SIMULADO Educação Especial 2024 [As 20 questões + COBRADAS] Concursos para Professor

By | 19/05/2025



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SIMULADO Educação Especial 2024 [As 20 questões + COBRADAS] Concursos para Professor/a>

Olá professores nesse vídeo nós vamos dar continuidade à nossa série às 20 questões mais cobradas o tema da aula de hoje é a educação especial nós vamos estudar três documentos específicos as diretrizes operacionais para atendimento educacional especializado que são as diretrizes do aee a política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva e a LDB l a partir do artigo 58 que vai trabalhar a parte de Educação Especial esses três documentos estão entre os mais cobrados de Educação Especial e vão figurar no nosso simulado de hoje dito isso se prepare para uma aula das 20 questões mais cobradas de Educação Especial nos concursos em 2024 e sem mais delongas Vamos à aula esse aqui é o material que vai servir de apoio na nossa aula de hoje é um simulado de Educação Especial com questões atualizadas até setembro de 2024 esse material ele é indicado para revisão vai conter questões de concursos e o gabarito está no final Lembrando que todos os comentários das questões a gente vai fazer aqui durante essa aula em vídeo o acesso a esse material vai estar disponível aqui na descrição do vídeo e quando você for acessar já curta o vídeo se inscreva no canal para que a gente continue trazendo esse tipo de conteúdo aqui para o YouTube e também para os alunos que estão no grupo de simulado esse simulado já foi encaminhado para lá caso você queira participar do nosso grupo de simulados onde nós fazemos ali dois simulados por semana eu vou deixar aqui na descrição do vídeo também um link para você acessar esse nosso grupo específico trabalhando os simulados e várias questões ao longo da semana dito isso vamos dar início aqui à nossa aula questão Um Lembrando que todas as questões são de 2024 diz assim com base nas diretrizes operacionais da educação especial para atendimento educacional especializado na Educação Básica no que se refere a institucionalização do aee e sua oferta deve constar no x da escola prevendo sua organização x matrícula do aluno no aee plano do aee professor para exercício da docência no e profissionais de educação outro x e redes de apoio nessa aula nós vamos trabalhar três documentos Então esse aqui é o primeiro deles que é as diretrizes operacionais da educação especial para o atendimento educacional especializado a famosa diretrizes operacionais do aee esse documento ele não é um documento extenso E ele fala sobre a institucionalização que é o quê como que a gente vai trazer o ae para dentro da escola isso está lá no artigo 10 dessa diretriz e quando ele vai falar sobre a institucionalização ele cita alguns requisitos que devem acontecer algumas ações que devem acontecer e a primeira dela ó a oferta do aee deve constar no PPP da escola então o primeiro aqui ó é ppp porque a oferta do aee ela deve constar dentro do projeto político pedagógico da escola essa é a primeira determinação Então vamos vamos aqui nas alternativas ver onde é que tá escrito o projeto alternativa B projeto político pedagógico então ise aqui complementa a primeira a c falou plano de ação não é a de projeto política pedagógica então estamos com essas duas e a e conselho a gente já eliminou as outras porque a gente sabe que em primeiro momento o aee deve constar no projeto político pedagógico da escola são duas alternativas prevendo na sua organização o que que deve ter dentro dessa organização da oferta do ae primeiro fala de recursos multifuncionais então tanto a b quanto a quanto a d né A B E A D também vão falar a mesma resposta está correta as duas alternativas estão corretas até aqui porque o aee deve constar no PPP da escola n o atendimento educacional especializado ele deve constar dentro do projeto político pedagógico da escola e a sua organização deve ter sala de recursos multifuncionais matrícula do aluno no aee Então deve consultar lá no PPP como que vai ocorrer a matrícula do aluno dentro do atendimento educacional especializado plano da ee plano de ação Quais são as ações de atendimento educacional especializado deve consultar no PVP professor para exercício da docência no ae Então você tem que ter um professor específico para trabalhar na sala de recursos multifuncionais profissionais da educação e vai ter aqui a articulação entre os professores do aee e a gestão escolar que não vai ser a nossa resposta porque essa articulação ela não é somente nesse ponto a alternativa d vai ser o nosso gabarito a articulação entre os professores do a e e os das salas comuns os professores das dos anos regulares das salas regulares das salas comuns devem estar articulados devem estar em conexão em contato com os professores do aee é isso que está previsto lá na diretriz então resumindo aqui né Vamos ler aqui de novo pra gente entender como que ficou esse texto com base nas diretrizes operacionais de Educação Especial do aee da educação básica de 2008 no que se refere a institucionalização trazer o atendimento educacional especializado para a escola ISS su oferta deve constar no PPP da escola no projeto político pedagógico da escola prevendo na sua organização uma sala de recursos multifuncionais matrículas do aluno no aee plano do aee professor para exercício da docência no ae profissionais da educação articulação entre os professores que tá aqui ó articulação entre os professores do aee e os das salas comuns e redes de apoio isso aqui é o texto conforme Está Escrito Lá na diretriz nosso gabarito aqui vai ser a letra letra D vamos sair PR a nossa questãozinha dois sobre o atendimento educacional especializado o aee analisea as seguintes assertivas Então são três afirmativas vamos na primeira o ae o atendimento educacional especializado deve ser ofertado com exclusividade no ensino fundamental com exclusividade no ensino fundamental e na modalidade de Educação de Jovens e adulto Tá certo ou tá errado tá errado o atendimento educacional especializado né a educação especial ela alcança todos os níveis todas as etapas e todas as modalidades então a educação especial está presente em todos os níveis Educação Básica educação superior todas as etapas educação infantil Ensino Fundamental ensino médio e todas as modalidades de ensino a eja a