O público-alvo da Educação Especial, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Política Nacional de Educação Especial, é formado por alunos com necessidades educacionais especiais. Esses alunos podem apresentar deficiências físicas, sensoriais, intelectuais, múltiplas ou transtornos globais do desenvolvimento. A Educação Especial tem como objetivo garantir o acesso, a permanência e o aprendizado desses alunos, oferecendo apoio e recursos específicos para atender suas necessidades educacionais.

By | 15/06/2024






Educação Especial – Política Nacional e Deficiências

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Introdução

Neste texto, vamos abordar a importância da Educação Especial de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Política Nacional de Educação Especial. Iremos explorar as três categorias de deficiências – intelectual, visual, auditiva, física – e as condições específicas, como surdez e cegueira. Além disso, discutiremos sobre o autismo, os transtornos globais de desenvolvimento e as altas habilidades.

Educação Especial e Deficiências

As pessoas com deficiência, sejam elas intelectuais, visuais, auditivas, físicas, ou surdez e cegueira, são atendidas pela Educação Especial de acordo com a LDB e a Política Nacional de Educação Especial. É importante ressaltar que a deficiência múltipla refere-se a mais de um tipo de deficiência, enquanto a surdocegueira é considerada uma única condição sensorial.

Autismo e Transtornos de Desenvolvimento

O autismo, juntamente com a síndrome de Asperger e a síndrome de Rett, são classificados como transtornos globais de desenvolvimento. No Brasil, o autismo foi reconhecido como deficiência pela Lei de 2014, ampliando os direitos dos autistas. Embora continue sendo um transtorno de desenvolvimento, legalmente é considerado uma deficiência para garantir acesso a benefícios sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Altas Habilidades

As altas habilidades e superdotação ainda são desafios na Educação Especial brasileira, com um alto índice de diagnósticos equivocados. É essencial identificar corretamente os superdotados, que muitas vezes são confundidos com autistas de alta funcionalidade. No Brasil, a identificação e o cuidado com as altas habilidades ainda necessitam de aprimoramento.


Público alvo da Educação Especial

A Educação Especial é um campo da educação que visa atender às necessidades educacionais específicas de indivíduos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. No Brasil, o público alvo da Educação Especial é definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)

A LDB, também conhecida como Lei nº 9.394/96, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e define o público alvo da Educação Especial no Brasil. De acordo com a LDB, a Educação Especial é dirigida às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, garantindo recursos de acessibilidade e estratégias de ensino adequadas às necessidades de cada aluno.

Além disso, a LDB assegura que a Educação Especial seja oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, promovendo a inclusão de alunos com deficiência nas escolas comuns. No entanto, quando necessário, o aluno pode ser encaminhado para atendimento em escolas especializadas ou em centros de atendimento educacional especializado.

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, estabelecida pela Portaria nº 1.793/99, reforça o direito à educação inclusiva de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Segundo a Política, a Educação Especial deve ser uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino, promovendo a igualdade de oportunidades educacionais.

Além disso, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva destaca a importância da formação de professores para o atendimento educacional especializado, incentivando a capacitação de profissionais para a promoção de práticas inclusivas e a adaptação curricular.

Em resumo, o público alvo da Educação Especial no Brasil é constituído por pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, que têm o direito à educação inclusiva e ao atendimento educacional especializado. A LDB e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva estabelecem as diretrizes e bases para a garantia desses direitos, promovendo a igualdade de oportunidades educacionais para todos.

Público alvo da Educação Especial

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece que a educação especial é destinada a alunos que apresentam necessidades especiais, como deficiências físicas, sensoriais, intelectuais ou múltiplas. Esses alunos necessitam de um atendimento educacional especializado, que leve em consideração suas especificidades e promova seu desenvolvimento pleno.

A Política Nacional de Educação Especial também reforça a importância de garantir o acesso e a permanência desses alunos na escola regular, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades. Para isso, é fundamental que as instituições de ensino estejam preparadas para atender às demandas desse público-alvo, proporcionando um ambiente acolhedor e adaptado às suas necessidades.

É papel do Estado e da sociedade como um todo assegurar os direitos e o acesso à educação de qualidade para todos os alunos, incluindo aqueles que necessitam de atendimento educacional especializado. Dessa forma, é fundamental que haja um constante investimento em formação de professores e estruturação das escolas, garantindo que a inclusão seja efetiva e que todos os alunos tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial.

Importância da atenção ao Público alvo da Educação Especial (LDB, Política Nacional de EE)

Em resumo, é essencial que sejam garantidos os direitos e a inclusão dos alunos com necessidades especiais na educação regular, de acordo com o que estabelece a LDB e a Política Nacional de Educação Especial. Somente por meio de um trabalho conjunto entre Estado, escolas, professores e sociedade, será possível promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas características individuais. Portanto, é fundamental que haja um comprometimento e uma conscientização sobre a importância de atender às necessidades do público-alvo da educação especial, garantindo que todos tenham acesso aos mesmos direitos e oportunidades educacionais.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=tbxvm80dIJw do Canal Crislane Azevedo .