Educação Especial – perguntas e respostas

By | 20/05/2025



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Educação Especial – perguntas e respostas/a>

Olá povão iniciando aí a nossa Live de perguntas e respostas e Live semanal eh eu tô vou agora eu não eu esqueci de fazer propaganda né mas eu vou fixar essa essa data aí pra gente fazer sempre segundas-feiras 19 horas tá eh e aí eu vou responder perguntas das pessoas Instagram YouTube todas as plataformas galera fique à vontade aí de fazer perguntas tá prazer ver vocês novamente tô feliz de tô feliz de de poder voltar aqui semana toda semana ah Bruna carinelli disse professora oficial da sala nem olhou pro meu filho deixou na mão da cuidadora Esse é um fenômeno realmente existe né Eh essa ideia de de que o aluno que é um aluno que é da educação especial que ele é um aluno da acompanhante ou monitor né qualquer nome que quiser e não do professor Regente isso é um grande equívoco eh é muito difícil corrigir isso tá muito difícil porque você não consegue muitas vezes entender descrever Qual é o ato formal que ela tá fazendo de errado exatamente entendeu entendeu Ah deixou lá mas sim Mas deixei na cadeira porque tinha que deixar na cadeira o que que eu não fiz o que que eu entende às vezes é difícil isso essa cultura precisa mudar a secretaria de educação precisa trabalhar bastante em relação a isso acho que não é não é uma tarefa fácil não viu mas a questão eu entendo que parte da gente começar com o plano Educacional individualizado porque se você exige do professor regen isso ele vai ter que olhar considerar analisar Aquele caso concreto que aumenta a probabilidade ele ter um pouco mais de proximidade né boa noite Magna que deu boa noite aqui também Letícia disse fale sobre misofonia não vou falar porque eu não sei o suficiente tá eh o que que eu faço quando eu quero abordar um assunto no YouTube um assunto que eu não domino eu vou procurar os artigos científicos pego alguma normalmente sempre que é possível pego alguma revisão de Literatura e leio uma revisão atual vejo se tá publicado numa boa revista se n Eu leio às vezes não tá bom eu mudo né Eh mas é assim que eu trato de assuntos tão diferentes mas este assunto Particularmente eu nunca eh li uma revisão para poder fazer uma fala mais mais interessante tá eu vou sempre priorizar aqui os do YouTube porque é mais fácil Tá mas eu eu vou vendo daqui também perfil Jardim de criança disse boa noite como alcançar a aluna autista de 12 anos que não consegue ir paraa escola e tem muita dificuldade de acompanhar sua série apostila o que fazer Ah quando você diz muita dificuldade é difícil dizer isso o que que significa quer dizer que se você fizer um esforço especial ela consegue ou quer dizer que ela tá tão distante que não faz sentido aquela apostila entende porque tem essas duas possibilidades ou qual é o esforço que ela precisa para ela conseguir ela precisa do acompanhante ela precisa ah de uma uma recuperação um um reforço aliás à tarde se isto for verdade então isso deve ser oferecido né é claro que não tô não tô analisando Quais são as condições Ela acabou de escrever a apostila não faz sentido para ela então não faz sentido Não faz sentido a gente tem que pensar o que faz sentido para ela né O que que a gente pode oferecer para ela que esteja mais próximo né que a gente consiga eh ajudar ela a Em algum momento eventualmente essa apostila fazer sentido mas não dá para dizer isso sem saber qual é o o nível né O que é importante é dizer bom a apostila tá aqui não faz sentido para ela também não faz sentido eu dizer não se ela não consegue então eu vou fazer o seguinte eu vou vou dar para ela aqui a a vou dar um desenho também não faz sentido eu ten que fazer uma avaliação individual agora como é que você faz essa avaliação depende muito de muita coisa né Por exemplo se é um caso de uma apostila de alguém que tá no primeiro ano alfabetização não faz sentido a alfabetização nesse momento ainda para ela porque ela não tem uma série de pré-requisitos aí faz sentido se houver necessidade de habilidades são muito anteriores A as habilidades acadêmicas usar um protocolo desenvolvimental para avaliar tipo vimap AES e tal e aí veja o professor Regente normalmente não tem essa essa essa habilidade né não tem essa formação Professor eh Educação Especial teria que ter uma uma participação importante ou se tiver equipe multi também ela também pode ajudar e aí a gente propom alguma coisa que faça sentido para ela né agora pode ser muita coisa diferente Maria de Lourdes falou nesse caso poderemos usar atividades Depende mas é uma é uma é uma solução se o Tablet permite você programar atividades deixar algumas Inclusive automatizadas tem que tomar muito cuidado se esse tablet não vai ser usado para outras coisas então ele precisa est programado de modo a não permitir que outras coisas aconteçam e precisa de fato ser uma programação para aquele indivíduo não é colocar num aplicativo colocar num site e dizer não aqui é um site bom para autista né Não dá para ser assim mas atividades podem ser programadas Nesse contexto do tablet Néo Inclusive a lei que agora que proibiu eh celular na escola né ela faz a exceção de quando há necessidade para um indivíduo que tem por exemplo uma deficiência né Deixa eu ver aqui no no Instagram real Pestana Lu gostaria de saber qual a melhor estratégia pedagógica para autistas não existe isso porque os autistas podem ser coisas muito diferentes um do outro né não existe uma estratégia que é melhor porque que cada indivíduo vai exigir uma estratégia o que eu posso te dizer eh existem alguns modelos legais por exemplo tit né tit é eu não sei o a sigla mas é o tit é um modelo que tem na Carolina do Norte que usa uma série de pistas visuais usa aba e psicolinguística para organizar o ambiente enquanto eh digamos assim modelo Global o tit é legal mas o tit não é uma estratégia dentro do tit tem sei lá centena de estratégias que são utilizadas né então se se eu fosse te dar uma indicação só o que que eu estudo uma coisa Ampla eu acho que é uma coisa que talvez pudesse