Educação integral: desafios para a escola e para a cidade – Jaqueline Moll

By | 02/05/2025



A palestra abordará a educação Integral em uma perspectiva histórica, retomando o caminho iniciado pelos pioneiros da …

Educação integral: desafios para a escola e para a cidade – Jaqueline Moll/a>

[Música] Olá como vão vocês estou aqui de volta Esse já é o quarto vídeo com poemas com versos que eu trago aqui para essa semana de educação agradeço muito pelo convite Esse é o último poema que eu vou compartilhar aqui mas espero que não seja o último encontro com vocês que venham mais chances da gente estar perto dessa vez eu vou compartilhar alguns versos desse livro pulo na carpa esse livro conta uma história que eu vivi um dia andando numa rua tava andando no meio de São Paulo uma rua com muitos prédios e passando em frente a um prédio que na entrada tinha uma espécie de tanque de carpas um aquário aberto eu passava lá com uma certa frequência sempre vi aquele lugar achava estranho aquelas cartas né decorando a entrada do prédio trabalhando para decorar entrada do prédio e um dia falando com um amigo pelo telefone passei por lá e uma carpa pulou bem na minha frente bem na frente do meu pé nunca tinha imaginado que ele podia acontecer guardei o celular Peguei a carpa foi o primeiro impulso que eu tive peguei a capa com as duas mãos assim A capa se debatia devolvi a carpa para aquelas Águas e vou ler o poema que nasceu E que conta a situação que aconteceu a seguir o segurança do prédio se aproximou assim que as minhas mãos entregaram a carpa de volta ao tanque da fonte de terno e óculos o homem veio bem próximo para dizer essa carpa tá impossível Hoje não é a primeira vez que ela pula segurança não perguntei nada ó segurança e me arrependo de não ter ao menos dito assim você tem certeza que é sempre a mesma carta a repetir a fuga nunca vou saber se aquelas cartas que eram muitas mesmo no espaço tão contido nunca vou saber se aquelas carpas se revezavam nos pulos ou se apenas uma delas era a inconformada com as paredes e se apenas uma se era apenas uma a inconformada com as paredes Como nasceu no seu coração tanto Abalo e teimosia tem muitas maneiras de ler essa história da carta uma delas é o convite para perceber a carpa como essa força em direção a liberdade essa força que quer abrir espaço a poesia é uma força que quer abrir espaço na escola a cidade onde quer que seja no corpo eu convido a gente para que a gente se aproxima da poesia como essa chance de abrir espaço de liberdade de viver essa possibilidade de respirar outros Ares agradeço muito vocês pelo espaço aqui e a gente se encontra em outros caminhos [Música] a tecnologia digital cada vez mais vem modificando a forma como consumimos produzimos nos relacionamos e até mesmo como exercemos a nossa cidadania Desta forma a bncc propõe que os nossos estudantes compreendam utilizem e crie informação e comunicação com o uso dessa ferramenta de forma crítica significativa reflexiva e ética nas diversas práticas sociais eu incorporei gradativamente meu planejamento o uso das fibrateca da terra imperativa dos chromebooks e até de alguns aplicativos disponíveis no tablets eu tenho percebido que realmente eles gostam se interessam e Isso se traduz no resultado no ensino na aprendizagem um dos objetivos da escola é contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade e esses momentos estimulam bastante a atenção a concentração e a cooperação entre eles neste sentido a Secretaria de Educação de Santos vem investindo nesses recursos educativos que irão contribuir para este perfil de indivíduo bem como na formação continuada de gestores e professores oportunizando vivências práticas e reflexivas articulando intencionalidade a prática pedagógica para que todos juntos se beneficiam cada vez mais de uma educação mais plural [Música] uma excelente tarde para nós nessa trigésima quarta semana de educação Paulo Freire peço a licença entrar nos territórios educativos escolas núcleos residências e todos os locais que atuam na educação integral sou Rogério Manzano professor no município de Santos obviamente apaixonado por educação e mais ainda por educação integral nesta equipe também temos a equipe da cenotec Fantástica aí na apresentação lembretes né nessa nessa tarde de sexta-feira não é necessário se identificar no link e ao final da palestra será disponibilizado o link para presentes eu lembro também na programação de hoje à noite né E amanhã para sessões do Cine Roxy com os ingressos disponibilizados as 10 horas e as sessões às 11 horas tenho a honra de convidar a professora Jaqueline que chega a nossa casa de educação integral né integrando educação Santista conectando com o Brasil com o mundo em conversa sobre a palestra educação integral desafios para escola e para a cidade Que honra eu tenho aqui um mega currículo da professora Jaqueline no álcool gostaria de convidá-la né professora Jaqueline Mall Doutora educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul pós doutorado na mesma área pela pouca Edja do Rio de Janeiro atua como professora colaboradora em graduações pós-graduação em educação nas universidades federais do Rio Grande do Sul do alto Uruguai das Missões autora de diversos livros fantásticos sobre educação né na narrativa da sua história da educação integral dos Pioneiros e a sua Nobre trajetória de contribuição né pelo Ministério da Educação diante dessa Nobre política pública que é educação integral professora Jaqueline seja bem-vindo a casa da educação integral do município de Santos né Que honra e nós temos aqui uma sala repleta de pessoas como no período da manhã cheias de expectativas nos olhares e caminhares aí de educação integral casa sua professora seja muito bem-vinda Obrigada Rogério Obrigada Valéria toda a equipe que tá aí conosco Márcia Fábio eu dizia de manhã vou repetir que Santos para mim é sempre uma lembrança e uma referência muito afetiva muito amorosa né a professora Maria José com quem Trabalhei junto e ainda estamos juntas na construção desse movimento de educação integral já começo dizendo isso na educação integral não é uma metodologia embora implica em metodologias diferenciadas não é uma modalidade de educação é uma qualidade central da educação implica um grande movimento não serão só os governos que farão educação normalidade democrática restabelecida no Brasil e com a enfim já temos uma lei né 14.640 sancionada 31 de agosto agora do Planalto então uma lei sobre a qual inclusive o presidente pública tem falado constantemente Porque eles sabem a importância de ter educação né Exatamente porque ele não teve acesso e teve que viver por outros meios com uma exceção da exceção Ele sabe a importância que é para