
PARTICIPE DA MAIOR COMUNIDADE DE ESTUDOS PARA PEDAGOGIA – https://bit.ly/fabianafirmino Olá, pessoal! Aqui é a …
Simulado – LDB Educação Especial 2025/a>
Olá, pessoal. Sou a professora Fabiana Firmino. Vamos com mais uma aula de conhecimentos pedagógicos para vocês. Hoje vamos falar sobre educação especial, a nossa LDB, e como este assunto está sendo cobrado em 2025. Então vamos aqui com todas as questões atualizadas, vamos revisar as principais informações, vamos saber como as bancas estão cobrando este assunto, tudo isso. Então é dessa modalidade que é uma das principais modalidades cobradas na pelo menos no concurso público, é a mais cobrada, né? Então ela se torna ali a principal dentro das oito modalidades da educação, certo? Então vamos que vamos. Já vou pedir aqui, deixa o like, deixa o like aqui que é fundamental para eu continuar fazendo esse trabalho aqui para vocês, né, que é justamente trazendo conteúdos gratuitos de conhecimentos pedagógicos para vocês que estão estudando aqui gratuitamente comigo, tá bom? No meu canal do YouTube, Professora Fabiana Firmino. É uma honra poder fazer esse trabalho. Então eu te peço, se inscreve aqui no meu canal, professora Fabiana Firmino, tá? curte aqui também esse vídeo e também aperta o sininho aí no meu canal. Toda vez que eu colocar um conteúdo novo, você vai ser notificado. E isso é muito bacana, tá? Então vamos que vamos. Vamos para o nosso tema de hoje. E assim, eh, gente, eh, eu faço esse trabalho, né, da aula de conhecimentos pedagógicos há 11 anos aqui na internet e final de semana agora eu estava dando aula, fui a convite, né, do cursinho, passei, né, com cursos e e fui lá pro Rio de Janeiro. E quando eu desci no aeroporto, gente, um professor de história, ai, se ele vê esse vídeo depois comenta aqui. O professor de história, né, que trabalha atualmente lá, né, no aeroporto, ele pegou e me reconheceu a professora Fabiana. E eu: "Meu Deus, gente, eu me senti assim tão, nossa, não sei nem explicar, tão honrada em fazer esse trabalho, tão feliz, né?" E uma coisa que ele falou, não consegui gravar isso, ele eh, né, no vídeo, mas ele falou assim, você, o que você faz é um verdadeiro sacerdócio, né, de poder estar ali toda semana com a gente. estou estudando e ele vai fazer inclusive o concurso para Duque de Caxias, né? Vai teve agora recente o concurso de Magé, mas enfim, são e são estas eh essas ações, sabe? Estas esses pequenos gestos assim, né? Que vocês colocam aqui de mensagens lindas lá no meu direct aqui também. É isso, né? que que me faz aqui continuar firme e forte, principalmente aqui nesse novo momento que eu estou me dedicando bastante ao meu canal do YouTube, né, que o ano passado eu não me dediquei tanto colocando apenas um vídeo, né, e às vezes não colocando na semana. Então agora eu estou colocando praticamente todos os dias vídeos de conhecimentos pedagógicos aqui para vocês, né? E eu quero tentar aqui abarcar o máximo de conteúdos que vocês estão pedindo, tá bom? Vocês colocam aqui no final dessa aula qual é o tema que você quer ver aqui. E isso para mim, tá, eu vivo para isso, para mim é muito gratificante. Eu estou muito feliz aqui, né, de poder estar novamente, né, hoje eh ministrando mais um tema aqui de conhecimentos pedagógicos para vocês, tá bom? Então vamos que vamos, gente, vamos que vamos, porque hoje, ó, simulado aqui de LDB, educação especial e a gente faz aqui uma grande revisão sobre este assunto, né, e de forma atualizada aqui para vocês, tá? Aqui eu tenho o sumário, inclusive em breve eu vou disponibilizar todos os materiais para vocês da das últimas semanas, né, último mês que eu estou eh colocando aqui conteúdos para vocês. E não tem um link, né? Eu vou disponibilizar um link com todos de uma vez, tá? Em breve. Então fique ligado aqui. Vamos então aqui inclusive já relembrar pontos essenciais da educação especial, o que diz a nossa a nossa legislação maior da educação que é LDB, né? Então já começa ali inclusive no nosso artigo 58. Vamos revisar aqui essas informações e relembrar inclusive também, né, pra