Abertura do curso: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusivaa

By | 20/05/2025

google.com, pub-7149976447087133, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Abertura do curso: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusivaa/a>

OK. Muito boa noite a todas pessoas que nos acompanham neste momento virtualmente eh para este acolhimento do curso eh de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, ofertado eh pela CAPS, fomentado pela Universidade Aberta do Brasil. Então, quero me apresentar. Eu sou a professora Cléia Demetrio Pereira, professora da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, vinculada ao Centro de Educação à Distância da UDESC. E neste momento, eh, estou na coordenação eh geral deste curso, né, pela Universidade Aberta do Brasil. Eu sou uma mulher branca de cabelos castanhos abaixo do ombro. Eh, estou usando um óculos com aro marrom e vestindo uma camisa eh azul e estou de batom vermelho. Então, é um prazer imenso acolher cada um e cada uma eh que eh teve a oportunidade de se inscrever neste curso, eh, que estamos dando pontapé inicial neste dia 19 de maio. Aqui estão comigo algumas pessoas que fazem parte de todo esse processo. Eu gostaria de convidar a professora, a nossa técnica Luía para se apresentar. Na sequência, então, a Tânia e depois o Marco e depois eu gostaria de chamar a professora Ivonete. Então, Luía, fique à vontade. Boa noite. Então, como a professora Claia já disse, meu nome é Luía, eu sou técnica universitária da UDESC, atuo no centro de Ciências Agroveterinárias, UCAV em Lages e sou assistente pedagógica, né, do curso de EI. Eu sou uma mulher branca também, com cabelo escuro, um castanho escuro bem abaixo dos ombros. Estou usando uma blusa branca com gola mais alta, porque aqui tá um pouquinho frio, né? E o meu fundo ele está desfocado. Então, sejam todos muito bem-vindos. Espero que possamos fazer um excelente trabalho. Tânia, não estamos te ouvindo agora. Sim, né? Boa noite, eu sou a Tânia, sou a coordenadora de tutoria. Vamos trabalhar juntos, né, no curso. Eu sou uma mulher branca de cabelos grisalhos, cabelos pelos ombros. Hoje eu estou com ele amarrado, estou com uma camiseta roxa e atrás estou com no trabalho com uma uns tijolinhos à vista aqui ao fundo. Eu sou técnica universitária da UDESC, trabalho no CEAD, que é o centro de ensino a distância. Já trabalhei com a professora Cléia, já trabalhei com a professora Ivonete e hoje eu estou aqui então como coordenadora de teroria à disposição para que vocês precisarem. Olá, boa noite. Meu nome é Marco Antônio. Eu sou técnico administrativo da ISAG, que é o Centro de Administração Socioeconômicas da UDESC e também estou como assistente pedagógico do curso EI. Eu sou um homem branco de cabelos castanhos curtos, olhos claros, tô usando uma camisa de mang comprida preta e também óculos. Atrás de mim tá uma sala típica que foi construída na ODESC, modelo Spin, que é para ser um espaço inovador. Eu resolvi botar atrás, que é para mostrar para vocês os avanços que a ODESC tenta diariamente eh progredir. E fico feliz de estar com todos vocês aqui. Espero que esse curso seja de uma experiência muito boa para todos. Muito bem. Eu gostaria antes da professora Ivonete, porque eu eu tenho que realmente eh anunciá-la, né? A professora Ivonete Ramos é professora da Universidade do Estado de Santa Catarina e hoje está na coordenação da Universidade Aberta do Brasil, na coordenação adjunta com a professora Carmen Cipriane Pandini e que eh tem sido um apoio dioturnamente para que este curso, né, eh estivesse no iniciando eh neste dia 19. Então, Ivonete, quero registrar aqui o nosso agradecimento, né, em nome da nossa equipe, Tânia, Marco, Luí e tantas outras pessoas que nos ajudaram até aqui. Eh, mas dizer que o apoio de vocês tem sido fundamental para que a gente eh tivesse conseguido eh finalizar essa etapa de vinculação de tutores, né? e que ainda estamos num processo ainda de finalização e acompanhamento, mas é muito bom destacar que a UAB na UDESC, eh, neste processo e tantos outros, mas em particular neste curso, porque o anunciado já era para ter iniciado, né, em março, mas por conta de todos os ajustes de matrícula, de vinculação, a gente não teve o tempo eh hábil e necessário, assim como outras universidades do Brasil também não o tiveram. Por isso, um destaque especial, porque a UAB tem eh nos apoiado muito