Introdução
A Secretaria de Educação da Cidade do Paulista, em parceria com o Ministério da Educação, o Banco Nacional de Desenvolvimento Educacional, o Conselho Nacional de Secretários de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, apresenta o Programa de Inovação Educação Conectada. Neste trabalho, será apresentado um diagnóstico sobre o grau de adoção das tecnologias educacionais em nossa rede de ensino, nas dimensões de visão, competências e formação, conteúdos e recursos educacionais, e infraestrutura.
Visão
Pontos Positivos:
- 92,3% dos professores e gestores estão cientes da importância do uso de tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.
- 53,8% das escolas têm interesse em utilizar parte dos recursos financeiros do programa em melhorias tecnológicas.
- 46,2% das escolas enfatizam a importância do uso de tecnologia em seus projetos políticos pedagógicos.
Pontos a Desenvolver:
- 76,3% das escolas não possuem plano de ação para integrar a tecnologia às práticas pedagógicas.
- 92,3% das escolas não possuem uma política de uso de recursos tecnológicos e internet conhecida por professores e alunos.
- 46,2% das escolas têm equipamentos obsoletos ou problemas de conexão à internet.
Competências e Formação
Pontos Positivos:
- 81,7% das escolas ofereceram capacitações aos professores sobre tecnologia.
- 38,9% das escolas ofereceram aulas ou oficinas sobre tecnologia aos alunos ou familiares.
- 38,9% dos professores buscaram informações sobre tecnologia de forma independente.
Pontos a Desenvolver:
- 71,1% dos professores não participaram de formações em tecnologia nos últimos dois anos.
- 37,5% dos professores utilizam apenas pesquisa de conteúdos na internet em suas práticas de ensino.
- 42,1% dos professores não testam práticas com recursos tecnológicos e não compartilham com outros professores.
Conteúdos e Recursos Educacionais Digitais
Pontos Positivos:
- 66,7% dos conteúdos digitais utilizados são identificados individualmente pelos professores.
- 30,8% das escolas possuem blog ou perfil em redes sociais para divulgar informações.
- 48,7% dos professores obtêm recursos por meio de buscadores como Google e Bing.
Pontos a Desenvolver:
- 48,7% das escolas não utilizam conteúdos digitais em suas aulas, exceto alguns professores.
- 11,6% das escolas não usam recursos digitais na gestão administrativa.
- 35,8% dos recursos digitais são utilizados apenas na comunicação, não no ensino.
Infraestrutura
Pontos Positivos:
- 32,5% dos alunos utilizam seus próprios equipamentos para estudos.
- 55% dos professores utilizam a internet pessoal para atividades profissionais.
- 37,5% das assistências técnicas são feitas pela secretaria de educação.
Pontos a Desenvolver:
- 62,5% dos computadores estão na sala do diretor ou na secretaria.
- 95% das escolas não disponibilizam internet de alta velocidade aos alunos.
- 32,4% dos equipamentos estão obsoletos, comprometendo o rendimento dos professores.
A Secretaria de Educação da Cidade do Paulista agradece sua atenção e está disponível para esclarecimentos adicionais.