Introdução
Música, música. Olá alunos, tudo bem com vocês? Sejam muito bem-vindos ao nosso curso de Educação Especial. Me chamo Ana Teresa, sou professora graduada em história, geografia, pedagogia e especialista em Educação Especial Inclusiva. Vou acompanhá-los durante todo este curso.
Tema: O que é o Autismo?
O autismo se enquadra em transtornos de desenvolvimento que comprometem principalmente as habilidades de comunicação e interação social. Os primeiros sinais geralmente surgem até os dois anos de idade. Vamos abordar conceitos atualizados sobre o Transtorno do Espectro Autista.
Subcategorias Antigas do Autismo
Antigamente, a Síndrome de Asperger era considerada uma subcategoria do autismo, porém atualmente todos são diagnosticados dentro do espectro autista.
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento
Este diagnóstico incluía crianças com maior comprometimento no desenvolvimento. Atualmente, é parte do Transtorno Global do Desenvolvimento, que engloba diversas categorias, incluindo o autismo.
Características do Transtorno do Espectro Autista
Alguns sintomas comuns são dificuldade de comunicação e interação, comportamentos repetitivos e resistência a mudanças na rotina.
Níveis de Suporte no Transtorno do Espectro Autista
O manual diagnóstico lista três níveis diferentes de transtornos, baseados na quantidade de suporte necessária para as atividades diárias. Não existem mais termos como autismo mais severo ou menos grave.
Conclusão
Os níveis de transtorno e espectro autista correspondem ao grau de comprometimento das funções básicas e ao suporte necessário. É importante considerar a variação das necessidades de suporte de acordo com a idade e situações.
Espero que tenham aproveitado essa aula introdutória e aguardo vocês nas próximas aulas, onde abordaremos mais detalhes sobre a inclusão de pessoas com autismo na educação inclusiva. Até mais!