Videoconferência Diagnóstico e o Programa de Educação Conectada 2022

By | 20/04/2025


Reescreva esse texto G1 o Olá boa tarde a todos eu sou Beatriz endesp da equipe de comunicação do conviva hoje a nossa videoconferência será sobre o programa educação conectada o objetivo do programa de inovação educação conectada desenvolvido pelo Ministério da Educação parceiras É apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e comentaram o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica então hoje aqui eu conviva nós indicamos o uso da ferramenta plano de ação que foi realizada para auxiliar a equipe da secretaria e das escolas a estabelecer atividades que possam melhorar e apoiar o planejamento a ferramenta pode ser usado para gerenciar qualquer atividade ou projeto que envolva planejamento profissionais e o recursos podem ser ações que envolvam ou não uso conviva Como por exemplo o programa educação conectada em alguns exemplos de outras ações que podem ser cadastradas e acompanhadas por um plano de ação são organização de eventos por motivos realização de avaliações avaliação e monitoramento de projetos pedagógico em laboração do cardápio escolar Organização das rotas de transporte escolar entre outros Então acesse conviva. Org.br o série também as outras ferramentas do pontos e avalie qual delas podem colaborar para o sucesso de seu plano de ação e do planejamento do seu uso no clã então você que está nos assistindo Por favor indique Em qual versículo está e fique à vontade para apresentar suas dúvidas aqui nos comentários um vídeo procuraremos responder mas ainda ao vivo então para começar eu gostaria de passar a palavra para o presidente da undime Bahia Raimundo Pereira dirigente Municipal de Educação de Itaparica Bahia Olá professor ou seja bem vindo ao canal Viva o Olá Beatriz Olá Brasil a lá minha Bahia minha amada Itaparica é um prazer imensurável como presidente da Seccional Aline Bahia representar nesta Live literalmente nessa vida conferência saúde me Nacional dizer que em nome do nosso Presidente Luís Miguel que é muito importante de todo o educador nesse educadores dirigentes municipais de educação articuladores estejam atentos às informações que nós traremos de primeira mão para todos os municípios baianos quebra Aqui Diante vão dizer que a Bahia tem se empenhado literalmente através dos nossos é articuladores o professor é dias e o professor Marcos Paiva o professor é Islã para de fato levar a informação para os nossos difícil os 417 municípios da Bahia e nós temos uma meta aqui na Bahia dos 417 municípios a 21 apenas 10 não estão literalmente atuantes no programa de inovação educação conectada eu quero chamar atenção não só desse de município da Bahia que vamos conversar pessoalmente mas todos os municípios do Brasil sobre a importância de Estar atento a implementação atualização da reclamações acerca do problema de inovação educação conectada este programa um crédito tem a missão de universalizar a o contato dos nossos alunos com as redes sociais ou de muito mais esse é um programa que democratiza literalmente as possibilidades dos alunos principalmente da zona rural que nós temos de Educação do campo tem acesso a internet de qualidade tanto quanto os alunos da rede urbana dizer meus queridos dirigente Municipal de Educação colegas técnicos da importância desse momento da importância do Pará e nos texto daqui a pouco nossa querida Carol passará de uma forma muda tranquila os prazos a gente deve ser feito para que nenhuma escola no Brasil fique sem ser atendida por este programa que te papo só tem nos ajudado é mais uma ferramenta para promover literalmente um educação pública gratuita inclusiva e equitativa de qualidade social para todos para todas e para todos porque todos que nós sabemos da diversidade que o nosso país da diversidade que são os votos da luz e precisamos sim fazer poder as redes sociais fazer Comprei essa ferramenta está em nossas mãos sobre nossas responsabilidades enquanto dirigente Municipal de Educação cheia de no chão de cada escola e que ele chegue de fato a nossos alunos tanto faz alunos da zona rural quanto os alunos da zona urbana aqui na Bahia tem o diabo porque o nosso público Por incrível que pareça quase sessenta por cento das nossas escolas da zona rural já estão sendo atendidas pelo programa então é um feito inédito para a Bahia e nós temos a lição eu tenho certeza que meus articuladores representante da página estão acompanhando nessa Live a nossa missão neste ano de 2002 assim como eu vou cobrar a implementação de 100 porcento na Bahia eu vou também incentivar os meus colegas dirigente que presidem as seccionais e outros estados a mobilizar sua equipe para que também todo o Brasil esteja literalmente interligados neste programa estará revolucionando ainda mais a sala de aula dos brasileiros e brasileiras ele se de papo fazem a transformação em nosso país então enquanto undime a satisfação eo orgulho de estar literalmente é dividido SP a plataforma combina no copo deixar a Beatriz de elogiar essa plataforma que tem ajudado e muito os municípios a gerirem literalmente seus recursos a utilizar despesas para vocês verem a importância que a plataforma conviva tem hoje quem está à frente de uma Secretaria Municipal de Educação a todos vocês que me acompanha neste momento dizer que é um momento único é um momento único coisa este ano com certeza ebateria teremos 15 recorde que alcançar na Bahia a 100 porcento dos Municípios sem por cento da escola de legendas e vamos mobilizar todo o Brasil a também em cada canto de um município em cada show de uma escola tem a literalmente o programa de inovação educação conectada um abraço a todos boa tarde e até a próxima se Deus quiser é com você Beatriz Professor Raimundo Muito obrigado pela presença e pela aventura agora eu vou chamar Oi Caroline Santos Calazans villas-boas diretora de articulação e Apoio às leis de Educação Básica do Ministério da Educação Oi Carol bem-vinda de volta com vivas Boa tarde Bia muito obrigada boa tarde Raimundinho nosso querido presidente da Bahia que satisfação tá dividindo esse esse momento aqui com vocês eu queria primeiro antes de mais nada agradecer agradecer a oportunidade né agradeceu o empenho da undime E aí Agradeço a todos os dirigentes a todos os presidentes que tem nos apoiado né a política de inovação educação conectada agora com a lei 14.180 ela só vai ser possível acontecer se a gente tiver essa articulação essa comoção mesmo esse esse movimento né de implementação que que o Raimundinho trouxe com tanta veemência né que ele vai botar na É sim para implementar de forma concisa e é isso que a gente tem buscado E é isso que a gente tem recebido da onde né esse apoio para implementar mesma política de forma efetiva eu tenho muita esperança que isso vai acontecer em 2022 porque a gente agora tá fazendo algo é inédito programa que esta articulação com os presidentes de forma mais ativa e que vai estar acompanhando de forma mais presente então tem que agradecer muito a força do Luis Miguel né nessa nessa empreitada junto com Edineide que tem aí nos acompanhado para essa demanda e a oportunidade de hoje à tarde a gente realmente tirar as dúvidas a esclarecer Quais são os próximos passos nós vamos falar um pouquinho de uma ferramenta que vai ser essencial para o programa agora que a ferramenta do diagnóstico do pdde interativo então eu vou aproveitar esse espaço não só para falar do programa mas também para falar um pouquinho da ferramenta que vai operacionalizar e a Manu ano de 2022 Muito obrigada mesmo e vamos entrar um pedido licença aí para gente estar compartilhando agora com vocês uma pequena apresentação bom Obrigada Carol a gente está vendo essa tela você só precisa colocar e velho oi oi então vamos lá a gente como Raimundinho falou quando a gente pensa em tecnologia quando a gente pensa em inovação e conectar escolas nós temos aí uma grande missão porque nós temos uma diversidade muito grande o nosso país é diverso as possibilidades são diversas as fragilidades as necessidades a maturidade de cada região é diferenciada então o que que a gente precisa fazer para a gente entender Quais são as necessidades que cada região tem que cada território tem que cada estado que sacada município precisa para que a gente realmente consiga transformar em implementar aquilo que são os objetivos da nossa política a política ela se estabelecendo 2021 eram programa desde 2017 era um programa de inovação educação conectada que o futebol em política agora então hoje nacionalmente nós temos a política de Educação de inovação educação conectada instituída e pela lei 14.180 que tem dois grandes objetivos Quais são os objetivos da nossa política apoiar a universalização do acesso a conectividade de alta velocidade então a gente precisa conectar nossas escolas mas essa conectividade precisa ser de qualidade por quê Porque o nosso segundo objetivo é fomentar o uso dessa conectividade de tudo que essa conectividade pode trazer para uso tecnológico ou seja para inovação tecnológica para a prática pedagógica EA gente sabe que a gente só vai conseguir fazer isso se a gente tiver qualidade naquilo que a gente tem né tem recebido de oferta de conectividade tão certa forma essas duas esses dois objetivos eles se interligam um depende do outro para se para se concretizar Então a nossa a nossa função nosso objetivo a crítica é que a gente consiga sim alcançar esses dois objetivos e sempre sempre de forma articulada a união não vai conseguir alcançar sozinho o estado não consegue sozinho e o município também não nós precisamos nos aliar articular as nossas ações de forma que a gente consiga efetivar esses dois grandes objetivos e quando a gente olha para tecnologia eu tenho conversado muito nos fóruns que a gente tem participado é precisamos entender as nossas necessidades precisamos olhar para as nossas especificidades aquilo que realmente a gente já tem o que cada região cada lugar foi se foi se organizando foice elaboramos foi se ajustando para demanda que vinha surgindo inclusive com a pandemia para utilização dessa tecnologia tão é hoje depois de muito tempo nós temos uma ferramenta que vai ser o nosso apoio primeiro passo hoje para o programa é o diagnóstico nós vamos agora fazer um movimento com as Rei e para diagnosticar para que checar informações de acesso para ter ideia do que foi feito com o recurso que