pudesse ser um caminho pera aí tem muita pergunta aqui de vez em quando pula ã família vazada queria tirar uma dúvida se não é correto falar quais níveis de suporte dentro do spectro quem falar em que circunstância por exemplo eh eu sou professora e a eh e eu tô dizendo pra família que o que que é nível um nível dois ou nível três o professor não tem essa preparação para fazer essa essa avaliação e provavelmente o os pais não estão perguntando isso pro professor então é impróprio agora um profissional que tá dando o diagnóstico é próprio adequado né ou não sei se é a família que tá dizendo quando a família leva pra escola é apropriada falar o nível olha não não é que seja inapropriado é que não é com essa informação que a escola trabalha a escola trabalha com aquilo que é o indivíduo então aem vez de dizer ele é nível 1 dois e três Diga ele sabe fazer isso não sabe fazer aquilo ele em tal circunstância ele faz aquilo outro e o outro ele faz tal tal tal coisa tá ou seja apresenta esse indivíduo na sua singularidade na sua particularidade Quando você diz é nível um nível dois nível trê você não sabe que a escola vai entender porque as pessoas ali não são profissionais que estão seguindo dosn né são profissionais que que que lidam com o autismo a partir da esfera pedagógica então é melhor você descrever esse indivíduo do que você apresentar algum tipo de nomenclatura em relação a a ao ao nível Inclusive tem uma coisa que eu sempre falo e que as pessoas eventualmente eh negligência não sabem disso porque às vezes a gente fica muito na nossa bolha né quando a gente diz nível 1 dois e três um é preciso de menos suporte precisa de ajuda dois ajuda substancial três ajuda muito substancial mas quando você fala para uma pessoa Lea que não conhece nada de autismo sees tem nível 1 do e TR ele ele muitas vezes acha que o um é aquele que precisa de mais ajuda que ele é nível um é o mais alto aquele que precisa de de de outras pessoas o tempo inteiro entende então a gente corre o risco de ser mal entendido aqui no YouTube Patrícia disse minha filha de 15 anos foi diagnosticada com autismo iv1 ela se descontrola demais e é muito agressiva xinga muito e grita está com acompanhamento não melhora normal se agressividade normal Depende do que você quer dizer com normal é normal no sentido que é comum né cerca de 53% dos indivíduos autistas essa é uma pesquisa do mazurek de alguns anos atrás mazurek e outros eh apresenta Em algum momento comportamentos de agressividade né agressividade inclusive física né nesse caso específico eh mas ela não é um critério do autismo não é uma coisa que tá lá entre os critérios diagnósticos entende el é uma decorrência de outros problemas de um problema de comunicação social um um prejuízo na comunicação nas habilidades de comunicação eh eventualmente problemas de regulação emocional que parece que é o que você inclusive tá descrevendo nesse caso então é é usual é normal no sentido que é usual sim indivíduos autistas terem essa condição mas não quer dizer que é que sendo usual é uma coisa que tá tudo ok e tem Ah tem autismo Então é isso aí não não quer dizer isso você pode procurar ajuda deve ter acesso à ajuda e isso pode melhorar muito né eu eu eu me oponho muito a esse discurso que dizer assim não o autismo é qu autista deixa ele ser do jeito que ele quiser todo mundo tem que aceitar não não não não tem que ajudar esse indivíduo a se desenvolver esse desenvolvimento pessoal deve ser objeto de de de nosso atenção isso para todo mundo incluindo indivíduos autistas tá Gabriela meu filho está com 6 anos tem a coordenação motora fina bem prejudicada ele começou a primeira série agora está com dificuldade na inscrita sempre tenho que apoiar a mão dele nas atividades de traçado eu sugiro muito fortemente Gabriela que você procure uma terapeuta ocupacional eu sei que às vezes é muito difícil às vezes é caro às vezes não tem disponível eh Às vezes o sistema público não não não não tem né essa possibilidade mas é muito importante porque na escola ele não vai poder ter esse seu apoio é claro que se você fizer esse apoio de uma maneira gradual e retirando Pode ser que isso seja o suficiente mas a probabilidade que não seja é muito alta né que seja muito Custoso para ele escrever na escola isso pode levar muitos problemas no desenvolvimento escrita ou no desenvolvimento posterior né de outras habilidades e A Terapeuta ocupacional tem essa expertiz muito refinada e é importante também você Observar se ele realmente não conseguir fazer essa motricidade fina Talvez seja necessário a escola utilizar outros recursos para a escrita como por exemplo alfabeto móvel ou até alguma ferramenta eh de digitação né então você tem que Observar isso para ver se ele vai conseguir acompanhar senão você pode fazer eh outras sugestões e dialogar com a escola para implementar outras formas de escrita tá Ah agora vou aqui pro Instagram Pera aí que eu tô pulando falou tem algum modelo disponível de pae não não que eu saiba não pae é plano do atendimento educacional especializado eu não tenho Benevides disse na escola do meu filho começou esse ano tem sala com 46 alunos infelizmente a escola pública realmente eh tem muitas situações quantidade muito grande de alunos né Principalmente nos Estados eh vla desculpa tinha perdido o som aqui pessoal no no YouTube e só vi agora pera aí Namaste disse boa noite autista adulto aqui acabei de descobrir tem algum livro para me sug gerar tipo de terapia que poderia buscar livro que eu sugiro procura por Tony atwood eu acho que ele é legal eu gosto ele vai falar ainda de síndrome de ASP que são livros um pouco mais antigos mas vale a mesma lógica derap Depende do que você precisa não dá para dizer só pelo diagnóstico mas pode ser eh dbt né terapia dialético comportamental terapia eh cognitivo comportamental act terapia de aceitação e compromisso o Vinícius disse boa noite tem um laudo neuropsicológico com diagnóstico de autismo Sid 11 e outros transtornos precisa Obrigatoriamente do diagnóstico no papel do neurologista ou psiquiatra Vinícius Depende de o que que você quer