Webinário – Diretrizes para as escolas durante a Pandemia

By | 21/05/2025



Diante de toda a revolução que a pandemia impôs ao sistema educacional não só do Brasil, mas do mundo todo, é necessário …

Webinário – Diretrizes para as escolas durante a Pandemia/a>

e aí o olá boa noite bem vindo professores de todo o brasil daremos início a mais um evento do ciclo de encontros diálogo sem educação eu sou a lauri cericato com professor como a maioria de vocês estou diretor editorial da saber para quem não sabe a saber abrange publicações da editora ática saraiva e scipione com foco de atuação para professores da rede pública para nós da saber dialogar sobre a educação é prioridade e serve para incentivar e concientizar a população sobre a importância da educação seja ela escolar social familiar também para a construção de valores essenciais na vida em sociedade o convívio saudável com os outros indivíduos é esse ciclo de diálogos em educação é uma iniciativa da editora ática scipione saraiva e do portal de educação em docente canal de comunicação dessas editoras com todos os professores da rede pública para conhecer todos os suportes disponibilizados ao longo do ano visite este portal ou cadastre-se no portal e docente para quem está nos assistindo pela primeira vez bom e que é recuperar a série histórica nós já dialogamos sobre aula saber como se preparar para este período de educação não-presencial com as professoras elaine vidal e andressa lopes a discutimos também a questão dos alunos adolescentes em isolamento social uma conciliação possível com a professora aricélia ribeiro do nascimento trabalhamos os processos avaliativos nesse contexto de isolamento social e de educação não-presencial com a professora leonora quintas hoje a discutiremos dialogar viemos sobre as diretrizes para as escolas durante a pandemia com nosso convidado professor conselheiro eduardo dos santos na próxima quarta-feira nós abordaremos na próxima quarta-feira você fica parado quem será na terça será na quarta dia 27 do 5 a nossa temática é saúde mental o grande desafio da pandemia e nós temos dois professores psiquiatra da unifesp professor doutor rodrigo bressan e professor doutor gustavo estanislau que são do instituto ame sua mente cook cuca legal da universidade federal de são paulo e o nosso debate será sobre saúde mental nesse período para conversa de hoje contamos com a presença do professor conselheiro eduardo de chance a quem já agradeço antecipadamente a participação e a professora eduardo é catarinense e nasceu em blumenau engenheiro pós-graduado empreendedorismo engenharia mestre em engenharia elétrica pela federal de santa catarina tem mba em liderança e gestão pública a professora das universidades reitor esteve à frente da secretaria de educação do estado de santa catarina a conselheiro nacional já esteve como presidente do consed conselheiro estadual e a participou ativamente como um todo conselho na base nacional comum curricular do ensino médio e recentemente não parecer que nós vamos discutir hoje com a coordenação com a professora maria helena agradeço que vença e saúdo todos que estão aqui e os que assistiram à gravação posteriormente isso fica disponível no canal do e docente no youtube e todo mundo pode rever ou compartilhar a professora renata rossi está nos acompanhando no chat por onde pode ser enviado os comentários ou perguntas a ti na maneira do possível responderemos aqui nesse nessa uma hora ou pós evento a daremos a retorno de alguma maneira bom sem mais avançarmos no horário já que eram saudar o professor e sai iniciar com uma uma pequena provocação inicial professor sobre sobre as orientações então para começar o nosso diálogo e seria importante destacar que eu parecer que foi elaborado muito rapidamente no período que ninguém estava preparado para essas demandas da educação no brasil este parecer tem um caráter bastante autorizativo ou seja da autonomia para os sistemas de educação se organizar em qual é o contexto do parecer e as suas principais orientações professora uma boa noite a todas ea todos né um prazer conversar com todos vocês boa noite a lauri a renata que está nos acompanhando o ivan que tá fazendo toda a parte técnica na verdade a questão da autorização elecção se não aparecer muito focado no sistema de ensino é porque inclusive essa é uma determinação legal né a questão de organização de calendário escolar de que maneira vai ser trabalhada a questão da carga horária no âmbito dos currículos não é é das escolas isso é e o mar competência dos sistemas em firme essa análise a gente faz do ponto de vista é normativo dentro do parecer é obviamente que como nós estamos tratando de algo que é de nível nacional é de competência dos e né passar orientações e até fazer diretrizes operacionais para que você possa harmonizar essas ações entendendo a educação como algo de caráter nacional para que os sistemas possam se organizar de maneira mais articulada que não seja algo totalmente independente de um para outro né eu conselho nacional de educação tem a competência de tratar as diretrizes curriculares nacionais mas diretrizes operacionais é mais um livro de recomendação para ser articulado por cada sistema de ensino e entenda seus sistemas de ensino estaduais sistemas de ensino municipais até o sistema federal e na verdade é de co-responsabilidade da câmara de educação superior do conselho nacional de educação e do ministério da educação contexto do parecer a gente até começa a discutir o parecer olhando muito e referências que estados e municípios já estavam realizando naquele momento é tentando resolver uma questão que eram as consultas que chegaram para nós principalmente relacionados à como cumprir o calendário escolar como cumprir a carga horária 5 dias no período em que nós começamos a trabalhar no parecer muitas coisas começaram a mudar ao longo do tempo até porque esse é um processo que vem é sendo modificado né e com novidades como novas informações quase que diariamente né processo da pandemia é lógico que a gente pode olhar um pouco que tá acontecendo no exterior e antecipar algumas coisas para o brasil o que disseram que a maneira ajuda bastante e nesse aspecto a gente identificou que o principal desafio não ia ser apenas a questão do cumprimento de carga horária de calendário escolar primeiro camisa para usar o três quatro já eliminava obrigatoriedade de dias letivos o que ajuda ainda que parcialmente a você organizar a questão da carga horária que deve ser distribuída porque em vez de você distribuir por exemplo quatro horas por dia como seria no que e os dias e que os 800 dias letivos desculpa 200 executivos você é pode distribuir essa carga horária é um pouco maior por dia e fazer menos dias letivos para cumprir as 800 horas que estão previstas na ldb para diversas e tacos agora na verdade a gente também identificou o seguinte é o principal objetivo que a gente tem que aparecer é minimizar os impactos da academia na aprendizagem dos estudantes brasileiros e como eles vão ficar muito tempo distantes da escola naquele modelo né de atividade como seria sempre feito presencial rua ambiente escolar no ambiente físico nós entendemos que é importante colocar o foco na questão dos objetivos de aprendizagem e aí começa algumas mudanças que a gente pode discutindo agora mas entre elas por exemplo tratar os objetivos