📘 Educação Especial na LDB: Entenda o que mais cai nos concursos!

By | 22/05/2025



Nesta live, a Profª Giselly Dias explica tudo sobre Educação Especial na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Saiba quais são os …

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Sim, prof. P.Gizele Dias. E aí, pessoal? Boa noite. Boa noite para todo mundo. Boa noite. Boa noite. Boa noite. Como é que vocês estão? Falem aí comigo. Deixa eu tirar aqui. Perfeito. Como é que vocês estão? Como é que tá o volume? Como é que tá o meu áudio? Meu áudio tá perfeito. Acho que tá perfeito. Já vi que tem gente falando aí comigo. Como é que vocês estão, meus amores? Mais um dia aqui pra gente poder conversar sobre legislação educacional, mais um dia pra gente poder falar de LDB. Eh, prometi para vocês que vou aparecer aqui todo santo dia. Agora todo santo dia, porque eu só faço café da manhã, só fazia café da manhã pedagógico, né? Mas aí, né, a me deu vontade de aparecer todos os dias e por que não aparecer todos os dias para conversar com vocês todos os dias um pouquinho sobre legislação educacional, que eu sei que para muita gente ainda é uma grande dificuldade entender, ainda é o calcanhar de Aquiles. Então a gente vai paulatinamente trabalhando sempre um pouquinho todo santo dia desse conteúdo que assola tanta tantas pessoas, tantos concurseiros, né? Então, a gente vai trabalhando um pouquinho todo santo dia para que vocês vão ser de pouquinho em pouquinho comecem a se acostumar com normativas, seja LDB, seja ECA. Eu tô começando especificamente, né, por esses dias com LDB. Então, a gente já falou aqui do artigo 26, currículo. Acho importantíssimo vocês entenderem de currículo, porque muitos pontos dentro de currículo sempre vão aparecer na prova de vocês. Eu já falei, ah, foi ontem, no dia de ontem, falei do artigo 24, da organização da educação básica e achei até importante a gente falar dessa organização da educação básica e também de currículo, porque artigos 24 e artigos 26 são artigos eh assim fáceis de aparecerem na prova de vocês. Outros artigos que são importantes, né, que caem bastante e assim não é um achismo, né? Quando você começa a estudar para concurso, você que é da educação. Quando você começa a estudar para concurso, você percebe que existem assuntos que vão aparecendo de uma forma muito corriqueira. Então, a gente sempre, né, observa, claro, o perfil das bancas, o que que determinada banca gosta de cobrar, mas de uma forma generalizada o que que as bancas vêm cobrando. Então, por exemplo, quando eu tô com uma turma, aonde a banca, por exemplo, é a Ian, eu me preocupo muito em a trabalhar com vocês aquilo que a Ian gosta de cobrar, né? Então eu eu trabalho com de uma forma generalizada que todas as bancas gostam de cobrar, inclusive a IAN, e aquilo especificamente que a IAN, né, tem uma predileção. E isso não vai só para paraa banca IAN, isso vai para IAN, vai para FGV, vai paraa IBAN, vai paraa Vunesp, Ozeac, Instituto Consuplã e por aí vai. Então acho que é importante a gente entender eh, por exemplo, o que que certas bancas gostam do assunto, especificamente LDB. Aí de a de uma forma generalizada, eu tô trazendo para vocês eh essa essa normativa LDB e trazendo para vocês aquilo que com certeza irá aparecer na sua prova. Então, começamos com o artigo 26, fomos pro artigo 24 e hoje nós vamos falar dos artigos que são os artigos que compreendem a nossa L, a nossa educação especial dentro da LDB. Amanhã, muito provavelmente, a gente vai conversar um pouquinho sobre a educação infantil, beleza? Então, amanhã a gente conversa sobre educação infantil, hoje educação especial, falamos de organização da educação escolar e falamos também aqui já de currículo. Para quem não assistiu a aula anterior, as aulas anteriores de currículo e de organização escolar, assistam. Vocês podem ter certeza que aquilo que eu falei estará na prova de vocês. Perfeito, amores? Mas para além disso, né, a gente vai conversando. Deixa eu organizar aqui minha câmera que não tá muito bacana. Quero ficar um pouquinho mais no centro. Acho que agora tá um pouquinho melhor. Beleza. Organizei aqui minha câmera. Aí, deixa eu ver como é que ficou aqui. Show. Agora tá bem melhor. Tá bem melhor. Amores, aí eu quero falar uma coisinha com vocês, tá? Que que eu quero conversar com vocês, né? a a respeito e acho que quem quem tá aqui pela primeira vez é melhor ainda, porque vai, né, acaba votando. Quem tá já tá aqui desses dias que eu tô aparecendo que já votou tem que votar de novo. Então eu vou compartilhar com vocês a minha tela para mostrar uma coisinha para vocês. Pera aí. Onde é que eu vou achar isso? Eh, deixa eu ver aqui, pera aí, pera aí. Para falar para vocês do prêmio IB, mas antes quero mostrar uma coisinha que aconteceu hoje, tá? Rosângela, Elsa, Patrícia, né? Rosângela Ferreira. Então, olha só, botar aqui, ó, Elizou mostrar, compartilhar. Botei nos stories, mas eu acho que vale super a pena mostrar aqui mesmo para vocês também. É o seguinte, olha só, agora vou compartilhar minha tela. Agora vai compartilhar. Foi. Tá compartilhado aí, amores. Saca só. Deixa eu ver se eu consigo dar um zoom. Consigo, saca só. Lembra que eu falei para vocês a respeito da votação do prêmio IBT? Perfeito. Eu tô falando para caramba para vocês. Para quem não sabe, vou explicar mais uma vez. O prêmio IBEST é o maior prêmio nacional, que ele é eh um prêmio que é destinado às pessoas que são produtoras de conteúdo digital. No meu caso, eu produzo conteúdo digital do ramo educacional. O premest ele é dado pra gente que assim, gente, vocês não têm noção das pessoas que participam do Premio Best. São pessoas com milhões de seguidores, né, cada uma dentro do seu ramo, dentro da sua realidade. A minha realidade é realidade de professora, realidade de educação, a realidade da educação especial, que eu eu, né, trabalho hoje em dia com educação especial. Então essa é a minha realidade, eu trabalho nesse ramo. Então eh, para nossa surpresa aqui do Mais Aprovação, eu fui indicada como a uma das melhores produtoras de conteúdo digital do ramo eh educacional. E aí eu tô concorrendo ao Prembest. Só que vocês não têm noção do que que tá acontecendo. Como tá todo mundo acha que sei lá, não sei se é empenhado em me ajudar. Não, eu não sei o que que é, gente, o que que tá acontecendo. Deus é bom comigo o tempo todo. Saiu hoje o primeiro, o primeiro dia, saiu a o primeiro ranking do dia. E aí, se vocês forem ver, quem tá na, quem tá em primeiro lugar no Brasil é a professora Adriana Figueiredo, professora de português do do Estratégia Concursos. E assim, ela é muito famosa, ela tem muito seguidor estratégia concurso, todo mundo sabe que é um grande preparatório para concursos, né? e ela tá em primeiro lugar. E eu achei super normal. E aí vem o professor eh Tlios Morais, se eu não me engano, ele trabalha com alguma cadeira dentro do direito e ele é muito bombadão, esse professor, né, muitos seguidores, né, aquela coisa toda. Gente, eu tomei um susto quando eu descobri que eu tava em terceiro lugar. E esse terceiro, e o engraçado que eu tô fazendo campanha com vocês, pedindo para vocês votarem todos os dias. Todo mundo pode votar uma única vez por dia. E eu tô pedindo para vocês votarem, né, em mim todos os dias, né, e passar pros familiares de vocês, pros amigos de vocês, para outros professores. Eh, e eu não imaginei que eu conseguiria estar dormir o dia de hoje em terceiro lugar. Possa ser amanhã que quando atualize o ranking, eu não esteja mais em terceiro. Possa ser que eu ca lá para eh eh posição, possa ser que eu eh amanheça na não sei depois do do do número 100, não sei. Mas hoje, no dia de hoje eu estou indo dormir, que o ranking não vai mais atualizar no dia de hoje. Hoje eu tô indo dormir em terceiro lugar no Brasil e eu fazendo campanha para chegar ao top 20. Então eu não sabia que que vocês seriam tão generosos comigo. É isso. É isso. Então aquilo que era uma imensidão, porque assim é uma quantidade muito grande de pessoas que estão participando e saber que no dia de hoje estou indo dormir em terceiro lugar no Brasil. Do Brasil, em terceiro lugar do Brasil. Eu tô ind, eu tô indo dormir em terceiro lugar, vocês não estão entendendo. Então isso é é um absurdo, porque eu sou, como eu falei para vocês, eh eu sou apenas uma professora do de dia da educação básica. Eu sou uma professora da educação básica que um dia já foi call center, que vocês estão entendendo o que eu tô falando, que um dia já foi call center, que um dia já foi garçonete e hoje eu tô dormindo no terceiro lugar do prêmio B, que é o maior prêmio do Brasil para quem produz conteúdo digital. Então, só para agradecer a vocês. Quem não votou, vota mais, por favor, passa pros familiares de vocês. Eu tava sonhando com o top 20 e dormir hoje no terceiro lugar é muito mais do que eu possa ter imaginado. Na verdade, eu nunca imaginei estar em terceiro lugar, nunca. Tô sendo muito sincera, eu imaginei estar no top 20, né? Sonhei estar no top 20. Então eu não tô sabendo lidar estar no terceiro lugar, porque eu não pensei que eu pudesse chegar num terceiro lugar. Então para mim é uma coisa inimaginável. Então é isso, agradecer a vocês, pedir que vocês continuem votando em mim, pedir que vocês continuem e dá uma informação importante. Se vocês não sabem, a gente tem aqui, ó, a página do Premest, não é? Para você ter o seu voto valendo duas vezes, você precisa seguir o a página do IBES. Como assim, Gisele? Se você não segue o Instagram do IBT, seu voto vale um. Vale um ponto só. Se você segue o Instagram do IBEST, ele deixa bem claro, se você segue o IBEST, seu voto vai valer dois. Então, se você seguir o Instagram do IBT e depois voltar lá para poder votar em mim, eu vou ganhar mais dois votos seu. Só porque você tá seguindo o IBEST. Entenderam o que eu tô falando? Então, sigam a página do Instagram do IBEST. Ah, mas eu não gosto do IBET, nem conheço IBET. É só para esse momento de votação. Acabou votação, acabou premiação, pode parar de seguir, mas é para que seu voto para mim valha dois pontos. Vha dois pontos. É isso que eu tô falando. Tá bom? Então, quem não votou, você pode botar Elisbest lá, por favor, na na nosso, Elis vai colocar o link aqui para vocês, tá bom? Vai colocar o link para votar em mim e aí vocês primeiro vão seguir a página do IBET. Só botar lá no no buscador do Instagram, IBET. Vocês vão seguir a o IBEST primeiro, depois vão lá na para aqui, ó, aqui na na no bio do IBET, tem bem o link, ó, aqui, ó. Deixa eu dar um zoom para vocês. Tem bem aqui, ó. Olha o link enorme que tá aqui, ó. Ó, bem aqui, bem aqui. O maior prêmio do Brasil, streaming, fotos e filmes no link. Então, ela tá tá bem aqui, ó. Esse link primeiro você vai seguir, depois você vai clicar nesse link. Quando você clicar nesse link, vai aparecer, ó, vote aqui. É a primeira opção, vote aqui. E aí você vai chegar aqui no buscador e só digitar assim, ó, Giselle com Lly. E vai aparecer meu nome. Clica em Gisele e você, ou pode clicar no link que ele, ó, tem o link que Elis acabou de mandar, mas Elis, eles têm que primeiro seguir o IBEST pro ponto valer dois, pro voto valer dois. Beleza? Aí, gente boa, olha aqui, ó. Tô indo dormir em terceiro lugar. Deixa eu só dar um zoom para vocês. Tô na página do IBET. Não é, não é na minha não. Ó, estou indo, estou indo dormir em terceiro lugar. Tô aqui na página do IBET, estou em terceiro lugar. É isso. Então, é, são vocês que estão me ajudando e muito obrigada por isso. Mas vamos votar, né? Vamos votar. Quem sabe eu consiga eu consiga chegar, continuar permanecer entre os três primeiros, né? Vai ser muito bacana, muito massa. Eles botou o link aí, tá bom? Clica no link, vai lá no IBET votar e fala assim, ó: "Votei, votei, votei." Coloca aqui para mim, por favor, que vocês votaram. Votei, votei, votei. É isso. E muito obrigada quem tá falando assim: "Você merece". Eh, parabéns. Eh, eh, você vai chegar ao primeiro lugar. Muito obrigada pelas energias positivas, porque isso ajuda para caramba aqui no nosso trabalho e ajuda também com que eu tenha forças para continuar. Vocês sabem que eu tava dando live só dia de sábado no café da manhã pedagógico, mas vocês me dão tanta força, vocês me incentivam tanto, vocês tão sempre torcendo para que dê tudo certo na minha vida. Que eu tava conversando com Elis que ao ao invés de dar aula só aos sábados pela manhã no café da manhã pedagógico, eu resolvi dar live agora a partir de