependente quando eu precisava ser uma criança é a maior violência que a gente faz com as crianças de estimular para ser ruim Ai que lindo Ele é tão independente é liga Alerta aí essa criança precisou ser independente que não tinha com quem contar que é extremamente diferente com autonomia autonomia a gente constrói juntos uma minha filha tá aprendendo agora aprendendo a amarrar o cadarço o e várias vezes eu tô junto com ela e ela precisa de tempo para saber quanto confiante ela vai ser nas habilidades dela então espero que tudo isso a gente entenda e da prenda para ir para o ponto 3 O que que eu falo sobre a autonomia autonomia ela é construída em conjunto não na obrigação e é no tempo do desenvolvimento da criança tá não no tempo do adulto porque daí o adulto controlador né que nem eu quase hoje vamos Filha vamos amarrar esse tênis Vamos filho descamar para você respirei veio em mim né respirei isso a gente vai meu amor eu acho que você consegue respirar fundo Tenta de novo 15 minutos de atraso que nem deu cinco minutos urgente entendeu Eu prefiro chegar cinco minutos atrasado na escola do que destruir a auto-estima da minha filha ou me na autonomia dela e Como consegue ver diferença faz sentido para vocês vamos para o passo 3 eu preciso aí da hierarquia de poder o que que é hierarquia de poder constantemente vocês vão saber aqui algumas práticas que eu vou pedir para vocês que dentro da nossa cabeça constantemente vai ter criança não tem querer manda quem pode obedece quem tem juízo em quando tiver dentro da minha casa isso tá vivo dentro de Nossa você já ouviu isso escreve para mim você já ouviu e agora escreve assim como você se sentia quando você ouvia isso você sentir respeitado você sente uma pessoa importante você sente Amado quando você ouve é isso escreva escreva porque constantemente vocês vão ver quem for passar dois meses comigo vai ver que ia sair aqui de poder ela está presente em todos nós todos Ah tá E aí que mais eu vi Além disso dessas frases inscrevam a gente já falou sobre elas aqui se inscreva como você se sentia quanto desses abusos de poder ainda existe em você quanto e a gente não muda o que a gente não assume em nós e a gente precisa sumir eu sou violenta eu faço fazer aquele poder E aí tem mais um slide e uma pergunta que talvez para do é muito no coração de vocês hoje mas eu quero que vocês abram e você não te responder agora aqui nessa aula mas que vocês pensem muito porque isso é importantíssimo porque porque estamos dinâmicas que os filhos de vocês vão continuar assistindo constantemente o que que eu quero dizer com isso gente eu quero que você pensa em quais relações da sua vida você se coloca como inferior se você tem alguma relação assim escreva o nome aí eu me sinto inferior a minha sogra Eu sinto que ela me trata de dar um jeito eu me sinto inferior ao meu pai porque ele não me escuta mesmo eu tendo 39 anos eu me sinto inferior ao meu marido porque eu sinto que o que eu penso e o que eu falo ele sempre o achismo dele está acima do que eu realmente penso a qual Oi e aí eu não tá no caderno de prática Tá mas eu vou pedir para vocês em qual a relação e vocês se colocam como superiores pensa em aí quem você trata como se a olha aquela pessoa inferior a vocês pense E aí é porque tem olhinhos aprendendo como se relacionar constantemente te observando me sinto inferior a minha mãe porque minha mãe não tem a cabeça aberta para aprender coisas novas entender uma nova perspectiva E aí Vanessa Olha isso que lindo que a Vanessa falou sinto inferior a minha mãe porque ela não tem a cabeça aberta Vanessa você deve ter mais que 20 anos o que a tua mãe pensa dela a questão aqui é porque eu sempre fui tratada como inferior a vida toda hoje eu ainda busco aprovação na minha mãe olha isso a gente porque que você se permite está na relação ou inferior ir agora responda uma pergunta dois aqui do caderno de prática só qual a qualidade dessa relação o que vocês responderão aí a e vocês sentem que nessa relação com o marido com a mãe com a sogra com uma amiga você sente que vocês podem ser vocês mesmos porque eu vou dizer para vocês na mentoria eu vou fundo na criança interior de vocês na mentoria eu vou olhar fundo para todas as relações Por quê Por quê que eu falo que educar sobre se relacionar porque educar não é sobre a criança e o adulto educar É sobre o ambiente esse eu me coloco no ambiente onde eu sou abusiva ou permito que abusos estejam constantemente acontecendo meu filho tá aprendendo é porque ele tá convivendo com tudo isso e a gente normaliza por causa dessa hierarquia de poder porque é minha mãe tem direito de fazer isso comigo ela é minha mãe ela fez isso durante os outros nos 20 anos da minha vida ela sempre me tratou com inferior sempre me tratou como mal agora ou eu transfiro minha mãe para minha sogra ou transfiro minha mãe de um colega de trabalho ou transfiro minha mãe para o marido e continua na mesma dinâmica de relação percebem percebe nisso e eu não trabalho com pai se como superior vocês não são superiores aos filhos de vocês vocês são responsáveis Essa é a única diferença a ser responsável não é ser superior pensa em sobre tudo isso que a gente falou porque nós temos muito a falar ainda porque esse é o ponto mais importante de todo o nosso trabalho descartar vídeo aqui que é o que nós vamos colocar em prática constantemente durante dois meses que é meu aluno que sabe o que que acontece aqui o igual valor igual dignidade e eu coloquei essa frase quem sabe tem uma camiseta minha que Rosa um monte aí Dizendo que criança é um ser humano só pequeno que abre o hum de 9 anos porque porque gente é eu quero que a partir desta aula que vocês olham e pensei assim será que o trato meu filho com igual valor com igual dignidade Será que nessas relações e é que eu ainda me coloco eu ainda permite que os meus pais minha mãe então antes desse jeito que meu marido dela desse jeito Será que eu me sinto digna de Direito de valor será Quinho vejo o meu valor vejam quando eu falo para vocês que a infância é o chão que a gente pisa a vida toda e o que aconteceu na infância de vocês aqui presente agora vocês não se vendo porque a gente aprende guarda o que eu vou dizer pra vocês a gente aprende o nosso valor com a nossa mãe Ai Flávia mas meus filhos não tem mãe e quando eu falo mãe sim é porque mãe geralmente é porque quando eu vivi toda a minha vida os nove meses da minha vida dentro do útero materno eu como ser humano chega ao mundo já Vivendo muito do que eu vivi nessa simbiose com essa mãe de tudo isso que eu vivi com essa mãe então que acaba acontecendo aqui é importante a gente entender que a figura principal que já houve uma conexão é a figura que gestou esse ser Ah meu Deus larga mas eu adotei ótimo você agora é a figura maternante dessa criança e é através desse e dessa relação que essa pessoa vai aprender o conde e não é o com o valor ela tem e o que é amor olha a responsabilidade que a gente tem aqui vocês entendem o tamanho da responsabilidade e eu vou dar uma prática para vocês se vocês forem meus alunos ou não E quem é meu aluno aqui que eu tô vendo a Helen tá que ai que linda querida Monique também Minhas alunas da turma nova já vou avisar quem for meus alunos quem já foram a tomar um dois três quatro cinco seis sete oito nove e quiser continuar com a mentoria porque a gente se encontra ao vivo toda sexta-feira para pergunta se tem acesso a mim e também acesso a todos os bônus que essa turma 10 é exclusivo eu vou mostrar os bons para vocês também depois a gente vai poder eu vou mostrar para vocês a brigada a gente nem como silenciar como eu coloquei isso aqui ó a Joana também foi minha aluna dessa vocês vão ter você o bônus exclusivos é um mau mandar um link em cada um de vocês que foram meus alunos quem quiser continuar a mentoria encontrar comigo todas esse teu os bônus que eu vou explicar no final desta aula vai poder continuar tá você tem um preço exclusivo os meus alunos todos têm desconto nos meus outros cursos tá E aqui quando eu quero botar a prática Qual que é a prática do igual valor Flávia é a prática que eu trabalho constantemente no meu trabalho que é o que troque o sujeito da relação Flávia não tem o que fazer tá vamos supor vão lembra que eu falei do exemplo da garrafa no começo da aula que eu falei que o menininho jogou a garrafa e foi punido pela escola e tudo mais que que é Imagina se fosse eu que você lá peguei a garrafa da Monique e tava brincando e joguei vai continuar chão tempo Nike quebrei tua garrafa ou será que a gente será que a Monique Me trataria da mesma forma que ela estaria o filho dela a Monique sim porque eu sei que ela já fez o meu curso mas será que você né uma colega de trabalho troca-troca então sai nessa aula sabe eu não vou poder fazer minha teoria agora OK não vou poder fazer mentoria mas eu vou botar em prática o que eu aprendi naquela aula e o que que é que eu