gente poder eh lembrar tudo na hora da prova. Lemb? Então, a primeira, o primeiro ponto é justamente isso aqui, gente. A educação especial, né? É modalidade, opa, essa cor aqui não está, não favoreceu, né? É uma modalidade da educação, tá? Modalidade. Eita, que não ficou bom também, não, né? Mas tá bom. Deixa eu colocar aqui. Vou arrumar para vocês. Ah, aqui arruma tudo, ó. A educação especial é uma modalidade. Tá em mim a câmera. Olha que beleza que eu eu coloco tudo, mexo aqui, gente. Modalidade. E sim, as bancas continuam cobrando muito. É modalidade ou não? É nível, tentando confundir. Continua da mesma forma, tá? Tem questões aqui já agora para vocês, para vocês analisarem. Então, a gente não pode esquecer que é sim uma modalidade, tá? uma modalidade da nossa educação. Olha, quando necessário, haverá serviços de apoio especializado na escola regular para atender as peculiaridades aqui da nossa educação especial. O que significa isso, né? Significa que na escola, né, nós temos ali uma escola e essa escola não tem uma uma sala, né, específica para esse atendimento, que é a chamada a sala multifuncional, né, ou sala de recursos, né, não tem. é uma escola, né, de ensino regular e não tem, mas nessa escola tem aluno da educação especial. Então, se tiver e, né, aluno da da educação especial, então haverá quando necessário eh o serviço para esses estudantes. Isso não significa que assim tem que ter essa sala. Então a LDB ela se preocupou aqui neste ponto que eu quero que vocês entendam é justamente que os alunos que estão incluídos no ensino regular, esses alunos fazem parte da educação especial, eles vão ter sim esse direito, porque a escola, né, se eles precisarem, se tem, se tá precisando, haverá quando necessário serviço de apoio especializado para atender esses estudantes. É isso aqui, tá bom? que consta nessa parte da nossa lei. Muitas pessoas às vezes não entendem aqui a educação especial, né, deve ser oferecida, isso aqui cai demais, né, gente? Preferencialmente na rede regular de ensino para educos com deficiência, transtornos globais, desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação. Aqui tem início na educação infantil, a educação especial, tá? Ela tem início na educação infantil, estende-se ao longo da vida. Isso é importante demais a gente, né, relembrar. E o atendimento educacional especializado, né, atendimento educacional especializado, nosso AE, será feita em classes, escolas ou serviços especializados. ocorrerá quando não for possível a integração do aluno aqui na classe. Na verdade, isso aqui, essa parte aqui dessa complementação dessa informação, é que quando, né, na lei deixa claro que quando já foi constatado, tá, já fizeram provas, depou ali por uma equipe, né, todo o processo e aquele aluno já foi constatado que eh não tem como ele ele participar, né, ele ter eh fazer parte desse ensino regular por conta das suas necessidades. Então sim, esse aluno ele vai ser atendido, receber o seu ensino, atendido, tá, em uma escola especial, né, ou uma classe especial, entendem? Então assim, a ideia sempre é a inclusão, que sempre esse aluno ele tenha o seu ensino, tá, ali dentro da rede regular de ensino. Preferencialmente sempre vai ser esta informação, né? É isso que a gente precisa saber, preferencialmente esse atendimento na rede regular de ensino. Mas já não tem como, né? Não tem como esse aluno, por conta das suas necessidades, né, suas limitações, não tem como ele estar apresentando a lei, claro, ela não vai fechar os olhos em conta isso. Ela vai e coloca, olha, quando, né, já tem a eh ali a justamente a aquela comprovação que não tem como ele participar, ele vai receber sim o ensino, mas é dentro de escolas especiais, tá? Ou classes especiais, tá bom? Isso aqui é o que está na nossa LDB. que essa parte aqui, gente, é muito cobrada, até porque fala, né, da o atendimento preferencialmente na rede regular de ensino cima para quem esse público, tá? Isso também é muito cobrado, que é justamente quem faz parte do público da educação