já foi implementado é aquele que ainda tá parado então a gente vai começar esse movimento e eu queria que diante mão agradecer muito muito o apoio da undime não só na questão dos presidentes com esse apoio que tem sido implementado mas para nos ofertar a mão de obra capacitada e qualificada que são os nossos coordenadores tanto regionais quanto estaduais sem esses coordenadores que são indicados pela undime nós não teríamos condição de implementar a política como a gente gostaria então gente mão eu agradeço muito e digo que esses ponderadores agora vão ter um trabalho fundamental que nesse processo de Diagnóstico assim como todos os articuladores porque cada Secretaria de Educação tem o seu articulador para o Programa Quem ainda não lançou no sistema o articulador do seu programa lá dentro do Sul a secretaria de educação precisa atualizar essa informação agora o ok Porque as informações vão chegar por meio do articulador as capacitações vão chegar por meio do articulador é o articulador que vai nos ajudar a mapear a direcionar os apoios que a gente precisa que a gente tem a nossa disposição aqui na União para que a gente consiga implementar e apoiar de forma efetiva a universalização A chegada dessa conectividade a melhoria da qualidade dessa conectividade e o uso dessas tecnologias que a gente tem hoje à disposição da educação com o primeiro a ferramenta que vai vir para apoiar esse momento agora é a ferramenta de gestão escolar o pdde interativo eu tenho certeza que todos vocês já conhecem Alô grande maioria já conheço essa ferramenta mas eu queria trazer um pouquinho do que é o objetivo dessa ferramenta essa ferramenta ela tem o objetivo hoje de fortalecer a gestão escolar assim como eu tenho a ferramenta do par que é uma ferramenta de planejamento para secretaria a educação o pdde interativo ele surge como uma ferramenta de planejamento para gestão escolar então o o diretor vai ter uma ferramenta dele para poder planejar para poder diagnosticar suas redes fazer o seu planejamento e conseguimos acompanhar e operacionalizar todas as ações que vão acontecer dentro dessa ferramenta a porta a nossa a nossa intenção ela é uma ferramenta online para todas as escolas tá disponível para todas as escolas inclusive para as escolas privadas né Ela é uma metodologia mais que uma ferramenta ela direciona o processo para uma metodologia de planejamento estratégico a nossa metodologia é um diagnóstico primeira etapa dessa metodologia um diagnóstico bem feito é o levantamento das nossas necessidades é o olhar não só para o dado do dado objetivo mas também para o dado subjetivo para uma análise subjetiva as informações que vão ser oferecidas para que a gente possa priorizar elencar todas as nossas necessidades fazer a priorização daquilo porque a gente sabe que em um ano eu não consigo atender todas as demandas Mas a gente pode ir priorizando e planejando a curto e longo prazo com planos de ação então a ferramenta ela se baseia em dois grandes dois grandes eixos diagnóstico planejamento dentro do módulo da gestão escolar que vai nos oportunizar plano de ações e aí os planos de ações seja para a escola como um todo dentro da gestão escolar como também para os programas específicos porque cada programa vai ter e o seu planejamento específico com etapas e estratégias específicas Então hoje a gente está falando de uma ferramenta que não começou agora quando a gente olha para essa ferramenta do pdde interativo ela surge lá em meados de 98 com uma necessidade da rede de se ter o movimento para ajudar em apoiar a gestão para melhorar a gestão escolar a qualidade de ensino a permanência das crianças é só uma preocupação que já persegue né os nossos as nossas necessidades ela já vão bem bem antes da pandemia e ele em meados de 98 foi se pensando que a gente precisava de estruturar algo ações voltadas para essa necessidade EA em 2007 suja né a expectativa de um programa para atender essas demandas é uma metodologia baseada no fundo de escola em 2009 esse programa se estabelece que o programa de p&d é escola que é o plano de desenvolvimento da escola por meio do PDI é escola é um programa onde as escolas tinham que fazer ações era e eles recebiam recursos para essas ações e aí se tornou então necessário uma ferramenta para operacionalizar isso E aí surge então a ideia do pdde Interativo em 2012 bom né é essa ferramenta ela tomou uma proporção maior porque a princípio ela veio para um grupo de escolas para operar um sistema específico que era o pedestre escola que vinha lá o planejamento o diagnóstico eo planejamento para operacionalizar a estação específica o pdf escola quando foi em 2012 que essa ferramenta foi para o ar as redes Ficaram tão Encantadas com essa metodologia com esta ferramenta que pediram para utilizar a ferramenta Independente de se ter recursos ou não Ou seja independente do programa só o fato de ter aquela ferramenta para operacionalizar né para fazer esse planejamento local da escola era suficiente Então essa essa ferramenta é disponível para as escolas a partir de 2012 quando forem 2014 foi o último ano que teve esse recurso apontado pelo programa dinheiro para o plano de desenvolvimento da escola PDF escola em e a gente ainda ofertou a plataforma como planejamento diagnóstico e planejamento em 2016 ela foi perdendo força e aí só foi disponibilizado o módulo de diagnóstico de 2017 para cá essa ferramenta dentro do módulo de Diagnóstico ela não funcionava nos trabalhávamos de operacionalizar vamos outras ações nós trabalhávamos e operacionaliza vamos ações específicas programas específicos mais o diagnóstico a metodologia ela não era aplicada não era ofertada seja essa ferramenta como metodologia de planejamento estratégico ela deixou de ser ofertada desde 2015 para cá e a nossa alegria é que hoje desde a semana passada nós estamos ofertando essa essa essa ferramenta para vocês novamente Então ela tá disponível ela agora vai ser necessária para todas as nações que a gente vai implementar daqui para frente porque O que é isso gente ela vem acompanhando determinações de órgãos de controle existem duas grandes determinações dos grandes acordos do órgão de Controle do TC hoje tento do ministério que fala justamente da utilização dessas ferramentas para o repasse de recurso para análise de como suplementar porque esse a nossa são as nossas ações elas são subjetivas né então a gente precisa analisar bem confio tela a gente quer para quem a gente vai estabeleceu entregar esses recursos então é o acordo um 1048 é uma corda o que veio tanto de terminando algumas ações que o par e nós reestruturamos o par para o novo ciclo como também trouxe uma determinação para o pdf que o diagnóstico precisava acontecer no período é é para vincular com um par então a gente começou então a trabalhar e aí fortaleceu Essas são dentro do da ferramenta e hoje a gente está entregando para vocês essa ferramenta de Diagnóstico que vai oportunizar e a olhar para sua realidade a olhar os seus dados a fazer a análise das suas informações de forma muito mais acessível para poder permitir uma lista de ações que precisam ser implementadas e a você tem a condição de poder olhar para essa lista priorizar as suas demandas e fazer então plano de ação específico para aquilo que foi levantado dentro da estação nós temos como como eu disse aqui várias ações acontecendo dentro dessa dessa ferramenta ela ela operacionaliza o educação conectada ela operacionalizam as escola acessível sala de recursos ela operacionalize o Brasil na escola itinerários formativos a gente tem uma educação e família a escolha de livros acontece por meio do Pedro ideia é a porta de entrada e todos os outros sistemas onde a gente faz o repasse de dinheiro direto para escola são alimentados pelo Banco do pdde Vocês estão vendo a importância e essa ferramenta hoje para todas as ações que a gente tem aqui de repasse dinheiro dinheiro direto para escola então por isso que eu precisava desse espaço conversei com a undime para que a gente realmente repercute-se essa necessidade essa ferramenta precisa estava atualizada quando a gente hoje aqui dentro do ministério que é conversar com o diretor lugar onde a gente vai buscar a informação você precisa passar um dado você precisa mandar um cronograma você precisa encaminhar uma antena satélite para essa escola a informação tem que estar correta ela tem que estar atualizada Então a primeira ação que a gente precisa construir aqui hoje dentro da ferramenta é atualização de dados muito dirigentes muito diretores muitos ecomitiso seja as próprias secretarias tem em sua equipe gestora dessas ferramentas também Para apoiar os diretores só que se as equipes estão desatualizados então a gente precisa fazer esse movimento hoje tá atualizando esses dados dentro do pdde existem vários módulos e o módulo é importante que a planta primeira ação hoje é o módulo do gestão escolar É nesse módulo do gestão escolar que eu vão estar acontecendo ações importantes do ano de 2 22 para repasse de recurso o primeiro etapa a etapa dos dados da unidade é aqui que a gente vai atualizar nós vamos atualizar informações eu vou passar para vocês rapidinho daqui a pouco Quais são as informações que vão em cada uma dessas etapas nós vamos falar do diagnóstico nós vamos ter um diagnóstico robusto com informações onde você vai conseguir lançar você vai qualificar alguns dados você vai dizer o que que você precisa dentro da sua escola e o porquê que isso vai ser importante porque é uma das nossas ações aqui hoje é o repasse vai estar vinculado para sua necessidade aquelas escolas que precisam de infraestrutura vão ser as escolas que precisam ser priorizadas as escolas é que hoje né apresentam necessidades específicas vão se aquelas que estão ser direcionadas para as ações específicas que a gente tem tocado nós vamos olhar para esse diagnóstico para levantar os dados para nossas atas de registro de preços Nacional nós somos com duas grandes datas hoje dentro da política que a lata de equipamentos e dispositivos eletrônicos e a outra lata de infraestrutura interna como é que a gente vai construir uma ata sem saber realidade Qual é a necessidade do nosso país para essas essas duas iniciativas e como é que a gente vai saber isso disso Desses desse dado é através do diagnóstico que vocês vão realizar agora ela através do dado que vocês vão colocar em que vocês vão lançar dentro dessa ferramenta