Tribo TDAH #86 – O que são Altas habilidades e Superdotação (AH/SD)? Altas habilidades e superdotação, também conhecidas como AH/SD, são termos utilizados para descrever indivíduos que possuem capacidades excepcionais em diferentes áreas, como intelectual, artística, motora e acadêmica. Essas pessoas geralmente se destacam pela sua criatividade, rapidez de raciocínio e capacidade de aprender com facilidade. A identificação e o desenvolvimento dessas habilidades são fundamentais para que esses indivíduos possam atingir todo o seu potencial e contribuir de forma significativa para a sociedade.

By | 21/06/2024


[Música] [Risadas] [Música] [Aplausos] [Música]

Olá, bem-vindo à tribo TDH, o podcast que foca na sua vida. Eu sou a Tata Finoto. Este é o podcast para você que é desatento, hiperativo e impulsivo e deseja descobrir mais sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Esta é a nossa tribo, nosso lugar para aprendermos juntos sem julgamentos. Aqui também tem espaço para quem não é TDH, mas quer nos entender melhor.

Hoje vamos falar sobre altas habilidades e superdotação, então venha entender como alguém pode ser muito inteligente em algumas áreas, mas ter dificuldades comuns em outras questões.

Olá, tribo, tudo bem? Aqui é a Tata Finoto e antes desse episódio falar sobre altas habilidades e superdotação, tenho alguns recadinhos bem rápidos. O primeiro deles é que em novembro e dezembro eu vou tirar umas férias, então os episódios de outubro vão ser os últimos desse ano. Mas calma, porque vou deixar vocês com episódios a mais esse mês. Fiquem atentos, porque talvez durante as férias eu faça algumas lives na Twitch para a gente ficar conversando entre pessoas TDH, bater um papo, jogar joguinhos online. Enfim, vá lá em twitch.tv/barbutDH. Para quem não conhece, é TWITCH.TV/BARTRIBUTDH.

E não esqueça que a TributDH é um projeto colaborativo que depende única e exclusivamente de você para continuar. Considere ser um apoiador da TributDH e se tornar um TDH Hyper, para justamente participar das lives na Twitch com a gente, para jogar joguinhos, ter acesso a um grupo secreto com mais de 220 TDHs para você conversar, votar nos episódios, participar de gravações de roda de conversa, enfim. Além de receber episódios adiantados. Parabéns, no mês dos aniversários deles, em outubro.

E agora vamos para o episódio. Eu acho que vale a pena lembrar que já fiz um episódio sobre TDH e genialidade, então foi lá no longino começo da TributDH, há 4 anos atrás, praticamente. Então se você quiser relembrar algumas coisas, vai lá no episódio número dois da TributDH, que chama TDH e genialidade, porque tem alguns conceitos que vou retomar aqui hoje. Este episódio ficou muito grande, é um dos maiores episódios da TributDH. Esta pauta que fiz para esses episódios 86, 87, 88 é extensa, então vou dividir em três partes, não só em duas. Vão ter três episódios seguidos da TributDH para você ouvir praticamente o mês inteiro de outubro.

Essa pauta tem mais de 23 páginas de pesquisa bruta, com mais de 25 links analisados, tive que deixar muita coisa de lado para não ficar muito maior. Então este primeiro episódio talvez sinta uma diferença, ouvinte, porque não será sobre TDH. Este episódio vai servir para falar sobre neurodivergência, mas uma outra neurodivergência que não o TDH, mas altas habilidades e superdotação.

Este é o episódio sobre altas habilidades e superdotação.

Espero que tenha gostado da leitura e conseguido transmitir a informação de forma clara. Lembre-se sempre de utilizar as tags HTML corretas e de revisar o texto para garantir que não haja nenhum erro de digitação ou de concordância. Em caso de dúvidas, estou à disposição para ajudar. Parabéns pelo excelente trabalho!

O que são Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD)?

As Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD) são condições que envolvem um alto nível de habilidade e desempenho em áreas específicas, que estão muito além da média da população. Essas características são frequentemente associadas a indivíduos diagnosticados com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Características das Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD)

Indivíduos com Altas Habilidades e Superdotação geralmente apresentam características como:

  • Criatividade excepcional.
  • Capacidade intelectual acima da média.
  • Rápido aprendizado em diversas áreas.
  • Habilidades específicas em uma ou mais áreas, como matemática, ciências, artes ou música.
  • Senso de humor apurado e pensamento crítico.
  • Capacidade de liderança e resolução de problemas.

Diagnóstico e Intervenção

O diagnóstico de Altas Habilidades e Superdotação é complexo e requer a avaliação de profissionais especializados, como psicólogos e psicopedagogos. É fundamental identificar essas características precocemente para proporcionar o suporte necessário ao desenvolvimento desses indivíduos.

A intervenção pode incluir programas educacionais especiais, adequados às necessidades desses alunos, além de acompanhamento psicológico e social para lidar com possíveis desafios emocionais e sociais decorrentes da condição. É importante valorizar e incentivar o potencial desses indivíduos, promovendo um ambiente favorável ao seu desenvolvimento.

Importância do Reconhecimento das Altas Habilidades e Superdotação

Reconhecer e valorizar as Altas Habilidades e Superdotação é essencial para garantir o pleno desenvolvimento e realização desses indivíduos. A sociedade como um todo pode se beneficiar do potencial dessas pessoas, que podem contribuir significativamente para a inovação, criatividade e progresso em diversas áreas.

Por isso, é fundamental promover políticas educacionais inclusivas e que reconheçam a diversidade de habilidades e potencialidades dos indivíduos, incluindo aqueles com Altas Habilidades e Superdotação. A conscientização sobre essa condição e o apoio adequado são essenciais para permitir que essas pessoas alcancem todo o seu potencial e contribuam de maneira significativa para a sociedade.

Altas habilidades e superdotação na educação brasileira

No Brasil, a questão das altas habilidades e superdotação ainda é pouco discutida e muitas vezes negligenciada no sistema educacional. É essencial que os educadores estejam preparados para identificar e atender às necessidades dos alunos com AH/SD, proporcionando um ambiente de aprendizagem adequado e desafiador para o desenvolvimento pleno desses estudantes.

A importância da identificação precoce de alunos com AH/SD

A identificação precoce de alunos com altas habilidades e superdotação é fundamental para garantir que recebam o suporte e estímulo necessários para desenvolver todo o seu potencial. Muitas vezes, esses estudantes são mal compreendidos e podem ser rotulados erroneamente, o que pode levar a problemas de autoestima e desmotivação no ambiente escolar.

Estratégias pedagógicas para atender alunos com AH/SD

Para atender adequadamente alunos com altas habilidades e superdotação, é importante que os educadores adotem estratégias pedagógicas diferenciadas, que estimulem a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Além disso, é fundamental promover um ambiente inclusivo e acolhedor, onde esses estudantes se sintam valorizados e desafiados a alcançar todo o seu potencial.

Altas habilidades e superdotação: desafios e possibilidades na educação brasileira

Neste artigo, discutimos a importância de se abordar a questão das altas habilidades e superdotação na educação brasileira, destacando a necessidade de uma identificação precoce e do desenvolvimento de estratégias pedagógicas adequadas para atender às necessidades desses alunos. É essencial que os educadores estejam preparados para reconhecer e apoiar os estudantes com AH/SD, garantindo que tenham a oportunidade de desenvolver todo o seu potencial e contribuir de forma significativa para a sociedade.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=L8_7LxhOThc do Canal Tribo TDAH .