ensino a distância Tudo Deve Ser previsto todas as modalidades vão estar alcançadas pela educação especial então em todas as modalidades em todas as etapas e em todos os níveis aqui ele diz que é exclusivamente para o ensino fundamental e para EJA só que dentro desses dois elementos a gente vai ter sim a educação especial porém não é exclusivo essas duas etapas ou duas fases não de maneira nenhuma é em toda a educação básica então está errado próxima quando ae é realizado na escola em que o estudante atua a interface entre o trabalho do professor do ae e o da sala comum é almejada que que é isso é exatamente o que está escrita na diretriz quando ae é realizado na escola em que o estudante atua então na própria escola do aluno a interface o contato ali entre o professor do aee e o professor da sala comum É desejado sim tanto o professor da sala comum quando o professor de ae é desejável que eles se articulem que eles Conversem que eles se alinhem então o que a afirmativa está dizendo Está correto próximo o ae não deve integrar o ppp já para de ler que a gente viu na questão Um que o atendimento educacional especializado ele deve Obrigatoriamente constar no PPP Obrigatoriamente o aee o atendimento educacional especializado deve Conar no PVP da escola começou falando que não deve Conar já tá errado então Questão dois vai ficar apenas com a afirmativa dois correta apenas a dois correta profor colocar num verdinho aqui letra B apenas a dois correta Questão dois gabarito letra B questão três sobre o atendimento educacional especializado o ae é incorreto olha ali a nossa palavrinha mágica ali que que a gente faz vai lá e destaca é incorreto afirma mar que a gente tá procurando aquilo que é errado em relação ao aee alternativa a o aee complementa Opá parece que tá correto complementa ou suplementa a formação do aluno visando a sua autonomia somente na escola não na escola e fora dela eu falei somente na escola porque eu já vi questão assim falando que essa autonomia somente na escola vai tá errado é autonomia na escola e fora dela a alternativa a está perfeita o ae ou ele complementa ou ele suplementa a formação do aluno corretíssimo b o aee é um reforço escolar já vou parar de ler aqui o aee não é reforço escolar toda alternativa que falar que o aee ele é um reforço vai tá errado por as atividades realizadas na sala de aee são diferentes das atividades realizadas na sala de aula comum eu vou repetir as atividades realizadas na sala de aula de do aee são diferentes daquelas atividades realizadas na sala de aula comum a gente não pode falar que o aee é é um reforço escolar essa afirmativa já deixa a alternativa errada então o ae não é reforço escolar a alternativa B vai ser o nosso gabarito Vamos ler a demais as demais aqui pra gente aprender com a questão alternativa c o ae deve ser obrigatóriamente oferecido pelos sistemas de ensino nas redes públicas e privadas ótimo a gente vai ver várias questões Acho até que nessa aula a gente vai ver questões falando que o aee ele é obrigatório somente na rede pública e vai tá errado o aee é obrigatório tantoo paraa rede pública quanto paraa rede privada então tanto a pública quanto a privada deve oferecer o aee alternativa d o ae é ofertado em todas as etapas da Educação Básica e do ensino superior Exatamente isso a educação especial ela alcança o quê todas as etapas todos os níveis e todas as modalidades de ensino então desde a educação básica até a educação superior Está correto e alternativa e o ae é realizado gerencialmente na sala de recursos multifuncionais da própria escola em que o aluno atua no período inverso ao das aulas regulares Está correto não está completo mas está correto que ele escreveu que está correto o aee ele é realizado preferencialmente na sala de recursos multifuncionais da própria escola em que o aluno atua ou em outra escola e sempre no período inverso ao das aulas regulares a gente vai ver questões aqui também nessa aula que vai falar que o ae é ofertado no mesmo período das aulas regulares vai tá errado então a oferta do ae É no período inverso ou no outro Turno não é no mesmo turno das aulas regulares do jeito que está aqui está perfeito questão três gabarito letra B questão 4 a fim de institucionalizar a oferta do atendimento educacional especializado a escola de ensino regular deve prever no seu projeto político pedagógico o que que deve estar dentro do projeto político pedagógico a gente viu que institucionalizar quando a gente tá estudando diretrizes institucionalizar a oferta do aee é trazer o aee para dentro da escola lá no artigo 10 ele vai falar um conjunto de ações que deve constar ali no PPP e a primeira como a gente já viu é sala de recursos multifuncionais deve estar previsto lá no PPP próximo matrícula no aee de alunos matriculados no ensino regular apenas da própria escola pá deixa eu puxar aqui para um verdinho na primeira a primeira está certo tem que ter no PPP sala de recursos multifuncionais só que a segunda afirmativa está errada deve constar sim a forma ali o processo de matrícula do aluno no aee porém não é apenas da própria escola a escola ela pode ofertar vagas para alunos de outras escolas Então não é apenas para aqueles alunos que frequentam a escola se a escola tem uma sala de recursos multifuncionais se ela oferta o aee ela pode ofertar esse aee tanto para os alunos matriculados na própria escola como para alunos matriculados em outra escola então não é apenas da própria escola ficou errado e três deve constar no PPP professores para para o exercício da docência no ae Exatamente isso professores específicos para e designados ali né para trabalhar especificamente com o exercício da sala no aee Está correto questão quatro vai ficar com a um e a três né a 1 e a TR correta a 1 e a TR gabarito letra e a um e a três estão correta quatro letra e questão cinco Marque V para as afirmativas verdadeiras e f para as falsas são quatro ou cinco aqui né Vamos na primeira em caso de atendimento educacional especializado em ambiente hospitalar ou domiciliar será ofertado aos alunos pelo respectivo sistema de ensino a educação especial de forma complementar ou suplementar fica a pergunta o aee caso o aluno esteja no hospital ou em casa ele vai ser ofertado a educação especial ela vai alcançar o ambiente hospitalar e o ambiente domiciliar Com certeza a gente vai ver lá na diretriz essa previsão