RCNEI – REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL – VOLUME 01 – PARTE 1

By | 30/04/2025



RCNEI – REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL – VOLUME 01 – PARTE 1 Estude com a maior …

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[Música] Olá minha turma Como vai essa força aqui o professor Alonso expectativa total para essa aula que vai começar dando início ao nosso curso de referencial curricular nacional para educação infantil um documento importante muitíssimo cobrado nas provas professores nas provas de pedagogos enfim ã e já cabe ressaltar que se trata de um documento muito extenso muito grande Tá esse documento eu vou mostrar aqui são ele é composto por três volumes cada volume com centenas de páginas dá muito trabalho estudar renei que é a sigla né de referencial curricular nacional para educação infantil renei sozinho você vai perder muito tempo vai gastar muita energia Ah e a proposta a missão aqui do professor Alonso é entregar esse conteúdo mastigado mostrando a vocês o que o que que é de fato importante o que que a banca vai cobrar Quais são as pegadinhas que ela vai fazer que ela costuma fazer tranquilo naturalmente vamos fazer abordagem teórica do documento e vamos treinar muitas questões preparados vamos começar a nossa primeira aula do curso olho na telinha do professor vamos lá referencial curricular nacional para educação infantil já disse que são três volumes vamos dar início ao volume um parte um teremos outras partes desse volume um vamos lá o documento referencial curricular Nacional ele começa com a carta do ministro tá E essa carta já traz informações importantes por isso que eu já coloquei alguns trechos desta carta que começa dizendo o seguinte é com muito prazer que lhe entregamos o referencial curricular nacional para educação infantil que a partir de agora é um nome muito grande vamos chamar de renei tá rcnei referente às creches entidades equivalentes tá algumas instituições são chamadas de creche ou com outros nomes entidades equivalentes e as pré-escolas é interessante você já ter estudado a LDB certo a LDB a lei de diretriz e base da Educação Nacional é é a lei de base da educação o nome já diz lei de diretriz e bases tá tanto é que quando os alunos perguntam profe Alonso comprei a assinatura só que são muitas aulas são mais de 1000 vídeoaulas começa por onde normalmente eu indico ou começa Pela Educação na Constituição Federal ou começa pela LDB são as normas né mais importante digamos assim da educação ã e que vão são normas que vão orientar todas as outras inclusive nós vamos ver e vamos treinar questões que vão dizer exatamente que esse documento é Nei ele segue as orientações da LDB então LDB é a base e na LDB a gente aprende que a educação básica ela é dividida em três etapas educação infantil Ensino Fundamental e o ensino médio certo a educação infantil é a primeira etapa este documento fala exatamente da Educação Infantil desta etapa aqui a educação infantil se divide em creche e se divide em pré escola e aí já vem uma primeira informação importante tá que muita gente acaba se confundindo por não ter acesso aqui ao conteúdo da aula a LDB ela determina que ah a educação infantil ela vai até 5 anos de idade vamos lá educação infantil de 0 a 5 anos de idade isto na LDB Ensino Fundamental de 6 a 14 anos e ensino médio de 15 a 17 7 anos porém tá nem sempre a LDB dizia que educação infantil era até 5 anos quando a LDB foi promulgada em 1996 que é o ano dela da atual LDB já tivemos ldbs anteriores a gente estuda isso no curso de LDB a LDB atual de 96 tá ela colocava a educação infantil até 6 anos de idade o ensino fund começava com s anos de idade e até aos 14 era quando o ensino fundamental tinha oito séries 8 anos Provavelmente você que tá assistindo que tem um pouquinho mais de idade um pouquinho mais experiente igual o professor Alonso aqui fez Ensino Fundamental até a oitava série até o oitavo ano os alunos mais novos já fizeram o o ensino fundamental até a nona série até o nono ano hoje o ensino fundamental vai até o nono ano e Da onde veio esse ano a mais o ensino fundamental tinha oito e passou a ter nove Da onde veio esse ano a mais veio da Educação Infantil a educação infantil e até 6 anos de idade tiraram esse último ano de 6 anos que era pra educação infantil e jogou para o ensino fundamental por que que fizeram isso por que que fizeram essa mudança por quando a LDB foi promulgada em 1996 tá somente o ensino fundamental era obrigatório E como eu já disse a educação infantil era até 6 anos o ensino fundamental começava com sete somente o ensino fundamental er obrigatório então conclusão A grande maioria da da das Crianças naturalmente as mais carentes mais pobres só começavam a estudar com 7 anos porque é a parte obrigatória muito tarde qual foi a solução Qual foi a ideia que tiveram vamos fazer o seguinte vamos antecipar o ensino fundamental para 6 anos com isso diminuiu a educação infantil Ok Isso ocorre na Constituição Federal com a emenda em 2006 E aí depois a LDB também alterada Ah e LDB que também dizia que era seis passou a ter 5 anos hoje Se cair na sua prova a educação infantil é até quantos anos 5 anos se não falar nada hoje é até 5 anos com se anos é ensino fundamental e se citar Norma se citar LDB se citar diretrizes curriculares nacional de educação infantil que nós vamos falar mais dessa norma ainda até 5 anos também agora se falar em referencial curricular nacional para educação infantil que é o documento que nós estamos estudando agora esse documento ele já fala que é até 6 anos não fizeram atualização em relação à faixa etária e aí por causa disso muita gente se confunde em prova eu coloquei uma questão sobre rcne no grupo de estudos hoje tá e a alternativa correta Era exatamente a que dizia educação infantil à Não lembro exatamente a questão mas que falava até 6 anos era quantos quantas crianças cada professor pode tomar conta nós vamos estudar Isso nesse curso eh até quantas crianças cada professor pode assumir ã eu acho que na faixa etária de 4 a 6 anos era o gabarito correto alguma coisa assim 25 crianças Vamos aprender isso ainda e muita gente questionou Ué como é que essa aí é a resposta correta de 4 a 6 anos tem que ter até 25 crianças por adulto se a educação infantil nem vai até seis vai até C Justamente a questão citava o RC porque o rcne cita ainda até aos 6 anos você tem que saber isso lidar com isso se o documento se a prova se a sua prova citar o rcnei você vai conviver que até 6 anos tá lá OK qualquer outro documento né mais atual bncc diretrizes curriculares Plano Nacional de Educação até 5 anos ok esse documento ele é de 1998 dois aninhos só depois da LDB ser promulgado em 96 Ok beleza então ó para este documento eu vou mostrar o teozinho aqui a educação infantil vai de 0 a 6 anos vamos lá continuando Ah é com muito prazer que entregamos o referencial curricular nacional para educação infantil referente a crestes e pré-escolas que integra a série de documentos parâmetros curriculares nacionais referentes elaborados pelo MEC Ministério de educação e Desportos vou apagar essa canetinha vou destacar isso aqui também que ISS é uma informação importante que que o documento tá dizendo que o r cenei certo ã integra faz parte dos pcns dos parâmetros curriculares nacionais E por que que isso é importante porque é comum