de aprendizagem não apenas relativos a 2020 mas como um contínuo 2020/2021 a gente vai discutir isso um pouquinho eu acho o principal foco do parecer é esse como minimizar os impactos na aprendizagem dos estudantes nesse período qual cerâmica eles vão tá muito longe da escola há muito tempo longe da escola e ao mesmo tempo como esse período longe da escola vai trazer outros impactos que não apenas e reorganização de calendário mas também por exemplo de queda né de perda de aprendizagem a pesquisas internacionais que apontam que quando as crianças ou jovens fica muito tempo afastado da escola caso por exemplo da pesquisa que aponta que as férias de verão os estados unidos fazem com que os estudantes faltem 1 – conhecimento de gamas assim de língua inglesa e de matemática do que tinham no final do ano anterior ou se você ficar muito tempo você vai ter esse retrocesso de aprendizagem e o outro aspecto da questão da perda de vínculo pelo estudante com a escola o que pode levar alguns casos principalmente não só na escola na universidade também principalmente no caso do ensino médio e do ensino superior a abandonar a invasão a trancamento de matrícula que também não é algo desejaram então neste contexto todo o senhor faz um parecer que procura oriental sistema e de que maneira trabalhar durante o período agora é de pandemia né quando houver restrição da chegada da escola já aponta uma série de ações que podem ser feitas no retorno né quando você tiver o retorno dos estudantes e sudeste algo feito de maneira gradual e uma novidade que eu vou trazer para vocês agora aqui essa é a primeira 1º webnário que eu falo sobre esse assunto o presidente puro já pediu à comissão que elaborou esse parecer já faço o novo aparecer também orientando sobre o período que tiver o retorno mesmo que a gente passa pela questão do retorno da alguns indicativos mas ele pediu agora que a gente passa um parecer mais esclarecedor de que maneira pode ser feito esse retorno com segurança os estudantes das escolas o professor a em linhas gerais quais são essas autorizações para os sistemas estaduais e municipais eu acho que essa é uma pergunta recorrente e seja deve estar cansado de responder lá mas uma das primeiras perguntas que eu gostaria de fazer é quais são essas autorizações como é que os sistemas podem ser organiza então no período de anemia na no período que você tem restrições a presença de todos os estudantes na unidade escolar ou mesmo de maneira parcial primeiro que é deixar claro que uma eventual reposição presencial ela pode ser feita de várias maneiras primeiro aspecto o ano letivo calendário do ano letivo não precisa coincidir com o calendário do ano civil ou seja se eu precisava sair um pouco para janeiro mesmo para fevereiro do ano que vem não há nenhum tipo de impedimento para que a escola se organiza e qual o problema de você fazer isso se você resolver avançar o ano civil seguinte é porque você vai comprometer o ano seguinte também porque em algum momento normalmente as unidades escolares retorna ali por fevereiro março para cumprir a carga horária tem que fazer ou se você começar a estender demais este período no plano 2021 você além de ter prejuízo de 2020 vai ter prejuízo 2020 isso funciona mais ou menos e eu que o gestor de república quando você tá em greve de curta duração daquele pública onde de 30 45 até 60 dias você consegue fazer reposição de dias letivos no caso mesmo de carga horária avançando um pouco no mês de janeiro em casos mais extremos como nós vamos ter um período que vai superar certamente 90 dias tá para mais inclusive é já fica mais difícil você fazer essa reposição no ano seguinte outra permissão que aparece aí já vem por conta de medidas provisórias 934 é que você pode pá e ainda no presencial pode aumentar um pouco a carga horária ou pode utilizar o contraturno pode utilizar sábados pode utilizar feriados aí tem uma questão legal para ser tratada para poder fazer essa reposição de carga horária então é uma forma de você pensar na reposição presencial agora nós vamos ter muito tempo é por uma conta muito rápida tá gente pode ser que isso não acontece isso vai variar muito de sistema para sistema de estado para estado até de município para município a gente sempre utilizou por exemplo uma conta que os ministro mandetta falava a gente vai ter 20 semanas muito duras em relação à questão da academia no brasil é ser a conta dele 20 semanas considerando os cinco dias letivos por semana considerando quatro horas já dá 400 horas que a gente pensar que a carga horária total seu oitocentos e cinquenta por cento da carga horária como é que se repõe presencialmente cinquenta por cento da carga horária você vai ter problemas para fazer sem comprometer o ano 2021 de maneira muito forte então a gente entrou agora para outra ação mas começou a olhar nós não estamos tratando de edu o que mais existe uma série de normativas e de espaços legais para que você utilize atividades que não exijam a presença do estudante na escola inclusive tem um parecendo de genérica e fala nisso que atividade escolar efetiva atividade de colar pode dar fora do ambiente escolar tô com base nesses aspectos todos os e nem tão criou a lógica das atividades não presenciais a gente amor dessa maneira alguns chamam de atividade remotas só vários termos gente achou esse o termo um pouco mais adequado para dizer o seguinte não é apenas com a utilização de tecnologia você pode ter atividades não presenciais utilização da tecnologia mas você pode ser até atividades presenciais como várias vezes fazendo a utilização de material impresso de orientações para os pais de ações que você pode fazer mesmo que o aluno não esteja conectado o tempo todo então tá autorizado isso nesse período agora em que as crianças ou jovens não estiverem na escola você pode utilizar isso mas mesmo depois quando retornar e aí vem uma coisa que vou comer o carlos o retorno não se dará com todos estudantes está começando a ficar claro as experiências internacionais pro apontando para isso você vai ter grupos de estudantes que conseguiram voltar você vai dar prioridade para se respondo estudantes e mesmo nesse retorno então como alguns estudantes ainda não poderão estar e determinados dias da semana na escola você vai continuar podendo utilizar atividades não presenciais para fins de cômputo de carga horária esse aqui é o ponto importante porque realizar atividade uma presencial já poderia mas nós estamos autorizando de acordo com a regra de cada sistema de ensino estadual municipal o controle de carga horária para que isso possa ser realizado e aí você né colocou uma série de recomendações que podem ser essas atividades não presenciais como por exemplo você utilizar televisão minas gerais são paulo goiás e vários amazonas estão utilizando isso na tv aberta rádio em município utilizando o rádio para poder manter algum veículo de aprendizagem dos estudantes entrega de materiais impressos orientações em relação e os pais em relação à educação infantil que não é substituir o professor é sim uma sinergia entre pai e professor para que você consiga manter criança estimulada ou seja vários aspectos e a gente colocou de possibilidade e podem ser realizados nesse período em que nós não poderemos ter todas as crianças na escola e eu tenho dois comentários uma pergunta e um comentário aqui que eu acho que se