A importância do autocuidado e da permanência dos vínculos | SAS | Formação para Educadores

By | 07/05/2025



A importância do autocuidado e da permanência dos vínculos na escola no cenário atual.” com Regina Durante. Pesquisa de …

A importância do autocuidado e da permanência dos vínculos | SAS | Formação para Educadores/a>

e aí e aí o olá a todos e a todas sejam muito bem vindos a mais um webnar saas online focus igreja agradecer em nome dos das a todos que estão conectados prezada ana paula barreira e seu gerente de informações do carro mais uma edição do edinar casa online focus com foco no supostas professores com assuntos de bastante relevância tanto para coordenadores e como os mantenedores das nossas escolas parceiras como já devem conhecer só que a nossa plataforma de formação continuada e hoje é entregue para todos os professores por meio de liminares como esse e com conteúdos disponíveis na área restrita do portal caso além de podcast nas plataformas tal qual spotify se você ainda não acertou não tem caixão toda semana os conteúdos são atualizados portanto não deixe de aproveitar nos encontros de hoje está repleto de cuidado essa palavra o que remédio tanto a capacidade de olhar para si na ideia do autocuidado como o valor de cuidar do outro de construir pontes e vínculos mas como garantir esses vínculos a distância será mesmo possível como fazer com alunos da educação infantil ao ensino médio essas e outras perguntas serão respondidas o nosso papo de hoje com a nossa convidada especial quem tá conosco hoje e a regina durante quieto psicopedagoga e conte não consigo mais de 30 anos de experiência profissional e atualmente atua como consultora pedagógica do programa pleno seja muito bem-vinda regina antes de apresentar regina né para vocês eu queria lembrar que o time do fox vai cuidar das dúvidas de vocês hoje no chá lembrem que a cada pergunta é importante também colocar o nome da escola de vocês então participe agora sim regina é com você o lápis oi boa tarde a todos e todas é uma grande satisfação para quem e poder compartilhar esse momento com vocês nessa conversa aí sobre cuidados sobre vínculo obrigada ana paula agradeço muito a oportunidade e espero que a gente consiga hoje é costume em algumas coisas aí bacana com relação ao nosso tema olá eu sou consultora pedagógica do programação se emocional pleno com a obra não disse e aí o que a gente vai falar hoje tem muita relação com socioemocional olá sejam todos bem-vindos né e vamos lá então nosso tema de hoje a importância do autocuidado e da permanência dos veículos na escola no cenário atual né nesse cenário desafiador de estamos vivendo hoje os nossos objetivos serão os seguintes vamos definir outro cuidado sobre as suas ações de vocês ações de vocês sobre alto cuidado o uso identificar quais ações de autocuidado podemos colocar em prática e vamos refletir sobre os vínculos nas relações escolares e como eles afetam a aprendizagem no nosso contexto atual né de isolamento e distanciamento e de educação a distância em alguns combinados importantes se desconectar de fora para conectar por dentro então procurar nesse momento nessa horinha cabelo os outros aqui é isso é um pouquinho do restante das coisas se for possível né é silenciar o celular de para outros aplicativos para que a gente consiga conectar muito conhecimento e vamos participarem também das interações acessando os links e fazendo registro ea outra sempre avisando vocês e dizendo para vocês quais serão esses momentos tá bom oi e perguntar em comentar no chat sempre que você sentir necessidade aqui aí disponível país vamos lá então vamos começar falar um pouquinho só vai acontecer competência oito né é alto cuidado exemplo é o autocuidado ele está presente na base da competência oito eu conheci se apreciasse e cuidar da sua saúde física e emocional compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo as suas emoções e as dos outros ponto crítico e capacidade para lidar com elas então conhecer se apreciasse aceitar se cuidar se compreendesse com um diferente na nessa diversidade que nós somos nós vivemos reconhecendo as emoções no entanto as nossas conta do outro com o ponto crítico e capacidade de lidar com elas então é a base 10 competências gerais né e dentre elas ela traz quase competências mais conectadas