o edital colocar parâmetros curriculares nacionais para educação infantil para você ter que estudar né aquela parte do conteúdo programático a lista de conteúdos que você tem que estudar para sua prova aí aparece lá parâmetros curriculares nacionais para educação infantil você não vai achar esse documento com esse nome você vai achar referencial curricular nacional para educação infantil ou vai achar diretrizes curriculares nacionais para educação infantil que é outra Norma resolução 5/29 temos um curso na plataforma das diretriz da Educação Infantil Mas se a sua o seu edital falar em parâmetros curriculares nacionais de educação infantil na verdade ele está falando do referencial curricular nacional de educação infantil que faz parte dos parâmetros curriculares beleza compreendido Esse aspecto também vamos prosseguir e atendendo as determinações da LDB Olha ela aqui lei 939496 que estabelece pela primeira vez na história do nosso país que a educação infantil é a primeira etapa da Educação Básica nosso objetivo com esse material é auxiliá-lo na realização de seu trabalho educativo diário junto à crianças pequenas essa informação também é importante ela é histórica na próxima tela nós vamos reforçar isso ela é histórica é a parte histórica da educação infantil a LDB de 96 já tivemos outras em 61 teve LDB 71 também uma alteração na de 61 a atual é de 96 essa LDB foi a primeira a dizer que educação infantil faz parte da Educação Básica ela coloca a educação infantil como primeira etapa da Educação Básica antes disso vocês não estavam vendo né Agora sim antes disso educação infantil não fazia parte da Educação Básica a educação básica começava do Ensino Fundamental e do ensino médio Oka é uma informação importante vai cair em prova vou mostrar aqui nas questões a LDB foi a de 96 se a questão falar que LDB de 61 de 1961 tá errado a LDB de 96 foi a primeira a considerar a educação infantil como uma etapa da Educação Básica verdade isso está correto tá ã existem dois documentos de muita relevância para a educação infantil que é a Constituição Federal e a LDB de 96 a Constituição Federal de 88 ela reconhece a educação infantil como um direito da criança mas ela ainda não diz que faz parte da Educação Básica ela fala é direito da criança ter acesso à educação infantil então a constitução federal de 88 é um Marco muito importante porque reconhece o direito da educação para essas crianças que na época de zer a 6 anos em 88 e até 6 anos LDB ela vai mais além ela além de reconhecer o direito Ela diz que faz parte da educação básica então se é básico se faz parte do básico tem que ser ofertado para as crianças e aí vai fazer um pouco de sentido agora se você para analisar Por que Por exemplo essa última fase da Educação Infantil se chama pré-escola já parado para analisar Por que que ela se chama pré-escola pré significa ser antes antes de escola quer dizer que pré-escola não é escola não é escolinha antigamente era essa a ideia não era escola ainda escola antes da escola porque a escolarização começava no ensino fundamental já mostrei para vocês que era a parte obrigatória a partir dos 7 anos antes criança podia até nem frequentar nem creche nem pré-escola não fazia diferença não era obrigatório não era escolarização ainda entenderam por esse motivo o nome que foi dado na época era de pré-escola e com essa mudança de entendimento de que não 88 já disse isso a Constituição de 88 Olha é direito da educação pras crianças de 0 a 5 anos de idade esse nome deveria ter mudado aí já passa a ser escola e não pré-escola já é escolinha já é escola mas enfim até hoje ficou o nome de pré-escola certo eh antigamente esse período da educação infantil de zer a 6 anos ele era considerado um período hum não como um período educativo de educação mas um período de assistência assistencialista que que isso significa que as crianças iam para creche e pré-escola para que os pais pudessem trabalhar eram uma assistência dada à família não era para educar as crianças era um espaço para cuidar das crianças enquanto os pais iam trabalhar então é muito comum eu vou mostrar isso também nas questões ã se vier na sua prova que a educação infantil hoje tem que ter um caráter assistencialista isto está errado você não tem nem o que pensar errado isso foi no passado Agora não é mais assistencialista agora é um espaço educativo para cuidar e para educar duas funções que não podem se separar a gente vai ver isso ao longo do curso Ok assistencialista vocês vão correr isso aí vão marcar como errado Tranquilo prosseguindo então vejam aqui quantas informações Nós já estamos ã trabalhando aqui só com a carta do ministro a parte Inicial que você precisa entender esse contexto de educação infantil A Evolução a parte histórica certo considerando a fase transitória pela qual passam crianças e pré-escolas na busca por uma ação integrada que incorpore as atividades educativas ã que incorpore as atividades educativas os cuidados essenciais das crianças e suas brincadeiras vamos falar também a importância das brincadeiras ao longo do curso esse referencial pretende apontar metas de qualidade que contribuem para que as crianças tenham desenvolvimento integral de suas identidades desenvolvimento integral outra expressão muito cobrada em educação infantil Se você olhar LDB qual é a finalidade da Educação Infantil desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos lá já tá atualizada a faixa etária desenvolvimento integral da criança tá que que é o desenvolvimento integral é o desenvolvimento em todos os aspectos isso também cai em Edital já vi edital cobrando na lista de conteúdos desenvolvimento integral que o que é isso é a escola se preocupando em desenvolver todas as dimensões da criança a dimensão cognitiva a dimensão social a afetiva a dimensão psicológica a dimensão física no completo no ser como um todo Diferentemente das escolas mais antigas tradicionais que focavam só no intelecto no desenvolvimento cognitivo e deixava essa parte afetiva psicológica social de lado isso não era com a escola agora não o entendimento é que a escola tem esse papel de desenvolver a criança como um todo em todas essas dimensões ah capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos é muito comum Esse reconhecimento também nas questões o direito que a criança tem quando o entendimento era de que a educação infantil começava perdão quando a escolarização quando a escola de fato começava só com o ensino fundamental por tabela o entendimento era o seguinte Ah quem tem direito à educação são as crianças a partir de 7 anos de idade quando na verdade a educação faz parte dos Direitos Humanos a gente estuda isso na Constituição Federal o direito à educação direito à Vida direito à segurança faz parte dos Direitos Humanos de todos e não somente de pessoas com 7 anos a mais como se pessoas de zer a 6 anos não tivessem direito a educação tem direito à educação por isso essa mudança de concepção colocando a pré-escola como obrigatória a creche como oferta obrigatória por parte do Estado como forma gente estuda no artigo qu da LDB Ok então é um direito da criança ter acesso à educação e é preciso trabalhar isso reconhecendo os direitos da criança Visa também contribuir para que possa realizar nas instituições o objetivo socializador tá essa é uma questão chave na educação infantil A socialização tem