fazer com esse diagnóstico Qual o seu objetivo se o seu objetivo é saber que você é uma pessoa autista tá tudo resolvido se você foi num bom neuropsicólogo não há nenhuma necessidade de você ir no neur neurologista ou psiquiatra Agora você tem algum outro objetivo com isso eu tava compilando esses dias documento sobre isso né Eh por exemplo na maioria das vezes se você quiser eh por exemplo usufruir de direitos que são noas pessoas com deficiência aí você vai precisar própria lbi exige de documento no médico tá E e quase todos os outros direitos para exemp Ah eu quero sei lá eu não sei como é que ficou a isenção agora para imposto de carro mas eu quero a isenção é do médico e concurso público eu nunca vi um que não seja do médico pode ser que tem alum mas eu nunca vi Então depende de Para que você quer usar isso eu tô até para fazer um um conteúdo sobre isso que eu vou publicar novamente mas já adiantando aqui ra Pando Qual a melhor esté para integrar os alunos os profissionais da saúde e educação para criar um plano de desenvolvimento integrado individualizado essa é uma boa pergunta ra eu eu não eu não sei te responder porque essa não é uma coisa que a gente tem eh a gente pode olhar na literatura americana que lá é tudo muito diferente lá os profissionais tem na escola lá tem toda escola tem foro psicólogo te não tem conversa entende Aqui no Brasil é diferente então eu não sei assim o que que eu sugiro o que que eu acho que que seria legal Seria legal se todas as prefeituras tivessem uma equipe multi já existe eh autorização pela pela nova lei do fundeb para que eles sejam remunerados pelo fundo da Educação Básica E que esses profissionais fizessem a avaliação ou na própria escola ou num centro Tem lugares que depende do município do tamanho da equipe e tal né fizessem avaliação e construísse o plano Educacional individualizado junto com os professores e aí fizesse o acompanhamento do caso em reuniões eh da equipe bimestrais Talvez né Depende mais uma vez do tamanho dessa equipe por exemplo eu fui numa cidade que era assim nessa cidade tem duas escolas públicas duas uma aqui a outra do outro lado da rua que é uma de educação infantil e uma do Ensino Fundamental e tem uma equipe multi n secretaria ah nessa aqui que eu falei o prédio é Contigo a secretaria de educação e aí na secretaria de educação tem uma equipe multi que tem fon psicóloga to tem inclusive to acho que tava sem naquela altura e tinha inclusive uma nutricionista Veja essa equipe mul consegue dar conta tranquilamente dá para fazer a reunião por mês tranquilamente dos alunos das duas escolas mas tem lugares que tem 1 milhão de habitantes que tem aqui mul multi do mesmo tamanho Então depende um pouco dessa dinâmica n Luciana Cristina Luciana Boa noite se quem eu falo sobre recuperação de aí é com eles estão respondendo agora manda de novo Luciana agora estão respondendo se não tiverem manda pro meu e-mail Luci @gmail.com tá Rem marfrei Você conhece o que acha de alfabetização pelo método fônico mediado eu não sei o que é fônico mediado mas o método fônico é o o a metodologia número um mas funciona Fernanda Fontela seria então fazer um currículo funcional neste caso no caso da da pessoa depende não dá para saber se é se é um currículo funcional porque no caso eh só tá dizendo que a apostila não faz sentido mas o que que faz sentido eu não sei né Pode ser que seja que que o currículo funcional faça sentido talvez não talvez é só porque imagina que que a pessoa tá no ensino médio tem uma apostila dificílima ele sabe matemática ele tá Alfabetizado mas ele não sabe aquilo que tá lá sei lá equação de segundo grau né não precisa ser não é o caso de fazer um currículo funcional é o caso de fazer aquilo que ele precisa né Patrícia neur psicopedagoga estratégia para comportamento rígido alguma sugestão comportamento rígido não descreve o comportamento é muito pouca informação eh então tem muitas estratégias fazer uma su você seguir umaa chamada arito ela tem publicado muito sobre rigidez ela tem falado sobre as fa da rigidez Vas formas diferentes da Rig apresentar cons descrever melor o caso aí vai olhar estraté mais específica relação a acompanhamento pedagógico Eu não entendi a piada a pergunta você tá falando do professor Regente da sala de aula que tem pedagogia considerando do do do ensino infantil até o fundamental um o fim do fundamental um né quinto ano ou tá falando de alguém que faz recuperação reforço eh não sei o que que é exatamente ISO ali Sara perguntou qual é o processo ideal em busca do diagnóstico né da vida adulta o caminho quais profissionais procurar eu procuraria um psiquiatra experiente em autismo é isso que eu procuraria eu acho que é o melhor caminho eh depende das suas possibilidades se você tiver o a a o acesso a um uma equipe Eh neuropsicológica aí vale a pena também fazer primeiro uma avaliação neuropsicológica porqueo neuropsicólogo com experiência nessa área e depois ao psiquiatra a Ana Cláudia disse depois que meu filho passou pela fase de alfabetização sem sucesso por do anos e teve que seguir passando para professores que não estão preocupadas com isso que foi que eu foi que eu vi o tamanho da questão Pois é Ana Cláudia Isso é é uma coisa que acontece muito eu sempre falo né brinco assim com essa expressão de que alfabetização jogar para cima Quem pegar pegou quem não pegou um abraço porque o certo seria não alfabetizou tá bom você continua eh eh eh fazendo eh essa esse investimento e você faz uma remediação né você faz um reforço né Essa remediação significa que você vai dar mais intensidade ao caso se é tem um modelo chamado rti Esse é um nível dois né o indivíduo ele aprendeu na sala de aula normal ou você tem que apoiar mais ele e aí você dá uma remediação um reforço ou você precisa apoiar mais ainda que você individualiza as coisas para ele Esse é o o cenário né mas não é isso que acontece se o indivíduo não alfabetizou na idade certa ele fica indo E aí dá um desenhinho para ele lá atrás Óbvio é óbvio que não é todo mundo que faz isso e às vezes é é uma é uma chatice isso tem que ficar falando