Live de abertura – Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva da Ed. Inclusiva

By | 21/05/2025

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Live de abertura – Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva da Ed. Inclusiva/a>

Boa noite, pessoal. Sejam todas e todos muito bem-vindos à abertura das atividades do curso de extensão e educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Eu sou a professora Márcia Denise Pletural do Rio de Janeiro. Também estou atuando como consultora da UAB CAPS na elaboração e desenvolvimento desse projeto. Para fins de acessibilidade farei a minha descrição. Eu sou uma mulher branca de estatura baixa. Tenho cabelos castanhos claros lisos na altura dos ombros. Tenho olhos verdes. Estou usando uma blusa preta e um lenço colorido. Falo do escritório da minha residência que aos fundos e na nas laterais tem estantes repletas de livros e também aos fundos uma porta branca eh e uma um uma parte de uma parede branca. Eu tenho um sinal em Libras, que é o movimento de pinça, seguindo o movimento de um lenço no pescoço, que é uma característica minha, usar lenços constantemente. Bem, é com muita alegria e até mesmo certa emoção eh que hoje temos essa live para apresentar as atividades do curso de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, que é uma ação da diretoria de políticas de educação especial na perspectiva inclusiva, a DIPEP vinculada à Secretaria de Educação Continuada, alfabetização de jovens e adultos, diversidade e inclusão, a seca CADI, que é uma das secretarias do Ministério da Educação. Esse projeto é desenvolvido com a Universidade Aberta do Brasil da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior, a nossa CAPS, a UAB CAPS, também ligada ao Ministério da Educação e integra o Programa Nacional de Fortalecimento da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Cerca de 45 instituições entre universidades e institutos federais públicas e aderiram o desenvolvimento dessa formação continuada de 120 horas. O objetivo desse curso é formar professoras e professores e demais profissionais que atuam na educação básica, eh, assim como estudantes de licenciatura e outros profissionais da educação, de forma a fomentar práticas pedagógicas com os princípios da educação especial numa perspectiva inclusiva, considerando as singularidades do público da educação especial. Para compor a mesa de abertura, eu chamo o senhor Francisco Alexandre Dourado Mapurunga, que é o diretor de políticas de educação especial na perspectiva inclusiva da SECADI MEC. Seja muito bem-vindo, senhor Alexandre, para para fazer a abertura deste importante evento. Eh, convido também o professor Antônio Carlos Rodrigues de Amorim, que é o diretor da educação à distância da CAPS. muito bem-vindo, eh, mais conhecido carinhosamente como Toninho. Para fazer essa fala inicial, eu passo então imediatamente para o professor Amorim para que ele possa fazer a sua descrição seguindo os protocolos de acessibilidade e em seguida nós passamos pro senhor Alexandre. Professor Amorim. Boa noite a todas as pessoas. Vou fazer minha minha audiodescrição. Eu sou um homem gay branco, cabelo curto, grisalho, relativamente alto. Eh, estou vestindo uma camisa de cor marrom. Estou falando aqui também do meu do escritório da da minha casa em Campinas. Estou fazendo uma uma ponte terrestre entre Brasília e São Paulo e parei aqui. Bom, eu tenho um sinal de Libras, que é esse sinal, que é como se fosse uma franja. Era uma época que eu usava umas franjas grandes caindo na testa. Então eu ganhei, fui batizado com esse sinal de letras. Bom, é uma alegria para nós da diretoria de educação à distância da CAPS MEC, eh, poder participar desta dessa live de de da aula magna do curso de ciência educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Nós trabalhamos a equipe da TED e eu com bastante interesse, na medida do possível, de vários momentos de organização e especialmente de desenvolvimento dos materiais, da do trabalho das equipes e também da plataforma de acessibilidade em EAD, que é dentre tantas qualidades deste curso e contribuições para a Universidade Aberta do Brasil, aquela que eu gosto sempre de destacar que nós teremos uma eh uma plataforma no sistema de aprendizagem virtual totalmente ou bastantemente eh acessível e que será utilizada para demais cursos que nós realizaremos. O curso é um sucesso. É um sucesso pelo número de pessoas selecionadas, quase 85.000 1000 pessoas em 43 IPs, 3.000 monitores selecionados que estão passando por monitores, tutores, me desculpem, né? eh sendo formados pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. E o curso tem algumas características que eu gostaria, eu sei que não tem muito tempo, mas vou vou finalizar com isso, de destacar por um curso de extensão dentro dessa temática se localiza e é também ah não só abraçado, mas também sonhado pela CAPS, juntamente com as as 43 IPS, mas destacadamente com a equipe da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Porque se trata de uma temática com relevância social, com relevância educativa, emergente, urgente. E também todo o curso foi organizado numa articulação com grupos de pesquisa e programas de pós-graduação que trabalham com essa temática, não só do ponto de vista daquela compreensão relacionada à ciência, que é ligado ao conhecimento, à produção do conhecimento, alguma perspectiva de inovação ou mesmo de trazer elementos que sejam eh mais sagazes, críticos, que nos levem a a pensar diferenciadamente o mundo, que já é bastante, não é? Se a gente pensar esse papel da ciência, é também por toda a vinculação sociocultural e de imaginar um mundo em que as diferenças sejam afirmadas com todas as suas potencialidades. Eu fico bastante emocionado em poder participar deste momento. Desejo a todos, a todas, a tod que tenham uma experiência muito significativa e bela na realização e acompanhamento deste curso. Um abraço. Muito obrigada pelas suas belas e generosas palavras, professora Amurim. Temos certeza que todos nós, todos os envolvidos, fizemos o nosso melhor para essa política pública tão importante paraa educação especial numa perspectiva inclusiva do nosso país. Eh, passo imediatamente então a palavra ao diretor da DPEP, o Sr. Alexandre Mapurunga, para que ele possa fazer as suas considerações, que desde já também agradeço a sua presença aqui, senor Alexandre. Muito obrigado, professora Márcia. Eh, eu queria começar fazendo uma autodescrição. Sou um homem branco de 48 anos, tenho cabelo, barba e olhos castanhos. Estou usando um óculos de armação azul escuro com detalhe branc e com detalhe branco na e tô usando uma camisa eh branca de botões e tô no meu ambiente aqui do do do quarto do do flat onde eu resido, eh, em Brasília, que tem um quadro ar condicionado e uma um abaju eh atrás de mim. Eh, uma coisa que não dá para perceber na minha autodestrição é que eu sou uma pessoa autista, né? Meu veio venho dos movimentos sociais de luta por direitos das pessoas com deficiência. E isso é bastante significativo estar hoje à frente da diretoria de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, né? Então, dito isso, dou boa noite a todas, a todos e a todes. saúdo com entusiasmo, com respeito a aos professores e professoras aqui presentes, as autoridades, as instituições públicas de ensino superior, coordenadores de curso, eh representante da CAPS, eh professor Toninho, eh as