muitos pais ã e no seu direito de pensar do jeito que acha melhor sobre a educação dos seus filhos que entendem que por mim eu não levava meu filho paraa creche nem para pré-escola eu educava eu alfabetizou melhor do que pra escola vai pra escola volta com doença né enfim a gente sabe os problemas que existem Mas aí tem um fato importantíssimo nessa questão de por exemplo educar seu filho em casa é a falta da socialização que ele vai ter junto aos demais então ó os parâmetros colocando aqui de forma Clara o objetivo socializador socializar a criança a criança ela se de alguma forma desvincula dessa instituição familiar e começa a ter acesso a outras instituições no caso a escola acessa a outras pessoas e aprende a conviver com os amiguinhos né com os coleguinhas de turma com os professores com os funcionários da escola ok em ambiente que propiciam acesso a ampliação pelas crianças dos conhecimentos e da realidade social e cultural Então esse documento representa um avanço na educação infantil ao buscar soluções educativas para a superação de um lado da tradição assistencialista da creche Esse é um primeiro ponto a ser superado esse documento ele busca superar o quê essa tradição assistencialista ou seja creche é para cuidar da criança enquanto os pais trabalham caráter assistencialista é para superar isso e superar também tá e de outro a marca da antecipação da escolaridade das pré-escolas também é para superar isso essa antecipação é muito comum na pré-escola antecipar o que ele vai aprender na escola no ensino fundamental Não é para antecipar conteúdo do ensino fundamental é para para Superar esta antecipação se vier na sua prova que na pré-escola devemos antecipar os conteúdos do ensino fundamental pro aluno já ir melhor preparado falso é para respeitar os momentos as fases os ciclos de vida se aquele conteúdo é para ele aprender lá no ensino fundamental eu não vou antecipar eu posso começar a preparar mas essa palavrinha faz toda a diferença antecipar eu tô pegando o conteúdo que é de lá e colocando aqui na pré-escola falso não é para fazer isso OK beleza tome cuidado antecipação não é para acontecer isso o referencial foi concebido de maneira a servir como um guia Esse é importante cai muito em prova o rcn ele é um guia certo de reflexão de cunho Educacional sobre o objetivos conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças Olha só de 0 a 6 anos como eu disse esta faixa etária permanece até hoje no sne mesmo sabendo que a educação infantil hoje é até 5 anos ok Paulo Renato de Sousa era o ministro da época Ministro da Educação e do desporto então finalizamos aqui a carta do ministro apresentação aí depois da carta vem a apresentação do documento que diz que o referencial curricular nacional para educação infantil possui possui três volumes e nós estamos começando a estudar o volume um certo o volume um ele fala da introdução não sei se tá muito pequeno para vocês enxergarem mas aqui tá escrito introdução o volume dois já vai falar da formação pessoal e social da criança e o volume TR vai falar de conhecimento de mundo tá ó primeiro um volume introdução que vai apresentar uma reflexão sobre creche pré-escolas que a gente vai ver na próxima aula situando os fundamentos da concepção de criança vamos também estudar a concepção de criança na próxima aula de Educação de instituição do profissional que foram utilizados para definir os objetivos gerais da Educação Infantil e orientar a organização dos documentos de eixo trabalho que são agrupados em dois volumes que são esse aqui ó o volume de formação pessoal e social e volume de conhecimento de mundo tá então existe um primeiro volume falando de introdução um segundo que vai falar da parte da formação como um ser humano formação da pessoa pessoal e social vamos falar aqui muito de autonomia que vamos estimular e desenvolver nas crianças e tudo mais e fora essa parte pessoal formação social e pessoal do indivíduo Tem a parte de conhecimento do mundo nós vamos ensinar o mundo pra criança Vamos ensinar ã matemática natureza sociedade Ok o outro volume é um volume relativo ao ambiente da o âmbito da experiência da formação pessoal e social que contém o eixo do trabalho que favorece prioritariamente os processos de construção da identidade e autonomia das crianças já vi questão de prova cobrando isso ã o desenvolvimento da identidade da Autonomia propicia a formação vai preencher a lacuna aí você tem que pensar identidade e autonomia está pro volume dois formação pessoal e social Ok não tem que pensar formação pessoal e social é o volume que vai trabalhar o desenvolvimento da identidade da Autonomia bem característico do indivíduo do conhecimento do mundo vai falar do mundo externo o outro volume e o terceiro Volume o volume relativo ao âmbito da experiência de conhecimento de mundo que contém seis documentos referentes aos eixos trabalho orientados para a construção de diferentes linguagens para as crianças e para as relações que estabele com os objetos conhecimento são eles esses seis documentos o movimento música artes visuais linguagem oral escrita natureza e sociedade e matemática OK são as seis colocado aqui as seis linguagens do terceiro Volume E aí um resumão tá Resumindo o volume 1 ele trata de objetivos Gerais conceitos princípios Vamos estudar os prin Nesta aula importantíssimo e organização como um todo da Educação Infantil Esse é o volume 1 fala de princípios objetivos o volume dois vai focar em identidade e autonomia desenvolve isso o que nós podemos fazer para desenvolver identidade e autonomia e o volume TR vai falar de conhecimento do mundo movimento música artes visuais linguagem oral escrita natureza e sociedade e matemática ok muito bem então feita esta apresentação dos três volumes vamos agora à parte da introdução histórico do documento que vai falar um pouquinho do que eu já comentei da LDB e da conção federal a expansão da educação infantil no Brasil e no mundo tem ocorrido de forma crescente nas últimas décadas acompanhando a intensificação da urbanização a participação da mulher no mercado de trabalho e as mudanças na organização estrutura das famílias por outro lado a sociedade está mais consciente da importância das experiências na primeira infância o que motiva demandas para uma educação institucional para criança de z0 a 6 anos uma informação importante agora o que é a primeira infância é esse período da Educação Infantil Como a educação infantil nesse documento rni vai até 6 anos ela chama de primeira infância de 0 a 6 anos OK mas você tem que tomar cuidado já vi questões falando sobre as diretrizes curriculares nacionais que chama a primeira infância de 0 a 5 anos porque já tá atualizado educação infantil até 5 ok então você vai ter variações questões colocando até seis ou questões até colocando cinco tem que observar Qual é a norma que tá sendo citada na questão mas o fato é que essa educação infantil é a primeira infância a primeira etapa é a primeira infância OK tá aqui na Norma tô mostrando na Norma esse aqui é um texto do documento a conjunção desses fatores ensejou movimento da sociedade civil que movimento da importância das experiências da primeira infância ensejou o movimento para que o atendimento das crianças de 0 a 6 anos fosse reconhecido na Constituição Federal de 88 a partir de então a educação infantil em crédo pré-escola