os jovens sobre tudo para os jovens das quais populares que são esmagadora maioria da população brasileira a importância que a educação integral e Santos me faz pensar nisso né os jardins na beira do mar para mim isso é um lugar privilegiado de educação integral né assim como a escola total que eu conhecia e como a referência né conversava discutia sobre o nome porque o total poderia dar uma outra ideia mas a equipe que tava tinha tanta clareza de que era da educação integral que era de humanização que estava falando que o diálogo sempre foi muito lindo Professora Márcia calçada também então Santos é para mim uma uma cidade que sempre me dá muita alegria saber que eu tô conversando com vocês e hora dessas deveria estar aí de forma presencial e eu quero exatamente começar por aí o Rogério foi me apresentando e não disse que eu sou pedagoga de profissão né e eu quero reivindicar muito que nós nos tenhamos essa esse foco para o saberes pedagógicos né esse é o nosso metier como diríamos franceses o nosso fazer é enfim são os processos educativos né são as didáticas são as metodologias mas elas não existem se elas não forem historicizadas se elas não forem compreendidas na própria dimensão epistemológica que Todas têm com uma ou outra compreensão Então quer dizer que valoriza demais o momento como esse que vocês estão vivendo nessa semana eu sei que já são três dias intensos Já pensei no Cine Roxy que vocês vão estar amanhã né meu pós-doc morei pertinho meu bazar aqui na cidade do Rio morei pertinho do Cine Roxy não sei se é da mesma família mas eram super tradicional e eu também estou convencido que o cinema Faz parte desse circuito formativo e eu dizia antes de começarmos aí para a equipe da secretaria que depois de tantas escutas que vocês fizeram depois de tantos de tantos falares que vocês tiveram aqui inclusive esse do André Gravatá que é lindo nessa carpa que a gente seja um pouco que a gente seja sempre não um pouco essa carpa que se debate em busca da liberdade querendo outras coisas né que vocês tenham tempo de reflexão e um tempo de sistematização disso que ouviram né ele pensar o que que disso tudo faz sentido para o trabalho que vocês estão fazendo eu como eu referi já quer dizer tô muito feliz de estar de novo não parei de falar nesses anos difíceis que o país teve e tô muito feliz de falar de novo sabendo que a gente tem um respaldo Federal importante né são outros caminhos escolhidos a gente respeita é um momento único diferenciado mas tem um pilar sério né um pilar posto aí e que seguramente pela lei sancionada e que seguramente deverá reverberar com força no próximo Plano Nacional de Educação já que o anterior né esse que ficou em 2014 foi sepultado por todas as estripulias feitas produzidas né na vida política brasileira então eu é com muita esperança porque eu sei que as práticas pedagógicas que já estão buscando movimento e diferença que a gente ouviu várias delas aqui nesse breve vídeo né sobre os recursos tecnológicos que sempre são recursos porque a tarefa da educação é humanização nós as máquinas São meios né mas enfim eu quero dizer que nós vamos sendo cada vez mais o encontro dessas práticas que vocês estão vivendo no cotidiano já com essa vontade política que é do município que há de ser do e que é do governo federal né e eu acho que isso nos ajuda muito claro que para esse movimento educação integral tem que trazer muito mais gente tem que trazer os pais tem que trazer a cidade e eu trago a minha provocação é desafios para escola e para a cidade porque diferente do que alguns pensam e vendem por aí a gente resolve as questões da aprendizagem só dentro da salarial a sala de aula é muito importante importante que a gente avance das pedagogias arcaicas as metodologias arcaicas para pedagogias dialógicas né Nós somos do país do Paulo Freire que endoi por Santos seguramente né Nós somos o país enfim que inventa práticas de participação social como foi aqui em Porto Alegre o orçamento participativo então nós precisamos Se nós queremos cidadãos como taposo lá na constituição que um dos grandes papéis da educação é a cidadania nós precisamos ter práticas e fazeres participativos ideológicos nas escolas que nós trabalhamos né e é com isso é sobre isso que a gente tá falando né e mas não nós não vamos dar conta sozinhos em salarial lá no âmbito da escola porque a situação se nós tivéssemos na Suécia na Finlândia ok Porque as crianças todas voltam para casas que são bem equipadas todas as famílias comem as famílias não passam frio lá morreriam né porque ela é muito frio né Tem enfim essa essa comodidade térmica tem bom transporte público os pais trabalham os pais estão em formação imagina a Finlândia um país em que todo mundo quer ser professor porque quando tu consegue resolver todas as outras coisas a educação passa a ser bom esse é o nosso planeta objetivo né Nós não estamos lá um dia quem sabe tenhamos construindo as condições que as pessoas vivem lá né E aí poderemos ter os indicadores de aprendizagem que eles têm lá né o que nós temos que nos dá conta é que a escola faz a mas a sua parte tem que estar conectada com outras partes por isso Rogério eu sempre fui sempre sou absolutamente dedicada a difundir a ideia das intersetorialidades é preciso que a gente sente mais junto com o pessoal da assistência social com o pessoal da saúde com o pessoal da cultura pensando o território né o mais educação foi todo construído assim lá em Brasília nós reunimos os Ministérios não era fácil porque são linguagens diferentes objetivos diferentes a disputas entre os campos infelizmente mas se a gente consegue ter comunidade o território Nossa unidade de trabalho o território e pensa como é que no território a gente conecta tudo que tem nesse entorno com a escola como é que as políticas sociais convergem porque na escola que as crianças e jovens Todas têm que estar durante 200 dias letivos e espero que por séculos coordenadas dentro da escola ou coordenadas pela escola em outros lugares se nós conseguimos isso nós vamos avançar muito por isso que eu trago para vocês hoje os desafios da educação integral na escola e na cidade e eu quero começar com um vídeo que eu escolhi e que talvez muitos conheçam mas acho que vale a pena trazer de novo porque como a gente infelizmente não tem as condições de vida as condições sociais de vida que tem países como a Finlândia e outros nós precisamos ter muita consciência das desigualdades sociais do nosso país e essas desigualdades tem que ser enfrentadas se não a gente vai seguir nesse caminho completamente ilusório da meritocracia né como se as pessoas por si só pudessem sair fazer tanto esforço que ela se elas não chegam lá se elas não viram empresários de sucesso