isso toda a hora é óbvio que não é todo mundo é óbvio que tem pessoas que ajem diferente tô falando em geral no Brasil né então Eh isso acaba sendo um grande problema Cláudia falou não consegui estar com você em agosto uma pena que pena mas a ver outas oportunidades deixa eu ver G no Instagram amni aques amni na sua perspectiva Por que as instituições colocam tantas Barreiras para o reconhecimento dos superdotados com público al da Educação Especial é que eu acho eu tenho é é num assunto que eu domine tá bom a minha perspectiva me parece que as coisas estão tão lá atrás tão lá atrás que que as pessoas falam ah deixa eles se viram eles conseguem se virar eh Então essa eh eh como se as pessoas dissessem eu acho que é importante mas nesse momento a gente tem maiores prioridades E aí vira esse negócio né não não faz nada porque eh enfim eh tem outras áreas também que não tá se fazer quase nada ou nada eh enquanto esse público poderia ser assim poderia ser a gente poderia ter um grande avanço né Poderia ter várias coisas bacanas se a gente tivesse grupos de educação especial né bem bacana paraas habilidades superdotação disse você conhece e o que acha do método F Gabi disse criança começou a morder quando contrariada mas faz somente na escola já fez com a e com uma amiguinha eu não sei exatamente qual é a pergunta mas a pergunta é como lidar com isso eu acho né bom primeiro assim se ele só faz na escola supondo que isso seja verdade porque às vezes a família fala que não acontece mas acontece contexo né então tô supondo que é a família que tá perguntando isso né supondo que isso seja verdade a primeira coisa é que isso já sinaliza Qual é a função do comportamento porque nenhum comportamento inapropriado vai a gente vai lidar com ele se a gente não fizer antes uma análise funcional ou seja tem que saber para que que ele serve então a função na escola normalmente n quando acontece só na escola decorre de alguma coisa que só na escola acontece Qual é esta coisa atividade fazer atividades é uma coisa custosa se livrar de atividades é a função mais comum de problemas de comportamento então eh a gente vai avaliar tem que avaliar isso né Não tô dizendo que é porque não não fiz avaliação mas a probabilidade é muito alta e se isto for verdade né a a a maneira de lidar com isso envolve uma programação muito complexa que eu não vou explicar aqui porque demoraria um tempo e eu explico isso sempre praticamente todas as coisas que eu tenho aqui tenho explicado isso eu vou vou te falar como é que você vai encontrar uma explicação completa minha tá você vai procurar assim ã ter que ver eu vou procurar aqui porque eu não lembro agora como é que até eu tô confuso aqui vou colocar aqui lucelmo comportamento problema ver se aparece ah vai vai ser o terceiro você pode colocar lucelmo e isca e é assim como é a avaliação de comportamentos problema na prática e isca o título do vídeo é um vídeo de de 14 minutos né em que eu explico isso de uma maneira mais detida bem bem promenor zado só que neste caso seu eh você vai vai exigir que já que ela tá com at o at é alguém que tem um vínculo terapêutico tem alguma clínica que é responsável por essa at né Eh vai ter que ter uma colaboração entre a equipe Clínica até porque o procedimento é É meio complexo e a escola então a escola precisa participar junto dialogar junto para que essas coisas aconteçam na escola tá mas o o o a gente tem que fazer assim vou falar em geral primeiro descobre para que que serve a mordida Digamos que seja para ser livar da lição e sair com mediador por exemplo né aí substitui isso por um pedido ensina ela a pedir para sair e andar com mediador é o primeiro passo e aí vai ela vai fazer isso o dia inteiro a seg o segundo passo é eh ensinar ela a ficar no lugar que ela está chama treino de resposta de tolerância então quando ela pede para sair sedição ficar só que tem uma maneira de ensinar isso e depois ensina outro outas habilidades que podem levar ela a emitir esse comportamento de novo no futuro são eh habilidades eh de cooperação tá B Maili falou Doutor minha filha foi diagnosticada com teia mas a médica não falou Qual o nível de suporte e a neuro que acompanha ela bate o pé e fala que ela não tem teia bom o nível de suporte não é relevante nesse caso o o relevante é se ela tem o diagnóstico se se ele faz sentido ou não aí não tem muita não tem muita coisa para fazer você tem que entender Qual que você acha que faz mais sentido Eh Ou levar num terceiro que tenha experiência em autismo qual dos dois tem mais experiência com autismo sabe mais do assunto né para você ter um nível maior de confiança ou você leva num terceiro que tenha essa expertiza a Sueli disse o que esperar do acompanhamento pedagógico Observe que muitas preparam todas as atividades poros professores regentes delega todo ah você tá falando falando do do do acompanhante só que você tinha dito antes a sua Eli acho que tinha perguntado o que se espera do do pedagogo é então não sei qual é a descrição do cargo na sua cidade no lugar onde Da onde você tá falando Ah então Muito provavelmente a tarefa de de fazer Essas atividades é do professor Regente Mas pode ser que nessa cidade tenha algum tipo de descrição diferente ende não é parte da natureza da função é parte de como tá descrito nesse lugar Ah lucel meu filho começou aer neuromodulação com aparelho reac está no terceiro ciclo estou amando os resultados tudo bem Vou falar como deve ser o feedback da terapia aba Samanta você deve ter gráficos de preferência diários de de desempenho dele em todas as habilidades que ele tá aprendendo que estão ensinando para ele não necessariamente ele tá aprendendo né e um relatório periódico quando é esse periódico não sei po pode variar né mas digamos cada se meses três meses um relatório interpretando os gráficos que eventualmente você não pode não não não entender né E além disso você deve ter acesso ao supervisor do caso para fazer as perguntas que forem necessárias né Eh Ou vocês marcam isso E aí isso fica permanente na cada x tempo vocês dialogam ou você entra na supervisão que o que o