passou ao ser ao menos do ponto de vista legal um dever do Estado e um direito da criança artigo 208 Inciso 4 portanto foi a partir da Constituição Federal de 88 que foi conhecido o direito a educação para as crianças de 0 a 6 anos na época Ok olha a importância da Constituição Federal de 88 é direito é dever do Estado oferecer a educação infantil e é um direito da criança ter acesso a essa educação mas repito ela reconhece como um direito mas ainda não fala que faz parte da Educação Básica quem vai fazer isso a LDB antes disso o eca que vem em 90 2 anos depois da Constituição Federal também destaca o direito da criança a esse atendimento o direito da criança a educação infantil então o eca concorda com a Constituição Federal Lógico né a lei o eca é uma lei tem que concordar com a Constituição Federal que está acima da Lei e também eh concorda que é direito da criança a educação infantil E aí vem a LDB reafirmando essas mudanças a LDB promulgada em 96 estabelece de forma incisiva o vínculo entre o atendimento às crianças de zer 6 anos e a educação de acordo com a LDB e considerando seu papel e sua responsabilidade na indução proposição e avaliação de políticas públicas relativas à Educação Nacional o Ministério da Educação e do desporto propõe por meio de um documento o referencial curricular nacional para educação infantil então tendo em vista a Constituição Federal que reconhece a educação infantil como direito da criança tendo em vista Ah o eca que também em entende o direito da criança à educação infantil e tendo em vista a LDB que inclusive coloca a educação infantil como parte da Educação Básica surgiu a necessidade de publicar esse documento rcne vamos treinar Vamos começar a fazer algumas questões aqui primeira questão da Fundatec em relação em relação ao breve histórico da Educação Infantil descrito na bncc analisa a sentença abaixo embora a questão esteja citando A bncc tá ela cita o que acabamos de ver nesse histórico também do rcn a expressão da educação pré-escolar utilizada no Brasil até a década de 80 expressava o entendimento de que a educação infantil era antes era uma etapa anterior independente e preparatória para escolarização Ou seja a escolarização vinha depois com a escola a PR escola não era escola então a pré-escola preparava para a escola que só teria seu começo no ensino fundamental Esta é a primeira parte a gente vai ter que analisar quais partes estão incorretas a primeira parte está correta é isso mesmo vamos pra segunda situava-se portanto fora da educação formal verdade não fazia parte da educação formal Não era nem reconhecida com a Constituição Federal de 88 o atendimento em creche pré-escola as crianças de 0 a 6 anos de idade torna-se dever do Estado Ok posteriormente com a promulgação da LDB 96 a educação infantil passa a ser parte integrante da Educação Básica verdade situando-se no mesmo patamar que o Fundamental e o médio Ok a segunda parte também está correta acabamos de estudar isso e a terceira embora reconhecida como direito de todas as crianças e dever dos estado a educação infantil passa a ser obrigatória para crianças de 2 a 5 anos Apenas não com a emenda de de 2009 não a educação passa a ser obrigatória tá em 2009 de 4 a 17 anos tá na educação infantil ela é obrigatória de 4 a 5 anos e não de dois isso está errado e determina a obrigatoriedade da educação básica de 2 aos 17 não a obrigatoriedade começa com 4 anos tá hoje a LDB se divide em educação infantil Ensino Fundamental ensino médio hoje vai de zer a 5 anos creche vai de 0 a 3 anos pré-escola de 4 a 5 anos somente a pré-escola é obrigatória obrigatória por parte do aluno a criança tem que estar na escola fazendo a pré-escola creche ela não é obri para o aluno a criança de 0 1 2 anos não é obrigada a ir pra creche a obrigatoriedade pro aluno a presença do mas pro estado é obrigatório o Estado tem que ofertar Obrigatoriamente creche PR escola isso está no artigo 4 da LDB o estado pro estado é obrigatória a oferta agora a presença a matrícula não é obrigatória na creche somente na pré-escola Ou seja a partir dos 4 anos revisão zinha de LDB aqui né E a questão tá falando que é de dois a terceira está errada a pergunta bem capciosa da Funda técnica ela não pediu as corretas ela pediu a as incorretas incorreta somente a terceira gabarito da número um letra B Ok olha aí eu tô vendo aqui como estou gravando ao vivo tem gente colocando outra resposta principalmente porque não viu que tá pedindo a incorreta Ok se fosse a correta seria um e dois aí seria a letra C mas como ela tá querendo a incorreta tu vai fazer o contrário a errada é a três gabarito letra B Ahã inclusive Tô vendo que tem gente comentando Professor caiu ã na minha prova justamente Qual é a a faixa etária da primeira infância tá E ela marcou de zero a c só que a banca deu como gabarito de zero a seis exatamente Provavelmente porque considerou aqui o referencial curricular Nacional de 0 a 6 anos ok prosseguindo próxima a compreensão da creche da pré-escola como espaço de direito de todas as crianças independentemente do seu grupo social teve um avanço considerável a partir de um novo ordenamento legal com base nessa premissa analis afirmativas as afirmações a seguir um a Constituição Federal de 8 reconhece a educação infantil como dever do Estado e a criança como sujeito de direitos verdade É isso mesmo 88 Opa 88 reconheceu o direito a criança sujeito de direitos dois a LDB instituiu a educação infantil como primeira etapa da Educação Básica verdade foi LDB de 96 que fez isso três o eca assegura o atendimento a criança de 0 a 3 anos em creches Opa o e não fala isso o o eca só reconhece o direito da criança à educação infantil quem vai falar que a creche vai ser oferecida de 0 a 3 anos é a LDB isso aqui está errado quatro o referencial curricular nacional para educação infantil de 98 norteia as orientações pedagógicas para instituições de educação infantil Ok orientações beleza CCO a política nacional de educação infantil determina que educação infantil deve pautar-se pela indissociabilidade entre assistencialismo e cuidado olha aqui o assistencialismo falso é indissociabilidade entre educar mais o cuidar Vamos aprender isso mais para frente indissociáveis essas duas funções Não é só para cuidar é para educar também aqui a questão botou cuidar e assistência que era o sentido de cuidar não colocou o educar assim tá errada gabarito 1 2 e 4 letra A de alons Sinho Olha o alons Sinho saindo aí já tô eu aqui lembrando do filhão agora já com saudad Mas vamos S embora vamos terminar essa aula prosseguindo características do referencial curricular nacional para educação infantil esse documento constitui-se um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da Cidadania das Crianças essa informação é importante é um documento que constitui-se em um conjunto de referências e orientações é uma referência é uma orientação eu já vou mostrar para vocês que rcne é um documento não vou escrever bem grandão não obrigatório não é obrigatório não é uma lei não é uma resolução não é uma diretriz é uma referência Olha o nome referencial curricular esse referencial curricular faz parte dos parâmetros curriculares quem já estudou a aula de parâmetros curriculares sabe que parâmetros curriculares nacionais não são obrigatórios ISO C naa prova isso cai muito hein tanto PCN parâmetros curricular