aprendi naquela aula troque o sujeito do valor tô em dúvida O que fazer com meu filho se fosse o meu marido que eu faria porque você chega uma visita na minha casa derruba água no chão eu vou dizer ai Josi Ah tá nada eu limpo fica tranquila vai ser meu filho derruba água no chão que que eu faço veja o adulto tem coordenação motora meu filho ainda não como é que eu lidaria com essa ficar tão vocês vão entender durante o curso todo o quanto igual valor tem várias nuances e a gente vai se pegar constantemente tratando a criança como inferior nós vamos nós vamos gente já deu uma hora de aula eu tô aqui ainda no cinco vocês vão aguentar comigo aquela no final então lá então sete eu tem várias Tá qual que é o ponto cinco dos dez passos da educação positiva para começar é e o saber sobre o desenvolvimento humano Porque que a gente antes eu falava assim como erro meu com professora Desenvolvimento Infantil porque agora eu entendi que a maioria de nós inconscientemente né trata a criança como inferior porque os sons tratados como subprodutos como repolho nós somos tratados como inferior nós todos eu falo isso com toda certeza se você teve a curiosa e amar você foi para escola meu amor você foi tratada como inferior e não tem jeito ninguém escapou serve coisas básicas que você precisa aprender sobre o desenvolvimento humano o áudio curso e a mentoria vão começar dia Quatorze de Março segunda-feira que vem na outra né 14 de Março começou áudio curso na sexta-feira já tem um bônus Fantástico que é um PDF ebook que vai ser vendido futuramente gente porque ele tá ganhando um corpo maior e um e-book sensacional que é exclusivo para os meus alunos do áudio curso e esse bônus tem todas as fases Desenvolvimento Infantil as principais mas aqueles tem serve para vocês crianças precisam de apego seguro é algum é uma necessidade básica do ser humano tá E aí claro que depois a gente se aprofundar no apego seguro e isso vai ser também uma surpresa para os alunos da turma 10 São dependem não precisa um ser dependente por favor se estão abertos a olhar para conhecer de sim Ela depende de mim lembra que seja compartilhar com vocês um erro horrível meu que a minha vida e falou assim seja por mim mamãe nosso Senhor me dá uma dor no coração mas ela fosse uma coisa que você não vai gostar eu tô morrendo de fome e antes de dormir né já tava deitada quase dormindo já tinha lido os três livrinho que eu pensei filho você tá com medo de pedir se imagina a minha filha Eu Nunca neguei comida para ela nesse horário mas muito provavelmente eu dei em nenhuns comunicações não-verbais com a merda tem um jantou filha amor com muita agora vou ter que descer sério Catarina Muito provavelmente eu fiz ela se sentir que ela depende de mim para matar a fome dela e ela tem medo de me pedir o medo de pedir a minha filha sentiu medo de me pedir comida bom então assim quanta violência a gente faz gente e a gente precisa entender que dependem de nós inclusive para comer e para sobreviver eles precisam depender da gente quanto mais apego seguro eles tiverem que é diferente se apegado é um apego seguro é saber que tá ali o que eu posso confiar na minha mãe que eu posso fazer isso nosso na hora a gente Baixei tudo falei que você pode pedir sempre daí agora tipo hoje né Já avisei ó minha mãe tá fazendo janta para ela falei eu já levo uma maçazinha de dormir se eu tivesse com fome né aí ela pode deixar amanhã já pegou a maçã já pegou uma faquinha para Tim já tá com eles ali se organizando por quê Porque isso é inconsciente isso vem um automático isso fala e veja um adulto que age no automático o que que eu tava falando para minha filha eu tô falando sobre a minha dor gente eu tava falando sobre mim sobre o que acontecia comigo quantas crianças eu penso que deve morrer dormir com fome porque tem medo de pedir para os pais e quantas crianças que o oposto então comem um monte de coisas que não querem comer de medo de dizer mamãe minha barriguinha não aguenta vocês tem relatos horríveis para mim de que almoçavam com chinelo do lado que tinha que comer tudo violência violência violência violência hoje só na geração de obesos geração de homens que era obrigada a comer um monte de coisa que não gostava para mim foi um desafio gente minha filha chegou ao mundo e com 9 meses nosso com minha picanha churrasco comia carne minha filha resolve que ela não quer comer carne Como assim Como assim 9 meses e decide se vai ser vegetariana que uma vez que ela é gente eu tive que estudar e tinha que desconstruir muita coisa em mim viu quee um bebê de 9 meses pensa que é tem que comer proteína tem que comer proteína foi estudar baixei lá fui atrás da internet gente internet mas se vira tem informação por um pouquinho nós precisamos olhar para isso tá entender também outra coisa que elas são impulsivas imediatista por imaturidade cerebral vocês vão passar uma semana quem se inscrever no áudio curso vão passar uma semana estudando sobre o cérebro vão ver nas mentores comigo elas estão impossível Então hoje eu fui para o meu filho assim isso a uma filha espera filha não adianta eu falar isso para ela eu olho para ela daí eu vou definir o que que a mamãe tá fazendo fala para mamãe mamãe você está lavando a sua mão e aí a gente vai abrir a porta nós estávamos dela hoje né e eu não queria que ela abrisse a porta tava com vestido erguido imagina xixi Olha ela ansiosa se ela queria fazer aula tava ali pronto e ela tava lá eu com vestido erguido que acabaram fazer xixi lavando a mão dela me lavando e ela que eles abrir a porta MT um joia para uma mãe calma sabendo que como servo dela é impossível ela queria aí eu olhei para ela e falei filha Descreva o que a mamãe tá fazendo lavando a mão eu ajudo o cérebro dela conectar Então você espera mamãe terminar você com a minha mão vou fechar a sua calça vou abaixar meu vestido E nós vamos fazer o que eu abro a porta e isso filha agora pega o papel para a mamãe envolve ela naquilo porque porque eu não luto para não ser impulsiva ela é ela não consegue não ser impossível porque esse é o cérebro dela Parem de violentar as crianças de vocês por não compreender que o cérebro dela não tem controle inibitório olha lá ó não tem alto. Cinco não tem sistema inibitório elas são sensores motor O que quer dizer acessório motora eu não vou repetir que essa menina impossível tem um bichinho carpinteiro no corpo ela não tem um bichinho carpinteiro no corpo Esse é o corpo dela que precisa sim o jantar que precisa encostar em tudo que ela vai pegar a garrafa e ela não vai aprender o que a garrafa que ela não pegar na mão oi e ela tem de tocar as coisas ela tem que se movimentar e a gente bota uma escola que faz vou ficar quatro horas sentado e depois Nossa que eu tô tô lendo um livro que é aí não tá aqui ele estava na cabeceira da minha cama que eu tô terminando ele é quando o corpo diz não que é que o Gabriel vai te trazer exatamente sobre isso quanto as doenças e os diagnósticos como TDH Todd tudo isso somos nós que estamos construindo com as escolhas que nós estamos fazendo com o meio que as crianças estão inseridas uma criança de 4 anos ficar sentada em uma mesinha se concentrando por mais de meia hora é anti-ciência é anti criança e não é apto para o cérebro delas isso que a gente faz isso a gente dá a gente faz violência em cima de violência então ela não controla o temos o espaço eu coloquei 10 anos gente mas as últimas Pesquisas mostram que a criança não tem noção de tempo então por exemplo você fala que foi para minha filha filha a gente vai viajar né eu vou fazer um curso fora do país vou ficar um final de semana e meu marido minha filha vão comigo e eu falei onde a gente ia o que eu ia ficar eu ia ficar expliquei já vou preparado ela quinta sexta sábado e domingo estudando ela ia ficar com o papai na piscina Quinzinho brincalhões e um mergulhar eles vão fazer suas coisas e você vai ficar estudando uma empurra essa tarde a gente vai ficar junto a gente vai né foi trabalhar no cinema dela acordou isso é amanhã não tiver em maio tá vendo aqui o calendário e tal então ela viu comprando passagem viu fazendo as coisas ela veio me perguntar tá E daí depois mamãe a gente podia ir amanhã amanhã é Maio a minha filha tem 7 e eu que eu tô querendo dizer para vocês elas não têm noção de tempo e espaço e muitos às vezes até 10 12 anos olha violência que a gente faz exigindo coisa deles gente então e o que que é o cérebro racional é o último ela não tem condições de racionalizar como um adulto porque o cérebro racional termina desenvolver com 25 anos sim é isso o cérebro termina se desenvolver com 25 anos então a gente aqui imaturos fala assim eu já expliquei que ele deve expor suas vontades tanto faz não é uma escolha devo dizer o que deseja Mas se a elytra que ele pode dizer o que dizer será que consegue dizer o que ele deseja Será que ele consegue expor o quem deseja quando expõe que envolvem desejo