encaixa nisso basicamente uma é uma sugestão e aí eu entendo o que essa autorização ela pode ser diferente de um estado para outro de um município para outro tem alguém sugerindo 15 minutos no final do turno ampliação 15 minutos no período escolar já ampliar a carga horária presencial no futuro retorno e também uma pergunta que que você comentou também com televisão com rádio com mediada por tecnologia ou não que é como ultrapassar essa barreira do acesso à tecnologia que nem todo mundo tem acesso mas eu acho que certa forma você já abordou este assunto e o parecer me parece muito claro em relação a isso tiver um acordo então laura eu acho que tem algumas coisas bem importante é sobre isso é a questão por exemplo de eu colocar 15 minutos a mais eu posso colocar uma hora eu posso colocar meia hora a mais em cada período isso vai como você bem definiu de cada sistema de ensino e inclusive os sistemas podem deixar por liberalidade da escola de que maneira ela vai fazer esse arranjo porque depende muito né tem escolas que têm atividades no contraturno tem escolas que não tem tem escolas que poderiam levar então atividades no contraturno expor o caso escolas que não conseguiram fazer isso mas não fazer uma conta rápida sobre os 15 minutos é uma saída é eu consigo a bater carga horária sim mas imagina o que eu faço 15 minutos por dia a mais durante uma semana durante cinco dias são 75 minutos como já que eu faço uma hora uma hora e quinze eu vou ter mais ou menos algo em torno aí de 30 semanas talvez um pouco menos para computar essa carga horária o que significa dizer que lá numa situação muito excepcional eu vou conseguir comprar 50 horas se eu tenho 400 para repor essas 50 vão ajudar mas o suficiente essa é a tese que é procura colocar eu preciso abater um pouco a quantidade de carga horária o senhor entende que a gente vai ter que vai precisar realizar algum tipo de reposição presencial não é simplesmente imaginar olha eu fiquei 200 200 horas parado né número de dias que dá 200 horas portanto o seu trabalhei com atividades não presenciais 200 horas eu compro essas 200 horas eu não preciso nem por nada eu acho que tem que ter um pouco de bom senso porque não é a mesma forma não significa transferir uma aula presencial por uma aula não presencial significa transformar o que você iria trabalhar na aula não foi na aula presencial os objetivos da aprendizagem em formas diferentes desenvolvimento desses objetivos nem todos os objetivos que você previu para aula presencial serão possível realizar nas atividades não presenciais por isso o primeiro momento de planejamento da escola antes de pensar em carga horária é identificar o seguinte o que que eu consigo trabalhar neste momento e que o meu você pode entrar na escola de maneira não presencial a partir daí eu começo a pensar nas atividades que que eu posso fazer não presencial e o que que eu vou ter que fazer com carga horária adicional no período presencial depois do retorno né sobre a questão ao segundo ponto de culpa não era sobre imunologia tá então vamos lá tem acesso a tecnologia então essa é a pergunta recorrente e é super importante a gente ter ideia de que o parecer do seu né ele não está vinculado a utilização de tecnologia nesse momento a pergunta se respondida é como eu trabalho ou como eu faço a escola chegar até o estudante e não enquanto que o estudante não pode até a escola como é que eu vou fazer a escola chegar até o estudante e objetivo de aprendizagem eu vou desenvolver de acordo com a característica que cada estudante tem o brasil é muito diferente a gente tem diferenças entre estados a gente tem dentro do estado diferenças entre redes a gente dentro das redes têm diferenças entre escolas na mesma rede e dentro da escola a gente tem oi gente estudantes e famílias estão a escola precisa se planejar e ela vai ter que ter vai ter que observar planos de ação para vários grupos diferentes ela precisa ter um plano de ação para quem pode se conectar ela tem que ter um plano de ação para quem se conecta e não consegue aprender ela tem que ter um plano de ação para quem não consegue se conectar mais consegue receber uma atividade impressa por exemplo outras formas de de chegar esse tipo de aprendizagem e ela vai ter que ter um plano para quem não consegui nem se conectar e nem aprender com atividades que sejam feitas por outras formas que não seja uso de tecnologia e aí vem o que você vai dar prioridade no retorno porque o retorno é avenida que você retornar você vai ter que priorizar porque o importante não é trabalhar todo mundo igual agora é você ao final do período letivo e os alunos mais ou menos no mesmo patamar de aprendizagem de acordo com as condições que eles tiveram ao longo desse período então por exemplo quando você retornar esse é uma conselheira do conselho rio grande sul perguntou para mim olha e quando retornar eu posso priorizar o retorno para alunos que não conseguiram se conectar de jeito nenhum lógico que tem esses vão ter prioridade no retorno se você não puder voltar com todos então se você puder voltar de ver um saco quarenta por cento dos seus alunos na escola você vai deixar mais tempo na escola o aluno que não conseguiu o que conseguiu se conectar menos ou que conseguiu desenvolver sua aprendizagem – os alunos que conseguiram ter um bom ritmo de vôlei de aprendizagem você vai fazer outro tipo de atividade com ele no retorno você vai ter uma atividade padrão para manter a turma coisa mas ao mesmo tempo você vai ter algum tipo de processo de recuperação de reforço de atendimento diferenciado para cada um desses estudantes vai dar trabalho mas é preferível ter que recuperar a vinte por cento da turma não tem que recuperar sem por cento e depois que problemas a reposição pro ano que vem toque ação da tecnologia tem que ser pensada dessa maneira é lógico que a medida que você vai avançando boas soluções vão aparecendo em londrina por exemplo a secretaria de educação fez todo um trabalho e fez a entrega de materiais para as para as famílias principalmente eles têm educação infantil ensino fundamental nos anos iniciais e ao mesmo tempo fez a aquisição de chips de celular com base de dados que a secretaria está pagando para que as mães e os pais ou mesmo os estudantes possam utilizar essa base de dados esse pacote de dados para estudar que seja recebendo orientação por whatsapp que seja mandando um vídeo que seja mandando algo de alguma forma que possa chegar aquele de maneira geral quase todo mundo tem celular não tem celular para todo mundo mas quase todas as famílias teriam outra coisa a organização é ter ideia de que para que mesmo para quem puder conectar não significa deixar o aluno conectado o período em que ele teria aula por exemplo meu filho aqui eu tenho dois filhos estão estudando de maneira não presencial o nome ver cidade outro nos fundamental 2 o mais novo do fundamental dois ele tinha aula 1076 até meio-dia e meia na escola ele continua tendo este horário como horário de estudo mas ele não está conectado das 7:30 até meio-dia e meio a escola organizou uma parte que ele se conecta online ele tem tira dúvidas com o professor o professor dá uma luz positiva que não pode ser de muito tempo a gente normalmente fala que eu mais de meia hora já perde completamente a atenção e depois ele tem uma série de atividades que ele pode fazer no computador ou pode