BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL – Resumo ILUSTRADO para concurso (2025)

By | 23/05/2025



Você precisa estudar a BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL para prestar aquele concurso? Neste vídeo abordo esse tema de forma …

BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL – Resumo ILUSTRADO para concurso (2025)/a>

você professora professor da educação infantil tem dificuldades de entender como que essa etapa está estruturada dentro da bncc Neste vídeo eu vou abordar esse assunto de forma bem sintética e ilustrada para facilitar aí a sua compreensão focando nos eixos estruturantes nos direitos de aprendizagem nos campos de experiências e também nos objetivos de aprendizagens curtiu a proposta então vai lá buscar um cafezinho e Bora comigo pro vídeo Olá pessoal tudo bem para quem não me conhece eu sou Paulo professor de geografia e você está aqui comigo na Geo ilustrada então sem mais delongas Bora lá pro vídeo Eu só peço para você ficar comigo até o final para você não se perder nas ideias porque os tópicos desse vídeo estão todos amarrados beleza eu também vou deixando algumas dicas bônus aí no decorrer do vídeo para início de conversa no início do documento a bncc traz algumas considerações muito importantes acerca da concepção de educação infantil nesse ponto o documento vai elucidar que o termo educação pré-escolar era utilizado até a década de 1980 pois o ensino infantil era uma etapa anterior à educação formal isso vai mudar com a constituição federal de 1988 que vai estabelecer que a creche e a pré-escola São também dever do Estado e essa concepção vai ser endossada pela promulgação da LDB de 1996 que vai estabelecer que a educação infantil é parte integrante da Educação Básica Mas mesmo com todos esses Marcos legais essa fase da escolarização passa a ser obrigatória apenas em 2009 quando as crianças a partir dos 4 anos devem estar sim dentro da escola dessa maneira a obrigatoriedade da Educação Básica passa ser dos 4 aos 17 anos de idade dito isso vamos partir então para o modo como a educação infantil está estruturada na bncc isso aqui parece complexo mas não é não eu vou organizando aqui de uma forma bem visual para que você entenda beleza a bncc na etapa da educação infantil é estruturada segundo dois eixos que são as interações e a brincadeira com isso a bncc estabelece que o cuidado é algo indissociável dentro do processo educativo além de também ressaltar que as creches e as pré-escolas devem acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças tanto no ambiente da família como também no contexto geral da comunidade onde a criança vive articulando esses conhecimentos e vivências à suas práticas pedagógicas dessa forma é bastante evidente que a bncc da etapa da educação infantil tem por principal objetivo ampliar o universo de experiências de conhecimentos e também de habilidades das Crianças isso por meio principalmente das interações e das brincadeiras então aqui é evidenciado que o professor da Educação Infantil deve valorizar muito o lúdico apenas para corroborar com essas ideias eu trago aqui uma citação de vigotsky que diz o seguinte quando se brinca o ser humano cria inova Deixa fluir sua capacidade e liberdade de inventar novas maneiras para progredir e resolver problemas circunstanciais seguindo ele vai dizer o seguinte o lúdico influencia grandemente o desenvolvimento da Criança pois é através do jogo que a criança aprende a agir sua curiosidade é intensificar adquir iniciativa e autoconfiança proporciona no desenvolvimento da linguagem do pensamento e da concentração então isso vai corroborar com o que é trazido pela bncc na etapa da Educação Infantil ressaltando a importância das interações do brincar e também do lúdico e É nesse sentido que vão aparecer os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e aqui pessoal eu sei que pode ficar meio cansativo porque eu estou trazendo citações literais mas não tem muito para onde correr tá bom nesse caso aqui mesmo o que a bncc entende como direitos de aprendizagem bom o documento vai dizer que eles asseguram as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los construindo significado sobre si os outros e também sobre o mundo social e natural isso tá lá na página 37 no total a bncc vai estabelecer seis direitos de aprendizagens não se esqueçam disso tá seis vamos fazer aqui um resumão sobre eles Beleza o primeiro deles conviver vai abordar Justamente a importância da criança conviver com outras crianças com adultos e também com grupos de pessoas o segundo é o brincar que nós já falamos bastante lá no começo do vídeo então eu não vou retomar aqui o terceiro é o participar que vai ressaltar a importância de a criança participar das atividades que são des envolvidas na escola como as brincadeiras os materiais e também o ambiente onde Elas serão desenvolvidas a quarta é a explorar que vai falar sobre a ampliação dos saberes das Crianças sobre a cultura em suas diversas modalidades sejam as artísticas a escrita a ciência e a tecnologia o quinto é o expressar que fala sobre a importância de estimular a criança a