do atendimento educacional especializado da Ed equação especial sendo ofertada em ambiente hospitalar ou domiciliar então está correto próxima serão contabilizados duplamente no âmbito do fundeb de acordo com o Decreto 6571 que é o nosso Decreto que vai trazer as diretrizes os alunos de 2008 né os alunos matriculados em classes comuns de ensino regular público que tiverem matrícula concomitante no ae que ele falou aqui se o aluno é matriculado uma matrícula dele no ensino comum no ensino regular e outra matrícula no aee ele vai ser contabilizado duas vezes no âmbito do fundeb por que isso é importante isso traz mais recursos para aquele sistema de ensino então vai se ele estiver matriculado na rede comum e estiver matriculado no ae são contabilizados duas matrículas também está previsto lá no decreto nas diretrizes né que vão trazer ali o a operacionalização do ae então isso está correto próxima os alunos Com altas habilidades ou superdotação terão as atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito das escolas públicas do ensino regular em interface isso é em contato né com os núcleos de atividades para altas habilidades ou superdotação não está completo porque ele também vai ter ali uma interface com ensino superior mas está correto do jeito que está aqui Está correto os alunos ali de de altas habilidades e superdotação eles vão ter esse enriquecimento curricular Lembrando que esse enriquecimento curricular é a suplementação o ele tem a complementação e a suplementação o enriquecimento escolar é uma forma de suplementação Isso vai acontecer em interface isso é em contato com os núcleos de atividades para altas habilidades ou superdotação e com o ensino superior Está correto próxima a elaboração e a execução do plano de aee são de competência dos professores que atuam em sala de recursos multifuncionais ou em centos Dee em articulação isso é em contato com os demais professores do ensino ensino regular está perfeito quero chamar atenção aqui que eu já vi questões falando que a elaboração e a execução do plano de aee é de competência dos professores do ensino regular vai tá errado a competência para a elaboração desse plano e a execução dele é competência dos professores que atuam na sala de recursos multifuncionais isso é os professores de aee eles que são competentes para elaborar e executar o plano de ae então está correto e por último o projeto pedagógico da escola de ensino regular ao institucionalizar a gente já viu essa palavra várias vezes institucionalizar a oferta do aee prescinde do plano do ae olha como que a banca foi sorrateira prescinde do plano do ae para identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos Definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas prescinde é descartar é não precisar é como se ele falasse aqui ó o projeto pedagógico ppp da escola do ensino regular ao institucionalizar a oferta do aee não precisa do plano do aee não é isso a gente acabou de ver que o plano do aee precisa estar previsto tá lá no artigo 10 plano da ae precisa estar previsto no PPP não é prescinde é imprescindível é algo imprescindível necessita que haja esse plano do ae dentro do ppp da escola então a última que ficou errada como que vai ficar o nosso gabarito todas verdadeiras e a última errada gabarito vai ser a letra D gabarito letra d questão seis questão cinco né questão cinco gabarito letra D questão se o atendimento educacional especializado o aee é um direito dos estudantes público alvo da Educação Especial identifica abaixo as afirmativas v para verdadeiro e f para falso sobre o aee lembrando que quando a gente fala de público alvo da Educação Especial nós teremos três grupos pessoas com deficiências então alunos com deficiência transtorn globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superd Esse é o público alvo da Educação Especial e aqui sobre o aee nós vamos ter algumas afirmativas vamos ver quais são verdadeiras e quais são falsas a primeira afirmativa o ae é um conjunto de atividades recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente com caráter descontínuo Opa é de caráter contínuo Vinha vindo perfeito mas o caráter é contínuo não e descontínuo e prestado de forma suplementar a formação dos Estudantes com deficiência não é somente suplementar que que a gente viu é complementar ou suplementar Então não é somente complementar formação dos Estudantes com deficiência transtorno do aspecto autista e complementar a formação dos Estudantes Com altas habilidades ou superdotação pera aí agora aqui que eu entendi a questão e prestada de forma suplementar a formação dos Estudantes com deficiência o ae ele vai ser suplementar no caso de altas habilidades ou superdotação então para o público de altas habilidades ou superdotação aí o ae vai ser suplementar e ele vai ser ó complementar quanto que ele vai ser complementar para os para os alunos com deficiência então a ele é complementar para os alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento então ele inverteu aqui cometeu aí dois ou três erros dois erros né Ele falou que o caráter é descontínuo então e o caráter Na verdade ele é contínuo né o caráter de oferta do a é contínuo e quando ele vai falar de suplementar e complementar ele inverteu ele é suplementar para altas habilidades e superdotação e ele é complementar nos casos de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento então ele inverteu e deixou a alternativa errada primeira está errada próxima o atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola maravilha a gente já viu isso proposta pedagógica da escola ao ppp envolver a participação da família para garantir pleno acesso e participação dos Estudantes atender as necessidades específicas do público da Educação Especial daquele público alvo que a gente já viu e ser realizado em articulação isso é em contato com as demais políticas públicas está perfeito não há erro aqui próximo o aeee tem como função apoiar complementar e suplementar os serviços educacionais comuns eliminando Barreiras que possam impedir o estudante público alvo da Educação Especial de e aprender num contexto comum a todos eu sei que a expressão eliminando Barreiras né quando a gente lê assim eliminando as barreiras que possam impedir o estudante público alta Educação Especial a gente acha muito pesado mas é assim que está escrito no documento eh em