fazer inclusive e impresso para depois em fazer entrega escrito para ele pode fazer entrega em londrina por exemplo eles mandaram segundo a secretária uma agenda onde os pais fazem anotação das atividades se você desenvolver com esse material todo você faz uma avaliação diagnóstica no retorno avaliação diagnóstica não aplicar uma prova avaliação diagnóstica identificar em que estágio seu aluno fez teve neste período se ele conseguiu se conectar se não conseguir se conectar e o que que eu preciso fazer agora em relação aos objetivos de aprendizagem para ele poder avançar ao longo desse ano então tem essa lógica de novo a pergunta como eu faço a escola chegar o estudante com ou sem tecnologia enquanto o estudante não puder está na escola e agora eu vou para outra pergunta campeã de recorrência a professora educação infantil reposição na educação infantil como seria a reposição a educação infantil terá reposição eu tenho várias perguntas aqui a educação infantil é possível computar sessenta por cento das aulas presenciais e 40 sendo atividades assíncronas em relação à educação infantil terá as mesmas regulamentações do fundamental muitas perguntas aqui sobre sobre educação infantil a relacionadas a isso eu tenho mais algumas perguntas sobre retorno neste bloco que eu farei e no bloco um pouquinho mais adiante sobre retorno vamos tratar da educação infantil por enquanto então vamos lá educação infantil de fato não era só agora só campeão de audiência e para campeão de audiência na nossa discussão nós recebemos 450 contribuições à consulta pública eu acho que umas 250 trocavam de educação infantil né educação infantil tem uma característica muito particular porque a wikipédia a gente dizer que utilizar atividades não presenciais não é utilizar ead porque a de tá vinculado diretamente à tecnologia mas nós estamos também nos apoiando dentro da legislação na ldb é da possibilidade de você utilizar atividades a distância para ensino fundamental em situação emergencial por ensino médio e como ensino superior e na educação infantil não existe essa previsão tão que que nós procuramos colocar isso vieram de contribuições inclusive uma contribuição importante cima da undyne para esse processo é que nós olhamos o seguinte de maneira muito sutil a gente procurou dizer aquilo que a pessoa falou de maneira mais aberta né olha é a educação infantil ela tem para qual olá josepe 03 anos não tem obrigatoriedade de matrícula então já é outra outro jogo mas para 4 e 5 anos que a matrícula é obrigatória a educação infantil tem o limite de 800 horas como carga horária aí é feio só que existe um dispositivo da ideia de que diz o seguinte a frequência do estudante da educação infantil ela deve ser de sessenta por cento o que dá 480 horas isso significa e aí a gente outra coisa não existe reprovação por prefeitura e frequência na educação infantil não tem retenção esse limite de sessenta por cento é para obrigar o pai levar a criança na escola porque não necessariamente ele ele levará essa é a tese dos sessenta por cento e não que se um aluno a criança da educação infantil não cumprir sessenta por cento da carga horária por vários motivos ela seja reprovada não é essa tese não há retenção com esse espírito a ideia é justamente essa olha na educação infantil eu poderia fazer atividades não presenciais até o limite de 40 a carga horária ou seja 320 horas sendo que sessenta por cento em tese eu precisaria realizar o atividades presenciais é com estudante a essa é a tese que a gente tem é lógico que essas 480 horas vai depender muito do momento em que eu puder retornar com as crianças sob esse aspecto o cinema podia se manifestar mais do que fez porque nós depender íamos algum tipo de flexibilização na legislação e a medida provisória 934 tem uma emenda que flexibiliza a carga horária da educação infantil no caso da de situações de emergência como é o caso agora tá então vamos aguardar 934 nesse momento a organização é essa e o senhor está dizendo aí você pode realizar atividades não presenciais até quarenta por cento da carga horária o restante nós vamos ter que esperar um pouco se a legislação vai flexibilizar ou se a gente consegue achar uma outra é super importante lauri entender que a atividade não presencial com as crianças da educação infantil e isso vale também para o fundamental 1 da fase de alfabetização não é colocar a criança conectada na frente de um tablet de um computador de celular nada disso a o que a gente entende por atividade não presencial para as crianças da educação infantil é como é que eu consigo orientar os pais para manter a criança estimulada não é uma atividade escolar é estímulo é brincadeira é a atividade lúdica porque a criança não vai ter condições de fazer isso sozinho se ela vai assistir um vídeozinho curto vai ser estimulada por alguma brincadeira que vai aparecer por exemplo no celular no tablet isso é uma coisa mas deixar ela conectada por muito tempo não é a recomendação que a gente dá e nem a recomendação mais adequada então você precisa criar o que eu vou chamar de simbiose né ou seja a escola junto com os pais e os pais compreendendo o que é super importante manter o estímulo da criança porque se ela perde o vínculo né teu contato com a tia não determinado no momento da semana que seja por um videozinho pelo whatsapp estimular para ela fazer uma série de brincadeiras lá em casa esses são as atividades que a gente entende e devem ser realizadas com as crianças da educação infantil computar a carga horária para isso óbvio que eu posso contar sempre com o devido cuidado porque tem objetivos de aprendizagem também organizados para a educação infantil mas é uma forma e eu mandei a atividade com a criança e que a hora que ela retornar para escola ela não esteja totalmente alheia a esse processo né e no caso do fundo de um também é a mesma coisa é só crianças em fase de alfabetização os pais conseguiram alfabetizar criança sozinha em casa provavelmente não alguns até talvez consigam tem crianças que conseguem ter um estímulo em casa para isso a gente tem que entender que é uma forma de eu continuar criando o vínculo da criança preparando ela por o alfabetização que obviamente é um papel que a escola depois vai ter que dar conta e por isso que a gente fala do contigo né porque talvez nem tudo que a gente estava prevendo realizar ao longo deste ano consiga ser realizado esse ano portanto é importante que a escola ao reorganizar suas atividades ela perceba alguns objetivos de aprendizagem que estavam previstos para este ano mas que ela vai desenvolver no ano que vem a criança casa no primeiro ano vai desenvolver esses objetivos no segundo ano junto com um difícil do 2º ano e a criança que vem do 2º ano acontecer a mesma coisa ou seja eu vou trabalhando isso e maneira mais ampla a gente entende que tal dependendo da duração da bateria pode ser um processo de dois anos a gente consiga fazer a pode ser que isso leva um pouco mais de tempo e a gente tem que fazer todo um trabalho de recuperação de reforço um conjunto de crianças mesmo aquelas que tiveram as atividades não presenciais porque a gente não tá imaginando que a atividade não presencial vai resolver todos os problemas mas pelo contrário a gente acha eu tava de minimizar os impactos mas não dizer a pode ver se impactos que podem acontecer com as crianças e os jovens nesse momento