que que vem Será que ele tem medo de confiar por isso eu não acordo todos os desejos da minha filha e ao acolher todos os desejos é diferente de realizar bom então minha filha começa assim vamos e vamos lá daí eu posso mergulhar com golfinhos e não sei o que falou nossa seria legal né filha não a gente não a gente não paga para explorar animais na nossa família filha ai mamãe sim os o fim ficam presos larga e a mamãe não vai pesquisar a gente não gosta de zoológico não é É porque por causa disso Disso disso Enfim enfim gente deu uma importante a gente entender que que o cérebro só completo seu desenvolvimento aos 25 anos é isso mesmo é isso que você quer que eu explico mais Como assim o que a gente tem coisas que a criança não tem condições racional porque ela não tem condições de racionalizar tudo isso mas ela é impossível ela deseja ela fala olha mamãe olha mamãe seguinte fui eu fui comprar minha filha vou comprar um presente sábado para uma amiguinho é muito olha mamãe isso aqui olha filha a resposta da mãe evitado aqui filha você já tem um desse aí ô mamãe eu pedi para você olhar não para você comprar a minha filha falou para mim é uma mostrando eu achando que ela quer comprar tem que estava colhendo ela olhando Nossa e ela deu para mim fazer um ano que vem eu queria muito porque a ver se você é se você compra para mim o caderno do Harry Potter você quer muito caderno de Harry Potter se mamãe Mas ano que vem porque eu gosto desse meu desse ano foi que bom ele tá então é muito legal a gente ficar construindo isso mas entender sobre o cérebro da criança tá gente então vamos lá que que a gente pode fazer baixar as nossas expectativas aprender todos os dias sobre as fases envolvimento Então quem tá lá na mentoria se você já fez a minha mentora e a Carla tá aqui ó meu amor tem um monte de gente aqui e Aline é é importante a gente entender que você tá com dúvida vai lá vai lá no pdf das fases envolvimento Leia de novo busque joga no Google o que que é rubicão esp me perdi no meu no pdf que que acontece com a criança com 9 anos que que acontece quando a gente faz o desfralde precoce né o qual opção e eu vou melhorar ele porque eu vou colocar um monte de coisas que são importantes para vocês aprenderem principalmente sobre o que eu vou falar agora que é o passo 6 da nossa aula tá bom passo 6 da nossa aula Quais são as necessidades básicas do ser humano um sempre apego seguro então uma criança a gente eles podem querer deixar chorando para ser independente pode fazer obediência pode fazer o que vocês quiserem o seu humano é desenhado tá registrado no seu DNA que ele vai buscar apego seguro é uma necessidade do ser humano constantemente estar buscando apego seguro e eu preciso conhecer as necessidades básicas Então meu filho é muito dependente o meu filho tá sempre querendo a mim por que será que ele tá o nome Valente só que nem vou explicar os Apegos tá Será que ele tá com apego totalmente inseguro porque eu já deixei ele sozinho e não avisei que eu ia sair e aí eu volto E aí ele tá o tempo inteiro em Alerta só que minha mãe vai subir Será que a mamãe vai sumir por isso que eu digo não não saio para as crianças e simplesmente isso mão sabe que a criança fica em Alerta qual que é outra necessidade básica do ser humano esse pontualidade o que eu quero dizer com responsabilidade responsabilidade é minha capacidade natural inata do ser humano que é conectado totalmente com a Minha autoestima que é uma capacidade de identificar minhas necessidades e comunicá-las e eu tenho essa liberdade de expressar a liberdade de fazer Como ter acesso as fases envolvimento no pdf ele é bom nos próprio pra mentoria tá ele é bom nos da mentoria é pros Amazônicos eu vou ver Pedro se eu coloco ele à venda logo logo mas eu tenho que diagramar ele melhor isso é muito caro para fazer então por enquanto e vai ter logo logo eu boto ele que foi o óleo trabalhei nesse PDF já então vamos lá Quais que são outras a espontaneidade deixa eu contar uma coisa sobre oportunidade para vocês a necessidade básica do ser humano a gente abre mão da nossa espontaneidade por isso que a gente é tão limitado para se expressar e a gente é tão desconectado O nosso mundo emocional por causa do apego seguro eu abro mão de expressar meus medos de expressar minha carência de expressar o que eu preciso porque porque se eu expressar e os adultos a minha volta não gostam Ah não esse menino é medroso desse tamanho esse menino medroso Pedro olha o teu tamanho que você ter medo criança do teu tamanho não tem mais medo para com isso então eu me descoberto e lido isso é trauma trauma eu lhe dá sozinha sozinha com meu medo eu lidar sozinha com a dor de ter apanhado eu lidar sozinha com a Cris e lá na escola eu lidar sozinha com o abandono do meu pai eu eu lidar sozinha com a chantagem EA manipulação que a vovó tá fazendo comigo é isso que eu entrar batiza agora se meu filho sofreu alguma coisa na escola um bule e eu acompanho eles vai gerar né então é importante entender tudo isso e aí eu venho com uma cidade física o que que eu coloquei aqui para vocês que eu quero que vocês registrem isso Ó vou até aumentar aqui para vocês verem isso e aqui bem claro ó o comportamento guarda que eu vou dizer para vocês todo comportamento e comunicação o Mal Comportamento é a pontinha desse iceberg concordam o Mal Comportamento é o que eu vejo e o que tenta comunicando Para Mim Deitar comunicando que abaixo desse desse iceberg tem necessidades básicas não atendidas que as últimas aí eu coloquei os instintos básicos né e as fisiológicas que são os ritmos biológicos mas o que que mais está abaixo aqui dessas necessidades básicas tão é sono fome desfralde violento a escola mandou desfraldar com dois anos aí eu quero que se você for montar fazer xixi ou cocô hoje eu quero que você segure por 3 horas e segurem E aí tenta em brincar tentem escrever Tentei assistir sua alma não vai me fazer cocô não vou fazer nas calças fazendo as calças feio e acho que uma criança se desenvolva bem não vai ficar agressivo não vá se o mal sendo desfraldado precocemente gente é uma violência pelo amor de Deus Parem com desfralde precoce a meus alunos da turma 9 receberam um PDF né sobre desfralde também isso aí eu vou mandar para todos vocês da turma 10 também fome é respeito ao desenvolvimento então pulando as minhas etapas são querendo que eu durma sozinha o que eu atravesse meu medo sozinho que eu tenho a capacidade então esperando que eu faça algo que eu não tenho capacidade para fazer ainda se eu não tô me sentindo seguro se eu tive um conflito não tinha ninguém para me acompanhar se eu tô consegue se eu tô com calor né se eu tô alimentado Se a metade de movimento foram atendidas e aqui eu quero falar sobre extintos básicos quais são os instintos básicos choro e sucção então um bebê que tá chorando é um instinto básico Esse é o instinto básico básico total e a gente quer calar o choro da criança porque porque o meu choro foi muito silenciado porque eu não dou conta de lidar com o choro com meu filho eu quero silenciar para lavar o apaixonada volta aqui ó você não vi isso aqui então pega na para de chorar ajudei minha criança não e eu preciso acolher o ser humano tem uma necessidade básica de apego seguro porque porque uma criança não sabe se regular sozinha ela precisa do adulto Ok então eu qual que eu faço durante a birra e eu preciso ajudar minha criança cinco regular o Mal Comportamento que a gente considera uma birra é um pedido de socorro seu filho tiver vomitando Você vai ajudar ou vai brigar com ele e tem muita gente que eu briga né então quando eu tô vendo que um comportamento é uma comunicação uma agressividade é uma comunicação um bater a comunicação um doença comunicação eu tô vendo várias coisas tão que meu filho tá e comunicando lá do íntimo dele eu vou fazer o que a educação tradicional soca onde gente quando pensa comigo aonde que educação tradicional Foca ao educação tradicional Olha a criança como um problema a ser corrigido e eu escrevi isso para vocês um caderno de prática de você está a educação tradicional foco no mau comportamento a educação positiva e eu vou treinar isso com vocês na mentoria foca nas necessidades não atendidas nas habilidades que eu preciso desenvolver em tudo que eu preciso ir trabalhando trabalhando trabalhando áudio curso vai mudando as melhorias vão ficando cada vez mais ricas porque eu vou entendendo o que a necessidade está por trás da criança ah entendi é importantíssimo que a gente entenda que eu não posso por lá é fase da criança que eu preciso respeitá-la que eu não posso ficar desfraldando ela de forma violenta ela é o desfralde enviado pela criança não é guiado pelo adulto quem aí começa às violências maiores violências que não desconecta no quem a gente é eu sei quando você tem calor Vanessa eu sei quando você você não vai fazer xixi agora não vai fazer xixi só quando acabar a aula