5 livros fundamentais na Educação Especial e inclusiva (2024)

By | 21/05/2025



Para quem atua na área de educação especial, alguns materiais são indispensáveis. Segundo o professor Lucelmo Lacerda, …

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de eu indicar cinco livros aqui que eu acho imprescindíveis para quem trabalha com educação especial principalmente aqueles que trabalham com estudantes autistas é porque é o foco dos livros não quer dizer necessariamente que quem trabalha com outro público não vai se beneficiar mas é mais direta a relação aqui isso serve para professores de sala de recurso professores de escolas especiais para quem tá na gestão e quer entender esse debate então eu vou falar um pouco de cada um dos livros vou apresentar mostrar aqui e embaixo eu vou colocar os links para quem quiser comprar os livros para poder adquirir que eu acho muito muito muito importante a leitura desses cinco livros aqui talvez nem todos para exatamente aquilo que você trabalha então fica atento aqui nessa descrição vamos lá pra gente ver os livros pois bem pessoal olha aqui vamos começar com esse aqui tá transtorno do espectro autista pesquisas na saúde na educação Primeiro lugar eu sempre advogo que é muito importante a interseccionalidade já precisa um diálogo entre e Eh esses campos da saúde e da educação esse livro traz vários artigos aqui que permite a gente refletir sobre isso né então ele ele traz assim são duas seções uma primeira com uma série de Capítulos sobre saúde e uma outra com capítulos sobre educação quem organizou é o Carlos schmit que é professor da Federal de Santa Maria e a Cristiane Silveira de Paula Então vamos lá aqui ó eu vou mostrar aqui para vocês aqui rapidinho os capítulos fala um pouco né tem o primeiro que é sobre detecção precoce de autismo e os instrumentos de detecção que são validados em língua portuguesa ão muito muito bem-vinda essa discussão diagnóstico e características de teia em mulheres segundo o terceiro capacitação familiar multicêntrica modelo de intervenção eh com treinamento de pais o quarto fatores Associados à saúde mental de adultos com teia evidências recentes e relatos de caso isso aqui é a parte de saúde aí vem a parte de educação práticas baseadas em evidências para educação de crianças brasileiras com Transtorno do espectro do autismo tem três autores é o Carl schmit a Débora Nunes e a a Mariele finato e eu ten ten uma live aqui com com a Marielle E a Débora Nunes e o Car schmit são grandes pesquisadores na área são dois dos autores também do do parecer 50 São pessoas fantásticas que estudam isso há muito tempo então sensacional depois vem a importância da escola para estudantes com autismo o próximo Família escola e transtorno do espectro autista essa relação com a família muito Fundamental e o próximo programas para promoção de inclusão de estudantes com autismo no ensino superior desafios e possibilidades que é outro tema em alta né um tema que vem sendo muito pesquisado e que no Brasil tá engatinhando ainda então aqui fica a primeira sugestão que é da editora papiros isso aqui é só para quem trabalha com alfabetização Tá bom se você trabalha numa faixa muito diferente não vai fazer sentido mas se você trabalha com alfabetização esse livro é fantástico ele se chama ensino de habilidad de leitura para pessoas com autismo é da Camila Gomes e da Analice Silveira ele é ele é parte de uma série de obras né eles já elas já fizeram ens ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo ensino de habilidades de autocuidado para pessoas com autismo e agora ensino de habilidades de leitura a tese da Camila Gomes foi sobre isso ela ensinou uma série de indivíduos autistas a a leitura escrita né e a tese é disponível gratuita vocês podem abrir aí só que a tese para quem não é da área é muito difícil ela tem um outro livro com até o título similar mas que também é muito é mais um extrato da tese que é muito difícil aqui não aqui é um protocolo mais direto não tô dizendo que é facinho que é molezinha não é os outros livros são mais fáceis esse aqui é um pouco mais complexo mas se você pegar esse livro para estudá-lo não é para ler Ah vou ler agora não para estudá-lo você vai se surpreender porque esse livro é uma um uma uma uma mina assim com muita coisa interessante tá então é um livro imprescindível para quem tá lidando aí com indivíduos autistas autismo deficiência intelectual né E aí com o tema da alfabetização Vamos pro próximo agora o jabazinho nosso né modéstia parte mas eu acho mesmo Claro que todo mundo se acha né crítica pseudociência na Educação Especial trilhas de uma educação inclusiv baseada em evidências é um livro que eu publiquei recentemente no ano passado e esse livro aqui ele é para vocês entenderem quais são essas discussões que tem na Educação Especial O que