
Link de acesso no dia 12.11.2020 – https://forms.gle/mK5mLR1uTCKWRzMw9 Material de apoio da aula 2: https://1drv.ms/b/s!
Aula 2 – Política Nacional de Educação Especial de 2008 e 2020 (Educação Especial Inclusiva)/a>
O olá boa noite a todos bem vindos de volta aqui para a gente conversar com a continuar nosso curso o nosso curso de educação especial e inclusiva quero dar um boa noite aqui para o Marcos Brito Marcos de Brito nosso nosso intérprete Muito obrigado Marcos pessoal já perceberam que em relação à semana passada nós Já conseguimos resolver aqui a questão da qualidade da transmissão senhora passou tá muito ruim eu tinha um problema aqui na internet mas este ano já estamos em sua nossa nesse encontra estamos aqui certinho para tudo redondinho tá eu sei que tem muitas dúvidas em relação à questão organizacional do curso é eu quero dar só alguns recados aqui antes a lista já está liberado Alguém perguntou alguma pessoa falou assim é só tirar acesso a um teste que eu tô fazendo é ditando o próprio o próprio site do evento Então já tá lá vocês entrar no site do evento tava todos os seus testes são três por semana então já coloco lá no site os testes podem entrar lá e e ter acesso tá a a lista está na descrição do vídeo aqui Eu também mandei por e-mail o link do vídeo Ovídio Ovídio tá em dois lugares um lugar não tem a lista que é o lugar aberto que tá na Luna aba em outro lugar que eu envio urgente para o e para os inscritos é que eu coloco o link tá Vou colocar aqui para vocês o link de apoio ali a colocar o link de de de analista e o link da do material de apoio material de apoio ficou pronto agora eu fiquei o dia inteiro escrevendo então não deu tempo de enviar para vocês ir meio com um material de apoio tá então acabei de terminar agora poucos minutos eu terminei é um material também bem bem isso aí eu acho que ficou bem rico bem interessante a minha opinião né É mas eu acho que eles vão gostar assim e aí é claro que Lembrando que a o teste o Zé são baseados tanto na aula quanto no material tá então já tá aí é Tu já tá aí o os links está aí só vocês passando colocando aqui nos comentários ou vocês passaram mais aumentar na descrição aqui então vamos lá vou colocar aqui ó a minha apresentação do dia de hoje bom então eu vou fazer como o da outra semana né Uma hora de aula de aula e depois a gente faz uma hora de perguntas Tá bom mais ou menos uma hora de perguntas a nossa aula essa aula 2 do curso de Educação Especial inclusiva e nós temos um assunto hoje para tratar específica comparação das suas políticas 2020 e a gente vai nesses quatro semanas discutindo o tema diferente tá bom Então esse é o tema não é uma comparação é uma análise da política nacional de do senhor dos 20 houve uma política anterior também de 94 Mas ela já tá e fora do debate Vamos ensinar Então me concentrei aí que a questão ao o objetivo não é não é uma questão histórica e o meu objetivo é uma questão conceitual teórica e prática agora como é que a gente faz Educação Especial do nosso país bom então esse é o debate que está ocorrendo no país no Brasil hoje né então vamos lá Tá bom é só para me apresentar novamente pessoal quem não não pegou apresentação semana passada né Eu sou o doutor em educação pela PUC São Paulo fiz o estágio de pós-doc pelo pela Universidade Federal de São Carlos departamento de Psicologia mas estudando processo inclusivo de educação pública e o livro o transtorno do espectro autista uma brevíssima introdução sou professor da especialização em autismo da Universidade Federal de Tocantins e professor e coordenador da cozinha aba do sub áreas vai ali pedagogos o pesquisador em autismo e inclusão escolar e sou professor da Educação Básica sala de aula há mais de dez anos né Isso é muito importante na minha na minha compreensão da minha perspectiva Olá pessoal em relação ao material de apoio e ouvindo o pessoal dizendo que não tá abrindo aqui provavelmente não tem conta no 4shared Eu não consegui colocar em outro lugar ainda mas daqui a pouco eu coloco não precisa ficar preocupada na última na outra uma hora eu coloco em outro lugar e ponho aqui para vocês tá Não se preocupe não em relação à metodologia do curso tapete tem algumas sempre tem algumas dúvidas né são quatro aulas duas horas Cada um mostra uma segunda agora dia cinco 12 19 e 26 de novembro entre 20 e 22 horas é assim é necessário assinar a lista durante o horário de aula eu fiz uma exceção relação a primeira aula porque porque o link não tava no sympla ou aquela confusão Então pessoal pode assistir depois mas isso é só para primeira aula a partir de agora não tem que fazer tem que assinar durante a aula tá é a lista tá na descrição do vídeo que você entrando pelo link do curso serão enviados S5 questões que complementa a carga horária três por aula então nós temos aí três aulas né para instalação 3 testes por aula e como nós temos é quatro aulas para nós temos 12 pestes é para para todo esse pro e quem fizer os 12 peste se tiver uma média de pelo menos seis para receber o certificado é normal aí do processo tá que vai ser esse é o que a gente tem tem feito aqui para para ficar mais fácil aqui tá ó peraí minutinhos eu vou colocar aqui em outro em outro um e-mail para vocês o material para vocês poderem acessar sem nenhum problema aí no durante o durante o curso mesmo sei que pessoa fica ansioso aí tu compra o material é esse material eu gente eu olha esse material vou te falar eu tô já alguns dias escrevendo lendo com atenção anotando e a bom e mas eu acho que ficou bacana que valeu a pena eu vou apresentar para vocês Quais são os documentos que utilizei para fazer essa proteção referência né É cada um desses desses dessas políticas têm diferentes documentos que a estrutura vamos ver assim a estrutura formal deles é um pouco diferente então isso isso acaba dando uma diferença sozinhas tá ó e já tô com o link aqui para vocês o o link aqui é sem propaganda tá na cama G1 eu não falei eu vou ter que abrir o link para poder copiei errado bom então já caiu o link meu material material vou chamar de material dois tá aí eu liguei para você então pronto vamo lá qual que é o meu objetivo aqui durante essa aula demonstrar as bases e prescrições ou seja Quais são as que essas políticas prescrevem para quem tá no sistema por exemplo né que a secretaria educação e antropologia desde ontem contra o positivo 2020 comparar essas prescrições é o que elas dizem que diferente então vamos lá a política nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusive não vou apresentar Quais são os documentos que que tem este que tem nesse nessa primeira político 2008 Tá então vamos lá primeiro lugar a política a política mesmo ela é um link de internet é isso é um link e botaram um site do Ministério da Educação não é um decreto não é uma resolução não é uma portaria não é nada ele é um link só para não estar no ordenamento jurídico aliás existe o traz um monte de implicação como é que se faz política pública baseado em alguma coisa que não tá na no ordenamento jurídico então uma questão jurídica importante mas tudo bem Olá tudo bem anúncio Que nada vou resolver isso né E aí é por quê que não é um documento eu já acho que já falei isso na outra área na outra aula porque quando você faz uma política pública no caso de educação quem estabelece as diretrizes eu Conselho Nacional de Educação bom então ao que tudo né ocultada Sem ao que tudo indica o objetivo era burlar a o papel do Conselho Nacional de Educação porque vejo o MEC é um órgão de governo ele é controlado politicamente o presidente pode quem quer e tira quem quer é que o está atrelado necessariamente ao partido político que te domina a presidência não sabe que aconteceu ao grupo político né agora na democracia existe o que que são os freios e contrapesos né Isso é próprio sistema democrático tripartite né que vem lá de manter-se direita então uma das Ferramentas para acontecer equilíbrio é o estabelecimento de órgãos de estado não são órgãos de governo são alguns testado por exemplo o Conselho Nacional de Educação Então é ele que estabelece as diretrizes no entanto o esse grupo Na época burlou o conselho o coração e não publicou a política como um documento normativo público eu só como um índia porque aí eles mesmos já publicaram as diretrizes sem precisar passar por nenhuma mediação é de transparência e controle social entendeu então o que que saiu para quem não conhecer tá aqui o conjunto de documentos tá o primeiro documento de chamar a escola comum inclusiva estão aí os autores são todos de 2010 está o segundo se chamou atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual é o terceiro os alunos com deficiência visual baixa visão e cegueira abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez é o quarto quinto é surdocegueira e deficiência múltipla o sexto é recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa é o sete é orientação e mobilidade adequação Postural e acessibilidade espacial o oito livro acessível e Informática acessível 19 transtornos globais do desenvolvimento que que na época era um nome que tinha o autismo EA e a síndrome de Asperger transtorno desintegrativo da Infância e síndrome de rett e altas habilidades E superdotação então esses são os 10 cadernos tá esses vocês podem ver que eles são específicas a um para uma deficiência eu me concentrei num que é onde estão as bases Gerais os demais são tão bem Gerais bem genérico que também problemas são bem genéricos vocês vão encontrar no material de apoio tem um link vocês podem baixar E ler todos que vocês quiserem tá eu link de dar para vocês baixarem todo a política nacional de educação especial equitativa inclusive aí com aprendizado ao longo da vida é publicada dia trinta de de Setembro né de 2020 Esse é o nome né e ele saiu como um decreto então ele tá no ele está no ordenamento jurídico como um decreto decreto é uma espécie normativa da Lei então ele tem a leite a LDB né e ele normatiza aquilo que está em uma coisa específica Ainda bem que é o direito à educação especial tá então esse é o decreto no material de apoio vocês também podem baixar e tem eu tenho o link lá e tem o caderno da PN não sei se vocês leram esse caderno caderno saiu há pouco tempo é ele é de autoria da dos membros da secretaria de modalidades especializadas do MEC Oi e ele é uma espécie de uma extenção alguma coisa a gente pode chamar assim da do próprio decreto ele vai o decreto ele é um documento sintético é da natureza deles e sintético não tem não tem outro caminho né E aí E aí o caderno vai pegar a cada um daqueles temos o decreto e vai de chamar ele de uma maneira mais mas pormenorizada né então vamos lá e agora eu vou começar a mostrar a isso aqui faz parte do Decreto tá bom se vai encontrar lá que diz assim no decreto artigo 16 e ele tá repetindo no caderno compete ao Conselho Nacional de Educação elaborar as diretrizes nacionais da Educação Especial e equitativo inclusive com aprendizado ao longo da vida ou seja o decreto foi lançado com algumas coisas muito Gerais e é veio ver o caderno para explicitar aquilo que está no decreto para clarear algumas coisas e vai vir também é o Conselho Nacional de Educação e vai fazer aí de fato aquilo que são as diretrizes bom então as diretrizes vão vir depois quando não sei existe uma série de questões aí toda a sorte as diretrizes antes delas serem necessariamente aprovados já falei isso no outro contexto mas é importante também salientar que de novo ele vai passar por audiência por primeiro puro consulta pública depois por audiência pública depois tudo isso vai ser encaminhado para o plenário do Conselho Nacional de Educação e lá então eles vão eles vão aprovar um certo texto né que é um texto que o tio pode ser e vai ser aquilo que já está elaborado na polícia já está laborado na verdade é ao diretrizes mas com todas as contribuições da sociedade né elaborado uma versão então agora não vai haver um escape do da atribuição do Conselho Nacional de Educação tava lá e agora vamos começar a a apresentação dos contrastes aí das duas políticas Tá vamos começar a Por uma questão importante que o atendimento educacional especializado primeiro eu quero esclarecer de onde vem está bem da Constituição e a constituição determina o seguinte um senhor tipo 208 tá o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de Oi e