especial, educandoos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Então esta é a nomenclatura para envolver todo o público da educação especial dentro do nosso sistema educacional. E a gente não pode esquecer, tá bom? Eh, quando fala assim, educandos com deficiência, aí aqui pega todos, todos. Então, deficiência visual, a deficiência motora, a deficiência física. Então, assim, educandos com deficiência resume, né, no sentido de tem que abarcar todos com algum tipo de deficiência, educandoos com transtornos, né, globais do desenvolvimento, né, no caso, o meu filho tem autismo, né, entra que ele tem um transtorno, né, no seu desenvolvimento, né, global do seu desenvolvimento, síndrome de R, né, tem outros. e altas habilidades ou superdotação, educando os que possuem ali uma eh ele possui uma diferença, ele está muito a quem, né? Muito a quem não, perdão, está muito avançado, ele já conhece, ele tem ali eh o conhecimento em alguma área do conhecimento, né? Ou em alguma determinada eh disciplina, área, ponto, um conhecimento, né? Então esse educando também faz parte da educação especial, tá bom? Bom, cai demais todas essas informações. Seguindo aqui também muito, ó, de acordo com o artigo 59, a LDB está assegurado aos nossos educandos. E aí aqui que acontece, falamos aqui que esse educando ele que é parte, né, da educação especial, ele tem direito a receber um ensino, ele tem direito sim a estar na escola, né, tem esse direito. E aí, além disso, ele tem o direito de receber um apoio educacional especializado quando ele estiver na escola, né? E aí, eh, se ele não conseguir frequentar a rede regular, ele vai estar, né, vai ter possibilidade dele entrar na educação especial, na escola especial ou classe especial. Então tudo isso aqui, o atendimento sempre vai ser preferencialmente na rede regular de ensino, tudo isso, né? A educação especial é modalidade, tudo isso aqui é muito eh cobrado. Aí agora o próximo vai falar justamente sobre que todos esses direitos, né? Então esse estudante também ele tem direito a receber um currículo adaptado, tá? Uma metodologia adaptada às suas necessidades, recursos. Lembrando que tudo isso aqui é só na lei, tá gente? Toda a educação especial da que tá aqui na EDB é só na lei, tá? Isso aqui, né? Na na prática, tá? Não acontece não. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos, organização específica para atender as suas necessidades, tá? Tudo isso aqui o aluno da educação especial, tá? ele vai receber a terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental em virtude de suas deficiências e a aceleração também, né, para concluir menor tempo para o programa escolar, para, né, ali os superdotados, quem tem altas habilidades de superdotação, certo? Então a lei também prevê o seguinte, olha, no ensino fundamental, né, já é é a etapa mais longa da nossa educação básica, né, aluno já passou, já fez, né, já tá ali e aí sempre, sempre, sempre ele não avança, ele não consegue avançar, já foi constatado, né, por meio de avaliações, tudo, ele não consegue avançar mais do que ele já eh avançou. Então, a lei prevê sim um diploma do ensino fundamental para esse estudante com a terminalidade específica, né, ali, já que ele não consegue mais, né, avançar. E também da mesma forma, o aluno que tem altas habilidades ou superdotação, ele não, se ele já foi constatado que ele já sabe, está muito acelerado, então ele não precisa fazer esse toda essa etapa longa, né? Ele pode terminar em menor tempo, tá? Isso vai ser aqui acelerado. É isso que consta aqui na nossa lei. Professores com especialização adequada em nível médio ou superior para atendimento especializado e com capacitação para integração nas classes comuns, tá? Então assim, os professores eh, né, eles precisam ter uma qualificação para atender os nossos estudantes da educação especial. Aí isso não é só a nível de pós-graduação, porque muita gente confunde, acha que tem que ser uma pós-graduação, não. Tem que ter uma qualificação a nível médio ou superior, tá? Mas cursos, né, nem todos os cursos, por exemplo, eu tenho muitos cursos, nem todos