segunda-feira, de quando foi? Hoje é quinta, então foi na terça-feira, não na quarta não, de segunda-feira. Então de segunda-feira em diante eu resolvi dar live todo santo dia. Então todos os dias eu estarei aqui. Todos os dias eu estarei aqui, tá bom? É em retribuição a tudo que vocês fazem por mim. Então esse terceiro lugar aqui que eu vou dormir no terceiro lugar, possa ser que amanhã eu esteja no 10º, mas hoje eu estou indo dormir em terceiro lugar no Premio Best Nacional. É, né? Então, então eu tô no terceiro lugar da educação no Brasil. Hoje estou indo dormir em terceiro lugar. Ainda que eu não não fique mais no terceiro, caia lá pro 10º, pro 20º, mas só isso que vocês fizeram por mim no dia de hoje. Então, vale realmente que todos os esforços que eu faço de estar cansada, de trabalhar o dia inteirinho, mas chegar a esse determinado horário, 19:30, abrir a câmera para poder ensinar um pouquinho do que eu sei para vocês, tá bom? Então, todos os dias é o meu compromisso. Todos os dias às 19:30 estarei aqui com vocês. Show. Beleza? É a forma que eu tenho de retribuir dando aula. E é isso, amores. Então, simbora. A En Santos falou assim, ó. Fiz o seu curso, tenho 52 anos, passei concurso de magé. Parabéns, Eni. Aproveite tudo que tem acontecido na sua vida com muita saúde. Desejo a você e a todos vocês muita saúde. Eh, eu nunca falo assim, ó, boa sorte, eh, boa prova, eu nem nunca falo essas coisas, né? Eu sempre falo que eu quero que vocês tenham muita saúde para poder fazer a prova de vocês, para poder correr atrás dos sonhos de vocês, porque com saúde a gente consegue fazer qualquer coisa. Então, Eni, fico muito feliz pela sua conquista, pela sua vitória. Fico muito feliz de ter feito de alguma forma parte desse seu processo de evolução na sua carreira, na sua vida profissional. Espero realmente que você aproveite com muita saúde. A Tatiana disse: "Você é apenas uma professora que faz a diferença como profissional e é um prazer estudar no Mais aprovação. É um prazer ter você como aluna, Tatiana. Muito obrigada pelo carinho, muito obrigada por acreditar no nosso trabalho, por confiar naquilo que a gente faz e a gente tem um prazer enorme em trabalhar para vocês, tá bom? Por vocês, para vocês, tá bom? Muito obrigada por tudo, mas simbora, simbora daquilo que vocês mais gostam, que que vocês mais gostam? Vocês gostam de aula, então simbora falar de educação especial eh dentro da nossa LDB. Então, tem umas coisinhas aqui interessantes que eu acho que eu acho importante ser serem faladas para que vocês entendam que eh educação especial assim da a educação de uma forma generalizada, ela passa por vários processos de evolução. A educação especial numa perspectiva de uma educação inclusiva não vai ser diferente. Então, a gente tem sempre que tá se atualizando, principalmente quem vai trabalhar com educação especial. E a gente precisa também ver como é que a normativa, as normativas vão se comportando com relação a essas essas essas mudanças, né, essas evoluções. A gente vai trabalhar hoje educação especial dentro da LDB, mas se houver necessidade de acionar o ECA, de acionar a Constituição para fazer um paralelo entre essas normativas e ver como é que a a educação especial vem se comportando, né, nessas normativas as quais eu citei agora, eu acho super válido, super importante e assim eh o irei fazer. Olha só, gente boa, a primeira coisa que eu quero falar com vocês é o seguinte. a gente tem algumas algumas nomenclaturas que ela que elas vão sendo modificadas no processo de evolução, né, da educação, por exemplo. Então, quando vocês forem se referir agora numa numa redação, numa discursiva, né, por exemplo, eh em que o tema seja educação especial, eh comece agora a colocar não mais público alvo da educação especial, beleza? Esse termo, por exemplo, já tá caindo. Então, cada vez mais vocês vão me ver falando menos de público alvo, beleza? Então, é público da educação especial, né? Público de educação especial. Agora o a palavra alvo não vai se não vai ser mais utilizada. Então, isso tem saído agora um pouco nas literaturas e tal. Então, vamos começar a nos acostumar com algumas nomenclaturas que vão surgindo e com outras que estão caindo. Então, vamos tomar certos cuidados, por exemplo, quando a gente for fazer uma discussiva, onde o tema é educação especial, pra gente não falar mais público alvo da educação especial e sim público da educação especial. É o primeiro ponto que eu quero trazer para vocês aqui. É claro, como eu tô me acostumando ainda com essa nova realidade, com essa nomenclatura que acabou caindo, eu vou citar aqui algumas vezes e vou acabar até cometendo erro, mas para vocês também já irem se acostumando, assim como eu também estou fazendo, tá? Beleza? Aí a gente tem aqui já de cara o artigo 58 da nossa LDB e o primeiro artigo já taxado, já arriscado. E isso quer dizer alguma coisa. quer dizer que esse artigo 58 já não tem mais validade. Beleza? Se ele não tem mais validade, alguma coisa aconteceu para que ele não tivesse. Então, essa validade. A gente tem que entender o seguinte, não é uma evolução dentro da educação. Então, o que fez o artigo 58 evoluir para uma nova redação? Assim que a gente tem que pensar. E vocês sabem muito bem que eu gosto de trabalhar da seguinte forma, mostrar para vocês o artigo atual e mostrar para vocês o artigo como ele era anteriormente, porque a gente tem que entender por feita essa modificação. E não simplesmente vou falar para vocês que foi alterado porque foi alterado. Não é assim que se estuda, beleza? Então, olha só, quando eu tô falando aqui, ó, especificamente do artigo 58, vamos fazer a leitura pra gente entender como estava antes. Entende-se por Inte-se por educação especial para os efeitos desta lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educando os portadores de necessidades especiais. E aí você já começou a perceber que tem uma nomenclatura que não tá valendo. Qual é a nomenclatura que não está valendo mais? justamente essa aqui, ó, portadores de necessidades especiais. Essa nomenclatura já declinou, já caiu. Isso não apenas no artigo 58 da LDB, também no artigo, eu vou botar aqui lá no artigo quarto, ó. Vou trazer o artigo quarto para vocês. Artigo de número quatro. Deixa eu ver se eu consigo trazer ele aqui. Pera aí. Botar lá em cima. Aí eu pegar o artigo quarto, ó, tá bem aqui artigo qutoarto, inciso terceiro, especificamente, né, para falar para vocês, para vocês perceberem que a redação lá também mudou, ó, artigo quto inciso de número três. Aí tá aqui, ó, inciso terceiro. Olha como é que tava antes. Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. E aí ele só fala aos educandos com necessidades especiais. Então a gente não vai mais falar necessidades especiais, a gente já não vai mais falar portadores de necessidades especiais. Perceberam? Então temos uma modificação lá no artigo 4º, inciso terº da LDB e temos uma modificação já no caput do artigo 58, na cabeça do artigo 58, que vai falar portadores de necessidades especiais. Hoje, como se encontra o artigo terceiro do artigo quto da LDB? Ele vai falar assim, ó. Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. E tudo isso vai ser transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. E aí a gente sabe, você vai falar assim: "Ué, Gisele, não entendi." Então, a educação especial, ela vai ser transversal a todos os níveis, etapas e modalidades. Explica melhor. Não saquei. O que que você quer dizer com isso? Olha só, quando a gente fala dessa transversalidade da educação especial nas etapas da educação básica, nos níveis de educação básica e também nas modalidades de educação básica, significa que a educação especial é a única modalidade de ensino que ela consegue atravessar todas as etapas da educação básica. Ela consegue atravessar todos os níveis de educação básica e ela consegue atravessar todas as outras modalidades de ensino. Entenderam o que eu tô falando? Se você pensar assim, a EJA, a EJA, ela consegue atravessar todas as etapas da educação básica? Não. É claro que não. A EJA consegue eh atravessar todos os níveis de educação escolar? Não. E qualquer outra modalidade de ensino que você venha citar, isso não vai acontecer, a exceção da educação especial. Por que, Gisele? Porque você vai ter uma criança público da educação especial, um aluno público da educação especial na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio, na educação superior e em qualquer modalidade de ensino. Por isso que na redação se fala que a educação especial ela é transversal, ela atravessa todos os níveis, todas as etapas e todas as modalidades de ensino. E isso preferencialmente na rede regular de ensino. Por que a matrícula vai ser preferencialmente na rede regular de ensino, meus amores? Por uma por uma uma questão meio que óbvia. Você enquanto pai, enquanto mãe, você não é obrigado a matricular o seu filho em uma rede regular de ensino. Caso você queira matricular o seu filho numa rede especializada de ensino, você pode, porque não é uma obrigação. É claro, o Estado enquanto poder público, ele vai te dar esta opção e vai te dizer: "Olha, preferencialmente que seja na na rede regular de ensino, mas você pode matricular numa rede especializada de ensino, pai e mãe, não tem o menor problema. Daí a palavra preferencialmente, não a palavra obrigatoriamente." Beleza? Show. Simples assim. light, light, stresse zero. Então é isso que eu tô falando para vocês. Quando vocês pegarem uma redação, principalmente se for de educação especial, tentem entender o que que aquela redação tá tá dizendo para você com relação à questão de matrícula. É obrigatoriamente ou é preferencialmente? Ah, é preferencialmente. Por quê? Porque o pai e mãe não é obrigada a matricular na rede regular de ensino. Se existem redes especializadas e o pai e a mãe querem colocar na rede especializada de ensino, tudo bem. Por isso que é preferencialmente. Outra coisa, por que que é transversal a todas as etapas e níveis e modalidades? Porque a educação especial é a única modalidade de ensino que ela vai passar e perpassar qualquer etapa, qualquer nível e qualquer outra modalidade de ensino. Daí essa questão de ser transversal a todos os níveis, modalidades e etapas, porque ela atravessa todos eles e ela é a única modalidade que tem essa capacidade. Perfeito. Show. Posso passar agora lá pro artigo 58? Eu comecei lá no 58 e agora eu acabou, acabou que eu tive que voltar pro artigo quarto, inciso terceiro. Fala aí comigo enquanto eu vou aqui, enquanto eu vou me abaixar para poder pegar um pouquinho aqui da minha garrafa d’água. Fala comigo aí. Tô bebendo uma aguinha. Eu sei que tem um delay, né? Ó, pessoal, e vocês que estão aí, ó, no Instagram, corram aqui pro nosso YouTube, nosso canal no YouTube, eh, e a gente vai trabalhar educação especial de uma de uma numa perspectiva, claro, sempre de educação inclusiva e dentro mais dentro da LDB. Beleza? Show. Deixa eu beber um pouquinho da água. A Cláudia, acho que foi a Cláudia, é a Cláudia Beatriz falou assim: "Não entendi o transversal". Deixa eu falar uma coisa para vocês. Para você entender essa questão da transversalidade, Cláudia, é muito simples. Que que você vai fazer? Você vai pensar é o seguinte, gente, olha só, tem criança público alvo, eh, público, alvo, tá vendo? Público alvo. Tem criança público da educação especial na creche? Sim. Tem na pré-escola, sim. Tem no ensino fundamental, sim. Um e dois, sim. Tem no ensino médio, sim. Tem na graduação, né, na educação superior? Sim. Nas outras modalidades de ensino, tem a um aluno público da educação especial? Sim. Ou seja, a educação especial ela atravessa qualquer etapa, qualquer nível e qualquer modalidade. Por isso que ela é transversal a todas as etapas, níveis e modalidades. Simples assim. Beleza. Show, show, Cláudia. Então, partiu Feroz aqui. Eu vou agora passar pro artigo 58. Já bebi minha aguinha. Parti aqui pro artigo 58. Mais uma vez, beijo, Gil. 58. Agora, se embora entender o artigo 58, deixa eu tirar aqui esse buscador. Vamos entender o artigo 58. O artigo 58, como eu falei para vocês, tem uma primeira redação que ela acabou sendo declinada, porque essa redação já tá já tá defasada, né? Tá, tem termos aí que já não cabem mais. E aí, como a gente estava falando anteriormente, o 58 ele foi alterado principalmente porque os termos já, ó, termos já tão tão furados. e dizia: "Intendo-se por educação especial para os efeitos desta lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educandoos portadores de necessidades especiais. Não vale mais. Beleza, mas Gisele, quando foi que isso aconteceu? Isso aqui aconteceu especificamente em 2013, tá bom? É claro, a gente vem falando de educação especial, não foi não começamos a falar sobre isso em 2013. Esse tema educação especial é um tema que vem sendo abordado, conversado já já alguns anos. Então, eh com passados anos, com passados tempos, só foi aprimorando, melhorando e continua, né, nesse processo. Então, cada vez mais eu vou trazer para você uma terminologia nova, alguma coisa assim, porque vai evoluindo. Em 2013, nós tivemos aquela lei específica que mais alterou a nossa LDB. Eu sempre falo dessa lei. Quem tem aula comigo, quem sempre tem aula comigo nas minhas nas nossas turmas, né, do Mais Aprovação, eu sempre falo e quem tá aqui pode confirmar, Gisele, você não fala nada, pode me desmentir agora se eu não falo para caramba o quanto que essa lei 12796 de 2013, ela alterou a nossa LDB e ela fez alterações importantíssimas que eu vou trazer amanhã também quando eu for falar com vocês sobre educação infantil na LDB. A primeira coisa que vocês têm que entender é o seguinte, essa lei ela é ela que traz esse marco de a trazer a nova a nova nomenclatura de educação especial, onde nós saímos desse patamar de portadores para chegarmos à pessoa com deficiência. Aí você vai falar assim: "Ué, Gisele, mas por que que é pessoa com deficiência? Transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades de superdotação. É simples, gente, porque acho que todo mundo já sabe, ninguém importa nada. Primeiro ponto. O segundo ponto é por que que é com pessoa com deficiência? Porque antes de qualquer coisa, aquele ser é uma pessoa. Então uma pessoa é uma pessoa como outra qualquer que tem uma particularidade, uma deficiência. Perfeito. Então é pessoa com deficiência. não é um portador de necessidades especiais, é uma pessoa com deficiência, porque a pessoa vem antes de qualquer outra coisa. Beleza? Assim como a gente fala que é uma pessoa dentro do espectro do autismo, né? Então é uma pessoa com deficiência. Além disso, eh, pessoa com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento. Quando eu falo dessas pessoas que a apresentam transtornos globais de desenvolvimento, eu tô colocando o pessoal aí eh que hoje inclusive, né, tive uma palestra maravilhosa, incrível sobre isso, né, sobre as pessoas que estão dentro do transtorno do espectro do autismo. Perfeito, tranquilo. E aí também tem as pessoas, né, com altas habilidades ou superdotação. Lembrando que altas habilidades é uma coisa e superdotação é outra coisa, né? Então a gente, é claro que quando a gente vai acaba trabalhando com educação especial, muitas vezes esses dois termos se confundem muito, altas habilidades e superiotação, mas são coisas distintas. Vamos começar a falar de deficiência, tá? A primeira coisa que a gente tem que entender, deficiência é a falta de Então, pega o dicionário, vai lá ver o que que é deficiência. Deficiência é a falta de. Então, por exemplo, se eu tenho uma questão cognitiva, né, intelectual e tal, eu tenho uma deficiência intelectual. Se eu tenho eh um alguma questão, né, eh no meu membro, em algum membro meu superior, eu tenho uma deficiência, né? tem uma deficiência, no caso, física. Beleza? Tranquilo? E aí, se eu, por exemplo, não enxergo, sou cega, eu tenho uma deficiência visual, é falta de Da mesma forma se eu não ouço, eu tenho uma deficiência auditiva, a falta de audição, por isso que é deficiência, é a falta de alguma coisa ou aquele membro que você tem que ele não tem uma funcionalidade, né? deixou de funcionar ou você já nasceu com ele com alguma questão ali motora. Perfeito. Então, a deficiência é a falta de quando eu falo, por exemplo, dos do transtornos globais de desenvolvimento, aí eu já tô falando, né, das pessoas que estão dentro do espectro do autismo. Beleza? E quando eu tô falando especificamente de altas habilidades, eu tô falando de pessoas que nascem com habilidades e que se não forem trabalhadas, elas irão perder aquela habilidade porque simplesmente não foi estimulado para que ela entregasse o máximo da sua potencialidade. Beleza? Show. Agora, quando eu falo de superdotação, a gente já tá falando de uma outra coisa. Superdotação. A pessoa nasce superdada e ela vai morrer superdotada porque é algo inato. Aquilo nasce com a pessoa, está na genética da pessoa. Então a superdotação, você nasceu assim, você vai morrer assim. as altas habilidades. E aí a gente pode começar a estudar, por exemplo, Howard Gardner, as altas habilidades, a pessoa, ela nasceu com uma alta, com uma, com uma alta habilidade específica, mas se não for trabalhada, se não for estimulada, ela vai acabar perdendo. Quer ver um exemplo? Tem gente que nasce com uma alta habilidade eh para desenhar. Desenha para caramba, desenha muito. Mas aí a pessoa, né, vai fazendo um monte de coisa, vai crescendo, isso é aquilo, e não desenha mais. Aí você encontra com a pessoa, né, anos depois. E aí, fulano, como é que você tá? Posso desenhava para caramba? Tá desenhando muito ainda? E a pessoa vai te dizer: "Poxa, eu não desenho nada mais, nem sei que fazer um rabisco." Aí você vai falar: "Ué, como assim? É possível isso?" Sim, ela era uma pessoa que tinha uma alta habilidade e que como não foi estimulada, não foi trabalhada, acabou não se desenvolvendo. Poderia ter evoluído, né, para que a pessoa fosse uma grande uma grande artista plástica, uma grande pintora, né, ou que fosse uma grande desenhista de de de quadrinhos, alguma coisa assim de jogos, jogos eletrônicos, mas não evoluiu para aquilo. Por quê? porque não foi trabalhado, não foi estimulado. Então, não confundam altas habilidades com superdotação. Esse é o público alvo. Volto, não posso mais falar alvo. Esse é o público da educação especial, pessoas com deficiência, pessoas com altas habilidades ou superdotação e aquelas também que estão dentro do transtorno globais do desenvolvimento. Beleza? Posso continuar aqui? Fala aí comigo. Fala comigo. Fala comigo. Eu vou beber uma aguinha porque eu falo para caramba, né, pessoal? Pega esse link, vai passando para outras pessoas aí, perfeito? Para que outras pessoas tenham acesso a esse conteúdo, para que outras pessoas venham assistir a nossa aula, que eu acho super eh importante, que a gente converse muito, principalmente sobre educação especial hoje. Depois vocês vão lá, por favor, lá no Instagram que eu fiz uma postagem, ó. Fiz uma postagem aqui, ó. Vou sair do K do IBET. Tudo meu é IBEST agora, mas vou sair do IBEST só para mostrar uma coisinha para vocês. Hoje eu hoje eu fiz uma postagem, deixa eu dar uma diminuída aqui na minha tela pra gente não esquecer, né? E aí depois vocês podem vão lá, ó, para poder curtir, porque hoje é dia da língua brasileira de sinais. Hoje é dia 24 de abril, pra gente não poder esquecer. Hoje é dia 24 de abril, né? dia da língua brasileira de sinais. Depois, eh, vão lá no Instagram, curtam para que os nossos o nosso trabalho seja divulgado, seja propagado, né, para para diversas pessoas, né, e aí vocês ajudam a gente sempre crescer, tá bom? Então, vou continuar beber minha aguinha, que eu não bebi, né? Fiquei falando, falando, falando, não bebi minha aguinha. E aí, o pessoal que tá aqui, ó, lá no aqui no no Instagram, corre lá pro nosso canal do YouTube Prof.Gel Dias. Deix beber uma aguinha aqui, gente. Simbora aí, amores. Deixa eu trazer aqui meu meu copo para cá. Então, simbora. Quando eu passo pro parágrafo primeiro, o parágrafo primeiro vai dizer assim, ó, haverá, deixa eu pegar ele aqui, ó. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola regular para atender as peculiaridades da clientela de educação especial. Eh, as pessoas se assustam um pouco quando vem essa redação dentro da LDB, porque esse quando necessário assusta um pouco. Mas vamos conversar sobre esse quando necessário, só para vocês tirarem esse essa má impressão, né, que acaba que a gente acaba tendo quando lê essa esse parágrafo primeiro. Então, olha o seguinte, haverá quando necessário serviço de apoio especializado na escola regular para atender as peculiaridade da clientela da educação especial. Gente boa, o que significa isso aqui? Significa o seguinte. Às vezes eu tenho numa sala de aula eh três alunos que são eh laudados, tá bom? E aí vou colocar aqui que eu tenho um aluno com um laudo de deficiência. ah, motora, deficiência física, né, melhor dizendo. Então, ele tem eh uma questão no braço direito dele, vamos colocar assim. Eu tenho um outro aluno que ele é laudado eh com dentro do espectro do espectro eh do autismo. E ele aí tá lá no laudo dele, nível de suporte eh dois, tá bom? E eu tenho um outro aluno que ele é laudado. Deixa eu pensar aqui. Deixa eu pensar. Deixa eu pensar. Ele é laudado também, né, com Não, aí esse aí tem um laudo de de síndrome de Dal, né, e com uma acentuada deficiência intelectual. Beleza? Então eu tenho essas três situações. Quando diz aqui dentro da lei haverá quando necessário serviço de apoio especializado. Vamos colocar uma situação aqui. Esses três, esses três alunos os quais eu citei, eh, tem aquele que vai demandar muito e vai precisar de um serviço de apoio especializado, por exemplo, um mediador, não é? Só que naquela unidade, só que naquela sala de aula, não na unidade escolar, mas naquela sala de aula especificamente tem um mediador, tá bom? Se tem um mediador, e nós temos essas três situações, uma criança com deficiência física, né, lembra que eu falei, né, com uma questão motora no braço direito, mas não tem nenhuma questão intelectual, nada disso, não. Aí eu tenho uma outra, né, dentro do espectro autismo, do autismo, eu tenho uma outra como deficiência intelectual, né, acentuada. O, e porque eh além disso, né, ele é a síndrome de D. Aí eu pergunto eh pergunto para vocês, tem apenas um mediador, esse mediador, na concepção de vocês, tá, eh tem a necessidade de dar uma maior atenção, é claro que ele vai dar, mas a atenção dele vai ser uma atenção muito mais voltada pra pessoa que tem a questão motora, pro aluno que tem uma questão motora, lembrando que ele não tem nenhuma questão intelectual, nenhuma questão cognitiva. Então, quando a gente fala de haverá quando necessário, a gente precisa pensar nas situações que nós temos em sala de aula. E aí, às vezes, aquele profissional que é o único profissional, quando tem, né, gente, vamos, vamos ser sinceros, né, quando tem um profissional de apoio em sala de aula, quando a gente tem um mediador em sala de aula, a gente enquanto professor, não sei se você, se vocês passam por isso, mas acredito que sim, você vai a destinar aquele, o único mediador que você tem para atender aqueles alunos que mais necessitam. Esse, por exemplo, que eu acabei de falar para vocês, que tem uma questão motora, né, no bracinho dele direito. Esse aluno, como não tem uma questão, né, a cognitiva, uma questão intelectual, ele pode fazer as atividades dele sozinho, não tem o menor problema. a para aquilo que demandar, né, que ele faça o uso tanto da mão direita quanto da mão esquerda e tal, quando ele quando for uma uma questão que demande, né, a questão motora dele, é claro que ele vai ter um apoio, é claro que ele vai ter então alguém ali o auxiliando, mas eu tô falando aqui de outros alunos que têm uma demanda, né, uma demanda considerável principalmente de questões intelectuais, né? Então eu tô colocando aqui um nível de suporte dois que pode ter, por exemplo, uma como comorbidade uma deficiência intelectual. Então esse estagiário, ele vai atuar preferencialmente com esses dois alunos, porque aquele com a questão motora, ele não tem uma questão intelectual. Então a gente tem que parar para pensar nesse sentido. Essa redação vem trazendo isso pra gente, só pra gente não ter uma má impressão da redação da LDB. Então, é justamente o que tá dizendo aqui. Haverá, quando necessário, serviço de apoio especializado na escola regular para atender as peculiaridades da clientela da de educação especial. Beleza? Então, a gente precisa só pensar nesse sentido, porque tem gente que lê essa redação aqui, fala: "Istexe", haverá quando necessário, sempre se precisa. Calma. Existem situações que a gente tem um mediador ali, mas ele pode dar atenção aquilo que mais precisa, aquele que mais precisa, aquele que mais tem necessidade, aquele que apresenta muito mais demandas de que uma outra criança. É claro, quando essa criança