acompanhante tá tá tendo com o coordenador né com o supervisor aí varia de de pode ter empresas que fazem de maneira diferente né mas pelo menos a experiência Nossa da aluna os pais podem entrar em todas né eh e aí você vai dialogando Então veja gráfico diálogo permanente e relatório periódico Ah pera Bruno ah Bruno respondeu outra pessoa se neumara lucelo você já trabalhou com síndrome de angelman como trabalhar com crianças na escola ou em terapias mesmo não eu nunca trabalhei a sindrome de angelman é uma síndrome muito bem descrita quer dizer as as características da síndrome de angelman estão bem descritas então é mais fácil porque você consegue pegar ali diferente ses mais raras né você você pegar e você entender Quais são as características comportamentais mas eu eu não eu não conheço essas características de maneira que eu possa dar qualquer sugestão menzes disse eu estou com problemas na escola tenho como pedir judicialmente para que meu filho tenha atendimento e não frequentar mais a escola no meu entendimento não no meu entendimento você tem direito a que o seu filho Ten o que ele precisa na escola meu entendimento agora veja Pode ser que isso seja Impossível por algum motivo tô falando de caso concreto né que você tem aí aí isso pode ser eu já vi pessoas que T um relatório médico que tá impossível tá dando um monte de problema na escola e tal e aí consegue uma decisão judicial mas eu entendo que é um equívoco eu entendo que essas decisões elas são baseadas na falta de compreensão do que que é preciso fazer tem uma exceção tá tem casos que eh est na escola comum não faz o menor sentido e nesse lugar não tem disponível escola especial aí tem alguns casos em que isso faz sentido mais ou menos sentido um pouco mais de sentido sabe Fernanda Fontana O que é currículo funcional é é um currículo funcional natural que é mais comum né é um currículo que foca n habilidades que são fundamentais para experiência cotidiana rotineira de independência do indivíduo então foca em habilidades como o indivíduo aprender a fazer alguma coisa que ele em casa ele pode aprender a a se cuidar ele pode aend habilidad de higiene pode aprender habilidades de trabalho tudo isso agora ver aqui no YouTube Natália disse por a escola se nega a um auxiliar em sala minha filha tem 10 anos eles alegam que não tem necessidade mas ela tem dificuldade de aprendizagem Natália em geral a escola Nega porque não quer gastar porque tem que pagar mas às vezes às vezes a sua filha realmente não precisa eu não sei no caso da sua filha né Eh talvez não seja esse o caso às vezes é uma questão ideológica da escola porque alguém Leu em algum lugar que é ruim tem acompanhante que existe esses Absurdos existem né às vezes é uma questão ideológica mas eu não sei se fizeram de fato uma avaliação e chegaram a uma conclusão né mas a maioria das vezes é por isso Elana Boa noite Professor Boa noite a todos obrigado daana falou meu filho bebeu álcool Enquanto eu fui no banheiro o que eu faço não sei o que fazer autista não verbal suporte grande procure o médico também não sei mais nada né agora agora nesse momento ele bebeu o álcool procura o médico certo agora ele bebeu álcool e agora como é que eu vou lidar com esse comportamento porque eventualmente se ele acontecer novamente ele pode ser um problema aí você vai ter que eh se se for possível sei tudo é difícil de ter acesso né mas ensinar aquilo que a gente chama de habilidades de segurança Existem várias habilidades de segurança nesse caso habilidade de segurança de envenenamento né contra envenenamento porque álcool produto de limpeza tudo isso envenenamento tá não quer dizer que seja um veneno igual de novela eh e aí tem que procurar um treinamento específico para ensiná-lo a lidar com situações de veneno mesmo sendo nível três normalmente é possível ensinar isso é difícil é compilar quais são os tipos de frasco por exemplo que que representa o envenenamento mas é possível ensinar Fernando Augusto Fernando 46 anos maó sou autista e quando vira e mexe cai aqui o o microfone existem outros eh outras medicações para paraa ansiedade né se tem esse efeito colateral no caso da respiridona faz sentido testar conversar com o médico para testar outros tá agora deixa eu ver aqui no Instagram eh Karen disse denúncia coordenação de escola do meu filho disse que a cidade de Goiânia Goiás não fornece professor de apoio escola pública é são muitos casos não é só lá não infelizmente né porque a lei garante o acompanhante Vanessa Lima Meu sobrinho é autista e ainda usa fralda até já orientou a retirada da fralda e eu tenho batido o pé com meu irmão a respeito e parece que não se importam Sou professora e tento ol Não entendi eu não entendi é seu sobrinho Mas você trabalha na escola e aí você tem você tá dizendo PR sua pra família para tirar a fralde a família não não não tirou é isso bom Se for isso não sei o que você deve fazer eh para dialogar com a família às vezes a fam mas muitas vezes a família não tirou porque não conseguiu tirar não porque não quis é muito difícil muitas vezes tirar eh e tem muitas pesquisas muitas de ah desfraude na escola no Brasil é raro que iso se faça normalmente se cobra da família o certo seria Claro a família retirar Mas às vezes não a família não consegue a escola poderia suplementar eh dominar essas estratégias né quantos S escolas especiais você tem isso né a pai é super fera nisso tem um documento inclusive um PDF que você acha fácil da pai de na internet de de de desfraude eu entendo que eh quando isso não é possível quando a família não consegue de fato a escola deveria atuar nesse sentido é claro que eu tô eu tô dizendo a escola não tô dizendo um profissional específico a escola a escola precisa ter profissionais para isso Precisa ter eh estrutura para isso né e a prefeitura as prefeituras grande parte delas tem que elas não t é boa vontade disposição conhecimento para poder fazer Ah o Léo Degar falou é Em ambos estados e municípios o meu iniciou 7 anos Boa noite a todos infelizmente mas os estados são piores viu a Eliana diz tem quatro autistas uma delas