tem é a nível de pós, né? Os últimos que eu fiz, inclusive, assistente terapêutico, né? Curso de AT, né? Assistente terapêutico, não é a nível de pós, mas um curso excelente que eu fiz. Eh, um outro que eu fiz foi ABA sem ser após em ABA, um curso para treinamento de pais que eu fiz também, que é justamente é curso para poder eh o pai, né, os pais, quem convive com a criança, né, a todo tempo, terem ali mais qualificação para conseguir entender, né, a e atender as necessidades dos seus filhos, né, então é um curso voltado aqui para paz, mas vocês conseguem entender que não é pós, né? Então, a LDB ela deixa claro isso e as bancas amam cobrar bem essa parte porque eh parece, né, que quando fala assim, professor, tem que ter tem que ter e ter essa qualificação para atender os estudantes. Aí fica parecendo que é só a nível de posse e não é. Tá bom? Aqui, ó, está justamente assim na nossa LDB, tá? Professores com especialização adequada em nível médio ou superior para atender, tá? com capacitação, nossos estudantes, educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, né, que é justamente o caso de já ter uma educação especial voltada ali para essas potencialidades desses nossos estudantes, né, e já prevendo ali, né, eh, fazendo articulações necessárias para a integração desses estudantes dentro do mercado de trabalho. Isso é fundamental. acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular, né, que é justamente eh programas suplementares que o pessoal da educação básica obrigatória e gratuita, né, tem um programa, né, ali suplementar e também isso é forma igualitária para os nossos estudantes da educação especial. Vamos ver aqui então agora, tá? As informações de acordo com a LDB. Deixa eu mudar aqui, gente, essa cor, ó. De acordo com a LDB 9394, né, de 96, compreende-se a nossa educação especial. Então, vamos lá, né? está justamente aqui definindo a educação especial. Ela é modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, apenas para educandoos com transtornos globais do desenvolvimento. Restringiu, né, cadê deficiência e cadê, né, altas habilidades. Então já não vai ser a letra A, né? Justamente porque restringiu faltou aqui nível de ensino ofertado. Preferencialmente na rede regular de ensino, já vimos que é a educação especial, né? Não é nível, né? É uma modalidade. Vamos lá. Há modalidade da educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educandos com deficiência, transtornos globais, o desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Exatamente isso, né? É assim que está na LDB. A modalidade de educação não escolar. Não escolar. Deu errado, né? Já deixa errado. O nível de ensino oferecido preferencialmente na rede regular de ensino. Não é nível, é uma modalidade. Então, por isso aqui vai ser letra C, certo? Olha lá, 2025, questões atualizadas para vocês. Ó lá, agora aqui Banca Avança, inclusive, né? muitos concursos aqui a banca avança pega, né, em São Paulo, principalmente. Olha lá como que ela cobrou este assunto sobre o desenvolvimento e aprendizagem na educação especial, conforme a LDB, analise as afirmativas posteriores e marque a alternativa correta. Então, ó, haverá de forma contínua, independentemente da necessidade, serviços de apoio especializado, independentemente da necessidade, não é isso que fala a lei, né? Haverá quando necessário serviços de apoio especializado. Então, independentemente, né, de está precisando ou não, deixa, já deixou o item errado, tá? Olá. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola regular para atender as peculiaridades da clientela de educação especial. É assim que está na nossa LDB, gente. Exatamente, né? Como falamos, letra B. Vamos ver. Haverá serviços de apoio mediante a ação judicial. Só se tiver ação judicial é que vai acontecer o serviço de apoio especializado. Por mais que faça parte da nossa prática, né, como eu falei para vocês, a gente tem que eh julgar de acordo com o que está na lei, né? E não é para ser só quando tiver ação judicial. O atendimento educacional será feito sempre nas salas regulares de ensino durante o desenvolvimento normal das atividades pedagógicas. Opa. Será sempre na rede regular? É preferencialmente, porque o aluno, o aluno que não tem condições de estar, de acompanhar, é previsto que ele, né, eh, receba esse ensino por meio de classe ou ou escola especial. Então, aqui já deixa errado, tá? E quando se trata desse atendimento também, eh, ele é complementar ou suplementar e isso vai acontecer no contraturno do estudante, tá bom? Então, estaria errado aqui também de qualquer forma. E a oferta de educação especial inicia-se no primeiro ano do ensino fundamental? Não tem início na educação infantil, estende-se ao longo da vida, tá bom? Então aqui letra B mesmo, como falamos, né? Letra B que está igual na lei. Vamos lá. Para compreender os aspectos concernentes à educação especial, é importante reportar a LDB. Nesse sentido, em conformidade com esse instrumento legal, os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Opa! Então eles vão, né, com conceder aqui, né, os estudantes. Analise as afirmativas abaixo. Então vamos analisar aqui pra gente ver, tá? Vai ter currículo, método, técnica, recurso educativo e organização específica para atender as suas necessidades. Sim, né? Vai ter sim, tá? É o que prevê a lei. Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, né? Em virtude de suas deficiências, aceleração para concluir menor tempo. O programa escolar para os superdotados também está correto. É o que diz a nossa lei, né? Então, ó, até o momento lá, a primeira e a segunda, corretos? Professores com especialização adequada em nível médio ou superior para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para integração desses estudantes nas classes comuns. Também também. 1, dois e três, correto? acesso preferencial em nível maior aos benefícios dos programas sociais disponíveis para o respectivo nível dos ensino regular. Ó, em nível maior os benefícios dos programas suplementares, tá? É um acesso igualitário que esses estudantes desta modalidade terão. Então, não é maior, tá? Como coloca aqui, então essa aqui tá errada. Então, essas estão corretas. É falso o que se Ah, é falso o que se afirma em. Então tá pedindo só errada que a última, né? Então, ó, 1 do três e quatro. Não, apenas um, apenas dois, apenas três e essa aqui, ó, apenas quatro. Letra E. Só essa que está errado, né? As demais constam na nossa LDB. Vamos lá. A LDB dedica um capítulo à educação especial, definindo diretrizes importantes para essa modalidade de ensino. Segundo o artigo 58, como deve ser organizada a oferta de educação especial no Brasil? Como deve ser, né, organizada, né? Vamos lá. Deve ocorrer exclusivamente em instituições especializadas separadas do ensino regular? Não, né? Exclusivamente nas instituições especializadas. separadas, não deve ocorrer, né, preferencialmente na rede regular de ensino. Então, não é a preferência que, né, eh, tem as instituições especializadas. Então, não é essa. É preferencialmente oferecido na rede regular de ensino para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Assim que está na nossa LDB, né? Assim que está na LDB, né, que é o momento, letra B. deve atender apenas alunos com deficiência física, excluindo outras necessidades educacionais. Não é educando-se com deficiência, então são todas as deficiências, estão errado. Está restrito a nível fundamental da educação básica, sem continuidade no ensino médio errado, né? Tem início na educação infantil, estende-se ao longo da vida. é uma modalidade opcional voltada para alunos que manifestam interesse. Gente, na verdade é uma modalidade de ensino, tá? E aqui não fala que como se tivesse opção, né, de ter ou não, oferecer ou não esse serviço, matricular ou não, que infelizmente acontece também, né? Ah, não, não vamos matricular o seu também está errado. Letra B, que é exatamente, tá? Como está na nossa LDB. Julgue o próximo item com base na LDB e suas alterações. A LDB orienta o sistema educacional brasileiro, porém não inclui diretrizes para educação especial e inclusiva. Eita, gente, aqui, né, errado, até