outros textos a gente vai ver reduzindo as barreiras Só que lá nas diretrizes operacionais do aee está escrito eliminando Barreiras Então é assim que As bancas colocam em concurso público quando você vira ali que tá tratando das diretrizes do aee lembre-se que é eliminando Barreiras eliminando as barreiras que possam impedir o estudante público alvo da Educação Especial de aprender num contexto comum a todos está correto e por último o ae é realizado prioritariamente né Principalmente primeiramente na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular no mesmo turno da escolarização banca sorrateira no mesmo turno da escolarização O que que a gente viu que é no turno inverso da escolarização então é no cont contraturno não é no mesmo turno das aulas regulares é no outro Turno das aulas regulares é no contat turno ele errou aqui ao dizer que é no mesmo turno da escolarização podendo ser realizado também em centros de atendimento educacional especializad Cent je públicos ou privados sem fins lucrativos conveniados com a Secretaria Municipal de Educação não sendo substitutivos às classes comuns ele errou aqui ao dizer que é no mesmo turno da escolarização então vai ficar fal falso verdadeiro verdadeiro verdadeiro falso falso deixa eu puxar aqui verdinho né para marcar começa com falso verdadeiro verdadeiro é isso aqui né falso verdadeiro verdadeiro falso é isso falso verdadeiro verdadeiro falso Exatamente isso questão se gabarito letra C questão 7 considerando o contexto da integração entre professores regulares e professores de aee é correto afirmar que vamos procurando a alternativa correta alternativa a as leis e políticas de inclusão enfatizam a substituição do ensino comum pelo aea que que a gente viu que o aee ele não é substitutivo ao ensino comum ao ensino regular o aee ele não é substitutivo ele é complementar ou suplementar ele não é substitutivo do ensino comum então já tá errado se a gente estava procurando aqui al umaa alternativa errada na verdade a gente tava procurando a certa né Tava procurando a errada então a alternativa a não é Nossa resposta as leis políticas de inclusão enfatizam a substituição do ensino comum pelo ae já começou errado começou errado b a comunicação entre professores de ae e professores regulares é essencial para a integração efetiva pois os grupos de professores têm as mesmas funções n salas de aula a função do professor do aee ela é diferente da função do professor do ensino regular ele falou aqui que é a mesma função e as funções são distintas as atividades que acontecem dentro da sala de aula comum do ensino regular são diferentes atividades que acontecem na sala de aee então na sala de recursos multifuncionais Então são atividades diferentes e as funções dos professores também são diferentes então a b está errada c a coordenação escolar pode ajudar na promoção da integração entre professores da ae e professores regulares Mas essa é uma responsabilidade exclusiva dos docentes sempre essa palavra exclusiva aqui eu sempre essa palavra exclusiva ela eh acende um alerta pra gente para uma possibilidade de est errada aquela alternativa e aconteceu aqui a coordenação escolar pode ajudar na promoção da integração entre professores de aee e professores regulares mas essa Mas essa é uma responsabilidade exclusiva dos docentes não é uma é uma responsabilidade de todo o corpo Educacional então todos tem que se lembrar que precisam se articular na oferta da Educação Especial então está errado D vamos lá estabelecer metas comuns é uma estratégia importante para a integração entre professores de aee e professores regulares vai ser o nosso gabarito estabelecer metas comuns é uma estratégia importante para a integração para a articulação ali entre os professores do ae e os professores do ensino regular estabelecer metas comuns em em comum acordo saber para onde que nós estamos levando para onde que nós estamos direcionando o nosso ensino isso é importante é uma estratégia importante paraa integração corretíssimo e o e vamos ver aqui pra gente aprender com a questão e a formação conjunta entre professores da e e professores regulares não é recomendada a gente já já para de ler a formação conjunta entre professores de ae e professores regulares É sim almejada porque a gente quer essa integração a gente quer metas comuns então ficou errado questão 7 gabarito letra D questão oito qual é a principal diferença entre educação inclusiva e educação especial conforme discutido no Panorama evolutivo da educação inclusiva no Brasil a partir de agora a gente mudou de documento de referência agora a gente entrou em questões da política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva e lá ela vai trabalhar essa diferença entre a educação inclusiva e a educação especial vamos procurar aqui nas alternativas alternativa a a educação inclusiva foca em crianças com necessidades específicas em classes separadas Que absurdo enquanto a educação especial integra todas as crianças em classes regulares pra gente responder essa pergunta aqui a gente precisa se lembrar que a educação especial ela possui quatro fases que é a exclusão e a segregação são as duas primeiras depois vem a integração e a inclusão Essas são as quatro fases da Educação Especial no Brasil a partir de 1990 a gente tem um foco especial na inclusão a gente chama isso da terceira fase da Educação Especial no Brasil então o foco da Educação Especial no Brasil hoje está na inclusão só que historicamente a educação especial ela segregou os alunos Ela separou os alunos alunos tanto das escolas como das classes como das aulas do conteúdo então historicamente a educação especial segregou os alunos e a educação inclusiva ela busca atender todos os alunos dentro da sala de aula regular então cada aluno tratando todos os alunos com as suas especificidades cada aluno ele tem uma potencialidade isso ele tem uma facilidade em um ponto e dificuldade em outro então todos os alunos precisam ser atendidos de forma específica em suas especificidades isso é educação inclusiva e historicamente a educação especial ela fez o quê ela segregou A questão aqui trocou isso colocou características da educação inclusiva na educação especial e característica da Educação Especial na educação inclusiva por isso que a alternativa a está errada alternativa b a educação especial ó deixa eu até puxar para um verdinho