porque se dado vai ser importante importante para a gente alimentar as nossas políticas importantes para gente rever algumas ações importante pra gente direcionar o recurso de forma efetiva e eficaz de forma e fiz é para gente aprimorar a plataforma essa plataforma ela ainda não tá do jeito que a gente gostaria mas eu acho que ela vai ser uma boa entrega para um gestor que quer fazer diferença dentro da sua escola então e nós vamos trabalhar na melhoria dela ao longo do segundo semestre e contar com o demais com vocês com aquilo que vocês levantarem de necessidade de aprimoramento agora nesta ferramenta a gente vai estar implementando após esse diagnóstico nós vamos ofertar um uma ultrassom de planejamento também dentro dessa ferramenta é um planejamento vinculado com esse diagnóstico que vá possibilitar a repactuação dos saldos previstas o a nossa resolução 14 com a gente lançou uma resolução nº 14 que te dá hoje condição de olhar para os seus planejamentos que foram feitos anteriores a2020 que não fazem sentido agora depois da pandemia e você olhar para agora para sua lista de problemas para sua lista de necessidades e a questão de olhar para sua conta bancária dizer olha eu quero olhar esse Capital e esse custei o quê que foi planejado lá atrás para uma outra para outra finalidade o cara agora usar para esse planejamento atual Então essa é a automatização que a gente fala que não é só chegar a conectividade não só ter equipamentos ideais para o trabalho dentro da sala de aula mas é automatizar também os processos e as rotinas dentro da escola porque é muito puxado e eu venho da escola eu já trabalhei 12 anos dentro da escola eu sei o quanto é difícil você não tem um sistema de matrícula morte a uma automatização de dados você não tem um sistema de prestação de contas onde você tem que carimbar têm que definir o que que é um que quer outro então a nossa ideia que hoje dentro da secretaria É de fato nem com aval do nosso Ministro é automatizar processos nós estamos trabalhando junto com a nossa esse Tic por um ecossistema de soluções aí tecnológicas para também Ah pô e nessa nessa automatização mas é pensar na tecnologia e na inovação não só por meio do PEC mas por outras ações de tecnologia também que a gente tem né notado aqui você Museu dessa ferramenta outra nacionaliza são dos programas mais importantes hoje dentro da secretaria nós temos a operacionalização do Brasil na escola de educação e família do educação conectada vão ser lançados outros programas esse ano tudo vai acontecer dentro dessa ferramenta então é importante tá atualizado a equipe está cadastrada direitinho para que os programas foram para que vocês tenham condição de acessar a tempo e o monitoramento tô lá nos permite fazer um círculo perfeito de eficiência dentro de uma política pública você se levanta os dados você trabalha no planejamento deficiente olhando para suas necessidades para suas né ou tem cialidade você monitora ele vai apresentar é que eu trouxe uma carinho para vocês desse módulo esse módulo do gestão escolar ele traz um o dado da escola né a informação dessa escola aqui é o lado né direito a gente vai do lado esquerdo a gente vai ter esses dados da escola do lado direito a gente tem a fase de elaboração você vai conseguir acompanhar o quanto desse status está né é preenchido ou não dessedentação e aqui tá é esses essas bolinhas indica todos esses movimentos que vão ser realizados em ações que a gente vai realizar dentro da ferramenta essa azulzinha é o dado da unidade depois vem o diagnóstico o verdinho E o planejamento estratégico programas e monitoramento de dentro da Unidade Escolar de aqui eu vou falar um pouquinho de cada etapa que a gente vai passar Então quando você entrou lá dentro do seu módulo de gestão escolar você vai lá dentro da dados da unidade você vai atualizar as informações você vai ter informações gerais da sua escola você vai ter informações de contato importante a gente precisa às vezes Ligar para as escolas ano passado a gente fez busca ativa Para apoiar a escola para prestar assistência técnica para o preenchimento do paf e os dados da escola estava desatualizado pra vocês terem uma ideia mais de 1.500 escolas precisava desse apoio e a gente não conseguiu acho que só todas elas acho que a gente conseguiu alcançar aí no máximo 400 escolas porque a gente não tinha o dado não tinha informação nos mobilizamos toda a equipe do call center para chegar na escola prestada assistência técnica e não conseguimos porque não tinha dados informação de endereço coordenadas geográficas nós estamos com uma ação hoje com Ministério de Minas e energia o bar energia para aquelas escolas que não têm energia então é e como é que a gente vai conseguir é o que que o ministério de Minas e energia pediu para gente nós precisamos a coordenada aonde estar essa escola que não tem energia elétrica nós temos alguns dados que o nossos parceiros a gente tem parceiros que têm nos apoiado dentro da política que eu tenho aí possível a gente tem o nick mas mesmo assim com todo o levantamento do censo existem informações que ainda não tão precisas então a gente precisa desse movimento hoje rede o seu coordenador Estadual vai procurar a escola nós estamos com uma lista Aí de 5.000 escolas que vão ser atendidas lá pelo Ministério de Minas e energia com a energia só que a gente precisa atualizar e cidade então corra o coordenador vai te acionar responda tempo quanto mais rápido a gente conseguir né levantar essas informações mais tempo mais rápido a gente vai conseguir efetivar essa ação né vai ter dados do dih e como é importante a gente saber como é que tá esse diretor ele como é que a gente vai prestar assistência a gente tem que coordenação e apoio à gestão escolar nós temos uma coordenação de formação do gestor escolar a gente precisa desses dados a gente precisa da atualização das informações para que as coisas que a gente tem desenvolvido aqui chega até vocês hoje a gente encaminha informativos mas com esses dados que a gente tem as vezes o e-mail que nem é mais o e-mail do diretor aí o direito não tá recebendo essa informação dados do Conselho escolar nós temos feito muitas ações para fortalecer esse conselho escolar nós sabemos a importância do Conselho escolar atuando junto com diretor EA equipe do pdde interativo Quem é esse equipe do pdde interativo Carol você tá fazendo trabalho para a gente não não só queremos colocar aqui saber quem é a pessoa quando a gente fala só um grupo de trabalho dentro do pdde interativo é quem é que planeja dentro da escola quem que vai está olhando para esse diagnóstico que vai estar preenchendo essas informações quem tá acompanhando e buscando esses dados E aí gente aqui pode ser aquele coordenador pedagógico lá da escola pode ser alguns lugares tem o coordenador pedagógico outros é o diretor pedagógico em que a gente quer saber quem é essa pessoa quem é a pessoa hoje que ajuda no planejamento que vai apoiar a escola né que vai que vai dentro da escola fazer a preencher essa ferramenta que aquela pessoa que talvez vai ter o pé precisar desse suporte técnico desse apoio vai ter um grupo né esse grupo pode ser uma pessoa pode ser duas o meu Município só só eu não tem problema tem um coordenador Quem é esse cara que a gente vai conseguir acionar que se eu precisar dar uma informação que você precisar entrar em contato formaram um grupo deve ter alguém para apoiá-lo quem que é essa pessoa responsável na escola e que entrou seu comitê gestor dentro da secretaria porque cada secretaria também vai ter Quinta do Pedro dela dentro responsável para tirar uma senha para te a ração para bem para correr cidade essas essas ações para olhar para esse planejamento porque isso vai ser importante para secretaria ver como é que a sua escolta se planejando como é que tá você tá dentro do que a gente planejou né a nível de secretaria de rede se ela vai precisar apoiar ou vai precisar direcionar o redirecionar olhar para o que vocês estão fazendo então existe esse cometer já hoje dentro da secretaria a gente precisa atualizar e se cometer também para quem se cometer venha certinho redondinho que possibilite vocês estarem fazendo um grande processo E aí a gente entra no diagnóstico o diagnóstico efetivamente ele é formado em três grandes eixos gente essa ferramenta Eu que vim da escola e só apaixonada eu tô muito feliz é uma realização muito grande entregar essa ferramenta para vocês porque isso aqui vai ajudar muito você olhar para escola eu lembro quando a gente começava a fazer né o ppp da escola e aí tinha aquele momento onde você tinha que olhar para o histórico da escola os dados da es e essa ferramenta vai te ajudar hoje a você tem uma automatização dessas informações você vai conseguir na admissão um olhar as suas matrículas como é que estão as suas turmas são turmas cheias São Tomaz que estão com número excessivo acima do recomendado pelo Conselho Nacional de Educação São ou estão acima porque dentro da minha rede a gente tem outro normativo diferente a gente precisa olhar para isso para conseguir começar a construir redes e construir informações né olhar para os normativos que que hoje estão virgens a gente vai olhar as taxas de rendimento dos seus alunos da sua escola a distorção idade-série dentro da dimensão dois vocês vão olhar resultados de aprendizagem com que a gente tinha e para os próximos no próximo ano a nossa ideia é integrar aqui por exemplo as informações a plataforma de avaliações formativas aquele dado que tá saindo lá vem aparecer aqui para você também tem um olhar para e como é que a minha escola está caminhando como é que estão os meus indicadores e a ferramenta vai possibilitar você olhar e comparar a sua escola coisa com o município a sua escola com estado a sua escola com o Brasil isso vai para dentro da ferramenta vai te dar essa possibilidade dentro do eixo 2 que é o eixo de intervenção direta nós temos aí planejamento pedagógico você vai ter um lugar ali que você vai dizer como é que você tá planejando a gente vai ter um contato com essa informação sua como é que tá o tempo de aprendizagem e as práticas pedagógicas que estão aí quem sabe mais para frente gente não consegue fazer uma ação de boas práticas e aqui a gente já vai ter uma ferramenta pronta que nos vai proporcionar isso dentro da dimensão quatro eu tenho uma gestão escolar os homens terão as informações para direção a gente