Parece que todo mundo vai ser empresário de sucesso hoje na sociedade brasileira e alguns vendem isso elas não cumpriram seu objetivo elas fracassaram e nós sabemos que não é assim né Nós queremos cidadãos pessoas que viram com felicidade Integradas na sua comunidade colaborando nos ajudando a superar esse esse traços entre aspas atávicos a sociedade Brasileira uma uma misoginia homofobia o racismo estrutural que fere tanto ainda as pessoas né então para isso nós temos que nos dar contra e quando nós somos desiguais de quando a Equidade precisa estar junto tá dentro da política da educação integral Então vamos assistir quatro minutos desse vídeo por favor vamos lá vamos ver Racing [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Música] [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Música] [Música] muito bem então assim eu começo com esse procurei pensei em outros vídeos mas achei que esse nos ajudaria a pensar sobre que bases nós estamos construindo essa política de educação integral que não começou conosco lá em 2007 eu tive a honra né e o Rogério foi muito generoso na minha apresentação Mas eu tive a honra de coordenar esse grande esforço do país de trazer de volta agenda da educação integral trazer de volta porque ela é uma agenda que começa em 32 com pioneiros da educação nova que queriam pensar o país não dá para pensar educação integral se a gente não pensar o país Podemos até ir trazendo já para cá querida Márcia apresentação que eu preparei vou ver se eu consigo mais longe que eu fui de manhã mas eu quero enfim ressaltar dois ou três aspectos por que que eu trago esse vídeo e sugiro que vocês trabalham tem outros tem inclusive uma versão brasileira uns programas federais eu não quis trazer para não ferir suscetibilidades vale a pena porque nós temos que começar a olhar com outros olhos quem ficou para trás na sociedade brasileira quem ficou para trás né diz o diz o nosso querido Mário Quintana que é um poeta aqui do Sul muitos devem conhecer que a democracia é dar a todos o mesmo ponto de partida o ponto de chegada Então vai depender de cada um nós estamos Léguas e Léguas de dar a todos o mesmo quando é partida porque o mesmo poder partida significa nós temos todos a escola prevista na constituição que tem igualdade Nas condições de acesso e permanência o mesmo ponto de partida significa todo mundo tem uma casa decente para morar uma cama boa para dormir um bom chuveiro para tomar banho todas as refeições diárias um ambiente acolhedor um ambiente dialógico em que a gente possa desenvolver a camaradagem necessária para um desenvolvimento emocional equilibrado nós estamos muito longe disso né o nosso país foi construído a partir de múltiplas violências e nós precisamos curar essas feridas então isso não vai nos permitir fazer nada agora claro que não Claro que não nós podemos fazer muitas coisas agora tem as grandes tarefas que são dos governos tem as tarefas que são dos movimentos da sociedade que empurram os governos para a resolução de problemas profundos né ontem eu gosto de mencionar que ontem se por fim a essa tese do temporal e preservar as terras indígenas é inclusive preservar nossa possibilidade de continuar respirando nesse país né porque se há uma floresta é porque existe lá embaixo quem cuida dessa floresta e quem cuida dessa Floresta são eles então nós temos que Mas a nossa relação com eles não se resolveu com a lei 10.639 primeira lei do primeiro governo do presidente Lula em 2003 foi a lei que determinou que nós incluíssemos os conteúdos indígenas e africanos na no currículo escolar porque nós não somos só de Matriz europeia nós somos também de Matriz oriental porque há muitos lugares sobre tudo São Paulo onde eu tive ontem a comunidade japonesa imensa aí né então isso tudo vai nos constituindo Mas quem veio antes foram os indígenas e depois deles trazidos escravizados que não vieram escravos vieram escravizados povos que nós vemos o resultado da pseu da Abolição que se fez no Brasil né o Caetano Veloso tem defendido uma segunda Abolição fala um programa e eu achei muito muito expressivo Porque nós não incluímos efetivamente na nossa sociedade e as pessoas que viveram séculos de uma situação de muita humilhação em todos os sentidos da vida então é quem ficou para trás no Brasil a corrida a corrida da vida tem sido justa nesse país Claro que não Nós ainda temos a sociedade completamente determinada a gente abre nichos mas por aqueles que têm berço e sobrenome né a ruptura da democracia em 2016 ela teve muitas motivações e uma delas foi porque nós estávamos indo muito rápido na inclusão daqueles que nunca tinham sido incluídos no ensino superior na finalização da Educação Básica nós somos um país que tem quase 100 milhões de pessoas com mais de 18 que não completaram a educação básica e isso é muito sério para as crianças porque quando nós falamos de tempo integral nós não estamos falando só do tempo escola nós estamos falando do tempo escola e do tempo comunidade Que tipo de aprendizagens e de vivências fazem as crianças convivendo com pessoas com jazidas foram marcadas por múltiplas exclusões e violências vejam que nós temos que trabalhar junto com assistência social com a saúde com a cultura que é para a gente poder efetivamente caminhar para uma para uma sociedade diferente dessa as fotos né sempre gosta de dizer são fotos de mais educação que eu carrego comigo porque Elas mostram assim as crianças os jovens das nossas escolas começando a ser visibilizados pelas cidades é preciso nós vamos entrar num patamar de educação integral para geral né como era o morte da chamada Nossa seminário lá em Salvador na outra semana quando todo mundo os adultos que vivem na cidade se deram em conta que são corresponsáveis pela educação e pela acolhimento das novas gerações as crianças e jovens são um tema de todos nós adultos desta desta civilização que vive junto nesse pedaço do planeta podemos passar e claro eu tô falando de educação integral e de esperança né e da relação inexorável que tem entre a educação e o projeto de nação quando eu insisto que a escola mude suas práticas e para que ela seja de educação integral ela tem que ser de formação humana integral é preciso que a escola Abra o espaço da palavra né olha que coisa linda que disse o André Gravatá a poesia é uma força que abre espaço na escola no corpo na cidade como é que a gente abre espaço com as diferentes formas de expressão a partir de uma escola que se compromete com a educação integral ou com o pleno desenvolvimento da pessoa que está garantido na nossa Constituição Então essa relação nós precisamos pensar sobre ela se esses meninos Passam quatro cinco ou seis ou sete oito horas silenciosos na escola