aí ele e aí a construção vem dizendo mediante a garantia de os vários esses um deles o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência preferencialmente na rede regular de ensino Agora presta atenção nisso pessoal o presta atenção que atendimento educacional especializado não está em maiúsculo está em minúsculo e a pergunta isto que tá aí é o aê e vocês vão ver aqui na série de documentos do MEC e a política vai dizer que sim que isso é o aí é mas eu trouxe aqui para vocês dois documentos importantes um é um livro do canotilho e colaboradores gatilho de uma arma existirá mais quem é um livro de direito constitucional uma doutrina jurídica e o outro é do de Costa Machado é também de um livro de doutrinadores que não entendem assim não é isso o atendimento educacional especializado prevista a construção tem nada a ver com ele é o que tá na construção é propor vou falar em outras palavras nas palavras o de Costa Machado é quando diz que é é dever do Estado ou a oferta a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência que ela não é quatro da época né quer dizer que é proporcionar ensino adequado especializado o ensino que seja adequado especializado não quer dizer necessariamente vai ensino de contato aí e olha aí aí vem a pnl 2008 escreve o seguinte o atendimento educacional especializado tem como função identificar elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem Barreiras para a plena participação dos alunos considerando suas necessidades específicas as atividades desenvolvidas atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum Oi e aí depois tem depois vocês vão ver no material de apoio que eles vão falar só uma vez Alice várias vezes e dizem que é no contra turno Mas não é isso a construção disso é a condição diz que a pessoa com deficiência têm direito a um atendimento que seja Educacional e tem uma natureza especializada e é isso é um direito que ela tem um eu mando por quê Por quê que isso é importante e preferencialmente na rede regular mas não você está na mente porque eu fiquei veja eles fazem assim eles dizem que ele é isso E aí é como se a Constituição de deixasse de prender que a escolarização pode ser em vários lugares então a uma perversão do sistema constitucional e não sou eu que estou dizendo Estou trazendo dois dos uma das mais importantes doutrinas jurídicas do país tá eu não sou eu que tô dizendo não precisava nem ninguém dizer muito né já que eu o conceito de aí não existia antes na construção aparece né também não estou logo nós estamos falando no serviço específico Mas tudo bem para evitar esse tipo de questão na Então vamos lá e diz ainda diz ainda na Perspectiva da inclusão escolar o professor de Educação Especial não é mais o especialista em uma área específica então o profissional do aí então uma coisa é dizer que o atendimento educacional especializado é um serviço que eu já doei e a outra coisa aí que que é esse aí qual é a função dele qual é o você não é uma pessoa especializada o Nilmar específico Ele é uma pessoa que entende de Educação Especial é isso é isso eu tenho uma implicação porque na verdade o que a política descreve É que se você tiver respeito pelas pessoas todo mundo aprende você não precisa ter nada especializado sendo você dominar a metodologia específica na vida disso nada você tem que ter o coração bom aí você fala com ela são bons para ótica oginal bom né respeitar a diferença e aí todo mundo aprende e a política de 2020 traz uma mudança nesse processo ela diz assim uma sala de recursos é multifuncional quando atende a educandos com deficiência transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação quem isso que já existiram político 2008 Ok até aí estamos a mesma mas olha o restante é específica quando atende a um grupo Definido do público-alvo da Educação Especial E aí o que que ele traz ele traz um conjunto de salas específicas ela cria essa ideia da sala A ideia é que o professor de sala de recurso preferencialmente Ele não vai ser um indivíduo que sabe de tudo um pouco que sabia que respeita a diferença simplesmente ele é um indivíduo que sabe implementar as práticas com evidência para surdez para a cegueira para autismo da ciência E focar os dois junto que são essas vezes os pratos para deficiências múltiplas para ela o que é então é surge essa figura da especialização o que era precisa ser um sujeito domina essa área específica então ao invés Essa é uma das principais mudanças no documento vocês vão ver que Eu aponto seis grandes mudanças e na política de 2020 tá essa é uma das principais ao invés de priorizar sala de recursos multifuncionais a prioridade é para sala de recurso específicas Oi e aí esse indivíduo específico é que atende a um grupo específico de de educandos vai dominar as partes melhor evidência para aquilo lá vamos lá e vamos falar agora sobre avaliação 2008 da polícia 2008 avaliação pedagógica como processo dinâmico considera tanto conhecimento prévio eo nível atual de desenvolvimento do aluno quanto às possibilidades de aprendizagem futura configurando uma ação pedagógica processual e formativa que analisa o desempenho do aluno em relação ao seu Progresso individual até que tudo bem aí que tem problema prevalecendo na avaliação os aspectos qualitativos que indiquem as intervenções pedagógicas o professor não faz o menor sentido começa dizendo que avalia o desempenho do aluno termina que a prioridade não é o desempenho do aluno é de escrever qualitativamente que o professor fez e não faz nenhum sentido parágrafo entendi É mas o fato é que é isso que analisado é o que o professor fez escreve aqui para ver só fez não você fez o aluno é porque tá dizendo uma série de momentos que não pode ser o desempenho do aluno E é porque a esse desempenho do aluno e não é mensurável isso não pode mensurar aprendizado Tá então vamos lá para o próximo e eu coloquei outro link Lídia aqui para vocês do sobre o material depois eu coloco de novo não precisa ficar preocupada mas é que é o 4shared não é vírus mas é agora eu coloquei um outro aí que é do material dois é do transfernal não tem problema que não tem foi propaganda e e na não a Penny de 2020 aparecem de uma maneira diferente a questão da avaliação né diz assim são mecanismos de avaliação e de monitoramento da política nacional de educação especial equitativa inclusiva e com aprendizado ao longo da vida e tem quatro Inciso 4 plano de desenvolvimento individual escolar bom então aqui a A ideia é que o indivíduo com o sentem do indivíduo precisa ser avaliado isso não é só uma medida para para definição das estratégias pedagógicas no contexto escolar mas é também uma menina de monitoramento da política e eu considero isso aqui na minha opinião e isso é o mais importante da política inteira tem pessoas acham não tem outra coisa para mim é isso é o mais importante é o dizer que a política não é bem sucedido ao mal sucedida se ela tem mais ou menos matrícula escolar como isso é a medida de nada aliás aliás gente é o James Kaufman ele tem uns ativos Muito legais ele fala se você fala isso uma pessoa que fora da área de educação e ele vai dizer assim não você deve tá entendendo errado porque absurdo alguém achar número de matrícula e medida de sucesso inclusão o que você falar isso para alguém que é fora da educação vou não você deve ter entendido errado porque a gente tão absurdo só que a gente vai naturalizando absurdo porque a gente vai vendo isso você não falado por pessoas da academia pessoas têm doutorado E aí a gente começa a naturalizar isso aí você não faz nenhum sentido lógico de nenhuma natureza né então a medida a única medida do possível imaginável sobre o sucesso ou insucesso o pedido de educação e aprendizado e não tem como você pensar em outro não faz sentido nenhum você pensar em outro agora é claro que eu não tô falando só de aprendizado acadêmico o aprendizado a gente pode pensar isso uma maneira mais larga mas é o aprendizado não tem outra medida e vamos voltar para de 2008 aí tem uma questão importante que eu quero trabalhar diz assim um currículo não disciplinar implica o ensino sem as gavetas as disciplinas em que se reconhece a multiplicidade das áreas do conhecimento Trânsito Livre entre elas o ensino não disciplinar não deve ser confundido com os temas transversais do PCN os quais não superam a disciplinarização continuando organizar o currículo em disciplinas pelas quais perpassam assunto é de interesse social como meio ambiente sexualidade e tal deixa eu falar sobre esse tem na verdade sim tem para representar uma coisa mais rápida que eu quero falar que é assim eu já explorei isso um pouco aqui na aula passada mas quero trazer de novo para sua reflexão o que que o que que a inclusão Total EA política nacional de 2008 traz traz assim ó A escola está errada a educação especial só um recorte tá então nós uma revolução na escola você tem uma revolução completa na escola tem um cores da escola tem que ser não tem que ter disciplina isso é um exemplo mais mais Óbvio mas claro para quem tá não tem que as disciplinas escolares não tem que sair coisa coisa do do positivismo a modernidade não sei o que então não então não tem que ter nada disso a escola tem que ser completamente diferente então ela tem que ser assim como eu disse é o professor vai lá perguntar logo tem que vocês querem fazer esses quer aprender Vamos colocar em uma pena aquela coisa então cada um eu eu faço 20 atividades sobre tal coisa Cada um faz o que quiser né E aí depois eles apresentam E aí a sala vai virar um lugar de experiência de aprendizado e troca isso e qual que é o problema aí primeiro problema E como que você faz tô como é que você põe essa política de Educação Especial que é uma coisa específica que em tese que tá de escrita para funcionar numa certa escola sem mudar a escola E se a gente tivesse mudado a escola faria um pouco mais de sentido da escola fosse uma escola tipo escola da ponte que é o que ele está pronto né aí faz um pouco mais de sentido o primeiro lugar é isso eu quero eu quero cometer o meu carro seja é elétrico que eu sou um cara ambiental né Aí eu não troco de carro e meto meu carro na tomada e não tem como funcionar porque o meu carro não é elétrico Meu carro é gasolina vai pegar fogo né Então esse é o primeiro problema o segundo problema vamos supor o que a escola fosse transformado em escola nova revolucionária da escola nova e qual é a demonstração científica Qual é a clareza que a gente tem de que isso que eles propõem vai funcionar nenhuma o lugar mais próximo disso no mundo de eliminar disso penalização é Finlândia EA Finlândia continua com escola especial com sala especial com educação inclusiva e não conclusão total o único lugar do mundo que reduziu a disciplinarização Oi não acabou mas reduziu não aderiu a esqueçam falando Portanto ele não existe nenhuma demonstração empírica prática em nenhum lugar do planeta que diga que isso vai acontecer é a única sustentação é na autoridade de alguém que dizem que fala que eu tenho doutorado então tá certo então muitas pessoas falarem com a pedra isso do café nada né num certo momento todos os fios que se achavam que existe o éter Wesley não passou a existir porque eles achavam aqui existia o que usavam ele no cálculo né É até 1915 todos os físicos do mundo achavam que a luz não era atraída pela pela massa pela gravidade e não é por isso que a luz deixava que você atraída pela gravidade ao consenso entre especialistas é uma coisa dados empíricos dados reais prático práticas foram validados por meio da experimentação é outra completamente diferente oi né bom bom então então isso é um problema essa ideia de Eu imagino E aí eu digo que é e pronto e eu não tô na escola e aí eu posso dizer que eu quiser né porque o eu falo o que eu quiser ir e eu não tenho responsabilidade nenhuma perguntou a sala de aula e aqui segura bucha o professor e aí você fala e aí você não dá certo fala professor é ruim professora foi conceituoso professor que não aceita o professor que é isso para pessoa quer que eu e na PN de 2020 é para dizendo assim né no caderno a expectativa da PN 2020 é aqui a área da Educação Especial possa fundamentar-se de modo cada vez mais amplo e profundo nas evidências científicas e essa é a primeira vez que um documento de Educação Especial no Brasil paz esse tipo de afirmação gente falou Eu