vai ter condição de você mapear os seus processos as suas Finanças quanto que você reprogramou o que que você tem de saldo para você colocar para as ações de 22 Ali você vai conseguir ter e ele vai te levar para você fazer uma consulta de saldos por quê Porque hoje a gente quando a gente olhou para os dados né do das escolas com os alvos que estão em conta por conta do pdde tem contém tem contas inativas né que tem saldo sair de mais de 1 bi de recursos na conta das escolas e que as escolas não conseguem fazer uma reprogramação por isso a resolução nº 14 veio para te dar essa segurança jurídica você poder olhar para esse saldos que você tem e reprogramar tudo agora para ações Então a gente tem feito um trabalho nesse sentido também de ajudar na operacionalização e a gente tem o terceiro eixo que é de uma integral eixo da intervenção direta parcial ou indireto que eles são dados de educandos são informações sobre os seus educandos sobre os docentes os demais profissionais da escola pais e comunidade como é que essa relação o conselho escolar também vai te permitir fazer um diagnóstico do Conselho estou o EA dimensão seis que a dimensão de infraestrutura ela vai trazer para você os dados das suas instalações e o que que precisa melhorar o que que você não tem que você precisa ter ao materiais e equipamentos conectividade aqui vai estar os dados de conectividade e no final de tudo isso além dos dados objetivos e subjetivos do Dedé nós vamos ter o guia do tec o que que é um dia do tec Por que que ele tá aqui dentro da dimensão seja infraestrutura porque o Guido Tec ele é uma metodologia que foi construída pelo nosso parceiro ele vai permitir é permitida a escola fazer um diagnóstico da adoção de tecnologia nas quatro dimensões da política Quem já Conhece a política sabe que a política é baseada na teoria forem balance Ou seja eu preciso ter quatro dimensões acontecendo ao mesmo tempo seja sendo assistida da mesma maneira para que a gente consiga fazer e a utilização dos recursos tecnológicos para a prática pedagógica que a visão que é a formação são os recursos educacionais digitais EA infraestrutura e seguido até que vai trazer para gente esse diagnóstico da adoção então a escola vai saber como é que tá no final vai sair uma síntese com todos os itens porque aqui ela vai preenchendo e ao final o sistema vai entregar para ela olha a Carol que a sua escola né você é diretora dessa escolinha aqui todos os Olha tudo que você preencheu apontou esse esse as necessidades aqui para admissão um essa para dimensão dois essa para três essa para 4 para 5 para 6 e você vai ter a possibilidade de diesel da dimensão eu quero trabalhar com isso na dimensão dois é com s e no no dia do tec Você vai trazer um diagnóstico da sua maturidade tá nos das quatro dimensões da política então se você tá muito bem a empresa estrutura e tá ruim na parte de informação tá lá no nível básico né o emergente Então você vai agora apoiar seu planejamento de 2022 quando você for lá planejar o educação conectada para 2022 você vai mirar na parte de informação porque é isso que tá fraco dentro da sua escola não olha a minha parte de na minha dimensão da política lá para parte de divisão preciso melhorar então vamos fazer o plano vamos elaborar melhor o seu planejamento vamos conversar vamos conversar com elas equipe a nossa equipe de professores com equipe gestora porque tá faltando o entendimento EA utilização porque na utilização disso para dentro da escola EA educação conectada para 2022 ele vai contar com essas etapas após esse diagnóstico bem feito aqui tá ali ó primeira etapa é diagnóstico e as ações que os coordenadores estão fazendo porque isso gente hoje nós temos vários movimentos de conectividade e além do dinheiro direto na escola nós temos with Brasil que a antena satelital que nós já fazemos a entrega a manutenção durante o ano para 7.500 só que o ministério das Comunicações eles conseguiram mais recursos para apoiar essa essa ação do wi-fi Brasil Então para esse ano nós vamos ter além da 7.500 que já são apoiados pela política nós vamos ter uma ampliação para mais 5500 antenas que já tá aí sendo instaladas e aguardando a confirmação e o interesse e o nome do responsável que quer essa antena e os coordenadores estão trabalhando nisso agora então a sua escola quando for acionada por esse coordenador Olha deu dado o nome e o nome e o telefone para contato porque o m com já está instalando as suas antenas e para o linda essas a gente tem mais uma ação de 8.500 escolas que vão ser instaladas por fibra ou para o rádio por meio de uma ação com a RNP e com também com essa sobra de recurso tantas ações do MEC com uma recursos do próprio me com contratou RNP para levar conectividade via terrestre para essas 8.400 escolas o que que nós precisamos fazer agora Como nós ainda não fizemos o monitoramento do educação conectada tiver algumas escolas que já por exemplo contratar o conectividade com recurso do ano passado e que ainda não informaram nos ensinem formaram agora no monitoramento Então os coordenadores vão começar agora a fazer esse levantamento escola você tá aqui selecionada para receber uma uma instalação com operadora EA RNP fez esse chamamento as operadoras Já escolheram quais escolas vão conectar essas 8 mil quatrocentos e aí ela vai agora definir Olha a gente quer fazer eu vou contratar operadora Mas você já tem essa contratação você recebeu esse recurso do PPI é que você contratou como você tava previsto Então essas secagem agora está sendo feita pelos coordenadores além a questão da energia também que ele tá fazendo esse movimento Então os coordenadores estão trabalhando desse movimento de Diagnóstico Enquanto vocês tão fazendo o diagnóstico dentro do pdde interativo a hora que a gente finalizar com todos esses processos de diagnóstico e mapeamento nós vamos direcionar os recursos essas escolas vão ser atendidas pelo piec essas aqui vão ser atendidas pelo estão sendo atendidas pelo satélite então nós precisamos levantar os dados agora é a hora da gente movimentar para que vocês consigam receber essa instalação a contento e para a gente olhar para aquelas escolas que ficaram ainda de fora e como é que a gente vai conseguir apoiar ou melhorar o segundo movimento que a gente vai precisar fazer para o pr2022 instalação do medidor de educação conectada pessoal Unique trabalhou numa ferramenta incrível que é reconhecida mundialmente que permite a gente ter o exato a apre a informação da conectividade que tá dentro da sua escola como é que você contratou o provedor Será que esses a contratação que você fez tá chegando devidamente o medidor te dar oportunidade de dar a condição de ter esse dado nós conseguimos sair de um dado declaratório de um dado que analisado as vezes muitas vezes a gente não tem todas as informações eu não sou técnico de informática né a gente não tem todas as capacitação mas a gente tem uma ferramenta que nos permite ter essa informação o quanto de upload você tá fazendo quanto de downloads você tão fazendo quanto de perda de dados você tá atendendo da escola essa ferramenta de permite e é só instalar esse medidor dentro é um software que você instala dentro do seu computador Carol eu tenho dificuldade tá tendo erro nós temos hoje uma equipe técnica que vai nos ajudar Unique está à disposição nós vamos fazer outras lives nós já conversamos com o Jimmy para disponibilizar esse canal para que a gente traga os parceiro e o movimento precisa acontecer o TCU vai começar a nos acompanhar esse movimento junto conosco então eles vão estar olhando para esse medidor porque ele é uma forma de monitoramento da política gente a nossa política ela tá dentro das ações de transformação digital do governo é do nosso Estado do nosso país então nós precisamos apoiar as ações que vem para melhorar para fazer realmente sou transformação a educação precisa se transformar também nós precisamos melhorar os nossos processos EA gente só vai conseguir isso tendo entre estrutura tendo quando estão vendo equipamento isso tudo top previsto só que a gente precisa nos organizar a gente precisa mapear as nossas necessidades e aqui eu aqui enquanto união não consigo fazer isso sozinho eu preciso que você me ajude através do preenchimento eu preciso que você realize a instalação para que a gente possa de forma efetiva ajudar vocês a essa demanda depois nós vamos passar pelo processo de adesão e seleção das escolas Isso vai acontecer lá dentro do semestre conforme a gente tem combinado as escolas vão fazer as secretarias vão aderir vai estar lá especificado a escola vai fazer a seleção aí a escola vai passar para o seu planejamento após a seleção adesão e seleção das escolas a gente passa pelo planejamento da escola através do monitoramento e do plano de aplicação financeira seja a escola vai olhar como é que ela o que que ela já fez o que ela já construiu e o que que ela precisa ainda dentro da do que ela elencou de necessidade dentro do diagnóstico que ela fez e aí ela vai fazer o pedido Não eu fui selecionado só aquela escola que vai receber a ação do pdde interativo seja do período do educação conectado então ela vai receber esse recurso e aí ela vai dizer para gente comer que ela quer gastar esse recurso e esse e esse dizer vai ser por meio do planejamento e vai fazer eu trago para vocês aqui um pequeno cronograma de como é que nós estamos pensando esse movimento agora em maio nós estamos lá no mês do diagnóstico agora é o momento onde a gente vai diagnosticar as nossas fragilidades as nossas necessidades as nossas potencialidades aquilo que eu tenho aquilo que eu preciso então esse movimento para acontecendo com a nossa equipe aqui com as nossas equipes também estão aí na ponta os articuladores do programa tô nós vamos fazer nesse movimento e eu conto demais com ajuda de vocês direito diretores escolares dirigentes que estão nos escutando agora por meio né dessa Essa videoconferência vamos aproveitar a nossa oportunidade nós temos hoje várias ações conectividade aconteceram os emos aí vai abrir também o novo programa de internet Brasil que já tá aí a medida já tem já tá é tem a mp do programa ela está para ser votado como lei ação e o Internet Brasil que é um programa que vai vir para complementar mas a gente vai fazer isso de forma complementar de forma gradual nós estamos pensando na automatização das escolas por meio do ecossistema que a nossa este que