duas perguntas aqui a abordando aspectos muito próximos alguém comenta aqui no chat que tem municípios que têm uma carga horária superior a 800 horas o mínimo estabelecido e uma outra pergunta que diz que a normatização por parte do município para as atividades no reconhecimento dessas atividades não presenciais devem ser validados imagino que pelos sistemas municipais ou estaduais de maneira geral correto corretíssimo né sempre lembrando o siena é orientar ele não tá em pondo e na verdade é competência para tratar desse assunto são dos sistemas estaduais e municipais estão vamos lá que que é um sistema estadual órgão do e agora pelo maquiador que eu conselho estadual secretaria de educação e rede privada então sistema municipal o órgão normatizador via de regra o conselho municipal a rede a secretaria de educação ea rede privada de educação infantil no sistema municipal alguns municípios não têm sistema então esse estão vinculados ao sistema estadual ao conselho estadual então as normas do conselho ao power pro vinculado é que vão determinar validação é o por exemplo o parecer do do siena ele já foi traduzido os conceitos atuais saíram antes inclusive muitos deles com normas anteriores aparecerão xavier que a gente bebeu muito dessa fonte mas aqui em santa catarina agora a gente até norma e nós vamos fazer adaptação daquilo que couber da nossa norma aquilo que o conselho nacional orientou então essas validações elas vão depender de cada sistema de cada conselho a forma como ele vai organizar é agora eu diria para você que não tem é muito como você escapar você imaginar que você não vai validar atividades não presenciais é você praticamente dizer que você vai ter que invadir muito no ano que vem o ano letivo do ano que vem para tentar fazer algum tipo de reposição isso não vai ser possível né a primeira pergunta logo só para refrescar aqui como notei ou o primeiro comentário é que municípios tem uma carga horária maior que 800 horas tá bom e eu imagino que é o bom o qual é a recomendação do conselho não a gente nem trata disso né a gente essa daqui o estado de deslocado com disso e limite legal essa é uma decisão do município é só uma decisão da rede eu não preciso né sei o que eu tenho que cumprir o que está colocado como limite legal o que que a gente tem que procurar do dizer e a gente passa por isso lá no no parecer com a gente coloca logo de caramba e falar de calendário e carga horária a questão dos objetivos da aprendizagem você precisa rever seu currículo e você vai precisar rever seu currículo cristiano você não vai conseguir trabalhar o seu currículo da mesma maneira que você projetou ele lá no começo do ano e já veio currículo inclusive significa res e carga horária países da europa por exemplo que essa história de tempo parcial em tempo integral não tem né os países da o ceder lá é uma carga horária cheia via de regra o que a gente chamarei aqui de tempo integral pouco mais um problema de cada país tá eles estão fazendo o seguinte como eles não conseguem voltar com todos os alunos ao mesmo tempo eles estão fazendo meio período mesmo eles tão reorganizando o sistema dele e a criança o estudante não shopping deixe ficar sete horas 6:00 na escola ela vai ficar quatro porque eles vão botar o o a outra parte da turma na parte do ano contra turbo entendeu então na verdade isso é uma decisão de rede a rede não preciso que ela precisa cumprir sua 800 horas se ela tem um currículo de mil horas de 1.200 horas e 1400 horas que eu tenho integral é uma decisão de e se ela conseguiu organizar o seu espaço educativo para garantir essa carga horária total dentro do ano dentro do calendário que ela organizar muito bem acho que nós já temos dificuldades para cumprir as 800 tem tem uma carga horária é maior vai ter mais dificuldades ainda mas essa é uma decisão de cada rede e a super importante e noção dos seguintes a na rede pública esse é um pouco mais tranquilo de lidar entre aspas tá porque na verdade é uma organização que a rede vai ter que fazer o problema tá na rede privada porque quando eu faço uma redução de carga horária eu tenho um contrato que eu assinei com os pais então isso é uma questão que tem que ser organizada e discutida da escola também um conjunto de paz em relação às condições que vão se dá para este processo e aqui vai um pouquinho uma reflexão do roteiro que a gente tinha imaginado esse tangenciar nos o assunto gostaria de ouvir por exemplo o quê que vocês estão pensando se estão discutindo ou não nós acabamos de aprovar recentemente a base nacional do ensino médio um boa parte dos estados se não me falha a memória aqui mais de 20 estados já colocaram um currículo aí em consulta pública em relação a esse ensino médio me chama bastante atenção quando quando vão ser fita aqui a gente precisa rever esse currículo que aspectos dessa talvez essa experiência não presencial influencia diretamente nesse novo currículo do ensino médio eu vou me a ser aqui falando especificamente de um segmento de educação bom então olha só é primeiro quando eu falo ninguém ver o currículo é o currículo desse ano né não tá falando dos currículos que serão implementados lá na frente tá os currículos que estão em consulta são currículos lá para frente alguns estados previam já implementar provar esse currículo este ano e já começar a implementar algumas escolas em 2021 muito provavelmente eles vão ter que atrasar esse programa talvez jogando para 2022 mas isso é uma decisão de cada sistema de cada estado é como vai realizar esse processo e até porque a questão do da implementação completa do ensino médio depende muito do cronograma do enem que esse cronograma estou falando aqui programa para os próximos anos como é que quando é que entra o enem que vai considerar formação geral básica itinerários aí é que você teria os prazos para poder se ativamente virar a chave de toda a rede agora é é importante também salientar que a reforma do ensino médio já tem uma brecha importante para isso porque a reforma do ensino médio trouxe a possibilidade de vinte por cento da carga horária no é feita distância portanto essa experiência que a gente passa até agora em relação ao ensina ao ensino médio com as atividades não presenciais ela pode ser muito útil na hora que a escola for definir se vai utilizar ou não esse percentual de atividades a distância na organização do seu currículo no ensino médio aqui em santa catarina a gente estava implantando né vinte por cento da carga horária vestido de a distância o ensino médio integrado à educação profissional então tem várias experiências já acontecendo e a saída bem interessante em relação ao ensino médio principalmente por conta da identificação que você vai ter que fazer é justamente utilizar essas atividades à distância atividades não presenciais para fingir compito de carga horária então já estava previsto na legislação é uma questão agora de organizar ágil lauri a maioria dos estados que colocaram a os currículos em consulta eles ainda estavam colocando mais aquele consulta a formação geral básica não os itinerários a gente entende que a tendência a atividades a distância do novo currículo no ensino médio deve ficar mais nos itinerários do que na formação geral básica tá mas de certa maneira é uma estratégia é uma válvula interessante que passa a se abrir também por ensino médio nos próximos anos é bom a acho