
25% DE DESCONTO em uma seleção especial de literatura infantil: http://mod.lk/mix_lite. Desconto aplicado no carrinho com o …
PILAR 1 | PAINEL 3 | Cases e desafios de secretarias de educação/a>
no mundo que se reinventa todos os dias é essencial estarmos em constante movimento para entregar a cada nova geração uma educação integral conectada com o seu tempo eu sou a Santiana mas pode me chamar de moderna salamandra compartilha Uno educação sistema Farias Brito Kepler Richmond educate Santiana espanhol crescemos soluções moderna avalia Educacional estamos sempre prontos para oferecer a sua escola e para cada aluno soluções educacionais que poderão ajudar a construir verdadeiros projetos de vida e lá no futuro descobrimos que nossa missão valeu a [Música] pena Olá bom dia bom dia a todos sejam muito bem-vindos a nossa jornada digital da Educação Infantil eu sou a Damari Silva sou gerente de serviços educacionais da Editora Moderna e tenho prazer mais uma vez de acompanhá-los no terceiro dia dessa nossa jornada para discutir os desafios emergentes da primeira infância como vocês já sabem quem tem nos acompanhado até aqui esse é o painel gestão escolar e políticas públicas que acontece ao longo da semana sempre às 10 horas e eu sou a responsável pela mediação também sempre nesse horário lembretes sugerimos que você deixem papel e caneta em mãos agora a partir de agora para as discussões que podem ser geradas aqui a partir das falas dos nossos grandes palestrantes do dia e já aviso que vocês podem interagir através do nosso chat então enviem suas perguntas eu sempre digo que o que dá vida à nossa Live é a interação de todos vocês com os nossos convidados então fiquem à vontade para interagir por meio do nosso chat recados importantes com relação ao certificado ele será emitido para todos que nos acompanharem nas transmissões ao vivo e a equipe Vai disponibilizar o QR Code na tela no link do chat e na descrição do vídeo Lembrando que os links mudam a cada transmissão nós preparamos também um desconto especial para quem quiser adquirir os nossos livros de literatura para educação infantil é uma seleção exclusiva com valor especial para quem nos acompanhar ao longo dessa semana o QR Code já está na tela para vocês e ele também fica e um link disponibilizado na descrição do vídeo aproveitem agora assim vamos começar então o nosso terceiro dia jornada digital da educação infantil que traz especialistas de renome uma programação muito especial e muito cuidadosa pensada para você professor ou gestor Educacional e uma imersão de temas essenciais paraa primeira infância pra educação infantil e tudo isso para que você possa planejar e se sentir seguro para esse 2021 Sabemos um ano de muitos desafios assim como foi o 2020 hoje nós falaremos sobre o painel de cases e desafios de secretarias de educação e nós contamos com grandes gestores públicos da Educação Infantil eu vou apresentá-los aliás queria só avisá-los no convite Inicial nós teríamos a presença do professor Marcelo que é o secretário municipal de Educação de Goiânia mas infelizmente ele não pode participar conosco mas nós temos o prazer de ter conosco a professora Mara Lourenço então por isso começo apresentando professora Mara professora que possui ura em Geografia especialização em gestão e planejamento da educação pela Universidade Regional integrada do alto Uruguai atualmente é Secretária Municipal de Educação Esporte e cultura no município de Santiago Rio Grande do Sul e secretária de coordenação técnica da onim Rio Grande do Sul também presidente da am centro Associação dos Municípios da região centro coordenadoria da Educação bem-vinda é um prazer tê-la aqui conosco muito obrigada pela sua presença bom dia bom dia bom dia a todos é um prazer muito grande estar participando desse terceiro dia da jornada também representar o meu estado do Rio Grande do Sul e por consequência as práticas aqui do nosso município de Santiago então Desejo a todos uma boa Live que a gente possa ter um excelente bate-papo certamente teremos Mara muito obrigada E para compor essa mesa esse time de grandes gestoras a princípio depois eu chamo o gestor vou convidar aqui para dar as boas-vindas a Márcia Bernardes Márcia que é formada em letras e pedagogia possui especialização em psicopedagogia supervisão escolar Gestão na educação infantil e especialização em alfabetização aa atua como dirigente Municipal de Educação de Atibaia já atuou e atua em diversas frentes e grupos de trabalho relacionados a políticas públicas educacionais e educação infantil no Estado de São Paulo e na Esfera Federal é professora Universitária na unifaat e hoje também presidente da undine São Paulo Márcia seja muito bem-vinda à nossa Live um prazer tê-la aqui novamente conosco bom dia bom dia Bom dia a todos que estão nos acompanhando é uma alegria muito grande é sempre uma alegria estar com vocês da equipe moderna Santiana compartilhando um pouquinho aí da nossa experiência e também com certeza aprendendo muito eh tenho acompanhado a jornada digital da Educação Infantil quero também aqui aproveitar mandar um abraço para todos os educadores aqui de Atibaia que também estão nos acompanhando um abraço aos meus alunos da faculdade que eu fiz a a maior propaganda da jornada e eles estão acompanhando também porque é sempre muito importante falar de educação infantil falar da primeira infância então quero também aproveitar e parabenizar a a moderna por essa iniciativa porque nós sabemos a importância da educação infantil A importância da primeira infância no desenvolvimento da Criança e esse momento se faz muito necessário Principalmente nos tempos atuais Onde nós estamos vivendo Dias muito difíceis com relação aí à pandemia e que a educação infantil jamais pode ser esquecida Sem dúvida muito bom Márcia aproveito para deixar meus cumprimentos também já que temos a tibaia aqui uma abraço para todos os educadores de Atibaia muito bom tê-los aqui conosco e para fechar a composição dessa mesa nós contamos com a presença também ilustre do Rogério Morais Rogério aqui é diretor executivo do Pipa primeira infância plantar amor e Líder pelo Master em liderança e gestão pública foi secretário executivo para a primeira infância do Recife secretário executivo de gestão pedagógica da secretaria de educação e Conselheiro Municipal de Educação do Recife é administrador e especialista em gestão Educacional pela Universidade de Pernambuco Bom dia Rogério um prazer t-lo aqui conosco seja bem-vindo bom dia Damares Bom dia a todos que estão nos acompanhando Bom dia Mara Bom dia Márcia para mim também é um prazer muito grande uma felicidade est aqui uma oportunidade de participar da jornada e trazer um pouco do que a rede de Recife vem fazendo nessa área tão importante que é a educação infantil né Assim como Márcia colocou a gente tá num momento crucial da história da humanidade e essa jornada vem um bom momento pra gente poder aqui trocar experiências e contribuir um pouco para que a gente avance porque a gente só vai reconstruir esse país só vai retomar esse país se priorizar as crianças sem dúvida e com muito diálogo né Rogério que é isso que nos prop sempre que bom obrigada muito obrigada bom então apresenta ações iniciais feitas a gente como eu disse propõe aqui um debate aberto eu tenho algumas perguntas norteadoras para os nossos palestrantes os nossos convidados mas conto também com a interação e com as perguntas de vocês agora eu queria começar trazendo e até aproveitando um gancho da fala de cada um dos convidados na sua apresentação eh eu queria começar direcionando a pergunta para acia Márcia Bernardes paraa gente falar um pouco sobre experiências exitosas da educação infantil A gente sabe Márcia que você é dirigente de educação em Atibaia que é um município muito importante paraa educação pública eh No Brasil temos uma temos um exemplo aí Nacional eu queria te ouvir um pouco sobre essas experiências exitosas da Educação Infantil nesse 2020 O que que você tem para contar para nós bom Damaris eu vou fazer um pouquinho uma retrospectiva até chegar agora no ano de 2020 sobre as experiências exitosas na educação infantil eh primeiramente eh eu preciso eh levantar aqui a bandeira da Educação Infantil mostrar a importância da educação infantil que muitas vezes não é reconhecida mesmo num ambiente eh Educacional eh e a gente sabe quanto a educação infantil