particularmente fiquei estasiante foi baseado convém explicitar que a educação baseada em evidências está fundamentada no conhecimento oriundo de pesquisas científicas com dúvidas com Rigor metodológico O que possibilita aos educadores e identificar métodos e práticas eficientes nas suas práticas interventivas no cotidiano escolar você é a primeira vez que a política de educação é aparece de Educação Especial aparece um referencial científico a política de 2008 sobre a individualização dos processos tá as perspectivas da política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva não deve haver uma educação para toda essa educação que você que você faz e todo mundo pega não precisa de visualizar nada que exclui as escolas especializadas E isso está descrita na página 8 9 14 18 E20 elimina as aulas especializadas também da está na página 9 14 18 E20 que elimina é É isso mesmo e não é 9:14 e qualquer adaptação curricular nenhuma adaptação curricular pode ser feita página 9 e página 14 14 15 que não pode utilizar nenhuma prática especializada nenhuma isso está na nas páginas 9 11 14 e 15 tá bom é e eu vou voltar daqui a pouco mas eu quero mostrar um vídeo para vocês porque porque eu fiz um material inclusive com muita é com muita a referência direta porque o que acontece o seguinte como nós estamos falando de dois universos diferentes duas epistemologia suas formas de ver o mundo diferente é uma forma de mundo pós-modernista uma forma de mundo científica quem é as pessoas não se entendem para quando uma pessoa quando eu falo uma coisa a pessoa entende outra completamente diferente então é comum acusação de Sim amor você não leu nada você não conhece nada é só por exemplo eu falei numa outra numa outra Live que a inclusão Total era conta qualquer tipo de adaptação qualquer tipo alguém falando da aula por isso que eu desejo e aí eu prefiro trazer a situação porque aí eu dou oportunidade do próprio indivíduo lei aí não fica aí as vezes eu tava uma pessoa tem tem dificuldade também de entender para evitar isso que eu fiz pula pede que é o laboratório da Unicamp coordenado pela professora mandou am3 recentemente uma live sobre educação especial inclusiva acho que o tipo é o título da Live adaptação é discriminação Oi e aí tem dois ela estava presente também tem dois professores outros professores do laboratório estavam presente que responder uma pergunta sobre flexibilização e e adaptação e eu quero colocar esse esse esse vídeo aqui para vocês assistirem porque eu acho que é bastante ilustrativo eles são bastante didáticos ao escreverem a perspectiva dele tá eu vou colocar para vocês é normal na segunda questão que veio lá de Goiás da Jacira Gomes de Oliveira Souza E aí eu vou convidar então porque eu sou José Eduardo lanutti para Maria Isabel cadê a lugar em que é o seguinte qualquer diferença entre flexibilização curricular e adaptação curricular né que a gente pode diferenciar as duas coisas eu vou começar então Eduardo pode ser claro claro Boa noite a todos é é um prazer enorme estamos aqui agradecemos o convite para a gente esse é um momento muito importante de estar aqui conversar com vocês sobre esse tema pô vamos lá diferença entre flexibilidade flexibilização curricular e adaptação de fato não há diferença é trata-se da mesma coisa veja se eu flexibilizou o conteúdo para o meu aluno porque ele tem alguma dificuldade ou alguma deficiência isso constitui uma discriminação pela deficiência porque porque eu estarei supondo diante mão no meu aluno será capaz de fazer Isto ou Aquilo então eu vou estar pressupondo o desempenho do meu aluno a possibilidade que estavam não pode postar para mim isso a gente não é porque as pessoas têm possibilidades inimagináveis então a a gente não sabe de ante-mão o que que uma pessoa vai poder aprender e não vai aprender a gente pressupoem ICI flexibiliza ou a data o nosso currículo a gente está fazendo com que aquele aluno perca a oportunidade de participar de estar inserido incluído no grupo e mais se o professor precisa flexibilizar ou adaptar um conteúdo ele não está pensando numa aula para todos os alunos e isso não é do referencial da inclusão É acho que o que pode ficar mais claro o Eduardo Se não me engano tem um exemplo bem prático para nesse sentido para colaborar né Edu então Boo é boa noite a todos e todos primeiramente eu quero esclarecer que a concepção de currículo que nós estamos trazendo para esse bate-papo a respeito ao conjunto de conteúdos disciplinares que um professor vai trabalhar com uma da turma né porque que eu tô esclarecendo isso diante mão Porque alguns pesquisadores entendem o currículo de uma maneira mais Ampla como o recreio na escola as festividades de dia da família as festas de final de ano é tudo isso como o currículo mas estamos falando de uma coisa muito objetivo é bem simples Esse é o conjunto de conteúdos a serem trabalhados em alguns professores por desconhecerem os fundamentos de uma escola para todos pensam que adaptar Essas atividades para alguns alunos é o único caminho viável para promover a participação de toda a turma alguns trabalham como objetivos diferentes distintos para cada aluno ou grupo de aluno e chamam isso de adaptação e outras que fazem uma entre "adaptação menor ou então partem de um de um mesmo tema mas propõe objetivos diferentes determinados para aprendizagem chamou isso de flexibilização não é na verdade trata-se da mesma a prática EA convenção da Guatemala lá envolvendo imóvel já foi conta e é uma discriminação deve toda e qualquer diferenciação pela eficiência ela então ambas flexibilizada tá diferenciar individualizar o ensino e ele tem a ver com uma prática discriminatória né eu trabalhei até 2018 antes de entrar no ensino superior trabalhei como professor da rede pública de ensino e muitos professores por desconhecerem o por não se dedicarem a entender de outro modo como poderia ser feito esse ensino para toda a turma realizavam é que esses ajustes aí em uma aula que é planejada para alguns alunos para essa maioria né que eles definem a partir de alguns de alguns critérios e não são bem claros expostos para os demais hum eh modificam um pouco as atividades para outros né E como Abel disse isso não tem nada de inclusivo e deixa eu esclarecer uma coisa muito importante aqui tem uma fala danivaldo aqui então sempre fiz errado pois sempre adaptei ou flexibilizar as atividades se conteúdo sempre fica contra os alunos ficarem como está você sala de aula Nivalda pela descrição que eles fizeram a política pela política de 2008 pela lógica da política dos meus não só você tá errada como você tem que pegar prisão de um ano de um a três anos de prisão ou multa porque discriminação em razão da deficiência crime bom então eu quero que vocês entendam e o absurdo lógico lógico assim total que é política de 2008 essa Live eu botei o link aqui para você estava a professora mandou anjo um estão são os professores do La Perla pede é o tempo da política de 2008 certo então é isso essa é a defesa se você não aprender não aprendeu aí citando a política é o aluno que se a data o currículo está escrito na política é o "é o aluno que se adapta o currículo Esta é a política de 2008 vamos lá vamos depois eu falo outra variações Raquel eu volto lá sou só eu continuar aqui aula depois eu voltei as perguntas já pouquinho já e nós vamos lá ó bom então tudo isso é crime não é só um desejável é crime fazer adaptação se você tem um aluno analfabeto no quarto ano se você for ensinar alfabetização para ele é crime é cadeia uma três anos de prisão na Perspectiva dele e olha você tá a política citando entre aspas é o aluno que se adaptar o currículo quando os que admitem se valorizam tiver essas formas e os diversos níveis de conhecimento de cada um então se você tem que aceitar o aluno e ele se adaptar à medida que ele aprende Você aceita é isso e a outra citação do livro da professora mantoan é o aluno que se adaptar ao novo conhecimento e só ele pode regular o processo de construção intelectual você não pode planejar o processo de ensino progressivo por exemplo Enquanto isso a política de 2020 é o primeiro documento o primeiro da educação brasileira ao falar de plano de ensino individualizado o primeiro diz lá o pei é um instrumento de planejamento pedagógico a ser realizado pelo professor Regente com o suporte dos professores do serviço de atendimento educacional especializado e do serviço que o substituir quando tem específica e refere-se as adaptações feitas para que seja garantida a qualidade da formação escolar atinente as singularidades dos educandos o p e deve ser estruturado a partir da observação e articulação entre conteúdo os processos e produtos que garantam a acessibilidade curricular EA Equidade nas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento então é a primeira vez que só aparece no documento da Educação Especial no Brasil Oi e aí vem A grande questão A grande questão da polícia 2008 2020 Essa é a grande questão é que eu quero que eu quero é a grande divisão é se eu quando eu esse individualismo processos ou não e eu estudar o indivíduo planejar um ensino baseado nas suas necessidades especiais individuais Isto é para política de 2008 um controle externo da aprendizagem e para a político 2020 estão ensino planejados são planejamento de ensino e essa é a grande discussão é essa é a descrição de verdade de ser escola especial você não tem isso essa não é descrição de verdade essa é uma discussão completamente lateral assim é muito menos importante é do ponto de vista a Oi D Fátima aí deixa eu só prazer que uma outra hora não é isso aqui uma outra outra questão para vocês que é o texto do caderno em relação à questão da recusa de matrícula tá é que eu não tinha não tinha feito slides aí eu tô trazendo aqui para vocês na verdade são no material de apoio eu trago todas as vezes em que o caderno traz isso mas eu vou mostrar uma só tá o encaminhamento de educandos para as classes especializadas deve ser orientado após avaliação biopsicossocial Então a primeira coisa é a garantia de uma avaliação biopsicossocial que é grande pauta do movimento de pessoas com deficiência para todos os alunos com deficiência E que tal na que tal na escola de façam isso é um isso é incrível só a conquista é inclusive tá falando lá que você tem que ser professor educação especial pelo menos mais dois profissionais é bem do terapeuta média escola por perto teófono e tal pelo menos mais dois é direito direito tá com a participação da família outra coisa fundamental diante da singularidade eu Estudante em interface com seu contexto sócio-familiar a equipe poderá indicar se a matrícula na classe especializar da é mais favorável ao desenvolvimento integral dos Estudantes no entanto e é isso aqui tem grandes afirmações a decisão final é primeiramente do estudante Ah e quando que não é de estudantes no caso de este não ter idade suficiente fazer por 12 anos é ou condições cognitivas para expressar a sua opinião será da família então nenhuma brecha nenhuma margem nenhum nada nenhum nenhum talvez em um porém não nenhum em alguns casos nenhum nada nada tá então vamos lá agora eu vou voltar aqui e deixa eu trabalhar um pouco esse ponto do controle externo da aprendizagem ou não E aí eu vou abrir para perguntas cartão daqui 10 minutos eu abro para as perguntas eu vou responder ela tá é E aí o que que é um processo de Educação Especial feito baseado na melhor evidência disponível evidência científica Então deixa eu dizer assim nos Estados Unidos no ano de 2001 Foi aprovado uma lei chamada nenhuma criança deixada para trás e disse que a educação especial Obrigatoriamente tem que usar para uma gravidez e em 2004 ai dia reiterou este ponto então lá que você tá na rede pública na diferente do Brasil lá para ficar em sua rede pública né A maioria dos países desenvolvidos assim E você só você só quer rede pública e eu praticamente só tem E aí nesse lugar só pode usar letras especial práticas previdência então eles acabam financiando tem muita pesquisa a muito claro que que é um processo baseado em evidência para inclusão escolar eu não posso falar de como é que é surdez e cegueira com paralisia cerebral quando eu esqueci é muito porque eu não sei e eu não falo porque eu não sei hoje eu vou falar de autismo e deficiência intelectual porque tem uma literatura extensa disposição