tá esse ficar com vontade é melhor você tomar banho depois você vai comer e vai fazer xixi só depois porque tem hora para fazer xixi que é isso não vai fazer xixi agora não Vanessa Mentira tua que tu quer fazer xixi acabou de a gente tá só uma hora aqui não é isso que a gente faz é isso que as escolas fazem é isso que a gente faz constantemente e o desfralde precisas e gente eu tô falando para vocês e eu de fraldinha Catarina com dois anos que eu não sabia disso e eu queria atender a minha necessidade eu que achava que era momento diz que ela dá no verão olha só o desfraldar no verão a violência que é a violência que adiciona no verão atingir a densidade de quem Nossa para lavar menos roupa para quem não suja a cama para que eu não tenho mais roupa para lavar aí a criança com os tipa aí a criança tem enurese depois aí a criança tem um monte de escape e a gente normaliza eu tenho amigas que o filho tem 9 anos ainda acorda criança para fazer xixi de noite gente que isso é tortura tortura Ah então deixa as crianças com fralda e a gente que demoniza gente eu tenho a turma nova e foi tão maravilhosa tão maravilhosa que eu montei um posto que vai entrar para vocês quarta-feira quarta-feira eu montei um posto muito lindo sobre desfralde que as Minhas alunas tem uma aluna que tá na Austrália tem aluna que tá no Japão tem algo que tem o mundo lugar que foram aos mercados no Canadá e tiraram foto para mim do de como lá é normalizado tem muita fralda para toddler né que eles chamam nos Estados Unidos eu uso lugar tem que que os as crianças têm fralda para criança de 6 7 8 anos que as usam a noite só que no Brasil nós demonizamos a Karine Karine a turma 9 né Karine Você lembra que a gente falou muito sobre a questão de desfralde nessa turma né então gente por favor quando você pensar que o seu filho tá se comportando mal em vez de focar no comportamento dentro tá mudar o comportamento Supra a necessidade ajude ele é construir uma a idade isso eu vou ensinar lindamente para vocês aqui e a parte mais linda dessa aula agora que vocês me pediram muito muito muito muito muito quente conexão viu vou mandar para você não ficar muito tempo aqui comigo hoje tão cansado já amores desculpa eu sou muito falar dele não consigo da miséria o porquê que a conexão é chave de tudo porque quando eu olho para aqui ó para necessidades básicas do ser humano quando eu vejo que é o Mal Comportamento é só uma uma uma comunicação da Criança e eu vou saber de por trás desse mal comportamento tem uma necessidade não atendida eu preciso estar conectada um comigo mesma porque senão tô conectada comigo mesma eu vou fazer com essa criança se diz fralda e agora sim onde já se viu eu gostei não como é que foi a minha filha falou mãe eu tô morrendo de calor depois não filha tá frio tá frio para você falei é verdade pode tirar fica só de calcinha você quiser filha a mamãe Se cobre é assim aqui em casa durmo coberto ter minha filha dorme só de calcinha porque ela aumenta a tela jogo montar já já vou chegar aí tá amores eu já vou falar isso para você então por que que eu preciso de conexão porque para entender esse caminho eu entendo que eu o final que é que se pinar você já sabe é construir esse valor interno da criança que estará conectada com ela mesma e aí eu vou poder ensinar disciplinar é sobre ensinar ensinar sobre se relacionar para isso eu preciso do que da conexão ensinar exige que a criança esteja receptiva uma criança que está se defendendo que tá se comportando no meio de uma crise o neocórtex dela tá totalmente desconectado o cérebro dela já desconectou ela não vai entender nada ela vai ser violentada talvez ela aprenda aqui eu não posso falar para mamãe que eu não quero comer porque senão eu vou apanhar então eu aprendo o que eu não posso me expressar porque senão eu sou violentada e é isso que eu aprendo eu aprendo que não tenho voz eu aprendo que eu preciso obedecer eu aprendo que eu sou Submisso eu aprendi que eu sou inferior eu aprendi que eu sou um lixo eu aprendo que eu não tenho dignidade e eu aprendo que eu não sou bolso ciência e E aí Oi e aí é importante eu entender que quando eu vou ensinar uma criança o cérebro dela precisa estar receptivo receptividade resulta de conexão então uma criança uma professora onde que a sua professora como que eu faço para que os meus alunos se sintam bem eu preciso para conectar com eles Oi e aí para eu ter um cérebro receptivo a conexão faz com que a criança saia inclusive aqui ó do Mal Comportamento para um cérebro receptivo para aprender é a conexão a cola do mundo portanto quanto mais a gente tem intenção de se conectar e não corrigir se conectar e não ensinar se conectarem mostrar o que olha que o outro esqueminha que eu tô dando de presente para vocês como que eu Gero conexão é a pergunta constante constante constante que vocês me pedem Olha o esqueminha que eu que fiz para você está esses que minha foi baseado numa aula que eu assisti do Daniel se gostava da referência para vocês do Daniel seguiu do servo na palma da mão que ele coloca aqui que a conexão tem várias formas primeiro a linguagem não-verbal então por exemplo assim ó deixa o di a espécie de ação e um pouquinho aqui tá Qual que é a primeira conexão a minha linguagem não-verbal eu preciso mostrar compreensão Como Eu comunico um consolo como que eu vou comunicar um consolo as vezes minha filha caiu e outro em direção a ela ela já vai buscar que é meu aluno da agressividade sabe que essa busca pelo olhar é a busca instintiva de todo o mamífero que vai buscar a mãe EA sua figura depende seguro a minha filha caiu primeiro uma coisa ela vai olhar em mim eu preciso falar alguma coisa Não o meu olhar o meu toque físico a minha expressão corporal e principalmente Ai não acredito se ela caiu ou você caiu meu amor vem cá pode contar com a mãe do eu né ai bateu o joelho dói Halo pronto eu já tô fazendo o primeiro passo de uma conexão que a me comunicar né que é Demonstrar um consolo e ele pode ser por linguagem não-verbal por toque Frizz por expressão corporal né e através do meu sentir da minha intenção que eu tô mostrando aquilo ali e a eu vou provar lhe dar o sentir que ao falar ao aí Dori né amor se ralou o por exemplo vou dar o exemplo da minha filha ela tava muito mal muito triste ela chegou da escola sim é ativa e jogou no chão os carrinhos e brigou dentro do carro Fui filha Nossa posso ver que você teve um dia muito ruim o que que aconteceu com você que você tô vendo que você tá com muita raiva já comecei validar Qual que é o impulso da educação tradicional para de jogar essas coisas menina em tempo assim o que é isso que tá fazendo não não aí não conecta tô tentando corrigir tá vendo que que eu faço para conectar uau alguma coisa aconteceu porque eu sei que existe uma necessidade não atendida da minha filha ou aconteceu alguma coisa ou ele não tá seguro ou ela tá aqui com algum problema eu sabia que tinha acontecido porque o Mal Comportamento dela ou atitude se comunicando isso e o quê que eu falei para minha filha meu amor eu posso ver que você tá com muita raiva Vale de emoção dela eu tô né Eu já foi para o sentir eu não tô com muita raiva mesmo porque eu trouxe sexta-feira na escola dela ela pode trazer o brinquedo e como ela trouxe ela levou os carrinhos do Hot Wheels instalamos carrinho dela ela levou e aqui em casa gente brinquedo não tem gênero que brinquedo que é de menino ou de menina é quando o menino e a menina cresce já estão na cidade e usa o brinquedo dos órgãos sexuais aí é brinquedo de menino e brinquedo de menina antes disso brinquedo não tem gênero tá cozinha a criança brinca de carrinho é sem brincar ela vem a mamãe dela dirigindo super bem ela tá brincando de um menino brinca de boneca brinca de boneca Porque é esse menino tá brincando de ser pai maravilhoso como o pai que tem a minha filha tem 7 anos e ela adora brincar de Hot Wheels ela e vai ser também é ter uma indústria que nem o pai dela que sol das coisas ela é uma vez agradecer soldadora meu senhor e ela queria porque queria usar a máquina de soldado o pai dela enfim mas ela sabe que ela pode ser o que ela quiser independente do que ela for ela vai ser amada Mas aí o que nós Rezende microfone depende da profissão porque ela já é suficientemente boa para ser amada para nós tá então o que que eu fiz com a minha filha quando ela começou a jogar aos carrinhos do João eu vá lhe dei o sentir dela falei eu posso ver ficar com muita raiva e aí é o passo difícil para todos nós a conexão é onde eu conexão quebra Quando que a gente começa a quebrar conexão não esqueça disso que eu vou ensinar para vocês e a gente quando a criança está em crise tá desabafando para vocês ela precisa de ouvidos não de mãos e aí ela falou porque as meninas ficaram excluindo as meninas ficaram tirando sarro de mim e de não ser quem e de não sei quem porque eu tava brincando de carrinho e porque carrinho não era brinquedo