ela é primordial para desenvolvimento de um ser humano eh Estou como secretária de educação há 8 anos é uma das Bandeiras que eu mais tenho levantado aqui em Atibaia é da Educação Infantil Mas para que eu pudesse conhecer e entender de perto a educação infantil eu tive a grata satisfação de ser diretora de uma creche antes de ser secretária de educação Mas claro que quando eu fui eh quando me foi atribuído a direção de creche aqui em Atibaia os diretores são concursados e eu tinha passado num concurso como eu era mais jovem na época eu acabei tendo que escolher aquilo que sobrou e na época tinha sobrado uma creche e eu sempre tive a minha experiência no ensino fundamental então Eh eu fiquei um pouco apontada quando me foi atribuído à creche Porque até então Eh na minha concepção e graças a Deus hoje eu mudei totalmente essa concepção eh não haveria necessidade de ter diretora em creche eh uma vez que era apenas na minha concepção na época era apenas o cuidar eh no entanto fui né assumi a creche e a partir de Então me encantei com o mundo da Educação Infantil tive que estudar muito porque na época nós não tínhamos coordenadores nas creches então eu fazia toda a formação dos professores né o horário de htpc era sobre a minha responsabilidade e eu digo que eh As coisas não acontecem por acaso na nossa vida eu tive que passar por essa experiência maravilhosa de educação infantil como diretora conhecer de perto eh todas as demandas as necessidades e também toda a questão de fundamentação teórica da primeira infância para que na sequência eu viesse assumir a secretaria de educação eh com esse olhar das demandas e necessidades da Educação Infantil então Eh atualmente eh nós estamos vivendo aí momentos bem difíceis nessa pandemia eh neste ano de 2020 Onde nós estamos tendo que nos Reinventar e essa estruturação da Educação Infantil Esse reconhecimento da educação infantil como uma etapa primordial na educação eh de uma criança de um jovem ela foi fundamental para que nós pudéssemos sustentar As Nossas ações mesmo agora nesse período de pandemia eh Hoje os nossos educadores T muita consciência da importância da educação infantil sabem eh de todo o trabalho e a concepção de Infância Eu costumo dizer que paraa gente poder atuar nas políticas públicas nós temos que entender de concepção de Infância nós temos que entender de Desenvolvimento Infantil e graças a todo esse trabalho que nós fizemos esses 8 anos eh voltado à primeira infância é que nós tivemos eh uma segurança muito grande para mantermos a educação nesse período de pandemia então e quais foram as ações durante esses 8 anos formação dos professores então nós entendemos a importância de formar os professores para que eles pudessem ter toda essa fundamentação teórica para que na prática eles pudessem atuar de acordo com a concepção de Infância né tendo a criança como sujeito histórico como um sujeito eh protagonista como um ator principal eh da educação eh uma outra ação muito importante foi a implementação de professores em todas as salas de creche então isso é muito importante porque mais do que nunca nós sabemos a importância eh do cuidar e do educar essas duas ações elas são indissociáveis e para isso nós tivemos aí toda essa formação todo esse investimento em formação para que os professores tivessem eh essa consciência da importância do educar mesmo eh na primeira infância onde muitas vezes eh é enxergado apenas como cuidar né Nós estamos agora no momento eleitoral e eu já levanto essa bandeira eh onde a gente às vezes acaba ouvindo né certos candidatos falarem de ampliação do horário de creche à noite final de semana e muitas vezes a gente precisa eh contar a essas pessoas né a importância da creche como um espaço de Desenvolvimento Infantil e não como um espaço apenas do cuidar onde nós temos que deixar as crianças né para que as famílias possam trabalhar então esse esse trabalho que a gente vem fazendo de fortalecimento da Educação Infantil principalmente da primeira infância eh mostrando a população mostrando aos educadores e principalmente aos pais que a educação infantil é um espaço de desenvolvimento a educação infantil é um espaço de aprendizagem e para tal nós temos que ter todo o investimento uma ação que nós tivemos aqui em Atibaia da Mares foi a construção de 16 creches nesse período todo né Nós tínhamos uma demanda reprimida eh de vagas em creche isso é nacional inclusive é a primeira meta do Plano Nacional de educação que os municípios atendam 50% das Crianças em creche justamente sabendo aí dessa nossa dificuldade de atendimento a às creches e isso é histórico por quê Porque a educação infantil ela é muito recente no Brasil né nós tivemos aí a regulamentação da Educação Infantil como uma etapa da Educação na na Constituição de 1988 então o investimento em educação infantil é muito recente então por isso eu quero enaltecer mais uma vez esse debate para mostrar eh para todo o país a importância dessa etapa E a importância dos investimentos o investimento na infraestrutura nos prédios e também investimento nas pessoas nos profissionais da área da Educação Infantil então assim eu posso garantir a vocês que nós estamos hoje conseguindo eh segurar aí essa essa essa barra né da pandemia eh junto à famílias porque a gente tem um diálogo muito aberto com as famílias e os nossos educadores TM a consciência da importância dessa concepção de Infância a bncc mais do que nunca ela se faz presente mesmo agora né com as escolas fechadas com as salas de aulas vazias mas que todas as ações de Campos de experiências as interações sociais as vivências elas devem ser mantidas nas Casas dos nossos alunos Então isso é muito importante né É muito importante que os profissionais da Educação Infantil tenham todo esse embasamento teórico Para para que na prática eles consigam desenvolver todas as competências os campos de experiências para que as nossas crianças sejam sujeitos a históricos sociais e sujeitos também ativos nesse processo de Desenvolvimento Infantil Então essas foram uma de tantas ações da Maris que que nós tivemos aí né aqui em Atibaia e no Estado de São Paulo também falando enquanto um Dime São Paulo eh a gente sabe que a educação infantil é responsabilidade dos Municípios e hoje a gente acompanha os municípios paulistas e ver o quanto cada município tem uma grande responsabilidade e faz isso com muito apreço com muita competência que é justamente olhar paraa primeira infância olhar paraa educação infantil né tanto nesse campo de infraestrutura quanto aí nesse campo de Formação tivemos a construção do nosso currículo paulista que foi homologado o ano passado esse ano seria o ano da implementação infelizmente por conta de todas essas questões de pandemia nós tivemos que adiar um pouquinho a questão das formações mas nós estamos enquanto um di acompanhando defendendo a educação infantil Principalmente nesse período da pandemia eu acho que em linhas Gerais é isso Daris não sei se você quer que eu complemente com mais alguma informação eu quero daqui a pouco Márcia Com certeza porque você sabe que eu adoro te ouvir eu e todos os professores que estão aqui se manifestando pelo chat muitos dizendo ótima fala tem um comentário aqui da Nina Santos que ela falou sobre algo que você tocou que é ainda existe esse pensamento de que a escola educação infantil é somente para cuidar eu achei muito interessante você trazer a relevância do do ensinar também desde a educação infantil é uma etapa da Educação Básica e essencial que todos tenhamos ciência disso e se apropriar da da fundamentação teórica como você bem disse né Márcia eh teve um outro comentário aqui só para que eu achei engraçado a gerdu Mael ela disse todo Professor deveria passar pela educação infantil eh e de fato é uma ótima formação para o docente né conhecer esse segmento e e todos os processos de ensino e aprendizagem que estão em jogo com as crianças pequenas agora eu queria ouvir um pouco o Rogélio queria chamar o o o Rogério aqui paraa nossa mesa de volta né porque tá aqui nós ficamos todos escondidos né mas réo eu queria continuar nessa nesse início pensando em experiências exitosas mas queria te ouvir sobre o Pipa essas então experiências exitosas e pensando nesse olhar você é um gestor público né Eh com essa experiência em Recife que é uma grande rede Então queria te ouvir também um pouco sobre isso experiências exitosas na