porque orienta sim educação especial, porém não inclui, né, diretrizes para educação especial inclusivas. Al, ela inclui sim, quando inclusive quando ela coloca que precisa ter currículo adequado, métodos adequados, recursos adequados, né? Ela coloca ali uma série de informações que vimos aqui, né, anteriormente no início da aula, que vão justamente trazer, né, dar essas diretrizes, né, normas precisam ser seguidas, tá bom? Aqui, então quando fala que não inclui, deixa errado, tá? Ela inclui sim dentro da nossa própria LDB. várias diretrizes de como deve funcionar essa modalidade. De acordo com a LDB, o artigo 58 define a educação especial como a modalidade de ensino. Qual das alternativas melhor descreve os direitos assegurados pela legislação a estudantes com necessidades especiais? Opa, vamos ver aqui então. Atendimento exclusivamente a instituições especializadas sem integração ao ensino regular. Não, já sabemos que é preferencialmente a rede regular de ensino, né, e não exclusivamente instituições especializadas. atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com recursos que garantam acessibilidade e adaptações curriculares quando necessário. Tudo aqui está correto, tudo está de acordo com o que tem na LDB. Sim. Restrição de matrícula ao ensino técnico, onde há mais apoio especializado. Restrição de matrícula pro ensino técnico errado, tá? Não tem essa restrição. Obrigatoriedade de ensino domiciliar para alunos com deficiência, garantindo assistência pedagógica ocasional, né? Obrigatoriedade do ensino domiciliar para os alunos com defíci. Não, né? Inclusive fala que aqueles que não podem estar preferencialmente na rede regular de ensino, eles vão receber um ensino através de escolas e ou classes especiais. Então não tem essa obrigatoriedade desse ensino domiciliar. Exclusão de políticas públicas voltadas para estudantes sem deficiência sensorial, né? Errado e muito específico, né? Não vamos ter jamais políticas públicas voltadas para estudantes que tenham ali uma deficiência sensorial. Muito específico também não tem isso na RDB, né? Justamente o que está aqui na letra B, como vimos várias vezes, né? essa mesma informação. Conforme a Lei de Letriz e Base da Educação Nacional, entende-se por educação especial para os efeitos desta lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educando os portadores de necessidades especiais. Para que as diretrizes dispostas na referida lei sejam cumpridas, são necessárias modificações que envolvem todos os âmbitos educacionais. Sobre essas modificações, assinale V, se for verdadeiras ou F se for falsa. Então, vamos lá. implementar estratégias e recursos que permitam ao aluno, com necessidades educacionais especiais alcançar o sucesso acadêmico, bem como garantir sua permanência na escola regular. Verdade, né? Isso aqui está, né, previsto ali na nossa LDB, realizar a reestruturação arquitetônica dos sistemas educacionais, considerando que as adaptações na infraestrutura física das escolas são desejáveis, mas não obrigatórias para assegurar a inclusão. Errado. Isso aqui não está, tá? aqui, inclusive na nossa própria LDB, o enunciado pediu para, né, já eh conforme a nossa LDB, citando a nossa própria lei, né, não fala na área de reestruturação arquitetônica, inclusive, tá, em relação eh lá na nossa LDB, e sempre fala, né, da da questão de sempre assegurar tudo que é colocado lá. Então sim, a eh em determinados momentos vai ter inclusive, né, essa organização da própria estrutura física, mas na LDB não funciona, né, não mostra fomentar uma escola inclusive democrática, na qual a diversidade seja respeitada e promovida com um valor essencial no processo educativo, certo, né? Vou aumentar assim uma educação inclusive democrática, né? É o que prevê, né? VFV. É como ficou aqui a nossa sequência da banca Fundatec. A ordem correta de preenchimento dos parênteses seria VFV, né, que eu falei FVV, não, VFV. É essa aqui, ó. VVF VFF F F FV VV Não, B FVF, tá? Letra B. De acordo com a Lei Diretriz e Bases 9394 de 96, assinale a alternativa