de menina e por que não podia brincar com brinquedo de menina eu falei nossa filha elas falaram isso sim isso é injusto porque eu amo o carrinho vermelho da Hot Wheels e não sei o que eu vou ligar é E aí em nenhum Gente eu juro para vocês virem assim até Bora para essas meninas filha que tristeza Elas são tão limitadas talvez elas nunca vou poder dirigir um carro de corrida ou pilotar uma moto que nem a mamãe ama pilotar moto que ela adora ver a mamãe trotando moto eu amo que outra moto tá gente então assim é coisa de menina por outra moto não não é tá E aí veio tudo isso na minha mente e aí eu preciso saber uma coisa que eu preciso O que é meu e o que é da minha filha o que é meu essa historinha que eu conto e o que eu tento solucionar eu não tenho que solucionar eu tenho que ser o Unidos eu deixei ela desaguar e eu deixei gente ela veio de casa até que chorando chegou um momento que não aguentava mais cf o que que você acha que você pode fazer quais alternativas que você pode fazer vamos refletir sobre isso daí é o último eu não tô ensinando é eu acho que não tá certo é filha não tá certo e te magoou né ó e você não vai mais trazer carrinho de Hot Wheels ou vai trazer outro brinquedo ou vai continuar amando do carrinho de Hot Wheels eu não vou deixar de amar o meu brinquedo porque ela não gosta do meu brinquedo mas o queria ser amiga delas Eu sei meu amor né E como é que você pode ser amiga delas e se ela não quiser ir brincar com você e aí a gente vai refletir sobre e a gente não precisa solucionar para as crianças por quê que acontece gente lembro em quando vocês eram crianças né quando vocês falar uma coisa que os pais de vocês imaginam se vocês chegam para mim e fala assim e eu sempre dou esse exemplo fala assim aí né que é uma vez tá seja tentar se separar então eu já sou casada 14:14 não 17 vou fazer 18 anos de cavalo Eu já pensei em me separar algumas vezes né porque eu era o alecrim dourado os últimos três anos que eu tô olhando muito mais para mim mas o meu marido era o problema sempre não eu eu sempre fui alecrim dourado e aí eu sempre achando que precisava melhorar para nós também uma vez eu chorando mal e queremos separar em minha amiga olhou para mim e falou se não separa Flávia por causa da tua casa tua casa é tão legal eu sempre passou não estou mais triste para chorar né então é isso a gente quando não tá bem a gente precisa de ouvidos ele não precisa de soluções rasas compreendem a conexão Ficou claro para vocês e aqui entendam que é muito mais sobre a criança do que sobre Nossa porque para mim também veio historinha dedo assim para não ter bola e contou com oito mudanças vamos tirar o óculos embaçado da educação tradicional que que a educação tradicional ver a criança como um problema ver a criança como inferior ver a criança como um ser humano que é um objeto eu tenho direito de fazer com a criança que eu quiser que eu coloco óculos da Abundante maravilhoso da educação positiva Onde eu olho para ela com dignidade com respeito e principalmente não esqueça uma isso que eu vou ensinar para vocês agora vocês eu não tenho dúvida que estão dando melhor que vocês podem com as habilidades que vocês têm eu espero que nessa aula você tem um aprendido alguma coisa para ter novas habilidades aprenderam com informação o que que vai ajudar vocês a ter novas habilidades praticar tá então quando eu tenho essa informação e eu começo a colocá-la em prática começa a ter novas habilidades e o transforma a informação em conhecimento e quando eu consigo olhar para criança essa mudança de olhar do tira o óculos educação tradicional e óleo para educação positiva e o olho que a criança tá sempre dando o melhor a minha criança para se jogando no chão mas ela tá fazendo melhor com que ela pode ela tá morrendo de fome ela está Exausta e ela tá me pedindo ajuda da forma que ela consegue me diga o que Vocês conseguem olhar para uma criança assim gente e quem tem o caderno de prática quem tá nos grupos Leiam o que eu escrevi sobre mudança de olhar para vocês tá entenderam faz parte isso para vocês agora vamos para o último penúltimo paz quer dizer vamos para o penúltimo passo a passo 9 a esse aqui repita mentalmente quase um mantra ela está fazendo melhor o habilidade que tem com as habilidades que tem tá bom auto consciência Flávia e eu não quero explodir vocês foram que mais me pediram flagra eu explorando demais com a minha criança eu não quero explodir com a minha criança eu não quero ficar explodindo com ela mas eu perco a paciência mais alguém aí mais alguém aí Por que que eu fiz esses dois desenhos porque eu quero que vocês entendeu assim a gente tem um módulo que a gente trabalha auto consciência principalmente gatilhos muito subjetivos tem uma prática sensacional durante o curso hoje a gente faz essa questão do nosso Gates a gente se conhecer conhecer os nossos gatilhos como a gente tem respostas automáticas E aí quanto mais quanto menos eu me conheço mais eu vou explodir mas o meu a minha criança me aperta o Cléber Elsa dizendo eu eu tenho que ficar para acontecendo aqui a gente quando a gente não se conhece e eu ainda tenho isso aqui ó com os olhos da educação tradicional eu vejo a criança como um problema o que que eu faço aqui quando eu tô aqui quando eu tô nesse desenho menor eu vejo a criança como um problema a ser corrigido ela me tira do sério ela me irrita ela me desafia não não não é você a tua falta de paciência vem da tua falta vem da tua falta de amor ainda tua falta de respeito próprio bem da tua infância vazia de conexão emocional vem da tua dor e desamparo tem de tanta punição e recompensa que não tiveram habilidades de vida para dialogar para expressar seus limites aí você só sabe o que violência como explodir como fazer esse tipo de coisa e isso todos os todos nós sabemos isso é muito triste muito triste isso é muito desafiador e a gente precisa quebrar esse ciclo violência educação tradicional quanto eu falo que o áudio curso é sobre nós adultos porque eu preciso constantemente me conhecer Quanto Mais Eu me conheço por que que eu coloquei aqui uma resposta tô dizendo que a Flávia nunca vai perder a cabeça tô dizendo que vocês que vão ser meus alunos que são meus alunos nunca vão perder a cabeça nunca vão gritar não estou falando isso nós a educação tradicional é a que busca a perfeição nessa autoritarismo a gente vai buscar a nossa humanidade a nossa necessidade emocional vai ter errei errei e aí eu sei para onde voltar mas quanto mais eu me conheço mas eu me conheço mas esse GAP entre o meu gatilho a minha resposta automática aumenta então quanto menos eu conheço mais reativo eu sou mais mãe mãe mais impossível mais eu grito mais desconectada de mim eu estou o que mais me conheço a minha resposta vai aumentando tá então mas eu consigo ser assertiva mas eu consigo estar conectada com a minha criança então eu tenho uma prática importante aqui para vocês que essa da auto-consciência que é conheça os seus gatilhos ou se o seu próprio corpo começa a ficar íntimo deles o que te ensinaram sobre as emoções né a cor e as suas reações beija eu não ensino a a controlar por isso que eu não trabalho mais com disciplina positiva porque o que que é disciplina positiva são cinco um conjunto de 52 ferramentas para usar para a criança entendeu então muitas vezes eu uso várias ferramentas para tem o que eu quero para manipular a criança e não quando a gente vai para educação positiva eu sei que é sobre mim que é sobre o que eu penso e gente não tô dizendo O que é disciplina positiva não é boa É boa é um primeiro é um primeiro é é passo de entrada maravilhoso foi para mim porém a gente precisa ir mais profundo para o negócio é mais embaixo tá então assim silence o primeiro impulso silencia o primeiro impulso isso mas Liliane tá dizendo assim a Liliane tá dizendo eu vou escrever bem grande aqui em casa silencioso silêncio primeiro impulso mas veja bem não é para controlar porque o que que o primeiro impulso diz da gente o primeiro impulso vem da nossa dor da violência que a gente viveu compreendem então eu não quero que a gente controla a gente controla a isso a gente controla controla quanto ela controu Ban explodir virei uma panela de pressão eu vou acolher Ai pera filho calma mamãe falou isso mas foi a dor da mamãe falando eu vou tentar falar de uma nova forma que é uma forma amorosa é uma forma que a mamãe tá aprendendo é muita praticando eu tô tendo uma rede de apoio incrível que tá me apoiar e eu não vou passar essa dor para frente porque você não merece isso ok pão para o ponto 10 qual que é o principal amar a prática EA criança como ela é amar não é eu amar a criança simplesmente quando ela tá atendendo as minhas necessidades amar e é quando eu realmente preciso que essa criança me de algo em troca Claro que não a Maio amarela por ela ser como ela é e amar o amor é o que o amor faz e o amor é pelo outro não vai ter algo para