🟡Dia dos Povos Indígenas-Alinhado a BNCC Educação Infantil

By | 12/05/2025



Painel Interativo: Cultura Indígena — Uma vivência lúdica e cheia de significado! Para celebrar o Dia dos Povos Indígenas de …

🟡Dia dos Povos Indígenas-Alinhado a BNCC Educação Infantil/a>

Oi, professoras, tudo bem com vocês? Eu sou a profe Roberta Fabiana. Sejam muito bem-vindas aqui no canal. E eu já começo o nosso vídeo fazendo uma pergunta. Já sabem como trabalhar o dia dos povos indígenas sem estereótipos, tudo alinhado a BNCC? Pois é, profes, preparei um PDF riquíssimo para estar vivenciando com a turminha da educação infantil, também com a turma do fundamental, tudo sobre a cultura desses povos, tudo aquilo que são vivenciados no dia a dia, mas que as crianças ainda não entendem, que são tudo herança desses povos. nossas raízes e tudo atualizado, profes. Então, eu super convido que você fique comigo até o finalzinho desse vídeo, mas eu quero saber também se você já é inscrita aqui no canal. Se você não for inscrita, é muito fácil, meus amores, é gratuito. É só clicar nesse nome vermelhinho que está aí abaixo da sua telinha, inscreva-se e você já vai estar inscrita. para não perder nada do que eu trago aqui para compartilhar com vocês. E todos os materiais do meu site são alinhados a BNCC. E se você ainda não deu aí o seu joinha, dá o seu joinha, compartilha com as amigas nas redes sociais, porque tenho certeza que elas também irão amar vivenciar dessa maneira aqui o dia dos povos indígenas, nossas raízes. E não esquece também de ativar o sininho, só assim vocês saberão quando estou chegando com dicas para compartilhar. E vamos conversar, meus amores, aqui desse painel que além de est uma riqueza cheio de aprendizado, está o painel mais fácil de se montar. Fala sério, vamos fazer aqui a impressão desse material. Vamos recortar a frase dia dos povos indígenas e as quatro imagens com seguindo a sequência aqui até os povos na atualidade, gente, são quatro folhinhas de A4. Então, olha a praticidade. E vamos ter também, gente, seis caixinhas falando tudo sobre a cultura desses povos. Vamos ter aqui as caixinhas com as lendas. as artes, os instrumentos musicais, as brincadeiras, as armas indígenas e a culinária. Tudo isso será vivenciado de maneira interativa com seus alunos. Quem já me conhece aqui no canal sabe que todo o meu material tem que ter muito aprendizado, tem que ter a interação das crianças aqui no nosso painel e precisamos estar trazendo esse conhecimento para a nossa sala de aula, essa cultura e nada melhor de estar passando esse conhecimento, essa cultura desses povos indígenas, esse reconhecimento, esse respeito, esses valores. de uma maneira interativa com nossa turminha. Então, preparei aqui as caixinhas que já vem com os cortes certos, gente, práticas de fazer. Vai recortar, vai montar e vai fazer a colagem desse jeito. Todas as taginhas aqui você vai estar colocando num palitinho de picolé para facilitar aí com as crianças. E nessas quatro imagens você vai estar trabalhando aqui os povos indígenas. no começo da nossa história até a atualidade, onde nós estamos mostrando aqui uma indígena com uma criança, uma bebezinha indígena. De acordo que você for aqui fazendo a dinâmica nesse painel interativo, a criança ela vai reconhecendo, vai compreendendo a importância que esses povos tiveram para a formação do nosso país, da nossa cultura, da nossa vivência. E aí, profes, como você vai trabalhar essa dinâmica? Vai falar sobre o tema, sobre essa data com a turminha, vai mostrar aí, começar mostrando aí o painel dos índios do início da nossa história até a atualidade. E aí você vai dizer que no nosso painel vai ter várias coisas legais para a gente conversar sobre os povos indígenas. facilitar para vocês. É lógico que eu faço