ao socioemocional e dentre essas hoje a gente vai tá mais está bastante focado nessa competência do autocuidado antigo reconhecimento aí a partir disso oi gatinho é a parte disso não o funcionário né e então apoiadas estão muito conectados pelas coisas com as competências na base então as competências socioemocionais elas têm como referencial a hazel né e é uma organização uma instituição em seja identificar a água fundado em 1994 e que se dedicou a pesquisar né é muita saúde coletiva muito em programas de saúde e aí ele com a partir de todo esse trabalho do prefeito de pesquisa um grande trabalho de pesquisa que ainda continua confidências fundamentais né do nosso né que a gente precisa desenvolver ao longo da nossa vida então ao conhecimento que é um pouco do que a gente vai falar hoje referente ao autocuidado a relação que a capacidade de controlar de regular né as emoções sempre focada nos nossos objetivos e razões as metas também conectada com as nossas relações né as habilidades de relacionamento que estão conectar conectado com a escola tópico domingo que a gente vai falar hoje também né então a gente pode dizer que as consequências são graves guarda-chuva é sobre os quais existem várias habilidades né habilidade do vínculo de estabelecer vínculo ela se conecta com essa competência da habilidade de relacionamento social onde está a capacidade da empatia né a gente vai falar um pouquinho também a tomada de decisão responsável e conecta com todas né pra gente tomar decisões responsáveis a gente precisa ter um pouco de tudo isso desenvolvido bom e o que é alto cuidado tomar uma definição bastante simples de auto cuidado auto cuidado é um conjunto de atitudes que temos para cuidar de nós estamos atentos às nossas necessidades e desenvolvermos hábitos e dizem que o nosso bem estão muitas pessoas podem ser consideradas o ponto cuidado e refletir sobre isso então apenas o fato da gente parar um pouquinho para pensar sobre isso sobre como é que eu estou cuidando se é que se eu estou me cuidando se eu tenho essa intenção esse já é o autocuidado um pouco pedir para vocês e vocês a nossa em aí numa folha de papel que vocês têm ao tiverem o lado de vocês o pedaço de papel vocês enfrentam o seguinte em uma escala de 1 a 10 você tivesse que dar uma nota quantas ações é um cuidado você participou na última semana se você tivesse que escolher uma quantidade nem tô pensando na semana passada quantas ações de autocuidado você praticou ea escolha de 1 a 10 e também numa escala de 1 a 10 quanto você dedicou do seu tempo a sua saúde física não você teve alguma ação de cuidado com a sua saúde física nacional não coloque também aí de 1 a 10 escolha o número que reflita essa quantidade nenhuma escala de 1 a 10 quanto você dedicou do seu tempo a sua saúde mental né não deixa que nada me dediquei totalmente 10 tive muitas ações de saúde mental então eu peço que vocês a nossa ordem reflitam e anotem e aí na na forma de vocês enquanto isso eu tô sempre dando uma olhadinha aqui se já tem alguma alguma dúvida g1 um toque para isso muito gente tenha esse essas ações de cuidado a gente precisa desenvolver alguns hábitos então eu trouxe aqui alguns hábitos de autocuidado para gente refletir um pouquinho então aqui eu tenho tanto hábitos voltados para a saúde física quanto hábitos voltados para saúde dental quanto a hábitos resultados para os cuidados sociais das nossas relações então atividade física nenhum lado que importante de autocuidado que vai aceitar de primeira a parte a nossa parte física mas que tem um grande na flexão no nosso mental e no nosso emocional traz causa um ótimo um enorme bem-estar né o sono suficiente tão dormir ter horas de sono santo e aí é é só tem isso para pessoa né tem pessoas que entendem dormindo 6 horas outras precisam de 8 outras precisou compacto suficiente então cada um precisa sabe né qual é a sua necessidade alimentação adequada é um alerta que seja saudável né que faça bem que traga disposição gente sabe que é alimentação leite muito não moro tipo de alimento que a gente ingere a qualidade do alimento a forma como é preparado tudo isso tem uma grande e uma afeta muito nosso nosso bem-estar hábito de mim aqui eu trouxe o hábito de higiene mais focado hoje que a gente tem que ter um regime aplicado cuidado complicado principalmente nos