Nais quanto rcn não obrigatórios ou seja não é uma Norma que norma é obrigatória existe Norma que você faz se você se quiser ó a norma é essa aqui mas não vou cumprir essa Norma não eu vou est descumprindo a regra então se a questão colocar que rcn é uma Norma errado mas se colocar que é uma referência é um conjunto de referências e orientações aí você vai marcar que tá correto Ok sua função Qual é a função do rcn contribuir para as políticas e programas de educação infantil socializando informações discussões e pesquisas e subsidiando o trabalho educativo de técnicos professores e demais profissionais de educação infantil e apoiando sistemas de ensino estaduais e municipais Então esse documento ele serve tanto para auxiliar na criação de políticas e programas a nível de governo como para subsidiar os professores os pedagogos enfim mais uma questão de acordo com a rni marque v para verdadeiro f para falso constitui-se um conjunto de Norma pedagógica que Visa contribuir para a implementação e implantação de práticas educativas de qualidade rcn é uma Norma não é uma Norma pode marcar que é falso Norma tá a não ser vocês não estão vendo né Agora sim vou ler novamente marque B para verdadeiro f para falso constitui-se um conjunto de normas póg que visam contribuir à implantação e implementação de práticas educativas isso está falso não é um conjunto de normas de regras que devem ser Obrigatoriamente observadas falso tá tomem cuidado eu já vi questão mal elaborada que colocou que rcnei é uma Norma não obrigatória já fica contraditório isso mas a banca considerou como correto o que colocou que não é obrigatório Ah tá falando que não é obrigatória tudo bem ela chamou de Norma Mas enfim Norma em regra ela é obrigatória Ok do jeito que tá aqui Norma errado não é Norma pedagógica que Visa contribuir a implantação e implementação vou voltar novamente é um conjunto de referências e orientações que visam a contribuir com a implantação e implementação das práticas educativos primeira falsa ã próximo tem a função de contribuir com as políticas e programas de educação infantil tem a função de contribuir Claro socializando informações discussões e pesquisas e também subsidiando o trabalho de técnicos professores e demais profissionais da Educação Infantil e apoiando sistema de ensino estaduais e municipais verdadeiro Acabei de mostrar aqui também ã tem a função qual é a função contribuir com políticas e programas e com o trabalho dos técnicos professores e outros olhando aqui eu tenho falso e verdadeiro falso e verdadeiro pode ser a letra a e pode ser a letra e as outras eu já elimino ou as duas últimas são falsas ou as duas últimas são verdadeiras vamos lá possui um conjunto de propostas diversas e heterogêneas quanto à sociedade brasileira refletindo o nível de articulação determinantes na construção de um projeto educativo para educação infantil verdade é um conjunto de propostas que você vai seguir ou não não é obrigatória diversas heterogêneas se estivesse dizendo homogênea aí você colocaria errada homogênea ou homog por se estivesse homognea proposta homognea quer dizer que todo mundo tem que seguir aquilo ali só pode ser é uma única proposta Essa é a ideia de ser homogênea heterogênea são várias ideias várias propostas e você vai seguir que tiver melhor e o documento realmente fala isso tá isso está correto e a última este documento foi elaborado pelo Ministério da Educação já vimos e está em consonância com o LDB não é verdade eu citei a Constituição Federal de 88 citei a LDB de 96 que reconhece a educação infantil como uma etapa em função de disso houve a necessidade de ser publicado o rcne E aí eu vou dizer que o rcne não está de acordo com a LDB em consonância está de acordo sim ah Professor Mas e a faixa etária não aí você ah quando foi elaborado o rcnei foi feito de acordo com a LDB a faixa etária de 0 a 6 anos essa é a ideia tá trazendo a importância o direito à educação que a LDB a conção federal determinou e o rcn vai nesse caminho tá está em consonância com a LDB ã muito embora depois tenha ocorrido a alteração na faixa etária e o sne ainda não se atualizou verdadeiro também banca considerou o gabarito letra e tá ã prosseguindo pronto Chegamos aqui na parte dos princípios asteriscos aqui ó vários porque é uma parte extremamente importante considerando as especificidades afetivas emocionais sociais e cognitivas das crianças de 0 a 6 anos a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da Cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios e são cinco você vai ter que saber os cinco princípios aqui do rcne tá cai muito em prova e aí eu vou passar com vocês os princípios vamos fazer questões Mas eu também vou fazer uma uma observação sobre um outro documento que também fala de princípios que é o decene as diretrizes curricular nacional de educação infantil mas segura aí primeiro vamos falar dos princípios desse documento rcne primeiro princípio é o respeito à dignidade e oos direito das Crianças respeito à dignidade da Criança e aos direitos da criança que nós vimos na Constituição Federal de 88 fala sobre o direito da criança considerada nas suas diferenças individuais sociais econômicas culturais éticas religiosas etc respeitando as diferenças Ok próximo direito das Crianças a brincar vamos falar aqui das brincadeiras e na ao longo desse curso vamos destacar a importância das brincadeiras direito das Crianças a brincar como forma particular de expressão então brincando ela vai se expressar ela vai desenvolver o pensamento ela vai interagir ela vai se comunicar ok Ok então primeiro respeito à dignidade éos direito da criança e segundo direito de brincar terceiro direito é o acesso das Crianças aos bens socioculturais disponíveis ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão comunicação interação social pensamento ética e estética então o terceiro princípio é o direito das Crianças terem acesso aos bens socioculturais disponíveis quarto direito é o direito da criança se socializar socialização das crianças por meio da participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais sem discriminação de espécie alguma e o quinto princípio o entendiment o atendimento aos cuidados essenciais Associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade então nós já Vimos que a educação infantil vai trabalhar o educar mas o cuidar de forma indissociável vamos reforçar isso ao longo do curso ã depois de 88 passamos a entender que também é um direito à educação porque antes era só cuidar mas não é porque passamos ter o entendimento que vamos educar que vamos deixar o cuidar de lado cuidado de lado pelo contrário ó item cinco Cuidado os cuidados essenciais Associados à sobrevivência da criança Ela tem que aprenderé ah o que que é perigoso o que que não é o que que ela pode fazer o que que ela não pode faz parte né e ensinando a criança ah os cuidados essenciais Associados à sobrevivência e claro para desenvolver a sua identidade Ok vamos recapitular os cinco princípios importante respeito a dignidade aos direitos dela o direito de brincar o direito de acessar os bens socioculturais disponíveis o direito de socializar e o direito o atendimento aos cuidados essenciais à sobrevivência e ao desenvolvimento da identidade beleza a estes princípios cabe acrescentar que a criança tem direito antes de tudo de viver