correta. A oferta de educação especial, obrigatória e gratuita pelo poder público na rede regular de ensino, tem início nos anos iniciais do ensino fundamental e se estende até a conclusão do ensino médio. Tem início na educação infantil, estende-se ao longo da vida. Então é errado, tá? A educação especial é a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, igualzinho está na nossa LDB. O atendimento educacional destinado a pessoas com deficiências muito complexas será realizado exclusivamente em escolas especializadas criadas e mantidas pelo poder público com acompanhamento e apoio de equipe multidisciplinar formada em nível superior, né? Que que eu falei a respeito, né, dessa informação que inclusive a banca até colocou lá no finalzinho, né? Mas de qualquer forma, tá, não o atendimento educacional, né, não está desta forma na nossa LDB. E aqui fala para julgar de acordo com a LDB, qual é a correta, né? Não cita deficiências muito complexas. Então aqui já estaria, né, errado. Será realizado exclusivamente, não fala exclusivamente, a esse aluno, ele vai receber este, né, essa educação em classe ali especial ou escola especial. Então também estaria errado aqui exclusivamente. E quando fala só que eh toda a equipe, né, no caso seria professores, tá bom? eh não tem essa restrição aqui, como colocou também aqui desta formação, inclusive, né, para a nossa equipe aqui. A oferta de educação especial exige o desenvolvimento de práticas educativas peculiares, bem como calendário escolar, carga horária diária das aulas e duração do ano letivo exclusivo. Não, errado, não tem um calendário. Isso é muito, né? É tão difícil quando a gente vivencia tudo isso aqui, gente, né? E e escolas até renomadas, escolas caras, né? Aqui no Distrito Federal, inclusive, né? Eu vi uma situaç uma não, várias situações em todas as clínicas que o meu filho, né, já passou e ali, eh, e depois, né, que as mães me conhecem, né, ah, então, ah, meu filho, ele sai mais cedo, ai o meu filho, nossa, a, a chamada não estava sendo feita, né? Então assim, tudo, né, daquela forma para que não inclui nada, né, mas no caso das escolas particulares ainda, né, o agravante, né, que é o o a mensalidade, né, pensam só na mensalidade. Letra B, tá? Letra B, como falamos aqui, a lei 9394 de 96, em seu artigo 59 estabelece que os sistemas de ensino devem assegurar aos estudantes, aos educandos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Devem assegurar, tá? acesso diferenciado e preferenciar os benefícios dos programas suplementares. Mais uma vez, né, as bancas querendo falar, né, citar que não, eles vão ter um acesso eh eh maior ou prioritário aos programas suplementares, né? E esse acesso é igualitário, tá? como diz a nossa LDB, professores do ensino regular altamente capacitados com mínimo cursos estricto senso para promover a efetiva integração desses educandos nas classes comuns. Entre outras palavras, né, os cursos estrictos sucensos, né, seria eh ali a nível de pós-graduação, né, errado, errado. Já falamos sobre isso, não tem aqui essa exigência, cuidado para não cair, tá? educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade. Vimos isso, né? Lembra que eu falei a importância aqui? E a LDB também prevê isso, que eles, esses educandos, né, tenham ali essa integração, né, a escola faça as articulações necessárias, trabalhe, né, de forma necessária para que tenha essa possibilidade de se educando, né, visando aí o mercado de trabalho, educando em tempo integral e práticas pedagógicas específicas para os superdotados, visando o aprofundamento de estudos e consequente aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar. Ó, não está aqui desta forma, né? Porque dessa forma aqui fica errado, que fala assim, ó, educação em tempo integral, né, para esses educados. Então, não fala isso, já começa errado daqui. Práticas pedagógicas específicas para os superdotados, visando o aprofundamento de estudos e consequente aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar, né? Primeiro trata do ensino fundamental, aquela, né, lá na LDB