momentos que sair de casa para ir algum lugar então cuidado importante o banho é uma coisa que nos traz aí um bem-estar né é ruim o cuidado é um carinho estação tão o hábito da medicação de parar por alguns momentos em algum momento do dia e silenciar a mente né silenciar a mente fazer com esse exercício de tirar um pouco tirar um pouco todas as preocupações de todos os pensamentos e acalmar a mente então isso é muito benéfico né isso nos acalma e nos nossos filhos a bastante né é um hábito da leitura não é preciso dizer é muito importante muito contribuiu muito porque a gente pode ler não vários títulos né e tudo mais tipos também que vamos trazer alguma alguma diversão né isso é o último filme a organização da rotina eu considero organização da rotina o auto cuidado à medida que eu consigo parar organizar o meu dia pensar no meu dia seguinte que eu tenho para fazer colocar isso numa agência digital numa agenda de papel aí como cada um se sente bem como cada um seja que funciona para ser né é isso já é uma tranquilização prévia porque eu já tem o meu dia eu já sei todas as ações todos os prazos que eu tenho naquele dia para cumprir as ações que eu tenho então quando levanto quando eu acordo de manhã para começar o dia eu tô mais tranquilo no sentido de ser o que eu tenho para fazer isso já está dividido já tá organizada então é a cuidado que a gente pega com a gente no sentido de se desgastar menos com aquela preocupação e com aquela correria de não saber se vai dar conta daquilo que tem para fazer o tipo do de todas as ações que precisam ser feitas é a música que é um é um bálsamo não é uma benção uma coisa maravilhosa grávida então a música que você gosta o estilo que te faz feliz o estilo que você se identifica mas espera-se abre né é auto-aceitação e acho que é fundamental tem que eu acho não tenho certeza que é fundamental autoaceitação a gente se olhar pra gente e nos temos a capacidade de nos aceitar com os nossos pontos fortes os nossos pontos e melhoria né e quando eu falo aceitar não quer desviar eu aceito minha então ali estático não é isso aceitar é a gente fazer as pazes com a gente né e aí as cabendo dos nossos pontos de melhoria e sabendo aquilo que a gente ficar mexendo naquilo que a gente quer melhorar para chegar nossos objetivos mastersaw a autoaceitação e aí a paixão também né é a diversidade a gente é novidade para consigo próprio porque a gente fala muito de ser generoso com o outro maravilhoso isso só que eu preciso ser comigo porque nada daquilo que eu não pratico comigo eu não consegui para ficar com alguém bom então eu preciso aprender a ter esse sentimento de generosidade para comigo ser generosa com os meus defeitos os meus pontos difíceis com o meu gênio que nem sempre tão bacana né todos os momentos e ter essa esse movimento centro diário brasileiros menos crítico consigo mesmo né ir um dia de cada vez um passo de cada vez e a gente vai sempre evoluindo outra coisa que é um cuidado arte de cuidar de importante é o hábito da gratidão de agradecer e aí agradecer né é tudo na nossa vida não é assim que é agradecendo as oportunidades agradecendo as pessoas que estão a nossa volta a agradecer a oportunidade que a gente tem que trabalhar com educação por exemplo de atingir a venda das pessoas e atingir a vida dos alunos né é muito mais do que curriculares do que a gente tem a capacidade de tocar uma outra pessoa né e ajudar essa pessoa se transformar então a gratidão ela nos potencializar bastante e trocar informações né então principalmente agora nesse momento que a gente tá e distanciado trocar informações manter esse contato sequência com as pessoas é se divertir usando a ativo tecnologia né como muitas pessoas têm feito então comemora aniversário eu faço a comemoração de final de sexta-feira a gente lá no pleno tem esse hábito de toda sexta-feira tem algum momento pleno o equipe toda com haddad a nossa a nossa senhora e a gente sempre tem para encerrar ou alguém que vai que toca o instrumento então essa diversão e confusão celebração é a celebração é muito importante sempre nós temos e coisas para celebrar na nossa vida e a partilha né então conhecimento ele não nasceu para ficar instante nem para ficar guardando e a gente sabe que quanto mais a gente compartilha conhecimento com os nossos companheiros nossos pais o