tá trabalhando aí um grande e política que vai estar acoplado a política de recuperação das aprendizagens esse ecossistema vai vir com soluções para automatização das escolas a gente vai vir com todas as políticas de conectividade a nossa política maior que juntar tudo isso né num grande como um grande guarda-chuva articulando E coordenando essas ações e comentando algumas escolas algumas algumas ações de conectividade como a gente tem feito mas a gente também precisa da outra ponte é aquele a criança que precisa de uma complementação como é que vai acontecer a recuperação das aprendizagem para aquela criança que não tem é a conectividade em casa além da lei 14172 que vai ser implementado esse ano recurso já está na conta dos Estados 16 de Março nós o 3B e-mail para os Estados para que Ele pudesse fazer a estação de contratação de conectividade móvel e compra de equipamentos para que a gente possa fortalecer esse movimento tanto na Editora o instrumento também como também ter né é a conectividade acoplado a ele aí o o Internet Brasil vem com uma um programa para ser perene porque o a lei 14.182 é para agora é pra esse momento e o Internet Brasil vem para tornar esse movimento gradual Então nós vamos começar com o Nordeste conectado com um piloto que nós temos que já está conectado à escola escola já tá com conectividade com infraestrutura para todos os lados né infraestrutura interna levando acesso de conectividade para todos os cantos da escola aguentar o Internet Brasil o programa internet Brasil vai vir para a acompanhar é esse processo então ele vai vir para essas escolas que estão sendo atendidos inicialmente p e depois de seguida a gente vai ampliando junto com o m com isso é um programa que nasceu no m com e que vai ter o apoio EA nossa parceria também aqui pelo Ministério da Educação a nossa perspectiva aqui durante Maio e junho as escolas vêm está preenchendo o medidor medidor de Diagnóstico vai tá dentro da portaria de critérios para seleção e para o atendimento de conectividade seja ela de qualquer nível E aí pessoal a política ela tá região todas as ações de conectividade Então o Edital do 5g nós estamos trabalhando numa metodologia no atendimento nas diretrizes baseadas dentro da política então se você não tem o diagnóstico para sua escola se você não tem Da sua rede Se você não instalou o meio de dor essa escola não tem condição de ser atendido então nós precisamos que esse movimento aconteça porque todas as ações hoje ou está apontadas voltadas dentro dessas duas grandes movimentos que nós vamos a foto de Diagnóstico quanto também de instalação dos medidores e a nossa ideia que a partir do momento as escolas vão tá preenchendo Julho ele o seu plano E à medida que eles vão preenchendo a gente vai fazer naquela mesma proporção vai sendo preenchido a gente vai fazendo o pagamento e a nossa perspectiva é que até o final de agosto todas as escolas já tenham sido efetivamente Paga até essa nosso planejamento se tudo der certo a gente conseguir cumprir essa é o que a gente tem pretendido para 2022 e só depois de pagamento efetivo a gente vai começar a falar do nosso plano local de inovação karaokê que é o plano local de inovação o plano local de inovação é isso é após o diagnóstico da rede A rede vai pensar isso que Raimundinho falou que eu quero que as minhas escolas todas da Bahia estejam conectados ele vai pensar no plano local como é que ele vai fazer para a tecnologia está lento do plano do currículo está dentro da o fechamento das escolas do ppp Então isso é o plano local é pensar é planejar a mudança a renovação a Inovação e a gente sabe que esse planejamento precisa ser feito com muita cautela com muito cuidado porque tem as suas especificidades tem as suas necessidades vai ser gradual e mas a rede precisa ter né porque aí pro próximo ano quando a gente for planejar e diagnosticar a gente Segue uma diretriz e esse plano local de inovação vai ser essa diretriz maior Então é isso que eu queria trazer para vocês um pouquinho hoje né da da nossa apresentação aqui Douglas ferramentas que a gente tem que a gente está ofertando para vocês e como é que vai ser o fluxo do programa que a gente espera para 2022 isso sempre contando muito com a participação com olhar de vocês é nós nós aqui estamos para aperfeiçoar as nossas práticas né E isso eu ando para a necessidade e pro atendimento e para trás especificidade de todos vocês estão que a gente precisa de fato é contar muito contar muito com o apoio e com esse movimento que tem que acontecer com vocês é com o diagnóstico levantamento das necessidades via é isso E aí eu fico agora à disposição para que a gente possa passar para as perguntas questionamentos se houverem né e em dizer que essa é só a primeira de muitas outras que nós vamos fazer aqui junto com vocês Espero que esse canal esteja aberto para isso porque a gente realmente vai precisar divulgar e o conviva é a plataforma né a plataforma que chega os dirigentes é a plataforma de acesso à plataforma que capacita né então é agradeço imensamente a oportunidade EA abertura de vocês para nós aí a passando um pouquinho dessas ações bom Carol Muito obrigado pela sua apresentação para a gente tem várias dúvidas aqui no chá O que é vamos ver que que a gente consegue responder por aqui então só para gente ir tomar algumas pessoas perguntaram é como fazer não desculpa assim o articulador é o mesmo coordenador do programa é a gente tem dentro da hierarquia do programa essa a gente tem que a coordenação aqui dentro do ministério né que é hoje o coordenador-geral é o Álvaro nós contamos com cinco coordenadores regionais são cada Regional tem um condene O que é indicado da undime abaixo desse cinco coordenadores você temos 45 coordenadores estaduais que também foram indicados pela um dia para nos ajudar nessa capilaridade e cada Secretaria de Educação indicou um articulador esse articulador tá lá no SIMEC Então aquela pessoa por exemplo que dentro da secretaria é que o coordenador vai buscar né Ele vai chegar para o coordenador da por o articulador do programa então aí hein pô e se a secretaria mudou o gestor ou se é o articulador não está mais ou não faz parte mais da equipe é importante fazer essa alteração O que é essa é a referência Nossa aquela pessoa dentro da secretaria que a gente vai conversar sobre o programa né sobre a política é quem a referência que o que o nossos coordenadores também vão buscar e que vai nos ajudar a chegar nas escolas a gente não quer chegar direto na escola a gente entende que a gente precisa chegar junto com os dirigentes daí com os articuladores até a escola Para apoiar e para ajudar EA escola precisa saber quem que é essa pessoa dentro da secretaria porque muitas vezes os diretores não sabe nem quem é a pessoa dentro da secretaria que é responsável pela pela política pelo programa né então a gente precisa realmente que essas pessoas sejam tenham visibilidade que elas precisam identificar quem é esse indivíduo dentro da secretaria e nós precisamos né na pessoa também dos Oi flores estaduais dos coordenadores regionais também tem esse esse acesso a essa pessoa porque nós vamos trabalhar muito Bia nós vamos articular nós vamos acompanhar e a gente precisa tá com os nomes e essas pessoas bem definidos para que a gente consiga implementar as nossas ações Tá certo Carol é o Josivan Ribeiro ele falou que articulador local em Formosa da Serra Formosa da Serra Negra Maranhão a dúvida dele é seguir o que fazer com escolas que receberão recursos nos anos 2000 e 22021 e só em 2022 foi possível instalar a internet na escola o recurso de 2020 para trás ele pode fazer a provavelmente eles devem ter reprogramado né os 20 se ele não quiser usar o planejamento que ele já tinha feito ele pode usar a resolução nº 14 e reprogramar para outras ações inclusive do educação conectada por exemplo você lá em 2019 ele planejou com contratar conectividade só que agora ele tem o dinheiro de 21 que ele reprogramou e se ele né É Fizer tudo direitinho ele pode receber o 22 ele pode pegar esse recurso agora que foi reprogramado e aplicar para e o próximo planejamento tá ação de 21 ele tem que gastar como ele planejou reprogramou agora ele vai e faz quando ele pensar em 22 por isso que é importante o planejamento da escola a escola vai fazer o diagnóstico agora vai olhar o que que ela precisa aí vai olhar o dividir 19 ela pode reprogramar para outras coisas diferentes do que tava o 21 se tiver dentro da categoria ele justificar esse em ata olhando justificando pelo diagnóstico ele pode fazer ele só precisa estar registrado Zinho e o de 22 aplicar o importante é que é start é o diagnóstico hoje para gente olhar e analisar em que a escola vai precisar é utilizar esse recurso E aí o Carol a Dulcineia Ela perguntou ela falou que ela compõe o comitê gestor da secretaria se ela tá todas as questões que o diretor deve responder no diagnóstico para melhor ajudá-lo nessa etapa bom então nós estamos trabalhando porque sim a gente a equipe gestora ela pode visualizar ela só não pode fazer a edição né ontem no Fórum de Florianópolis é alguém me perguntou se tava habilitado então a gente já tá chegando porque o sistema para permitir se não tá permitindo vai permitir ela acompanhar ela vai conseguir acompanhar o passo a passo mas ela não consegue editar Essa é a ideia do perfil dela tá e a gente também Vai disponibilizar ali e a gente vai tentar disponibilizar novo o manual que deve estar para também sair essa semana a gente tem um manual que tá hoje dentro do site que indica né como é que ela faz para fazer o cadastro e se habilitar e fazer toda a parte administrativa dentro da plataforma mas o manual explicando direitinho diagnóstico a gente vai tá atualizando deve estar para lançar mas existe hoje é um de 21 que tá também lá a gente não tirou ele para já ir ajudando até que que o atual né mas e é com os prints Zinho de tela mais acessíveis mais bonitinho seja disponível tá e como fazer a capa de troca das necessidades para gastar essa ata ela é uma anta que precisa tá com a equipe gestora da escola é a mesma vai seguir sempre sempre quando a gente pensar em todas as ações que compõem o PDF A ações Integradas ela segue o mesmo rito da do processo do pdde básico Tão dentro do pdde básico a gente não pode fazer essas alterações estão você só precisa fazer uma ata justificando isso né juntando todas toda a equipe a comunidade ficou