silenciosos serão na cidade na sociedade se eles passam quatro cinco seis sete horas sob o né e uma obediência que não pode ser sem poder contestar nada né ao contrário da carpa que queria já sua liberdade seguramente eles assim serão depois nos seus locais de trabalho com seus filhos com suas famílias o bairro na sua rua então eu acho que essa relação ela é muito importante para nós educadores Que tipo de pessoas nós somos Que tipos de pessoas Queremos ser e como é que nós lincamos o tipo de informação cotidiana nas nossas escolas com o tipo de vivência que nós vamos ter e construir em sociedade a que se cuidar do broto para que a vida nos dê força e frutos e é isso ninguém planta abacaxis e vai colher rosas ou planta uma Espinheira né E vai colher Orquídeas Não nós vamos colher na sociedade aquilo que nós plantamos coletivamente né por isso que me tocou tão profundamente com tanta dor aquela dos jovens de uma universidade privada essa semana cenas enfim vergonhosas né pornográficas misóginas porque aqueles jovens são fruto da sociedade quer dizer que tipo de informação de informação de vivência eles eles tiveram para chegar nesse momento da vida com esse grau de brutalização e de naturalização da violência então é para pensar a educação integral nós temos que pensar nessa perspectiva Ampla né que cidadania que tipo de cidadãos né Nós queremos que tipo de pessoas para viver na sociedade e que caminho trilhamos até lá pode passar por favor Márcia E aí eu nessa nesse compromisso eu tenho aprendido mais vou trazer mais coisas de indígenas nas próximas vezes né porque com eles a gente aprende a consciência cósmica nós temos que ter consciência política consciência ecológica nós temos que ter essa consciência cognitiva na Perspectiva dos saberes das diferentes áreas a gente não abre mão na educação integral de aprender muito educação integral é ficar fazendo brincadeiras com alguns tentam né nos ridicularizar não não não nós estamos brigando para que no ensino médio essa reforma seja revogada porque nós temos certeza de que nesse momento em que o pensamento começa a ser com mais complexo né e começa a ser mais abstrato né esses meninos têm uma aula de química de física e que essa química essa física dialoga com aquilo que elas resultaram como o desenvolvimento material no mundo que nós portanto projetos que integram né Essa os saberes da escola os saberes da acadêmicos com a vida com as demandas da vida com os desafios da vida mas com os indígenas a gente aprende sobre a consciência cósmica essa relação una essa relação orgânica que nós temos com aquilo que não são as pessoas são os outros seres viventes as árvores os animais as águas nós rompemos isso a cultura não o Brasil nós professores a cultura ocidental com isso né e produzir um modelo tecnicista e neo tecnicista de que a natureza tá aí para se explorada ela tem que servir ao homem a humanidade né nós achamos que nós precisamos equilibrar essa relação por isso é preciso aula de ciências é preciso biologia é preciso isso que era o tema enfim do congresso que eu tava ontem em São Paulo é preciso desemparear desemparear as infâncias dese a juventude é preciso verdejar essa expressão tem um projeto em Ribeirão Preto você se aperta é longe de vocês mas é um grupo que é que chama Ribeirão menos três né Menos três graus porque a mais tarde Aliás a cidade são todas muito quentes porque é cimento demais então o verdejamento das escolas o verdejamento das praças um verdejamento da nossa vida então esta consciência cósmica é parte da educação integral né com toda a dimensão do espiritualidade não de religião é a educação mas é laica e laica deve permanecer a escola não é um lugar de ensinar crenças religiosas é um lugar de conhecer as crenças religiosas que existem né e eu trago aqui dos da cultura Choça ou do mundo né Eu sou porque nós somos e do pequeno quadro do lado antropólogo que faz a proposta para mudanças que ele colocaria uma cesta de doces Embaixo de uma árvore ao dizer um dois três já quem ficou chegasse antes ganharia e um pouco essa dá para fazer alguma relação com esse vídeo Inicial mas não é aqui a ideia e as crianças ele diz um dois três já as crianças não saem correndo as crianças se dão as mãos e vão caminhando porque saborear aqueles doces juntas é muito melhor do que alguém ficar com tudo para si é uma metáfora importante né num país em que acabamos de saber já sabíamos que era complicado a situação mas não tanto que 1% da população tem 48% da riqueza nacional é um país constituído a partir da cultura de que bem eu saio correndo eu vou competindo e vou derrubando tudo que tá na minha frente é árvore a gente seja o que for para poder ser mais ter mais viver melhor então eu acho que a gente tem que pensar sobre isso né em que tipo de sociedade nós queremos viver toda amorosidade Paulo Freire toda toda a série de justiça que ele sempre mostrou nas suas obras o próprio Anísio Teixeira que tinha uma matriz um pouco diferenciada mas que lutou pela educação como direito e não com privilégio tinham esse profundo amor no coração né quer dizer como é que a gente muda esse jeito de ser sociedade para poder superar tantos desastres e violências que nós temos no cotidiano né então nós entender a educação como parte disso como é que a segurança Deixa de ser uma segurança pública violenta e passa a ser uma segurança pública cidadã como é que a gente corta a raiz onde nasce o mal né questão das drogas as questões todas que atravessam o cotidiano de tantos os nossos estudantes mas é preciso saber quem eles são quem é que são esses meninos e meninas e de manhã eu fazia referência a pesquisa sócio antropológica que aqui em Porto Alegre nós vivenciamos com muita força na experiência da escola cidadã e que é tão importante e façamos visitar as famílias visitar as ruas saber os caminhos que esses meninos caminham para chegar na escola e tem os caminhos materiais e os caminhos simbólicos não é natural ainda não tá introjetar nada natural né como diz o brete nada natural e nada é impossível de mudar mas não tá introjetado ainda como direito para nós que todos dos quatro aos 17 anos tem o que estar na escola nós não temos o ensino médio para todo mundo no Brasil não temos para todos que precisam fazer e nós temos uma parte muito significativa dos meninos de 15 a 17 que deveriam estar no ensino médio retido no ensino fundamental porque a gente tá um pouco tem essa visão desse contínuo desse caminhar ainda seguimos alimentando uma avaliação que é predatória que é de competição né que é de exclusão quando avaliação tem que ser processual o diagnóstica permanência definida enfim depois Expressa em pareceres conceitos Talvez mas nós sabemos que a gente tem um caminho