porque eu também tive a oportunidade de conhecer dois lugares lá nos Estados Unidos na Flórida Califórnia eu conheci em logo como é que era esse processo tá E aí eu vou chegar para explicar para vocês porque que a questão da escola e da sala especializada não é um ponto importante da política é um ponto de pouquíssimo importância o primeiro eu faço uma avaliação do indivíduo e eu vou saber é o que ele sabe e o que ele não sabe eu vou saber quais são os déficits de habilidade que que é o déficit gente é uma coisa que eu precisava sobem não sei o comportamento pessoal apresentaram a presente ou Baseado Em Quê que eu digo o que que um indivíduo tem que ter habilidade baseado em duas coisas baseado nos Marcos do desenvolvimento então eu sei que a gente acha que tinha muito especial mas então espécie né tem as doninhas ficar privada pelo olfato né então a gente tem um conjunto de habilidades que a gente deve desenvolver até quatro anos de idade com a nossa espécie se desenvolve se ela não vir envolve até quatro anos de idade A questão não é a média eu tô fora da Média ou não é a média o Marco do desenvolvimento não é a média é um nível a partir do qual você tem se desenvolvido senão você está numa condição de risco para o desenvolvimento uma condição patológica que vai te trazer risco grave na sua vida então a gente fazer por dois anos tem que falar frase não sei que idade tá aqui ele tem que irritar depois ele tava 50 atenção compartilhar com 11 meses se você não tiver atenção compartilhada a probabilidade de você ter alta hoje oitenta e sete porcento né que ele na verdade é habilidade mais comummente hein em qual piso e sem atenção compartilhar da chance de aprendizagem na escola é muito muito muito muito baixa muito baixa né Sem rastreio visual e jamais vai aprender por exemplo a ser batizado ele porta eh duas vezes o que iguais têm é impossível e assim por diante então faça uma avaliação de Quais são esses chefes baseados Marcos do desenvolvimento e baseado nos Marcos contextuais da própria escola Qual a disciplina que eu tenho que o quarto ano tem que ser tem que ser batizado É eu sei que é que que é que perde tem que saber tal coisa ou que saber qual coisa eu tenho que saber entrar na escola e até minha sala você não tá cinco dias eu vou falar depois mais disso na aula que vem eu vou falar mais Eu só me ligar ou nessa aula fazer perguntar não sei a Jaqueline exista perguntou mais desenvolvimento baseado em qual por Piaget Piaget ele é um primeiro autor que trabalhou a questão do desenvolvimento mas ele há muito tempo já superado Mas ele deu origem a um campo que nós chamamos de psicologia do desenvolvimento sim é baseado na psicologia do desenvolvimento né esses Marcos do desenvolvimento e e também os os habilidades contextuais necessárias para a vida em escola ah e tem que avaliar camisa excessos que que é o excesso o excesso comportamental é qualquer qualquer o conjunto de comportamento que viola os direitos humanos do próprio indivíduo de qualquer outro indivíduo no ambiente escolar do seu grupo ou da sua comunidade e é isso O que é o excesso comportamental então a gente já Analisa isso e a gente entrega para este indivíduo um conjunto de recurso entrou junto de suportes para que ele este indivíduo possa ter uma condição de Equidade de acesso à escola não é de igualdade é para aquele que precisa mais eu entrego mais para aquele que precisa menos eu entrego menos eles usam uma expressão na política nacional eu não anotei de 2008 e condenam veementemente isso essa essa lógica né de entregar conforme as necessidades individuais Mas isso é considerado como eu já disse um crime né mas eles usam uma outra palavra que eu não me lembro agora que acabei não anotando e essa é a prática com melhor evidência eu vou pensar eu vou planejar para querendo divirtam vamos imaginar o seguinte uma imaginar em que o indivíduo não tem rastreio visual a vossa sempre exemplo que ele é muito muito didático muito claro ele não tem a ser visual e portanto eu ensino rastreio visual ensino outras tarefas de habilidades de percepção visual como escaneamento pela cidade de outra E aí eu ensino a fabricação e eu tenho uma hierarquia uma escala a escala do ensino eventualmente o indivíduo ele pode pôr porque ele tem um transtorno do desenvolvimento ele pode ter um desenvolvimento é muito alterado de modo que ele Aprenda uma habilidade avançada e não aprende a uma habilidade básica isso acontece eu do ponto de vista da aprendizagem Você pode ter aprendizagem inscrição é benção equilibradas é mas quando a gente deve ensinar existe um princípio que a gente é considera o princípio do equilíbrio comportamental né a gente não pode não tem como você fazer isso pode ser que o indivíduo não sabe o habilidade básica e ele Aprenda uma habilidade aqui por qualquer motivo só Deus sabe sim mas não isso é para a aprendizagem não para o ensino o ensino deve ser baseado nesta escala nesses pequenos Passos em que eu vou avançando Pink e aí que o avanço é pensando em nos diversos comportamentos produzindo esse equilíbrio comportamental entendeu é porque o que eles falam é que aprendizagem imponderável então eu não posso individualizar então vamos lá um exemplo aqui eu tô no 1º ano 2º ano 3º ano alfabetização o 4º ano 5º ano 6º ano foi imaginar que eu tô estudando o dígrafo só que o menino não tava batizado menino com autismo Alfabetizado eles tão dizendo assim se eu deixar de ensinar para ele dígrafo bom e passar ensinar para ele alfabetização eu tô controlando aprendizagem dele eu não posso controlar aprendizagem dele isso é discriminação E aí e eu chamo isso de ensino Olá me chamo isso com seriedade chamo isso de compromisso com o indivíduo porque não vai aprender dígrafo ah ah mas não pode porque em ponderável qual é aí vidência em que lugar que vocês tentaram aí ensinar Guimarães Rosa é para obter analfabeto ele aprendeu onde é que você ensinou logarit fundido que não sabia mais e menos ele aprender onde que tá esse dado Oi Ana bigotte que falou E daí que ele falou a todos aqueles negócio que é bom que é ruim tô dizendo que qualquer pessoa quando afirma coisas autoridade o crédito o título O nome a popularidade se ele é presidente era para me interessa não faz com que a fala vira em verdade é uma fala é considerada a verdade uma afirmação quando a gente testa e ela se demonstra é efetiva ou seja ela descreve uma relação que tem na realidade vou dar um exemplo aqui para você e aí seu E aí vem o problema é para você lógico de um de um referencial científico de um referencial pós-modernista deixa eu mostrar aqui para vocês aqui por exemplo ó eu vou pegar um negócio aqui e Vocês entenderam a brincadeira tá vou pegar essa pilha aqui tá bom Aqui tem uma pizza na mão e eu eu vou fazer a seguinte afirmação e vou soltar essa pilha esses dois dedos que estão aqui na pilha eu vou deslocar em relação a filha afirmação número um a pilha vai se deslocar né pelas ondas pela força gravitacional pela aliás pela pela aceleração pela força da aceleração ela vai vir aqui para essa minha mão e possa número dois é afirmação número dois ela vai voar e vai bater no pé o fato ele cismou com isso quer dizer que uma afirmação é mais verdadeira do que a outra aí já vem alguém construído pela mas não existe verdade absoluta em tudo bem tu não sabe o que é isso é conversa que a gente faz no primeiro ano da graduação gente né claro que não existe verdade absoluta a verdade ele é aproximar tiva a provisória eu disse que a força da aceleração Então essa é uma afirmação E aí Fabiana relativística não é uma afirmação newtoniana né talvez quando a física de item for superada a gente tem uma outra expressão um outro conceito mais preciso quer dizer que é aceleração ele acelera em relação a minha mão é força da aceleração acelera roça mesmo talvez a gente tem uma expressão Mais precisa Então essa é isso que é verdade hoje deixará de ser verdade não porque é falso acho que ter alguma afirmação que é mais precisa mais verdadeira Do que é essa E aí depois até outra mais verdadeira então A ciência é aproximar tinta e provisória bom então ela é aproximar time provisório quer dizer que ela não é absoluta mas também não é toda afirmação era igualmente válida porque a afirmação é simplesmente uma construção social não o afirmação tem identidade com a realidade ela não tem O Que Não Dizer para mim que você vai chegar na sala de aula gente quê que vocês querem estudar e todo mundo vai discutir vai secar descrição bonita e eles vão decidir que vão estudar um negócio lá aí eu faço 20 atividade eu tenho eu tenho um aluno com deficiência intelectual profunda paralisia cerebral com dano cerebral então uma das atividades eu proponho tem que ser para fazer Traço bem simples quando o primeiro vídeo aqui todo mundo vai fazer um passo 5 para entregar mas já viste falou para fazer isso não é aqui narrado você não quer fazer não só né Tá louco já vamos começar da fazenda só da Fazenda acabou quer dizer que não que vai virar um laboratório cheio de experiências x é isso gente de dentro da minha experiência empírica é uma surdo E aí dentro das evidências científicas disponíveis é uma pessoa do maior ainda bom então é isso não vai controle externo da aprendizagem estou ensino isso é planejamento Isso é isso é isso aí em cima não né aliás até isso só que não posso falar não podem falar em cima Então esse tipo de coisa que se baseia na estética das palavras e como que a palavra sua forte porque se esse tudo que é falado é equivalente porque a verdade não existe tudo é construção social com pessoal e ela soma uma ficção então a palavra o que você fala ele não se legitima por conseguindo escrever alguma coisa que acontece na realidade esses existe mas ele é forte se ele tem uma estética se ele escreveu tem um paradigma crítico se ele é popular entre os acadêmicos isso não é uma ideia é popular entre acadêmicos tu faz mesmo aprender mais o prender menos tu faz a menor diferença e faz aprender mais ou menos se for verdade ou se não for verdade a gente só sabe disso testando uma realidade junto isso agora eu vou para as perguntas tá vamos lá então já pararam em relação ao material pessoal tem aí o tem amanhã eu coloco outro link também no no Instagram vou mandar para vocês o link por e-mail não precisa ficar preocupado Eu só não mandei o link por e-mail hoje não deu tempo já terminei já tava começando a aula já pode ficar tranquilo que hoje eu mando o material para vocês por e-mail tá agora deixa eu ver aqui e os links dos Testes estão ficando no site do simpa Quem não tiver recebendo imenso ir lá porque se você quiser com sim porque ele não pode entregar no e-mail para vocês pode deve estar no spam Mas tu vem mesmo que não está estragando o coisa quando eu mando o teste primeiro eu tô colocando no próprio descrição do evento Então não precisa ficar preocupado e aliás que eu tenho um aluno do 9º ano não é Alfabetizado não conhece números agora vai para o primeiro ano do ensino médio e agora se fosse pela positiva 2008 agora deixa ele ué e aí ele que só adaptar o currículo agora desde uma perspectiva científica e lembrando a política de 2020 não está em vigor e nenhum município nem o estado que ninguém aderiu ainda que ainda vai sair processo de adesão não saiu ainda os entes federativos não são automaticamente vinculados é então é isso as pessoas dizem assim não mas é porque o sol tá ruim tá eu não foi implementado não ela está ruim porque ela foi implementada é justamente por isso que ela está ruim Oi Fernanda Barreto professores estou entendendo tudo que o senhor está dizendo porém ainda Como disse aniversário está muito distante da sua comunidade como trabalhar uma melhor formação é eu entendo Fernanda que essa essa a universidade o problema da Universidade hoje no meu entendimento é que esses processos de formação baseados em que decisão estão nos departamentos de educação estão muito mais os apartamentos de Psicologia Então as Universidades públicas têm processo de formação baseado na melhor evidência assim no status públicas como ficar Universidade Federal do Pará a Universidade Estadual de Londrina Universidade Federal do Paraná é a USP enfim Marcelo de outras universidades mas em geral não nos apartamentos de educação e aí a gente agora a universidade gente ela responde é o que a escola faz a medida que se faz