pessoas que promovem acessibilidade aqui também. Eh, e desde já, eh, em nome do ministro do Ministério da Educação, eh, na pessoa do ministro Camilo Santana, da secretária Zara Figueiredo, quero eh dar o nosso agradecimento por estarem conosco nessa jornada em defesa e em promoção da educação inclusiva. Eu eu quero celebrar esse momento não apenas como lançamento de um de uma ação formativa, mas como momento de fato eh marcante e histórico, porque é um maior programa de formação continuada já de já desenvolvido no que concerne a educação inclusiva. esse curso. Eh, e aí é é disso que a gente tá falando, é isso que a gente tem que dizer eh nesse momento, né? O curso de aperfeiçoamento e educação especial na perspectiva inclusiva, ele marca o compromisso ético, político e pedagógico com a justiça social e com o direito inalienável à educação de todos, assumida pelo Ministério da Educação a partir da gestão do ministro Camilo Santana, nesta gestão do o do presidente Lula, né? A gente vê, né, a partir de uma de uma de dados recentes do INEP, eh, que entre os docentes da sala comum com o público do da educação especial, recentemente, no ano de 2022, pouco mais de 5,8% possuíam formação e educação inclusiva, né? Esse dado mostra pra gente um dos principais entraves no avanço da política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva, que é a ausência de formação docente voltada para diversidades humanas presentes nas escolas, né? A gente sabe que a educação inclusiva ela acontece eh quando o estudante está na sala comum das escolas regulares. E justamente esse professor que tem essa eh eh vamos dizer assim, essa função de ensinar adultos com a mesma qualidade, faltava essa formação eh eh eh eh eh essa qualificação necessária, né? Então aí é essa missão audociosa de de que hora a gente inaugura aqui que corresponde a uma meta ambiciosa de até 2026 ofertar 1,2 1.250.000 vagas e com um investimento agora inicial de 20 milhões de reais. Essa essa formação representa um passo decisivo na direção da garantia do direito à educação com equidade, com acessibilidade e participação plena dos estudantes públicos da educação especial inclusiva. E é muito importante e uma coisa que professor Marcos sempre nos destaca e a partir de uma decisão assim eh deliberada da professora Márcia Flet, de todos que compõem essa equipe, que a gente não tá apenas fazendo isso, eh, vamos dizer assim, eh, falando, eh, como como um princípio a ser alcançado. próprio curso aqui foi pensado com toda com todos os recursos de acessibilidade, ele si para ser inclusivo, ou seja, né, a gente tá dando exemplo também quando promove uma educação inclusiva e através dos recursos de acessibilidade. Essa essa formação ela nasce a partir do reconhecimento de inclusão eh escolar não é fruto da suposta limitação do estudante, mas da presença de barreiras atitudinais, pedagógicas e estruturais construídas historicamente, inclusive no interior das escolas. O capacitismo no contexto escolar se apresenta como uma lógica que naturaliza a exclusão e que desresponsabiliza o sistema educacional, transferindo para o indivíduo a culpa pela sua não inclusão. É, portanto, necessário romper essa lógica e reafirmar o princípio do modelo social da deficiência, tal como estabelecido pela Convenção sobre os direitos da Pessoa com Deficiência ratificada no Brasil com status de emenda constitucional. A convenção determina que a deficiência decorre da interação entre as pessoas com impedimento eh com impedimentos e as barreiras que lhes são impostas pelo meio. Cabe à escola, portanto, eliminar tais barreiras e assegurar a condições de plena participação a todos. O curso que hora inauguramos se organiza em quatro módulos cuidadosamente elaborados, eh, abordando direitos humanos, diversidade, currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas. A proposta formativa adota uma metodologia inovadora com recursos acessíveis e tutoria qualificada, garantindo a formação se efetive em contextos reais de aprendizagem e transformação. E aí para nós da é importante destacar que essa formação se insere num amplo esforço do Ministério da Educação para poder para fortalecer e afirmar as políticas de educação inclusiva no país. E aí cabe destacar a ampliação do programa eh PDDE, sala de recursos multifuncionais, com investimentos superiores a R 440 milhões deais em mais de 21.000 escolas contempladas em 2023 e e em 2024. A expansão da formação eh por via da Renafó, né, que em 2023 e 2024 ofertaram mais de 60.000 vagas para professores do atendimento educacional especializado e gestores com investimentos superiores a 43 milhões de reais em custeio. é o lançamento da rede de autodefensoria contra o capacitismo em favor da educação exclusiva inclusiva com espaço de escuta e protagonismo das pessoas com deficiência, a elaboração de diretrizes nacionais para o profissional de apoio escolar que atu articulada para garantir a participação de estudantes com deficiência nas atividades escolares cotidiana e eh todos espera esse ano a a construção da rede nacional de educação inclusiva que contempla centros de referência, núcleos de apoio técnico, observatórios de políticas e estratégias intersetoriais com mais de 2.000 bolsas para ação dos agentes de governança das políticas de educação especial inclusiva. Essas não são ações isoladas, são expressões concretas de um projeto político que reconhece a educação como um direito e a inclusão como um princípio fundante de uma escola democrática. A a educação inclusiva não é política para poucos ou para um grupo em particular. Embora tenha seu público alvo depo infinido, a política de educação especial inclusiva é benéfica para todos, pois ao promover acessibilidade, assegurar a formação continuada e enfrentar o capacitismo, estando melhorando o processo educativo para a coletividade, uma vez que conviver com a com a diversidade é direito de todos. Assim, ao lançar oficialmente esse curso, lançamos também um convite à transformação, um convite para que cada professor e professora assuma o compromisso de romper com práticas excludentes, de questionar discursos naturalizados sobre o limite do aluno, de reconstruir cotidianamente uma pedagogia da presença, da escuta e da participação. em outras palavras, construir práticas pedagógicas inclusivas. Eh, nesse contexto que eu quero, que eu agradeço imensamente as instituições que tomaram parte eh neste projeto, a parceria com a CAPS, com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a professora Márcia Flet, ao professor Klaus, que estão à frente desse projeto, são responsáveis pela construção pedagógica, a concepção pedagógica desse projeto desde seu início, bem como ao professor ao vosto, a professor Voasonoso, a Flávio, professora Márcia Flávia Faisal, Cátia Curado, que participaram também da concepção inicial, em especial professor Marco Marco Antônio Melo, coordenador geral de política pedagógica de educação especial, pelo trabalho incansável lá da parte da SECADMEC, eh, que desde o início estavam comprometido com a com esse projeto. Eh, finalizando, quero dizer que que o que é nosso desejo que esse curso seja uma semente potente para o florescimento de práticas pedagógicas, que reconheço a a dignidade de cada estudante e que transforme a escola num espaço de encontro e que reafirme eh que ninguém seja deve ser deixado para trás. Muito obrigado. Um excelente curso a todos e todas. Muito