tudo muito pensado em vocês, profes. Para facilitar, eu preparei várias fichinhas orientando as brincadeiras de origem indígenas, que são que fazem parte da cultura indígena. Então, nessas fichinhas tem várias brincadeiras. E aí, como que você vai trabalhar? Digamos que você está dando sua aula aí e você vai fazer um convite, vai chamar uma criança para escolher. E digamos que a criança veio e disse que queria retirar uma tag aqui da caixinha das brincadeiras. Gente, essa será várias crianças que vão querer, mas você vai contornando aí. E aí a criança tirou aqui. O que foi que apareceu? Apareceu aqui a plaquinha da brincadeira Cabo de Guerra. Quem conhece essa brincadeira Cabo de Guerra? E aí, o que é que vai acontecer, profe? Você vai conversar com a turminha que de acordo que com que eles forem tirando as brincadeiras aqui, as plaquinhas com as brincadeiras, ao final você vai estar fazendo, vivenciando com essas crianças essas brincadeiras. E aí outra criança vem e escolhe aqui uma lenda. A profe, eu vou pegar na caixinha da lenda. Então a criança vem aqui pegar a lenda. Então eu também preparei três fichinhas com as lendas. Eu resumi as lendas porque cada vez que a criança for pegando uma plaquinha que aparecer a lenda na fichinha tem essa lenda resumidamente de maneira compreensiva para as crianças. E olha que legal, que cultura está esse painel para estar vivenciando com sua turminha dessa maneira assim bem significativa e cheia de aprendizado. Então escolheu, tem temos várias lendas aqui. As crianças irão surpreender que todas aquelas lendas que são contadas, não é, na semana do folclore, por exemplo, elas são de origem indígena, faz parte também da cultura indígena. Essas lendas, a lenda do boitatá, a lenda do saci, a lenda do curupira, a lenda da mandioca, gente, é muita riqueza para ser vivenciada com nossa turminha. E outra criança veio e tirou aqui a plaquinha com a pipoca. Então você pode estar convidando de duas em duas crianças para vir tirar aqui as plaquinhas e ir trabalhando. Então a paçoca e a pipoca são dois alimentos de origem indígena e você já deixou ali na sua salinha e que tal aquelas crianças que escolheram vir aqui receber uma paçalquinha, o saquinho da pipoca, gente, vai ser uma aula riquíssima, cheia de diversão e de aprendizado. trabalhando assim esse respeito aos povos indígenas. E aí nós temos aqui, gente, os objetos de cerâmicas, temos as cestarias, temos aí cocades, tudo aquilo que são heranças dos povos indígenas. Quantas coisas são de origens indígenas e as crianças não conhecem e vem a conhecer através aqui desse trabalho, desse PDF riquíssimo. E antes de continuar, professora, eu quero dizer para vocês que sempre estou deixando na descrição dos meus vídeos o link do meu site, gente, que preparei especialmente para auxiliar o professor em sala de aula com vários PDFs, com datas comemorativas de todo ano letivo, com atividades para alfabetização, tudo aquilo que o professor necessita vai encontrar lá no site. Então, super indigo que você já clique lá no link e obtenha esses materiais. Finalizou aí com chave de ouro a sua dinâmica, passou o conhecimento para sua turninha. Vamos agora pôr em prática tudo aquilo que aprenderam. E se vocês gostaram, meus amores, e querem saber como obter esse material, é muito fácil, vou estar deixando o link no comentário fixado desse vídeo, aquele primeiro comentário que fica lá no topo. Então vai lá, clica, imprime e seja um sucesso na sua sala de aula. E se vocês gostaram demais essa sugestão valiosa, eu já peço que você dê aí o seu joinha, se inscreva aqui no canal, compartilhe com as amigas e não deixa de ativar o sininho para receber novas ideias. E eu já aguardo vocês no próximo vídeo. Beijos. M.

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