educação infantil Nesse contexto joia Vamos lá damars eh tentar trazer aí uma experiência legal num num tempo às vezes curto pra gente poder trocar mais experiências o Pipa primeira infância plantar amor é uma iniciativa de uma empresa privada de um grupo privado para atender filhos de colaboradores né da empresa com crianças com filhos de na primeira infância de 0 a 6 anos esse projeto piloto iniciou dentro de uma construtora aqui de Pernambuco chamado Viane Moura construções e agora tá se tornando uma empresa com fins sociais que vai se certificar pelo sistema B portanto não tem só o lucro como fim mas também a sua missão social como e vai ser signatário da do pacto Global da agenda 2030 da ONU né Dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e com isso a gente pretende também atender a filhos de funcionários de outras empresas eu acho isso muito importante porque o desafio da primeira infância é Um Desafio de todos a gente usa muito nessa área um provérbio que já é muito conhecido provérbio africano que é preciso toda uma aldeia para educar uma e eu acredito nisso né quando estava na área pública na esfera pública pública e agora na Esfera privada que a gente precisa unir forças né precisa ser um esforço conjunto um esforço intersetorial e um esforço multissetorial portanto a iniciativa do pipa é muito importante porque junta esforços do primeiro setor do segundo e do terceiro só toda a aldeia junta pra gente vencer esse desafio mas focando aqui na troca de experiências eh da rede Municipal do Recife Gam Mares eu acredito que Pernambuco dispute o o o título de estado mais Bairrista do Brasil viu Mara talvez aí o Rio Grande do Sul esteja junto nessa nessa disputa mas a gente tem muito muito orgulho do nosso estado muito orgulho da nossa cidade e eu tenho muito orgulho da nossa rede municipal de educação né Sem dúvida alguma é uma rede de muita tradição e e muita tradição na educação infantil né que já faz aí um bom trabalho há décadas Portanto tem muita experiência a compartilhar são professores muito bem preparados professores pesquisadores professores autores né e isso é muito importante da educação que é o tempo todo a prática unida à reflexão portanto sempre uma Praxis muito enriquecida e a gente tem também aqui uma universidade federal muito forte né temos o Centro de Estudos de linguagens o CL na Universidade Federal aqui de Pernambuco temos o nin que é um núcleo de primeira infância de estudos de primeira infância dentro da Universidade Federal Rural de Pernambuco Então tudo isso gera um ecossistema muito positivo pra gente fazer um um bom trabalho na educação e especificamente aqui do que a gente tá falando na educação infantil E aí destacando algumas das práticas que foram relevantes né nos últimos anos que a gente vem né numa caminhada histórica num processo histórico de aprendizado já arremetendo porque também todo Pernambucano não consegue falar de educação sem remeter a Paulo Freire já remetendo a Paulo Freire eu queria citar aqui três eh experiências três três práticas que foram mais estruturantes né dentro da nossa política de educação infantil A primeira delas é justamente a construção da nossa política de ensino do nosso currículo em 2014 toda a rede participou da construção de um novo currículo pra rede Municipal do Recife feita com assessoria de muitos professores dessas universidades que eu falei local de todos os as etapas todos os componentes e foi um trabalho muito rico onde a gente passou todo o ano de 2014 construindo esse currículo esse currículo chegou até a escola a partir de 2015 a partir de um processo de formação continuada a partir da do apoio né das matrizes no diário de classe online um processo realmente de construção e aprendizado é muito importante quando a gente pense né na perspectiva de política pública de formulação de política pública entender que tudo deve chegar deve findar na sala de aula então não adianta também ter o melhor currículo do mundo e isso ficar guardado ou ser formulado né no nível de secretaria e não chegar no nível de escola e no fim no nível de sala de aula então tudo que que não chega não impacta na sala de aula não cumpriu com seu fim não cumpriu com sua grande missão então eu acredito que o a construção da política de ensino de Recife foi uma experiência exitosa porque chegou em sala de aula e essa experiência de 2014 nos deu muita base na hora de revisar diante da bncc né a o processo de revisão do nosso currículo de acordo com a bncc foi um processo muito rico porque apesar de ter dado um trabalho enorme para construir né um um currículo Nossa política de ensino eh um currículo deve ser um um documento vivo uma política pública viva que deve sempre evoluir que deve sempre melhorar Então foi uma grande oportunidade alinhar ele à Nova bncc e como a gente tinha inclusive muitos assessores né da nossa política de ensino que também foram assessores da base Nacional comum curricular houve muita sinergia Então foi uma revisão muito gostosa de ser feito muito aprendizado e realmente encorpou o nosso trabalho A Outra experiência que eu gostaria de destacar é um programa que foi desenvolvido aqui na rede chamada chamado brinque educar muito nessa linha de que brincar é a didática é a maneira é a forma é a pedagogia mais importante paraa educação infantil então nós fizemos um investimento muito grande em materiais didáticos dentro desse projeto para poder melhorar essa prática pedagógica para poder dar condições para essa prática pedagógica então o brinco educar tinha três eixos principais primeiro aquisição de livros para didáticos desde do bário a partir o estudante desde do bário ele ele tinha né seu conjunto de de livros isso veio muito de uma reflexão que nós fizemos com Chico Soares né o Nobre Chico Soares ex-presidente do do INEP da Universidade Federal de Minas Gerais onde a gente percebeu que o melhor investimento que a gente podia fazer era em livros então nós fizemos um investimento em livros para todos os estudantes para todos os anos desde o pessário a outra linha do brinquedo k eram jogos e brinquedos para todas as salas de aula kits de jogos e brinquedos para todas as salas de aula e a terceira linha do brinquedo k parquinhos né nas escolas nas unidades que tinham espaço nós fazíamos uma adaptação para que eh a criança também pudesse né ter aquele espaço do brincar aquela brincadeira livre sempre que possível Essa foi a segunda experiência então a primeira a política de ensino a segunda Ah o brinco educar e a terceira experiência que que eu destaco né para essa fala Inicial damas é o proi o programa de letramento do Recife a gente tem um trabalho aqui em Recife Total uma metodologia totalmente desenvolvida pelos professores da rede que inicia que introduz o processo de alfabetização e letramento Alfa letramento desde a educação infantil A partir do grupo 4ro né Nós nos inspiramos numa experiência de Lagoa Santa uma cidade de Minas Gerais onde hoje Magda Soares nasceu lá nessa cidade onde hoje mar Soares reside e faz o seu trabalho nós tivemos a chance e a oportunidade de visitar Lagoa Santa algumas vezes e conversar com Magna e eu me lembro de uma pergunta que nós fizemos né muito preocupados em não eh não puxar uma uma escolarização precoce né uma educação mais bancária paraa educação infantil querer forçar um processo e nós perguntamos para pra Magda quando e como deveria se iniciar esse processo de alfabetização em letramento e eu até hoje apesar de já fazer 5 anos desse encontro nunca me esqueci da resposta e espero nunca me esquecer eh Magda com toda a sua experiência acadêmica e prática disse criança gosta de aprender e a gente não pode limitar esse aprendizado enquanto for prazer enquanto for deleite nós precisamos dar esse direito e essa oportunidade de aprendizado às crianças Então essa sempre foi a concepção do prolei não forçar nenhum processo mas introduzir né nos últimos anos da educação infantil na pré-escola início ao contat desse processo de alfabetização e letramento né então também Seguindo aqui as orientações do do o Artur Morais que é um dos destaques aqui do se da Universidade Federal de Pernambuco nós iniciamos esse processo na educação infantil sempre acompanhando Como estão Como estão as hipóteses de alfabetização e letramento né fazendo um acompanhamento processual e aí mais na frente né da mar eu posso até compartilhar um pouco mais