obrigada, senhor Alexandre, pelas lindas palavras, eh, e generosas palavras. também que aproveita a oportunidade para agradecer a confiança no nosso trabalho e nas instituições públicas brasileiras, porque em última instância esse projeto não é apenas um projeto de fortalecimento da nossa educação inclusiva para todas e todos os estudantes, mas é também um projeto de fortalecimento eh e resistência pela escola pública e pela democracia do nosso país. eh, principalmente considerando que historicamente a área da educação especial e as e as práticas de formação continuada sempre foram eh desenvolvidas pela iniciativa privada. Então, a crença nas instituições públicas para que nós possamos mostrar todo o nosso trabalho, nossa capacidade e nosso compromisso social, político e ético com a educação especial numa perspectiva inclusiva merece ser destacado e nós agradecemos a confiança por nosso trabalho, não só o MEC, mas também a CAPS. Eh, aproveito aqui então para pedir para desfazer essa primeira mesa com o professor Toninho e com o senhrandre para iniciarmos a segunda mesa da noite. Eh, com imensa alegria que eu gostaria então de convidar para essa segunda etapa da nossa noite o professor Klaus Shilsen da Unesp, que é meu companheiro nessa jornada, né? temos atuado já intensamente eh desde setembro de 2023, desde a elaboração do projeto pedagógico desse curso e no ano passado intensamente na produção do material didático, no lançamento do projeto em dezembro, dia 9 de dezembro e agora esse ano no acompanhamento das ações de acessibilidade no AVACAPS e também na formação da equipe de tutoras, tutores, coordenadoras e coordenadores, assim como coordenadoras e coordenadores de tutoria. Eh, quero também chamar para compor a mesa a nossa querida professora D. Andreia Veloso, da Fundação CCED, aqui do estado do Rio de Janeiro, eh, e também coordenadora pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, das formações desenvolvidas agora em janeiro, fevereiro e março. Todos e todas conhecem a Andreia. Andreia esteve muito ativa, ela tem atuado desde a formação dos tutores, tutoras multiplicadores e agora no projeto desenvolvido nesses últimos três meses que se encerrou a última oferta, a oferta três, na semana eh passada. Conforme já destacado aí pelo pelo Senr. Alexandre, esse projeto é um projeto grandioso, teremos inúmeros desafios. Eh, e para falar um pouco mais do desenvolvimento do projeto, da estrutura do projeto pedagógico, eu passo então imediatamente para para o professor Claus, para que ele também, além de falar do projeto, possa dar as boas-vindas a vocês e em seguida farei uma complementação eh sobre a estrutura didática, sobre a IAD e depois eh deixaremos aqui a noite, que é a noite esperada aí paraa apresentação das ferramentas e do recurso da Avacaps que a professora Andreia fará. Professor Klaus, passo imediatamente. Peço também que siga os protocolos de acessibilidade. OK. Professora Márcia, muito obrigado. Queria dar o meu boa noite a todas as pessoas que estão conosco nessa noite especial. Vou fazer uma rápida autodescrição. Eu sou um homem branco de cabelos grisalhos, uso óculos de grau, eh, com uma aste azul, tem olhos verdes, nariz fino, boca fina, eh, visto uma camisa branca com um blazer azul marinho, tem 1,75 m de altura, 58 anos. Estou sentado à frente do meu computador no escritório onde ao fundo eu tenho uma stand com uma com portas espelhadas e também uma est e um armário com detalhes em madeira. Eh, meu sinal em Libras é letra K com um toque no rosto, porque eu tinha até pouco tempo uma marca no rosto, essa marca foi desaparecendo, mas ficou o sinal a mim atribuído por uma pessoa surda, né? E portanto eu uso este sinal. Queria eh cumprimentar ao diretor, né, Alexandre da Secadi, também ao diretor, professor Toninho da da da Ded Caps. Queria cumprimentar a a professora Márcia, a professora Andreia, que estão aqui conosco. eh dizer da minha alegria de estar com vocês aqui, todas as pessoas que aqui estão conosco, eh, nesse momento especial que se caracteriza hoje, por, não sei se por coincidência ou não, Dia Nacional de Luta pela educação inclusiva, um dia sugestivo para iniciarmos e esse trabalho. E também eu queria fazer uma referência muito especial à equipe da SECADI, em nome do Marco, fazer uma também uma referência especial à equipe da da Dead Caps, em nome do Estevão e toda a sua equipe, né? Eh, Ian, Augusto, que tiveram conosco, eu sei do nosso carinho por pelo todo o esforço que fizeram. Queria também fazer um agradecer especial a também a equipe da Universidade Federal do Rural do Rio de Janeiro, uma equipe fantástica e tenho absoluta certeza que tem tem feito um trabalho enorme de alta dedicação, de qualidade para oferecer esse curso. E eu vou falar um pouquinho rapidamente sobre ele, não tenho muito tempo, mas farei uma breve fala. Queria eh também agradecer o pessoal do da Lab Team da Universidade Federal de Goiás pela plataforma, pelo trabalho que tem sido desenvolvido. Também queria agradecer a Vitória, o Daniel que estão conosco, o Jonathan e eu sempre fico preocupado em agradecimentos porque acabo sempre esquecendo alguém. Se eu esqueci, peço mil desculpas, mas é de coração que eu faço esse essa esse essa referência a todas essas pessoas. E aí eu queria fazer esse minha essa minha pequena fala, dizer a todos vocês que este programa, este curso, ele foi concebido, como a professora Márcia falou, já há muito tempo, né? Queria, né, como o professor, o diretor Alexandre falou, né, da dos nossos, né, da Flávia Faisal, da Cátia Curado, do Alexandre, do Nzulu, né, do Washington No da de Grande Dourados, né, que esteve conosco e a professora Márcia e e eu, né, na verdade, desde desde a concepção desse projeto que tem, na verdade, a ideia fundamental de poder trazer eh uma formação eh que tenha um um viés muito de proximidade ade dos aspectos, os desafios que cada um dos professores da educação básica nesse país tem em relação à construção de uma escola inclusiva. E esse é o nosso compromisso, né, eh, com toda essa estrutura do curso que foi montado. vocês encontrarão neste curso uma eh além dos aspectos teóricos que vão fundamentar e a prática de vocês, vocês vão perceber que ele tem um uma intenção muito forte de de trazer a os desafios que vocês enfrentam em todas as as perspectivas da educação inclusiva dentro dos espaços de educação básica pública brasileira. E como eh já foi dito, né, eu acho que esse curso ele tem eh uma ele é na verdade uma ação além de ser inovadora, com todos os desafios que eh que ele ele ele nos traz no sentido de trazer não só os aspectos teóricos, aspectos práticos, mas também os aspectos da tecnologia para fazer esse processo de formação funcionar, né, na proximidade que as tecnologias nos permitem, né? Nós estamos aqui conectados todos juntos, né? mas na perspectiva de trazer também a o diálogo com os tutores, com a equipe de professores, curadores, né, que aqui vocês vão conhecê-los também. Queria também fazer, aproveitar também agradecer a toda especialistas, as especialistas curadoras que fizeram e montaram cada um dos módulos que foram já citados. Então, a ideia principal desse deste curso é exatamente eh eh estabelecer essa proximidade, que vocês possam então usar das de todos os módulos que foram organizados, porque vocês vão perceber que a organização desses módulos ele eles eh eh eles estão colocados com uma intencionalidade, ou seja, vocês