Introdução
[Música] eu gostaria de perguntar para vocês Qual é a história do começo de vocês a minha história de começo é numa cidade muito pequena quando digo pequena é muito pequena de 3 mil habitantes lá em 1984 que é o ano que eu nasci filho de um pai pedreiro de uma mãe dona de casa e duas irmãs e eu como vocês mais ou menos quando eu tinha essa idade de quem tava fazendo essa cara de peralta é me fazer uma pergunta o que que você vai ser quando crescer Paulo e eu para Desespero de toda minha família respondia que ia ser professor e antes que eu continuasse os argumentos vem aquelas frases típicas menino guri no Rio Grande do Sul guri Professor ganha muito pouco guri esse andar muito trabalho e eu sem nenhuma dúvida com muita convicção respondia que eu ia ser professor para ajudar as crianças eu tinha 7 ou 8 anos mas essa era a minha explicação se passou mais ou menos uns 10 anos e eu fui começar a Honrar essa minha convicção eu dançava na época e passando na frente de uma escola de educação infantil já numa outra cidade um pouco maior tinha uma mulher parada na frente eu perguntei quem é a diretora sou eu falei você gostaria de aulas de expressão corporal quer me contratar ela me olhou e seguindo a fingir um tom de seriedade ela me disse quando você cobra por aula e eu achei aquela primeira pergunta já super inspiradora não duvidei de ser três reais a aula e ela disse tá bom já me dando as costas de fechado na próxima quarta-feira te espero aqui sair eu Saltitante parceiro que eu tinha fechado o meu primeiro trabalho bem essa história do meu começo que eu contei em dois minutos mais ou menos é e ela é importante para eu explicar sobre os recomeços muito importante porque foi a partir dessa história que eu fui ser professor de dança que eu fui ser professor de informática sempre para crianças que eu fui ser professor de crianças que eu fui coordenar a Escola de Educação Infantil aí eu fui fazer pedagogia fiz duas especializações fiz mestrado sempre em educação infantil eu fiz doutorado e tudo isso foi para dar conta daquela minha convicção lá de criança de que eu ia ser professor para ajudar as crianças Eu terminei minha dissertação de mestrado E fiz uma pergunta importante eu diria que é bom isso estuda é bom é legal me tornou mestre mas ele serve para quê Como é que vai ajudar as crianças Afinal E aí eu convidei algumas escolas e criei o Observatório da Cultura Infantil obc que é um projeto Cívico que eu tenho que ano que vem…
Desenvolvimento
…completa 10 anos em março hoje junto com 10 escolas sete públicas duas privadas uma de associação de paz que impacta diretamente em torno de 180 educadores e professores e 1139 crianças diretamente porque indiretamente também a gente impacta tendo em vista que nesse grupo que é uma comunidade de apoio ao desenvolvimento profissional a gente indiretamente acaba também impactando mais uma série de escolas e crianças por sua vez e nessas as pessoas as me dizem Ah um trabalho voluntário que você faz né Eu não e eu não sei porque eu prefiro dizer que quer dizer eu sei porque eu prefiro dizer que é meu papel Cívico né porque essa é uma das formas que eu consigo concretizar um ideal humanista que eu tenho de construir uma sociedade mais digna uma sociedade mais respeitosa uma sociedade mais acolhedora E como eu tô falando dos inícios eu acho que fazer esse esforço nunca é demais para acolher as crianças de forma respeitosa e sozinho não ia fazer muita coisa com obecil encontrei 180 pessoas para me ajudar a construir escolas mais amáveis tem um livro de uma autora que eu gosto muito que a Alison golpe e ela tem um livro que chama jardineiro e o carpinteiro ela faz uma diferenciação ela tá falando sobre os adultos que acolhe crianças né E ela faz uma diferenciação sobre ser um adulto carpinteiro que acha que seguir um passo a passo vai chegar com sucesso no que tem que fazer e ser um jardineiro que precisa de atenção para que o outro exista e aposta né aposta porque tu não tem garantia nenhuma que vai dar…
Conclusão
…certo porque quando a gente está tratando de ser humano não tem manual não tem passo a passo então a gente precisa fazer apostas apostas no outro confiar no outro apostar que pode ser possível ser diferente Ou pode ser possível ser bom ser Generoso e é dessas apostas que eu compartilho com essas escolas a gente aposta em fazer escolas amáveis para as crianças Se eu perguntasse para vocês que que é uma escola de educação infantil pública que imagens vem na cabeça de vocês eu trouxe uma imagem de uma escola pública que faz parte do ABC e eu acho eu tenho super orgulho dessas imagens eu tenho orgulho de ver que uma escola pública pode ser narrada em mageticamente com beleza eu tenho orgulho em dizer que uma escola pública acolhe as crianças para que elas possam brincar se expressar participar conviver num lugar de beleza eu não sei se você sabe quando eu tô falando de educação infantil eu tô falando de crianças de zero a seis anos 05 anos e 11 meses e nós estamos falando do início de vida do início de vida que em geral as crianças começam nessas instituições com quatro meses passam de quatro a 12 horas por dia dentro dessas instituições cinco dias por semana de 10 a 11 meses por ano o direito a beleza o direito tá num lugar bom bonito acolhedor que acolha subjetividade das crianças para nós é um princípio para nesses começos mas não só não só o direito à beleza nós também achamos importante que as crianças possam ser escutadas e nós acreditamos nas relações no modo como a gente consegue abrir mão de si para ouvir o pensamento do outro e como é que a gente dá visibilidade a esse pensamento do outro como também uma história possível E aí eu vou contar dois pequenos trechos um é essa minha história que a gente chama de teoria bicho animal quem escreveu ela é uma das professoras do ABC que a Raquel e ela aconteceu com