longo mas todas esses elementos compõem esse universo enfim da educação integral por favor querida E aí eu falava de amplitude eu gosto dessa dessa clareza aqui né as três dimensões que nós fomos trabalhando durante a construção do Programa Mais Educação educação integral implica eu diria que são três três eixos né três vigas mestras a experiência educativa Então as oportunidades formativas dos Campos do conhecimento o conhecimento propriamente dito né os macrocampos que o mais educação ajudou a construir Quais são esses universos nós estamos permitindo que essa que essas dimensões que vem logo a seguir ética estética cognitiva motora física sensível né dos Sentidos social moral política emocional cósmica né vamos vamos introduzir aqui estejam sendo trabalhadas mesmo que eu seja da matemática e o outro seja da geografia e o da história como é que como é que essa consciência estética vai se desenvolvendo não vai se desenvolver em um período de aula de artes por semana nós precisamos pensar de forma mais integrada né interdisciplinar os conhecimentos na escola e articulados com saberes do mundo da vida mas nessa primeira viga né nas viga mestra depois dos tempos ampliar e reorganizar os períodos 50 minutos é muito pouco né dialogar com projetos e eu falo sempre isso em 45 e 50 minutos o professor mal consegue entrar cumprimentar saber um pouco deles não consegue porque já tem que ver o dever de ontem para poder ver o que que vai dar hoje e daqui a pouco já terminou já saiu mas não é uma linha de produção a escola a escola não é uma fábrica é essa equiparação é uma comparação muito forte na modernidade Professor César Nunes a Unicamp sempre nos fala sobre isso né a escola como como dentro da cultura religiosa Então os fundamentalismos a escola nessa militar né aliás vivenciamos estamos ainda vivenciando isso né que tem uma confusão de papéis aí então eu disciplinamento né mental e outras coisas mais E a escola como fábrica em que bem os processos vão sendo manitados e controlados escola não é fábrica a escola não é igreja a escola não é exército não é não é espaço militar A escola é uma instituição enfim de construção de cidadania de inclusão no universo das adversidades que compõem o mundo que a gente habita né A escola é o lugar para aprender aquilo que eu não vou aprender na vida doméstica não é o lugar só para que eu veja o lugar onde é que eu vou trabalhar no futuro eu vou trabalhar no futuro é no futuro que eu vou ver a escola tem que desenvolver ao máximo todas as minhas potencialidades para que o alargue as perspectivas de escolha isso é educação integral e os espaços expansão ar livre circulação combinação de instituições em território a pandemia nos ensinou não dá para ficar 40 50 amontoados numa sala não dá né Nós precisamos circular nós precisamos pensar docências compartilhadas Nós precisamos trabalhar muito nos pátios ocupar as Praças derrubar paredes quando a sala são muito estreitas abrir janelas maiores para que o sol a luz Isso me lembra foi um grande mestre né então é preciso que a gente recupere as matrizes dessas pedagogias humanistas para fazer esse caminho as implicações são muitas né fazendo educação integral implica assim mudar currículo romper com o modo disciplinar vertical Colonial não dialógico E de manhã também ressaltava isso quando eu falo em Colonial eu penso em tudo aquilo que vem junto todos os preconceitos que vem junto com esse modo esse modo operando que chega aqui no Brasil com os colonizadores né o racismo que nasce essa transposição com os povos africanos né tomado só como Força Bruta de trabalho diminuídos na sua qualidade humana né quer dizer como é que a gente enfrenta a misoginia o racismo a homofobia tudo isso que mata as pessoas que leva a violência como é que por isso que a palavra humanização para mim ela é muito Central nesse debate porque humanizar é exatamente trabalhar nessas dimensões que nos permitem conviver com o outro com a diferença que o outro traz com a diferença que o outro apresenta o contrário disso é a força bruta que quer aniquilar tudo aquilo que não é que não responde a sua cartilha a escola tem que ser exatamente o oposto disso e sendo oposto disso se colocar como um lugar muito importante para enfrentar esse modo esse modo operando de violento que ainda é tão presente entre nós né mudanças também na formação e de nós todos temos que nos formar para educação integral as nossas escolas de Formação poucos de nós vivemos experiências de formação humana integral Então nós vamos ter que inventar juntos o jeito de fazer isso por isso que eu aposto tanto nas escolas por isso que eu tenho tanta tanta fé tanta crença né mais do que fé mais do que cães é uma convicção de que a maioridade institucional das escolas da Educação Básica é muito importante Qual é o projeto que caracteriza cada escola em que você trabalha que forças vocês arregimentam para lutar para que esses projetos não sejam desmanchados quando o governo muda Nós temos que nos colocar nas câmaras de vereadores nos jornais nós temos que nos colocar para que esse debate daquilo que nós fazemos seja visto seja respeitado né seja cuidado pelo conjunto né das nossas cidades e temos aqui uma distinção fala em tempo integral eu tô falando de educação que é na escola e na cidade que educa na escola e no conjunto de articulações que nascem daí no tempo que não é só da escola aquela a pedagogia da alternância nos ensina né o tempo escola mas o tempo família mas o tempo comunidade é desse tempo todo como é que esses tempos conversam entre si se eu tenho paz analfabetos ou subsub escolarizados sem oportunidade de voltar a estudar essa criança esse adolescente vão ter muito mais dificuldade de transitar no seu cotidiano doméstico as coisas da escola por isso políticas de EJA são políticas tão importantes né Não dá para pensar em educação integral com seriedade sem políticas educação de jovens e adultos e em Jornada ampliada montando Nossa ele é bem artigo 34 a progressiva ampliação da jornada e ali fala ainda só no ensino fundamental por isso que ela deve precisar de uma mexida uma mexida para melhor uma hora dessas né Espero que a gente faça isso na mesma medida em que a gente consiga enfim tirar o entulho que foi a reforma do ensino médio podemos passar frente Quase que eu tô passando aqui e eu trago também para nossa enfim para esse desfrutar estético essa obra que me diz tanto me diz para a alma Guerra e Paz do Cândido Portinari né levou anos pintando Era uns anos nos anos 50 Hoje ela está exposta são dois grandes painéis na ONU em Nova York na Assembleia de Delegados por onde entram os delegados a gente vai sentir oportunidade de Estalagem que veio de lado de novelas inteiras né não vê de