como a gente conseguiu construir isso principalmente através de um processo de formação continuada estruturado para educação infantil então inicialmente Essas são as eh práticas da mares que eu destaco aqui do Recife e eu acredito que são práticas muito exitosas e que a gente pode trocar aí com todo o Brasil pra gente avançar nessa etapa tão importante sem dúvida Sem dúvida Rogério teve um comentário aqui que aí eu perco muito fácil o nome das pessoas mas ela disse sensacional a Cátia disse excelente Sandra Mesquita verdade então todo mundo concordando Muito bom ouvir esses três tópicos achei interessante como você organizou a essa fala Inicial que dá clareza desse ecossistema como você bem disse eh importante e depois eu queria falar com vocês três sobre eh Esse envolvimento do professor que chama muito atenção na rede de Recife mas também a a parceria com a universidade que você citou em um dos projetos também com a iniciativa privada aqui questão dos livros e aí é óbvio que eu tenho que falar e parabenizá-lo por essa ação né de aquisição de livros oferecer livros desde o bsar Então as crianças bem pequenas sendo apresentadas à leitura sem contar o fato de você citar Paulo Freire Chico Soares Artur Gomes de Moraes então assim apenas Palmas a sua fala Obrigada Rogério Obrigada e ótimas ótimas experiências digo por mim e por todos que estão nos nos acompanhando agora já que você falou dessa característica Bairrista do Pernambucano Então vamos dar espaço aí ao Rio Grande do Sul chamar de volta a professora Mara Mara que ficou caladinha aqui certamente se deliciando com a com as palavras dos nossos convidados mas queria te ouvir também Mara com a experiência do Rio Grande do Sul especificamente do município de Santiago eh com relação às experiências exitosas na educação infantil foi um prazer eu ficar aqui né Eh ouvindo esses colegas tão importantes com as suas práticas de tamanho êxito no nos seus estados e nos seus municípios né foi um grande uma grande alegria estar aqui bebendo desse saber dos colegas que estão nos acompanhando nessa Live então a educação infantil ela não é diferente em todos os estados né Nós eh como ela é mais recente os investimentos foram também mais recentes e aqui em Santiago a gente vem num crescente dentro da nossa rede né Eu assumi a secretaria de educação em janeiro de 2017 a secretária que me antecedeu ela tinha havia permanecido por 16 anos na educa na pasta da educação Então ela pegou todo esse processo fez parte de todo esse processo de organização de todo o sistema também deu início às construções de novas escolas e que a gente agora nessa no decorrer desta gestão nós conseguimos então dar continuidade e ampliarmos ainda mais a oferta da Educação Infantil então eu posso dizer que assim como em todo o Estado do Rio Grande do Sul porque a gente conversa com os nossos colegas secretários a nível de consem daim a educação infantil ela vem num crescente em todos os municípios né E por ser uma competência do município os municípios TM um maior investimento nesta etapa que é essencial para o início da Educação de todo e qualquer sujeito né então aqui em Santiago a gente vem nesse crescente quando Assumimos a secretaria nós tínhamos uma demanda manifesta da Educação Infantil muito grande uma uma lista de espera muito grande e quando Assumimos nós tivemos eh esse olhar mais específico iniciamos a ampliar ampliação de novas escolas e também H nessa definição de que essa demanda precisava ser atendida E isso aconteceu de uma forma muito signific em 2017 ainda nós participamos da da ação de reconhecimento do conviva quando nós conseguimos organizar essa questão da lista de espera dentro da plataforma e nós podemos participar da formação que aconteceu em São Paulo e isso contribuiu muito para que nós enquanto equipe gestora aqui do município crescemos nesse olhar ã hoje as nossas escolas nós possuímos as equipes gestoras elas são eleitas pela comunidade escolar dentro de um processo bastante democrático todas as os gestores eles possuem habilitação em pedagogia né educação infantil E também o nosso quadro de professores ele é Tod todos eles são professores com formação e muitos muitos a maioria deles já com a especialização são também na mesma área então isso contribui muito para que a educação infantil venha num crescente no nosso município assim como nos demais municípios aqui do nosso Estado então dessa forma as nossos profissionais vêm realizando um trabalho voltado para o desenvolvimento integral da criança né esse ano como um ano atípico um ano excepcional o ano que nós estávamos no no no no decurso da implantação da base na Nacional comum curricular também na questão da do referencial curricular Gaúcho e dos docent dos documentos orientadores municipais nós tivemos então com essa questão da pandemia de acabar que a gente teve um novo olhar ressignificando o o que seria esse contexto dentro de cada escola dentro de cada comunidade de aprendizagem então com isso a gente destaca que aqui em Santiago os nossos professores através das juntamente com as suas equipes gestoras a gente conseguiu esse ressignificado nós conseguimos eh fazer como nós disser a gente diz aqui no sul desse grande desse grande limão uma grande limonada e fazer com que a educação infantil ela permanecesse ativa né buscando o vínculo cada vez maior entre a a escola a família e a comunidade né Eu sempre digo que Ah nós falamos muito em calendário escolar ano letivo escolar e nós não havíamos nos dado conta do quanto essa palavra escolar tem um significado diferente no ano de 2020 que é um ano de excepcionalidade né então a palavra escolar unindo escola e Lar esse ano foi muito significativo aonde a gente pode contar com a presença das famílias de uma forma mais importante na escola mais robustas os professores também mais preocupados com os seus alunos mais preocupados nesse atendimento nessa manutenção dos vínculos e isso foi de muito significado para a nossa rede trouxe um crescimento gigantesco no sentido de que nós permanecemos com as escolas abertas mesmo com a não presencialidade mas mantendo o vínculo com todas as famílias e com Tod todas as escolas então eu vejo que esse ano nós temos um grande aprendizado que a gente é um legado desta pandemia que nós vamos ter para os próximos anos fora isso como experiência exitosa aqui da nossa rede né Eu acredito que eu estou sou a secretária que está há menos tempo à frente como dirigente Municipal perante aos colegas que estão nos acompanhando na Live então esse período curto nós conseguimos muitas coisas né uma gestão para um dirigente Municipal ele é bastante curto e e acredito assim que por ser este curto espaço de tempo nós já tivemos grandes ganhos né nós conseguimos com os nossos professores manter a formação continuada né de forma muito significativa nós conseguimos fazer com que as escolas todas elas elas Consigam eh unir as famílias né Nós temos aqui como um grande evento a nossa feira do livro e é com muito orgulho que as escolas desde desde as crianças de maternal de Jardim elas fazem lançamento de livros né Isso é muito importante porque já dá o primeiro contato da criança com o livro com a questão da Leitura na questão de de estarem lá lançando livro na sessão de autógrafos isso é muito significativo aqui para nós e é um grande evento que todos Todos esperam acontecer e que esse ano infelizmente não aconteceu de forma como evento mas que vai acontecer de forma virtual e que a gente está trabalhando nesse sentido então outra Outra experiência que nós procuramos sempre pensar na questão do professor professor investigador o professor pesquisador aquele Professor inovador nós trabalhamos na nossa rede com a metod olia de projetos em todas as etapas e os nossos professores eles fazem parte de um programa escola que faz professor que acontece Aonde a Secretaria Municipal de Educação reconhece as experiências inovadoras E exitosas aplicadas durante o ano em cada escola com isso os nossos professores eles trabalham com projetos eles fazem com que os alunos que esse projeto parta da experiência do aluno do foco de interesse do aluno E com isso a gente tem a garantia de que quem ganha é a comunidade escolar mesmo que seja uma premiação mesmo que nem todos sejam os premiados Mas vem destacando muito o trabalho de cada escola nesse sentido também uma experiência muito gratificante agora nessa