que a maneira geral a gente está vivendo como o pai como educador como militante na educação de quem trabalha nessa área talvez num momento de valorização do papel do professor como nenhum outro na na história porque dessa forma talvez a gente entenda qual é a função a do educador na relação com os nossos filhos então esse é um aspecto do outro aspecto tá sendo difícil de maneira geral para todas as famílias ajudarão os estudantes nessa organização da rotina escolar por várias questões desde o fato das famílias estarem trabalhando remotamente ao mesmo tempo que as tarefas domésticas ficaram para pais mães nessa isolamento algum a inexistência de infraestrutura espaço há conexões também nós não podemos negar o aspecto da saúde mental emocional que há evidentemente algumas famílias com perdas de familiares além do parecer alguma orientação algum algum trabalho alguma diretriz para esses professores neste momento que estão com uma jornada a enorme e saiu da forma vamos dizer professor saindo da zona de conforto porque ninguém tava acostumado a lidar com câmera gravando vídeos e nós também não nós estamos aqui ó a minha familiaridade era pequena também como fazer isso de um de uma maneira confortável vamos dizer assim o que a maneira confortável para aí primeiro eu acho que a gente tem que registrar e isso tem que ser muito registrado o papel heróico que os professores estão é com raríssimas exceções a imensa maioria dos professores está procurando continuar a manter contato e conexão seus estudantes da forma que foi possível fazer em relatos muito bonitos de professores que se comunicam por whatsapp tem relatos de professores que estão levando o material na casa dos estudantes eu não tô dizendo que esteja obrigatório fazer mas são atitudes de quem efetivamente tem compromisso com seu estudante eu acho que isso é uma coisa bacana da gente ver porque às vezes a gente sabe tem muitos embates né eu fui gestor inclusive de rede sem ter muitos embates com os professores mas a gente tem que reconhecer que eles estão procurando fazer o melhor possível é uma pesquisa no instituto península até foi publicado a versão de semana o jornal estado de são paulo vê se essa pesquisa eu acompanhei essa pesquisa eu trabalho com ele e é uma pesquisa muito bacana porque eles fizeram uma análise de da situação dos professores logo no início da pandemia e fizeram uma análise um período depois tá e lá no começo é por exemplo que apareceu na pesquisa a principal preocupação dos professores é como é que eles iam se organizar com as suas famílias e isso é absolutamente natural a hora que eu começo no processo desse eu preciso primeiro olhar e da proteção para aqueles que estão no meu entorno e ver de que maneira e organismo eu espaço mas à medida que o processo foi mudando você começa a ver que a preocupação dos professores não é que eles não estejam mais preocupados famílias mas passou a ser com seus estudos né porque eles conseguiram de certa maneira se estruturar em casa e agora pelo passar os estudantes ea preocupação dele square aparece lá na manchete assim ó oito de dez professores não se consideram preparados para trabalhar com ensino a distância e é verdade faz um bacana da e aqui o principal ponto que os professores querem é ganhar duas questões formação em relação à questão de como eu trabalho de maneira a distância que os meus alunos então isso é um negócio de comprometimento gigante porque as pessoas poderiam cruzar o braço e dizer eu não sei como trabalhar a distância não tem condições trabalhar estar só vou fazer nada pelo contrário ele vamos ver o que a gente consegue fazer mas me prepara mais para mim poder fazer mais com os meus estudos e o segundo aspecto é o pedido que aparece lá na pesquisa e tá casado com a sua questão final aqui né da saúde emocional e tá casado com a web webnar vocês vão fazer na semana que vem né como lidar com as competências socioemocionais como lidar com socioemocional de professores e dos estudantes e das suas famílias nesse momento então também são projetos inclusive algumas redes já estão começando a fazer esse trabalho e junto com a formação para trabalhar em uma vila remota e os professores também recebam algum tipo de atendimento de preparação socioemocional não só para esse momento o retorno será difícil por isso que você né não aparecer coloca que é importante na hora que eu planejar o meu retorno para as atividades na escola com todos os alunos nem todos eu possa ter a noção de que eu preciso fazer uma colhimento eu preciso receber os professores receber os estudantes e ver qual é o estado psicológico que cada um deles é tem cada um deles vai chegar e quais são as condições de família né então essas são questões muito complexas com alguns alertas importantes a importância da escola manter algum tipo de atividade que o estudante e ela não se atividade perfeita gente as atividades foram possíveis fazer de acordo com a característica da escola de acordo com a característica dos professores de acordo com as características dos pais e das famílias elas são também relevantes ou outro aspecto não apenas educacional e não apenas de aprendizagem e diz a pressão social a rede de proteção social que a escola representa principalmente em comunidades muito carentes para evitar violência doméstica violência contra a criança automutilação de adolescentes uma secretária de educação estadual esses tempos atrás eu tava conversando com ela uma semana passada ela falou isso olha o nosso problema aqui é que a gente sempre teve um índice muito alto e os jovens do ensino médio automutilação o nosso medo é que isso volte agora porque quando a gente acompanhava eles na escola a gente conseguia identificar se a o jovem estava com algum tipo de problema e muitas vezes fazia intervenção como é que eu faço isso a distância por isso que mantém algum tipo de vínculo é super importante mas a questão da valorização dos professores eu acho que as pessoas estão sentindo essa essa necessidade essa importância no quanto é importante a escola ea educação neste momento e não tratar apenas a escola como um depósito de criança com a gente cola não é crash crash é uma etapa só escola é fácil de aprendizagem mas também tem outros papéis de reorganização de vinculação e são importantes também do desenvolvimento das crianças e dos jovens e cuidado ação de emocional certamente faz parte desse processo por isso que eu acho que é webnário né live de vocês na semana que vem vai ser muito bem-vinda e há muitos comentários aqui professor em relação à realmente os professores estão dizendo saímos da zona de conforto no superemos estamos fazendo coisas que jamais imaginávamos que pudéssemos fazer tem um comentário aqui dizendo que os professores estão realmente precisa uma menção honrosa aos professores por que estão reinventando esta sala de aula eu agora quero entrar um pouquinho nesse aspecto que você colocou e já preparando para o retorno para aquilo que a que você sinalizou no início então assim oh oh tedros diretor geral das organizações ao ms essa semana se não me falha a memória início dessa semana ou no finalzinho da semana passada disse que não há como negar esse impacto da banda a saúde mental das pessoas ou seja a isso já é é dado esse isolamento social medo de contágio perdas e membro da família perda de renda muitas vezes perda de emprego então a e