experiências prazerosas nas instituições é o rodapé dos princípios estão no documento Então já vi C em prova também a criança tem direito a ter experiências prazerosas nas instituições de educação infantil Ok bom conforme eu disse a vocês vou fazer aqui um paralelo com outro documento tá neste aqui rcnei você acabou de ver os cinco princípios existe um outro documento chamado diretrizes curriculares nacionais da Educação Infantil resolução 5 2009 também temos um curso na plataforma que também fala de princípios da Educação Infantil e nesse documento ã ele fala em três princípios éticos estéticos e políticos éticos estéticos e políticos que são os três princípios e lá a gente estuda não vou entrar no mérito de O que é cada princípio aqui se você tiver curiosidade se você não estudou ainda assista a aula de direito de diretriz da Educação Infantil Mas o que eu quero destacar é que você tem que observar na prova se a questão está pedindo os princípios do rcnei ou do dcnei se for do referencial são esses cinco se for das diretrizes são três e bem simples que é só a palavrinha mesmo éticos estéticos e políticos acabou já os princípios aqui do docn São textos né respeito à dignidade ao direito da criança considerando as diferenças respeito ao direito da criança de brincar de forma particular para se expressar pensar interagir o o princípio do acesso às crianças aos bens socioculturais o princípio da socialização e o princípio dos cuidados essenciais e desenvolvimento da identidade Ok tomem cuidado tá na prova na grande maioria da prova da da das provas que eu vi e elas pediram os princípios das diretrizes os três éticos estéticos e políticos mas naturalmente muitas questões mais da diretrizes mas muitas questões também cobraram os princípios do rcne e é o que nós vamos fazer agora vamos treinar olha essa questão aqui número quatro os princípios a seguir diz Em respeito a um documento o respeito à dignidade e aos direitos da criança considerad na suas diferenças individuais sociais econômicas e culturais éticas religiosas etc acabamos de ver Esse princípio é da onde é o primeiro princípio que nós estudamos do RC Nei respeito à dignidade e aos direito da criança seguindo o acesso das Crianças aos bens socioculturais disponíveis ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão comunicação interação social pensamento ética e estética tá aqui é o terceiro princípio aos bens socioculturais disponíveis primeiro princípio e terceiro princípio atendimento aos cuidados essenciais Associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade É o quinto princípio disponível em http Portal MEC Seb arquivos PDF recn Volume 1 assinale a alternativa que corresponde o o documento que contém os princípios e olha só o que que ela faz ela coloca as diretrizes nacionais da Educação Especial ela coloca os parâmetros curriculares nacionais ela coloca resolução 2 de21 e coloca a resposta referencial curricular para educação infantil agora vejam que a própria questão deu a dica né porque se esse texto aqui está disponível nesse link e no link eu tô vendo a sigla do documento não ela fez propósito isso para ver se você tava atento ela não precisava ter colocado esse link dá para ver aqui o documento gabarito letra C vamos para uma questão mais difícil que essa tava muito fácil c o referenciais curriculares nacionais para educação infantil tem por princípio a desenvolvimento das crianças a partir da realização de estímulos aos aspectos cognitivos é isso isso é princípio estímulo e os demais aspectos nós vimos que é para trabalhar uma educação integral desenvolvimento integral não só cognitivo aspecto físico social psicológico não seria um princípio focar no cognitivo B respeita a dignidade aos direitos da criança consideradas suas diferenças individuais sociais econômicas culturais étnicas e religiosas ok nós vios é o primeiro princípio C olvimento afetivo das crianças a partir das atividades de brincar por mais que a gente vai desenvolver isso não é princípio tá é o direito de brincar e não desenvolvimento afetivo na atividade de brincar por eu tô restringindo demais no brincar eu vou desenvolver muitas outras coisas não só o o aspecto afetivo a parte do pensamento das interações socialização enfim D fortalecer os aspectos cognitivos como ênfase no trabalho não é para daras fazend no aspecto cognitivo você não vai encontrar nenhum documento que diga isso é para trabalhar todos os aspectos todas as dimensões CCO letra B seis a partir do referencial curricular nacional de educação infantil é necessário considerar as especificidades afetivas emocionais sociais e cognitivas das crianças de 0 a 6 anos todos os aspectos e a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da Cidadania devendo estarem basado nos seguintes princípios exceto agora minha gente A questão está pedindo a errada letra a a respeito o respeito à dignidade e aos direitos da criança sim consideradas nas suas diferenças individuais sociais econômicas culturais étnicas e religiosas é o princípio mais cobrado esse né já perceber letra A tá ok b o acesso das Crianças aos bens sócioculturais disponíveis que é o terceiro princípio ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão comunicação interação social pensamento ética estética Ok C atendimento aos cuidados oferecidos pela família que deve ensinar a garantida de sua sobrevivência o desenvolvimento de sua identidade a letra C está dizendo que é a família que deve ensinar e garantir a a sobrevivência e o desenvolvimento da identidade mas a gente tá estudando um documento que trabalha ecni o currículo da escola não é um referencial curricular não é um documento da escola da creche da pré-escola E aí eu vou dizer que é princípio ó família você que faça isso claro que a letra C está errada letra D socialização das crianças por meio de sua participação inserção nas mais diversificadas práticas sociais s discriminação de espécie alguma é o princípio quatro socialização gabarito a errada é a letra c seis letra C sete o referencial curricular nacional para educação infantil constitui-se um conjunto de referências vejam que não é um conjunto de normas como nós já treinamos é um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir para a implantação e implementação das práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da Cidadania nas crianças brasileiras nessa perspectiva é incorreto apontar como princípio do rcne mais uma questão pedindo errada e cobrando princípios vê se vocês encontram Vou tomar uma água aqui vamos lá letra A respeito a dignidade aos direitos da criança esse aqui já tá batido certo consideradas suas diferenças individuais sociais econômicas culturais éticas e religiosas essa está correta a questão tá querendo a incorreta B direito das crianças de brincar segundo princípio como forma particular de expressão pensamento interação e comunicação infantil Ok três acesso das Crianças aos bens socioculturais disponíveis ok ampliando o desenvolvimento das capacidades relativa a expressão comunicação interação social pensamento ética estética Ok próxima D transmissão de conteúdo que possibilitem as criança a sua adequação a comportamento já estabelecido não é princípio adequação de comportamento criança você tem que se comportar dessa forma transmissão de conteúdo é uma expressão muito utilizada na pedagogia tradicional