precisar, ele vai ali, vai atender, vai auxiliar, mas o que precisa mais, o que tem mais demanda, é que vai ter, né, a, visto que a gente tem uma escassez de profissionais dentro da sala de aula que nos ajudem a trabalhar com a nossa turma, né? Então, a gente tem um mediador quando tem, quando tem, a gente tem um mediador e a gente tem que fazer desse mediador, né, aqui eh eh uma uma peça chave para poder ajudar as nossas maiores demandas, beleza? É isso que a redação tá dizendo pra gente não ficar com uma má impressão da LDB, tá bom? Show. Mas a gente sabe que quando tem é um mediador. É bem difícil, é muito difícil, não é pouco não. Aqui no parágrafoundo, meus amores, a redação diz o seguinte: "O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular. Que que significa isso, Gisele? Não entendi nada que a redação quer dizer. É bem simples o atendimento, né? é educacional. A pessoa que é público da educação especial, lembrando, gente, para quem tá chegando agora, essa nomenclatura de público alvo da educação especial caiu, não está mais se utilizando. Então, por isso que eu tô falando o tempo todo pra gente ir se acostumando. Já errei aqui algumas vezes, tá? Mas porque eu tô me acostumando ainda. Então, quando você a a você vai perceber que eu tô falando público da educação especial, a palavra alvo eu tô tentando utilizar mais porque já caiu, já entrou em desuso, tá bom? Só para vocês irem se acostumando também, assim como eu tô me acostumando. Então, quando a gente tiver falando eh do atendimento educacional paraa criança, pro, né, pro aluno que é público da educação especial, e aí esse aluno, né, a não conseguir estar em sala de aula por conta de suas demandas e tal, de a a simplesmente a gente tem eh aluno, quem é que não tem aluno assim? Vamos combinar, tem aluno, tínhamos aluno na rede, tínhamos não, né? Temos uma aluna na rede que ela simplesmente não conseguia ficar de roupa, ela não consegue ficar vestida. E é, mas por que não consegue, Gisele? Muito provavelmente alguma coisa na textura da roupa incomoda a essa aluna. Então ela tem dificuldades, né, para a para se estar vestida. Muitas por muitas vezes ela já tirou a própria roupa, né, na sala de aula. eh tem uma seletividade alimentar muito grande. Então, às vezes às vezes não queria se alimentar, na maioria das vezes não se alimentava na escola, tinha que, né, levar eh sempre alguma coisa de casa para não passar mal, não ficar com fome, porque sempre comia aquela comidinha ali dela por questão por questão severa da da seletividade alimentar. Então nós temos situações, né, que por muit das vezes a criança não tem como ficar na sala de aula regular, que para ela é muito difícil, para ela é muito sacrificante e por diversas vezes ela acaba se desorganizando. Então, para essas situações, para essas situações em em específico, a gente entende que o atendimento educacional ele tem que ser dado, porque todo e qualquer aluno que é público da educação especial tem direito à educação, mas quando não é possível esse aluno estar na sala de aula regular, ele não pode ficar sem estudar. É isso que tá dizendo o parágrafo segundo. Ele não vai ficar sem ter atendimento educacional especializado, ainda que ele não consiga eh ficar na sala de aula regular, que existam impeditivos para que ele fique na sala de aula regular. Ainda assim, ele tem que ter atendimento educacional. E esse atendimento educacional, como não vai poder ser na sala de aula regular, quem sabe um dia pode, mas naquele momento não tem condições que isso seja feito, onde é que vai se dar? Então é isso que a lei tá dizendo. Vai dizer aqui, ó, será feito em. Então nós temos as classes especiais, beleza? Então, nós temos as classes onde as crianças, geralmente as crianças, os jovens, os adolescentes, tem pessoas adultas também em classe especial, onde geralmente essas pessoas, esses alunos são colocados de acordo com aquilo que elas apresentam. Por exemplo, no município do Rio, nós temos classes de DI, deficiência intelectual. No município do Rio, nós temos classes de teia que vão atender só pessoas que estão dentro do espectro do autismo. Nós temos classes de DMU, de pessoas com deficiências múltiplas. Compreendem o que eu tô falando? Então, existem as classes, eu vou tá falando da minha realidade, que é realidade do município do Rio. Possa ser que na SU, no seu município, não seja assim e tá tudo bem, porque essa organização vai muito mais do sistema de ensino do que de qualquer outra coisa. Então, a gente tá falando aqui da organização do município do Rio para dar atendimento à demanda dessa clientela. Então, tem classe de DI, classe de TEIA, classe de de DMU. Deixa eu pensar mais aqui. Eh, o que que tem? Eh, acho que são essas, né? Se tiver mais alguma outra aqui que eu lembre, aí eu falo com vocês. Então, esse atendimento vai ser feito em classes, ele pode ser feito em aqui, ó, escolas ou serviços especializados. Como assim dizer escolas ou serviços especializados? Bom, primeiro a gente tem escolas especializadas, como por exemplo, você que tem um filho, algum parente, não sei, que seja surdo, ele pode estudar numa escola especializ especializada aqui no Rio de Janeiro, chamada de Ines, que é um instituto, né, eh, Instituto Federal, inclusive, que ele é destinado a dar atendimento educacional pessoas surdas. Da mesma forma que nós temos um outro instituto que é especializado a dar atendimento educacional pessoas que são cegas, que é o Benjamim Constan. Essas são as escolas especializadas, como por exemplo também as APAIs e tantas outras que vocês vão fazer a citação aqui. Então, existe a possibilidade sim das pessoas serem matriculadas para terem atendimento educacional em escolas especializadas. Beleza? Então, a gente tem as APAIs, a gente tem eh, ai gente, tem um nome, tem a paz, não lembro se é BBR, alguém, alguém fala aí aí, alguém fala para mim aí, tá? Porque esses nomes assim eu não vou lembrando, eu lembro das APAI, se eu lembro, mas não sei se a BBR dá dá esse esse atendimento, mas tem diversos serviços, né, que de especializados que vão dar atendimento educacional especializado, porque a criança ela não consegue estar na sala de aula regular, beleza? E aí, por que que isso vai acontecer? Tá aqui, sempre que em função das condições específicas dos alunos não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular. Beleza? Aí a a da até citou até citou aqui, ó, a ACD. Isso. A gente tem a ACD, a gente tem as APAIs, a gente tem as BBRs. Então, a gente tem eh eh essas redes, né, de eh especializadas para dar atendimento educacional a esses alunos, beleza? Então, pode ser feito em classe, pode ser feito, como tá dizendo ali, ó, escolas ou serviços especializados. E isso vai se dar sempre que as demandas desse aluno eh eh façam com que não seja possível que ele esteja numa sala de aula regular. Alguém citou aqui, ó, pestalose, é isso. Perfeito. Então, vocês compreenderam o que que significa o parágrafo segundo. A gente precisa entender de fato as normativas paraa gente não fazer bobagem na prova. A gente, pra gente não fazer bobagem na prova, que a gente faz muita bobagem, até mesmo quando vai na parte da discursiva, a gente faz muita bobagem. Por que que a gente faz bobagem? Porque a gente não consegue interpretar a lei ou simplesmente a gente não conhece. Então, a partir de hoje, ou melhor, segunda-feira eu comecei trabalhando com vocês artigo 26, currículo. Trabalhei artigo 24, organização de educação básica. Tô trabalhando com vocês hoje educação especial para vocês pararem de cometer erros eh de interpretação de texto, né, que é uma coisa simples. Legislação, a gente tem que estudar detalhe por detalhe e saber interpretar. Por isso que eu faço questão de falar ponto a ponto com vocês, como por exemplo, esse aqui, haverá quando necessário. É um texto que quando você ouve não é bacana aos ouvidos, mas se você para para entender as situações que nós temos dentro da sala de aula, aí vocês vão perceber que faz sentido sim esse texto, tá bom? Da mesma forma que a gente tem aqui o parágrafo segundo, que ele vai falar a respeito de que quando não for possível, né, esse aluno, esse aluno está numa sala de aula regular, que ele tenha sim atendimento educacional especializado, afinal de contas ele tem o direito de estar, de receber esse atendimento educacional especializado, só que em classe, por exemplo, né, em em escolas, serviços especializados, sempre que não for possível, né, que ele esteja matriculado numa eh sala de aula regular, tá bom? Beleza, foi? Entenderam o que eu falei? Tá de boa, tranquilo. Light light zero. Gente, essa essa essas explicações que eu que eu dou, eh, é só assim uma cerejinha, tá? Porque a aula completa mesmo vocês vão ter sempre nas nossas turmas do Mais Aprovação. Lembrando que a gente vai abrir turmas, né, para Belfo Rosto. As nossas turmas de Duque de Caxias, elas estão abertas, beleza? Eh, quem quiser participar das nossas turmas de Duque de Caxias que já estão rolando, quem quiser participar de Belfo Roxo, entra em contato com o nosso WhatsApp, beleza? E aí vocês vão ter essas aulas e muitas mais outras aulas comigo e com nossos professores aqui do Mais Aprovação. Perfeito, amores. Então, simbora aqui pro nosso parágrafo terceiro que é de boa, de boa, de boaça mesmo, tá bom? Só que eu quero que vocês vão colocando, vão colocando aí se vocês estão entendendo o que eu tô falando. Coloca aí, por favor. Tão entendendo o que eu tô falando? Tá? Porque se não entender, vocês tem que me perguntar: "Gisele, volta no ponto tal que eu não estou entendendo, não entendi o que você falou". Até aqui no Instagram teve alguém que falou assim: "Ó, eu não entendi o que você falou com transversal. Se você não entender, você tem que me perguntar para eu poder trabalhar com vocês. É claro que aquilo que eu não souber, não vou ficar inventando história, né? Vou falar: "Cara, não sei. Eu juro para vocês que eu falo, ó, eu não sei, mas eu vou estudar e na próxima aula eu trago, vou sanar as dúvidas de vocês. Tem que me perguntar". Então, olha só, aqui no parágrafo terceiro tá dizendo assim, ó: "A oferta de educação especial nos termos do capote. O que é capot?" de Gisele, tem uns nomes que eu não consigo entender dentro da lei. Olha só, quando a lei trouxer para você a palavra capot, a palavra capot significa o quê? Cabeça. Sempre eu falo isso para vocês, mas quem é a cabeça? Quem é esse capot? Quem é a cabeça? Então é isso aqui, ó. É sempre o artigo em si. Então, a cabeça, a cabeça a que dá educação especial na LDB é o capote, artigo 58, é a cabeça. Perfeito. Então, quando ele cita aqui, ó, a oferta de educação especial nos termos do capot, ou seja, nos termos do artigo 58, deste artigo, né, do artigo 58, tem início na educação infantil, estende-se ao longo da vida. Observados, o inciso terceiro do artigo 4º que nós acabamos de ver, eu comecei a aula falando do artigo do artigo quto inciso terceiro. Lembram disso? Então, observados o inciso terceiro do artigo 4º e o parágrafo único do artigo 60. Daqui a pouco a gente vai falar sobre o artigo 60. Tenham calma, né? Não precisam ter pressa. A gente, eu não tenho pressa. Eu gosto de dar aula, eu gosto de explicar, eu gosto que vocês eh saiam daqui sem nenhuma dúvida. Quando chegar chegar a hora da prova de vocês, eu garanto que vocês vão lembrar de mim, tá? Eu garanto que vocês vão lembrar de mim. E por isso que eu vou tão devagar. Eu já sou lerda por natureza, né? Já é o andar devagar, falar devagar, já é de natureza. Então, dar aula devagar já é de natureza. Então, olha só. O parágrafo terceiro nada mais tá dizendo que a oferta de educação especial, antigamente, eh, a gente via muita redação dizendo que começava que a oferta de educação especial, né, começava lá no ensino fundamental. Olha que loucura, né? Olha que loucura isso. Mas como eu falei para vocês, a gente vai passando a a educação assim como qualquer coisa. né, gente? Vai passando, vai passando por evoluções, vai passando por por transformações, né, modificações. E aí aquilo que um dia, né, a gente só falava nauc no ensino fundamental e tal, passou a ser lá na educação infantil. Lembrando que a educação infantil ela vai começar, né, o quê? lá na creche. Então, se você pensa que a educação infantil começa na creche, você vai lembrar que ela começa do zero aos 3 anos. Aí também vai ter educação infantil, Gisele, na pré-escola. Então, na pré-escola, vou falar pro pessoal agora, na pré-escola de 4 a 5 