excepcionalidade foi eh quando nós tivemos que nos Reinventar né para manter o vínculo foi a experiência dos dri Drive through né realizado em cada escola também o delivery do carinho quando cada professor foi até a a casa do aluno e também quando aconteceu na escola o dia do carinho que é quando o aluno tem a sua hora individual para ir na escola matar um pouquinho da saudade do professor para ter o contato com a escola enfim nesse esse ano foi o ano ano da reinvenção né foi um ano de muitos desafios para nós gestores para todos os nossos professores para nossas equipes gestoras para os as equipes pedagógicas das secretarias municipais mas que eu tenho certeza que aconteceu um grande crescimento para que a gente possa enfrentar aí um 2021 resgatando tudo todo esse conhecimento que a gente adquiriu em 2021 e a educação infantil ela como ela vem num crescente ela vai ter sempre esse olhar dos dos nossos dirigentes dos nossos gestores para que a gente consiga cada vez mais atender e fomentar todas as políticas públicas voltadas paraa educação seria isso por hora minha contribuição da mar Que ótimo Que ótimo Mara muito bom muito bom ouvi-la ouvir a especificidade do seu município da região também do Rio Grande do Sul e eu queria chamar a atenção queria até chamar os nossos palestrantes todos aqui porque eu acho que essa é a a grande riqueza da nossa Live é um comentário da arisa leite Fonseca Mendes ela diz fantástica diversidade do Brasil pela regionalidade uma delícia ouvir os sotaques que nos diferenciam mas que nos unem pelos conhecimentos responsáveis por uma educação equitativa e de qualidade então é muito bom tê-los aqui eu acho que esse sentimento da ariz é o de todos nós né de perceber diversas ações pontos em comum eh eu achei interessante isso também que todos vocês trouxeram Então tá tá muito gostosa essa conversa agora tem um comentário aqui que eu queria pedir a Márcia para discorrer um pouco e depois ouvir Rogério Mara também que diz respeito às políticas públicas pra educação infantil eh eu acho que nós tivemos avanços avanços significativos mas ainda temos desafios eh e aí eu dou destaque para um comentário da da elizabe Souza Alcântara que ela diz quais as possibilidades e tensões de uma base curricular e como a política curricular está sendo entendida no cotidiano da vida escolar então Eh queria ouvi-los um pouco vamos P um pouco políticas públicas PR educação infantil desafios possibilidades a começar pela Márcia Opa tá não tô te ouvindo Márcia não sei o que aconteceu se fe uma troca de fone né Agora ficou mudo bom então eu passo para o Rogério enquanto a mcia se ajusta E aí na secia a continua falar um política desafios você falou da base também na sua na sua fala sim sim eh vamos lá acho que o primeiro Desafio na educação infantil ainda é atendimento ainda é cobertura ainda é porque desde 2016 já deveria né Nós já Deveríamos ter universalizado a pré-escola já deveríamos estar atendendo a 100% de todas as crianças a partir dos 4 anos de idade mas hoje o Brasil tá aí numa média de 90% segundo dados da penade contínua que a gente sabe que os dados da penade contínua às vezes diferem um pouco dos dados da matrícula real mas hoje a base né para o indicador de acompanhamento dessa meta do Plano Nacional de Educação vem da fonte Penal de cono e além né dessa cobertura de pré-escola ainda uma cobertura muito baixa de creches de de 0 a 3 anos em média no Brasil 35% eu acredito que apesar né Desse atraso principalmente em relação à pré-escola essa década da Mario vai ser a década da educação infantil na década da da primeira infância nós devemos nessa década universalizar a pré-escola né já que a gente tá mais perto aí do dos 100% não faz muito tempo que o Brasil universalizou ensino fundamental é bom a gente lembrar isso quando a gente tá falando de né 10 20 anos ainda existem problemas pontualmente em algumas em algumas cidades e também a década que a gente vai eh expandir eu acho de forma consistente essa cobertura de de creche o que me leva principalmente a pensar assim é uma mudança recente no fundeb né No fundo que é o principal o recurso de manutenção das cidades do das redes municipais de educação dos Municípios o novo fundb que foi aprovado recentemente mas que dobrando a participação da União que era de apenas 10% e paulatinamente vai chegar até 23% e meio e com um recurso carimbado para educação infantil né porque eu entendo que o maior desafio para essa expansão de vagas na educação infantil não é o investimento para construir a creche e sim um investimento para manter o custeio né a manutenção dessa creche é claro que a gente não pode entender que esse gasto É desnecessário esse gasto tem que ser feito é direito mas muitos municípios a maioria dos Municípios T dificuldades financeiras e dentro desse novo pacto federativo é muito importân importante que esse novo recurso do Fundep chegue Fundep foi aprovado mas ainda não foi regularizado esse é o primeiro ponto e o segundo ponto ponto seria além da quantidade né além de expandir quantitativamente expandir a qualidade desse atendimento que a gente já começou a falar sobre isso na na primeira resposta e pra gente melhorar a qualidade da prática pedagógica na educação infantil A gente precisa disso trocar experiências dentro do Brasil escutar muito os professores o conhecimento né dos professores que já vivem isso na prática né os professores sabem da importância dessa leitura na educação infantil muitas vezes essa lacuna de entendimento está muito mais nos gestores né que estão na secretaria aliás eu eu não não posso pegar deixar de pegar mostrar o livro que minha filha tem uma filha então além da da da teoria agora na prática mais gosta minha filha tem 7 meses e quando a gente pega esse livro aqui ela balança os bracinhos tenta bater palma ela já já lê e já tem livro preferido né com esse estímulo sensorial aqui da barriguinha do do bezerrinho então a gente sabe da importância disso o professor sabe da importância disso muitas vezes falta esse conhecimento ao gestor então a gente precisa evoluir nesse sentido e obviamente investir muito em formação né formação continuada é um processo que precisa de continuidade formação continuada precisa de continuidade a gente não pode ter tantos tantas mudanças né porque é essa descontinuidade que muitas vezes quebra e e não consegue dar sustentabilidade ao processo por último Damares eh eu eu para retornar aí a a fala para paraa Márcia eu gostaria de destacar a importância dos Adis aqui em Recife a gente chama eh eh de auxiliar Desenvolvimento Infantil esses profissionais que trabalham em conjunto com os professores nas salas de a da educação infantil São importantíssimos né a gente precisa investir neles precisa valorizar essa função precisa investir em formação pros Adis porque é com eles com esse apoio com esse auxílio dos Adis que o trabalho pedagógico de sala de aula fica mais rico fica mais poderoso voltou voltou a Márcia aqui obrigada Rogério Sem dúvida vale Vale ressaltar os Abis são profissionais essenciais paraa dinâmica da sala de aula inclusive é muito importante dar relevância a eles certamente temos alguns aqui Márcia Será que o seu áudio retornou a gente teve um probleminha técnico do novo normal tão me ouvindo agora sim tá ótimo se você quiser complementar a fala do Rogério falar um pouco sobre as políticas públicas para a educação infantil avanços desafios ótimo eu acho que o Rogério ele foi perfeito nessa questão do financiamento eh nós estamos vivendo um momento eh de grandes avanços na educação infantil a bncc ela vem para validar eh o reconhecimento da educação infantil nas políticas públicas né Eu acho que foi o primeiro reconhecimento eh que nós tivemos a nível de país quando a educação infantil ela foi incluída num documento de Educação Básica porque olhando um pouquinho aí paraa história da educação infantil nós tivemos os referenciais em 1998 depois nós tivemos eh as diretrizes curriculares em 2009 2010 e agora nós tivemos a bncc né validando aí a importância desse trabalho pedagógico na educação infantil só que nós sabemos que só né validar esse processo não é o suficiente para que nós tenhamos condições eh de executar todas essas eh essas competências de colocar em prática os direitos de aprendizagem que constam na bncc nós temos que ter toda uma infraestrutura eh e e ele disse também que construir