Olá queridonas, como vocês estão? Cheguei para mais um vídeo e no de hoje vamos aprender como montar uma sequência didática. Aproveitando que estamos no mês de abril, o mês dos livros e várias outras datas comemorativas, escolhi falar sobre o Dia do Livro. A sequência didática é um recurso para ajudar no planejamento e pode durar um mês, um projeto ou um ano inteiro. Vamos aprender como desenvolver nosso planejamento.
Introdução
Uma sequência didática é uma forma de organizar metodologicamente as atividades de ensino, garantindo uma execução sequencial. O primeiro passo para desenvolver nossa sequência é ter um tema central, também chamado de subtema. Vamos explorar o tema do Dia do Livro Infantil, com o subtema do livro "A Menina do Cabelo Roxo". A partir disso, vamos identificar palavras-chave que remetem a esses temas e criar um planejamento que flua de forma coesa.
Atividades
-
Contação de História: Vamos introduzir o tema contando a história do livro. Em seguida, teremos atividades de fixação com perguntas e desafios ligados à história.
-
Linguagem Oral e Escrita: Atividades para trabalhar as letras e a escrita, utilizando o alfabeto móvel e estimulando a escrita espontânea das crianças.
-
Oficina do Livro: Os alunos vão participar de uma atividade prática de recorte, colagem e desenho para criar seu próprio livro a partir das cores, tamanhos e texturas disponíveis.
- Trabalho de Casa: Envolvendo as famílias, os alunos devem tirar uma foto do livro preferido em casa e escrever um bilhetinho incentivando a leitura em família.
Espero que tenham gostado das atividades e que essa semana seja repleta de aprendizado e diversão. Não esqueçam de baixar o material disponível para mais sugestões e ideias. Fique com Deus e até o próximo vídeo! 📚✨
- Não se esqueça de deixar um like e compartilhar o vídeo com seus amigos! 🌟
- Confira o material disponível para download no nosso blog. 🖥️
- Aproveite as atividades e divirta-se aprendendo sobre o Dia do Livro! 🌈
Espero que tenha gostado da reescrita. Se precisar de mais alguma coisa, estou por aqui. 😉
Sequência Didática Para Educação Infantil de Acordo com à BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que todos os alunos brasileiros devem alcançar ao longo da educação básica. Com base nesse documento, é possível elaborar planos de aula que promovam o desenvolvimento integral das crianças, levando em consideração suas características, interesses e necessidades.
Plano de Aula Dia do Livro Infantil
O Dia do Livro Infantil é uma data importante para incentivar o hábito da leitura desde a infância, estimulando a imaginação, o desenvolvimento da linguagem, o senso crítico e a criatividade das crianças. Pensando nisso, elaboramos uma sequência didática para a Educação Infantil, de acordo com a BNCC, com o objetivo de trabalhar o livro infantil de forma lúdica e significativa.
Objetivos
- Promover o contato das crianças com diferentes tipos de livros infantis;
- Estimular a imaginação e a criatividade por meio de atividades literárias;
- Desenvolver a linguagem oral e escrita das crianças;
- Valorizar a leitura como fonte de aprendizado e entretenimento.
Atividades
-
Roda de conversa sobre o Dia do Livro Infantil:
- Iniciar a aula explicando o motivo da comemoração do Dia do Livro Infantil e sua importância.
- Conversar sobre a importância da leitura na vida das crianças e como os livros podem nos transportar para diferentes lugares e aventuras.
-
Leitura compartilhada de um livro infantil:
- Escolher um livro infantil que seja adequado à faixa etária das crianças, com uma história envolvente e ilustrações atrativas.
- Realizar a leitura em voz alta, interagindo com as crianças, fazendo perguntas e incentivando a participação.
-
Oficina de criação de marcadores de livro:
- Propor que as crianças confeccionem marcadores de livro personalizados, utilizando materiais coloridos e criativos.
- Incentivar a criatividade e a expressão artística, promovendo a valorização do livro como objeto de estudo e diversão.
-
Dramatização da história lida:
- Dividir as crianças em grupos e propor que cada grupo encene uma parte da história lida.
- Estimular a expressão oral, a interpretação de texto e a criatividade, permitindo que as crianças se divirtam recontando a história de forma teatral.
- Hora da leitura livre:
- Montar um cantinho da leitura na sala de aula, com diferentes livros infantis à disposição das crianças.
- Permitir que as crianças escolham os livros que desejam ler e explorem a leitura de forma autônoma, estimulando o gosto pela leitura e a autonomia dos pequenos leitores.
Recursos Necessários
- Livro infantil adequado à faixa etária das crianças;
- Materiais para confecção de marcadores de livro (papel colorido, canetinhas, tesoura, cola, etc.);
- Espaço adequado para leitura compartilhada e dramatização das histórias;
- Cantinho da leitura com diversos livros infantis disponíveis.
Com essa sequência didática para o Dia do Livro Infantil, é possível promover a valorização da leitura e do livro na vida das crianças, despertando nelas o interesse pela literatura desde cedo. Além disso, as atividades propostas contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, estimulando a imaginação, a criatividade, a linguagem e a expressão, de acordo com as diretrizes da BNCC.
Importância da leitura na educação infantil de acordo com a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância da leitura na formação das crianças, pois contribui para o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e do pensamento crítico. Por isso, é fundamental que a educação infantil proporcione experiências de leitura desde cedo, estimulando o gosto pelos livros e pela literatura.
Plano de aula para o Dia do Livro Infantil
No Dia do Livro Infantil, é importante desenvolver atividades que estimulem a leitura e o contato das crianças com diferentes tipos de livros. Uma sugestão de sequência didática é apresentar obras de autores brasileiros renomados, promover contação de histórias e realizar atividades de pintura e colagem inspiradas nas obras lidas.
Sequência didática alinhada com a BNCC para educação infantil
Para garantir que as atividades propostas estejam alinhadas com a BNCC, é essencial que o educador leve em consideração as habilidades e competências esperadas para o desenvolvimento das crianças. Ao planejar uma sequência didática para o Dia do Livro Infantil, é importante considerar a diversidade de gêneros literários, estimular a criatividade e promover a interação entre as crianças.
Importância da leitura na formação das crianças: Sequência Didática Para Educação Infantil de Acordo com à BNCC – Plano de Aula Dia do Livro Infantil
Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=rmswfZ-BJ-A do Canal Thai Professora Colorida .