mim eu não amor é abundante ele é ele vai e nós temos começar a amar essa prática de colocar o nosso amor em movimento então pratique pratique pratique e pratique e para todo mundo que ficou até aqui agora e vejo a gente que todo mundo que tá aqui que viu essas e que quer ter uma rede de apoio eu quero falar para vocês o que eu ensinei muito para as Minhas alunas quer a gente não pode educar uma criança sozinhos a gente sente que a gente tá sozinha nesse educar que não tem apoio que não tem rede que não tem ninguém Vocês não estão sozinhos de soltar espalhados por isso que eu montei a mentoria para que a gente se una né e para que para que a gente consiga como a Ana colocou aqui que a Tchau Ana colocou aqui ó que Arena que o áudio curta terapia porque a gente se encontra toda sexta-feira e a gente troca se apoia na turma da Ana até grupo de WhatsApp para ajudar a uma outra quando eu aquele mito é importante de enquanto a gente precisa dessa rede que nos que estejam nessa comunidade que esteja em movimento constante em direção o que a gente realmente quer entende então é importante que a gente se coloca em movimento e busque pessoas que estão cumprindo o mesmo essa rede de apoio essa comunidade que está em direção a centralizar o nosso amor nas crianças a qualidade da relação então é muito importante é que a gente coloca em movimento que que a gente se junte em quem está buscando mesmo que a gente e por isso eu deixo aqui o meu convite para quem quer fazer parte da mentoria mais alto curso e dizendo que só até amanhã à meia-noite tá é só até amanhã tenho valor último valor mas eu quero dizer para vocês que além de tudo isso dessa comunidade a gente tem três etapas importantes que são divididos o áudio curso agora né de segunda a sexta vocês vão fazer assim então você entrega vai ser a de plataforma nova gente quem é aluna dobra eu sei que a gente tem gente da Luna e turma nova que não quer parar de ter que já se inscreveu eu vi que já se inscreveu gente da turma um que quer fazer que quer tá na mentoria ao vivo que agora os organizou então agora não vai ser nas mesmas plataformas que a gente fazia o áudio curso cresceu ele ganhou uma plataforma Só que essa turma tem limite de vagas tá porque a última a última turma de 150 alunos essa turma eu vou limitar em metade disso porque porque eu quero que a gente realmente esteja assim ó grudados e e transformando vidas porque senão vocês acabam não se colocando em movimento entendeu então vai ter o hotmart de segunda a sexta-feira eu vou colocar não vai ser metade disso aqui no máximo 100 pessoas tá porque eu vou responder às perguntas de vocês então de segunda a sexta-feira Vocês servem áudios tá E tudo no caderno de prática gente olha aqui esse é o caderno de práticas que as outras turmas não tinham tá essa turma a turma nova que foi a primeira todos os áudios estão aqui com as práticas que a gente faz constantemente juntos Isso aqui faz toda a diferença Então são 70 páginas do caderno de prática do áudio curso de você vai ouvir então você vai fazendo e vai refletindo eu ensino sobre escrita curativa que é sensacional vou dar um book sobre escrita criativa para vocês também tá que as outras turmas não tinham é E aí eu vou na sexta-feira ao meio-dia eu abro um grupo do telegram comigo Onde vocês vão me mandar todas as perguntas de vocês ali o rico porque às vezes a pergunta da Ana à pergunta da Elvira A pergunta das outras pessoas é ela não ela não não é a tua dor do momento mas é uma dor que que você vai aprender juntos a resposta que eu vou dar para para ler na resposta que eu vou dar para um outro colega a gente cresce tanto juntos e aprendi muito com essa troca então aí eu responderei todas as perguntas ao vivo tudo fica gravado na plataforma então por exemplo você sabe que eu mandei lá a pergunta mas eu tô trabalhando sabe não posso assistir você pode assistir à noite e aí a gente vai falar o Vigo de novo uma semana pergunta dizendo direto recebo por Direct fa eu tô fazendo bem o que você falou lá eu consegui ver e voltei a prática em dia e agora tá tudo mais leve aqui em casa o meu filho gente os filhos se sentindo Amado eu queria que todos vocês viver sem o prazer de ter um filho se sentindo amado e essa mentoria lá acontece nos um né que elas É sim depois de instalar tem horário marcado olho ao vivo são oito encontros ao vivo então a gente fica dois meses toda sexta-feira daqui até mais juntos tá bom o caderno de práticas que a esse caderno rosa aqui esse aqui é o da aula de hoje mas o caderno de prática é eu tenho caderno de práticas só para o ao do curso com as práticas São 40 práticas mas o bom Estão todos ali né o bônus Qual que é o primeiro bônus esse PDF das fases envolvimento que vai ser vendido logo mas ele vai ficar sensacional para vocês o e-book de disciplina positiva que estão algumas ferramentas que eu considero dentre aquelas né as que realmente são as que eu quero e que eu acho que são importantes vocês vão ganhar uma aula com uma Nova Visão da agressividade que aquela aula ao vivo para quem não assistiu ela vai ficar disponível para vocês de novo para vocês rever em tudo aquilo da agressividade é um resumo gente isso é ouro em pó Pense nisso esse livro é um dos meus livros preferidos ele chama a sua criança competente vocês não conseguem comprar esse livro A Turma 9 vai receber essa esse bônus da manhã tá turma 9 eu vou mandar para todos vocês Esse bônus eu livro inteiro comentado por mim os sete capítulos sim eu fiz isso porque porque ele é um dos meus livros preferidos é um livro que não tem mais como comprar então quem é meu aluno vai ter um resumo em áudio desse livro feito por mim com muito amor outra coisa bônus mais um bônus exclusivos só para os primeiros 50 inscritos tá a partir de hoje o que que é esse 50 inscritos quem já está inscrito gente fique tranquilo que não receber mas só para os primeiros 50 inscritos é uma aula de agressividade e auto-mutilação com participou participação minha idade o Franco cada dia mais as crianças que estão se batendo o que estão se agredindo se auto mutilando aqui a gente pega adolescentes e pega a criança tá bom aula de limite para adultos Qual a minha dificuldade colocar limite da minha mãe quase me dificuldade de estabelecer limite com os meus filhos e ela vai ter um caderno de práticas exclusivo dessa aula de Limites Tá bom então isso aqui são bônus exclusivos para a turma 9 quem é aluno antigo e quer receber esses bônus vai olhar no grupo de vocês lá que eu vou deixar um link exclusivo para vocês tá em exclusivo para quem é Lu aqui se você quiser comprar até hoje 12 parcelas de 58 reais tá tá bem vinda turma 10 já inscrita se você quiser agora você pode comprar válido até amanhã porque antes 97 reais até acesso exclusivo e o que eu digo hoje um atendimento comigo custa r$ 450 um você vai passar dois meses é muito conteúdo por 597 reais de 799 por 597 12x de 58 reais e aí o Diego assim quanto que vale isso gente A transformação a leveza que vocês vão construir mais esta aula que de limites que é uma aula sensacional poderia eu acho que vai ser um minicurso já já vou vender e combine curso a aula da Ju tô bom fora tudo isso é é um preço sensacional perguntas frequentes tá depois eu boto ali o QR code para quem quiser comprar QR Code Por quanto tempo eu tenho acesso ao curso por um ano Mas Esse é o que que acontece a qual a dúvida Qual que é a dúvida que deixa eu ver tô com dúvida se é um três tipos de pacotes ou tudo é o valor só gente tudo isso que eu falei para vocês é um valor só só que o primeiro lote Jack ele é tava em sendo vendido até amanhã à meia-noite por 597 depois ele vai para 697 e depois por 799 tá bom o valor do áudio curso agora vai ser sempre 799 mas até amanhã à meia-noite você compra por 1597 os tudo isso que eu falei todos esses bônus aqui ó tudo isso tudo ele vai ser entregue por quê por 12 vezes de 58 reais 12x de 58 reagente e você pode parcelar direto lá na hotmart perguntas frequentes aqui é quanto tempo eu vou ter acesso ao curso vai ter acesso a um ano mas gente da turma 2 que já faz tu tá brincando deixo o que vocês escrevem porque vocês gente sim Flávia você já entrega baita conteúdo gratuito você não tem noção do que as melhorias você não tem noção é muito maravilhoso mesmo mas eu não fecho os grupos polegar uma festa o grupo porque ele mantém uma rede de apoio sensacional então eu falo que é para um ano Mas quem tava na hotmart vai ter acesso aos olhos por um ano depois vocês ficam com o grupo e vocês vão construir uma linda rede de apoio tá a Ana e a baía porque eu não vou tá isso que você chama de mentoria o que que eu chamo de mentoria dá uma mentoria a Anna a Anna tá pedindo aqui ó vou responder a resposta de você isso que você chama de mentoria – teoria de segunda a sexta vão receber áudios com conteúdo tá Anna na sexta-feira eu vou fazer a mentoria que é o que tirar todas as dúvidas de