deficiente visual turma pré se eu pudesse não levaria existe alguma lei que possa Ah já respondi deixa eu ver aqui no Boa noite tem meu filho tem autismo nível um você pode me indicar um profissional Goiana para trabalhar treinamento de habilidades sociais que utilizam o método aba não não conheço eu eu eu sei de algumas clínicas aí que tem da Giovana tem a da Eloí pueno tem uma uma pessoa que eu fiz o curso muito antigamente Sheila mas não conheço assim não sei se trabalh habilidades sociais não sei aqui o Rafael Boa noite lucel muito obrigado por seus conhecimentos compartilhados Obrigado Rafael é possível uma profissional ser analista do comportamento trabalhando com a ciência aba sem uma supervisão quais os caminhos no meio entendimento não tá que depende um pouco do estágio na carreira vou te explicar você começa sempre com supervisão não tem como você conversar começar sem supervisão E aí porque esse nome supervisão ele pode querer dizer muitas coisas e aí isso quer dizer que esse supervisor esse analista do comportamento já experiente ele que toma as decisões do caso essa outra pessoa que tá apoiando pode ter uma ou mais pessoas né ela tá tá aprendendo ela pode fazer um monte de coisa mas tudo ela submete pro supervisor e ele dá o ok ou não depois no certo momento ela se torna a an lista do comportamento a responsável técnica Qual o momento quanto tempo eh as ah certificações divergem sobre isso uns dizem que é 1000 horas 1500 1200 outros significa mais ou menos 1 ano talvez mais eh bom e depois de um certo momento portanto ela passa a tomar as decisões Digamos que depois de 2 anos ou 1 ano e meio esse essa analista do comportamento ou essa an lista do comportamento começa a tomar as decisões quer dizer que ele não tem supervisão não só que depois de um certo tempo principalmente depois que ela se torna mais experiente o supervisor ele se torna mais pontual então por exemplo vamos imaginar uma pessoa que tem uma experiência muito grande de análise do comportamento tá muitos anos fazendo isso então ela tem um caso em que tem seletividade alimentar bem difícil ela contrata o supervisor e ela vai ter lá se quatro supervisões seis supervisões sobre seletividade alimentar vai discutir um caso e vai discutir literatura vai discutir os procedimentos e tal ela terminou Aí talvez ela fique um mês dois meses sem supervisão E aí ela tem um outro caso muito difícil com agressividade muito difícil ela contrata uma pessoa que é especialista nisso então vai ser supervisor vai vai dar sei lá oito supervisões entende então às vezes tem alguns períodos sem supervisão de quem já é muito experiente e já tá trabalha há muito tempo na área mas a regra é a a supervisão Vinícius disse no meu caso seria paraa nova identidade do Detran Vale social e LOAS Como faço essa consulta para conseguir meus direitos tem que ser pelo SUS ou na rede privada se lá o do médico não não tenho certeza Vinícius Eu Vou sugerir para você procurar o canal direito especial é o meu irmão quee advogado ele sabe essas coisas principalmente parte de de de essas isso que você colocou aí né Vale social não sei que talvez Ana Cláudia disse só a pedagogia não prepara o professor para acompanhar os alunos atípicos Ah entendi verdade Ana Beatriz disse Professor quem faz o curso autismo em suas peculiaridades pode trabalhar fazendo alo anri você me deu o título eu não sei qual é a qual é o o conteúdo né o currículo então não dá para opinar nesse sentido Renata diz qual seria a melhor profissional Para apoiar essa alfabetização Depende do que que vai o que que vai se vai ele vai ser responsável pela alfabetização é o professor o professor de preferência que domine as práticas com melhor evidência que nesse caso são método fônico Mas dependendo de qual é o a dificuldade do indivíduo por exemplo eu falei eu falei do caso da pessoa que tem problema na motricidade fina até ó se o problema for e eh tem alguns problemas que tem a ver com articulação com troca de com troca de alguma alguns sons aono então pode ser vários na verdade ã Léo disse a base dele foi muito boa Nas condições P nunca tem É muito raro ter mesmo tem que cobrar é quando eu comecei a falar do parcia 50 aparece um monte de comentário assim Como assim todas as escolas têm pe há 50 anos foi gente essa pessoa tá morando em Marte não é possível que a pessoa fala isso não tô negando que em alguns lugares muito pontuais tem mas dizer que tem todos os lugares que absurdo a psicopedagoga rosas falou o pe pode ser feito pelo psicopedagogo quando a escola pública não faz não tem nenhuma Norma sobre isso só que é o seguinte ó O que vale é pensa no princípio princípio do melhor interesse da criança do Adolescente a escola tem que fazer o p ponto Tá mas a escola não fez e tem uma psicopedagoga lá ela pode fazer pode só que tem que dialogar com a escola para botá-lo em Ação porque só fazer o p não resolve o problema né mas é isso tem lugares que é a clínica que faz Tá certo não mas meu amigo você tá querendo você tá você tem uma criança um adolescente você quer ajudar ele é seu recurso que tem ali e é isso ou é isso é nada entende É pegar ou largar então não é o correto mas n diz É raro Mas acontece muito né Muito obrigado Leo Degar Vanessa disz tenho feito apósitos pelo CBI of Miami Estou adorando pessoal tá chegando aí inclusive o Márcio solidário quem quem quem quiser estudar se prepara aí tem a tem aí o lançamento que vai ser em breve após em interv aba após em Educação Especial baseada em evidências eh a clínica peca disse a escola pode exigir que o P seja feito pela Clínica ou obrigação na escola é obrigação da escola eventualmente a clínica pode fazer Mas aí tem que depende de qual é o contrato que você tem com a família a família precisa obviamente colocar isso no contrato isso precisa est previsto né V neuropsicopedagoga disse boa noite fala falo sobre o P na minha página dá uma olhadinha lá menees disse Estou com problemas na escola meu filho ah eh Estou com problemas na escola meu filho já vai pro quarto ano estou com eu que mando as atividades adaptadas aí isso tipo de coisa absurda