lá então nessa anta vocês vão ver que definiram como gastar e se precisar trocar a fazer a mesma coisa então como foi feito um processo movimento desse para elaborar necessidade da escola e aí você vem depois na hora da aquisição teve outro tipo de situação ou chegou por exemplo né a gente quando a gente preencher o plano A gente não tinha conectividade mas agora o município a atividade eu preciso reverter isso outro é fazer uma ata igualzinho nos mesmos moldes da ata que é feita para o período é básico eu vou pedir E aí a gente vai tá trabalhando aqui é e talvez até em modelos tanto prata da confecção do GT né como também presta alta também para esse repasse que só uma demanda que sempre tem tem Aparecido para gente a gente vai conversar junto com assim desce a gente Existe algum algum parâmetro algum modelinho para ficar mais fácil para vocês na hora de executar tá E aí tem como saber quais são as escolas contempladas e contempladas pelo piec e tem esse dado é esse dado a gente tem tanto no site do FNDE no consulta escola e já pode acessar como a gente também os coordenadores tanto estaduais quanto o regionais ele já tem essa informação nós tivemos para o ano de 2021 no mais de 91 mil escolas contempladas com o programa seja que receberam recursos essa 5.300 mas essas 8.400 também já tá com tantos todos os dirigentes receberam essa planilha e tem esses dados como também os coordenadores está em esses informações tá disponível por quê porque agora eles estão trabalhando nessas secagem então se a escola tá lá para receber uma antena por exemplo hoje a gente já recebeu esse informação tem uma escola ela agora não vou lembrar Qual é o território que fosse Olha eu tô com antena essa escola que tem duas escolas que já tem a antena só que tá desabilitados a gente vai colocar essa informação dentro do da planilha porque aí agora o m com vai fazer o ele reabilitou ele realmente se for pro e não tem não ta mais funcionando ele vai fazer a troca Mas ela já tá lá prevista para esse atendimento então esse dado todos os dirigentes é para ter recebido é mas aí a gente ainda naquela situação a gente mandou para os e-mails que eu tenho aqui né então se você não recebeu procure a sua Seccional da undime que ela já estão com essas planilhas e a gente também tá transmitindo retransmitir essas planilhas por meio de ofício né para dirigirem para os secretários estaduais também e também passamos para os nossos coordenadores que deve estar agora repassando para os articuladores tá Esse é o plano local vai ser uma atividade para cada escola será aberto também no P Dedé não o que vai ser para cada escola e o seu planejamento local Então como é que ele vai utilizar os recursos do PPI é que ele naquele anos o plano local de inovação ele vai ser um plano para o para secretaria de educação ela vai fazer um plano local ali que vai para ver como é que vai ser esse movimento com todas as escolas é um plano de rede né E a nossa ideia que esses planos sejam é possíveis para que a gente apoia os projetos de conectividade que viram então eles vão faltar os próximos projetos de conectividade o que que o país precisa não para esse grupo aqui ele precisa disso para esse grupo para atender o plano né porque isso que a graça da nossa política né ela é diferente das outras porque ela tá olhando para o individual cada região tem a sua necessidade Então ela fala olha aí a trabalhar e as ações precisam trabalhar para atender a demanda sua local não eu chegar aqui dizer olha eu vou levar a 20 computadores para montar esse laboratório o que às vezes não é aqui que eu quero laboratório quero um laboratório em outro lugar e falando em laboratório eu preciso dizer também reforçar que eu a política também tem sido apoiada por uma ação que está sendo construída lá pela Diretoria de informação que a OAB crie então nós já disponibilizamos 27 lado e Kristen já acho que só tinha um estado que não tinha feito a Adesão mas os outros 26 estados nós lançamos um recentemente é um laboratório de experimentação Esse já é um espaço que foi construído para que os professores possam utilizar as ferramentas makers nem consegui fazer planejamentos o olhar para serem capacitados para utilização disso para levar para suas escolas né E aí eu acredito que muito em breve a gente já vai ter uma maturidade para que cada escola também tem o seu espaço em algumas escolas algumas vezes já tem essa maturidade de ter o seu laboratório ele de robótica o seu laboratório de robótica ou de um espaço Maker onde tenha né a utilização de impressoras 3D para prática pedagógica enfim Então essa é a nossa proposta a gente quer avançar para isso a gente ainda tem que mapear isso tudo né para que a gente consiga e trabalhando e e os lábios Cris eles estão na mesma perspectiva eles seguiram aquela metodologia do efex né tiveram algumas adaptações para a parte de Formação Mas vai ser um espaço que o estado entrou com a contrapartida do local EA União entrou com todos os equipamentos Então vai ser uma coisa que vai ser entregue mesmo para capacitação e estamos trabalhando Nesta mesma perspectiva para os municípios É lógico que numa né numa formatação Menor Mas essa é a nossa ideia é que a gente consiga também expandir esses passos para quem sabe a gente pensar aí nessa articulação de informação junto o lucro de tecnologia já de cada região Então essa nossa é a nossa perspectiva E aí Oi Carol e a escola que possui conexão via satélite pode mudar para conexão terrestre E se ela tiver fibra o ideal a nossa né O que a gente tem na nossa ideia né o nosso ideal de conexão é tudo para o fibra a gente sabe que não existe em todos os locais e aí por isso que a gente vai trabalhar ele com 5g com ele 15 G com todas as ações do fuxo tudo para que a gente consiga chegar fibra para todas as nações a gente tem o Nordeste ou tem o norte tem o Amazônia conectada né então agora tem Amazônia sustentável e integrada que a gente tem essa perspectiva levar realmente fibra para onde não tem para que todo mundo seja com fibra você hoje eu tenho uma escola que tá com satélite mas que esse satélite a essas 8 mil que não tinha conectividade né ou que que tá fazendo aqui que existe a possibilidade de transformação a gente vai fazer o e me contar com essa perspectiva de transformar mas eu já lá tem o satélite mas ela quer desabilitar lá pode fazer a solicitação E aí a gente vai fazer a retirada e ela começa então a participar do processo É porque ela já chegue e ela consiga contratar né E ela pode se passar a receber o recurso do piec para para essas são as conectividades porque hoje quem recebe conectividade via satélite quando vai para o plano de atendimento ele não pode contratar para não ter uma sobreposição é de recurso para mesma ação né certo algumas dúvidas também alguns usuários perguntaram se o diagnóstico deve ser preenchido de acordo com 2021 ou 2022 a ideia que seja de acordo com 2022 eu sei que o dado que vai estar lá é de 21 por causa do senso mas quando a gente for lá tem perguntas que fazem é por exemplo você precisa demais né então é olhar para a realidade de hoje né então se ele vai olhar para o dado que ele tem que ele foi informado mas ele hoje e a realidade que ele precisa melhorar é a que tá contando agora tá e na parte das questões subjetivas e não o de hoje Tá certo alguns usuários também comentaram que é nas escolas de educação infantil quando chegam a dimensão dois que não é preenchido não é possível continuar pois o sistema gera um erro então como resolver o quê que eles podem fazer a partir daí e sua lá dentro do diagnóstico do guia do Tex certo porque eu acho que é lá que a parte de informação é O interessante é sempre abriu uma ocorrência para gente investigar tá hoje o nosso contato os nossos canais de atendimento é o 0800 do médico é o canal de atendimento tem que abrir a ocorrência lá para que a gente posta fazer esse registro outro canal está sempre buscando o articulador já é uma ação que a gente já tá registrando aqui eu já vou também acionar as nossas equipes aqui e assim que a gente tiver uma orientação a gente também é encaminho tá esse erro ainda não tinha sido reportado para nós aqui o certo é uma participante também falou perguntou o que fazer quando uma Unidade Escolar foi selecionada para recebimento do recurso e não recebeu aí tem que olhar os outros Passos Porque não basta ser só selecionado ela tem que atingir aqueles outros critérios previstos em portaria né se fez o monitoramento se a escola tem energia elétrica todas as inscrições Por que que a gente fez ano passado nós abrimos todas as escolas para seleção porque a gente é porque por conta desse movimento de que algumas não fazem o monitoramento é ou não preenche o próprio planta é o final não salva em então quê que a gente fez nós pegamos e abrimos para todos e aí a gente foi travando a medida que não ia completando a aos critérios que precisava né então se ele não tinha energia fornecendo nem nada senão preencher o monitoramento também foi animado né Agora se for encaminhado para o FNDE não chegou a ser encaminhado ela foi encaminhada para o FNDE aí se ela não recebeu foi por motivos de financeiro ou ela não está inadimplente ou ela não fez uma atualização cadastral que deveria ou não abriu a conta ter problema na abertura de conta ou problemas na receita tão existem vários fatores que podem impedir financeiramente ela de receber então mais de todas em todas as situações é importante fazer esse registro né fazer o quê abrir a ocorrência é nós estamos trabalhando nas nossas nossos atendimentos aqui a gente tá com uma equipe coordenadora de relacionamento e atendimento hoje a gente não tem por exemplo o nosso único canal é o 0800 antigamente a gente tinha várias frentes de canais né então tinham fale o Fale Conosco do par então às vezes as demandas se perdiam lá então hoje hoje o nosso foco Nossa entrada principal é o 0800 do Fale Conosco do Ministério da Educação tanto do 0800 quanto também no site ele se faz o seu registro que a gente tem como eu tenho se você tiver a requisição a gente vai estar sempre acompanhando e monitorando para que o quanto antes da escola seja realmente atendida né e resolva a situação e aquilo que a gente precisa abrir ocorrência sistema é sempre e sistema né então se qualquer ocorrência Zinho quanto antes for reportado mais rápido a gente consegue agilizar e atender aqui o céu e haverá novos itens na lista