anos. Pessoal, deixa eu parar aqui só para dar uma notícia para vocês. Tu pode me mandar, Eliz? me manda esse essa noticiazinha que eu quero, eu não vou eh eu não quero, pessoal, eu vou dar trazer uma notícia em primeira mão para vocês, tá bom? Eu não vou falar o que é, eu só vou projetar aqui para vocês em primeira mão, tá? E aí ele está, ele está pegando ali a fonte bonitinha pra gente não falar na nenhuma falácia aqui, né? Nenhuma mentira. Tá bom? Deixa eu ver. Não sei se vai aparecer aí, Eliz. Acho que aí não, só acho que só lá no site de notícias mesmo. Pode, pode mandar esse, esse link aí mesmo que eu pego. Se ou Isso é, né? Se o meu WhatsApp abrir aqui, deixa eu ver aqui se meu WhatsApp ih, meu meu WhatsApp tá aberto, ó. É tudo em tempo real, gente. Eliz vai me mostrando as coisas. Eu vou observando ali que ela vai me mostrando. Vai mandar agora ou não, Eliz? Ah, ela tá procurando. Então, depois daqui a pouco eu falo da da notícia em primeira mão. Daqui a pouco eu falo que ela tá procurando ali. Então, olha só. Aí antigamente a gente sabia que começava o ensino, a a oferta de educação especial começava lá no ensino fundamental, né? tinha essas paradas ainda. E aí esse o processo de evolução da educação eh fez com que isso fosse sendo modificado. Então, lá na educação infantil já começa esse processo de ah de oferta de educação, né, de educação de educação para as pessoas que são público da educação especial. Então, vai do zero aos 5 anos na educação infantil, vai dos 6 aos 14 no ensino fundamental, vai dos 15 aos 17 lá no nosso no nosso ensino médio, ele vai se estender até a graduação, ou seja, ou seja, a graduação, a pós-graduação, o mestrado, o doutorado, especialização, ou seja, a oferta de educação especial, ela começa na educação infantil ao zero ano e ela se estenderá ao longo da vida. Perfeito. Passou, Elis? Ah, então Eliz já me passou. Pessoal, vocês vão ler juntinho comigo em primeira mão, a notícia que acabou de sair. Vou passar para vocês agora a notícia que eu acabei de receber. Ele está aqui, ó, sempre me auxiliando, sempre me ajudando nas lives. Então, ela vai me mandando, vai me dando as notícias, tá bom? Para de ler meu WhatsApp aí, hein? Ó. Então, tá aqui em primeira mão para vocês o que o que Concursos acabou de publicar, tá bom? Então vamos vamos ler aqui comigo, vamos fazer aqui a leitura, vamos dar uma pausa aqui nos estudos. Simbora ler comigo. Concurso Belfo Roxo, Rio de Janeiro, terá novo edital nesta sexta-feira, dia 25. Vamos ler aqui mais um pouquinho. Edital do edital do concurso de Belfo Roxo com 1723 vagas para educação. Será publicado nessa sexta-feira, dia 25. Confira. Então tem todo um texto aqui que o que concursos colocou, tá bom? Só que eu quero passar direto pro número de vagas, tá? Então, deixa eu só tentar dar um zoom a mais aqui para vocês. Pessoal, vocês que estão aqui no Instagram, corram agora aqui pro nosso canal do YouTube, Prof.Gisele Dias, que eu tô trazendo uma notícia em primeira mão sobre o concurso de Belfo Roxo, que o que Concursos acabou de publicar, que vai sair o edital amanhã. Beleza? Show. Então, olha só, deixa eu dar mais um zoom aqui. Elisa acabou de colocar o link aí para vocês, para vocês que querem fazer parte a do nosso grupo de WhatsApp de informações para Belfo Roxo. Assim que o edital for publicado, a gente vai colocar lá no grupo, nesse grupo aqui, ó, que ela acabou de colocar o link, vai colocar lá no grupo. Existe um grupo, tá bom? Aqui do Mais Aprovação só de Belfo Roxo, tá aqui o link. clica nesse link para você fazer parte do nosso grupo e se manter informado sobre tudo que tá acontecendo em Belfoxo, tá? Aí, ó, tô dando um zoom aqui. Opa, fiz coisa, fiz bobagem, fiz coisa errada, vou o máximo que eu puder. Então, tá aqui, ó. Vamos às vagas, meus amores, que foram atualizadas de acordo com o quê? Concursos. Então, nós temos aqui para nível médio. Beleza? E aí, Gisele? Mas como assim nível médio, Gisele? Professor dois nível médio é aquele que tem que tem eh ensino médio na modalidade normal, tá bom? Para quem vai fazer nível médio na modalidade eh na modalidade normal, você vai, quem tem nível médio na modalidade normal ou formação de professores, por exemplo, você vai eh concorrer a ao cargo de professor dois, que compreende da educação infantil até o 5º ano do primeiro do do ensino fundamental, tá? Até o primeiro ano, olha, gente, até o primeir o primeiro segmento do ensino fundamental. Então, professor dois, educação infantil e o primeiro segmento do ensino fundamental, ou seja, do primeiro ao 5into ano, né? Quantas vagas são, Gisele? 1056 vagas, gente. 1056 vagas. Só para você, ah, eu não vou poder fazer porque eu só tenho o ensino médio. Eu não tenho formação de professores, eu não tenho ensino médio na modalidade normal, eu só tenho ensino médio, formação geral. Tem vaga para mim, Gisele? Tem. Para você que só tem o ensino médio, formação geral, né? Para você que só tem o ensino médio, não vai poder não vai poder atuar como docente, não vai poder fazer concurso na na área de docente, certo? Então você pode fazer como auxiliar administrativo, tá? E aí serão 238 vagas, OK? Meus amores? Aí já divulgou também aqui a para nível superior o que nós temos para professor de língua portuguesa, meus amores, 83 vagas. Beleza? Para professor de matemática, paz-me em vocês. A defasagem eh de professor de português e matemática em Belfo Rooxo é muito grande, então são 92 vagas. Para professor de história, temos 49 vagas. Professor um de geografia 52 vagas. Professor um, ciências, 35 vagas. Professor de educação física, 37 vagas. professor de arte, eh, 36, professor de arte, não, professor da arte, 36 vagas e professor de língua inglesa, pasma em vocês, 45 vagas. OK? Vou fazer o seguinte, eu vou juntinho com vocês entrar na página da Ian para ver se tem alguma atualização. Vamos entrar na página da Ian agora. Show. Ó, página da Ian. Eu, ô Tatiana, se tiver aqui na página do que concursos, a questão do salário, eu mostro aqui para vocês, tá bom? Tô lendo juntinho com vocês, tá, Tati? Se tiver a parte do salário aqui, a gente vê juntos, ó. Eu vou entrar na parte dá dá uma olhadinha, Eli, se tu achar, tu me fala, tá? Eh, na vou entrar na página da Ian junto com vocês, ó. Ian, ó, vou atualizar aqui. Tô sempre olhando, né, página da Ian. Ó, tão atualizando ainda por enquanto. Vou dar um outro zoom. Tão atualizando por enquanto. Na página da Ian, vocês estão vendo juntinho comigo, só colocaram por enquanto o professor de artes. Mas por que, Gisele? Tão atualizando. Muito provavelmente essa página da Ian, né, só a parte do concurso de belfo roxo, amanhã ela já estará toda completinha. Beleza? Mas quando a gente tava abrindo a página da Ian anteriormente, não tinha essa parte aqui, não, tá de nível superior. Essa parte de nível superior, para quem tá acompanhando como eu, o concurso de Belfo Roxo, essa parte entrou hoje. Então, eles estão paulatinamente fazendo atualizações da página da IAN para falar, para trazer então as informações sobre o concurso de Belfo Roxo. O extrato, vocês já sabem que eu falei no dia de ontem, ele tá aqui, não tem outros arquivos, então estão atualizando só a questão do das vagas que estão sendo ofertadas. E aí voltando aqui, cadê cadê cadê a página do que concursos? Eu vou trazer aqui a questão do salário que alguém pediu aqui para mim, que foi a Tati. E aí, deixa eu ver só se tem. Chegou a achar depois da foto. Diga, Elizão do salário acho que até atrasou. Sim. Ah, sim. Eles falou, eles falou uma coisa muito importante. Eu não sei se vocês viram, mas eu publiquei inclusive ah, no meu Instagram que o prefeito de Bel For Roxo, depois de Gente, eu eu não sei quem, se eu estiver errada, me corrijam, por favor. O Abel For Roxo não tinha aumento salarial eh acho que 10 anos. esse prefeito, né, de Balfo Roxo, ele disse que a na na campanha dele, né, que se ele fosse conseguisse ser prefeito de Belfo Roxo, uma das ações, uma das primeiras ações dele seria aumentar o salário dos professores. E assim ele o fez, né? No próximo mês, ah, os professores de Belfo Rosto já vem com o salário reajustado, tá bom? E aí, eh, tá aqui, ó, em abril foi publicada uma lei que fixa em 2003 o vencimento base, eh, dos cargos efetivos para professor da rede municipal de ensino para uma jornada de 20 horas semanais. Beleza? Aí a gente tem que ver quando eu for apresentar para vocês. Eu não trouxe esse dado agora porque eu não esperava que essa informação fosse sair. Então quando eu for apresentar para vocês, provavelmente eu vou dar se saindo o edital, saindo o edital, escuta bem que eu vou falar, saindo o edital de Belfo Roxo, amanhã eu não darei live sobre educação infantil na LDB, eu vou dará live sobre, né, a a esmiçando o edital, fazendo análise do edital para vocês. E aí, que que eu vou fazer? Eu vou procurar essa questão da da da tabela salarial, né, para ver como é que tá. É claro que vem no edital, mas é bom, é importante que a gente veja como é que tava a tabela salarial antes pra gente poder ver como é que foi, né? Então, esse aumento aí, aí eu faço esse, eu tenho esse meu, vou ter esse compromisso meu aqui com vocês, tá bom? Mas aí a gente sabe que teve um aumento depois de 10 anos, foi uma promessa do prefeito e o prefeito cumpriu e no próximo mês eh os os professores estatutários de Belfo Roxo já eh receberão como aumento salarial, tá? Então tá aqui eh olha aqui, ó, que bacana, ó, sem concurso, Belo Roxo, eh, abriu vagas temporárias. Então, a gente teve aí, ó, eh, que Belfo não tem concurso desde 2012, então abriu, foi abrindo para temporários e tal. E aí agora, finalmente vem o concurso de Belfo e estamos na esperança que seja no dia de amanhã. Então, preparem-se, preparem-se que amanhã, saindo o edital às 19:30, às 19:30 já tô marcando aqui com vocês e estarei ao vivo fazendo uma live sobre análise do edital de Belfor roxo, beleza? E aí a gente vai conversar todos os detalhes, todos os detalhes daquilo que estiver no edital, beleza? E aí, meu compromisso com vocês, a gente conversar aqui sobre todos esses detalhezinhos. Então, queria trazer para vocês essa informação em primeira mão. Eles tm uma tem uma informação para poder falar comigo. Diga aí. Só uma coisa que o pessoal pra gente, ó, confirmar o professor dois nível médico, né? Tá confirmado. As vagas eram 1800, diminuíram ali as vagas, né? Espertou. Tá mais aqui. Ah, tá. Parece que não. Inspetor não tá. Eu não vi a vaga de inspetor. Ah, uma coisa que ele está falando aqui, pessoal, se vocês tá se no médico tá aí. Ele está falando uma coisa que se vocês forem reparar que a oferta de vaga ela diminuiu. Assim, ué, Gisele, mas diminuiu. Por que que diminuiu? Aí eles fez uma observação, né, muito muito importante. Nós tínhamos 1800 e tantas vagas que Belfo Roxo tava anunciando, mas se você for reparar, nós não estamos vendo vendo aqui o cargo de inspetor. Então, muito provavelmente tiraram o cargo de inspetor por essa razão que nós tivemos aqui, ó, essa diminuição no número de vagas. Beleza? Só pra gente deixar isso aqui bem claro, estamos acreditando que amanhã no edital terá terá inspetor, mas caso não tenha caso não tenha inspetor, porque o que Concursos não colocou aqui e que Concursos com certeza conversou, né, com alguém da Secretaria de Educação de Belfo Roxo. Se não estiver aqui, de fato, esse é o total de número de vagas, 1723. Belfro vinha anunciando 1800, mas cadê o cargo de inspetor que não tá figurando aqui, né? Então é, então vamos esperar, vamos esperar o edital sair amanhã pra gente ver então como é que vai ficar essa situação. E o outro detalhe, né, é o seguinte, o que que tá confirmado? Olha o que que tá confirmado. Professor dois, para você que tem formação de professores ou para você que tem eh eh ensino médio na modalidade normal, muito possivelmente quem for pedagogo vai poder fazer para professor dois, mas aguardemos o edital. Amanhã eu volto aqui às 19:30. Por que 19:30, Gisele? Porque eu, né, trabalho o dia inteirinho, né, na no município do Rio. Aí quando eu chego, vou paraa academia, tenho que me exercitar porque, né, pré-diabética, aquela coisa toda, tenho que me cuidar. Aí eu vou chegar, vou tomar banho. 