vão iniciar eh estudando o projeto político pedagógico da escola, trazendo, né, a a o olhar, o seu olhar como professor, como docente daquela escola. para o projeto político pedagógico e a partir a partir disso propor ações que de melhoria, ações que vão inovar e vão trazer benefícios para a educação naquela no seu contexto da escola. Isso vai sendo gradativamente conduzido pelos módulos do curso até vocês vão vocês perceberem que vamos ter atividades que vão envolver diretamente os cenários de educação que todos nós aqui convivemos, né, e trazendo possíveis soluções para esses cenários e para os desafios, concluindo este curso com um produto que, na verdade, tem a finalidade de trazer um benefício para a educação brasileira. Eh, eu queria dizer da minha alegria e da minha confiança de que eh essa organização deste curso, ele é um marco, embora seja um curso de 120 horas, uma um curso de pouca duração, eh é um marco muito importante paraa educação brasileira, porque vai fazer com que nós, toda essa equipe que eu já falei aqui e vocês, principalmente, professores, possamos dialogar, possamos plantar uma semente de de transformação e de, na verdade, de esperança para que uma educação possa ser para todas e todos, né, uma educação verdadeiramente uma educação inclusiva, né? E nesse sentido, eu acho que este curso é um marco eh fundamental, porque ele vai trabalhar diretamente com os aspectos teóricos e práticos, tentando trazer toda a experiência de vocês, os desafios e as nossas possibilidades. E a gente sempre aqui tá falando de algo. a gente não vai trabalhar em cima das dificuldades, mas sim em cima das potencialidades de cada um de nós para que fazemos esse curso um marco e talvez o primeiro e não o último de grandes transformações. É nessa nesse sentido que eu irei agradecer a a a oportunidade de vocês e a confiança de vocês nessa proposta. Agradeço a toda a equipe de de coração, agradeço muito por pela ter a oportunidade de participar desse dessa iniciativa. Enfim, e desejar des já que Deus abençoe a todos vocês, a todos nós, para fazermos uma excelente eh formação e que que atenda aos anseios de todos. Muito obrigado pela oportunidade. Um grande abraço, fique com Deus. Obrigado. Muito obrigada, professor Klaus. Eh, eu vou eu vou dar continuidade com o mesmo espírito de agradecimento, professor Cláus. já citou todos e eu deixarei os agradecimentos para o encerramento da noite de hoje, quando eu eh também mencionarei alguns eh profissionais estratégicos, que são aqueles profissionais que trabalham atrás das cortinas, mas que sem eles os projetos não aconteceriam. Então, acho importante mencioná-los. Mas eu eu gostaria de dar continuidade. O projeto eh nós já apresentamos detalhadamente o projeto no lançamento dia 9 de dezembro do ano passado. Depois nós podemos disponibilizar o vídeo daquele lançamento, porque foi transmitido no canal do MEC, mas também no canal eh aqui da nossa universidade. nós podemos disponibilizar para que todos possam conhecer melhor ainda o curso, mas certamente todos terão acesso nos próximos dias ao ambiente virtual de aprendizagem AVACAPS e lá vocês também encontrarão o material didático, tanto caderno geral com a explicação detalhada da metodologia do curso como dos quatro módulos que integram o curso. Eu gostaria, então, dando continuidade ao que o professor Klaus já colocou, falar da metodologia do desenho didático e da inovação metodológica que nós estamos adotando nesse curso em EAD, eh, com acessibilidade, com recursos didáticos de acesso aberto, né, com a ciência aberta. Então, todo o nosso material didático, eh, as curadoras que elaboraram os cadernos, elas já seguiram essa premissa. Também não poderia deixar de destacar as inovações com aulas públicas que vão inaugurar cada módulo. Então, dia 28 nós teremos a aula eh pública inaugural do módulo um. Essas aulas serão também interativas. Também não posso deixar de mencionar as videotutorias semanais, que é uma inovação na IAD. Nós já temos pesquisas mostrando o quanto isso é positivo eh no desenvolvimento de projetos dessa natureza. Eh, e aqui eu gostaria de fazer um convite a todas e a todos os envolvidos. É um grande desafio. Vocês ouviram eh eh o Senr. Alexandre, nós temos aí o objetivo de formar mais de 1 milhão de participantes eh nesse curso. Então nós também vamos ao longo desse projeto fazer avaliações constantes sobre os recursos desenvolvidos tanto em material didático como as ferramentas em EAD. Todos nós sabemos que não basta ter um material didático 100% acessível, outras premissas, como a navegabilidade, a usabilidade, precisam ser avaliados e aperfeiçoados. E nós temos certeza que juntas e juntos poderemos trabalhar em prol desse objetivo. Nunca no nosso país, e eu tenho certeza, eh, pelo que a gente conhece da literatura internacional, se desenhou um projeto tão ousado em termos de acessibilidade do material didático e também de um ambiente virtual de aprendizagem. Mas esse esse ambiente precisa ser assim como material didático avaliado para que a gente possa aperfeiçoá-lo. Então já deixa aqui o convite para que se vocês receberem aí formes para responder que respondam. Isso é importante para que a gente possa desenvolver inclusive protocolos e guias orientadores de como eh deve ser acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem, em plataformas de EAD. Eh, e aí é fundamental que a gente diga que essas premissas já seguem o que está contido na Lei Brasileira de Inclusão e também na Convenção da ONU, dos direitos da pessoa com Deficiência, incorporada como emenda constitucional. ambos os documentos já citados pelo senhor Alexandre anteriormente. Temos clareza que temos grandes desafios pela frente, todos nós, coordenadores, pedagógicos, coordenadoras, eh coordenadoras de tutoria, coordenadores de tutoria, mas de uma forma muito especial quero destacar aqui eh os as nossas tutoras e tutores que terão um papel primordial no desenvolvimento desse projeto eh tão importante paraa educação eh inclusiva do nosso nosso país. Tenho certeza que todos foram muito bem formados, né, nos cursos de formação. Professora Andreia é muito rigorosa. Depois ela pode falar mais um pouquinho eh sobre isso. E aqui eu não poderia deixar de dizer, a que eu faço uma fala como pesquisadora da área de educação especial, que há 30 anos atua nessa área e há quase 10 anos aí juntando minhas experiências, atua também na IAD, principalmente intensamente nesses últimos 5 anos, com cursos de formação, desde graduação até de pós-graduação e especialização, que a grande questão da IAD, não é a modalidade em si, mas sim o desenho didático pedagógica e as interações e a dialocidade que se dá ao trabalho desenvolvido nesse ambiente. Então, o diferencial não é, né, a modalidade e sim o projeto político pedagógico e o desenho didático que nós estamos empregando. Então, nós temos muita confiança nesse projeto porque ele foi longamente eh gestado por nossa equipe, por vários outros colegas de inúmeras universidades das diferentes regiões do Brasil, tanto material didático como agora também o ambiente virtual que tem uma equipe lá do Labim trabalhando. Nós temos pessoas com deficiência na nossa equipe atuando na homologação dessas ferramentas. Certamente ainda teremos vários passos que serão executados ao longo de dessa primeira turma, mas eu tenho certeza que juntas e juntos nós vamos conseguir fazer um trabalho de excelência, que é isso