frente como os delegados podem ver porque essa é uma escolha permanente né dizia o grande John deeo Grande Mestre Teixeira foi professor dele na universidade Columbia nos anos 20 que a democracia tem que Renascer em cada geração e a educação é a sua parte nós não temos paz se nós não temos democracia e democracia é o voto e mais do que o voto né é a justiça social é a democracia Econômica né a capacidade de construir de produzir e curatividade nós precisamos dar de forma diferenciada para os desiguais mais para quem sempre teve menos e a nossa sociedade não costuma funcionar assim falar de educação integral e de constituir a escola integral é falar de dar mais e com mais qualidade para quem sempre teve menos os filhos as classes médias e altas podem não ter educação integral no seu sentido amplo mas tão na escola no na aula de piano na aula de inglês na aula de futebol de futsal no balé na aula enfim das diferentes línguas enfim outras atividades e estão em atividades formativas vão ao cinema vão ao teatro quer dizer as crianças de classe Popular cujas famílias não tem alcance e nem o recurso financeiro para isso não tô falando de uma escola compensatória não é de compensação que a gente tá falando é de uma outra articulação social para o mundo em que todos caibam que é o mundo da Paz olhem o contraponto da guerra e da paz né a guerra são esses traços pesados depois vocês coloquem essa imagem no computador coloca em Guerra e Paz do Portinari e pensem sobre ela levem para suas escolas Qual é o mundo que a gente quer o mundo da guerra é o mundo das Armas né é o mundo da da violência é o mundo do Você sabe com quem tá falando né é o mundo do superiores e dos inferiores do choro do pranto né do desalento tão comum entre nós e o mundo da Paz é esse mundo da leveza Olha como a arte pode expressar muito tão bem isso quando eu falo de educação integral eu tô falando disso de canto de dança de brinquedo de brincadeira né cidades que que jogam quem Tais brincantes eu aprendi ontem lá no evento que eu tive com tantas pessoas que pelo país e pelo mundo estão fazendo coisas diferentes então olhem as crianças cantando Isso me lembra as milhares de grupos de canto coral do Mais Educação então é de projeto de sociedade que a gente tá falando nada menos do que isso por isso que não é fácil Se fosse fácil era comprar um manual e aplicar o manual não é não é isso nós estamos falando de participação de construir essa cultura do Diálogo dispor as nossas diferenças e de pensar sobre elas e de encontrar saídas para os diferentes problemas que nós temos e isso é vivência nas escolas e as crianças têm que poder jovens viver essas experiências né não tem alguém que sabe tudo e alguém que não sabe nada né Isso é puro Paulo Freire todo mundo sabe um pouco e claro quem viveu mais estudou mais sabe mais e tem que trazer esse saber mas tem também que eu vi quem estudou menos e viver o menos porque senão a gente segue nessa cultura adultocêntrica as crianças têm que poder ter quando fala né poder dizer se como tá posto lá na Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire podemos passar eu já preocupado com a hora lá em 59 né Depois do Manifesto de 32 que Eu mencionei no início teve de 59 com os educadores fazendo grandes manifestos dizendo gente nós temos que construir um futuro diferente desse né e não é na sombra dos conluios o tumultos assembleias mas no Milagre eterno da Juventude nas mãos dos nossos filhos né da profundeza de sua alma que brilha essa Aurora dos novos tempos na chama do seu olhar eu acredito nisso eu acredito que a gente segue nessa construção nem quando quiseram nos calar conseguiram podemos passar enfrentar as características estruturais da escola né Nós não podemos seguir com esta escola essa é uma releitura de obra de arte né esse é o grito do Monte eu acho que também é importante para vocês olharem a escola não pode continuar silenciando verticalizada precária discriminando para isso nós temos que enfrentar né com quem enfrenta uma tragédia olhando nos olhos da tragédia né não pode naturalizar podemos continuar naturalizando fracasso todas as crianças são capazes de aprender em diferentes tempos de diferentes modos uma metodologia pode não servir para um pode servir para outros por isso que a avaliação precisa ganhar outros outra conotação na escola de educação integral podemos passar essa ainda é a realidade de muitas crianças nesse país aliás no mundo nós temos milhões de crianças vivendo assim né Não só no Brasil mas na África e também nos outros continentes tu pode ter uma uma pobreza menor nos países do Norte mas também temos pobreza né porque o modo de produção no qual nós vivemos é uma de produção que produz excluídos né Eu quero um mundo que todos sejam incluídos eu não quero viver sobre o tacão de ninguém né acho que é o valor esse valor da Liberdade né dessa compreensão de que as esfera estatal tem um papel muito importante e no diálogo com a sociedade com a sociedade civil nós vamos encontrando a saídas inclusive nas formas diferentes de fazer as coisas é uma lição importante para ser aprendido nós temos que superar esse estado de coisas pode passar a constituição né já mencionei os três grandes objetivos peguem esses dois artigos recortem colem nas suas agendas de trabalho nós temos que ter uma escola que Visa o pleno desenvolvendo da pessoa o preparo para exercício da Cidadania e a qualificação do trabalho as crianças não trabalhar e não vão exercer a sua Cidadania de forma plena porque eles não têm 18 anos não votam mas votar é parte da Cidadania para que eu possa exercer com qualidade a minha vida desse cidadão depois dos 8 anos eu tenho que viver cidadania e ele experiência cidadãs que são experiências de participação né as metodologias participadas das quais se fala hoje as pedagogias participadas é disso que a gente tá falando né e com todos esses elementos que a própria constituição nos traz isso é o plano de fundo nós temos agora a lei 14.640 que a lei da sansão do programa da escola do tempo integral mas ela tem receber na Constituição e na nossa lei detrizes e bases né aquilo que dá consistência para o que esta lei determina é a primeira lei da República eu tô imensamente feliz estive na sanção fui convidada pelo Ministério da Educação para estar na Sansão dessa lei e fiquei muito grata por isso mas é preciso que a gente venha para essas outras legislações e saiba o que é que nós temos que garantir para os nossos meninos e meninas por favor pode continuar temas que eu considero centrais né E que vem desse todos esses autores alguns que eu já citei mas todos os autores humanistas eu tenho não tenho a menor dúvida de que das grandes experiências pedagógicas africanas indígenas