19:30 é meu compromisso, estarei aqui com vocês falando do edital de belfo roxo, caso saia. Não saí no edital de Belfo Roxo, 19:30 estarei aqui para falar de educação infantil dentro da LDB, OK? Perfeito. De qualquer jeito, eu vou estar aqui 19:30, tá? Então, sim. Bora lá. Aí partir pronto. Então foi o nosso parágrafo terceiro e a gente vai entrar agora no artigo 59. E aí o artigo 59 da nossa LDB, pessoal. Eli, bota o link mais uma vez, por favor, do grupo. Eli vai botar mais uma vez aí para vocês o link de WhatsApp para vocês receberem notícias em primeira mão. Então, a gente tá sempre, né, ali no site da Ian, vendo o que que a os jornais de notícia de de concurso público estão falando a respeito. Então, simbora lá, beleza? Show. Eh, vai só clicar no link que eles vai colocar para vocês entrarem no grupo de WhatsApp. Então, simbora lá. Artigo 59 da nossa LDB. Vamos embora estudar. Vamos embora estudar que Belforroso tá chegando. Os sistemas de ensino assegurarão as educandos como deficiência transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Então, o que que os sistemas de ensino, meus amores, eles irão assegurar? É isso que tá dizendo aqui. Então eles vão ter que assegurar para para pros alunos que são público da educação especial. Então eles vão assegurar, né, currículo, claro, no currículo, né, os métodos utilizados, as técnicas, os recursos educativos, a organização específico, tudo isso para atender as demandas da clientela da educação especial. Porque no currículo tem que tá previsto, gente, não só no currículo, né? No currículo, no PPP, no planejamento, né? Plano de aula. Tudo isso tem que estar previsto. Todos esses esses, como é que fala? Instrumentos pedagógicos precisam estar previstas, né? Eh, que a escola vai vai receber, né, matrícula de alunos que são público, são público da educação especial. Então, o currículo tem que tá tem que tá eh pronto para isso, né? Tem que tá preparado para isso, né? Os métodos, as técnicas, os recursos educativos, a organização, né? Organizações específicas que tiver, tudo isso para atender as necessidades, as peculiaridades, as particularidades dessa clientela. Perfeito. Aí, um outro ponto importante é quando a gente fala de terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir nível exigido para conclusão de ensino fundamental. Então, a gente vai ficar com essa primeira parte aqui da redação. O que que significa então esta terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental? Nós temos umas situações, eu digo nós, porque eu tô me colocando nessa e acho que vocês também, né, devam se colocar nessa situação, já que a gente é educador, a gente tá o tempo todo, né, eh, trabalhando com alunos que são público da educação especial. Eh, o que pode acontecer de você ter um aluno onde esse aluno já está há anos naquela unidade escolar. Então, naquela unidade escolar, ele já passou por você, ele já passou por todos os seus colegas, né, professores, ele já ficou, sei lá, aí reprovou, ficou mais um ano com você e aí você tá, você era do quinto ano, não sei. Aí daqui a pouco ele foi pro, daqui a pouco ele foi pro sexto ano e por aí vai. Quando a gente fala, Elis, Eliz, dá uma olhadinha na, eu ouvi um barulho. Dá uma olhadinha na janela, por favor. Só para ver se tá tudo certo. Ah, tá, tá tudo certo, gente. É porque teve um barulho aqui perto, aqui na perto da minha janela. Eu já fico logo um pouco cismada porque é só um carro parado em frente à nossa a nossa janela. Eu já fico já com medo. Tô muito assustada porque eu moro em que todo mundo sabe que eu moro em Olaria e a situação tá meio tensa aqui. Então já fiquei com medo. Mesmo em live eu falo: "Olha ali o que que tá acontecendo". Porque eu fico preocupada. Perdão, desculpa que eu perdi aqui o meu raciocínio, mas vamos voltar. Quando a gente tem um aluno que já passou por, já tá naquela unidade escolar por 10 anos, 15 anos, digamos assim, eh esse aluno não tem mais o que ele possa eh entregar para você, porque tudo que a gente tudo que a gente que a gente enquanto professor pôde ter trabalhado com esse aluno, nós trabalhamos tudo que ele tinha que tudo que ele conseguia dar pra gente eh enquanto aluno, ele deu, ele entregou. Então a gente não tem, ele não tem mais para onde, né, evoluir e a gente não tem mais o que a a o que o que trabalhar com esse aluno. Ele já está lá, como eu falei para vocês, 15 anos naquela unidade escolar. Sim, tem alunos que estão há 20 anos em uma determinada unidade escolar. Então, para essa situação específica, a gente fala então da terminalidade específica. O que significa terminalidade específica? É quando você simplesmente dá o término da matrícula daquele aluno no ensino fundamental. Não há que se falar em terminalidade específica no ensino médio, não. Terminalidade específica. A lei é bem clara, pessoal, vocês fazerem a leitura da redação com uma certa atenção. A lei é bem clara que ela vai falar aqui, ó, para a conclusão do ensino fundamental. Em momento algum ela citou o ensino médio. Então a terminalidade específica ela será dada tão e somente no ensino fundamental. Em todos os casos, Gisele, não. Eu não posso falar de terminalidade específica para um aluno que ele tem uma deficiência motora, que é um aluno que ele é paraplégico. Como é que eu vou falar de terminalidade específica para um aluno que é paraplégico se ele não tem nenhuma questão intelectual, nenhuma questão cognitiva? Não. Agora, se eu estiver falando de um aluno com uma deficiência intelectual, aí sim a gente pode falar de uma terminalidade específica. Lembrando que a terminalidade específica não vai ser dada ao aluno que acabar de entrar naquela unidade escolar, daqui alguns meses vai ser dado vai dar, vai ser dada terminalidade específica para ele. Ele acabou de entrar na idade na daquela, naquela unidade escolar. No ano seguinte, a escola vai dar terminalidade específica para ele. Não é assim que funciona. a gente tem que trabalhar com esse aluno, tentar tirar o máximo desse aluno, fazer desenvolver ao máximo aquilo que a gente pode desenvolver no aluno, observar quais são as especificidades dele, observar principalmente aquilo que ele tem uma certa facilidade para desenvolver e trabalhar para que ele desenvolva aquilo, seja uma que que essa sua potencialidade ela seja cada vez mais desenvolvida. Agora falar de terminalidade específica de uma criança que tá com a gente há meses, de uma criança que tá com a gente há um ano, isso não existe. Mas a terminalidade específica sim pode ser dada nessa situação ao qual a a qual eu expus aqui para vocês. E tem um outro detalhe, não é uma pessoa que vai achar, não é um professor que vai achar que tem que dar terminalidade específica, não. É todo o corpo pedagógico. Então, corpo pedagógico vai sentar, vai conversar, a família precisa estar envolvida nesse processo, quem trabalha com esse aluno na sala de recursos precisa estar envolvido nesse processo. Perfeito. Para quê? Para se dar terminalidade específica. Não basta o professor dizer: "Ah, ele não tem mais condições de evoluir, não é assim que funciona". Tá bom? Então, existe sim a questão da terminalidade específica, que ela poderá ser dada tão e somente no ensino fundamental e não será para qualquer aluno. Então, não posso falar de terminalidade específica para um aluno que tem uma deficiência física, como por uma deficiência física, uma deficiência motora, como por exemplo, uma paraplegia, uma niplegia. Eu não posso falar isso, beleza? Mas sim, ela pode ser dada e é prevista por lei. E aí você fala assim, Gisele, mas existe a um outro nome para terminalidade específica? Sim, existe aprovação automática. As pessoas confundem eh ciclo de educação com aprovação automática. Tomem cuidado com isso. Uma coisa é o ciclo. Até falei sobre ciclo ontem. Depois vocês deem uma olhadinha na aula que eu dei ontem. Eu conversei sobre algumas formas de organização da educação básica, artigo 24, do artigo 23 da LDB. Falei sobre isso ontem. Então, ciclo, de forma alguma podem dizer que ciclo é aprovação automática. Primeiro entendam ciclo, beleza? Para não falarem uma bobagem dessa. E aí, o que que é uma aprovação automática? Aprovação automática é quando eu estiver falando de terminalidade específica. Tudo bem, tranquilo. Ah, Gisele, não, mas tem aprovação automática. Sim, gente, eu dou aula aqui para vocês fazerem prova para concurso. Então, quando vocês forem fazer prova para concurso, cai isso numa discursiva, não caiam na besteira de dizer que ciclo é aprovação automática. Agora, a realidade que nós vivemos, né, nas redes de sistemas de ensino, isso que a gente vive, né, aquela coisa toda que o aluno passou sem saber, blá blá blá blá blá blá blá, isso é a realidade que a gente tá vivendo na nossa unidade escolar. no nosso sistema de ensino, seja ele municipal, estadual, federal, isso é o que a gente tá vivendo. Na hora da prova vocês não vão levar isso paraa prova, não. Vocês vão colocar que aprovação automática, né, eu posso ter o nome de terminalidade específica. Agora, aquilo que a criança ela passa, por exemplo, no município do Rio, no primeiro, segundo, terceiro ano, não é reprovado, não se chama aprovação automática, se chama ciclo, tá bom? São coisas distintas, não vamos esquecer isso, não. Beleza? Para fazer prova é que eu falo, eu dou aula para vocês fazerem prova. Agora, a realidade que cada um vive é a realidade de cada um, mas eu dou aula para fazer prova. para gabaritar. Eu dou aula para você gabaritar sua prova e se tornar funcionário público. Mas a nossa realidade aí são coisas particulares de cada um, mas é aula para fazer prova, tá bom? Beleza? E aí a redação continua em virtude aqui, ó, de suas deficiências, beleza? E aí ele vai falar e para para além disso, aceleração para concluir em menor tempo o programa, o programa eh escolar para os superdotados. Essa essa palavra superdotado, gente, eh é tão nem cabe mais, né? Mas a gente fala o tempo todo super dotação, superdotados, né? Isso é bem ruinzinho, mas enfim. Tá, vamos deixar porque tá na LDB, vamos deixar, mas a palavra já não, a palavra já não é muito legal. Mas enfim, olha só, ainda mais quando você começa a estudar eh essa questão, né, de educação especial e tal, você percebe que tem coisas que não cabem mais, né? Enfim, quando a gente fala de aceleração para concluir em menor tempo, o programa eh escolar para os superdotados significa dizer que você pode sim acelerar. Eu até falei aqui ontem de classificação, quem teve aula comigo ontem sobre o artigo 24 da LDB, eu falei a respeito da classificação, né? E aí uma das coisas que eu falei foi a questão a de aceleração, né? A aceleração ela pode ser dada para um aluno? Sim, um aluno que tá que ele é eh tá no quinto ano, só que o conteúdo que ele sabe, ele vai para além do 5º ano. pode fazer uma avaliação para ver o que realmente esse aluno sabe e se ele souber muito além daquilo que é dado no currículo do 5º ano, sim, ele pode ser, não é uma obrigação, não é uma obrigatoriedade do sistema de ensino, mas ele pode, a LDB diz isso, ele poderá poderá ser avançado, ser acelerado pro ano seguinte, tá bom? Mas é mediante a avaliação. E a LDB prevê isso como uma possibilidade, não como uma obrigatoriedade. Beleza? Show. Além disso, inciso terceiro, professores com especialização adequada em nível médio ou superior para atendimento especializado, bem como professores de do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns. Basicamente o inciso terceiro do artigo 59 só tá falando, né, dos professores, né, dessas desses profissionais. nós queremos atuar com o público da educação especial, né? Então, a gente tá falando que professores que, né, com especialização dentro da educação especial. Essa especialização, ela pode ser nível médio ou superior, tá? Então, tem cursos aí de a nível médio que você pode fazer, principalmente quem quer ser mediador. Então, tem cursos aí a nível médio, assim como nós temos muitos cursos a nível superior também, beleza? Além disso, né, ele vem falando para atendimento eh especializado, bem como professores de ensino regular capacitados para a integração desses alunos educandoos nas classes comuns. E hoje cada cada dia mais, né, tem muito tem muitos cursos, né, por aí de especialização, tem cursos por aí de Libras para que nós professores, nós educadores, cada vez mais a gente eh eh se se atualize, se capacite, aprenda, né, evolua. para atender as as demandas dessa clientela que é cada vez maior, né? Eh, então o inciso terceiro ele é bem de boa, ele é bem simples mesmo. Aí vem o inciso quarto que ele vai falar: "Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade." Por, gente, é importante falar da educação especial. Olha, Elis acabou de colocar já quem tá fazendo parte do grupo de Belfo