de dispositivos permitidos para comprar com recurso como por exemplo uma impressora nós estamos ampliando assim a gente vai começar a desfazer essa discussão agora com o pessoal se vocês têm E aí é até uma sugestão se vocês têm alguma é indicação de item procura o seu articulador que nós vamos fazer esse movimento mesmo né começando a pro ano passado foi um ano que a gente abriu não tinha né antigamente o passo só podia ser para conectividade ou para infraestrutura então nos abrimos para os dispositivos é nossa ideia é sempre está aprimorando as ferramentas assim para atendê-los né da melhor maneira possível e o medidor vai ser instalado em todas as escolas mesmo não tem na decisão do Piauí PI isso é importante porque porque mesmo que você não tenho E aí uma ação que eu vou fazer que a gente vai trabalhar é para que se tem adesão né hoje a gente tá falando na política de inovação é de educação né conectada para qualquer ação hoje de governo estado e o TCU vai estar muito olhando para isso é é essa é a política que vai rechear Educação na parte de inovação né Então tá dentro da transformação digital é um ponto que né então não tem muito para onde a gente é desbravar então a gente Tem trabalhado muito nessa perspectiva de que todos façam adesão né é uma política que é uma política agora que tem uma certa força para outras ações tanto Estadual como Municipal quanto da União também para serem atendidas né então e o mês de dor é a forma que a gente tem de saber se tem se não tem internet de Fato né então é importante que todas as escolas tenham ele instalado e que se possível dentro do o computador né se você tiver aquilo que mais é que é mais consumido né que é utilizado para a prática pedagógica né gente sabe que existem várias realidades e que a escola às vezes tem um computador só né ou laptop que fica né é dividido em todos os espaços Então mas que tenha o meio de dor Se você puder colocar ele dentro de um equipamento onde a gente é utilizado para a prática pedagógica para o uso do aluno melhor ainda né porque ficou a ideia não é é punitivo é para melhoria a gente quer uma ferramenta que digo olha não tá legal que tá chegando aqui que a gente pode fazer para melhorar né gente existem outras maneiras existem outros recursos que a gente pode aportar para chegar aqui e melhorar essa conectividade porque a escola precisa de ter boa qualidade né então quanto mais gente tiver como medidora é conectado é o medidor né é de educação conectada é instalado o melhor vai ser própria rede melhor vai ser para escola né só é benefício tem Além disso é legal a Claudia falou que no caso do município dela na colocar o município as contas não são pagas pela escola e sim pela secretaria de educação então o diretor deixa as questões em branco Acredite na parte do diagnóstico que ela tá falando e as contas das Olha a Cláudia vai ter que mandar para gente um e-mail eu vou dar um e-mail aqui ou e-mail nova entra no falando e-mail vocês vão entrar dentro do 0800 se faz essa essa essa consideração pedindo um contato para a gente enviar algum alguma orientação Porque sim tem casos são muito específicos A ideia é que a escola preenche os dados né fiscais né então assim se ela tem que se ela tem ideia do quanto chega de recurso mesmo que a secretaria que pague a conta que eu sei que algumas prefeituras também é que gerenciam próprio P Dedé básico né mas é importante ter só para registro porque na verdade é esse diagnóstico é para olhar né como é que tá as suas Finanças o que que entra de recurso o que que tem saído né recurso próprio é se precisar de implementar ou suplementar em que ações seriam então assim é no caráter mesmo pedagógico do processo né então é se tiver o da é aquela melhor para ela né que eu vou terminar de aumento da escola né É para o uso para o uso da escola esse diagnóstico não é para mim não é para ofender não é aconteceu é para escola né a gente queria que essa ferramenta fosse realmente para ajudar para ajudar a escola no seu processo de reflexão no seu processo de tomada de decisão a gente sabe que são tantas dificuldades né então que você para fazer um planejamento decidir qual é a frente quer se quer atingir primeiro ano de 2002 e aí para o ano que vem a gente vai para outras então assim é o uso é de é na escola né então quanto mais informação ela tiver para uso dela melhor E tu não vai impedir nela de de caminhar mas é fica pendente essa ação para ela né Na hora de analisar e como incluir pessoas no comitê gestor da secretaria E aí a segunda hierarquia não é o coordenador do pd é é da secretaria de educação que a gente tem aí eu vou reforçar nossa e era aqui aqui que eu acho que é importante o secretário de educação dentro da secretaria ele tem a senha máster e aí ele indica um coordenador é do pdde é esse coordenador monta o seu comitê gestor que cometer que esse comitê gestor é o nome que vem lá da época do pedestre escola que existe um comitê dentro da secretaria que julgavam e analisavam os planos não é essa função hoje e se cometer é aquele comentei que vai ajudar né o coordenador a organizar a apoiar a assistência para as escolas nesse momento de preenchimento E aí eles coordenador ele pode Inserir a gente tem limitado se eu não me engano são 10 pessoas para montar esse cometer E aí eu tenho o a equipe de apoio então abaixo desse cometer Eu ainda tenho uma equipe de apoio que vai ajudar esse comenta também na análise e eles que faz foto do perfil do diretor né então hoje a gente não não habilitam diretor hoje dentro do sistema quem habilita a secretaria porque a secretaria que ele tem competência para dizer olha e para julgar lá tá pela portaria né Então é ele que tá na em começa de dizer ela que tá esse nep aqui Quem é responsável Quem é o diretor é o fulano de tal então É ele que vai lá e habilita o esse indivíduo no naquela escolinha então nós hoje aqui dentro do ministério a gente só habilita o dirigente Municipal e o secretário Estadual estão aí para esses perfis nós fazemos nos habilitamos ele faz o cadastro solicita o cadastro da plataforma nós vamos aqui dentro do sistema No administrativo habilitamos o perfil dele e aí ele começa habilitar e a cadastrar e a delegada os poderes dentro da secretaria a Carol e os pagamentos poderão ser executados em agosto mesmo com período eleitoral é porque são o pdd eles são despesas obrigatórias nós vamos e queremos aqui antecipar esse esse período eu tô dando esse prazo até agosto porque se caso acontecer alguma coisa a gente é e depende também da escola porque porque uma vez que a escola preencher o plano A gente já manda pagar então assim é é uma só que depende muito mais né E aí outro colocando um prazo maior porque a gente sabe que tem muitas dificuldades né então mas a nossa ideia eu queria muito pagar tudo até Julho mas eu tô ampliando porque a minha ideia que até lá a gente tem realmente executado sem por cento né e com ajuda de toda essa mobilização que eu tenho certeza que vai acontecer a gente vai conseguir sucesso aí e esse recurso chegar para que as escolas em continuidade com as contratações né e aquisições de forma mais efetiva e até meados de agosto E para finalizar então é já tem data prevista para a realização do pacto 2023 a parte 2 não existe ainda tá trabalhando com 22 ainda o 23 A gente ainda não tem data prevista Tá bom então é isso Carol a gente está sem com muitas dúvidas aqui no chat infelizmente a gente não vai conseguir responder todas aqui mas você pode repetir então para quem ainda tem dúvida é o precisa ir para em contato seja a gente pode ser feito olha as dúvidas é muito importante é ser encaminhadas para os nossos articuladores para os coordenadores estaduais porque aí a gente consegue nele Aqui nós temos grupos diretos com os coordenadores estaduais e os regionais Então a gente vai tentar e né ele manda essas dúvidas né então tem os canais dos nossos contatos também o 0800 caminho as dúvidas para lá pros vão ser respondidas também às vezes não é só problema de sistemas vezes é dúvida a gente também e por lá tá então assim é importante é não ficar com dúvida é não deixar de fazer porque não conseguiu entender ou não compreendeu a nossas equipes são pessoas muito qualificadas a undime tem os apoiado muito fazendo pessoas que estão comprometidas com o processo Então se tem o número do seu articulador e se a pessoa é fundamental para conseguir chegar esse seja colada não tiver conseguindo chega para o dirigente né a gente precisa é fortalecer essa figura dentro da secretaria e ajuda aula também né então para isso tem o apoio do Coordenador Regional e coordenador estadual e nós aqui da da do ministério temos total né acesso né a gente tem aí os contatos vai chegar a gente vai conseguir responder aí estamos à disposição à disposição se o dirigente precisar de capacitação a gente vai só mandar o Ofício então sem quero colocar aqui a nossa equipe do Ministério da Educação à disposição eu tenho a e de apoio à gestão escolar que a Raquel ela vai está apoiando vai estar acompanhando junto com a Cristina Mônica que é a coordenadora né é responsável pelo atendimento dessas duas coordenações elas vão tá trabalhando muito junto para esse apoio da rede agora nesse movimento de Diagnóstico EA coordenação que é responsável pelo pela política né que é o Álvaro que o coordenador-geral Tá certo o que Carol então muito obrigado pela sua presença aqui com a gente hoje Eu que agradeço Bia e a apresentação vai ficar disponível tá assim como esse vídeo Se precisarem se não ficou Claro mandem as duvidas que a gente tá aqui é para fazer juntas para construir Para apoiar vocês porque eu sei que o desafio é muito grande só quem tá dentro da escola só quem tá dentro de uma secretaria né sabe das dificuldades e a nossa intenção é trabalhar e caminhar junto com vocês tá bom obrigado E agradecendo também agradecer muito a minha companhia de todo mundo que tá aqui com a gente hoje então Lembrando que esse vídeo Continuará disponível no YouTube e na galeria do convívio então por favor divulgue em sua rede e não esqueça de dar um gostei aqui no vídeo e decidiu conviva nas redes sociais esperamos por você www.cattan.com.br e tchau e deixe sempre em portugues do brasil. Coloque Introdução, e Subtitulos padrão H2. Utilize o formato HTML e Otimizado com SEO, não insira header de conclusão A importância da Videoconferência Diagnóstica e do Programa de Educação Conectada 2022