o sentido de emancipação humana né a nossa possibilidade de sermos autônomos de fazermos de assumirmos inclusive os nossos os nossos erros nós acertos as nossas posições isso é resultado de trabalho pedagógico resgate da sensibilidades humanas o endrotecimento tem que ser enfrentado e não vai ser naturalmente enfrentado a gente não se desenvolve naturalmente naturalmente nos tornaremos todos embrutecidos é preciso intenção pedagógica e da intenção pedagógica intenção Educacional educativa pedagogias metodologias que vão fazer com que a sociedade caminha para um lado para outro nós temos que ter desse lugar nós fomos tão atacados pelas forças de extrema direita Exatamente porque eles sabem o poder e o papel que a educação tem para que as pessoas não sejam simplesmente objeto de uma obediência cega a determinadas regras ou determinados pensamentos né valorização do sujeito e de suas culturas quem nós somos De onde nós viemos que grupo humano é esse que nos constitui que território é esse no qual a gente vive é preciso que isso venha para por isso que eu falei da pesquisa situação antropológica o desenho dos tempos espaços e conteúdos dos processos educativos já mencionei diálogo com outra lógica social solidária dialógica digna se nós quisermos continuar nesse nessa toada geral que tá posta nós vamos continuar só competindo com os outros nós queremos uma sociedade de competição ele colaboração e parece uma coisa impossível né mas a Utopia eu sou daqueles daquelas que entendem que a Utopia Como disse o Galeano Eu caminho dois passos e ela vai dois passos na minha frente nós vamos fazendo mudanças nós vamos fazendo mudanças só foi possível constitui essa lei da educação integral agora porque nós seguimos trabalhamos em 2007 a 2016 e seguimos trabalhando produzindo conhecimento na área no campo e isso é que vai mudando a sociedade enfrentamento da naturalização do fracasso escolar já falei sobre isso isso para mim é Central não é uma escola de educação integral se eu tenho alunos repetindo um ano dois anos três anos e daqui a pouco simplesmente deixando a escola né então é importante que a gente se dê conta disso podemos passar sou Rogério pode entrar já me perguntaram aqui na no chat privado pode entrar professora Rogério Eu acho que o nosso tempo está indo e eu vou fazendo então já um pouco as minhas conclusões aqui né lá do relatório de lors Eu Não Abro Mão de trazer eu aliás o relatório Atual O último é muito lindo que é o relatório é coordenado pelo meu grande amigo Antônio novo né e imaginar imaginar Outros Mundos né enfim um novo pacto pela educação com a educação mas o relatório dos anos 2000 aprender a conhecer aprender a ser aprender a conviver aprender a fazer aprender a cuidar eu incluir a partir dos meus estudos do Leonardo Boff para mim também são eixos importantes para pensar educação integral que aprendizagem são importantes que currículo que percurso formativos garantem aprendizagens e pleno desenvolvimento que tá garantido na Constituição e que claro não depende só da escola depende do conjunto das instituições sociais por isso a gente tem que trabalhar junto né junto traço com um dos meus orientando de Mestrado fez uma que ele trabalhava muito essa ele infernizava junto traço com que avaliação e avaliar para quê eu diria que são perguntas muito centrais vamos passar rapidinho por favor minha querida os mestres né Nós não começamos agora e nós sabemos muito pouco deles é preciso que a gente siga estudando Anísio pode passar Anísio Darci Maria Nilde florestan Milton Santos que não tá aqui tantos outros pode passar por favor a grande obra do Anísio né escolas que já apontava volta um pouquinho escolas que já na sua amplidão apontavam para construção desse cidadão dessa pessoa capaz de incidir na vida da polis de fazer diferença né Isso tudo é interrompido em 64 as escolas as de baixo são escolas do Rio interrompidas em 37 porque a Nise foi um secretário de educação lá do Estado do Rio de Janeiro da cidade do estado quando a capital da República era lá aquela obra foi 237 e a obra das escolas Parque vocês estão vendo ele essa essas duas fotos de cima aqui na direia do meio a direita são fotos das escolas Parque de Brasília interrompidas em 64 se o país não tivesse tido esse hiato de quantos 30 30 anos né 21 anos 21 anos longos 21 anos de ditadura seguramente nós teríamos uma outra rede escolar nós estaremos um outro patamar do desenvolvimento lembrem sempre que lembrem sempre que em 2016 o primeiro programa completamente arrancado né que é o Programa Mais Educação porque ele tava fazendo uma enorme diferença né o novo mais educação era um programa de reforço escolar com alguma outra possibilidade mas não tinha o foco na formação humana integral então é preciso recuperar essa obra eu só vou pedir que passa as outras duas fotos porque aqui a gente tem esse depoimento é fantástico é uma adulta né é anterior Esse é uma experiência uma adulta que viveu a experiência da Escola Parque é uma experiência inesquecível Acho que até hoje tudo que sou Deva Escola Parque essa capacidade de ver o Todo de enxergar o conjunto de coisas a compreensão de que é necessário conciliar o Saber formal com o conhecimento Mais amplo da vida das relações das Artes complementam e fazem o ser humano mais mais completo e mais amplo né É disso que dessa educação que a gente tá falando e as fotos que vem a seguir pode passar pode passar o Anísio denunciou muito assim o jeito arcaico da escola a gente muda muda e a sala de aula segue assim né durante a pandemia as salas de aula que apareciam toda hora na televisão eram assim vazias e assim as mesmas mudou o material a janelas são um pouco não tem aquela madeira toda o quadro não era legis mas ainda é um professor de pé falando e foram sentados ouvindo Quando é que nós vamos mudar isso né Nós temos esse Grande Desafio porque é um descompasso do que nós somos imagina um país que tem a música popular o carnaval as expressões de artes as riquezas naturais os povos indígenas e que continua com uma sala de aula fechada sobre si mesma ou faz algumas atividades mas daqui a pouco todo mundo volta para olhar o cangote do outro é preciso mudar o jeito de ser escola né e esse é um Desafio que tá posto a mais de 100 anos podemos ir para frente rapidamente aqui o siepes olhem o livro do SIEPE de manhã eu recomendei também tá nas redes o livro do cieps é muito muito importante ele traz não é para copiar não a gente não copia nada é para se inspirar tá em Brizola Darci e Niemeyer Porque não são personalistas as obras mas não podem ser pessoais esses homens tomarem tomaram decisões e fizeram uma grande obra educacional que se faz questão de esquecer que existiu e olha o estado do Rio de