crianças de mais ou menos quatro cinco anos da Escola Espaço Girassol as crianças estavam conversando sobre é bicho é animal e a Valentina diz animais são grandes e bichos são muito pequenos os bichos já nascem adultos pequenos e os animais nascem pequenos e crescem eu adoro essa capacidade das Crianças esse poder de olhar para o mundo e criar uma explicação e eu acho que isso é uma coisa que a gente tem que proteger para que elas cheguem e cresçam nesse mundo e possam criar outras alternativas discursivas e narrativas e o mais interessante é que não só ela achou uma teoria para explicar o que é bicho e o que é animal como os colegas entenderam a teoria e deram segmento Francisco concorda ainda da exemplos Pois é a girafa é um animal né nas pequenas e crescem é um animal pequeno em cima do bicho-pau que tá ali grandão e o Sapo pequeno ele pega a teoria do Avesso né para explicar que o bicho-pau já é já nasce adulto pequeno então ele já tá bem grandão enquanto o sapo que animal vai crescer a gente pode dizer assim Ah isso é lindo que fofa as crianças nas conexão ensinar que não existe Bicho na categoria dos animais não interessa para nós ensinar isso nesse momento nos interessa fazer com que as crianças possam pensar Sinhá e criar uma explicação para o mundo elas vão ter milhões de anos para descobrir se existe ou se não existe e quem sabe possa vir a existir não é um outro exemplo é esse da Maria Clara de uma outra escola que faz parte do ABC que é amigo de gente que é uma narrativa que ela faz sobre o pensamento então pensando sobre como pensamos Esse é o pensamento dela e ela vai explicando aqui eu fiz o cérebro aqui são os meus pensamentos Isso aqui eu tô pensando Daí eu fico com uma nuvenzinha branca aqui fazendo assim o que é o que é o que é o que é aqui é aquele negocinho que eu já tinha falado que a bateria a bateria Nossa energia quando a gente corre aí vai gastando elas aos pouquinhos a gente recarrega ela quando a gente para um pouco Daí ela sobe fica maior de a gente corre de novo para gastar um pouquinho corre para…
SEO Optimizado
Após reescrever o texto conforme as instruções, insira uma imagem de boa qualidade e insira um título e uma meta descrição que seja relevante ao conteúdo abordado, para otimização de SEO. O texto continua abaixo.
A importância de investir na educação infantil: uma reflexão sobre os primeiros anos
Paulo Fochi: a importância de cuidar dos começos na TEDxUnisinos
No TEDxUnisinos, o educador Paulo Fochi discutiu a importância de cuidar da educação infantil como forma de garantir um futuro mais promissor para as crianças. Através de sua fala, ele destacou a relevância dos primeiros anos de vida na formação de cada indivíduo e como investir nessa fase inicial pode impactar positivamente toda a sociedade.
A base para o desenvolvimento humano
Os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. É nessa fase que são estabelecidas as bases para todas as aprendizagens futuras. Por isso, é essencial proporcionar um ambiente estimulante e acolhedor, que favoreça o desenvolvimento integral de cada criança.
O papel da educação infantil na formação das crianças
A educação infantil desempenha um papel fundamental na formação das crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento global. Nesse sentido, é importante investir em profissionais qualificados e em espaços educativos adequados, que estimulem a curiosidade, a criatividade e o aprendizado contínuo.
A importância de políticas públicas voltadas para a primeira infância
Para garantir o acesso de todas as crianças a uma educação de qualidade, é fundamental que sejam implementadas políticas públicas eficazes voltadas para a primeira infância. Isso significa garantir o acesso universal à educação infantil, investir na formação de professores e na melhoria das estruturas físicas das escolas.
Conclusão
Investir na educação infantil é cuidar dos começos de cada criança, proporcionando a elas as melhores condições para o seu desenvolvimento integral. Por isso, é essencial que a sociedade como um todo reconheça a importância desse investimento e se mobilize para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida.
A importância de investir na educação infantil
A palestra de Paulo Fochi no TEDxUnisinos ressalta a importância de cuidar da educação infantil como um dos primeiros passos para garantir um futuro melhor para as crianças e para a sociedade como um todo. Investir nessa fase inicial da vida escolar é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, preparando-as para os desafios que enfrentarão ao longo de suas vidas.
O papel dos educadores na formação das crianças
Os educadores desempenham um papel fundamental na educação infantil, sendo responsáveis por proporcionar um ambiente seguro, acolhedor e estimulante para as crianças. Eles têm o poder de influenciar positivamente o desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais dos pequenos, tornando-se verdadeiros aliados no cuidado dos começos de cada criança.
A importância de uma educação de qualidade desde cedo
Garantir uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida é essencial para o futuro das crianças e da sociedade como um todo. Ao investir na educação infantil, estamos não apenas cuidando dos começos de cada criança, mas também contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Cuidar da Educação Infantil: um investimento no futuro
Em resumo, a palestra de Paulo Fochi nos faz refletir sobre a importância de cuidar da educação infantil como um investimento no futuro. Ao proporcionar uma educação de qualidade desde cedo, estamos contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É dever de todos cuidar dos começos de cada criança, pois é a partir deles que se constrói um futuro promissor para todos.
Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=nSfciOPFelo do Canal TEDx Talks .