Em um mundo cada vez mais digital e conectado, a educação também precisa se adaptar às novas realidades. Nesse sentido, a Videoconferência Diagnóstica e o Programa de Educação Conectada 2022 são ferramentas essenciais para garantir a qualidade do ensino e a inclusão de todos os alunos.

## Benefícios da Videoconferência Diagnóstica

A Videoconferência Diagnóstica é uma maneira eficaz de conectar alunos, educadores e profissionais de saúde para discutir e identificar possíveis problemas de aprendizagem. Por meio dessa ferramenta, é possível realizar avaliações mais precisas e elaborar planos de intervenção personalizados para cada aluno.

### Melhoria na detecção de dificuldades de aprendizagem

Com a Videoconferência Diagnóstica, é possível identificar precocemente problemas como dislexia, TDAH, autismo, entre outros. Isso permite que os educadores ajam de forma proativa, buscando soluções para auxiliar os alunos em seu processo de aprendizagem.

### Maior integração entre profissionais da educação e da saúde

A Videoconferência Diagnóstica facilita a comunicação entre diferentes profissionais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, é possível trocar experiências, compartilhar conhecimentos e elaborar estratégias conjuntas para atender às necessidades específicas de cada aluno.

### Inclusão de alunos com necessidades especiais

Por meio da Videoconferência Diagnóstica, é possível promover a inclusão de alunos com necessidades especiais, garantindo que recebam o suporte adequado para o seu desenvolvimento. Com a colaboração de profissionais da saúde, educadores e familiares, é possível criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo para todos os alunos.

## O papel do Programa de Educação Conectada 2022

O Programa de Educação Conectada 2022 é uma iniciativa do governo que visa promover a inclusão digital e a democratização do acesso à tecnologia nas escolas públicas. Por meio desse programa, são disponibilizados recursos tecnológicos, capacitação de professores e conexão à internet de qualidade para os alunos.

### Incentivo à formação continuada de professores

O Programa de Educação Conectada 2022 oferece cursos e capacitações para os professores, visando aprimorar suas habilidades no uso da tecnologia em sala de aula. Com isso, é possível potencializar o aprendizado dos alunos e tornar as aulas mais dinâmicas e interativas.

### Acesso à informação e à cultura

Por meio do Programa de Educação Conectada 2022, os alunos têm acesso a uma vasta gama de recursos educacionais, como videoaulas, e-books, simuladores, entre outros. Isso contribui para ampliar o repertório cultural dos estudantes e facilitar a aprendizagem de conteúdos diversos.

### Fomento à inovação pedagógica

O Programa de Educação Conectada 2022 estimula a inovação pedagógica, incentivando o uso de metodologias ativas e tecnologias educacionais. Com isso, é possível criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, participativo e engajador para os alunos.

Em resumo, a Videoconferência Diagnóstica e o Programa de Educação Conectada 2022 são ferramentas fundamentais para garantir a qualidade da educação e promover a inclusão digital. Com o uso adequado dessas tecnologias, é possível criar um ambiente educacional mais inclusivo, colaborativo e atualizado com as demandas da sociedade contemporânea.

A importância da Videoconferência Diagnóstico na Educação

A Videoconferência Diagnóstico é uma ferramenta fundamental para avaliar e diagnosticar as necessidades dos alunos, permitindo aos professores desenvolver planos de ensino mais eficazes e personalizados. Com a tecnologia cada vez mais presente na educação, a utilização da videoconferência como meio de comunicação e interação entre alunos e educadores tem se mostrado uma alternativa eficaz para promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.

O Programa de Educação Conectada 2022 e a democratização do acesso à educação

O Programa de Educação Conectada 2022 tem como objetivo principal promover a inclusão digital nas escolas públicas, garantindo o acesso à tecnologia e à internet para todos os alunos. Com a implementação desse programa, as instituições de ensino poderão utilizar a videoconferência como uma ferramenta pedagógica, possibilitando a interação e a troca de conhecimento entre alunos e professores, independentemente da distância física que os separa.

Benefícios da combinação entre Videoconferência Diagnóstico e o Programa de Educação Conectada 2022

A combinação entre a Videoconferência Diagnóstico e o Programa de Educação Conectada 2022 pode gerar inúmeros benefícios para a educação, como a melhoria da qualidade do ensino, a ampliação do acesso à educação de qualidade e a promoção da igualdade de oportunidades para todos os estudantes. Com a utilização dessas tecnologias, as escolas poderão oferecer um ensino mais personalizado e adaptado às necessidades individuais de cada aluno, contribuindo para o seu desenvolvimento acadêmico e social.

Videoconferência Diagnóstico e o Programa de Educação Conectada 2022: uma nova era na educação

Em suma, a união entre a Videoconferência Diagnóstico e o Programa de Educação Conectada 2022 representa uma nova era na educação, onde a tecnologia é utilizada como aliada no processo de ensino e aprendizagem. Com a implementação dessas ferramentas, as escolas poderão oferecer uma educação mais inclusiva, personalizada e eficiente, preparando os alunos para os desafios do mundo contemporâneo e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=zu748FeVOsg do Canal Conviva Educação .