para que a gente tivesse neste momento hoje oficializando este início do curso. Então, Ivonete, agradeço imensamente a tua presença que hoje também representa a professora Carmen Pandini. Fique à vontade. Boa noite. Meu nome é Ivonete, como a professora Cléia já anunciou. Eu sou uma mulher branca. Eh, eu tenho os cabelos castanhos no ombro. Eu estou usando óculos, estou com uma camiseta branca com o logo da Udesc. é da ODESC do Meioeste, né, que eu estou hoje em transição, atuando um pouco na ISAG, um pouco na UAB, um pouco no na UDESC, Meioeste. E eu sou professora da UDESC na área de economia e finanças e sou uma entusiasta, né, da educação à distância. Quem me conhece sabe que eu levo essa bandeira e eu trabalho hoje na Universidade Aberta do Brasil como coordenadora adjunta em conjunto com a professora Carmen Pandini, que é a coordenadora geral da UAB na UDESC. E ela, né, na na nessas nesse nosso trabalho está bastante voltada à questão da articulação dos cursos. Então eu acho que a noite de hoje é um presente, né, professora Cléia, equipe, porque ela vem para dizer que valeu tudo a pena, né? os nossos nós passamos o Natal, as férias e mais um bom pedaço aí de outros outros acontecimentos envolvidos nesse curso. Eh, porque nós acreditamos de fato que a eh para nós é um pequeno esforço se comparado com todo o impacto que pode dar na comunidade, né? E e que bom que a gente persistiu, né? em todos os percalços que foram aparecendo, a gente foi em conjunto se ajudando, né, e aprendendo também, porque os cursos extensionistas é algo novo dentro da UAB. Então, em nome da professora Carmen, eu também quero desejar, né, pros estudantes um ótimo curso, eh, e também que esse curso ele possa abrir espaço para muitas outras formações extensionistas. hã, e que venham para fortalecer a base, né, professora Cléia, porque nós na universidade recebemos os alunos já com toda uma trilha, né, que foi eh trabalhada por pelos professores na base e eles estão lá incansáveis, né, na na promoção desse desenvolvimento humano para que chegue para nós também eh as pessoas com boas formações. E agora cada vez mais a gente fica eh se sente contemplado, porque nós temos também toda a questão, né, dessa eh formação pra área da inclusão, né, e que venham muitas outras formações para nos apoiar. É isso, né, que eu gostaria de dizer para vocês, para não ocupar muito tempo, porque eu sei que vocês têm outras demandas. E eu queria também pedir licença para vocês, porque eu estou aqui atendendo os estudantes no CESMO, então eu fico mais uns minutinhos, mas depois eu preciso eh dar atenção aqui, tá bom? E obrigada também pela confiança e pelo carinho, tá gente? Nós aqui agradecemos, professora Ivonete, eh saibas que a sua atuação e mediação em todos os processos eh contribuiu em grande medida, né, para que a gente pudesse hoje oficializar esse início do curso com fomento CAPSUAB. Então, eh, pedimos também que faça essa entrega pra professora Carmen, que é a nossa coordenadora UAB da UDESC, né, e que tem grande medida eh contribuído paraa interiorização dos cursos de graduação, especialização e agora essa riqueza dos cursos de extensão, né? Então, nossa gratidão imensa. E estamos também agora com a nossa presença aqui, a professora Lidiane Guedert, ela que é nossa diretora de extensão do Centro de Educação à Distância, né, da UDESC, eh, e que estará aqui conosco nesse momento, fazendo acolhida com os nossos cursistas, né, professora Lidiane faz eh desde novembro praticamente, nós estamos eh efetivamente trabalhando nesse projeto. um agradecimento muito especial desde esse desse período, né, Ivonete, em que eh a Tânia, que também eh contribuiu muito para que a gente pudesse ir avançando cada etapa, desde os editais dos cursistas, eh porque antes disso a UAB já tinha nos apoiado com o edital para os tutores. E aqui uma resta muito grande para os nossos tutores, as nossas tutoras que já estão envolvidos, envolvidas, engajadas e acompanhando no nosso chat aqui pelo canal do YouTube. nossos agradecimentos imensos a vocês, eh, que também podem ir se apresentando no canal do YouTube, hã, para os os seus grupos, né, seu eh os cursistas e e qualquer dúvida que for surgindo também podem compartilhar conosco. Então, professora Lidiane, nosso agradecimento por estar aqui conosco nessa abertura oficial, né, do curso eh ofertado pela CAPS UAB, né, eh que é um curso de extensão