Roxo, ele já fez o informativo, um informativo, né? atualizado e já colocou lá no grupo de Belfo Roxo, tá bom? Quer saber de todas as informações, quer saber eh detalhe por detalhe de tudo que tá acontecendo, né? Eh, dentro do do desse movimento para sair o edital de Belfo Roxo, entrem no nosso grupo de informações para o concurso de Belfo Roxo. O link já tá aí para vocês, ó. Ele já colocou o link. Clica nesse link. Um monte de gente já entrou, mas tem gente que não entrou aqui ainda não. Então clica no link, entra aí, ó. Mais uma vez, Elí vai colocar o link para você fazer parte do grupo de Belfo Roxo. Amanhã vem o edital e você vai ser o primeiro a saber, OK? Então simbora lá. O inciso quarto vai dizer: educação especial para o trabalho. E mesmo porque tem que ser, é importante a gente falar de educação especial para o trabalho, meus amores, porque eh eh a gente precisa que os nossos, que os nossos alunos eles tornem-se cada vez mais o quê? Independentes, né? que eles trabalhem, que eles tenham uma vida normal, né? Que vão trabalhar assim, vão pro mercado de trabalho, vão ser estagiários. Então, tem que se falar de uma educação especial pro trabalho. Então, a gente tem que falar de políticas públicas que sejam políticas públicas eh voltadas eh para para inclusão, de fato, inclusão social. Então, políticas públicas voltadas para a inclusão social das pessoas que são público da educação especial. E isso a gente tá falando também da do trabalho, por não, né? Visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo. Aí você vai falar assim: "Ué, Gisele, inclusive, não entendi." Então, pera aí. Tá falando que inclusive, deixa eu pegar aqui, ó. Deixa eu pegar aqui. Cadê a palavra? Inclusive que eu perdi. Ah, tá aqui. Inclusive, parece estranho, não é? Inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo. É estranho isso aqui. Soa esquisito. Soua um pouco esquisito. Mas se você pegar a LBI, LBI, lei brasileira de Inclusão, vamos pegar a LBI aqui comigo, ó. Vou abrir a LBI junto com vocês, ó. LBI. LBI Planalto. Eu vou especificamente lá no artigo. Ah, deixa eu pensar, deixa eu pensar, deixa eu pensar. Eh, vou no artigo 30 da LBI. Então, vamos lá, ó. Artigo 30. Vou pegar aqui só pra gente ter o Tem que ter embasamento teórico. Eu não posso ficar falando palavras ao vento aqui, não. Claro que não. Olha só, deixa eu falar aqui. Recursos, adoção de critérios. Ah, aqui, amores, vamos voltar aqui na LDB e aí eu vou para LBI. Olha só, olha o que que ele falou na LDB, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade e inserção no mercado de trabalho competitivo. A LBI vem trazendo algo a respeito disso. Sim. Olha, olha, olha só. adoção adoção de critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação, o que e da de redação que considerem a singularidade linguística da pessoa com deficiência no domínio da modalidade escrita da língua portuguesa. Gente, então, por exemplo, se tem a num processo seletivo de uma de uma de uma instituição particular, né, de uma empresa X, se lá nesse processo seletivo uma das etapas é fazer uma redação, esta empresa precisa levar em consideração essa questão linguística de uma pessoa, por exemplo, que é uma pessoa surda. Então, ela tem que também ter em mente que se uma pessoa eh que tem uma baixa visão precisar, né, de uma de uma de um texto, né, eh, aumentado, de um texto, né, maior para poder pra pessoa com baixa visão ter um maior conforto para fazer a prova, para ler o comando da prova, dessa prova discursiva lá para conseguir essa vaga de emprego, essa essa empresa precisa fazer. Então, olha só, a adoção de critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação que considerem, tem que considerar, isso é LBI, isso não é LDB, que tem que considerar a singularidade linguística da pessoa com deficiência no domínio da modalidade escrita da língua portuguesa. Mas tem só isso, Gisele? Tem mais alguma coisa que pode ser feito para que essa pessoa que esteja participando de um processo seletivo ou de uma prova de concurso, não sei, ela quer acessar o mercado de trabalho, ela tem uma deficiência, tem alguma coisa que pode ser feito além dessa dessa dessa adoção de critérios de avaliação para essa pessoa? Sim, por exemplo, dilação de tempo. Então, a pessoa com deficiência, por exemplo, que for participar de um processo seletivo numa empresa privada, que for participar de um concurso público, ela pode pedir dilação de tempo, solicitar dilação de tempo para que ela faça aquela prova em um tempo um pouco maior do que os demais candidatos. Então, se a prova de concurso é de 4 horas, ela pode pedir uma dilação de tempo para que ela ganhe um pouco mais de tempo para poder realizar aquela prova. Então aqui, ó, dilação de tempo, conforme a demanda apresentada pelo candidato com deficiência, tanto na realização de exames para seleção, quanto nas atividades acadêmicas, mediante prévia solicitação e comprovação da da necessidade. Mas Gisele, tem mais alguma coisa? que possa ser feita para que esse essa pessoa com deficiência ela participe de um processo seletivo para que ela possa competir em condições de igualdades com as demais pessoas. Então, olha só, disponibilização de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequada previamente solicitados e acolhidos pelo candidato com deficiência. Então, existem diversas coisas que são previstas dentro da normativa, por exemplo, da LBI em especial, que vai tratar dessa situação da pessoa que quer acessar ao mercado de trabalho e que as empresas, tanto públicas quanto privadas, precisam estar eh eh por dentro dessas normativas, dentro da lei, para que essas pessoas possam competir em pé de igualdade. E para isso, é claro, serão feitas adaptações, serão feitas dilações, serão feitas adoções de critérios de avaliação diferenciado para essas pessoas, porque precisa ser levado em consideração as suas especificidades, as suas necessidades, as suas particularidades. Aí quando eu volto pra LDB, a LDB vai falar assim, ó, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo. Por quê? Se as empresas públicas e privadas não se ajustarem para que o processo seletivo seja feito de uma forma justa, não tem como uma pessoa com deficiência muit das vezes participar de um processo seletivo se uma prova não for ampliada, se o tempo não for dilatado. Então isso tudo precisa ser levado em consideração. A LDB prevê e a LBI também. E tem várias outras coisas aqui na LBI que podem ser citadas, como por exemplo, a tradução completa do edital e de suas retificações em Libras. E isso não vale tão somente para para edital. Um edital de concurso, ele precisa ter um link aonde vai dizer, vai trazer a tradução completa do edital e de suas retificações em Libras. Qualquer edital tem que ter isso. Isso é uma lei federal. Perfeito. Então, tem várias coisas aqui dentro da LBI que vocês vão entendendo que vão fazendo o link com a LDB, que vai dizer educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo. Beleza? E aí ele continua, ó, ele vai falar assim: Mediante articulação com os órgãos oficiais, afins, bem como para aqueles que apresentarem uma habilidade superior nas áreas artísticas, intelectual e psicomotora. Beleza? Show. Aí quando eh nós viermos aqui pro inciso 5to, ele tá tá bem no finalzinho já. Beleza, entrem no grupo de WhatsApp, a live tá quase acabando. Para vocês não se perderem, entrem no grupo de WhatsApp para Belo. Eli já colocou aqui o link, vai colocar mais uma vez. Amanhã o edital tá saindo, é um corre danado. Quer saber em primeira mão do edital de Belfo Roosto? Assim que sair, entre no grupo de WhatsApp para vocês começarem a se organizar, para começarem a estudar, beleza? E logo logo em breve, amanhã eu vou falar das nossas turmas de Belfo Rooxo, beleza? Então simbora lá. Inciso quinto. Você pode colocar Elis, por favor, mais uma vez o link lá do grupo do WhatsApp, Elis vai colocar aí para vocês. Inciso quinto, acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível de eh para o respectivo nível do ensino regular. Gente, oi, Elisinha. A Janete, ah, aqui ó, Janete, ó. Somos um projeto de Deus. Boa noite, Janete. Boa noite, minha querida. Tá ansiosa? Já, já ficam boas. Oba. Janete tá chegando. Janete tá chegando. Tá chegando o seu momento, sua hora. Janete, vai dar tudo certo em nome de Jesus. Tá bom, minha querida. Conta sempre com a gente. Tá chegando aí um momento de você se preparar, se se eh eh se articular para começar a mudar sua vida. Então, simbora, simbora estudar. Janete, Belforroso tá chegando, graças a Deus. A vitória já é sua, a vitória já é nossa, né? Em nome de Jesus. Então vamos lá. Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível de ensino regular. Eh, gente, então, basicamente, quando a gente fala dos benefícios dos programas suplementares sociais, sabe o que ele tá falando aqui para vocês? Uma coisa muito simples, quando a gente fala dos programas suplementares, lembrando que os programas suplementares eh são políticas públicas criadas como forma de diminuir a diferença, né, a diferença entre as classes sociais, né? Então, a gente tem muita desigualdade social e essa desigualdade social, né, ela eh se reflete, ela ela é refletida diretamente no âmbito educacional. Então, existem políticas públicas que visam a diminuição, né, entre essas classes, beleza? Onde tem gente que tem eh onde onde pouquíssimas pessoas têm muito e muitas pessoas nada têm. Então, os programas suplementares, eh, são programas, são políticas públicas que vão ter, eh, essa, essa, essa, esse objetivo de diminuição, né, dessa distância entre as classes, trazendo então eh, por exemplo, para pros alunos da educação da educação pública, eh, transporte, direito e transporte, né, material didático, então todas a tod os o as escolas municipais, estaduais, elas recebem o material didático, né? E aí eu tô incluindo também os uniformes, a parte de de calçados, né? Né? Eh, além disso, assistência à saúde, daí a parceria entre a a educação e as clínicas da família e também eh eh como é que fala? Cadê? alimentação. Então são quatro são quatro itens que nós temos dentro dos programas suplementares. Lembrando que os os programas suplementares são eh políticas públicas, né? E essas políticas públicas elas vão ter dentro delas então alimentação, assistência saúde, transporte e material didático suplementar. Mas essas políticas públicas, elas não são somente para os alunos da educação básica. Elas são pros alunos, sim, da educação básica, mas também elas são, de acordo com o inciso 5º, né, do nosso artigo 59, elas serão também pros nossos alunos que são público da educação especial. Então é isso que tá dizendo aqui, acesso igualitário, ou seja, ao mesmo acesso aos benefício, aos benefícios dos programas sociais suplementares, que são alimentação, transporte, assistência à saúde e material e material didático, beleza? Disponíveis para os para o respectivo nível do ensino regular. Só isso. Show. Lightlight, stresse zero, tá? Eli, coloca mais uma vez, por favor, o link do WhatsApp. para as pessoas entrarem. Janete, entra no grupo do WhatsApp, tá bom? Aí, ó, a Janete, eh, a Nadi, pessoal que tá chegando agora, esse é o link do WhatsApp para vocês fazerem parte do nosso grupo de Belfo Roxo, edital saindo amanhã. Já dei a notícia aqui para vocês. Então, assim, bora lá. artigo 59A, já bem aqui no finalzinho, gente, da nossa da nossa aula, aí vai falar assim, ó, o poder público deverá instituir cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação, matriculados na educação básica e na educação superior, a fim de fomentar a execução de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento pleno das potencialidades desse aluno, desses alunos. Gente, basicamente só para explicar para vocês o que que é esse artigo 59a. Esse artigo 59A nada mais é que tá dizendo para vocês que todas as vezes que você tiver um aluno com altas habilidades ou superdotação em sua sala de aula e que ele ter, no caso ele vai ter que ter passado, né, por uma avaliação. E deixa eu falar uma coisa para vocês. Às vezes eu ouço umas pessoas falando assim: "Ele tem laudo de superdotado". Não, gente, ele tem uma avaliação e nessa avaliação existem instrumentos que são preenchidos, né, por profissionais. E aí nessa avaliação que esse aluno passa, é, então, eh, tem a pontuação indicando a sua alta habilidade ou sua superdotação. Então, vamos parar de falar que o fulano tem laudo de superdotação, fulano tem laudo de altas