puxar para um verde aqui vamos lá a educação especial Visa um ensino individualizado sem exclusão op puxei para um verde mas é vermelho a educação especial Visa um ensino individualizado sem exclusão historicamente não quando a gente coloca em comparativo educação especial e educação inclusiva quem Visa um ensino sem exclusão é educação inclusiva e não Educação Especial enquanto a educação inclusiva falou aqui da educação inclusiva historicamente segrega alunos com deficiência O que que a gente acabou de falar aqui o professor acabou de falar historicamente a educação especial segregou os alunos e a educação inclusiva ela Visa tratar todos os alunos sem sem exclusão né de doos alunos conforme as suas especificidades Então ela trocou de novo aqui o conceito c a educação especial é focada em aspectos terapêuticos a educação especial é focada em aspectos terapêuticos enquanto a educação inclusiva não considera as necessidades especiais está de novo errado primeiro que a educação especial ela não é focada em aspectos terapêuticos e clínicos Isso é uma afirmativa incorreta enquanto a educação inclusiva não considera as necessidades especiais a educação inclusiva considera as necessidades especiais cara considera as características de todos os alunos não apenas doos alunos ali com altas habilidades ou superdotação ou com tgd ou pessoas com deficiência alunos com deficiência não as as necessidades de todos os alunos devem ser contempladas cada aluno conforme a sua especificidade então também está errado e a d vai ser o nosso gabarito alternativa d a educação inclusiva busca um ensino que se adeque a todos de forma individualizada e sem exclusão cada aluno tratado na sua especificidade enquanto a educação especial historicamente segregou os alunos com deficiência essa é uma formativa corretíssima a gente pode falar sim que a educação especial historicamente segregou isso é separou excluiu os alunos com deficiência questão oito gabarito letra D questão nove considerando a argumentação em prol da educação inclusiva apresentada na Política Nacional de Educação Especial na perspec tá educação inclusiva nome gigante do documento assinar alternativa incorreta Olha a nossa palavra mágica ali alternativa incorreta a gente tá procurando aqui do que é errado em relação à política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva nome grande alternativa a vamos ver se ela tá errada ou tá certa a educação inclusiva reúne conceitos de igualdade e diferença guarde isso quando a gente fala de educação inclusiva várias vezes a gente vai ver essa expressão esse conceito de igualdade di erença como valores indissociáveis As bancas vão falar que os valores são dissociáveis são separáveis e não são os valores são indissociáveis isso é são inseparáveis somando a eles a ideia de Equidade fundamentada na concepção de direitos humanos quando a gente fala de igualdade e diferença a gente tá falando de educação inclusiva por quê porque cada aluno precisa ser tratado nas suas especificidades isso é eles possuem necessidades de ser tratado de forma igual todos eles precisam ser tratados de forma igual só que quando você vai tratar cada um deles cada um deles vão ter necessidades diferentes então a gente trata eles de maneira igual porém as necessidades deles são diferentes isso que a gente junta igualdade e diferença estão juntas na educação inclusiva Está correto a gente está procurando a errada não é essa alternativa alternativa b o movimento Mundial pela pela inclusão é uma ação originada em defesa dos direitos de todos os alunos estarem juntos aprendendo e participando sem nenhum tipo de discriminação isso aqui está perfeito esse texto está lá na introdução da política nacional de educação especial então lá na introdução ele vai falar esse texto aqui que o movimento Mundial pela inclusão é uma ação originada na em defesa dos direitos de todos os alunos estarem juntos todos os alunos estarem juntos não tô falando aqui de alunos de Educação Especial não todos os alunos estarem juntos aprendendo e participando sem nenhum tipo de discriminação tá corretíssimo C o processo de implantação de um sistema educativo inclusivo implica apenas essa palavra apenas aqui a gente já liga um alerta em uma mudança ideológica da escola pois refere-se a uma ação cultural social e pedagógica a gente vai ver lá na política nacional de educação especial que essa mudança do sistema educativo implica em uma mudança estrutural e cultural da escola então a mudança ela é estrutural e cultural da escola a questão er V falar que é apenas uma mudança ideológica então está errado esse texto também está lá na introdução todas as as alternativas aqui até agora trabalharam a introdução da política para você ver que é um texto muito cobrado em prova de concurso alternativa d vamos seguir pra gente ir aprendendo com a questão a contextualização das circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola contribuíram para a construção dos referenciais de sistemas educacionais inclusivos que que a gente leu aqui ele falou que a contextualização isso é quando a gente passou a pensar a rever aí as circunstâncias históricas de exclusão quando a gente parou e pensou sobre essa exclusão escolar dentro e fora da escola isso ajudou isso contribuiu na construção dos referenciais de sistemas educacionais inclusivos Com certeza pensar sobre a exclusão observar essa exclusão contextualizar ela trazer paraa nossa realidade isso ajudou aí a construir os referenciais de sistemas educacionais inclusivos que nós temos hoje está correta essa ativa também lá na introdução da política e e a educação inclusiva assume um espaço Central no debate sobre a sociedade contemporânea e a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las texto perfeito também consta lá na introdução da política e está conforme ali a o documento analisado então está correto questão nove procurávamos a errada a incorreta questão c é o nosso gabarito vamos agora paraa questão 10 metade dessa aula seguimos a educação inclusiva constitui um paradigma Educacional fundamentado na concepção de direitos humanos que une igualdade e diferença a gente viu isso une igualdade e diferença como valores inseparáveis ou indissociáveis o movimento Mundial pela educação inclusiva é uma ação que tipo de ação é esse movimento pela educação inclusiva esse tipo de questão aqui ou você