vocês repassada alguns conteúdos explicar alguma dúvida e a gente vai fechando tudo porque o áudio curso tem um plano pedagógico para a gente falar sobre coisas muito e para vocês chegarem no fim do processo no nível de consciência sensacional e já conseguindo colher muitos frutos com os filhos de vocês por gente a terceira semana né Ana da turma 9 já essa turma é a 10 mochila mas eu tô falando porque muita gente continua por causa da mentoria tá Tem aluno da turma 9 que já escreveu na turma 10 de novo que quer continuar a ter a Ana tava na turma 9 é a back dizendo erro porque ela vai querer fazer parte é isso Ana mas Ana ela sabe quanto que a mentoria faz a gente querer continuar juntos porque a gente se apoia em tudo mais tá então aqui ó que que ah ah ah entendi então 597 é tudo com os bônus com o aventuri ao vivo comigo sim Camila tá dizendo que a turma 4 querida vem de novo Camila ficar com a gente tá então aqui deixa eu colocar aqui até quando é o desconto de 597 depois da 799 tá mentoria todas e é toda sexta toda sexta na teoria isso mesmo é até amanhã vocês como por esse preço como vou receber o acesso ao produto você receberá o conteúdo na plataforma da hotmart Então a gente tem um aplicativo no celular que vai ser nosso tá e todo dia você tá ouvindo tipo um podcast de você pode estar caminhando andando a nossa vida já é corrida né esse vai ouvir o podcast vai ouvir o áudio todo organizado e o convite para as práticas e vai fazer as estantes tá na sexta-feira a gente faz Aventure ao vivo pelos um os links e tudo vai estar tudo organizadinho na plataforma da hotmart tudo você acessa de falar facinho do celular tem certificado agora de é participação tem certificado de participação sim então após a tua inscrição agora que eu tô vendo aqui com um monte de gente já se inscreveu receber as notificações vocês Verifique o e-mail de vocês e já tem um áudio liberado para vocês lá tá bom sábado eu vou liberar a aula gravada que a única aula gravada que vocês vão ter o resto a mentoria é por dois meses o acesso é por um ano tá bom vou respondendo a Ana vai fazer ela vai fazer bem-vinda Ana ó a mentoria é por dois meses são 8 mentores mas um acesso a todos os áudios vão ser feitos a Anna por é um ano é isso ok a o Rafa meu colega pára-quedista é tu tem na turma 5 você tem desconto tá e para fazer a turma 10 pode voltar na turma 10 para todo mundo que é meu ex-aluno e é tão bom e quer voltar vocês podem voltar na turma 10 confiram o e-mail de vocês hoje à noite e o grupo de vocês onde vocês podem renovar o acesso de vocês sabe que o curso é maravilhoso eu sei que é maravilhoso mesmo então meus amores lembrem educar é sobre se relacionar a gente não vai crescer enquanto a gente não se colocar em movimento Então tá aqui o QR code para quem quiser se inscrever é muito Quando começa essa turma é se você se inscrever agora Lucila você já recebe o primeiro áudio que você já vai acessar bota forma que tem o primeiro áudio lá sábado eu libero uma aula com uma prática que é uma aula gravada uma aula de uma horinha tá bom na época que eu fiz você fez o teu caderno agora tem a o caderno pronto tá Rafa é é lindo esse caderno aqui aí gente na segunda-feira dia 14 começam as os áudios na sexta-feira né que é sexta feira dia 18 é a primeira aventura ia tá Quais são as perguntas de vocês a Jana mentoria um encontro que fortalece as nossas intenções acalento os nossos corações e nos ajude a continuar em movimento já ajuda sabe o que é isso faz toda diferença né faz muita diferença quando a gente consegue tá com uma rede de apoio se você não tem apoio vem buscar Porque a gente constrói né Joana um apoio muito lindo todos juntos e fazer inscrição você pode fazer aqui o QR Code tá como fazer inscrição você pode fazer inscrição no link do meu perfil que eu vou trocar agora para vocês vou colocar inscrições abertas e vou deixar disponível para vocês enfim eu não sei que loucura da mente dessa pessoa aqui Achou que ia conseguir dar é uma hora eu espero que vocês façam proveito dessa aula essa aula vai ficar disponível até domingo tá a mentoria vocês pão de cada um sim respondo todas as perguntas Kleber responda todas as perguntas e mais do que isso Kleber a gente conversa você fala quando eu tiver respondendo sua pergunta ou depois você volta a gente troca a gente dá exemplos a comigo já aconteceu isso sabe que dá uma certinha com é uma rede de apoio de verdade tá então lá no link do perfil você pode se inscrever e lembrem que tem um bolo gente aqui ó que é esse bônus aqui essas duas aulas que serão minicursos que a gente vai vender e ele é só serão disponível por 50 primeiros alunos e aproveite o desconto que até às 23horas de amanhã depois aumenta o preço tá a não respondi Pera aí Não entendi Karine você não tem noção do que que eu li quando a Karine escreveu assim ela não responde às perguntas ela toca a alma carinho não sei por que que eu escrevi assim ela não sei lá não sei ela dá um toco eu estou com a alma você não sei lá tô aqui já mas é isso a gente se acolhe a gente ser um para a gente se apoia a gente vai dar um abraço a distância na nossas aulas e a gente se ajuda a colocar a educação Positiva em prática porque meus amores educar é sobre se relacionar se você tá assistindo essa aula agora na gravação saiba que o valor e eu não posso manter porque seria desrespeitoso com todo mundo que tá aqui agora tá então eu vou colocar agora o link no meu perfil para se inscrever vou colocar o link para vocês meus alunos para se inscreverem tá o desconto em cima do valor cheio vocês podem se inscrever para ganhar todos esses bônus Ok e para fazerem parte da mentoria e continuar nessa tão em torno de 100 vagas para perdição humana sabe por quê Porque essa última aula essa última Rodovia 150 e poucos alunos e eu achei que foi bastante tá E aí acaba que as naturezas acaba durando três horas tá meses fica cansativo para todos nós então fazer muito mais produtivo mais íntimo mais acolhedor porque a gente se conhece e se apoia vai ser no máximo 100 pessoas porque eu sei que dessas tem pessoas a gente fica no máximo em 50 60 pessoas ao vivo às vezes 20 a 40 às vezes 90 depende muito de cada grupo às vezes até tive mentoria que já teve 100 pessoas ao vivo e fica e a gente conversa por WhatsApp gente por por pelo chefe não é da e fica muito muito rico mesmo então eu espero você um áudio já tá disponível sábado libera a primeira a primeira aula dia 14 começa os primeiros álbuns a gente começa juntos eu envio muito muito amor para vocês daqui eu espero de coração que mesmo que você não se não se inscreva que você siga acompanhando que você siga se nutre no desse amor e desse movimento e que a gente aprenda a cada vez mais a colocar o nosso amor a serviço dos nossos filhos e centrar a nossa civilização muito mais neles do e em nós Ok então desejo uma muito muito boa noite para todos vocês e espero a turma 9 e das formando hoje lindamente essa linda rede de apoio e seguiremos juntos de mãos dadas beijo para todo mundo espero vocês que vão seguir dois meses gente 2 o som da minha voz e tanto junto comigo toda toda noite todo dia todo dia todo amanhã você tem um áudio liberar Dinho e toda sexta-feira vamos ficar me vendo tá bom beijo grande muito boa noite nos vemos nos vemos a ventoinha é linda a gente faz tudo junto quero ver o vira a a gente vai tudo junto a gente ri chora tudo junto mesmo é verdade isso é sensacional era Obrigado pela sua generosidade foi lindo demais essa turma essa última turma eu fechei com meu coração transbordando de amor porque vocês transformaram a vida de vocês e teve até criança me agradecendo gente for simplesmente sensacional imagina uma criança que foi a filha da Simone e veio te falar obrigada por ajudar minha mãe a me ajudar a gente pensa se eu não chorei não chorei tudo que eu tinha para chorar por causa de uma criança vir me agradecer pela mãe dela tá ajudando ela com mais amor a gente se são muito maravilhoso vou botar esse vídeo para rodar para vocês verem você o anime um beijo enorme se coloca em movimento e ame ame a cada dia mais e vocês são bons e maravilhosos por simplesmente sei que vocês são não esqueçam disso Ok E aí busque simplesmente tem mais habilidades mas conhecimento que a Pegar informação e transformar em prática para que ela se torne conhecimento chegue no coração das crianças de vocês Deus tem seis anos os filhos de vocês eu sei que vocês são enlouquecidos pelos filhos de vocês lá esse amor precisa chegar no coraçãozinho dele tá bom muito boa noite meus amores eu espero vocês na turma 10 e na minha página todos os dias no meus Stories que eu sei que vocês estão lá comigo todo dia é só vai ficar salva tá bom Beijinho boa noite boa noite boa noite boa noite te amo vocês e deixe sempre em portugues do brasil. Coloque Introdução, e Subtitulos padrão H2. Utilize o formato HTML e Otimizado com SEO, não insira header de conclusão