agora eu trago dois dados de pesquisas que eu tive acesso são de saúde pública de maneira geral não é ligado à educação mas como você comentou de automutilação suicídio no ensino médio talvez pensa a gente comece a a tangenciar esse assunto na china há relatos de altas taxas de depressão ansiedade e insônia canadá também a espanha e itália recentemente eu li a reportagem que os pais revelam seus filhos tiveram dificuldade em se concentrar a irritabilidade e inquietação nervosismo a pergunta a era o que o cn é o que vocês estão pensando em relação a isso aí junto com uma pergunta que vem logo no início da nossa live que me chamou atenção e os professores que estão no grupo de risco como será o tratamento desses professores nós temos o perfil estatístico dos professores brasileiros a qual coloca uma grande maioria dentro do do risco estabelecido a qual é a nossa o olhar ea nossa preocupação nesse sentido e se você puder já tem esse para as discussões que vocês estão tendo ou não sobre a esse parecer retorno de como será esse retorno escolar então é bem apropriado todas as posições de lauri vamos vamos por partes aqui então tentar uma das ideias não é o primeiro que o retorno ele depende de um protocolo da saúde o protocolo educacional ele tem que estar vinculado a um protocolo de saúde não é a educação e vai dizer quantos alunos podem ter numa sala de aula a gente pode identificar quais são os impactos pedagógicos disso mas não somos nós podemos dizer se o ministério da saúde ou protocolo de saúde do brasil disse aqui no máximo 15 alunos o que tem que ter um espaçamento de 1,5 entre os estudantes uma sala de aula e a gente tem que fazer a conta de quantos estudantes cabem lá dentro dessa sala de aula com espaçamento nós somos mais vão poder dizer não não são 15 e vão ser 20 você 30 não é essa tese que a gente vai organizar o vai dizer não pode ser um metro e meio tem que ser 50 cm tem que ser um metro e chama a questão de saúde então a gente entende que esse protocolo de saúde e tem que ser estabelecido muitos países estão elaborando um protocolo de reclamação e a esse protocolo é feito não apenas pelo ministério da educação mas pelo ministério da educação junto com o ministério da saúde é de cada país então nós precisamos observar de que maneira o brasil vai ter esse protocolo estabelecido se vai ser um protocolo feito em nível municipal nível estadual ou se vai ter um protocolo nacional e isso é o principal a tal ponto que a gente coloca no retorno muito provavelmente a seguir o caminho dos países que já estão tentando retornar às atividades escolares vai ter essa história de 1,62 m de distanciamento vai ter a questão de que a criança não vai poder sair da sala para comer ela vai ter que levar a sua refeição de casa ou vai à escola vai ter que dar um kit higienizado para ela não ter que utilizar máscara não vou poder brincar no pátio vai ter sabe tem questões da roupa tem questão de uma série de coisas e vão estar vinculadas é mas esse é o que a gente chama no protocolo de saúde do protocolo sanitário que obviamente as escolas vão ter que seguir do ponto de vista pedagógico e do ponto de vista de gestão de pessoal então vamos lá professores de grupo de risco não vou poder voltar tá não vão poder voltar para escola mas eles podem ser o pessoal importante e aí vem a questão do treinamento da formação para continuar fazendo algum tipo de atendimento não presencial até como uma espécie de reforço os estudantes ou para atender os estudantes que não puder ir para escola num determinado dia que a gente pode ter rodízio tá de estudantes indo até escola e os professores vão ter que ter esse cuidado a gente vai ter que tomar o cuidado com eles aí eles vão ter que se organizar para isso tá para que a gente possa dar essa proteção para eles para que eles também não não acabe não contraindo a doença na chuva o seu modo mais mais agressivos lá né e aí que a gente fala que a reorganização então a gente entra agora em uma série de outros aspectos são aspectos mais pedagógicos mesmo primeiro o acolhimento a gente tem que tratar a questão emocional nós vamos ter que fazer toda uma preparação para esse retorno à escola porque a criança observe o que a gente tá falando tá dizendo que as crianças vão voltar para escola não vão poder te abraçar nós vamos poder correr não vão poder brincar ela vai ter muita reflexão no retorno de que maneira eu vou tratar isso emocionalmente com as crianças cheio de energia só depois de um período que elas passaram muitas vezes trancadas em casa né depois avaliação diagnóstica de que maneira eu identifico-me que como é que é o estágio da criança antes de entrar no processo e como é que ela voltou para a escola o que que eu preciso fazer com ela o que que ela aprendeu o que que ela não aprendeu o que que ela conseguiu fazer o quê que ela não conseguiu fazer nesse período e aí obviamente todo o processo recuperação a gente ajudar muito orientação sobre avaliação diagnóstica e muitas orientações sobre a questão de recuperação de reposição de que maneira fazer esse processo sobre a formação de professores deve vir mais é mais incisivas processo da formação de professores e a mente que tentar fazer um balanço em relação à questão nos protocolos dos protocolos sanitários né para poder ser organizado e ainda em outras questões por exemplo mais orientações em relação à questão do currículo mais orientações em relação à questão da avaliação que não avaliação diagnóstica como é que eu faço avaliação e existe um debate a ser colocado que a gente vai tratar isso com todo cuidado possível eu não posso fazer avaliação como se eu tivesse dado tudo para luna vou ter que consertar o que que ele teve acesso para poder aprender dois vão será que nós vamos resolver todos os problemas esse ano a gente precisa olhar 2022 1021 e três a países não tô dizendo que a gente vai indicar o brasil mas a países por exemplo que estão inclusive pro a aprovação por lei pode ser que isso vai ser aplicado no brasil mas a gente vai ter que ter muito cuidado porque vai ser um sistema de avaliação completamente diferente do que a gente tava acostumado para não ter um aumento muito grande do processo de retenção de reprovação são de maneira desnecessária a gente vai ter que isso não significa dizer aprovação automática progressão automática nada disso é de que maneira eu consigo fazer a recuperação do estudante e com será que é uma parte dessa recuperação talvez tem que ser feito no ano que vem já com o estudante avançando e termos de série odiando escolar não é tão são cuidados que certamente esse parecer ele deve apresentar a gente está esboçando ele ainda fizeram já duas reuniões acerca dele estamos procurando reunir informações do que tá acontecendo o resto do mundo para poder dar os indicativos para ficar mais pelada questão do do retorno de que maneira as escolas vão se organizar em secreto e obrigado professor nossa sempre temos como hábito nessa nessa slides por termos a origem por trabalhar nos meio do café importamos origem em publicação de obras de livros a gente sempre pede para quem os estados alugando aqui a sugestão de títulos de leitura neste momento que tenha lido que tenha a ou assistido ou que possa de alguma maneira contribuir com essa formação continuada dos professores o que está dos alunos de maneira geral eu sei que a sua rotina extremamente