né que a escola subim as famílias muitas vezes a escola é particular estou esgotada com as negativas de Treinamento profissionais Meneses eu vou te falar vou te fazer uma sugestão que eu já fiz no canal recentemente inclusive Ah que é o seguinte pensa na escola pública a escola pública Não tô dizendo que vai ter as atividades adaptadas mas outras coisas vão ter e é muito mais eh normalmente acolhimento muito maior tá Josué Neves diz poderia falar sobre estudo da associação americana de de 2023 médica americana sobre a validação de aba prateia o estudo brasileiro do silban de 2611 que questionou eficácia segurança di aba Josué primeiro não tem estudo nenhum da Associação Médica Americana e eu sei que circula essa informação você não tá inventando eu sei então é falso que existe o estudo é falsa que eles tenham retirado apoio a aba é falso tudo isso eh Isso é uma mentira que circulou aí na internet grupos é clínicos em relação ao documento não é um estudo exatamente né mas o documento do C bês existe mas eu já tenho um vídeo aqui explicando os vários erros eh que houve nesse documento né Primeiro Erro assim grosseiro é eh analisar o método aba para autista né isso nem existe mas eles estão analisando alguma coisa que pediram para eles entende então é isso que você quer saber então vou ver aqui e perguntaram de uma coisa que não existe então a obviamente a resposta vai ser essa coisa que não existe não tem evidência não tem não tem valor E aí eu explico Exatamente porque que não existe o que qual seria as perguntas apropriadas e tal né é isso ah Carlos Estevan meu filho de 2 anos não consegue suporte em aba em tempo suficiente pois moro em cidade pequena A melhor solução poderia ser nós os pais fazermos o curso AB online quais você recom obrigado Carlos vamos lá ah tenho duas perguntas sobre isso Duas respostas para você sobre isso primeiro não importa qual é a cidade que você está existe a disponibilidade de aba porque ah muitas das grandes empresas elas ofere em qualquer qualquer cidade do Brasil eh Vai um supervisor na sua cidade Faz uma avaliação no seu com seu filho eh contrata-se um at na cidade e aí treina essa pessoa que acompanha de terapêutico ou você contrata ou ou a empresa esse supervisor Volta Para onde quer que ele more E aí ele a a supervisão acontece online o o tratamento acontece todo dia e a supervisão acontece online eh Essa é a prática que as empresas fazem tá normalmente é mais ou menos assim bom no entanto isso é muito caro Isto é verdade é muito caro a intervenção aba no Brasil é muito caro né infelizmente tá eh muito mais à disposição de quem tem muito dinheiro ou quem tem uma decisão judicial contra o plano de saúde que os planos de saúde normalmente não liberam só pelo pelo pedido né administrativo normalmente só com decisão judicial as decisões são saem normalmente normalmente né os juízes decidem nesse sentido eh tem muitas decisões em nível de Tribunal de Justiça mas nem todas as pessoas se organizam entram com essa ação judicial do do que a gente atende na na aba grande percentual e de decisões judiciais Bom agora vou imaginar que não deu qualquer outro motivo porque é difícil organizar porque não teve contato com a empresa então você pode eh vocês podem estudar online pode o problema é que você não aprende ser um analista do comportamento em menos de alguns muitos anos é uma das coisas mais complexas que existem muito é muito complicado então vamos imaginar que o seu filho hoje tenha 2 anos e você Di eu vou aprender eu vou botar aí no mínimo para começar a brincadeira 3 anos e aí você perdeu uma fase muito importante do indivíduo né do desenvolvimento porque porque você tá correndo quant o tempo então eu tenho duas situações aqui em que pode fazer mais sentido essa essa família estudar eal uma situação em que o indivíduo o filho já é mais velho então por exemplo tem sei lá 9 anos aí você vai estudar veja tem efeito mas você não tá correndo contra o tempo como quando você tem um bebê porque faz muita diferença de um para 5 anos de dois para 5 anos muita diferença sei lá muita muita muita diferença então você não tá correndo quanto tempo quando ele é maior então dá tempo de você estudar porque você quer ter mais sustentabilidade porque é difícil ter acesso e tal né a outra situação é quando você vai estudar para aplicar mas você tem alguém agora que vai avaliar Então você fala assim ó não eu não eu não consigo ter acesso e tal alguém para prestar o serviço continuadamente mas eu vou eu eu vou dar um jeito de conseguir só avaliação a pessoa avalia faz o um planejamento e aí eu vou aplicar eu tô estudando e isso é rápido para aplicar Qual que é a minha sugestão neste caso fazer o curso de aplicador em aba se for o outro caso o curso de analista do comportamento curso de de especialização intervenção aba né intervenção aba aplicada ao autismo e deficiência intelectual Se for para aplicar alguma coisa que alguém já tá avaliando e planejando o curso de aplicador pessoal já tô já estamos caminhando pro fim já que eu vou terminar hoje 8 horas tá Cristiane Abreu Ribeiro falou Posso reduzir carga horá do meu filho de 5 anos não verbal o que que quer dizer posso né Posso reduzir o certo é não reduzir o certo é ter acesso a tudo mas por exemplo se o aluno não tem nada que adaptado para ele não tá dando nada certo as coisas ele ele realmente não tá sendo atendido na sua singularidade aí você pode pedir pode fazer algum tipo de arr anj né mas não é o correto né a legislação é a LDB nesse caso né que que descreve lá qual é a quantidade mínima de carga horário e de Dias esse seria o correto o resto é gambiarra mas as gambiarras existem né Ana Lúcia neuropsicóloga ou neuropsiquiatra qual a melhor para fazer uma avaliação Ah depende da neuropsicóloga da neuropsiquiatra depende agora eu já falei aqui né Depende de para que que você quer o documento no final as duas qualquer uma das duas se for bem formada for muito experiente vai fazer uma excelente avaliação Depende da idade da pessoa se por exemplo se for uma criança muito pequena eh uma criança uma criança de modo geral né