de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Então, fique à vontade. Então, boa noite a todos e todas. Eh, gostaria de me descrever também, né? Eu sou uma mulher branca, eh, na faixa dos 50 anos. Nesse momento estou com cabelo preso, né? Eh, usando um óculos de armação, eh, vinho, usando batom rosa e uma camiseta e uma blusinha, né, também, eh, rosa. Estou na, na sala da minha casa, na no escritório, então atrás de mim tem uma prateleira, né, com alguns livros. Eh, quero primeiramente, né, cumprimentar a professora Cléia, que está coordenando, né, o curso e ao eh cumprimentá-la, eh, estendeu eh as boas-vindas também a toda a sua equipe, né, parabenizar toda a equipe pelo trabalho que vem realizando desde o ano passado. a gente sabe que foi um trabalho árduo, né, Ivonete sabe muito bem disso, né, e os demais, eh, para colocar um curso, né, dessa dimensão no ar, né, com tantos, eh, participantes e com tantas, eh, atividades, né, para colocar eh enfim, né, para que fossem direcionadas para que o curso eh iniciasse. Então, primeiramente, né, cumprimentá-los e parabenizar, né, por todo o trabalho que foi feito. E com muita alegria, né, dar boas-vindas, então, a todos os participantes do curso, né, de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, né, desejando que vocês eh ten uma ótima formação, que aproveitem, né, cada momento do curso, e especialmente, né, que essa formação sirva então para potencializar as práticas educativas eh inclusivas, né, nos contextos em que vocês atuam, né, e sempre com respeito, né, à valorização, eh, a valorização e a diversidade humana. Então, aproveitem muito o curso, eh, tudo que necessitarem aí, né, em relação ao descreção de extensão, né, eu fico à disposição de vocês. Então, parabéns à equipe, né, por todo o trabalho. Parecia que não ia vencer, né, Cléia, mas venceram. Então, uma ótima noite aí para todos, né, e todas, e que a gente possa eh aproveitar a noite aí para acolher, né, e também eh um espaço, né, de interação, de primeira, né, interação aí da de todo o grupo. Muito obrigada, professora Lidiane, eh, pela sua presença. Com certeza. Eh, o apoio da Dex é fundamental para que a gente possa seguir, embora a Tânia também eh faz parte da equipe da DEX, ela participa conosco e de alguma forma essa esse curso se entrelaça com as atividades que envolvem a extensão universitária. Então, ah, hoje, eh, este momento é mais pra gente oficializar este nosso início do curso, eh, com mais de 30 turmas. Eh, estamos com 34 turmas. Depois, a a cada um, né, Tânia e Luía, também pode nos ajudar aí com as demandas que a gente tá. E a princípio a gente gostaria de eh deixar aqui, né, nossa mensagem, que é um curso que vem sendo pensado a há um bom tempo por conta dos desdobramentos das políticas de educação inclusive no Brasil. E vejam que desde 2008 há uma iniciativa forte, eh, para que a educação inclusiva seja uma cultura da nossa vida, da nossa vida cotidiana, nas nossas relações e particularmente no contexto da escolarização, que envolve eh alguns grupos vulneráveis a aos processos escolares e, particularmente, esse que compõem eh o público da educação especial. E nesse sentido, eh, as pessoas com deficiência, as pessoas que têm algum transtorno eh global de desenvolvimento ou aquelas os estudantes com altas habilidades e superdotação, embora esses grupos se desdobrem em tantas outras características, eh, mas o mais importante é que nós tenhamos esse olhar atento e cuidadoso para os processos educacionais. em que seem particularmente na educação básica, eh embora atravesse, em outros níveis, né, eh como uma modalidade da educação, na educação de jovens e adultos, na educação especial e no nas escolas especializadas que atendem de alguma forma as necessidades específicas dos nossos estudantes. Então, é bem importante deixarmos marcados eh para muitos dos nossos cursistas que já estão inseridos nas no Avacaps eh há algum tempo, a UDESC eh tem recebido muitos e-mails, dúvidas e que agora com a presença dos nossos tutores, das nossas tutoras, que vão acolher grupos menores, né, eh, de 1 a 34, eh com na média 50 cursistas. Então isso vai ser possível ao longo dessa semana e da próxima semana, eh, que esses tutores e tutoras vão se organizando, eh, para, eh, entender toda a logística de como vai acontecer o curso. Ele é um curso gratuito e inicialmente era focado apenas para os professores da educação básica e foi ampliado