que a educação brasileira merece. Bem, também não poderia eh deixar de destacar aqui eh o o meu agradecimento às instituições públicas que assumiram essa responsabilidade juntamente com a UAB e a CAPS para promover essa formação de professores com compromisso, com a qualidade, com a inclusão e com a acessibilidade, como já disse anteriormente, seguindo o compromisso ético político e o comprometimento social com a educação brasileira, eh, para que todos os nossos, todas e todos os nossos estudantes, eh, tenham o direito de aprender, eh, conforme previsto na nossa Constituição. também não posso deixar de dizer eh que temos certeza que aqui estamos atendendo eh essas premissas, então éticos e políticos, mas que certamente teremos muitos desafios. E aqui eu gostaria de fazer um chamamento aos profissionais que tenham um olhar diferenciado para a eh para o letramento digital. Sabemos que a realidade brasileira é muito diferenciada, são diferentes territórios. nosso conteúdo e a nossa abordagem tem como objetivo atender escolas do campo, escolas ribeirinhos, escolas eh da cidade, de todo o contexto nacional, sempre considerando a os direitos humanos, mas que tenhamos um olhar cuidadoso para as dificuldades dos nossos cursistas que podem vir a ter. E aí a gente sugere a videotutoria como uma estratégia potente para sanar essas dificuldades. Eh, tudo isso foi pensado não só então considerando essa diversidade territorial, mas também a pluralidade do povo brasileiro. Eh, mas como já dito anteriormente, vocês terão acesso a todo esse material produzido, eh, estarão conosco ao longo dos próximos 3s meses no desenvolvimento dos quatro módulos. Cada módulo tem a duração de três semanas, então é preciso ficar muito atento. A gente já teve a experiência com a formação dos três meses agora que três semanas passam voando. Então, que vocês fiquem atentos a todas as estratégias aí. AD exige de nós disciplina, né, porque tem as atividades síncronas com horário marcado, mas as demais atividades são desenvolvidas de acordo com a disponibilidade de cada eh cursista. Mas para falar um pouco mais sobre o projeto e sobre a plataforma, sobre o ambiente virtual de aprendizagem, Avacap, suas ferramentas, seus recursos, eu então passo imediatamente a palavra pra nossa querida professora Andreia Veloso, porque ela é, como eu disse, hoje vai nos abrir, vai brilhantar a nossa noite, fazendo uma explicação eh sobre o AVACAPS. Professora Andreia, muito obrigada pelo aceite do nosso convite. Passo para você então para que você também siga os protocolos de acessibilidade e em seguida faça sua apresentação. Boa noite a todas as pessoas presentes. Eu sou Andreia Veloso, sou uma mulher branca, cabelos louros longos, uso óculos, óculos marrom com detalhes em preto, tenho olhos castanhos, um rosto redondo, ã, sem tenho baixa estatura e 51 anos. Falo do escritório da minha casa, atrás de mim tem uma estante de livros e também alguns objetos pessoais. Eh, queria muito agradecer a apresentação afetuosa da professora Márcia. Eh, é com grande alegria que eu aceitei o convite e esse desafio, como todos aqui já apontaram para participar desse desse projeto. Aproveito também para a agradecer a presença das autoridades, professora Alexandre, professor Toninho da CAPS. Agradecer também a professora Márcia e professor Cláus pela grande parceria nessa jornada até esse momento importante do dia de hoje, né? Um momento para celebrarmos um trabalho árduo que realizamos eh para preparar todo esse momento com muita dedicação, eh muita fundamentação teórica e muito cuidado para todos os nossos alunos. Eh, digo que foi eh muito importante o processo de preparação. Nós formamos mais de 15500 tutores eh altamente qualificados, como a professora Márcia disse. Eh, eu eu sou rigorosa na formação, então posso dizer que todos estão muito bem preparados para fazerem mediações pedagógicas ativas e de extrema qualidade com vocês no curso. A minha proposta hoje é apresentá-los o ambiente virtual de aprendizagem escolhido pelo MEC para que onde o curso vai ocorrer. Ahã. Eu vou compartilhar a minha tela para que a apresentação fique um pouco mais dinâmica e aí eu vou pedir que vocês me digam se estão vendo ou não a minha tela. Aqui no chat vocês podem dizer se vem a minha tela. Vou colocar ela aqui. Todos vêm? Sim. Sim. Então vamos lá. Bom, essa é a tela principal. Imagino que todos vocês tenham recebido um link para que vocês possam fazer o cadastro no Avacaps, que é o ambiente virtual de aprendizagem produzido pelo Lab Team, eh, vinculado à Universidade Federal de Goiás. Então, a em qualquer a qualquer momento que vocês acessem o link enviado ou o link labam ufgvbr. Eu posso colocar depois no chat para vocês, caso não tenham recebido. A primeira, o primeiro movimento que vocês precisam fazer é clicar em entrar, esse botão verde que fica na lateral direita da página. Então, eh, pode ser que apareçam em outros links. Acesse o conteúdo ou acesse nossos cursos. Evitem clicar em outros botões além do entrar, porque senão vocês podem se perder eh nesse mundo que é o Avacapos. Então, eh, entrando na no link, vocês vão, eh, ter acesso a o o a página principal do curso Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Nós temos aqui, eh, num primeiro momento, uma descrição breve do curso, a ementa, a carga horária, né? aqui os quatro módulos brevemente descritos, os objetivos, a metodologia e o público alvo. Bom, mas para vocês acessarem o curso, eh, é preciso clicar em entrar. Cliquei. O que eu preciso fazer num primeiro momento? O cadastro na plataforma. Plataforma, sempre que eu falar, me refiro ao AVACAPs, ambiente virtual de aprendizagem do curso, certo? Então eu preciso clicar em cadastre-se. Todos os alunos inscritos precisam clicar e se cadastrar. Bom, clicando no cadastro, só um minuto que vai abrir o cadastro. vai aparecer, eu vou já narrando para vocês, vai aparecer um formulário em que vocês precisam preencher dados básicos, nome, CPF, nome social, que é uma questão importante, o nome completo e o nome social. Quem tem nome social preenche com o seu respectivo nome. Quem não tem nome social é importante preencher com o nome completo, certo? Por quê? porque ou aparece o nome completo ou o nome social nas atividades, né, assim como a fotografia do estudante. Então, a fotografia é importante também além do nome completo e do nome social, porque ela humaniza o ambiente virtual de aprendizagem e ela ah facilita a identificação do tutor, não só pelo nome como pela fotografia eh do estudante/ra cursista. Uma das indicações para esse momento, a página não quer carregar. Ã, uma das indicações eh para escolha da foto é que vocês escolham uma foto de rosto eh atual e evitando muitos acessórios, só os essenciais, hã para que a gente possa garantir acessibilidade principalmente pros leitores de tela, paraas pessoas com deficiência visual. Eu vou entrar aqui novamente para ver se eu consigo abrir o link. Essas coisas sempre acontecem no momento em que não deveriam acontecer e enfim. E aí no no formulário, eh, além de ter da além de eh destacar a importância da foto e a importância do preenchimento do nome, vocês precisam preencher um CPF, o CPF corretamente, e esse CPF vai ser cruzado com o CPF da instituição em que você se inscreveu, certo? Então, a comparação desses dois dados é muito importante para que você tenha acesso ao sistema. Então, vamos imaginar a seguinte situação. Você