na tendência tradicional quando a gente estuda tendências pedagógicas é um outro curso recomendo você estudar o curso de tendências pedagógicas existe a tendência tradicional que foca em transmissão de conteúdo o foco é o conteúdo e não é o aluno isso com as próximas tendências por exemplo a progressivista a Renovada progressivista o foco já passa a ser o aluno e não o conteúdo que tá sendo transmitido então Normalmente quando se fala em transmissão de conteúdo isso está errado ou está associado à pedagogia tradicional se for uma questão perguntando é a característica da pedagogia tradicional transmissão de conteúdo aí você vai botar como certo agora se a questão colocar que hoje a gente tem que focar em transmissão de conteúdo é errado Não é para focar no conteúdo é para focar no aluno a letra D é o gabarito errada e letra e atendimento aos cuidados essenciais Associados à sobrevivência e ao desenvolvimento da identidade o último princípio Ok s letra D Beleza então fizemos aqui algumas questões de princípios vamos pra reta final aqui da aula da parte teórica Ah já na última parte teórica para finalizarmos com as últimas questões considerando e respeitando a pluralidade e diversidade da sociedade brasileira e das diversas propostas curriculares da Educação Infantil existente este referencial é uma proposta aberta não é fechada pode ser alterada flexível não é rígida e não obrigatória isto cai demais em prova aberta flexível e não obrigatória para quem tinha alguma dúvida agora não tem mais professor rcne é obrigatório não é quem falar que é obrigatório tá falando besteira para você como eu já vi aluno falando não é obrigatório Ok parâmetros curriculares nacionais também não são obrigatórios diretrizes são obrigatórios base nacional com curricular bncc é obrigatória LDB nem se fala é uma lei lei é obrigatória Ok é um documento é uma proposta aberta flexível e não obrigatório Já vi várias questões cobrando essas três características aqui que poderá subsidiar os sistemas educacionais que assim o desejarem os sistemas que quiserem pode utilizar o RC na elaboração ou implementação de programas e currículos condizentes com as suas realidades e singularidades seu caráter não obrigatório Visa favorecer o diálogo com propostas e currículos que se constroem no cotidiano das instituições sejam em creches pré-escolas e nos diversos grupos de Formação existentes nos diferentes sistemas no curso de LDB a gente estuda tá que o currículo tá ele tem uma parte comum que ele vai ser seguida pela bncc que é o documento que foi publicado muito depois do rcn em 2017 e tem uma parte diversificada que varia de acordo com as características da escola da região dos alunos caracteristas econômicas culturais Enfim então existe uma parte diversa no currículo né que varia eu não posso taxar o currículo tem que ser desta forma certo ã e não é o objetivo desse documento fazer isso porque nem obrigatório ele é é um documento não obrigatório isso justamente a intenção desse documento é permitir a autonomia das escolas de elaborarem seus currículos Ok das creches e das pré-escolas se por um lado o referencial pode funcionar como uma orientação um elemento orientador das ações na busca da melhoria da qualidade da educação infantil por outro lado este mesmo documento não tem a pretensão de resolver os complexos problemas essa etapa da Educação Infantil por que que eu destaquei isso porque já vi em prova a questão dizia que o referencial curricular nacional para educação infantil foi elaborado para acabar para resolver com os problemas da Educação Infantil quem dera Basta fazer um documento e os problemas se acabam não é assim né a gente sabe que não é assim e tá escrito no documento e é isso que você vai levar pra prova não esse documento não nunca teve a pretensão de resolver os problemas da Educação Infantil mas sim teve como objetivo funcionar como um guia um orientador um documento orientador onde de acordo com o contexto com a realidade os alunos os alunos a equipe técnica pedagógica professores junto com representante dos pais ou mesmo dos alunos vão discutir as propostas do referencial C nacional e vão decidir se vão implantar ou não a busca da qualidade do atendimento envolve questões amplas ligadas às políticas públicas as decisões de ordem orçamentária a implantação de políticas de Recursos Humanos ao estabelecimento de padrões de atendimento que garantam um espaço físico adequado materiais em quantidade e qualidade suficiente adoção de propostas educacionais compatíveis com a afas etária nas diferentes modalidad de atendimento para as quais este referencial pretende dar sua contribuição Então olha quantos fatores orçamento espaço físico materiais quantos fatores né influenciam numa Educação de qualidade não basta um documento o rcn para resolver todos os problemas o documento é claro não há pretensão de resolver todos os problemas até porque depende de muito mais das propostas das ideias que estão aqui no documento vamos treinar finalizando já a aula questão número o o RC pretende contribuir para o planejamento desenvolvimento e avaliação das práticas educativas considerando a pluralidade a diversidade ética religiosa gênero social e cultural das Crianças nesse sentido o rcne é uma proposta letra A aberta flexível e obrigatória é obrigatória Não não é obrigatória B aberta flexível e não obrigatória Ok é o nosso gabarito C obrigatória não é controle também não avaliativa controle caráter obrigatório não gabarito da número 8 letra B aberta flexível e não obrigatória o referencial curricular nacional para educação infantil é uma proposta flexível que pode subsidiar os sistemas educacionais na elaboração ou implementação de quê letra A já Vimos que é realmente é flexível um modelo didático que atenda as demandas dos responsáveis já tá estranho aqui é para atender as demandas dos responsáveis e a demanda das Crianças as necessidades das crianças é para atender as demandas dos Pais é um modelo referencial na currícula nacional é um modelo a ser seguido não letra errada B um projeto educativo que corresponda aos interesses pedagógicos dos gestores e dos professores é isso rni é para agradar é para atender os interesse dos professores e os alunos e as Crianças falso C ah estratégias para resolver os complexos problemas dessa etapa nós acabamos de ver que rcne não tem a pretensão de resolver os complexos problemas dessa etapa e aqui tá dizendo que é para resolver falso letra D elaboração e implementação de programas e currículos condizentes com a sua realidade de acordo com a realidade de cada escola de acordo com a singularidade de cada escola de cada creche pré-escola pois seu caráter não obrigatório que acabamos de estudar Visa favorecer o é um diálogo com propostas e currículos que se constroem no cotidiano da escola perfeito gabarito da nove letra D Vamos à última 10 as afirmativas abaixo estão relacionadas ao rcne está incorreto que se afirma tem uma errada qual alternativa está errada letra a um conjunto de reflexões de cunho Educacional sobre objetivos conteúdos e orientações didáticas são reflexões sim para os educadores que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural tá legal gostei permite reflexões ainda mantém a faixa etária antiga como eu disse a vocês quem não estudou o curso quem não estudou rcnei marcaria a letra errada porque ele