para todos aqueles que se interessam, né, profissionais da educação básica, da assistência social, enfim, que lidam com os processos educativos, não é? Então, o governo federal a partir da CAPS, da UAB, eh, ofertaram para todas as IS que, eh, que se que realizaram o convênio ah com até 5.000 vagas. e nós estamos com uma média de 2.000 vagas eh aproximadamente, né, de de cursistas e que ao longo deste percurso formativo eh teremos aí uma carga horária de 120 horas ministradas totalmente no formato online, né, e tem o objetivo principal de enriquecer as nossas práticas pedagógicas dos professores, dos educadores, enfim, que estejam em consonância com os princípios dos direitos humanos e da equidade nos processos de escolarização. Então, é bem importante também nós pontuarmos eh que a UDESC ela não tem a autonomia eh da do formato em que o curso se apresenta, porque eh integramos uma grande rede nacional eh que estabeleceu-se eh a construção deste modelo de curso a partir da CAPS, mas com um apoio total da Universidade Federal rural do Rio de Janeiro, eh particularmente pelas consultorias do professor Klaus e da professora Márcia Pete e junto com outros professores que trabalharam a partir da estrutura deste curso em quatro módulos. O primeiro módulo é destinado ao estudo, né, voltado pros direitos humanos, diversidade e educação inclusiva. O segundo módulo, o desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva. O terceiro módulo, então, envolve o currículo, tecnologia, eh, e práticas pedagógicas inclusivas. E por último, o quarto módulo, eh, trata das práticas dos recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola. Então, neste sentido, o curso ele é organizado a partir dos módulos de estudos, que são temáticas eh direcionadas para cada um. Eh, a cada módulo tem um material específico que foi elaborado pelos consultores. Eh, além disso, temos eh as gravações dos vídeos e e também os encontros que estarão a ao vivo, como este com os consultores que elaboraram este material para tirar algumas dúvidas. Então, neste caso, eh, o que a gente pede enquanto coordenadora deste curso e aqui e a equipe que aqui está, eh, inclusive para os nossos tutores, porque alguns estão tendo, eh, a vinculação hoje. Nós chamamos, vinculamos eh particularmente um processo bastante trabalhoso, na qual a Tânia Foleto esteve à frente, que é coordenadora de tutoria. com apoio da Luí e do Marco. H, mas neste processo a gente sabe que alguns assumem e vão também declinando, né, eh, para assumir essa, eh, essa função como mediador, como moderador, eh, de aprendizagem deste curso. Então, eh, nesse sentido, a gente pede muita tranquilidade a todos os cursistas. Eh, durante a semana vamos tratando de tirar as dúvidas, auxiliando, apoiando naquilo que é eh for necessário, aquilo que a gente não conseguir de imediato responder, nós vamos tentar buscar as respostas junto também com apoio da CAPS, né, eh, de toda a equipe que está dando o apoio, eh, para que este curso aconteça. estamos tendo, né, algumas situações ainda que dificulta algumas questões, mas aos poucos, como diz a Tânia, a gente vai eh ajustando essa caminhada. Então, já passo em seguida a palavra paraa Tânia, que é a coordenadora de tutoria, né? acredito que ela também vai fazer alguma alguns pontos aí em relação à tutoria propriamente, né, e que vão se organizando de modo que ah o curso também vai se desenvolvendo para atender as demandas iniciais. Tânia, vamos lá, então. Ah, quanto aos tutores, a gente já conversou, eu tenho feito um acompanhamento com eles por e-mail, né, de espero que eles estejam todos aqui, né, a gente fez o convite a eles. Eu pediria que eles colocassem ali o número da turma para que as pessoas comecem a identificar e começar se apresentar. Eu tenho acompanhado aqui no chat. para eles se apresentando, colocar a turma deles, pra gente também ver quantos tutores estão presente aqui conosco, né? Os que ainda não fizeram o curso, eu comecei hoje a qualificação do curso e em breve a gente começa a encaminhar eles para por e-mail também as informações. Estamos, né, aguardando que seja um curso excelente para todos nós. Qualquer dúvida vocês entrem em contato ou por e-mail ou diretamente com o tutor de cada turma de vocês. A professora Clélia tá sempre disponível ali, a Luía o Marcos, né, vão estar sempre também disponíveis pra gente ir trabalhando de acordo com, eu sei que agora