memorizou ou você vai ter que chutar ou errar essa questão porque ele vai ter um conjunto ali de quatro palavras que está exatamente nessa expressão lá na introdução da política Então você precisa se lembrar que o movimento Mundial pela educação inclusiva é uma ação alternativa a inclusiva governamental Opa alternativa a já tá errada então não é inclusiva governamental e partidária B tecnológica plural assistiva e coletiva também não é esse o tipo de movimento C prática assistencial e Comunitária também não é e o nosso gabarito vai ser a letra d o movimento Mundial pela educação inclusiva é uma ação política cultural social e pedagógica o movimento Mundial pela educação inclusiva é uma ação política cultural social e pedagógica precisa memorizar memorize já esse textinho aqui do jeitinho que tá aqui ó essa parte e a alternativa d se cair no seu concurso Com certeza você vai acertar questão 11 de acordo com a política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva a educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos que conjuga o quê igualdade e diferença como valores separáveis não como valores indissociáveis e Que Avança em relação à ideia de Equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola perfeito vamos ver a pergunta conforme a proposta da educação inclusiva no contexto brasileiro atual é correta afirmar que estamos procurando a alternativa correta alternativa a a matrícula de pessoa com deficiência é obrigatória pelas escolas regulares que devem limitar a no máximo dois alunos dessa nessas condições por sala de aula isso aqui já está errado perceba que aqui já tá gerando uma exclusão só de gente falar assim ah no máximo dois alunos eh por sala de aula já geraria uma uma ideia de exclusão e a política ela vem trabalhar exatamente o oposto Então não vai ter esse essa limitação O que vai ter a necessidade de apoio adequado então se você tiver dois alunos você vai ter o apoio adequado três alunos vai ter o apoio adequado ali as outros professores para te auxiliar dentro da sala de aula porém não fala de limite de aluno da educação especial dentro das salas de aulas regulares então alternativa a está errada alternativa B as escolas privadas não poderão negar matrícula aos alunos com deficiência certinho sendo facultada essas a cobrança de valores diferenciados então isso aqui é proibido é proibido as escolas particulares cobrar valores diferenciados na mensalidade para melhor atendimento à cidades educant então é o inverso isso aqui não é facultado não é uma possibilidade é proibido é obrigatório matricular né ele não pode se negar a matricular E sendo que não é permitido cobrar valores diferenciados para esses alunos então a b está errada a c a educação especial organizada paralelamente à educação comum já paro de ler aqui ó organizada paralelamente à educação comum a educação especial ela é oferecida preferencialmente na rede regular de ensino ela não é organizada para ela fora da rede comum é preferencialmente integrado à rede de ensino Então já falou errado Educação Especial organizada paralelamente a educação comum tá errado é a forma mais apropriada para o atendimento de alunos com deficiência e altas habilidades não é essa a educação especial organizada integrada à educação comum integrada ao ensino regular é a forma mais apropriada para o atendimento de alunos com deficiência e altas habilidades então está errado a ser nosso gabarito vai ser a letra d o aluno com deficiência tem direito a prova adaptada de acordo com as suas necessidades tempo adaptado para sua realização e também tem direito de realizar a prova em local distinto da sala de aula quando houver necessidade certinho isso aqui está previsto lá na lbi na lei brasileira de inclusão que vai falar sobre essa essa necessidade n esse direito aliás de prova adaptada de tempo adaptado e de local adaptada essa adaptação de três pontos da prova do local e do tempo isso aqui está previsto lá na lbi está corretíssimo então a questão 11 gabarito letra D questão 12 a inclusão é aquela que garante a qualidade de ensino Educacional a todos os alunos reconhecendo e respeitando a diversidade É isso aí a inclusão reconhece e respeita a diversidade parte um está correta a escola inclusiva é aquela que reconhece cada aluno respeita suas potencialidades e necessidades e a suas dificuldades e elas aí a elas responde com qualidade pedagógica está corretíssimo também aqui a primeira e a segunda parte a terceira parte agora assim uma escola é considerada inclusiva quando o quê quando estiver organizada para favorecer grupos de alunos de acordo com a etnia sexo idade deficiência ou condição social está errado a educação inclusiva ela busca excluir essa ideia de grupos de alunos ela busca integrar todos os alunos incluir todos os alunos dentro de um mesmo sistema de ensino e não favorecer grupos específicos então a criar grupos específicos segregar a educação separar a educação está errado a gente não vai criar esses grupos por etnia sexo idade deficiência ou condição social é exatamente o oposto disso a gente vai destruir esses grupos né a gente a gente quer integrar todos os alunos a gente quer que todos os alunos estejam incluídos em o mesmo sistema tratados conforme as suas especificidades porém incluídos todos em uma rede regular de ensino questão 12 vai ficar como um e dois questão correto questão 12 eu pode colocar num Verde aqui questão 12 gabarito letra D apenas a parte um e a parte dois estão corretas parte TR falou de grupos ali favorecer grupos isso está errado questão 12 gabarito letra D questão 13 sobre a política nacional de educação especial em que perspectiva em perspectiva da educação inclusiva analise as afirmativas a seguir são três afirmativas vamos na primeira a educação inclusiva constitui um paradigma educacional um modelo Educacional fundamentado na concepção de direitos humanos exatamente que conjuga igualdade e diferença de novo isso aqui aparecendo em prova que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis cuidado vai ter questão que vai est escrit aqui como os valores dissociáveis como valores separáveis Então é isso é conjura igualdade e diferença como valores indissociáveis do jeitinho que tá aqui a afirmativa está corretíssima Então a primeira tá correta próximo a partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada mas não implicando em mudança