tem que fazer exames de descarte Então tem que fazer lá eventualmente exame genético Às vezes tem que fazer ressonância tem que fazer eh bera e tal eh Então vai ter que ter a a um médico acompanhando senão não pode fazer o pedido desses exames Meneses diz posso solicitar judicialmente para meu filho ter atendimento Ah já respondi Cris Sirlene os direitos de redução de carga horária para os pais servidores públicos Vale somente para autista ou para di também eu não sei responder e canal direito especial procura aqui que o Lu te responde isso tem vídeo já dele sobre essas coisas gilcilene estou fazendo intervenção AB para autio deficiência intelectual excelente obrigado que bom gilene Maria Maria respondeu aqui Diário da F Laura O que você acha de reter autista um ano na educação infantil quando ele não consegue acompanhar os pares cognitivamente eu acho que pode ser uma uma boa saída em alguns casos tá só só que tem que analisar caso a caso tem uma regra autista Então você retém eu já fiz vídeos sobre isso o último deles eu coloquei vários documentos inclusive do Conselho Nacional de Educação falando sobre isso é uma possibilidade muito boa assim só que tem que observar tem que observar essas quatro coisas eu vou falar aqui rapidamente depois vocês vão lá e procuram o lucelmo retenção lá no YouTube que vocês vão ver esse vídeo eh e tem os tem os pareceres do do CNE do Conselho Nacional de Educação para embasar se você precisar fazer pedido inclusive meu filho a gente fez isso com o meu filho deixou ele um ano a mais tem que observar eh se um ano vai fazer diferença cognitivamente às vezes tá tão distante que não é isso que vai fazer diferença e as pessoas sabem disso né segundo Quem são os professores ISO aqui é só quem é da escola que vai saber o que eu tô falando se a professora é boa se não é qual esse ano que vem Qual a relação dele com a turma né E qual é o tamanho dele essas quatro coisas tem que observar Ah deixa eu ver aqui no YouTube agora já tá já estão quase a fim tá na Cláudia disse estou fazendo pedagogia já começando aperfeiçoamento em a pensando quando começar a psicopedagogia não tem outro caminho Ana Cláudia eu eu até entendo o que você tá fazendo mas eu tenho muitas dúvidas sobre sobre esse caminho também vou explicar por porque existem muitas especializações em ae tá a maioria delas pelo menos na verdade todas que eu já vi eu o c tá tô dizend que são todas porque eu nunca vi todas todas é só para ensinar groselia é só para dizer que somos todos iguais tem que respeitar a diferença eh eu nunca vi uma por exemplo que ensina a fazer um plano Educacional individualizado que ensina a fazer uma avaliação um protocolo cientificamente validado pode ser que tenha eu que nunca tenha visto né e a psicopedagogia a maioria a mesma coisa maioria maioria assim de longe tá então a questão tá muito além desses títulos eu acho mentalidade feminina disse meu nome é Stan Professor Regente pode aplicar o ported Poder pode mas acho difícil ele conseguir porque ele é um protocolo mais complexo que vai ser vai precisar de um tempo com aquele indivíduo estar um monte de cois Só se ele for aplicando no decorrer de muito tempo né mas acho muito difícil acho que tem que ser professor educação especial ou equipe multi Além de que é difícil professor ter esse conhecimento específico em relação ao port inventar para qu não sabe T falando inventário port operacionalizado é um excelente protocolo de avaliação de habilidades baseado nos mar desenvolvimento tá Rafi diagn semana passada quase 40 anos acontece com muita gente viu Rafa não é não é não é incomum não tá principalmente pais de crianças autistas muitos deles Ah deixa eu ver aqui charlen diz Sou monitora de uma menina autista nível três não verbal com muitas estereotipias não sei como começar a trabalhar com ela a escrita não funciona com ela é difícil dizer é muito pouca informação sabe e não dá para saber eh o do que se trata sabe Então depende muito de muita coisa diga por exemplo vou imaginar que ela tá no 9º ano é uma coisa se ela tiver educação infantil é outra completamente diferente né porque ali na educação infantil faz sentido olhar para aquelas habilidades e ensiná-la né aquelas habilidades que são pré-requisito para alfabetização também depende tem um plano Educacional individualizado primeira coisa que eu diria Charlene é a seguinte ó tem um plano Educacional individualizado se não peça pra escola eu sei que às vezes você tem uma situação precária de trabalho por exemplo você é contratada fal não vou pedir porque você não vão querer mandar embora então não sei não tem muito o que propor né o que fazer ã dá uma olhada eu tenho muitos vídeos Ah aqui na internet mas eu tenho alguns que são bem interessantes para casos como esse que eu dou algumas dicas que vão ser muito úteis eu tô tentando achar aqui eh alguns que eu ensino algumas estratégias que são bem legais tá Ah tô olhando aqui tem chamar acompanhantes escolares de autistas como treinar esses monitores mas não é disso aqui que eu tô falando como resolver a inclusão Ah esse aqui acho que é isso aqui como resolver a falta de inclusão das escolas de forma prática Talvez seja esse eu tenho aqui algumas estratégias que eu tô ensinando tá eu tô ens eu ensino em alguns isso aqui [Música] eh eu falo de de comunicação né de rotina antecipatória de economia de fichas são duas estratégias assim espetaculares Essas são as que eu H falo mais em alguns vídeos tá então e eh maratona aqui que você vai gostar tem muita coisa boa pessoal tem muita muita pergunta aqui infelizmente não dá para eu para eu eh responder tá todos Instagram tal eu vou responder uma última tá porque já 8 horas Sorocaba está construindo a cidade dos Alguém sabe como vai funcionar é só para quem mora lá tenho muitas desconfianças desse tipo de promessa tá eh mesmo muas desconfianças que espero que seja realmente até quero saber mais o que que é que rola lá mas dá uma olhada confere com atenção tá bom gente muito obrigado foi um prazer estar com vocês até semana que vem

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