foi extremamente corrida eu não sei se se você teria alguma indicação gostaria de fazer e faça suas considerações da finais também aqui tudo que é bom dura pouco nós e a uma hora batendo papo aqui de alongando e ficaríamos horas e horas mas em respeito à ao nosso trabalho é o trabalho de todo mundo nós destinados uma hora mais ou menos de diálogo nesse sentido o professor rapaz olha eu gosto de ler gosto muito assistir filme né normalmente são as mesmas atividades de lazer tá eu vou puxar 22 livros é um deles é o que na verdade eu li a muito tempo atrás e dos cuidados que a gente tem que ter e às vezes dá de que a gente tem que ter um tempo para pensar e um tempo para se organizar nesse período de emergência é sempre muito difícil você conseguir superar eu passei o reitor da universidade lá em blumenau os momentos muito difíceis a gente teve em 2008 a nossa tragédia climática lá da cidade eu era reitor e a gente tinha que ter muita capacidade de organizar a cidade e ao a velocidade para que ela conseguisse dar conta aí a gente utilizou muita atividade à distância na época plataforma da universidade para poder dar conta porque nem todos os alunos poderiam retornar para as aulas normalmente mas era mais final de ano ficou mais fácil de gerenciar isso né mas é um livro de um jornalista inglês chamado devagar e esse livro ele ele mostra um pouco que a gente tem que sair um pouco da história da velocidade de querer tudo muito rápido a a sociedade hoje trabalha muito com isso né como é que eu vou avançar nesse tempo de rapidez e ele convida um pouco a reflexão e tem certas coisas que a gente pode fazer de maneira um pouco mais cuidadosa é sem necessariamente precisarem por essa velocidade eu acho que talvez o maior é não sei se as pessoas vão ali dessa maneira mais o maior a maldição que a gente pode tirar desse processo da pandemia e isso é que tá deixando muita gente extremamente ansiosa o reflexo disso é de o seguinte para um pouco olha quanto a gente tá conseguindo se reestruturar e se reconhecer em casa tem gente que tá não tá suportando ficar em casa mas tem gente que está conseguindo fazer novas conexões dentro de casa eu acho que isso é muito bacana ou esse livro é super legal no meio devagar o outro livro é um livro que eu trabalhei com mba em liderança e gestão pública esse é um livro um pouquinho mais complicado eu vou dar o nome nome é só tem nome em inglês né que chama no digitar ele é um livro que ele udij e ele é um livro que navegar muito de significa empurrãozinho o que que significa um empurrãozinho é em vez de eu tentar impor as coisas como é que eu consigo construir e fazer com que as pessoas elas consigam ser convencidas a realizar as ações que a gente precisa fazer neste momento por mais que a gente às vezes preciso determinar como as coisas devem ser feitas que momento de emergência muito isso mas observa que o parecer de você né não é uma determinação o parecer do siena é uma é porque a gente não a gente vai ter que tratar as coisas de maneira muito diferente e as outras duas é e as duas sugestões de filmes observe né uma é da da rede o que eu usei com os meus alunos no ano passado essa é assustadora tá se chama ir gêneros na verdade é a lógica de um mundo que fica completamente virado de cabeça para baixo ao longo do tempo com uma família inglesa vale a pena a gente olhar para ver que a gente está enfrentando momentos difíceis mas a gente tem que estar preparado e tem muita resiliência para isso eu fecharia com um filme que eu adoro amo de paixão tem um filme que concorreram inclusive ao oscar de melhor filme que se chama josé web para quem não ouviu falar não cai na lógica da venda fácil do filme porque muita gente vende esse filme como uma comédia porque é é baseado na história de um jovem né de um garoto de 10 anos não me engano 12 e na alemanha nazista no final da guerra ele tem como é como amigo imaginário o hitler tá essa é a parte comédia digamos assim dá no filme faz o bacana é você vê a história e aí eu vou ter que dar um spoiler né para vocês entenderem porque na verdade a mãe dele esconde dentro de casa ele é super fanático né pelo pelo nazismo e a mãe dele esconde dentro de casa uma moça judia e tá se escondendo para não para não é ser assassinada a história é muito bonita é uma história de resiliência você imagina essa menina dentro de casa sem poder sair de jeito nenhum eu acho que é muito apropriado por um momento que a gente tá vendo o quanto pode ir nascer de beleza nesse nesse momento eu finalizo viu ali o pensamento do final quem assistiu esse filme tem que ficar até o final vai terminar o filme vai deu uma tela preta e na sequência vai aparecer quatro versos de um poema de um poeta teku que na verdade escrevi em língua alemã no início do século 20 chamado ryan oi maria rilke que diz mais ou menos o seguinte né é deixa tudo acontecer para você beleza e terror apenas continue nenhum sentimento é final e com essa mensagem eu queria deixar para vocês que a gente pode estar passando por um momento muito difícil mas aproveite vamos fazer o que é possível fazer nada é final em algum momento o sol vai brilhar de novo a gente vai poder fazer um belo trabalho continuar fazendo um belo trabalho para educação mas principalmente nesse momento eu acho que os professores os pais a sociedade de maneira geral tá olhando para educação com uma coisa super importante para a gente poder trabalhar eu acho que era isso que eu queria deixar de mensagem final lauri desejar boa sorte a todos e contar com a gente ir lá no cinema para as coisas poderia avançar obrigado professor e o eu vou me arriscar a contribuir com duas obras também com uma obra a que recentemente eu tive contato com ela e eu acho que é uma das pública o período de pandemia pequena é uma obra a vendido em e-book que é uma obra do boaventura de sousa santos que a cruel pedagogia do vírus a que ele trata exatamente desse nessas mudanças súbita seus hábitos impostos nesse período de de pandemia ou seja diminuição de população nas grandes da poluição nas grandes cidades redução de consumo como é que a gente lida com isso e uma outra e uma outra mensagem final eu quero trazer o manoel de barros uma frase do manoel que diz que o olho ver a lembrança a rever ea imaginação trazer é preciso transferir o mundo nesse momento em que a gente está a finalizando e agradeço as contribuições aguarda decoração foi um bate papo muito leve você também quando quiser contato conosco estamos aqui para contribuir com conselho nacional de educação para colocar educação em pauta de fato a e quero contribuir com todo mundo que nos ajudou nessa reflexão a ideia deste ciclo quando nós iniciamos esse ciclo era propiciar um espaço e condições para construirmos coletivamente formas de compreender este momento que vivemos este novo normal como todo mundo tá dizendo essa nova sociedade e colocar educação no centro deste processo para nós não lembramos que a importante que no dia 27 a gente disco é de mental como um dos grandes desafios dessa academia com professor doutor rodrigo com professor gustavo do instituto ame sua mente ôca legal e eu convido todos que participaram uma reservar essa data na próxima quarta-feira às dezoito horas me despeço agradecendo imensamente a todos que estão por aqui um grande abraço e até a semana que vem

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