a luta política nos municípios dos Municípios né é dirigente gestores começam a fazer uma coisa mais a identificar aos adversários Como responder a isso né deixa eu falar uma coisa importante eu sobre isso né que aí vem eu sei que tem muitos dirigentes gestores colar aqui existe um desse encontro muito forte entre o discurso dos gestores dos cursos Professor o gestor diz assim ó Isso aí é professor Mas você só fica falando que não sabe que não tem preparação eu já passou mas já faz 10 anos já não era para ter preparação já uma hora dessa já era para ter essa conversa não cola mais não esse é o discurso do gestor tá as professoras são muito preconceituosa o bicho difícil aquela pessoa em Santo Cristo Jesus discursando professor ninguém prepara a gente e quer enviar esse aqui na vida de jeito nenhum não eu não sei o que eu vou fazer não consigo preparado por aí tanto não tá certo quanto o outro tá certo tenta atrapalhando a relação é essa e essa hegemonia EA pós-modernista da própria Universidade porque o gestor aparece informação e ele não parece qualquer formação ele vai no aniversário pega o cara que tem doutorado faz um cara que tem mestrado pergunta que você ver o livro tem o cara vai lá no município lá nos professores ele diz o que estou falando só de educação especial mas isso que eu tô falando ele com essa especial vale para tudo ele diz assim gente a altíssima problema da comunicação e do comportamento na Grécia jogava as crianças na pirambeira E aí depois vem idade média e era e era a caridade depois veio a segregação depois fez Salamanca tá tudo bem graças a Deus a respeitar mais diferentes são todos iguais é só isso que ela fala aí tem que ver se há contato o doutor e fala a mesma coisa no outro contato você fala uma coisa no outro contato para que foi Escreveu 5 livros da mesma coisa e ele não disse que eu não faz um país com uma Vale ele não diz como adaptar uma prova não desculpa da proatividade não disse ele não diz como lidar com comportamento agressivo em sala de aula e nem sabe que esse existe muitas vezes que nunca foi na escola outro dia estava fazendo uma outra Live eu falei de um menino com autismo né muito agressivo né aí o cara falou que já vem ele com um discurso agressivo para essa pessoa o agressividade é um discurso só que eu como professor de sala de aula eu já vi ela o espectro inteiro Já dei ela para o menino que hoje tá na faculdade professor da faculdade me liga para saber o que fazer e já dei aula para o menino que o professor não podia sair em outra mão dele segurar um minuto outra um minuto tá mão dele porque senão vou te pegar lá na sala de aula e além da minha experiência empírica como o pai né então para ele é um discurso discurso e quantas pesquisas Nossa Que agressividade aparece em caso de autismo de seis a sessenta e oito por cento de casa e para ele é um discurso porque nunca entrou na sala de aula e não sabe agora cheiro do giz o professor segunda a sexta a van em Salamanca possui valor de lei sim só que a Salamanca não proíbe nada disso Jaqueline essa interpretação que eles fazem nenhum lugar do mundo faz de nenhum desses desses desses dessas Convenções é tanto que nenhum país do mundo acabou com as escolas especializadas e salões especializados isso não existe essa questão só existe no Brasil ela não existe na Finlândia lá no existe la Perla não existe um Estados Unidos ela não existe lugar nenhum ela só existe no Brasil Oi Ana Rodrigues Professor Existe alguma informação trâmite de anulação da criança Peniel que uma possibilidade real de celular você juízes podendo lá o congresso também não sei como tá as coisas estão transcorrendo não é e o Bruno professora Onde exatamente está na política 2008 a vedação na adaptação curricular poder explicar isso melhor o Bruno eu coloquei um material aqui que eu coloco essa todas as informações mas só para retornar aqui para se você quiser ler a própria e também eu trago as eu trago as as citações diretas para evitar qual que é qualquer mal entendimento Tá mas eu vou aí depois você pode voltar aqui no vídeo me fazer também uma a e fazer o dar um print tá mas aqui estão as páginas na política então a inclusive aqui quando quando fala para adaptações com qualquer adaptação curricular está na página 9 tá dizendo que qualquer adaptação tem que ser eliminada por completo e com urgência na página 14 diz que elas são excludentes e paliativas e na página 15 uma outra condenação no entanto um na página 15 tem três condenações Se não me engano na página 14 duas enfim eu sei que tem várias páginas aqui que eu só citei uma vez mas que na verdade tem mais de uma condenação na mesma página tá Oi gente desculpa são muitas perguntas eu não consigo responder a todos respondo se eu consigo aqui tá e a Parabéns pelo Dia do psicopedagogo Muito obrigado diante da pn2021 psicopedagogo seria a pessoa ideal para trabalhar nas escolas ainda é isso aí não eu acho Lucimara que faz pela política de 2020 faz sentido que o a esteja psicopedagogo o pênis não é um outro a formação mais indicada uma das formações pode ser o psicopedagogo psicopedagogo Ele trabalha com transtornos com dificuldades acentuadas de aprendizagem né agora ideal idealmente ele então ele trabalharia com este grupo grupo com transtornos específicos de aprendizagem E aí você teria aquela pessoa que se formou em educação especial ou psicopedagogia para grupos específicos de deficiência ou desafio a tazinha professora trabalha com projetos de estudos os discentes escolhe um tema que vão pesquisar sobre ele é somente do senhor fala não não é sobre isso que eu falo também trabalho sempre trabalhei com um grupo de estudo Eu só disse que eu veja o grupo de tem várias questões em relação ao grupo de estudo a primeira questão é que você tem uma série de processo de controle o primeiro do que eles vão estudar não é simples assim vocês escolhe o que vocês quiserem E além disso é você não você não vai da Veja se você tem um aluno com paralisia cerebral ou com deficiência intelectual grave na sua sala aí você vai deixar eu fazer você vai passar uma atividade adaptada para ele vai ser uma atividade muito simples se você disser que todo mundo se você fala no grupo todo mundo para fazer a mesma tiver todo para fazer aquilo ali que tu era eles demora 30 segundos eles vão entregar acabou conversa não você exige seguramente que esse trabalho de grupo ele tem um certo conteúdo que você vai dar nota você vai avaliar assim por diante eu estou aqui a Claudino faz tempo estou esperando verdade com essa ser entendidas obrigado para ver se ele finalmente vejo que hoje não sou só eu que penso assim com certeza Janaína eu e aí uma coisa interessante eu uso muito isso de professor professor de sala de aula é o osso muito muito muito a muitas pessoas entrar em contato comigo assim que sair a política eu estou muito envolvida processo né o Celmo você não você não tá mal as pessoas que estão te xingando Então olha É eu sei quem tá falando o quê eu não sei a minha posição eu sei que o que eu falo isso para quem eu tô falando Ah professor de sala de aula é de sala de aula raríssimo caso de uma pessoa para discordar de mim raríssimo raríssimo raríssimo raríssimo raríssimo caso vai discordar de mim Bom vamos lá como exigindo do Estado avaliação biopsicossocial uma vez que a minha situação fornece é Peterson a construção ela determina que o sistema de educação eles não são hierárquicos eles são concorrentes isso quer dizer que cada um tem a sua o seu quinhão então ao processo fundamental claro que você pode pedir agora com base neste decreto se você tiver na Universidade Federal ou não a rede Federal de ensino porque esse decreto só atinge a rede Federal sistema Federal um sistema Municipal um sistema Estadual precisar aderir formalmente mas o protocolo do Governo Federal ainda não foi anunciado para adesão Provavelmente depois das diretrizes do Conselho Nacional de Educação em primeiro lugar é garantir que o seu e o seu município ou o seu estado não sei qual sistema você está aquele venha a aderir à política saberia essas diretrizes haver indo aí a gente com a descrição que está nessa política no meu o Cristo se torna aquilo que a gente chama de direito objetivo é direito subjetivo é o direito que pode ser perseguido pelo Direito pelo indivíduo diferente do direito social Então é só fazer uma um requerimento né esse é isso prefeitura não pro ver aí você pode ajuizar uma ação mandado de segurança porque não mas estou falando isso meu entendimento jurídico talvez advogado talvez advogado outras pessoas tenham opiniões diferentes e aí você pode ter uma das segurança porque no meu entendimento essa política da forma que ela está descrita garante né circunscreve aquilo que a gente chama de direito líquido e certo tá bom É mas o que eu falo que vale agora eu faço adaptações para alguns alunos isso poderia me prejudicar hoje e não isso não Nunca vi ninguém ajuiza ação por quê porque na verdade o Roberta a política de 2008 estava em desacordo com a ele bebê a a a política de 2008 é que era no meu entendimento profundamente ilegal Ah então é ela é que é que estava aqui bocado essa essa perspectiva é que é equivocada e não há perspectiva adaptação porque está escrito aí ele veio aí fala das adaptações razoáveis tem uma série de dispositivos legais que traz esse esse direito né Deixa eu vou mostrar para vocês aqui é o que diz a é o que diz a E aí bebê tá só tirar aqui o banner e diz a LDB sobre isso e aqui você quer libertar e o sistema de ensino assegurarão aos educandos com deficiência transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades superdotação currículos ó currículos adaptados em princípios métodos as técnicas recursos educativos e organização específicos para atender às suas necessidades com a bncc fala em diferenciação curricular bncc quer um documento formal normativo a polícia de 2008 não é documento nenhum link de internet porque lembra que eles fizeram burlar o Conselho Nacional de Educação e eles fizeram as próprias diretrizes um grupo deles então ela não é um documento formal então não tem esse problema não tem nenhuma força jurídica isso tá bom bom então vamos lá chover outros perguntas aqui no meu Município psicopedagogos aí no outro projeto de apoio os transtornos o tempo que vai bastava um curso de algumas horas sem sociais incríveis como proposta é ela falou assim tá em todas as professor do trabalho em uma rede que fazemos e cobramos adaptação curricular fazemos adaptação podemos usar ele para justificar essas declarações à ele b i a convenção dos direitos das pessoas com deficiência de Nova York também não pode utilizar uma série de documento bom Bom vamos lá diabetes colocou né adaptação quem nunca né ó tá querendo ir para cadeia em brechó Oi Ana Raquel gostaria de saber o motivo de dizer em que vão tirar as crianças deficiência na escola regular e o que haverá mais dificuldade de matrícula qualquer coisa Anne é uma disputa política e é uma disputa política em cada um vai fazer o discurso é que principalmente para mobilizar os pais né É para ganhar apoio angariar apoio político Se você soubesse o que eu já ouvi eu vou fazer um vídeo só sobre os interesses escusos que eu já ouvi né da política 2020 sentir um vídeo cada coisa rua mas sem pé nem cabeça do que a outra eu ouvi por exemplo que é o seguinte O que é que os terapeutas daí a gente tava falando de mim né porque eu sou membro de uma clínica né da Clínica Luna a aba uma empresa de assessoria de consultoria escolar várias dessas da Verdade desses teorias conspiratórias tem a ver comigo então eu seguindo os terapeutas tem porque aí vai ter menos tempo de escola e mais tempo para terapia e eu quero dois problemas aí né primeiro ao tempo de escolarização ele é definido pela LDB ele é 800 horas no mínimo duzentos dias então não faz diferença escola especial os ela é comum tempo é o mesmo então faz a menor diferença o segundo problema é achar que as pessoas não fazem terapia que falta tempo né porque falta dinheiro e o terceiro Na verdade tem um terceiro problema aí que é o seguinte nas escolas especializadas é muito mais provável de terapia lá porque a pai Pestalozzi normalmente está em psicóloga forno então a probabilidade de meninos na escola especial não procurarem terapia em particular é muito menor é muito maior hoje não procurar bom então não