creches não é tão difícil né existe sim exige o investimento eh eu sou prova disso porque aqui em Atibaia nós fizemos 16 estamos para entregar mais duas creches eh a construção ela necessita de investimento no entanto a manutenção dessas creches e com qualidade o investimento é muito grande então a importância de que a partir de agora as políticas públicas Além de olhar para o pedagógico nós já temos uma base Nacional comum curricular eh Na minha opinião é muito bem estruturada na educação infantil e eu tenho certeza que cada estado tem o seu currículo voltado paraa educação infantil Eu tenho um orgulho muito grande do currículo Paul na área da Educação Infantil no segmento da Educação Infantil eh aqui né no Estado de São Paulo porque ele foi construído com a participação dos Municípios e agora nós precisamos implementar eh esse currículo implementar a base mas para isso nós precisamos de infraestrutura eh o Rogério também citou eh a questão do fundeb Então foi uma vitória termos aí eh esse recurso voltado paraa educação inf porque nós sabemos que não basta apenas termos os prédios essa manutenção ela é fundamental eh aqui em Atibaia né como eu disse para vocês nós tivemos esse investimento Com todas essas construções e procuramos crescer não só de forma eh quantitativa no número de creches mas também que esse crescimento também acompanhasse a questão da qualidade então Eh fizemos Aí como eu disse a formação dos nossos nossos professores eh o Rogério também citou a questão dos Adis aqui em Atibaia nós chamamos de assistentes educacionais que são fundamentais Eles também precisam de Formação eh aquisição de materiais pedagógicos brinquedos nós temos também aqui em Atibaia a questão eh da formação leitora desde os bebês né aquisição de livros desde os bebês temos o nosso projeto Ler e Escrever Fonte do Saber que começa desde os adversários mas para tudo isso a gente precisa de recurso eh e eu costumo dizer que agora no retorno às aulas presenciais eh mais do que nunca a gente vai precisar de políticas públicas que tenham investimento financiamento para que nós possamos colocar em prática tudo aquilo que de fato é necessário e uma outra questão que eu quero enaltecer aqui da Maris é a questão das políticas públicas intersetoriais Principalmente quando nós falamos de primeira infância nós temos um programa Federal que chama criança feliz aqui em atibai a gente tem um sucesso muito grande com esse programa é um programa voltado à assistência social mas que também envolve o trabalho eh de Formação então esses visitadores que eles chamam né os agentes que vão até a casa das famílias olhar para essas crianças da primeira infância eles passam por uma formação com a nossa equipe da secretaria de educação é nossa equipe técnica para eles entenderem um pouquinho do Desenvolvimento Infantil para que quando ele chegue na casa da criança ele não olha apenas para as questões assistencialistas mas também que ele tem esse olhar de Desenvolvimento Infantil nós sabemos que a saúde É fundamental nesse processo também então o trabalho intersetorial ele é fundamental Principalmente quando a gente trata de primeira infância e uma política pública que nós eh eh implantamos aqui em Atibaia e em forma de lei que é a semana do bebê então nós temos agora eh anualmente essa semana do bebê é claro que as ações elas devem perdurar o ano todo mas a gente para uma semana onde todos eh os setores da Prefeitura e Inclusive a sociedade civil né as organizações não governamentais também fazem essa parada e a gente volta olhar para a primeira infância então é um momento para que a a gente mostre paraa população para que o poder público a prefeitura os o as associações né todos esses esses órgãos que trabalham com a primeira infância para que eles se unam e para que a gente mostre a importância do trabalho intersetorial e a importância de olhar para a criança nessa primeira infância então eu acredito muito que nós estamos no caminho certo mas para que nós possamos eh cada vez mais investir eh em atendimento nós precisamos de financiamento nós Ainda temos uma demanda reprimida né de atendimento em creche isso é nacional como eu já disse no começo aqui em Atibaia nós já atendemos 100% das crianças de 4 e 5 anos o Brasil falta muito pouco para chegar ao 100% mas para isso nós precisamos de financiamento investimento e pessoas sérias que estejam à frente eh das políticas públicas que reconheçam a educação infantil como uma etapa importante desse processo de educação para que se tenha esse investimento nós temos agora um Programa do governo federal ainda é tudo muito novo que é o tempo de aprender e ele também contempla a educação infantil então estamos aí na expectativa de que eh esse programa venha também A somar né nós tivemos agora recentemente também eh a inclusão da Educação Infantil eh no saeb né no sistema de avaliação onde a educação infantil é avaliada através dos questionários olhando a infraestrutura das escolas eh falando com os professores né os professores respondendo aí a questionamentos aos questionários Então eu acho que nós estamos aí num processo eh de melhorias das políticas públicas temos muito ainda o que conquistar Mas eu acredito que nós estamos no caminho e para isso nós temos que sempre levantar a bandeira da Educação Infantil a bandeira da educação pública para que os governantes enxerguem isso como eh importância eh nesse investimento né então eu vejo nesse sentido acho que estamos no caminho Mas precisamos de fazer ainda mais Pela Educação Infantil E para isso nós temos que levar essa bandeira da educação infantil no Brasil sem dúvida aqui lev essa bandeira juntos muito boa sua fala muito obrigada a gente tá nos minutos finais da nossa Live mas eu queria ainda trazer chamar de volta a professora Mara pra gente falar sobre formação de professores e principalmente por conta de um comento que meam que é da Nina Santos ela é um relato né relato de experiência ela diz foi lançado um projeto e questionei como seria feito aquele tema com bebês descobri meios de realizar às vezes colocamos impíos sem antes pesquisar ou saber se é possível realizá-los a partir desse gancho da minina professora Mara eu queria te ouvir sobre como a sua rede de ensino tem atuado com relação à formação de professores Porque pelos comentários nós vemos que ainda é um desafio a questão da formação queria te ouvir um pouquinho sobre isso com certeza né a formação continuada você configura um grande desafio para todo e qualquer gestor principalmente na questão da educação infantil essa tão importante etapa da educação e é necessário que o corpo docente e as equipes gestor das escolas de educação infantil tenham a clareza das concepções educacionais que norteiam as práticas pedagógicas E sendo que se essas têm que ser evidenciadas essa necessidade dessa defesa de uma abordagem interacionista e contemplando o desenvolvimento integral e o protagonismo das crianças como bem defendido pela nossa base Nacional comum curricular além desse agonismo é necessário o fortalecimento e a o estímulo como a base do Desenvolvimento Infantil através de propostas vinculadas aos cinco Campos de experiências e também contemplando as 10 competências da base e os currículos locais aqui na nossa rede em Santiago no município de Santiago nós temos trabalhado uma formação continuada de forma muito singular e atualizada respeitando as especificidades de cada comunidade e estimulando cada vez mais os princípios de uma gestão democrática a construção e a implementação dos ppps como elementos balizadores das práticas da de educação pública de qualidade além do estímulo à progressão da carreira dos docentes através da oferta e acesso à formação de todos os profissionais pela própria Secretaria de Educação eu ouvi no comentário ali que às vezes os professores para buscar essa formação os professores têm que fazer o desembolso do seu do seu recurso próprio né nós procuramos a ofertar sempre essa formação no sentido de que é é uma questão da Equidade da formação a todos os nossos professores e também eh o que vocês aí chamam de Adi nós aqui no Rio Grande do Sul na maioria dos Municípios nós chamamos de atendentes educacionais que é uma uma parte da educação infantil também muito importante no auxílio ao professor né então cada sala de aula Ela conta com o professor e com o atendente Educacional e a formação dos