10 passos fundamentais da Educação Positiva

A Educação Positiva é uma abordagem baseada na psicologia positiva que busca promover um ambiente de aprendizado saudável e respeitoso tanto em casa quanto na escola. Através de técnicas e estratégias, os pais e educadores podem contribuir para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social das crianças, incentivando-as a crescer de forma equilibrada e feliz.

Passo 1: Autoconhecimento

Antes de começar a aplicar a Educação Positiva, é importante que os adultos envolvidos no processo façam uma reflexão sobre suas próprias emoções, valores e crenças. Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para ser um exemplo positivo para as crianças.

Passo 2: Empatia

A empatia é fundamental na Educação Positiva. Colocar-se no lugar da criança, compreender suas necessidades e sentimentos, é essencial para estabelecer uma conexão afetiva e promover um ambiente de confiança.

Passo 3: Comunicação não violenta

A comunicação não violenta é uma técnica que busca expressar sentimentos e necessidades de forma clara, sem julgamentos ou críticas. Utilizar uma linguagem positiva e construtiva contribui para a construção de relações saudáveis e respeitosas.

Passo 4: Estabelecer limites

Estabelecer limites claros e consistentes é fundamental na Educação Positiva. As crianças precisam conhecer as regras e consequências de suas ações, proporcionando um ambiente seguro e previsível.

Passo 5: Reforçar comportamentos positivos

Ao invés de focar apenas nos comportamentos negativos, é importante reforçar e elogiar as atitudes positivas das crianças. Elogios sinceros e incentivos ajudam a fortalecer a autoestima e autoconfiança.

Passo 6: Promover a autonomia

Incentivar a autonomia e a independência das crianças é essencial na Educação Positiva. Permitir que elas tomem decisões e assumam responsabilidades contribui para o desenvolvimento da autoestima e senso de competência.

Passo 7: Praticar a resolução de conflitos

Os conflitos são inevitáveis em qualquer relação, por isso é importante ensinar às crianças habilidades de resolução de conflitos. Promover o diálogo, a escuta ativa e a empatia ajuda a encontrar soluções pacíficas e construtivas.

Passo 8: Estimular o desenvolvimento emocional

A Educação Positiva valoriza o desenvolvimento emocional das crianças, incentivando a expressão e compreensão das emoções. Criar um ambiente acolhedor e seguro para que elas expressem seus sentimentos é fundamental.

Passo 9: Praticar a gratidão e a positividade

Cultivar a gratidão e a positividade no dia a dia ajuda a fortalecer os laços familiares e promover um ambiente de bem-estar. Agradecer e valorizar as pequenas coisas da vida contribui para o desenvolvimento de uma perspectiva otimista.

Passo 10: Cultivar o amor incondicional

O amor incondicional é a base da Educação Positiva. Demonstrando afeto, carinho e apoio incondicional às crianças, os adultos criam um ambiente de segurança emocional e confiança, essencial para o seu crescimento saudável.

A Educação Positiva é uma abordagem que valoriza o diálogo, o respeito e a empatia como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças. Seguindo esses 10 passos fundamentais, os pais e educadores podem começar a promover um ambiente de aprendizado positivo e amoroso para as crianças.

Benefícios da Educação Positiva para o desenvolvimento das crianças

A Educação Positiva é uma abordagem que busca promover o desenvolvimento emocional e social das crianças, estimulando a autoconfiança, a empatia e a capacidade de resolver conflitos de forma saudável. Ao adotar essa metodologia, os educadores podem ajudar os alunos a lidar melhor com as diversas situações do cotidiano, contribuindo para um ambiente escolar mais harmonioso e acolhedor.

10 passos para implementar a Educação Positiva na prática

Para começar a utilizar a Educação Positiva em sala de aula, é importante seguir alguns passos simples, como estabelecer conexões positivas com os alunos, praticar a gratidão e a empatia, incentivar a colaboração e a resolução de problemas de forma construtiva, e promover um ambiente de aprendizagem seguro e inclusivo. Com dedicação e comprometimento, é possível criar um ambiente escolar mais positivo e estimulante para todos os envolvidos.

Como envolver os pais na Educação Positiva dos filhos

Além da atuação dos educadores, os pais também desempenham um papel fundamental na promoção da Educação Positiva. É importante envolvê-los no processo de aprendizagem dos filhos, compartilhando informações e estratégias para estimular a autoestima, a autonomia e a resiliência das crianças. Dessa forma, é possível fortalecer a parceria entre escola e família, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e saudável dos alunos.

Implementando a Educação Positiva: uma abordagem para o sucesso acadêmico e emocional das crianças

A Educação Positiva oferece uma maneira positiva e eficaz de promover o desenvolvimento das crianças, tanto em termos acadêmicos quanto emocionais. Ao adotar os 10 passos da Educação Positiva, educadores e pais podem contribuir para a formação de indivíduos mais seguros, empáticos e resilientes, preparados para enfrentar os desafios da vida com confiança e equilíbrio. Com dedicação e comprometimento, é possível criar um ambiente escolar e familiar mais harmonioso e acolhedor, onde as crianças se sintam verdadeiramente valorizadas e respeitadas em sua jornada de aprendizagem e crescimento.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=bPCaE4HjWLw do Canal Pais ajudam pais .