só a teoria conspiratória absolutamente ridícula como ela é o contrário do que ela poderia propor eu vi que os interesses privados e se apareceu em vários que os interesses Prima e aí é assim claro que a gente se observar os interesses privados são coisas importantes mesmo né Ele tem muito Impacto sobre educação por exemplo a gente teve uma profunda desse regulamentação das pós-graduações Lato Sensu no Brasil que foi que virou uma venda de certificado desde o isso aconteceu no período de Fernando Henrique Cardoso né E se aprofundou no período Lula e todos os demais foram Olivença Até agora ninguém ninguém tá Cold tão problema muito grave muito grave é a praticamente à venda de certificados de pós-graduação tem um monte de possa aí pelo amor de Deus bom então isso é o interesse privado Claro você tem a Kroton você tem Cruzeiro do Sul você tem não sei o que agora interesse privado de que na Educação Especial quem é que está investindo Educação Especial objetivos e investindo A crosta um ter vestindo a Cruzeiro do Sul é maior pepino para qualquer pessoa em uma empresa particular nenhuma investe início no Brasil é certo uma empresa de uma escola local e o lugar mas nenhum grande grupo então essa história dos interesses privados que isto é gente’ em que países essas pessoas estão pelo amor de Deus a APAE que a principal dessas instituições ela é uma federação tablet pensam é separada não tem você não vê a parte do lucro de você quantos milhões tem que ser Quantos milhões é uma federação é um monte de gente nos prédinhos com telefone é pai de criança com deficiência que não aufere lucro eles são voluntários todos os que tomam decisões da APAE no Brasil e que eles são voluntários o voluntariado APAE são crianças são pais de crianças com deficiência estado não olhou para os filhos dela ela se tivermos que correr atrás que se virar e além de você faz uma criança com deficiência que todo mundo aqui Quem é pai sabe que é bucha teve que ainda trabalhar para os outros você fazer serviço social para tudo é mais e eu presto serviço e eu presto serviço praticamente só para prefeitura para sistemas Inclusive eu nunca prestei serviço para uma pai aluna aba Nunca prestou cursos para pai porque gente APAE é vender feijoada no fim de semana para pagar os funcionários Ah entendeu quem sabe o que é que as escolas especiais para contar tem um monte de curso e não é gente que tem empresa de curso pode perguntar para qualquer pessoa tem empresa de custo o mercado é prefeitura mais uma vez não só teoria conspiratória se não é verdadeira como ela é o contrário é o contrário aos interesses se fosse essa questão dos interesses é não eu não tô falando só de mim para de todo mundo né Essa Ideia super utilização do grupo de digno de vender água Brasil é esses papo assim é só isso aí é um curso que é muito comum ele é muito ele é muito visível nos anti-vacina né você fala da vacina não porque a Indústria Farmacêutica e tem um episódio Dr House que ele fala coisa muito legal e diz muito sobre a dinâmica do capitalismo né é essa dinâmica adaptativa do capitalismo é função você não quer dar vacina Fica tranquilo que a empresa ele vacina vai começar a vender Caixão para criança e do mesmo jeito bom então ele dentro lado vem do outro só que são muito mais complicada tem que discutir o mérito em si o texto em si ao invés de ficar com construção conspiratória isso não leva a gente lugar nenhum Hum deixa eu ver lá Pergunta se o professor Vick tem conselho de Psicologia pedindo a revogação da nova APN é o que você acha melhor 2820 porque essas 2020 parece melhor sem dúvida nenhuma duas vezes tem nem comparação o Conselho Federal de Psicologia ele também é fez uma luta Grande para para revogar a lei da intervenção precoce com autismo por exemplo do diagnóstico precoce para autismo Conselho Federal de Psicologia na verdade é um conselho de outro mais psicanalítico a psicanálise é uma pseudociência é assim como essas essas lógicas que eu tô escrevendo aqui e eles são absolutamente contrários a qualquer prática de natureza sentir então é tempo faz todo sentido com a lógica que ele vem operando eu estudei na palha a realidade dos núcleos é desesperador quando a falta de estrutura e falta de recursos atendimento Pode ser que nunca fiz um curso a pai eu fiz rapaz de Araraquara que ela é excelente te Adriana ela é a presidente irá organizou o curso vender o ingresso do curso para poder as pessoas da Paz fazer de Graça entendeu para ela fale ficar com o papai Porque é isso pessoal da Paz vai se virando vai vai dando os seus pula o professor você poderia fazer uma lista lacradora de referência bibliográfica porque estudar sobre educação especial prática baseada em evidências básico ao Complexo Adriana hoje eu vou falar sobre pratos baseados em evidência na próxima aula e vou trazer algumas coisas mas eu sinto dizer quem português nós não temos quase nada eu lucelmo conheço dois livros eu tô tentando a chave ver se eu acho aqui tá em língua portuguesa que é o livro evidências científicas na educação e um livro práticas de sala de aula baseadas em evidências não consta nenhum funciona bem fez aqui tá aqui quando eu vou escrever um negócio aqui daí não vou mexer que tem muita coisa mas eu vou fazer depois que eu terminar esse curso já programei eu e o Yan shimura é um rapaz brilhante um rapaz Mestrando em educação tecnologia e educação nós vamos fazer um curso só de práticas baseadas em evidências para educação curso gratuito também atrações baseadas em evidências para a educação não vai ser só Educação Especial EA gente vai falar de toda vai trazer toda a bibliografia mas a maioria inglês não tem é só tem esses dois livros em em português em um artigo da professora Débora Nunes do Professor Carlos Schmidt e uma outra coisinha mais só no presente Bom vamos lá a Adriana falou na língua que for tô cansado de fazer curso aprender é exatamente agora Adriana eu nesse curso eu vou ensinar também como a pesquisar eu tô com desafio na sala de aula tô com medo de bater na cabeça como é que eu acho o procedimento para resolver isso eu tô com menino que tá se masturbando na sala como é que eu acho o procedimento para resolver isso eu tenho uma pessoa que não se alfabetizar Qual o procedimento para resolver isso eu tenho um menino senta Qual é o processo como é que eu acho que você sentimento para isso você vai ficar melhor evidência Então vai ser um curso que também vai ter uma dinâmica operacional para você encontrar esse procedimento também e a Penny ao parte Nacional servirá como base para os entes Federados Estados Unidos e pela verdade sou político também não Justin não só os que quiserem isso tá no próprio decreto está dizendo lá a Adesão é voluntária Deixa eu ver se eu acho aqui a o e para vocês verem tá a achou ler aqui E aí eu vou deitar é para vocês não vou colocar para vocês verem tá aí vocês podem é mais fácil acho e olha aqui ó meu e vou aumentar com a colaboração dos entes federativos na política nacional de educação especial que tá tive que possível e com aprendizado ao longo da vida ocorrerá por meio de a visão voluntária voluntário quer dizer deve quem quiser na forma a ser definida instrumentos específicos dos respectivos programas e ações do Ministério da Educação e de suas entidades vinculadas à Então não é não é vinculado Obrigatoriamente poderia ser poderia não sei se não é a pergunta a que você atribui essa dificuldade de aceitação do novo PN é medo do novo questões políticas porque tem paz para estudar as aceitação professores falando pelo processo tem dois motivos Cristiane na minha tem alguns motivos da minha interpretação um deles é é essa visão que não tem que dividir alisar nada que isso é errado que isso é do mal que essa coisa ruim que uma visão pós-modernista da educação é uma questão de como eu Elabore o meu conhecimento Essa é uma das questões tá E talvez a principal não sei é uma outra questão é desconhecimento né porque você tem Veja isso é essa perspectiva pós-modernista eu sei que é a visão por exemplo do iPad eles estão fazendo um barulho e as pessoas não vão ser como combinar as pessoas não ainda Credo eu não lembro caderno mas um rolê sei lá quantas páginas o decreto nem sei quantas páginas que são não dá do caderno a 124 páginas do caderno vão maioria das pessoas e ele também não talvez não vão entender entendeu porque são coisas muito sutis que eventualmente não vão entender e aí elas vão no barulho vamos ver assim outras estão indo porque eu acho que vai aumentar a e a repetência etc e tal a recusa de matrícula E tem um grupo que é por conta do Governo na questão político-partidária né Eu já falei que eu não tô nem aí quem é o presidente eu quero discutir com o estado o estado brasileiro se for o Lula se for o bolsonaro for se ela tem o Luciano Huck para mim tente Quem o povo brasileiro desse dia tem o meu voto né as minhas opções políticas Mas quem o povo decidir manda por quatro anos em dialogar com quem tiver lá que você não importa mas eu faço aqui o Brasil vidro num processo de polarização de extremismo não é isso tanto de lado quanto do outro então Isso dificulta é a boa Qual o seu entendimento sobre propósito ao longo da vida Vanessa ao longo da vida é uma perspectiva Que que foi adicionada ao a convenção internacional de Nova York Ela já foi adicionada na LDB no ano de 2018 e este ano 2020 Ele entrou na Constituição Federal você pode entrar construção encontrar então A ideia é o seguinte o que é que a gente não pode abandonar esses indivíduos com deficiência simples vai ficar fizeram 17 anos então que eles têm direito a estabelecer um projeto de vida para eles pode vida pode ser aprender música aprender violão pode-se aprender teatro pode ser se virar marceneiro pode ser e irá preta viram para-atleta vir a ser o que não é equipe portanto para os alunos com desenvolvimento típico que eles terminam o ensino médio Daí ele disse daí vocês irem vocês vão fazer uma faculdade vocês vão fazer um ensino profissionalizante de fazer tal mas as pessoas com deficiência sobretudo aquelas com mais idade devem ter serviços específicos de apoio ao seu processo de aprendizado ao longo da vida não é se esta é a proposta seu projeto é E e essa política e aliás isso é um e é uma coisa muito interessante que eu vi uma live de uma da Associação Brasileira da do getamped aí falam que ao longo da vida do capitalismo Mundial neoliberal Parece que elas palavra mágica que o jovem em qualquer circunstância eu ganho a jogada se eu falar capitalismo neoliberal se eu falar Modelo médico se eu falar integração a inclusão dessas qualquer o que acontece eu jogasse falava eu ganhei tipo sol Cristina ver isso com o capitalismo neoliberal Mundial que tem a ver eu oferecer mais Serviço público o liberalismo ah entendi é as coisas mudam elas são elas não são descritas de um ponto de vista Lógico né é um conjunto de afirmações que elas elas elas se valem pela pela sua força e a não liberar já ouviu falar um negócio é ruim então é ruim né a pergunta Professor como vai ser pôr em prática esse processo de educação com a escolha pela educando Michel hoje é o seguinte ó hoje quando você vai na prefeitura vou meu exemplo eu tenho um filho com deficiência eu vou na prefeitura falar eu quero que minha princesa na escola especial ele não pode ir porque porque tem um convênio lá que diz que não pode isso para pai né já estudou na paz ele pode começar mas depois ele não pode ir Oi oi tá proibido hoje é proibido então se a prefeitura aderi no casamento da Prefeitura em que meu filho em que o seu professor que meu filho estuda a Prefeitura de São Sebastião os é assim a construção disse que o cliente Federal tem um sistema sistema Federal 200 estaduais têm um sistema sistema Estadual o município pode ou não o Pode não ter um sistema para ele tem um sistema que tem que mandar um projeto de lei para a câmara e criar os dentes do sistema e escrever a criação do sistema então Secretaria muncipal de Educação Conselho Municipal de Educação pelo menos e e o sistema Até que a lei se ele não tiver isso ele tá automaticamente vinculado ao sistema Estadual eu no caso desta prefeitura está vinculado ao sistema Estadual que ninguém nunca fez sistema lá Muricy então é E lá se o sistema se São Paulo haveria política então eu vou poder dizer eu quero uma escola especial porque o meu filho né e