que tem um grupo contra outro grupo o que que acontece o que que diz a política de 2008 dier qual é qual é a relação dessas coisas com com com a Educação Especial por que que tá tão ruim a educação especial tem uma comparação nesse livro com a a política da Educação Especial no Brasil e outros países né eu pego Europa Estados Unidos Finlândia foco um pouco mais em Finlândia e Estados Unidos e faço uma comparação Por que por que que tá dando errado no Brasil por que que as coisas eh TM dado tanto problema isso tem a ver com fato da gente não utilizar ciência e aí eu faço uma discussão é um livro simples dá para todo mundo ler também né É claro que é um livro que tem um tem eh os conceitos eh complexos mas eu vou explicando esses conceitos tá no uma leitura agradável e recomendo muito esse livro porque eh muitas pessoas leram assim e e eu tive feedbacks muito muito positivos em relação a Ele vamos lá pro próximo agora gente agora é o filé Mion esses dois aqui é o fil filé Mion esses dois livros todo mundo tinha que ler tinha que ler é assim obrigatório tinha que ser assim um livro que que que se aprende em qualquer graduação graduação e pós-graduação e ainda eh tem nem dúvida esse aqui é se chama rti modelo de resposta a intervenção Olga Andrade Paulo Andrade e Simone capelin o rti gente é um modelo de resposta a intervenção isso aqui é o modelo o modelo mais apropriado pra gente organizar o sistema educacional o sistema educacional deveria ser organizado com este modelo Ah tem tem um uns livros muito interessantes Deixa eu ver se eu acho aqui vou pegar aqui para você eles falam sobre prática baseada em evidência eles vão olhar para aquilo que tem evidência na educação esse chama visible learning é um dos livros mais influentes da história a educação Mundial visible learning isso é a sequência porque o primeiro foi lá 2000 e agora teve uma nova uma nova versão atualizando com as novas eh e metanálises e aí eles vão dizer se tudo que tem evidência E aí tem um nível né o tamanho de efeito tamanho de efeito médio É 0.4 É 0.40 Então os que estão abaixo depende do caso vai valer a pena não tem que fazer uma análise crítica os que estão acima são muito vantajosos o rti organizar a escola com este modelo é mais do que o dobro é um é um é um um efeito gigantesco Espetacular e ele permite que a educação especial se Organize sem depender de de diagnóstico médico então eu vou vou só falar ass rapidinho o que que é isso aqui depois eu posso fazer um vídeo só sobre rti se vocês quiserem vocês me me me coloquem aqui embaixo nos comentários eh você organiza a escola o sistema educacional em três níveis o primeiro nível é o nível Universal seja aquilo que você vai fazer para todos os alunos tá Obviamente você tem que fazer aquilo que tem a melhor evidência então o modelo do rti é um modelo que tem compromisso com ciência e e não tenha não tem a menor dúvida Então você faz aquilo que tem a melhor evidência isso vai resolver para 80 mais ou menos 80% dos alunos e aí aqueles que dão responderem e a aquilo que é a expectativa de aprendizagem de domínio do currículo você passa pro segundo nível em que e às vezes às vezes eles chamam de remediação né e um nível mais intensivo às vezes chamam de intensiv cham de fase dois tem ele é obrigatório em muitos países Estados Unidos Finlândia Austrália um monte de lugar só para dar três exemplos aqui na Europa grande parte dos lugares países desenvolvidos a maioria é obrigatório o rti né No segundo nível você dá um apoio que é um apoio eh mais pontual em Pequenos Grupos não é individualizado É pequenos grupos e você tem uma estratégia que tem a melhor evidência para pequenos grupos aí tem várias estratégias seria mais ou menos parecido com reforço escolar aqui né Eh só que no Brasil é feito de uma maneira muito equivocada muito equivocada Então você tem duas formas de fazer esse reforço né que eles se explica aqui no livro eh para aqueles que não responderem suficientemente para esses níveis eu vou precisar individualizar processos então esse é o nível três o nível individualizado do rti que é equivalente à educação especial só que neste modelo depende da resposta escolar pedagógico escolar e não de um diagnóstico médico is quer dizer que alguém pode ter o diagnóstico médico e responder E aí não precisar disso e alguém pode não ter o diagnóstico médico e não responder E aí ter e contato com esses apoios a mais que a escola dá Então esse é o modelo assim de longe o o melhor modelo e em português um livro super didático muito muito muito muito bom isso aqui vale muito a pena muito a pena tá por final este livro fresquíssimo que acabou de sair pe plano Educacional individualizado para alunos com deficiência então este livro aqui é um livro que precisava muito ter precisava muito né e finalmente saiu ah é organizado pela