digitou o seu CPF, apareceu CPF não cadastrado, você precisa procurar a sua instituição porque ele não está na listagem de alunos inscritos, certo? Se o seu CPF estiver na listagem de alunos inscritos, você vai digitar automaticamente e vai preencher os demais dados, sua formação, se você possui alguma deficiência, enfim, o formulário ele trata dessas questões. Ã, uma vez preenchido o que o formulário, vocês vão clicar, acho que agora vai, vocês vão clicar em cadastrar-se. Bom, uma vez cadastrado, vocês não vão receber nenhuma mensagem a esse respeito. Eu vi uma pergunta no chat. Vocês não receberão nenhuma mensagem a respeito. Neste formulário, vocês também cadastrarão o e-mail e o uma senha de acesso, né? E aí, essa senha de acesso, deixa eu tentar mais uma vez, essa senha de acesso eh e esse e-mail serão as credenciais para que vocês eh acessem o curso de fato. Então, aquele primeiro, aquele primeiro quadrinho verde que eu mostrei para vocês, de login e senha e tinha cadastrar-se embaixo, uma vez cadastrado, você vai automaticamente para essa tela de login e senha. vai digitar o login que você cadastrou, a senha que você criou e aí sim terá acesso ao curso eh na sua maneira, na sua forma completa. Bom, eh me, eu vi no chat também uma pergunta sobre, ó, eu, eu fiz o meu cadastro e não recebi nenhuma mensagem a respeito e não consigo acessar o curso. O curso só será disponibilizado para vocês a partir do dia 28. O que vocês devem focar agora nesse momento é em fazer esse cadastro que é extremamente importante, que é o que de fato vai eh finalizar a inscrição de vocês nesse curso, né? Então, uma vez finalizado o cadastro, no dia 28 vocês vão acessar novamente este link que não está entrando no momento e vão ah fazer colocar o login e a senha e acessar o material. Isso já tinha acontecido antes, mas vamos ver se melhora um pouco a situação. Vou tentar mais uma vez. Ã, a página de, ó, tem gente dizendo que a página também tá carregando. Eh, e eu tô na internet cabeada. Vamos ver se o Laptin agora vai ajudar e vai entrar ã no AV. Bom, eu posso ir, pra gente não perder muito tempo, eu posso ir relatando eh para vocês o passo a passo. Nós temos um tutorial de acesso em vídeo produzido pela pela CAPS. Esse tutorial e vídeo será disponibilizado para vocês e nós da UFR da Universidade Federal Rural também fizemos um eh tutorial em PDF totalmente acessível que nós vamos disponibilizar no chat para vocês. Eh, e aí vocês podem lá tem o passo a passo, todas as imagens e imagens descritas de como vocês acessam o ambiente. Bom, vamos ver aqui. Oh, que desafio. Não podia ser diferente, né, gente? Enfim, eh, fico um pouco preocupada com essa tela branca. Bom, eh, professora Márcia, será que existe a possibilidade de você eh compartilhar a sua tela? Professora Márcia, professor Clos, será que se você consegue a compartilhar a sua tela para ver se a gente dá prosseguimento? E aí eu vou lhe orientando a clicar onde precisa. Você tá visualizando agora, Andreia? Sim, perfeito. Agora sim. Essa, essa é a tela de cadastro. Exato. Era sobre exatamente sobre isso que eu tava falando, o nome completo, nome social e aí todos os dados pessoais de vocês, né? O gênero, autodeclaração racial, enfim, a foto de perfil. A instrução que eu dei muito importante. E aí, dados básicos, eh, pessoais, vínculos profissionais, é muito importante pra gente entender o perfil do nosso aluno. Enfim, ao final, ó, o e-mail que vocês vão cadastrar, peço que cadastrem um e-mail que vocês usem eh constantemente. vão criar uma senha, né? Confirmação do e-mail. Vão criar uma senha, confirmar a senha, clicar nos nos dois quadradinhos de aceite e cadastrar. Pode clicar no cadast ou na verdade clicar agora em entrar, né, professor Claus? Isso. Bom, e aí você digita o e-mail cadastrado. Você você quer que eu acesse minha conta já? Quero. Por favor, professor. Sem dúvida. Ótimo. Então, vai aparecer ou vai aparecer esse essa tela para vocês ou então uma tela com vários outros cursos disponíveis eh no AVACAPs, mas vocês sempre precisam buscar o curso de especialização em educação especial na perspectiva da educação inclusiva da universidade em que vocês estão vinculados, certo? Então, vejam aqui esse card do central dessa tela. Tem eh formação não tá aparecendo, professor. Ah, bom. Tá dizendo CAPS, né? Mas em algum na o primeiro card, mas em algumas eh na minha tela, por exemplo, tava aparecendo Universidade Federal Rural. Pode ser que na de vocês apareçam as universidades as quais vocês se nas quais vocês se inscreveram, certo? Então, clicando nessa imagem do curso. Pera aí. Opa. Isso. Então, nós vamos paraa tela eh principal de abertura eh do curso, que tem também todas aquelas eh breves informações a respeito, carga horária, ementa, enfim. Ah, e vocês vão clicar em continuar curso. Pode não pode voltar um pouquinho. Eu queria mostrar para eles os módulos. aparece aí. Ah, aparece. Bom, logo abaixo dessa tela principal, descendo o cursor, aparecem o aparece o módulo introdutório e os quatro módulos que compõem o curso. Você pode acessar pelo módulo introdutório ou a partir do módulo introdutório tem um botão de caminhar paraa frente e você vai acessando os próximos módulos. à medida que eles forem liberados de acordo com o calendário estabelecido pro curso. Certo, professor Calaus? Peço que o senhor clique no modo introdutório. Opa, muito obrigada. Apareceu rapidamente três ícones de com diferentes propostas de acessibilidade, né? Então você pode acessar eh usando libra, você pode acessar coletores de tela, se eu não me engano, e você pode acessar sem ah com áudio descrição, versão em Libras, ou então sem nenhum suporte. Você escolhe a versão mais confortável eh para você. temos a versão em PDF, ã, e você pode escolher essas opções de navegabilidade, eh, considerando a acessibilidade. O que é importante aqui, eu não vou entrar em muitos detalhes do curso, mas o que é importante é que todo o direcionamento, toda a trilha pedagógica do curso, ela está centralizada na na parte eh de texto da tela, né? Essa parte central, nós temos um texto de boas-vindas e todo o curso vai se seguir a partir dos textos que estarão disponíveis nessa parte central. Então, qualquer ação, eh, que seja uma atividade, ela vai estar descrita nessa parte central e vai encaminhar você para usar uma das ferramentas que estão aqui no menu lateral eh direito, fundo preto, com as ferramentas destacadas em branco com ícones e a descrição delas. Mas de qualquer maneira, eu indico que vocês não cliquem diretamente nas ferramentas, porque senão vocês acabam se perdendo no caminho. Então é importante vocês seguirem toda a organização e orientação disponível nesse texto central. Professor Cláudio, pode abaixar um pouquinho a tela até o final. Isso. O botão de seguir adiante era esse que eu eh falei para vocês. Você pode clicar em avançar ou clicar no número dois e aí ele vai passando de página e de módulos, se for o caso. Temos aí a apresentação. Em todos os módulos nós temos um vídeo, né, produzido eh com toda a acessibilidade, seguindo todos os padrões de acessibilidade, tem sempre um vídeo de apresentação, objetivos, enfim. atividades, o calendário, eh toda a estrutura metodológica, a descrição do que será abordado em cada um dos módulos. Esse, lembrando que esse é o módulo de apresentação. Eh, então nós temos todas as informações estão nessa parte central do curso. Eh, vamos usar algumas ferramentas eh