é bem fala dessa parte e não é não como se fosse assim, vamos eh focar para esse menino terminar mais rápido porque ele é superdotado, né? É o que deu a entender aqui, né? Quando coloca assim, ó, consequentemente aceleração para concluir menor tempo, né? Já que vai, né? Eh, ali trazer isso, focar nisso, errado, tá? Mas também educação integral para os estudantes também está errado. De fato, todas aqui, letra C, aqui está de acordo com a nossa LDB. A lei 9394, né, 96 atualizada, estabelece princípios e diretrizes para a organização da educação básica no Brasil, contemplando a garantia de acesso, permanência e inclusão escolar. Com base no artigo 58, né, é correto afirmar que a LDB garante, no artigo 58 que os educandos com deficiência tenham acesso a um ambiente educacional adaptado à suas necessidades, sempre em classes ou escolas especializadas, né, já vimos, né, sempre em escolas, em classes, não, preferencialmente na rede regular de ensino. A modalidade de educação especial, por força da LDB, é obrigatoriamente integrada às classes regulares de ensino, independentemente das condições específicas dos alunos e disponibilidade de serviços de apoio. Errado, né? Ó, primeiro que a modalidade obrigatoriamente integrada a rede regular, né? é preferencialmente a rede regular de ensino, então exclusivamente, obrigatoriamente, como apareceu aqui, vai estar errado, tá bom? A educação especial, conforme o artigo 58, deve ser estruturada para oferecer condições de aprendizagem que contemplem currículos e recursos adaptados, permitindo a integração dos educandos na rede regular de ensino. Verdade, né? É esse o propósito, né? Isso que prevê sim a LDB, né? Eh, no que diz respeito à educação especial aqui no artigo 58, como vimos até o momento, letra C, tá correto? Na LDB, o atendimento educacional especializado não pode ser ofertado no contraturno, pois a carga horária obrigatória deve incluir todas as adaptações necessárias para os alunos com deficiência. Errado, né? Porque tem que ser inclusive no contraturno, tá? desse estudante, né? Porque até porque se esse estudante está na preferencialmente na classe regular, então ele está ali justamente, né, trazendo esses benefícios de ele poder estar conviver com os demais, né, poder aprender. E aí como ele tem uma deficiência ou, né, faz ele tem algo que faz parte de educação especial, ele tem uma necessidade especial, né, para ser atendida. Então essa necessidade ele vai receber, né, esse apoio no contraturno de forma complementar, inclusive complementa para que ele consiga, né, participar cada vez mais ainda desse ensino regular. Essa é a ideia, tá? Então aqui com certeza, né? Então, ó, letra C, né? De todas letra C, como vimos. Tá bom? Aqui eu tenho um gabarito para vocês. E assim eu vou passar direitinho, tá? novamente. E é aqui, vocês viram, né? Em breve eu vou disponibilizar todos os materiais de uma vez para vocês. E eu quero saber de vocês, qual é o próximo tema que vocês querem ver aqui, tá bom? No meu canal do YouTube, deixa aqui nos comentários do vídeo para eu poder anotar. Eu tô anotando e já trago aqui para vocês, tá gente? Eh, vocês que estão estudando comigo aqui gratuitamente no meu canal do YouTube, tá bom? Eh, continuem aqui comigo. Então, deixa o like, se inscreve aqui no meu canal do YouTube para eu continuar fazendo inclusive esse trabalho, tá? Eu dependo dessa interação, dependo de vocês aqui, né, mais do que nunca para eu continuar fazendo, produzindo esses conteúdos gratuitos, tá bom? Coloque aqui nos comentários qual, qual é o próximo tema, qual o próximo tema que você quer ver por aqui, tá bom? e eu estou, né, trazendo eh conteúdos diários aqui no meu canal do YouTube para você estudante, tá bom? Obrigada, muito obrigada pel sua audiência, pela sua participação e muito obrigada. Em breve eu vou disponibilizar todos os materiais aqui gratuitos para vocês, inclusive dessa aula, tá bom? Em breve eu coloco o link. Muito, muito, muito obrigada. Gratidão. Vejo todo mundo na próxima aula.
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