habilidades, não. Fulano tem foi feita uma avaliação, fulano passou por uma avaliação e no resultado de da do preenchimento dos instrumentos dessa nessa avaliação, foi identificado que fulano ele tem a alta tem uma alta habilidade ou tem uma superdotação. Beleza? Show. Isso é mesmo, Janeteste. Tem que entrar no grupo. Beleza? Então, só para ficar bem claro aqui que não é laudo de superotado, mas é sim uma avaliação e teve indicativo para superdotação ou para altas habilidades. Beleza? Então é uma avaliação não laudo. Fulano tem laudo de superdotado? Não, não tem. Fulano tem uma avaliação com uma indicação para superdotação. Tá bom? Aí é outra coisa aqui, tá dizendo que todas as vezes que você tiver um aluno com uma a um aluno na sua sala de aula e que ele já tenha uma avaliação com indicativo de altas habilidades ou superdotação, que você precisa, né, levar esta informação à sua equipe diretiva. Por quê? Porque o governo precisa estar informado desta situação, porque esse aluno ele vai ser o quê? acompanhado e ele vai ser acompanhado para que se tenha para que para que seja na verdade eh destinada a ele políticas públicas para que ele se para que ele tenha o desenvolvimento eh o seu, o desenvolvimento de suas potencialidades, né, trabalhadas. Então, todas as vezes, seja isso na educação básica ou na educação superior, você precisa e você, o seu aluno tem uma avaliação, né, com indicativo para altas habilidades ou superdotação, você precisa informar a sua equipe diretiva que ela então precisa acionar, né, órgãos do governo referentes a esse, né, a essa situação para que esse aluno seja acompanhado. Se você tivesse perguntando assim, Gisele, mas no município do Rio, por exemplo, vocês têm isso? Sim. O que que acontece? No município do Rio, todo início do do ano, eh, nós enviamos para as as escolas esses instrumentos avaliativos, beleza? Que a escola inicialmente vai preencher, né, com aquilo que a escola vem observando daquele aluno, né? Esse instrumento pode ser feito em qualquer momento do ano. Nós enviamos no início do ano. E aí quando o professor, né, tiver eh essa eh perceber que tem um aluno, né, de com características que seja de altas habilidades ou superdotação, ele vai fazer o preenchimento desse instrumento, vai entregar então esse instrumento preenchido para a equipe diretiva. A equipe diretiva vai entregar para a educação especial, a qual eu faço parte, beleza? o setor de educação especial e eu faça o envio desse instrumento preenchido para um órgão, órgão esse chamado de Instituto Helena Antipof. Perfeito? E aí eles vão ficar acompanhando então este aluno, né, com altaabilidade ou superdotação, mas esse aluno também passará por uma avaliação do órgão competente. Não basta a avaliação feita pelo professor regente. Essa avaliação, ela vai seguir, essa avaliação do professor, ela vai seguir para o órgão competente, que também fará uma outra avaliação já com instrumentos específicos. Perfeito. E aí vai ser dado então lá o veredito, que aquele aluno ele tem indicativo para altas habilidades e vai dizer se é uma alta habilidade acadêmica, qual é a alta habilidade que ele tem indicativo ou as altas habilidades as quais ele tem indicativo ou então a superdotação. Perfeito, assim que funciona, tá show? Então, é sobre isso que está sendo eh trabalhado aqui no eh eh explicitado aqui no artigo 59A, que é até um artigo um artigo 9 novo da nossa LDB, né, mais ou menos novo, né, da nossa LDB, tá? E aí ele fala aqui no parágrafo único, né, a identificação precoce de alunos com altas habilidades ou suplotação os critérios e procedimentos para a inclusão no cadastro referido, ler um cap do artigo, as entidades responsáveis pelo cadastramentos, os os mecanismos de acesso aos dados do cadastro e as políticas de desenvolvimento das potencialidades dos alunos de que trata o capot, serão definidos em regulamento. Então tem regulamento aqui no município do Rio, vai ter um regulamento aí em São João, em Belfo Roosto, não sei do qual município você está, mas cada sistema de ensino tem o seu. Beleza? E aí, meus amores, acho que aqui no artigo 60 a gente finaliza pra gente poder descansar e nós estarmos de volta aqui amanhã às 19:30 trazendo trazendo para vocês tudo sobre o edital de Belfo Roxo, que vai sair, segundo informações quentíssimas e atualizadas do Q concursos Q concursos vai sair no dia de amanhã, tá bom? Sexta-feira aguardemos. Você que tá fazendo parte do nosso grupo de WhatsApp, vai receber informação em primeira mão. Assim que o edital sair, vai ser publicado lá no grupo de WhatsApp. E outras informações que vocês que nós formos tendo, a gente vai colocar no grupo de WhatsApp. Tendo edital de Belfo Roxo, amanhã ou não, 19:30, eu estarei aqui mais uma vez para trabalhar com vocês. Se não tiver edital de Belfo Roxo, não saí, estarei aqui amanhã, 19:30 para falar de educação infantil na LDB. Mas entendo eh a edital de Belfo Roxo, estarei aqui amanhã 19:30 fazendo análise do edital. Beleza? Então simbora lá. Artigo 60. Os órgãos normativos dos sistemas dos sistemas de ensino estabelecerão critérios de caracterização das instituições privadas sem fins lucrativos especializadas e com atuação exclusiva em educação especial para fins de apoio técnico e financeiro do poder público. Basicamente, pessoal, o que que tá dizendo aqui? aqui tá dizendo, desculpa, aqui tá dizendo que eh os órgãos normativos do sistema de ensino, né? Então existem, né, diversos órgãos normativos aí de sistema de ensino. Então a gente pode botar aí municipal, federal e tal, são diversos, né? Esses órgãos normativos, eles vão estabelecer critérios de caracterização das instituições privadas sem fins lucrativos, tá bom? eh instituições especializadas e com atuação exclusiva em educação especial. Sabe por quê? Porque esses órgãos, em se tratando de instituições que atendam a clientela público da educação especial, eles terão o quê? apoio técnico e financeiro. Então, a gente pode ter, por exemplo, aquelas instituições as quais vocês foram citando aqui. Eu falei BBR, teve gente que eu falei a falei BBR, falei a pai, teve gente que botou aqui outras instituições, a ACD. Então, essas instituições sem fins lucrativos, tá bom? Não sei se é o caso dessas que eu citei, mas são foram essas aqui. Digamos que eh duas ou três que eu tenha citado, que vocês tenham citado aqui, não tenham eh são instituições privadas sem fins lucrativos. Essas instituições elas receberão apoio técnico financeiro pelo poder público. É claro, quando a gente fala eh dess desse recebimento de apoio técnico financeiro, é claro que essas instituições, né, vão eh obedecer aos critérios estabelecidos pelos pelos órgãos normativos. Então, não é simplesmente porque eu sou uma instituição privada, sem fins lucrativos e atendo a clientela público da educação especial que eu receberei apoio técnico financeiro do poder público. Não, eu tenho que obedecer a critérios impostos pelos por esses órgãos públicos, beleza? Show. Por esses órgãos normativos, perdão. Show. É só isso que tá dizendo o artigo 60. E para finalizar, a gente ficar aqui na nossa aula de hoje, a gente descansar e dormir, né? Ah, com a cabecinha tranquila, que amanhã vem mais um concurso público pra gente tentar mais uma vez eh a nossa tão sonhada posse e ser então um funcionário público estatutário. Então vamos lá. Parágrafo único. O poder público adotará como alternativa preferencial a ampliação do atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais, desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na própria rede pública regular de ensino, independentemente do apoio às instituições privadas eh previstas nesse artigo, gente. Então, tá, basicamente tá dizendo que o apoio público ele vai adotar, né, alternativas preferencial e ampliação de atendimento essas pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na própria rede regular de ensino. Beleza? Mas isso vai ser independentemente do apoio às instituições previstas, né, nesse artigo. As instituições, olha só, lembra que eu falei para vocês que as instituições privadas, sem fins lucrativos, se elas atenderem a os critérios, né, impostos pelos órgãos normativos, elas teriam o quê? apoio técnico financeiro, que de maneira alguma isso irá influenciar na eh no fomento, por exemplo, no no apoio técnico financeiro às instituições regulares de ensino. uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mesmo ainda que as instituições privadas de ensino sem finos lucrativos que atendam aos critérios, né, colocados pelos órgãos normativos recebam apoio técnico financeiro do poder público. Isso e nada vai influenciar aquilo que o poder público tem que fazer, tem que a em termos de fomento, de apoio técnico financeiro, isso nada vai ser influenciado. Quando eu estiver falando das instituições públicas, né, regulares de ensino, elas, independentemente de qualquer coisa, elas irão receber o apoio eh técnico financeiro dos órgãos públicos, né, dos órgãos normativos, do poder público. Só para vocês entenderem que essa verba aqui de forma alguma eh vai influenciar na diminuição, por exemplo, da verba dos sistemas de ensinos, né, regulares. É isso que tá dizendo. E por aqui nós encerramos a o entendimento do que seja o artigo, os artigos que compreendem a educação especial dentro da nossa LDB. Eh, espero que vocês tenham entendido, espero que vocês tenham gostado de mais uma aula nossa aqui no Mais aprovação, de mais uma aula feita com carinho, de mais uma aula que vem trazendo para vocês, agregando a vocês, eh, conteúdo importante para que vocês façam uma prova, né, bacana aí para vocês. Amores, deixa eu falar uma coisa para vocês. Tá rolando agora nesse momento aula maravilhosa aqui no próprio na própria página do Mais Aprovação, uma aula de informática. Então, para vocês que querem eh fazer a prova de assistente eh auxiliar administrativo para Belfroxo, a possibilidade de cair informática é muito grande, não é? Então eu aconselho que vocês corram lá agora aqui mesmo na nossa página do do Mais Aprovação aqui no YouTube e assistam a nossa aula de informática com o professor André Play. Elis vai colocar agora aqui para vocês o link de uma aula maravilhosa com um professor incrível, extremamente didático, um professor que se preocupa se você aprendeu ou não aquilo que cai realmente na sua prova de concurso. Então corram lá paraa aula do professor André Play e assistam aula de informática. Você quer fazer para auxiliar administrativo que vai abrir amanhã vagas lá no edital de Belfo Roxo? Tá aí o link para você começar a se preparar. Assistam agora a aula de informática aqui mesmo no Mais Aprovação, tá bom amores? Então, quem não entrou no grupo do WhatsApp, entre no grupo do WhatsApp para você sempre se manter informado de tudo que acontece no mundo da educação. Um grande beijo, fiquem com Deus e assistam aula de informática. Votem no Premibest amanhã também. Vote todo dia, todo dia, todo dia, todo dia. Quem tiver seguindo a página do IBEST lá no Instagram, quando for votar em mim, o voto vale dois pontos. Beleza? Então, eu estou indo hoje dormir eh em terceiro lugar eh nacional do Prêmio Best, só que eu quero ficar ainda nacionalmente, tá, entre figurando entre os três, né, os três primeiros colocados nacional. Beleza? Então, quem votou hoje vota amanhã também. Gisele, como é que o ponto vale dois, como é que o voto vale dois pontos? Você precisa entrar no Instagram do IBEST, seguir o IBET. Quando você começar a seguir o IBES, você vai lá para poder me votar, para poder votar em mim. Quando você votar em mim, o teu voto vai valer dois, porque você tá seguindo então a página no Instagram do IBEST. Então, ajuda a professora Gisele chegar, quem sabe aos três primeiros colocados. Eu vou dormir hoje em terceiro lugar e não vou nem dizer para vocês quantos participantes são porque são muitos. Então, ajuda a gente chegar até o final dessa dessa premiação. Em terceiro lugar, quem sabe eu não viajo para receber a placa de uma das melhores eh produtoras de conteúdo digital, educacional do Brasil, mas preciso contar com a ajuda de todos vocês. Ó, vou me despedindo, vou embora, não vou mais me prolongar. Vocês vão correndo agora pra aula de informática do professor André Play. Um grande beijo, fiquem com Deus e sempre ficam aqui, fiquem aqui na na no mais aprovação para sempre se manter informado de tudo que acontece no mundo da educação. Beijo. Tchau, tchau. Beijo. Tchau.

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