básicas, estruturais de educação à distância para realização das atividades e interações no curso. Então, nós vamos usar, ó, vejam, a, desde a equipe, eh, tem toda a descrição, ã, todos os materiais, o calendário, enfim. Eh, peço que o senhor clique, professor, no módulo um. Uhum. Lá baixo mesmo. É, e tem alimenticação pro módulo um. Avançar. Perfeito. Então aqui nós temos o módulo um, ele vai fazer a apresentação dos conteúdos desse módulo. E uma das primeiras atividades, como eu falei num vídeo de apresentação, uma das primeiras atividades é a participação num fórum, num fórum de discussão, é a atividade principal. Todas as atividades têm seus critérios, respectivos critérios de avaliação, seus baremas de correção, ã, enfim. Então eu vou pedir, professor Cláudio, pro senhor clicar em ah nesse link não tem não tem o fórum, o link que abriu. Enfim, nessas ferramentas ao lado, né, existem ã a ferramenta fórum e a ferramenta tarefa e uma ferramenta também muito importante que é mural, certo? Então, essas ferramentas, acho que agora também não vai fazer muita diferença eu clicar nelas, porque elas ainda não estão finalizadas e prontas, eh, para que vocês tenham noção do que será eh, apresentado como atividade. Bom, mas é simples, clica no fórum, vai aparecer curso ou turma. Você sempre vai clicar em turma e escolher a sua. Andreia, como é que eu vou saber a minha turma? Bom, à medida que você se cadastrar, depois de todos os alunos cadastrados, vocês serão distribuídos em turmas e cada turma terá um mediador específico que vai ajudá-los, vai conduzi-los nessa jornada, eh, nessa construção de uma curva de aprendizagem nesse curso, né, todo um acompanhamento, todo o suporte necessário. Então, é muito importante que vocês você sempre acesse a sua turma. Ah, André, eu não consegui saber qual é a minha turma. Fique tranquilo porque o seu tutor vai entrar em contato com você por e-mail. Você receberá uma mensagem dele se apresentando e te eh oferecendo todas as informações necessárias, dizendo onde você acessa a sua turma e, provavelmente, agendando uma videotutoria, né? Todas as videotutorias, elas estão disponíveis, assim como todos os avisos do curso, ficam na ferramenta mural, que é uma dessas que estão disponíveis, eh, estarão disponíveis no menu lateral direito. Eh, a videotutoria, ela é comandada pelo tutor da sua turma, é uma tutoria em tempo real, eh, que acontece numa determinada data, em determinado horário acordado entre o tutor e a sua respectiva turma. Então, é um momento eh para tirarem dúvidas, para é um momento síncrono, né? Eh, é uma inovação, como a professora Márcia eh citou, eh vem dado vem dado muito certo eh nos cursos que temos utilizado essa ferramenta e e aí é um momento de interação entre alunos, momento de interação entre alunos e tutor, enfim, é bastante produtivo esse momento. Então é um momento importante para dúvidas, né? H, então eles vão fazer uma videotutoria logo no início do curso para dirimir o maior a maior quantidade de dúvidas nesse nesse momento inicial, certo? Bom, então falei do fórum, falei da ferramenta mural. Então, a ferramenta mural é onde estarão todos os avisos, os links para as videotutorias, todas as informações necessárias, regras, todas as informações necessárias. Eh, uma outra ferramenta importante é a ferramenta de tarefa. É uma ferramenta eh próxima do fórum. A única a única diferença é que não existe uma interação, né, na em tarefa. Você pode postar a sua tarefa individualmente ou postar um arquivo onde você produziu a sua tarefa. Então, a única diferença é essa. Existem também, estão previstos fóruns de dúvidas, né, onde vocês vão poder eh tirar suas dúvidas além da videotutoria, né, tirar suas dúvidas eh num espaço eh adequado, que é um fórum de dúvidas por escrito. E as dúvidas que não forem solucionadas no fórum de dúvidas podem ser levadas paraa videotutoria. H, então as ferramentas principais de atividades e ações do curso são fórum, a a ferramenta de tarefa e a ferramenta mural. Essas são eh as ferramentas centrais. Além disso, nós temos fóruns específicos de dúvidas. Eh, isso pode variar de acordo com a coordenação de tutoria da instituição em que você se inscreveu. Os tutores eh estão muito bem preparados para planejarem a o AVACAPs, assim como todos os coordenadores de curso e coordenadores de tutoria que fizeram, que se inscreveram na formação eh de tutores que foi realizada janeiro, fevereiro e março, como professora Márcia citou. Então, os coordenadores que que realizaram o curso, eles já sabem eh como manejar essas ferramentas, como fazerem postagens, como colocarem avisos pros alunos, enfim, eh eles já estão ambientados, assim como vocês agora nesse momento. Eh, foi uma ambientação breve, né, porque é um momento de apresentação, mas os tutores vão aprofundar um pouco mais sobre esse ambiente virtual de aprendizagem e suas potencialidades um pouco mais detalhadamente com vocês em grupos menores. Mas nós queríamos só eh dar um panorama geral desse espaço importante onde vocês vão eh estar durante 3 meses em constante atividade. Reforço aqui a importância de vocês fazerem o cadastro na plataforma Avacap. Se não fizerem o cadastro, vocês não vão conseguir acessar o curso, certo? dúvidas técnicas eh antes de começarem o curso ou de acesso ao curso. Eh, nós, a orientação é que vocês entrem em contato com a universidade em que vocês eh se inscreveram para eh que eles possam ajudá-los nesse momento. Mas enfim, as se vocês seguirem essas orientações que nós estamos oferecendo hoje, não terão problema para acessar o curso no dia 28. Eu sei que eh eh a gente fica ansioso para acessar a plataforma, para descobrir, né, enfim, todas as possibilidades que ela nos oferece, os conteúdos, mas eh só no dia 28 que ela vai tá disponível para todos vocês. Bom, eh eu acho que eu consegui eh deixar um pou vocês um pouco mais familiarizados. Queria encerrar a minha fala pedindo desculpas pel esse problema técnico que tivemos, mas também queria parabenizá-los pela escolha de realizarem esse curso, né? Nós preparamos o curso, foi um desafio, mas se vocês não tivessem se escolhido esse curso, não tivessem, né, feito a inscrição, eh, nós não teria não teria sentido estarmos aqui nesse momento comemorando o trabalho realizado, mas fizemos isso para todos vocês. Estávamos esperando vocês nesse momento. Então, queria muito parabenizá-los pela escolha. Queria também dizer que vocês vão ser alunos de um curso pioneiro de de uma envergadura enorme, produzido pelo governo federal, pelo Ministério da Educação e pelas universidades que aceitaram o desafio, né, e aderiram ao projeto. Então, queria parabenizar os alunos, aos coordenadores de tutoria e de curso que aqui estão presentes pelo desafio, dizer que nós estamos disponíveis. Se precisarem de ajuda, podem contar comigo, eh, e com a equipe da rural. Nós estamos eh abertos para colaborar, porque nós temos um compromisso que esse curso de fato dê certo eh e forme com qualidade os professores da educação básica eh na perspectiva da educação intensiva. Muito obrigada. Eh, muitíssimo obrigada, professora Andreia, pela sua rápida apresentação das ferramentas gerais do AVACAPS. também ao professor Klaus, que online nos apoiou no problema técnico do seu computador. Quero agradecer aqui a equipe de Libras, ao nosso Jonathan, que está nos bastidores e gostaria de dizer, eh, tem muitas mensagens, eu fiquei durante a fala da professora