eu quero e aí e aí eu posso ganhar esse judicialmente depois a prefeitura tem que ajustar o seu seu convênio para atender os requisitos da Lei dando a liberdade de escolha para os pais e eu vou lá é professor como funcionaria implantação da pnh nas escolas públicas haverão escolas especiais públicas Espero que sim Espero que sim mas essa é uma outra é uma outra discussão é muito importante as pessoas estão dizendo Então falou muito sobre isso não porque a escola pública estatal eu sou a favor entendeu só favor mas veja escolas especializadas nenhum país do mundo civilizado acabou sobre salas especializadas no Brasil acabou no Brasil Ainda tem mais é uma duas eu sei de uma coisa que São Paulo não sei de outras Essa é a única que notícia mas se deve ter outros alguma outra porque porque o sistema público ficou sob controle é desse desse pessoal que tem esse tipo de perspectiva completamente antes científica né e isso é um perigo é um perigo porque eles não têm contato nenhum com a realidade nenhum porque eles não dão aula também não pode fazer nenhum dado científico não pode escolher né então eles eles eles começam a falar coisas sobre a escola você falou assim oi você tá falando e eu fiz o doutorado em educação e a quantidade de coisa que eu ouvi absurdas doutorado em educação absurda a pessoa ela não faz a menor ideia do que seja escola a menor ideia a menor ideia é por isso que quando qualquer formação de professor quando acaba tem duas frases eu fiz falou trás de um isso aí é só teoria trás número dois quero ver na minha sala o porquê Porque os pais estão certos porque é só coisa absurda crédito há dez anos de mais de uma década de docência Eu acho que eu nunca fui numa palestra com o mestre com doutor que ele tenha dito alguma coisa que faria se fazer sentido do ponto de vista da escola eu não me lembro vou fazer que ninguém faz isso você porque eu nunca vi na minha experiência individual pela crença muito muito localizada então isso Isso é uma e isso é um perigo quem é que resistiu por quê que ainda tem escola especializada no Brasil que os pais de crianças com deficiências resistiram nas apaes na Pestalozzi então eu sou a favor das escolas públicas mas eu acho que elas devem substituir as escolas especiais conveniadas só quando a gente formular o Consenso científico na população brasileira quando a gente muda porque hoje eu tenho medo de mais uma vez virou modinha porque a educação e modinha você tenta na escola sabe dela tá toda hora tem uma modinha nova modinha na vai é um inferno aí né então isso isso aqui é complicado Bom vamos lá pera aí e olha aqui ó sou de chopp Chopinzinho Paraná sobre escola quando a um consenso a equipe solar e família encaminhamos um mistério por para conseguir a transferência estudantes da escola especializados Então já isso já tá bem bem descrito na LDB na própria constituição acontece que a política o deixou de tal forma oblíquo isso a política 2008 que a gente tem que ir para o judiciário E aí é todo uma dor de cabeça quando a gente tem uma equipe como essa equipe aí chama aqui compreensiva que tem uma visão educacional um pouco mais séria é tudo bem mas quando a gente não tem chicuta o professor dá uma live ficando as 15 possibilidades de procedimento que a política menciona o rapaz eu não sei qual é quais são as 15 conspiracy aqui a política menciona Valéria não entendi Bom vamos lá então na no DF tem centro esse especial tem um certo mas não sei se tem sala dentro da escola comum que eu tô dizendo Bom vamos lá a chuva lá pergunta pessoal é a boa pergunta é a vó já perguntou tem um número específico de alunos especiais em cada sala de aula das escolas não a quer dizer não tem na lei existe os conselhos conselhos estaduais e municipais alguns temas mais legislação não tem o Olá como será feita a escolha entre escola especializada ao regular é assim o pai os pais têm direito na no sistema que tiver na política né que tiverem da política ele tem direito ao avaliação biopsicossocial receber avaliação meu filho e aí meu filho não fala meu filho não compreende já fala e aí eu digo eu quero que ele vai para escola não é A Raquel falou tem classes especiais na escola regular eu não sei se dá um dela que ela tá falando vai tava que mora no Estados Unidos Estados Unidos eu sei que tem lá nos Estados Unidos os pais de crianças com deficiência é eles pressionam Para para que o estado ou para o governo não fecha para especiais que ele sabe que as crianças desenvolvem muito mais nas salas especiais alunos mais moderados né A partir de quando agora que eu vi que era uma rua e aí Raul tudo bom Eu falei de aipim aqui hoje ou tá vendo falei é difícil que relativística arrué pai de criança com autismo e e professor difícil e ele que me ensinou que eu não sabia que a teoria do lá e foi demonstrada no Brasil e Sobral do dia eu fui na laje para sobrar o sucesso lá que eu falei a partir de quando os pais professores podem impressionar com essa lesão sem sair o protocolo mas eu não sei quando vai sair o professor faltou na nova Peniel escolas regulares seria sala de transição ele criação de Pequenas Causas necessárias passaram por uma adaptação antes de passar como as aulas especializadas podem ser de transmissão e isso depende da da regulamentação que vier com a com as diretrizes tá acho que você falando muito importante esse é o ideal sim que haja ele age o ideal vai ter a matrícula na sala especializada ela não seja ela não seja só da Sara especializada não sei se se dá para entender assim você pode ter uma matrícula que é mista hoje eu vou mostrar para vocês aqui tá é da Finlândia aí vocês vão entender que eu tô falando peraí eu vou apresentar isso depois tá mas só para só para adiantar aqui para você só para dar um gostinho aqui tá pera aí vou mostrar onde isso e nesse sentido aqui da pergunta dele Oi olha aqui ó é isso aqui é na fila tá então aqui tá falando de 2015/2016 a quantidade de crianças só na sala comum que essas contas esse aqui é com autista é de um livro que é sobre a criança a inclusão escolar de crianças com autismo no na Finlândia e na China então tem aqui aí tem um filandês de um chinês que escreve eles vão fazendo comparar é porque esses dois são duas educações sempre estão em primeiro lugar no usar digital então só na sala de aula comum 18.7 depois 19.7 aqueles que estão entre 51 por cento e noventa e nove porcento da sala comum ou seja eles ficam Até 49 por cento em salas especiais tá 19,1 por cento parcialmente na sala como um compartimento especial de 21 a 50 por cento na sala comum ou seja eles estão de de 50 a 79 por cento na sala especializada 10, é de um a vinte por cento só na sala como ou seja esses esses tão de 80 a 99 porcento na sala especial 13.1 por cento crianças que só ficam na sala especializada 28.3 por cento e crianças que ficam em escolas especializadas 9.3 por cento isso aqui dados de 2016 tá é isso é um dado bastante relativamente recente tá então é isso aqui ó matrícula normalmente ela não é um matrícula só na sala especializada o Olá se forma podemos aderir para prefeitura pressionar a Patrícia agora é os pais se organizarem nessa a é o professor se organizarem né E dialogar com o novo prefeito novo secretário Ah mas é um pouco real comparar o Brasil com a Finlândia começar nesse caderno Premier não não o que o caderno Você tinha perguntado das avaliações que se responder a Quel não não tá comparando o Brasil com a Finlândia o que tá dizendo foi comparar o Brasil com qualquer país do mundo civilizado qualquer um com pressa Cuba Cuba como pobre muito mais forte que o Brasil mas tem uma educação top sensacional Cuba tem estado especializada a culpa tem escola especializada em Cuba prende visualização de processo Qual é o país que faz igual tá falando aí na na política nenhum não existe entendeu então você pode na verdade é que a Finlândia é um é todo mundo falar assim ó Finlândia Tá bom então um olhar que dia afinar já tá fazendo agora em relação as adaptações de massa Raquel da presidência quantitativas as adaptações podem estar ativas também e a avaliação ela é quantitativa de toda sorte mas elas não são demais elas são individualizadas a polícia 2008 ao monitoramento era só para matrícula agora o monitoramento é por aprendizagem individualizada porque PDI É individualizado deve ser usa a prova Brasil e o seu as avaliações de massa e você também usa avaliação individualizada o professor organização e sala especial estão agrupados com diferentes idades aluno 7 9 12 não eu tô te perguntas aqui o professor é porque os outros transtornos de aprendizagem com pbh e outros não fazem parte de Portugal da Educação Especial inclusiva porque isso é o decreto não pode criar uma coisa do nada não pode Inovar isso é da legislação da LDB a LDB descreve que é altas habilidades operações globais do desenvolvimento que só atualiza o nome plateia e deficiências não precisaria que alguém mudasse a LDB Há alguma lei que regule o número de alunos na classe especial do quadro regular não existe eu tinha falado né algumas coisas de oi fala e é resoluções Estaduais de consciência da Educação o professor é importante colega de sala de sala de aula saiba noite cuidando de criança especial excelente pergunta Bruna Sem dúvida alguma a gente sempre do curso lá e fala se apresenta você pode usar tal e tal estratégia né e eventualmente a estratégia é na sala de aula Ela tem presente para criança usar um celular ou ela sair eu falo mais Outros alunos folha eu nunca vi da problema com a sua vida problema com professor quando você chega os alunos percebem na hora menino que é diferente a gente tem uma lona aqui que ele tem dificuldade ele tem tentar a condição e a gente tá fazendo uma coisa porque ele aprende um olhar diferente não tem dificuldade com salão essa ideia que tem que fingir que não tem problema nenhum Isso é uma ideia que que é apregoado pela inclusão total é uma ideia é que não não tem não tem um sentido nem prático e nem conceitual essa ideia conceitual ela é uma ideia ela ela parte do pressuposto que a deficiência criada pelo discurso surdo né tchau discurso e o que a ideia do pós-modernismo sem entender isso vai demorar para você entender isso aqui leva as coisas mais aprofundado a ideia aqui um discurso que constrói a realidade Então existe deficiência e o que existe um discurso é o discurso cria a classificação das opções Pedras em cima existe Então essa ideia é uma ideia absurda né Oi e essa nova Premier fala sobre repetir o aluno quando o mesmo não teria necessidade de passar pelo próximo ano ele fala da diferente temporalidade fala no caderno fala assim eu não trabalhei porque não é um aspecto se muito de muito tarefas mas fala fala logo caderno se você gostou da política atendimento educacional especializado baseado sala de recurso né eu Márcia acho que é é um equívoco é o atendimento educacional especializado ele é coordenado pelo professor de Educação Especial em geral fica na sala de recursos atende lançados Mas não é isso que a educação especializada se aliás que é o atendimento educacional de natureza especializada quando a quando a inclusão Total desvirtua o sentido constitucional do atendimento educacional especializado todo o atendimento educacional é baseado nessa especialização e leva a isso simplesmente com um negócio de contraturno de duas horas de três horas de meia hora agora sempre no caso do autismo ela tira toda essa atividade da intervenção uma intervenção de quatro horas de duas partes você entra nada e eu não consultando para dizer que tem um caminhão de pesquisa da noite ainda o material de vocês e cozinhar as referências disso para o autismo tem que ter uma intervenção que seja intensiva de muitas horas o carro vitórias para a escola tem 20 horas portanto se o ensino especializado por toda a sua presença sua experiência escolar então eu tô conseguindo entregar uma empresa uma intervenção padrão-ouro para que a pessoa autista na educação pública sem gastar um real a mais que já tá na escola serviço apostando entregue é só uma remodelação aquele se baseia na melhor evidência disponível então é o professor de sala de recurso Ele é a espinha dorsal do processo de inclusão mas ele não é a espinha dorsal atendendo no contraturno da sala de recurso Ele é espinha dorsal a medida que ele planeja processos em que toda a escola se engaja para oferecer