Janeiro né a interrupção dessa grande obra Educacional explica um pouco o estado de coisas no estado do Rio de Janeiro pode passar Maria Enigma celani Essa é de vocês a pedagogia do Trabalhador tô olhando aqui na minha na minha estante o livro dela Pedagogia do Trabalhador a experiência do ginásio vocacionais também destruída pela ditadura e que nós precisamos recuperar são as bases para fazer a educação integral Ah o professor jaclínio mas não tinha um tecnologias nas tecnologias são meios eles tinham outros meios o sentido espírito a mentalidade é que nós precisamos entender né que fez ir então longe e eu acho que a próxima ainda porque nós temos já terminou vamos terminar como deu recom Paulo Freire né É preciso que a gente ensinamentos do mestre né a leitura do mundo prega dentro da palavra a cultura popular tem que estar na escola a base Nacional tá aí bacana como é que ela dialoga com saberes do mundo da vida nós temos que garantir saberes formais para os nossos estudantes mas esses saberes precisam dialogar e Anísio e Paulo Freire que foi que aprendeu muito com Anísio nos ensinou muito sobre o círculo de cultura eu paro aqui apresentação porque já tá aí na tela eu sempre falo demais Mas é isso muito obrigada professora nunca é demais falar do minha educação que começa do dentro e se integra né para totalidade E aí nós caminhando nas considerações finais Professor eu acompanhando aqui o chat né pessoal da educação integral das escolas assim exclusivamente é uma alegria um combustível para saber que nós estamos num caminhar e para finalizar eu eu tava aqui pensando como é que eu poderia finalizar e isso me lembrou um pouco né Chico Buarque em 1976 escreveu né escreveu uma peça de teatro para o musical chamado Saltimbancos que toma Liberdade aqui de ler né diante dos pequenos das desigualdade no Brasil que é isso meu nome e ele se tá o seguinte né nessa escrita todos juntos afirmam Vitória três vezes Vitória Vitória e canta Todos Juntos Somos Fortes somos flecha somos Arcos todos nós mesmo barco Não Há Nada Para temer ao meu lado a um amigo que é preciso proteger Todos Juntos Somos Fortes Não Há Nada Para ter medo professora Estamos no caminho certo dentro da educação integral essa maravilha de país chamado Brasil estamos estamos retomando né eu tenho quero ver se vou a Santos vamos ver se a gente combina isso para o ano que vem porque eu conheci lá atrás o trabalho né E tem essas grandes referências Maria José Como eu disse antes é uma grande amiga e é uma cidade cheia de referências de de administrações populares inclusive Santos é um berço importante como Porto Alegre também foi né Muito se perdeu mas tem muito em vocês o trabalho que vocês fazem dessa construção dessa escola Popular democrática viva que a escola de educação integral né não se deixa impressionar por grandes vendedores da educação que estão com seus produtos dizendo que a educação é um conjunto de competências sócio emocionais e cognitivas e competências que se vai aferindo a quem interessa reduzir tanto esse conceito né Nós queremos expandir o horizonte do currículo e você já estão fazendo isso eu vocês tão eu tenho certeza que o caminho que vocês estão caminhando Ele é bonito ele tem que ser escrito Vocês precisam não só verbalizar mas como registrar né quem Rogério tá fazendo dissertação tese é fundamental que a gente faça a pesquisa que nós nos tornemos professores pesquisadores porque esta potência todos temos não temos todos a oportunidade de fazer isso e a rotina tecnocrática que se estabeleceu nas escolas impede que se pense busca em pedir que as pessoas pensem sobre o trabalho que estão fazendo nós temos que abrir enfim brechas nesse modo e pensar a educação básica eu dei uma passeada pelo site enquanto falavas e Lia essa coisa linda do Saltimbancos né a música quem eu falava eu ouvia a música mas alguém pergunta da Educação Infantil sim da Educação Infantil ao ensino médio nós temos que conseguir superar essa e se abismo que se estabeleceu entre a educação infantil e a educação e o ensino fundamental tanto que a gente chama de educação infantil e Ensino Fundamental chega aos seis anos essa criança não é mais criança ela passa a ser um estudante e ela passa ela tem que esquecer que ela brinca que o desejo de brincar e eu me lembro aqui da hannahrens né como podemos dizer e fazer coisas tão diferentes daquilo que o bom senso aponta o Gar de criança é brincando e aprender brincando e como é que a gente ajuda a infância e mais longe e como é que a gente ajuda que a criança que cada um tem dentro não morra eu sou muito amigo do céu sobre Vasconcelos que é um cara que pensa muito essa criança desse Devir criança quer dizer como é que nós mantemos viva essa essa criança em nós que brinca que é capaz de sorrir que é capaz de dizer uma piada que é capaz enfim que ajuda a baixar a temperatura quando os sobem né É capaz de rir do próprio erro né porque se a gente vai ficando muito sério a gente vai ganhar dois sendo também então acho que tem nós temos que recuperar o conceito de Educação Básica e pensar e o meu sonho do horário eu termino com isso né que a gente caminha para ter um Sistema Nacional de Educação e que a gente passe a acompanhar juntos Secretaria da Educação de Assistência Social de saúde de Cultura o desenvolvimento das nossas crianças e jovens quatro anos mas não é de um ano para o controle é para que a gente vai sempre expandindo Horizonte para dizer que a gente se importa com eles é muito grave quando joga um jovem no sétimo ano para de ir na escola é muito grave quando uma menina no ano engravida ou quando o menino no segundo ano tem que sair da escola porque tem que ajudar no sistema da casa tem que ter bolsa para esses meninos tem que ter distribuição de renda para que essas famílias saiam da miséria e nós temos que buscar coerência nas nossas políticas então eu tenho certeza Rogério que que vocês estão no caminho certo abrirem espaço para esse diálogo que conhecem muito já do que eu escrevi do que eu fiz e o que eu escrevi teria a ver com o que eu fiz né essa busca da coerência entre o que a gente pensa o que a gente elabora conceitualmente aquilo que a gente vive e eu sei que o caminho que vocês estão trilhando é esse Eu só tenho que agradecer a oportunidade desse dia professora não há como não se apaixonar veio para ficar e agora é crescido professora Jaqueline morre receba Todo carinho de Santos os municípios presentes aqui na baixada santista Muito obrigado seja muito bem-vinda e o meus colegas de trabalho e todos aí educadores da educação integral do Brasil de Santos do Brasil do mundo um grande abraço gente muito obrigado e até a próxima [Música]

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