se expressar das diversas formas Suas Emoções sentimentos dúvidas hipóteses descobertas opiniões dentre outros isso por meio de diferentes linguagens o sexto é o conhecer-se que ele é bem autoexplicativo ele vai falar justamente sobre a importância de a criança construir a sua identidade pessoal social e cultural bom pessoal como eu disse isso aqui foi um resumão dos direitos de aprendizagem para entender isso aqui a fundo você tem que estudar beleza mas antes de prosseguirmos com o vídeo eu trago a primeira dica Extra deste vídeo que são planos de aulas e atividades prontas são planejamentos e atividades anuais e 100% editáveis já de acordo com a bncc para todas as fases do ensino infantil desde o Maternal até o fundamental ciclo um e são atividades para diversos fins seja para alfabetização Educação Especial jogos pedagógicos dentre muitos outros esse material é pago mas eu sempre indico aqui paraa minha audiência porque o valor é muito acessível ficari na casa dos R 57 podendo variar um pouco para mais ou para menos a depender do material que você estiver escolhendo mas fica aí nessa casa tá Além disso muitos seguidores e seguidores aqui do canal já adquirirem os feedbacks são bons beleza links aqui embaixo na descrição Então bora lá pra parte final do vídeo Campos de experiências e depois objetivos de aprendizagens bom antes de mais nada o que vem a ser os campos de experiências segundo a bncc eles constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências Concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural bom Resumindo isso aí basicamente o que os campos de experiências vão trazer são noções habilidades atitudes e valores que as crianças devem desenvolver de zero a 5 anos de idade indicando experiências fundamentais para que as crianças aprendam e se desenvolvam o que reforça aqui o que nós já falamos sobre a importância das experiências na etapa da educação infantil A bncc vai trazer cinco Campos de experiências do mesmo modo que fizemos com os direitos de aprendizagens vamos resumi-los aqui beleza bem resumidinho mesmo o primeiro é o eu o outro e o nós que vai destacar as experiências relacionadas à construção da identidade e da subjetividade o segundo é o corpo gestos e movimentos que vai enfatizar as experiências das Crianças em situ de brincadeiras nas quais exploram o espaço com o corpo e as diferentes formas de movimentos o terceiro campo é o traços sons cores e formas que vai destacar as experiências por meio das manifestações artísticas culturais e científicas incluindo aqui também o contato com outras linguagens como a musical e a visual o quarto campo de experiência é a escuta fala pensamento e imaginação que vai destacar Car as experiências com a linguagem oral ampliando as diversas formas de comunicação presentes na cultura humana então aqui vão se destacar as conversas As cantigas as brincadeiras de roda os jogos cantados dentre outros por fim o último campo de experiência é o espaço tempo quantidades relações e transformações e aqui ele vai enfatizar as experiências que favorecem a construção de noções espaciais com o objetivo principal de potencializar a organização do esquema corporal e a percepção espacial principalmente por meio da exploração do corpo e dos objetos no espaço tem um resuminho bem legal dos cinco lá no site novaescola.com deixarei o link aqui na descrição do vídeo também por fim chegando no final do vídeo vamos falar dos objetivos de aprendizagens e desenvolvimento eu sei que você tá cansado mas não vai embora ainda não tá a gente já tá terminando Força aí bom os objetivos de aprendizagem vão compreender comportamentos habilidades conhecimento e vivências que promovem a aprendizagem e o desenvolvimento e eles vão ser então resumidamente aquelas habilidades né que a bncc apresenta de tudo que deve ser desenvolvido ao longo dos 5 anos da Educação Infantil E essas habilidades são divididas por grupos etários isso aqui é bem importante tá que correspondem às possibilidades de aprendizagens para cada grupo etário isso de acordo principalmente com o desenvolvimento cognitivo da criança e esses grupos etários são a creche que é subdividida em bebês de 0 a 1 ano e 6 meses de idade e crianças bem pequenas que vai do 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses e o outro grupo é a pré-escola que compreende as crianças pequenas de 4 anos a 5 anos e 11 meses de idade e aqui como eu disse vão entrar todas as habilidades da bncc as quais eu não vou entrar nesse vídeo porque senão ele não vai terminar hoje mas é importante você ter em mente essa organização por grupos etários e olha só para te ajudar ainda mais eu vou deixar todo o mapa mental e esses organogramas Que Nós criamos aqui neste vídeo para download tá totalmente gratuito para você poder estudar aí na sua casa então era isso muito obrigado para você que ficou até aqui na força de vontade tá Agradeço muito não esqueça de deixar o seu like compartilhar com seus amigos que isso fortalece demais referências aqui na descrição do vídeo valeu obrigado até a próxima tchau tchau

#BNCC #EDUCAÇÃO #INFANTIL #Resumo #ILUSTRADO #para #concurso