no início vai ficar um pouco confuso as pessoas, eu vi que tem turma 47, tem turma 72, então aqui deve ter pessoas de outros estados, de outras instituições que também tão presente. Eu queria até saber como é que eles conseguiram chegar no link, mas enfim. Então assim, provavelmente alguém tá perguntando: "Ah, mas a minha turma é 72, que é meu tutor?" Não, nós temos 34 turmas. Os nossos tutores já estão, né, com mandaram ali uma mensagem de boa-vinda, se apresentando para cada turma. E aí vocês, eu vejo que o pessoal também já tá se apresentando aqui no chat, né? Que bom que as pessoas também já vão identificando quem é a sua turma, quem é o seu tutor. Quem vi também que tem algumas pessoas que tão eh pedindo que não tem a inscrição, eles têm que entrar no Avacaps ali no Lab Ttime para ver, entrar ali, clicar lá no cantinho direito, ver qual é a sua turma. Se não tem, se não consegue inscrição, não consegue entrar na turma, faça um contato conosco por e-mail que talvez você não seja, não esteja inscrito na nossa instituição e pode estar em outra instituição e aí a gente também não vai ter acesso todas as informações que vocês a gente vai olhar o chat depois para ver respondendo. Eu tentei acompanhar aqui com o Marcos pra gente já ir respondendo. Alguns a gente conseguiu, outros nem tanto, porque são muitos ao mesmo tempo. Então pode mandar o e-mail. Nosso e-mail é o eei. @desc.br. Qualquer dúvida a gente tá ali para auxiliaros. Assim também como vocês podem fazer o contato direto agora com o tutor da turma de vocês. É isso, Luía, Marcos tem alguma coisa a acrescentar? Creio que não, né, Tânia? Só salientar mais uma vez que a gente ainda tá organizando a questão dos tutores, então agora a pouco eu soube que vai ter eh uma tutora que vai pedir o desligamento. Então paciência com relação a isso. A gente sabe, né, que o curso começou pela Universidade Federal ali, tá liberado no AVACAPS desde o dia 28 de abril, mas os tutores estão sendo vinculados agora. a gente ainda precisa mais até o final da semana para concluir todo esse processo. Então, só pedindo um pouquinho de paciência que está sendo tudo encaminhado da melhor forma possível, mas qualquer dúvida também estou à disposição. Obrigada, Luía. Marco, alguma consideração? Não, eu acho que já foi dito tudo, né? Ah, tem um pessoal me procurando aqui que não tá encontrando a turma. Tô tentando responder a todos. Eh, preferencialmente procure seus tutores e na medida do possível a gente vai responder todo mundo, tá? É isso aí mesmo. Muito obrigado. Essa equipe, né, quarteto aqui, professora Cléia, Luía, o Marco Antônio, a Tânia. Eh, nós formamos a equipe que hoje está à frente deste curso com o fomento da, aliás, né, eh, promovido pela CAPS e com fomento da Universidade Aberta do Brasil pela UAB, assim como os tutores e as tutoras que estão nos acompanhando via chat, eh, que também tem esse vínculo conosco. são aí mais 34 pessoas, então formamos eh uma equipe de 38 pessoas e claro que neste processo a gente ainda tá fazendo ajustes de pessoas que haviam se vinculado e por algum motivo acabaram declinando, né, de dessa atuação. Mas como Luía já pontuou, é um processo que é natural em qualquer situação, em qualquer oferta. E essa equipe tá aqui para apoiar e resguardar todo o acompanhamento de vocês. Eh, como a professou mencionar, em qualquer dúvida eh é importante que vocês inicialmente se direcionem ao seu tutor ou a sua tutora. Então, cada cursista está vinculado a um grupo. É, o grupo ofertado pela UDEST, esse esse curso vai de 1 a 34. Nós não temos o grupo 35 em diante, não é? Mas todos e todas são muito bem-vindas de outras viés e participar conosco, né? Estaremos aí ao longo, né, desse curso que acontecerá em 90 dias. a partir de hoje, é possível que ainda a gente eh tenha alguma necessidade de flexibilizar esse período eh em em acordo com a equipe da CAPS e da UAB. Então, a gente pede a todos, né, eh, os cursistas que acompanhem particularmente os fóruns, onde e esta semana eh, seus tutores, suas tutoras estarão encaminhando mensagens paraa organização da turma e dos encontros eh virtualmente presencial, como nós estamos aqui hoje, e outros momentos que é para auxiliar, tirar dúvidas, né, fazer encaminhamentos. Então, é fundamental eh que quem iniciou este curso eh chegue ao final com todas as etapas etapas cumpridas das atividades. Eh, não fiquem com dúvidas. Esta equipe também estará