Introdução
Olá pessoal, neste artigo vou ensinar de forma simples como compreender os códigos da BNCC e seus significados. Vou utilizar como exemplo o código “Ei 03 TS 01” e explicar o que cada parte representa. Vamos lá!
O que significa cada parte do código
O código “Ei 03 TS 01” é dividido em quatro partes, cada uma com um significado específico:
Ei
Representa a etapa da Educação Infantil. Neste caso, “Ei” corresponde à faixa etária de crianças pequenas.
03
Corresponde à faixa etária específica para a qual o objetivo é direcionado. Neste exemplo, o código “03” é para crianças de quatro a cinco anos e 11 meses.
TS
TS representa o campo de experiência ao qual o objetivo está relacionado. Neste caso, o campo de experiência é traços, sons, cores e formas.
01
Indica a posição do objetivo no quadro da BNCC.
Conclusão
Agora que você entende o que cada parte do código representa, fica mais fácil compreender e utilizar a BNCC em seu planejamento educacional. Se você já utiliza a BNCC, compartilhe nos comentários suas experiências. Para mais dicas e aprendizagens, siga @taízes agost.
Campo de Experiências da BNCC: Educação Infantil
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os conhecimentos essenciais que todos os alunos brasileiros devem desenvolver ao longo de sua formação. Na Educação Infantil, a BNCC propõe a organização dos campos de experiências, que são áreas de conhecimento fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre cada campo de experiências da BNCC para a Educação Infantil.
Campos de Experiências da BNCC
O eu, o outro e o nós
O campo de experiências "O eu, o outro e o nós" tem como objetivo promover o desenvolvimento da identidade, autonomia e empatia das crianças. Por meio das interações sociais, as crianças aprendem a lidar com as diferenças, a respeitar o outro e a construir relações saudáveis. Atividades como rodas de conversa, jogos cooperativos e brincadeiras em grupo são essenciais para o desenvolvimento deste campo de experiências.
Corpo, gesto e movimento
No campo de experiências "Corpo, gesto e movimento", as crianças são estimuladas a explorar as possibilidades de movimento do corpo, desenvolvendo a consciência corporal e a coordenação motora. Brincadeiras que envolvam movimento, dança, teatro e expressão corporal são fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças neste campo de experiências.
Traços, sons, cores e formas
O campo de experiências "Traços, sons, cores e formas" está relacionado ao desenvolvimento da linguagem visual e auditiva das crianças. Por meio de atividades artísticas como pintura, desenho, música e teatro, as crianças exploram as diversas formas de expressão e ampliam sua capacidade de comunicação. Estimular a criatividade e a sensibilidade artística é essencial para o desenvolvimento deste campo de experiências.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
O campo de experiências "Escuta, fala, pensamento e imaginação" tem como objetivo desenvolver a linguagem oral e escrita das crianças, estimulando a comunicação, a reflexão e a imaginação. Atividades como contação de histórias, rodas de leitura, dramatizações e produções de texto são essenciais para o desenvolvimento da linguagem e da capacidade de expressão das crianças neste campo de experiências.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
No campo de experiências "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações", as crianças são desafiadas a explorar conceitos matemáticos de forma lúdica e significativa. Brincadeiras que envolvam noções de espaço, tempo, quantidade e relações numéricas são fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático das crianças. Estimular a curiosidade e a investigação é essencial para o desenvolvimento deste campo de experiências.
O Papel dos Campos de Experiências na Educação Infantil
Os Campos de Experiências da BNCC são fundamentais para a organização do currículo na Educação Infantil, pois possibilitam uma abordagem interdisciplinar e integrada do conhecimento. Cada campo propõe atividades e vivências que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, considerando suas necessidades e potencialidades em diferentes áreas do saber.
Benefícios da Abordagem por Campos de Experiências
A abordagem por Campos de Experiências permite que as crianças desenvolvam habilidades e competências de forma significativa e contextualizada, promovendo uma aprendizagem mais efetiva e prazerosa. Além disso, favorece a construção de conhecimentos de maneira lúdica e colaborativa, estimulando o pensamento crítico e a autonomia dos alunos desde cedo.
Integração dos Campos de Experiências na Prática Pedagógica
Para efetivar a proposta dos Campos de Experiências na Educação Infantil, é essencial que os educadores estejam preparados e engajados em sua implementação. É necessário planejar atividades diversificadas, que abordem os diferentes campos de conhecimento, e oferecer materiais e recursos educativos adequados para promover o desenvolvimento integral das crianças.
Importância da Abordagem por Campos de Experiências na BNCC – Educação Infantil
Os Campos de Experiências da BNCC são essenciais para uma educação infantil de qualidade, pois contribuem para a formação integral das crianças, respeitando suas individualidades e promovendo aprendizagens significativas. Ao compreender e aplicar os Campos de Experiências de forma adequada, os educadores estarão preparando os pequenos para uma vida mais autônoma, crítica e feliz.
Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=_rMhhJ87_O8 do Canal Taise Agostini .