olhar ih de erer a 6 anos não educação infantil é diz era cinco tá errado mas rcnei fala até seis b o rcnei para educação infantil é composto de três volumes eu fiz a apresentação são três volumes que pretendem contribuir para o planejamento desenvolvimento e avaliação das práticas educativas além da construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças dos seus familiares nas diferentes regiões do país Ok C instituído o rcne a partir da LDB de 96 já até fizemos uma questão sobre isso a LDB de fato ela é um ponto de partida pro rni que é de 98 a LB de 96 o rni de 98 o rcnei foi desenvolvido para aproximar a prática escolar as orientações expressas nas diretrizes curriculares nacionais Ok beleza diretriz um documento obrigatório vamos ver a última d de acordo com o MEC o rcn elaborado em 99 ele é de 98 Mas vamos lá é um manual a ser seguido devendo ser comprometido como uma ferramenta de estímulo A reflexão eu não posso dizer que rcne é um manual a ser seguido eu tô dizendo que ele é obrigatório se quiser o sistema de ensino as instituições professores utilizam ele não é obrigatório já vimos aqui não obrigatório eu vou dizer que é um manual que tem que ser seguido letra D não tem o que pensar é o nosso gabarito número 10 letra D beleza fechamos a nossa aula primeira aula do nosso curso de rcne podem dar uma olhadinha nos gabaritos eu gosto sempre de destacar os aluninhos tivemos apenas um mas pelo menos menos tivemos né e eu não gosto quando não tem nenhum qu tem um alcinho já tá valendo é legal porque os alunos os próprios alunos mandam Professor fiz a prova ontem domingo tiveram vários aluninhos os alunos também lembram Ok anotaram podem dar um pause aí para anotar na próxima telinha de redes sociais do professor www.pedagoflix.com.br a nossa plataforma é aqui que você acessa todos os cursos do professor mais de 1000 vídeoaulas a dica é a primeira aula de qualquer curso ela é gratuita se você ainda não conhece a plataforma clica na aula número um basta apertar o botão Play a primeira aula aula número um de qualquer curso é gratuita só apertar o Play não precisa de cadastro não se você quiser assistir a aula dois em diante você 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E aí você fica sabendo não perde a ma das aulas não ficam disponíveis no YouTube somente na plataforma pedagoflix só dá para assistir ao vivo então a notificação é importante grupo de estudos tá aqui o link fica no telegram nosso grupo é totalmente gratuito você não paga nada certo temos dezenas de milhares de alunos aqui no grupo fazendo simulados todos os domingos questões diariamente é tudo gratuito você vai ficar de fora seu concorrente tá aqui pense bem hein T lhe convidando não contato @pedro e-mail tiktok da pedagoflix postando muitas questões correções em vídeos enfim siga também o professor Valeu dito isto rumo aprovação a nossa mensagem padrão de todo final de aula para que a gente Mantenha sempre o foco Qual é aprovação tá estamos por um motivo só você daí e eu daqui um motivo só a sua aprovação eu tô aqui para você ser aprovado e você vai ser aprovado você vai mandar sua mensagem profe Alonso vai mandar mensagem no Instagram profe Alonso Vai avisar na nas aulas ao vivo que eu estiver gravando Professor Alonso Fui aprovado Passei no concurso passei em primeiro lugar gabaritei pedagogia acertei todas as questões de rcn esse é o nosso objetivo Valeu então é isso finalizamos a nossa primeira aula espero que vocês tenham gostado uma aula ah de introdução aqui com muita informação relevante para você ter um bom entendimento do que foi e do que é a nossa educação infantil Ok vou ficando por aqui um abraço para vocês fiquem com Deus e até a próxima aula tchau tchau Fala minha turma aula finalizada curtiram gostaram colo aí no chat agora eu quero ver se vocês curtiram a aula muito obrigado Otávio aqui falando aula excelente Joel maula maravilhosa TAM Obrigado Prof aprendi muitas coisas hoje que não sabia do RC Alô J Que bom você curtiu e aprendeu estou ao vivo no Instagram no YouTube A aula foi transmitida Instagram também no YouTube pessoal tá rolando cupom de desconto tá para essa Live o cupom tá aqui fixado na mensagem rcne 30 de TR maiúsculas Valeu Regiane com esse cupom você ganha mais 30% de desconto o plano anual já está com 40% com mais o cupom mais 30 você vai ganhar 70% de desconto no plano anual e vai pagar apenas R 27,60 centavos por mês durante o ano para você acessar tudo que tem da plataforma durante o ano quantas vezes você quiser Ok então corre aproveita esse cupom é só pra Live tá você não consegue usar esse cupom depois ã ele não vai funcionar mais ok já teve gente aproveitando já teve gente comentando aqui a Zilda aqui feliz da vida botou uma mensagem aqui comprei bem grandão Parabéns pela compra le espero tenho certeza que você vai curtir bastante vai estudar muito na plataforma agora é hora de maratonar ó Silvana aqui também falando show profe acabei de comprar o plano anual Aproveitou a promoção Parabéns seja bem-vinda vamos simbora [Música] ã ó Sueli perguntando aqui ó Professor caiu na prova de domingo sobre rcne perguntaram se era uma lei não é uma lei lei é obrigatória né não existe lei que você não precisa seguir a lei tá na lei é obrigatória não é uma lei lei Tem Que Ser aprovada no Poder Legislativo ou no Congresso Nacional se for uma lei nacional ou ã ah na Assembleia Legislativa se for do estado na Câmara Municipal se for da prefeitura Obrigado Lidiane profe maravilhoso obrigado tamo junto ã boa semana a todos Valeu Otávio e é isso aula finalizada avisarei a próxima aula no grupo de estudos é importante vocês participarem do grupo é gratuito tá hoje a gente tá com quase aliás passamos já de Chegamos em mais de 30.000 alunos no grupo fazendo simulados todos os domingos fazendo questões diariamente vai ficar de fora seu concorrente tá lá não vacile entra logo pro grupo fica no telegram quem tá no Instagram o link tá na bio quem tá no YouTube o link está na descrição desse vídeo Valeu Viviane tá pedindo inclui o código de ética dos assistentes sociais Viviane Esse é um pedido difícil tá não vou nem dizer que futuramente eu vou colocar por quê Porque é da área da Assistência Social não é da área da Educação certo e aí eu tenho tanta coisa ainda para gravar por exemplo esse curso tenho muitas aulas para gravar de sne professor vai dar continuidade ao curso de PCN que eu vou gravar mais aulas Vou Gravar Mais aulas de alfabetização e letramento Ah vou gravar mais aulas sobre temas contemporâneos sobre altura n tem muitos autores já gravados Mas é uma infinidade de autores então preciso gravar mais aulas todas na área da Educação Então até eu chegar numa área de assistência social Vai demorar um pouquinho não vou nem prometer para você quem sabe mais PR frente tá bom mas valeu pedido Valeu Marisa parabén pela aula com muitos conteúdos e aprendizado tamo junto aula top Obrigado liian Amorim e a turma do Instagram também bom é isso profe vai ficando aqui tá um grande abraço para vocês amanhã eu avisarei no grupo se de fato teremos aula amanhã vou confirmar amanhã no grupo se a aula vai poder ser realizada amanhã tá E aviso o horário manda o link de acesso tudo bonitinho para vocês no nosso grupo de estudos tá Um abraço e até a próxima tchau tchau [Aplausos] oh l

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