estrutural e cultural da escola para que os alunos com tgd tenham suas especificidades atendidas Tá o que que a gente viu que a ação né instituir uma escola inclusiva vai implicar em uma mudança ó implica uma mudança estrutural e cultural da escola estrutural e cultural da escola o que que ele falou aqui ó não implicando não implicando em uma mudança estrutural e cultural da escola e a gente viu que sim eh criar uma escola inclusiva vai fundamentar vai precisar implicar na mudança estrutural e cultural da escola então está errado a dois aqui errou é não é implicando em uma mudança estrutural e cultural da escola isso aqui estaria alternativa correta mas do jeito que ficou aqui ficou errado questão 13 né vai ficar a primeira correta a segunda incorreta reta e vamos ver aqui a última alternativa a última afirmativa aliás né A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva acompanha os avanços do conhecimento e das lutas sociais visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos Está correto então a questão 13 vai ficar a primeira e a terceira correta primeira e a terceira gabarito letra e aqui quando ele falou não implica não mudança estrutural e cultural cometeu um erro questão 13 gabarito letra e questão 14 a Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva hoje no Brasil indica que alternativa a alunos especiais sejam atendidos preferencialmente em instituições próprias é isso aqui a gente vai segregar os alunos a gente vai excluir eles da rede regular de ensino não preferencialmente eles vão ser atendidos na rede regular de ensino e não instituições próprias a a já tá errada B estudantes comando eficiência devem participar de salas de aulas regulares opa opa Professor I colocar um vermelho aqui mas está corretíssimo não é isso aqui mesmo que a gente viu os estudantes com deficiência devem participar de salas de aulas regulares então aqui preferencialmente isso aqui vai acontecer os estudantes com deficiência preferencialmente vão participar de sala de aulas regulares não está completo mas está correto vamos seguir aqui ver as outras só pra gente ver se a gente elimina todas alternativa c crianças com altas habilidades devem se matricular em escolas técnicas negativo negativo que que a gente viu que o público alvo da Educação Especial preferencialmente vai ser atendido na rede regular de ensino e não em escolas técnicas ou segregar em salas negativo n salas de aulas comuns do ensino regular D sujeitos sujeitos com deficiência física e motora devem frequentar instituições adaptadas então nosso gabarito aqui só pode ser a letra B estudantes com deficiência o mais correto seria preferencialmente né devem participar par das salas de aulas regulares Mas a questão 14 vai ficar com a letra B como a única possível de estar correta Isso Aqui Acontece muito em prova pessoal Acontece muito em prova de você olhar assim e nenhuma alternativa está perfeita O que que a gente faz vai aquela que está menos pior então aqui dentro essas alternativas aqui com certeza a b vai ser correta o nosso gabarito vai ser a letra B ela não está perfeita mas entre as alternativas ela é melhor que tá aqui questão 14 letra B você matete de prova e é melhor fazer assim do que querer eliminar a questão depois com recurso é muito mais difícil melhor ir pela aquela que está tem mais chance de estar correta questão 15 vamos seguind a lei 14191 trocar de cor aqui né tirar esse vermelho Vamos colocar um amarelinho a lei 14191 de 2021 Altera a atual LDB e regulamenta a educação bilíngues de surdos de acordo com a referida lei a oferta da Educação bilíngues de surdos terá início aus a partir de agora a gente vai sair da política nacional de educação especial e vai avançar para algumas questões da LDB a partir ali do artigo 58 que vai trabalhar essa parte de Educação Especial aqui ele tá falando sobre a educação bilíngues de surdos como que ela vai ser quando que ela vai ter a oferta dela alternativa a Quando que começa no primeiro ano de idade na educação infantil e se estenderá ao longo da vida poderia ser isso mas não é assim que tá escrito muita gente veio aqui e marcou isso aqui mas não é no primeiro ano de idade na educação infantil então está errado onde que é no zero ano ó com zero anos de idade na educação infantil e se estenderá ao longo da vida a primeira ali só errou em falar que é o primeiro ano de idade muita gente foi afoito ali né foi acelerado e acabou marcando Ela acabou errando é não é no primeiro ano de idade é a zero ano de idade na educação infantil e se estenderá ao longo da vida isso é a oferta da educação bilíngues e de surdos então questão 15 gabarito letra B questão 16 entende por educação especial para efeitos desta lei a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educandos com deficiência transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação esse aqui é o nosso público alvo da Educação Especial vamos na pergunta a palavra destacada palavra destacada no texto sinaliza que a educação especial deve ser oferecida op vamos aqui destacar a palavra é preferencialmente a palavra preferencialmente sinaliza que a educação especial deve ser oferecida esse preferencialmente sinaliza o quê que a educação especial compulsoriamente deve ser oferecida né compulsoriamente na rede regular de ensino é compulsório Não não é compulsório a gente tá falando de preferencialmente Então não é obrigatório B facultativamente também não é facultativamente é preferência a gente tem ali em primeiro lugar a gente vai tentar fazer isso isso aqui é a nossa preferência Então a gente tem uma preferência de escolha não é livre a escolha a escolha tem uma preferência tem um primeiro lugar que é a rede regular de ensino C prioritariamente na rede regular de ensino é isso aqui prioritariamente vai vir aqui de primeiro né então primeiro a gente vai tentar colocar esse aluno né tentar inserir esse aluno na rede regular de ensino a gente só não vai fazer isso se realmente não houver condições de ele se adaptar ali mas preferencialmente na rede regular de ensino e aqui ele colocou como prioritariamente que é primeiramente preferencialmente então ficou correto questão 16 gabarito letra c e questão 17 seguimos a lei de diretrizes e base da Educação Nacional em seu Capítulo 5 Versa sobre a educação especial em seu artigo 58 refere-se que a educação especial é