Andreia acompanhando o chat, muita gente com dificuldade de acesso. esse esse acesso e aqui é um informe aos cursistas, ele precisa ser resolvido com a instituição de origem. Não é nossa responsabilidade, nós que estamos aqui hoje, eh promover esse acesso. Esse esse acesso é promovido por cada instituição que selecionou seus cursistas dessas 43 instituições, eh sejam elas universidades públicas ou institutos federais. Então entre em contato com os e-mails disponibilizados nos editais nos quais vocês se inscreveram para que vocês possam ser respondidos e devidamente orientados. Sigam também o tutorial. Eu gostaria de dizer uma outra questão. Como hoje é o último dia, eu tenho certeza que neste momento milhares de pessoas estão tentando ao mesmo tempo fazer sua inscrição. Então pode tá acontecendo um overbook no site do Avacaps. Isso pode acontecer. Então tentem novamente mais tarde que vai dar certo. A plataforma do curso, como a professora Andreia falou, ainda não está disponível. O cadastro que vocês estão fazendo é meramente para que se possa cotejar os dados registrados na CISU ABAB e no Lab Time. Tô repetindo isso porque eu li aqui mensagens no fórum e muita gente, ah, não tem acesso ao curso, não vai ter porque a plataforma não foi, o curso não foi disponibilizado, ainda estamos na fase da inserção dos cursistas, por isso que precisa fazer o seu registro. Eh, todas as demais dúvidas, a maioria, eu diria que 98% das dúvidas são operacionais e são eh podem ser respondidos pelas suas universidades de origem. Temos aí o tutorial que a professora Andreia mencionou. Temos também o vídeo que eu postei. Eu gostaria de pedir a Andreia ajuda o AC Klaus para postar aqui no nosso link privado para que o Jonathan possa também disponibilizar que é um vídeo produzido pela equipe do Lab Time, eh, do Lab Team, desculpa, eh sobre o acesso, sobre o cadastro. Então, temos duas possibilidades aí de orientação para vocês, que não eh o tutorial foi produzido internamente e o vídeo foi produzido pela equipe do Labim. Tá bom, gente? Eh, nós desejamos a todos uma excelente jornada, um excelente percurso formativo. Fiquem calmos, fiquem tranquilos. Nós trabalhamos na EAD já há muitos anos e esse início eh parece sempre que a gente não vai conseguir acesso nunca, mas isso faz parte. Já já os coordenadores, os coordenadores de tutoria e os tutores estarão no AVACAPS e orientarão vocês de maneira adequada. O principal agora é que vocês façam o cadastro de vocês, tá? O resto fiquem tranquilos, serenos, que vai dar tudo certo. Temos certeza que teremos aqui pela frente uma linda jornada formativa. E para encerrar, quero então agradecer a todas e todos que estão aqui nos assistindo, colegas das diferentes instituições públicas, eh vários já mandaram mensagens. Quero agradecer a nossa equipe de apoio, a todo o apoio que a nossa CEAD aqui da Universidade Federal Rural nos deu para desenvolver esse trabalho sobre coordenação da professora Andreia, mas também gostaria de agradecer a CAPS e ao MEC pela confiança no desenvolvimento desse trabalho. E aqui eu não poderia deixar de citar então o professor Amurim que esteve aqui conosco, mas o Estevão e a sua equipe, né? o senhor, os senhores Estevan, Ian e Augusto, que chegou mais recentemente na equipe, não tem medido esforços para dar conta desse projeto tão imenso e tão importante. E quero aqui no final também agradecer novamente ao Senr. Alexandre, mas agradecer de uma forma muito especial o professor Marco, que é o diretor das políticas de educação inclusiva, que foi o grande articulador entre as ações que nós desenvolvemos entre consultores, curadores, equipe da UAB, da CAPS e tem sido uma personagem muito importante para que estivéssemos aqui hoje. Fica o nosso abraço. eh aos intérpretes de Libras, que também realizaram a acessibilidade comunicacional de hoje, o querido Daniel e a Victória, que já atuam aqui conosco na universidade e estarão também atuando conosco nas atividades eh das aulas públicas síncronas no início de cada módulo. Depois vocês vão receber esse cronograma pelos coordenadores dos dos cursos de cada instituição envolvida. Então, lembrem-se bem disso. Não é a Universidade Federal Rural que vai responder vocês. A Universidade Federal Rural esteve envolvida no antes do início do curso e agora tem a sua própria turma também aqui, que é coordenada pela professora Kelly, pela coordenadora de tutoria, professora Flávia, e todas as outras universidades também tem a sua equipe, não só de coordenação pedagógica, mas de coordenação de tutoria e de tutores. Então vocês precisam ficar atentos à universidade ou a um Instituto Federal para o qual vocês se inscreveram, tá? Porque nós não saberemos. Hoje já recebemos vários e-mails, inclusive eu recebi e-mails no meu e-mail privado de pessoas querendo informações. Nós não temos como dar informações porque quem não está eh registrado e quem não foi aprovado no edital aqui do estado do Rio de Janeiro, no consórcio Cerge, nas três universidades, não temos como orientar. Essas orientações, repito, que são realizadas pelas equipes locais das instituições para as quais vocês se inscreveram. Essa é uma informação muito importante para que vocês procurem o apoio e suporte nessas equipes. Sempre nos editais que vocês se inscreveram tem um e-mail e podem começar a mandar suas dúvidas para esse e-mail se tiverem dificuldades com acesso, tá bom, gente? O povo da, os coordenadores da UAB não vão ficar nada feliz comigo agora porque eu tô orientando, mas esse é o procedimento correto, porque senão vocês de fato vão achar que a responsabilidade é da Universidade Federal Rural e não é. A Universidade Federal Rural é responsável somente pelo seu grupo aqui selecionado via edital publicado na Fundação CEDE. Eu acho que o professor Klaus ainda pediu a palavra. É, é rapidinho. Eu só queria lembrar, eu esqueci, eu queria agradecer eh, Márcia, a William Vincentim e o Zé Roberto Barbosa, que estão fazendo a homologação dos recursos de acessibilidade que estão sendo implementados pelo Labam. Então, assim, é uma equipe também de acessibilidade. Queria agradecê-los também para também ter a dimensão do comprometimento desse grupo todo, já foi nomeado aqui, uma equipe muito grande, mas queria fazer também essa menção a ao William e ao José Roberto Barbosa. Tá bom? Só isso. Obrigado. Eu te agradeço, Claus, pela lembrança fundamental o trabalho do William já desde da validação dos cadernos que foram diagramados eh de forma acessível e aquilo que não foi possível diagramar. Nós inserimos o texto alternativo e foi o professor William, que é uma pessoa cega, que fez todo o trabalho de validação para que esse material também fosse acessível. No mais, gente, é isso. Tenho certeza que vamos nós, como eu costumo dizer pro Claus e pro pessoal lá da da UAB, da CAPS, não temos plano B. O plano A é fazer dar certo e fazer com que esse curso seja um sucesso. E nós todos vamos trabalhar para que isso aconteça. Contamos com todas e todos vocês. É, mais uma vez eu peço tranquilidade nesse momento para que possamos todos ter o cadastro realizado eh de forma efetiva e aguardar a disponibilização e da plataforma Avacaps com o curso para todos vocês. Muito obrigada. Boa noite. Tenhamos uma excelente jornada e uma excelente semana até dia 28, quando será a nossa primeira aula síncrona. Muito obrigada. Obrigada a todas e todos.

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