professores também é oferecida a todos esses profissionais no sentido de que a gente avance na qualidade da da educação que é oferecido neste ano de 2020 especialmente nessa excepcionalidade nós conseguimos desenvolver um processo formativo de forma online né porque o processo ele é mais importante quando ele é presencial em função da da interação que acontece tanto com quem está ofertando essa formação quanto aqueles que estão participando dela em função da pandemia nós tivemos que optar pelo formato de formação continuada através de videoconferência mas também buscamos através de todas essas de todas essas vídeos ofertadas de todas as lives ofertadas buscar e proporcionar ao nosso magistério uma reflexão e uma reinvenção nessa nova reestruturação das das eh metodológica que nós tivemos neste ano então a gente continua nesse sentido buscando a oferta de uma formação que faça com que os nossos professores sejam educadores que tenham eh no no no seu no no seu planejamento as práticas empreendedoras as práticas ativas as práticas inovadoras e promotoras de cidadania Eu acredito muito que a educação infantil requer que a formação de de professores faça com que os professores tornem-se cada vez mais investigador pesquisador atuante interativo e que possam ser os mobilizadores de saberes capaz de despertar nos bebês nas crianças pequenas nas crianças bem pequenas os estímulos de aprendizagens atitudinais procedimentais e conceituais porque isso vai ser determinante no desenvolvimento integral das Crianças Eu acho que com isso cada dirigente que consegui essa oferta vai fazer com que aconteça um crescimento deuit muito significado na sua rede de de atuação seria isso da mar sem dúvida muito bom Mara Obrigada eh eu eu queria ouvir eu sei que o tempo já está estourado e todo o time que tá aqui comigo vai acabar comigo mas eu queria ouvir em dois minutinhos que seja mais um pouquinho da Márcia para complementar essa questão do da formação de professores e também do Rogério que se o envolvimento dos professores então Márcio se você puder brevemente eu sei que é um desafio mas só contar um pouquinho sobre a formação de professores da Educação Infantil Ok bom a a formação de educadores aqui em atib a gente faz eh desde sempre incluindo eh os os assistentes também né Aí fica sobre a responsabilidade eh dos coordenadores então nós temos um trabalho de de formação continuada onde nós eh fazemos algumas formações fora do horário de serviço e também dentro do horário de serviço inclusive o ano passado nós fizemos um seminário da primeira infância aqui em Atibaia eh com todas as experiências exitosas a partindo eh da formação então nós temos uma formação sempre voltada muito à primeira infância nessa concepção de criança estudamos muito a m picler né até perguntaram no começo qual era a perspectiva de de infância que nós trabalhamos aqui em Atibaia Nós estudamos muito M picler Régio Emílio na primeira infância e a partir daí nós Compartilhamos as experiências exitosas entre as creches então mais do que fazer a formação o acompanhamento ele é extremamente importante porque só formar a gente não garante com que o professor esteja realizando as práticas em sala de aula estejam mudando as suas práticas pedagógicas em sala de aula então nós fazemos a formação tem um acompanhamento do Coordenador fazendo a visita em sala de aula acompanhando a sala de aula e depois nós temos aí o feedback inclusive o ano passado como eu citei nós fizemos aí um seminário onde nós apresentamos as práticas exitosas a partir da formação que nós trabalhamos durante o ano Então esse trabalho de Formação ele é extremamente importante no entanto eu quero registrar aqui que só a formação não garante com que o professor tenha a sua mudança de prática nós temos que formar acompanhar e dar esse feedback aos profissionais é é fazer com que significado para eles também né então esse acompanhamento o protagonismo por meio do seminário também é uma valorização do professor né Sem dúvida Márcia Sem dúvida O Rogério que citou um pouco para nós do envolvimento dos professores nos projetos se você quiser complementar um pouco sobre formação Fi à vontade eh sim Maris e eu concordo plenamente com que Mara e e mácia falaram Nós também n seguimos as mesmas linhas de Concepção então para acrescentar Outro ponto de vista Inclusive eu conversei hoje com o professores sobre esse tema de de formação sobre Nossa experiência desses últimos 8 anos eh eu acredito que a gente aqui ainda não chegou no modelo ideal né é Um Desafio chegar no modelo ideal de formação continuada para Educação Básica e para educação infantil um dos gargalos eu acredito que sej os 200 dias letivos eu às vezes me pergunto se né o melhor modelo é claro que foi uma conquista para dar do momento histórico a passagem por 180 para 200 dias eletivos mas hoje 200 200 dias eletivos comprimem muito o calendário e a oportunidade de fazer uma formação que não seja pontual que não seja concentrado em um período do ano que acompanhe todo todo o processo aqui a gente tem um prédio maravilhoso né que é a Escola de Formação de educadores Professor Paulo Freire mais do que um prédio né Tem uma uma direção tem coordenadores de formação e tem formadores da própria rede mas é um modelo ainda em evolução que a gente precisa aprender aí com boas práticas do país para para chegar a fazer como você falou colocou n eh de forma muito assertiva fazer sentido pro professor pro professor realmente agregar conhecimentos à sua prática em sala de aula ótimo eu tive uma eu tive uma oscilação aqui de de conexão teve um ruído na na sua na sua fala mas eh Sem dúvida né Essa relevância e o protagonismo né Rogério me chamou muito atenção isso que você falou a Márcia trouxe também mas dá voz ao professor seja paraa produção de material de conteúdo didático seja no compartilhamento de boas práticas isso é essencial que é uma forma também de de formação continuada né a autoria uma forma do Professor estudar produzir né e continuar seu processo de formação exatamente e muito efetiva inclusive né sabemos muito bom Rogério muito obrigada bom nós estamos eh chegando com ao final dessa nossa Live que foi muito enriquecedora contamos com a participação com a voz desses grandes e diversos gestores públicos mas chegamos ao limite do nosso tempo eu pelo chat que muitos estão com dificuldade no acesso aos certificados então só para avisá-los o link do certificado ele fica na descrição do vídeo Então esse mesmo link do YouTube que vocês estão assistindo a transmissão agora vocês poderão depois na descrição do vídeo emitir o certificado nós Deixaremos ali por conta dessa dificuldade que aconteceu agora eh antes de passar para as considerações finais dos nossos convidados eu só queria lembrá-los que a moderna oferece uma série de soluções didáticas para a educação infantil paraas escolas públicas nós estamos preparando grandes novidades então acompanhe as nossas redes sociais e fiquem por dentro sejam os primeiros a saber das nossas principais novidades a nossa equipe comercial e pedagógica também está disponível caso você queira solicitar uma reunião virtual para apresentação das nossas soluções e aí caso você queira agendar um atendimento remoto com a nossa equipe Nós deixamos também um formulário no descritivo do vídeo do YouTube bom Eh estamos chegando ao final do nosso painel eu queria agradecer a presença do Félix que eu não agradeci no início nosso intérprete de libras faz com que essa Live chegue a todas as pessoas a muitas pessoas então obrigada Félix pela sua participação aqui conosco também e eu queria chamar então para para para as considerações finais a começar pela professora Mara Professora Muito obrigada pela sua participação Fique à vontade para as suas considerações finais Eu que agradeço Então esta oportunidade né de estarmos compartilhando um pouco dessa diversidade de saberes né Cada um representando um estado do nosso Brasil e trazendo um pouco das suas experiências exitosas em cada um dos seus municípios que a gente pode enriquecer-se um ao outro né com essas experiências quero muito agradecer esta oportunidade que pena que está acabando acho que teríamos muito ainda para essa troca né este ano é um foi um ano de muitos desafios quando iniciamos o período letivo jamais imaginaríamos vivenciar o que acabamos vivenciando na prática mas como tudo tem o seu crescimento