Adriana Araújo siglia Pimentel e Jean weatherly V eu vou falar aqui dos Capítulos para vocês tá que esse aqui e vale muito a pena tá muito a pena mesmo e um origens e definições do pei eh a parte um né Aí tem Bases legais e conceituais do plano Educacional individualizado Cap primeiro capítulo depois aspectos avaliativos do pei identificados na literatura Nacional o terceiro habilidades profissionais necessárias para elaborar o pei aí vem a parte dois planejamento e estruturação aí vem o capítulo 4ro critérios de qualidade dos objetivos e metas de um pei Capítulo 5 desenho universal para aprendizagem e o pei seis Juntos somos mais fortes acolhendo representantes parentais na mesa de discussão da educação especial eh isso aqui é importante tá pessoal quando a gente fala de plano Educacional individualizado a parte aação dos Pais é imprescindível então tem toda uma discussão aqui o que que é a legislação que a gente tem eh a história né Quais são os conceitos o que que é o que que não é o p quais os o que que o profissional precisa aprender para poder fazer um p toda essa discussão e esse sexto Capítulo é fundamental sétimo plano de atendimento educacional especializado para e e plano Educacional individualizado complementares ou excludentes aqui o capítulo provocativo né E isso aqui tá muito tá Muito bem desenhado no parecer 50 tá tem lá um uma tabela inclusive sobre a diferença entre p e o p oito aí a parte três né p é a realidade escolar implicações da ausência e presença do Pay para os alunos com deficiência gente eh deixa eu só pontuar isso aqui porque talvez eventualmente alguém tá aqui não não saiba não existe educação inclusiva sem pay quem disser que tem Tá mentindo tá ou ou completamente ignorante do que existe tempo de literatura científica tá se algum lugar se pretende ser inclusivo tem que ter plano Educacional individualizado certo do contrário isto não é verdade isso não não está acontecendo nove o pe no diálogo necessário entre saúde e educação is é um dos aspectos eh mais importantes e mais difíceis de de a gente tratar né como é que a gente pode pensar em termos de intersecção entre esses dois Campos já falei que inclusive dessa importância no primeiro livro e 10 planejamento paraa transição da infância até a adolescência o pei como facilitador da transição das etapas escolares aqui vou colocar todos aqui no no link né esse acord da transição é interessante quando você olha pros países desenvolvidos todos os países desenvolvidos tem P tá não existe como eu disse existe não faz o menor sentido não ter pei eh o Brasil é uma exceção né eh e e é lamentável que o Ministério da Educação se comporte sempre contra o pei eh insistentemente né Isso é uma posição eh claramente negacionista Mas uma coisa interessante é que no parecer C 50 tem lá toda a descrição do que que é um pay né vou colocar o link do aparecer 50 aqui embaixo também para quem quiser baixar tem lá a descrição do que que é o processo de educação inclusiva e tem lá o p como é que se faz quem que faz como é que é o processo e tal entre as coisas que tem que ter no PE não tem o plano de transição Quando você vai entrar nos documentos né de de orientação dos países desenvolvidos todos eles tem um plano de transição nos Estados Unidos desde 97 né foi uma Emenda a a ao ID act eh você tem Canadá se centrar Ontário coloca IPI aip Ontário você vai ver lá plano de transição todos os lugares tem por que que não teve no Parc 50 na verdade eh nesse sentido o documento ficou até aqu quem do aquilo que se faz no mundo desenvolvido né porque No Brasil existe uma dificuldade muito grande quando a gente fala de transição a transição é o quê educação infantil pro fundamental fundamental pro médio às vezes fundamental um para fundamental dois fundamental dois pro médio médio pr pra vida adulta universidade eventualmente ou mundo do trabalho né Por que que é difícil porque é muitas vezes são instâncias diferentes sai da prefeitura pro estado do estado para a alguma escola federal por exemplo com algum outro ente que tem pouca comunicação tem quase zero comunicação né infelizmente você não tem ali por exemplo um portfólio do aluno que acompanha né uma mesma política de avaliação de apoio pros indivíduos Então essa é uma coisa que que é muito interessante que seja tratado no livro livro porque é uma coisa que o Parc 50 não conseguiu tratar Então pessoal esses livros aqui são os que eu considero essenciais para todo mundo que trabalha com educação especial ou que estuda né quer pesquisar sobre educação especial e quer aprender mais sobre esse tema enfim são livros muito muito importantes mas quem quiser saber livros sobre autismo tá aqui quem quiser livro sobre aba tá aqui também para vocês poderem ter aí várias possibilidades de leitura

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