a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na regular na rede regular de ensino para educandos com não poderia faltar esse tipo de questão aqui é uma questão simples n é uma questão aí mamão com açúcar porém ela é muito cobrada em prova de concurso que é o quê saber qual é o público alvo da Educação Especial então a educação especial preferencialmente vai ser oferecida na rede regular de ensino para educandos com alternativa a deficiência P Tá certo deficiência está certo transtornos do déficit de atenção e hiperatividade já tá errado não é assim que tá na LDB então B deficiência tá tá certo transtornos globais no desenvolvimento É isso aí tgd e altas habilidades ou superdotação precisa memorizar não tem para onde correr a gente precisa saber qual é o público alvo da Educação Especial são educandos com deficiência transtornos globais no desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação questão 17 gabarito letra B questão 18 seguimos sobre os serviços de apoio especializado conforme a LDB 1996 julga afirmativa a seguir serviço de apoio especializado Tá previsto lá no parágrafo primeiro da do artigo 58 da LDB vamos aqui ver se tá certo ou se tá errado haverá quando necessário serviço de apoio especializado Isto é professor psicopedagogo na escola regular para atender a peculiaridades da clientela de Educação Especial certo ou errado meu povo está errado não está certo muita gente vê aqui marcou como certo onde que tá o erro se você for lá no parágrafo primeiro do artigo 58 o que que vai tá escrito haverá quando necessário serviço de apoio especializado na escola regular para atender as peculiaridades da clientela de Educação Especial o que que não tem lá isso aqui ó Isto é professor psicopedagogo essa parte aqui a questão inventou E por que que tá errado porque se tivesse escrito assim ó haverá quando necessário serviço de apoio especializado Isto é professor psicopedagogo somente professores psicopedagogos poderiam prestar apoio especializado isso aqui não é verdade um professor ele pode ser um psicopedagogo e trabalhar com apoio especializado pode mas não é necessário que seja não é obrigatório que seja não tá escrito na LDB que tem que ser um professor psicopedagogo não só tá escrito que haverá quando necessário serviço de apoio especializado na escola regular para atender as specular da clientela de Educação Especial aí os sistemas de ensino vão regular como isso vai acontecer mas não necessariamente na LDB tá falando que é um psicopedagogo isso tornou alternativa errada questão 18 gabarito errado questão 19 seguimos ao proclamar que todas as crianças têm direito fundamental à educação a Declaração de Salamanca documento importantíssimo para a educação especial lá de 1994 afirma que a estas deve ser dado então a criança deve ser dado o quê alternativa a opção de atingir a aprendizagem mas não manter o nível adequado de ensino manter o nível de ensino adequado isso aqui está errado não é somente de atingir a aprendizagem mas é manter o nível adequado de aprendizagem então a a tá errada a b a obrigação de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem a criança deve ser dada a obrigação não a gente tá falando aqui de direito a não tá criando uma obrigação a gente tá criando um direito então está errado a tá errada porque não é a opção de atingir aprendizagem mas não manter o nível adequado e sim manter o nível adequado de aprendizagem a b tá errado porque falou obrigação C A criança deve ser ofertada né Deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem é isso aí a Declaração de Salamanca vai falar que a todas as crianças deve ser dado a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem questão 19 o gabarito vai ser a letra C vamos ver ali a letra D só pra gente aprender com a questão a toda criança vai ser dado a impossibilidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem isso aqui não tinha como ser então questão 19 gabarito letra C A toda criança deve ser dado oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem questãozinha mamão com açúcar aqui sobre a declaração de salamanga questão 20 a nossa última questão dessa aula a Declaração de Salamanca de 1990 24 foi adotada em assembleia geral por meio das Nações Unidas e trata dos princípios da política e da prática em Educação Especial neste documento os delegados à conferência mundial sobre necessidades educativas especiais incitaram os governos a que que eles querem que o governo faça que que a Declaração de Salamanca quer que os governos façam primeiro conceder a maior prioridade por meio das medidas de política e das medidas or mentais ao desenvolvimento dos respectivos sistemas educativos de modo que possam incluir todas as crianças independentemente das Diferenças ou dificuldades isso aqui deve ser incitado deve ser promovido pelos Estados incentivados pela Declaração de Salamanca Com certeza Então vou tirar aqui no amarelinho e já vou colocar no verde a declaração a Declaração de Salamanca ela vai incitar né ela vai ela vai estimular que os governos considerem essa maior prioridade nas medidas polí e orçamentais para incluir todos os alunos dentro da sala de aula regular então questão 20 aqui a primeira afirmativa tá correta e a próxima desenvolver projetos demonstrativos Então deve ser incitado os governos a desenvolver projetos demonstrativos e encorajar o intercâmbio com países que têm experiência com escolas inclusivas é exatamente o que tá previsto lá na Declaração de Salamanca que deve haver esse intercâmbio aí entre os profissionais que atuam na educação de países que já estão mais desenvolvidos que TM mais experiência com escolas inclusivas para aqueles que têm menos experiência então promover o intercâmbio Para se entender como é feito como é praticada a educação inclusiva em outros países Isso deve ser incentivado então as duas estão corretas o gabarito vai ser a letra A as duas estão corretas bem assim nós concluímos essa aula sobre a educação especial nós vimos aqui quatro documentos na nossa próxima aula com questões sobre a educação especial Vamos ver outros documentos e outros pontos desses documentos que foram estudados nessa aula eu peço que vocês revisem esse material de questão com certeza ele vai ajudar você na hora da sua prova e assim a gente finaliza esse encontro te vejo na próxima aula até lá

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