respaldando todas as as dúvidas que porventura os tutores e as tutoras eh tragam para nós. Nós também teremos um momento para dialogar e e conversar com os tutores, com essa equipe, né, de profissionais que são profissionais com alta eh formação no campo da educação especial, não é? eh e que eh continuam estudando, se aperfeiçoando e que realizaram uma formação de tutores para que pudessem estar fazendo a mediação eh desse curso com os nossos eh professores, educadores, profissionais que se interessaram em estar aqui conosco. Então, a gente solicita eh que vocês acompanhem os fóruns eh de notícias no Avacaps. Provavelmente quem encaminhou está vinculado com seu e-mail, as mensagens chegarão ao e-mail que está cadastrado no Avacax. Eh, mas é muito importante que vocês acessem aos cursistas, né, eh, a sala e em que vocês estarão fazendo, né, o o ou desenvolvendo os estudos e participando deste curso. e tem uma riqueza enorme, eh, que embora muitos acham que necessitamos de muita prática, isso é fato, mas é o conhecimento que nos empodera, nos dá elementos e argumentos para construir uma trajetória eh a partir de uma cultura mais inclusiva, eh mais respeitosa, eh com mais equidade. Então, é nisso que nós nos pautamos para nos envolver também neste curso de formação de uma educação especial, olhar atento eh e cuidadoso com as pessoas ou com os estudantes, eh, que requer da gente, eh, esse cuidado na seu no seu próprio percurso de escolarização. Então, a perspectiva de educação inclusiva vem com uma um ideário mais de políticas educacionais no sentido de garantir o direito eh humano da qual pertence a todas as pessoas, inclusive nós. Então, nesse sentido, né, nós agradecemos imensamente a todos e a, né, que se envolveram até aqui. Eh, professora Lidiane, estendo os nossos agradecimentos também a gestão do CEAD, eh, que foi o locus onde nós submetemos esse projeto de extensão, eh, com o fomento UAB. E mais uma vez eu quero deixar registrado todo o apoio que eh temos recebido eh da coordenação da UAB da UDESC na nas pessoas da professora Carmen Pandini e da professora Ivonete Ramos, eh que deu a todas as condições, né, e direcionamentos para que a gente conseguisse eh tá iniciando oficialmente hoje este curso, né? Faz uma semana mais ou menos que a professora Ivonete esteve presencialmente, fisicamente na CAPS para que a gente eh tivesse ali o nosso cadastro enquanto profissionais dessa equipe para então iniciarmos o curso. Então, se a nossa equipe não tem algo a mais complementar, Tânia, Marco, eh, Lidiane também pode ficar à vontade se você quiser ainda, eh, contribuir com mais alguma fala. Eu acho que esse momento é mais pra gente legitimar essa oficialização do curso, que é o primeiro, né, que a UDESC, a Universidade do Estado de Santa Catarina, está ofertando e que esse processo é de aprendizagem de todos nós, inclusive dessa equipe que ao longo desse período tem aprendido muito, muito a lidar com as questões tecnológicas, com a plataforma e com o conhecimento que é a riqueza própria dos módulos que envolve este curso eh num campo tão necessário e importante que é a educação especial. Então, gente, o nosso abraço carinhoso. Esperamos que durante a semana eh vocês já tenham eh feito as combinações com os seus tutores. A turma, né, Luía, me parece que tem uma turma que ainda teremos que fazer vinculação de tutores. Então, a gente solicita que vocês não estão desamparados, estão com esta equipe aqui que vai acompanhar. Então, aguardem que até o final da semana a gente tá ajustado e recuperaremos todos aqueles momentos eh que não tivemos a oportunidade de acompanhar em tempo, né? Eh, como estava previsto no cronograma. De todo modo, mais uma vez reiteramos eh a importância de a gente iniciar juntos e juntas e terminarmos este curso com a grandiosidade do conhecimento internalizado e mais que isso, do conhecimento que a gente pode produzir paraa nossa vida e pra vida das pessoas que se entrelaçam a nossa. Então, um grande abraço e fiquem todos bem e continuemos aí eh trocando experiências e conhecimentos para construir uma educação com mais equidade e mais inclusivo. Boa noite, gente. Até mais. Obrigada, professora. Obrigada, professora Lidiane, Luía, Marco, Tânia e também Gabriela, né, que está nos bastidores hoje, nos apoiando aí nessa transmissão. Valeu. Boa noite. Boa noite,

#Abertura #curso #Educação #Especial #Perspectiva #Educação #Inclusivaa