acredito que todos nós como profissionais como seres humanos tivemos uma bela uma belíssima oportunidade de crescer o ano 2021 será um ano de muitos desafios né mas como bem a Márcia lembrou nós estamos em processo de eleições em todos os municípios do Brasil e estamos aí na expectativa de tudo que vai acontecer daqui para frente a partir de deste domingo né mas acredito que cada cada gestor que estiver à frente vai ter esse olhar para a educação nós tivemos esse ano um grande avanço que foi a conquista do novo fundeb e acredito que todas as pol as políticas públicas que estão postas elas estão nos dando um caminho agora cabe a cada gestora cada dirigente Municipal de Educação com as suas equipes traçar esse caminho e eu tenho certeza que todos nós temos muita muita vontade de caminhar então muito obrigado a todos por nos por ter nos contemplado com seus saberes é sempre uma uma grande honra ouvir a Márcia Rogério muito obrigado por ter compartilhado esses momentos de troca de experiência muito obrigado da mares e a todos da Editora Moderna por esta oportunidade de estar estar aqui então enriquecendo com o saber dos colegas Desejo a todos que a gente finalize este ano sem sem sem vírus principalmente né que a gente tenha saúde que a gente continue aí nessa batalha que esse ano foi puxado está sendo puxado como a gente costuma dizer aqui mas que a gente vai vencendo a cada dia e desejar uma excelente uma excelente final de gestão para todos dirigentes municipais de educação dos nossos municípios ótimo Mara muito obrigada obrigada pela sua presença pelas suas contribuições foi um grande prazer tla aqui conosco queria chamar a professora Marcia para suas considerações finais também que nos deu mais uma vez a honra da sua participação Márcia Fique à vontade para suas considerações Obrigada ée uma alegri estar com você da Editora Moderna eh E hoje foi bem Fantástico essa experiência que nós eh conversamos desde o Rio Grande do Sul né fomos lá pro sul do país e chegamos até o Nordeste passando pelo Sudeste Então isso é o Brasil isso é a educação infantil né que acontece no chão dos Municípios então quero parabenizar a Editora Moderna por essa iniciativa e deixar um recado a todos que estão no nos assistindo a importância de levantarmos a bandeira da Educação Infantil Eu costumo dizer que foi o que eu aprendi quando eu fui paraa creche né e eu fui meio revoltada a ser diretora de creche a princípio e depois eu sempre falei pros meus professores paraas minhas educadoras da creche se a gente não valorizar a educação infantil quem vai nos valorizar Então essa valorização primeiro tem que partir de nós que somos educadores e que acreditamos na educação infantil e a partir daí mostrando essa valorização à sociedade Aos familiares aos governantes eu tenho certeza que Unidos nós teremos aí cada vez mais avanços na educação infantil então deixo aí esse meu carinho a todos vocês educadores de educação infantil eh eu também me sinto uma Educadora de educação infantil tenho um prazer enorme hoje de de estar à frente de uma secretaria de educação e de ter tido esse olhar para educação infantil viu e eu tenho certeza que deixei um legado eh para essa etapa tão importante e que com certeza isso fará muita diferença lá na frente e desejar aí assim como a Mara disse a todos os nossos colegas secretários de educação dirigentes uma um ótimo encerramento de gestão que nós possamos deixar aí eh ótimos registros do trabalho da educação infantil para que isso possa ter continuidade Principalmente nesse período póspandemia que nós enfrentaremos aí logo mais e dizer aí que gostei muito de ouvir o Rogério quero conhecer um pouquinho mais sobre aí esse programa que vocês têm a pipa eh gostei muito de ouvir a Mara do Rio Grande do Sul eh minha colega aí de secretaria de educação e da Mares você sempre fantástica fazendo uma mediação Espetacular então muito obrigada a todos vocês que nós possamos encerrar esse ano aí e com muita saúde né para que nós possamos continuar eh levando a educação aí a todas as nossas crianças e jovens do nosso país muito obrigada obrigada você aqui é fantástica Você sabe que eu sou sua fã obrigada muito obrigada pelas suas contribuições para fechar queria chamar o Rogério então que representou aqui esse estado tão importante paraa educação brasileira e as suas contribuições também muito importantes para todos nós Rogério muito obrigada fica V paraas suas considerações finais Eu que agradeço né agradeço a Editora Moderna parabenizo você D pela excelente condução aqui excelente mediação superando todos os desafios tecnológicos mas com e muita sobre conectar nem os assuntos e conduzir e o gerenciar o tempo da nossa fala que passa voando passa muito rápido Márcia e Mara muito obrigado pelo aprendizado também com vocês eu não sei se mácia se lembra mas há dois ou três meses atrás a gente trocou uma bola você me mandou o material de creche seguras de atipia e isso foi muito importante aqui pros estudos do estado de Pernambuco e e de de Recife né E essa troca que nos torna mais forte e por fim eu quero compartilhar duas utopias que eh cada dia que eu acordo né ficam mais forte na minha cabeça porque isso tudo vai passar e mais na frente quando passar nós teremos oportunidades grandes oportunidades de Reconstruir muitos conceitos o primeira que a essência da Educação do século XX Eu Acredito que esteja posta já esteja posta na educação infantil o caminho é inverter Talvez o processo de influência hoje o modelo do ensino médio influencia o modelo do Ensino Fundamental e o modelo do Ensino Fundamental acaba pressionando ou influenciando o modelo da Educação Infantil acho que o segredo a gente inverter esse processo e a educação infantil as concepções da Educação Infantil influenciarem o ensino fundamental o ensino médio e até mesmo o ensino superior afinal de contas quando a gente fica falando em gamificação nada mais é do que o lúdico que já tá vivo e presente nas salas de aula da Educação Infantil quando a gente fala de socioemocional de relação com o outro essa também sempre foi uma base da educação infantil e a outra Utopia é que a gente só vai transformar esse mundo que a gente vive através da educação pública né A gente só transforma o mundo através da educação como diz o nosso novamente Nobre Paulo Freire e eu acredito que o caminho para uma transformação maior para um mundo menos competitivo mais solidário com menos tirania do mérito com mais eh eh eh atenção um ao outro com menos egocentrismo está na educação pública eu só a educação pública que pode trazer isso e eu acho que é através da educação pública que a gente vai transformar o mundo Obrigado Damar novamente obrigado a todos que nos acompanharam perfeito Rogério e é exatamente nisso que eu acredito temos muitos educadores aqui das escolas públicas além de vocês grandes gestores públicos e é nosso papel também defender a escola e a educação pública Parabéns pela sua fala e muito obrigada pelas contribuições bom eu agradeço a imensa oportunidade de poder mediar Esse diálogo tão rico para falar sobre temas tão importantes da Educação Infantil Espero que tenha sido proveitoso a todos vocês que nos acompanharam até agora e que T nos acompanhado ao longo dessa jornada eu gostaria de lembrar que hoje nós temos ainda dois super encontros da jornada digital da Educação Infantil às 15 hor nós teremos a Silvana sobre transições com sentido do berçário educação infantil rumo ao Fundamental e mais tarde às 18 hor Nós também teremos a Adriana friedman conversando sobre o tema expressões verbais e não verbais das infâncias para finalizar mais um dia de muito aprendizado então eu gostaria de agradecer a todos vocês que participaram e nos vemos amanhã às 10 horas um ótimo dia a todos no mundo que se reinventa todos os dias é essencial estarmos em constante movimento para entregar a cada nova geração uma educação integral conectada com o seu tempo eu sou a Santiana mas pode me chamar de moderna salamandra compartilha Uno educação sistema Farias Brito Kepler Richmond educate Iana espanhol crescemos soluções modna avalia Educacional estamos sempre prontos para oferecer a sua escola e para cada aluno soluções educacionais que poderão ajudar a construir verdadeiros projetos de vida e lá no futuro descobrimos que nossa missão valeu a pena [Música] k [Música] i
#PILAR #PAINEL #Cases #desafios #secretarias #educação