as adaptações necessárias para que ele desenvolva que ele indivíduo desenvolva seu máximo potencial na minha interpretação e como toda mudança leva tempo nas crianças não podem esperar então esse caso seria melhor dos casos especializados a Patrícia Depende de criança para criança não dá para falar não dá para falar é o meu filho por exemplo eu não tenho uma escola especializada na minha cidade que realmente seja boa para idade dele mas para o meu filho para ele deve ser usado forçar mais top do mesmo se eu morasse na Finlândia para ele seria melhor mas pode especializado que ele é um caso muito grave então isso vai variar de indivíduo para indivíduo a O professor vai deixa de existir com a peneira 2020 não não não tem nada a ver inclusive depois da lançamento do Decreto já foi lançado o edital do MEC é que não saía muito tempo de financiamento de Nova sala de recurso E aí Bom vamos lá tiver pergunta aqui ó a acreditar né é só ter me importasse eu não acho que vai diminuir a quantidade de escolas de alunos matriculados na escola regular não é eu acho até Raquel acho que a Raquel né Eu acho até que enfim dependendo da depende da forma que a gente pode fazer as coisas Dependendo da forma que a gente fizer as coisas para aumentar eu vou explicar Por que qual que é a lógica de escola sala escola comum fala como um salão especializado a escola especializada Qual que é a lógica do mundo que eu vou falar em outra aula os alunos que acompanham a matéria e socialmente a turma ficou na sala como alunos que acompanham a socialmente mas em alguma matéria não conseguem acompanhar não consegue estudar mesma coisa durante aquela aula especificamente ele fica na sala especializada então matrícula fala especializado em geral é parcial ela fica ali e uma parte ela fica com essa como então isso aí tem um atendimento educacional especializado continuar na mesma forma tem fica na escola especializada é só aqueles casos muito graves que nem conseguem usufruir socialmente da relação com dívidas e nem conseguem acompanhar cognitivamente estão ele não tem nenhum benefício e Em geral os alunos que hoje estão na pai hoje estão na Pestalozzi no meu entendimento o meu entendimento A grande maioria deveria estar na escola comum na sala especializada porque tem prejuízo acadêmicos mas prejuízos sociais são muito menos expressivos na grande maioria na minha interpretação na minha experiência empírica individual eu não conheço todos os lugares é óbvio não tem dados para fazer uma afirmação como essa então estou aqui já dizendo a limitação da cidade mas o que eu conheço lá pai meu filho já estudou na pai como eu disse que a grande maioria ali poderia estar Nossa especializada na escola comum socialmente eles são bons e sem o prejuízo é mais é intelectual certo então quem quiser ver essa na escola especializada a primeira pergunta é Quem deveria ter a escola especializada aqueles que hoje tava em casa A grande maioria tá em casa Há muitos amarrado e se você não sabe fique sabendo na sua cidade em pessoas com autismo amarradas ou com correntes ou com gás e a maioria dos casos ou em algum lugar trancado porque as escolas especiais não atendem no Rio de Janeiro tem uma pesquisa no Caps que Metade das pessoas com altas que vão tocar pressão casa não vou à escola nenhum que a escola especial estava em uma seita Por que que não aceita porque o quantidade de recursos para te estender por esse indivíduo fica muito dispendiosa é muito dinheiro de muito estrutura e toda essa política da educação da inclusão Total vocatione escolas especializadas sobre financiou dois não tem dinheiro para ter a estrutura para atender esses casos mais graves a medida que a gente legítimo a gente pode começar a discutir isso eu acho que a gente vai discutir porque também que agora porque que esses indivíduos que eu tô dizendo que deveriam estar na sala comum a escola comum estão na escola especializada hoje alguns motivos o primeiro porque não tenho que usam no Brasil tem matrícula escola regular porque isso que a inclusão Total propõe que a tia político 2008 propõe não existe isso isso é isso não existe né Bota a criança lá e e Deus vai fazer lá aprender isso não tem cabimento né É coisa absolutamente absurda então a inclusão é muito ruim então é muitas pessoas estão nos faz especializados porque é então não deu conta esse é o motivo segundo motivo é porque e nas escolas especializadas em terapia tem forno te ó psicóloga e esse mesmo pessoal tá inclusão todos que a deve haver uma separação Total completa absoluta de saúde e Terapia pelas não tem nada a ver uma coisa com a outra que também não existe em nenhum lugar do mundo é outra coisa absurda com base em dado nenhum com base em nada com base em achismo e Enfim então é muitas as mães mais pobres principalmente eles não podem pegar a criança da escola de manhã e levar para casa e aí ela terça no trabalho que pensa Eu tenho um som na quarta no trabalho que eu tenho picolé não pode fazer isso ela é pobre né mas vai vir embora ela trabalha ela fechada ainda mais um com desse que não tem praticamente não tem mais jeito trabalhista no Brasil então ele ela leva para lá para ter acesso pela piso Então veja eu tô dizendo que todos os esportes a inclusão Total todos eles o que eu ponho a inclusão escolar bom então por esses dois motivos e tem um terceiro motivo porque eles acabaram com a sala especializada quero um espaço onde eles podiam estar e conseguiu dar uma atenção melhor para os indivíduos bom então se a gente fizer as coisas conforme as melhores evidências a maioria das pessoas que hoje está na página festa losi deve estar na escola comum a Adriana falou a pena você foi muito especial relação à educação especial meu bem Com certeza absoluta totalmente e parabéns para você né tirar Conheço dois altíssimo em casa essa idade acima de 18 anos a escola inclusão não deu conta a família que assumisse jovens é caso gravíssimo viu verdade na minha cidade a escola especial tem que ver as três a primeira infância com atendimento para as famílias muito bom o professor tem alguma lei que permite a redenção da criança autista na educação infantil A família quero muito que a criança nova a Letícia eu fiz duas Live sobre isso eu coloquei lá no parecer do Conselho Nacional de Educação em relação a isso tá E fiz uma toda uma explicação em relação a esse tema dá uma olhada lá que aí eu acho que vai ter elucidar e olha aqui para não dizer que eu tô mentindo né Patrícia Esse é o meu caso optei pela praia por conta de não haver entre os olhos efetiva exatamente Oi pessoal estamos fazendo uma pessoa muito para levantar todos sessões na está me ajudando bastante entender melhor super Raquel não eu acho que levantar as questões mesmo É isso aí e eu só eu só peço desculpa para não conseguir responder tudo que são muitas perguntas né G1 a Tatiana falou isso adultos com deficiência como aumentar matriculados na esse lá permanece por anos instituição ser ideal para atender sobre tutela sobre a educação a parceria com as secretarias Tatiana a perspectiva da inclusão ao longo da vida na da aprendizagem ao longo da vida é que esteja feita em parceria com outras instituições e não só na educação que o serviço social Secretaria de Trabalho tudo isso a Mary e Bud falou com professor gostaria de saber sua opinião sobre o conheci no ensino colaborativo o ensino colaborativo e e ele não é uma prática com evidência na educação é porque na verdade essa expressão ela pode querer dizer muitas coisas diferentes Tá mas tal como mulher formulada por exemplo e a professora Vera cabelinho e trouxe na na peça de doutorado dela e para celular na carga desenvolve não é uma prática baseada em evidência e existe uma série de problemas operacionais em torno disso se você tiver para mim de todas as escolas tem que ter pessoa duas dois professores você tá falando de uma realidade que aí aí que eu acho que que faz sentido aquela questão que a Raquel colocou da gente comparar os pais ponto de vista financeiro operacional é muito improvável que a gente consiga agora nós temos as práticas melhor evidência praticados nos Estados Unidos e são implementadas por meio de um de um acompanhante de um para a profissional Como eles chamam é uma pessoa que o ensino médio com uma formação mínima que eu não vou escrever isso aqui hoje talvez eu escreva na aula que vem eu chamo de rbtv rede sabe que apertar aqui Nation como é que vou contas escola ele é um Shadow e isso é operacional é barato a gente consegue e o direito já existe no ordenamento jurídico brasileiro a criar é e você e é uma prática baseada na melhor evidência disponível bom então é tanto o modelo do conhecimento do ensino colaborativo que é aquele mais trabalhar não ficar como modelo de Inocência quer trabalhar o modelo middlesense me parece é melhor mais próximo de um modelo baseado em evidência que é o modelo que o professor o toba bairro trabalha na Federal do Rio Grande do Sul é o modelo mais que faz mais sentido no sentido que individualiza mais o processo o ensino não prevê esse processo de individualização de modo geral tá o pessoal tá chegando ao fim o link do material Vou colocar aqui de novo eu material tá material vou mandar para você se ele meio também ver apoio e depois tá aí a nas em qual sua opinião em metodologias ativas professora Vilma perguntou metodologias ativas é uma moda I perguntou dizer que é ruim eu sou dizer que é uma moda e como moda pode ser feito em mim um formas porque quer dizer metodologia ativa quer dizer isso tem origem lá na no diway lá no começo do século 20 Quer dizer que o indivíduo é é um processo ativo aquele faz as coisas e vai aprendendo tem a ESPN por exemplo aniversário é baseado toda nisso então você pode fazer metodologia uma forma de ensino ativa com evidência e pode fazer uma esculhambação que é o que eles normalmente é feito a ideia de que só que ele tá fazendo alguma coisa essa é uma esculhambação então é você muitas as práticas com o melhor evidência tem uma de pelo menos uma dimensão ativa então eu acho muito bom quando feito de uma maneira científica e muito ruim quando feito como normalmente é feito Ah tá bom pessoal Muito obrigado lembrando para vocês os testes estão lá no simples 3 testes da primeira aula só entrar lá e já tá lá e eu vou mandar os outros seis por e-mail e vou colocar lá também então só vocês irem lá e vocês pegarem as férias e você é colocar nesses testes lá tá eu vou fechar a lista de presença tá ela não vai ficar aberta depois da aula já vou terminar aqui e já vou fechar porque tem que assistir ao vivo e se não não tenho controle de quem assistiu o quem não assistiu tá bom embora tendo um teste também tem a questões sobre a aula vai cair questão do material de apoio e sobre a aula também tá bom Um grande abraço pra vocês Valeu tem uma perguntinha boa aqui ó de hoje eu não mandei ainda teste de aula de hoje não nem mandei o texto ainda a lista de presença tá na descrição do vídeo tem uma pergunta de alguém aqui que perguntou E aí e até eu tô sabendo isso é não aqui ó o Raul eu tô sabendo você e aprender 2020 conversas esse aplicativo proximidades do Sem dúvida que a bncc para ver a diferenciação curricular 2000/2008 Condena EA de 2020 é celebra ele escreve que deve ser feita de maneira sente tá bom é isso aí gente grande abraço e vou mandar o material de apoio no e-mail também pode ficar tranquila vou mandar também tá é porque ficou pronto bem na hora de começar a aula então não deu um teve jeito só para vocês um abraço Valeu galera até semana que vem e a outra coisa pessoal é faz um favor para mim Pega esse link aqui e compartilha com os amigos compartilha nos grupos de países compartilhando no grupo de profissionais com a partida no grupo de professores vocês estão vendo que eu tô tendo investindo muito em produzir esse material e produzir essa esse curso Então acho que é legal a gente conseguir chegar mais pessoas tá é para quem pagou para quem não é da rede pública Quem pagou o dinheiro vai ser destinado para uma escola pública é um curso beneficente e hoje eu fiz uma live com o diretor da Escola que vai receber depois disso podem ter lá ele fala como é que é o sistema lá de inclusão né é uma escola inclusiva uma escola comum e aí vocês podem ver lá para sobre como funcionar um trabalho bem legal
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