bairro com as pessoas de modo geral mas conhecimento a gente adquirir né então é bem bacana isso só que e aí eu tenho uma pergunta para vocês é tudo isso que a gente falou desses hábitos eu trouxe esses exemplos o que que eu quero que vocês reflitam desses hábitos quais você já praticam e aí a nossa em um papel de vocês que vocês têm a olhar ao lado a tela vai ficar aqui ó nesse sabe que o que pensa em quais desses eu já faço né na minha vida eu tenho aí fácil de vez em quando mesmo que você acha que eu faço de vez em quando é quais hábitos não gostaria de começar a atacar de carro bem precisados que estão na tela quais você gostaria você fala nossa acho que eu quero começar a fazer a norte e para o filme a adot aí quando você vai começar hoje amanhã e depois de amanhã né anote aí quando você pretende começar a praticar esses novos hábitos e conjunto com esses que você usa para ti enquanto vocês fazem eles eu vou dar uma olhadinha aqui na dúvida tá bom e aí e aí e aí e enquanto vocês tão aí refletir responder à pergunta eu tenho aqui uma dúvida da vamos ver a kelly a kelly almeida ela mandou uma dúvida é kelly do colégio santíssimo senhor de maceió alagoas e ela tá perguntando o seguinte qual é o uso do limite das redes sociais ela tá dizendo que sente que às vezes eu uso afeta a saúde emocional e principalmente nessa fase né que a gente tá usando muito e realmente é verdade e ela tá perguntando o que eu recomendo né com a minha opinião tal vejo eu me colocar e colocar nesse letra pergunta da da pele como exemplo eu percebi isso aí alguns dias atrás e se usam desenfreado e isso realmente cansa a gente sente um e os olhos um cansaço mental porque é muito estima muita informação é é muita coisa e o que que eu comecei a fazer eu comecei a determinem horário né então por exemplo eu trabalho utilizo o whatsapp para trabalho eu tô sempre conectada é define horários para olhar e-mail meu e-mail pessoal e meio de trabalho whatsapp estão sempre ligados estão sempre conectados mas você como elemento pessoal e as minhas mídias instagram facebook mesmo notícia eu definir horários e que horário do dia que eu vou fazer cada coisa e aí eu posso disciplinar e aí eu percebi que isso me fez bem isso trouxe um melhor bem-estar então é ali eu acho que isso talvez fosse uma dica né a gente controlar o impulso que a gente tem um e definir horários definir aí e uma dica importante é evitar de fazer isso na hora de dormir sabe aquela coisa que a gente deve tá na cama e fica olhando no celular então o sistema do visual o estímulo luminoso da tela do celular dependendo que a gente vai ler vai interferir na nossa tranquilidade no nosso então de dormir que horas é o ritual do meu virtual pelos que não virtual para acalmar e para todas as podem se conectar se desligar e tenha uma boa noite de sono porque isso vai receber na qualidade do nosso dia tá bom espero kelly quem tem ajudado bom então você já responderam e aí o que que eu queria dizer com relação a isso essas três essa repetição dessa em cima da planta já dá um mini plano de ação então quê que vocês podem fazer já colocar aí as ações que vocês gostaria de começar a praticar e tentar nossa mais nada só 15 por exemplo mas é muita coisa não adianta a gente querer fazer tudo de uma vez que a gente certo a pena então priorize bem graças que você escolheu priorize qual eu vou começar a fazer para que se torne um hábito hábito repetição né e no início do bom então precisa ser perseverante depois numa semana você já vai perceber aqui começa a automatizar e automatizando transforma-se em um hábito e agora o que que eu gostaria a gente encerrar essa parte e a primeira parte de sobre o cuidado que não contar para vocês uma metáfora uma metáfora as três respostas e então assim como existe e assim dúvidas cruciais na vida dele ele queria muito que alguém as dá sinais responder essas três dúvidas então a gente tinha dúvida de qual é o momento mais importante qual é a pessoa mais importante e qual é o objetivo mais importante na vida né e aí ele decidiu fazer um eu vou falar você não sabe não ia lhe falar um seguinte olha quem responder na minha só três perguntas vai desenhar uma recompensa e aí foi o alcance no reino muitas pessoas pediram para responder dando as respostas só que dentre todas as respostas que foram oferecidas não é nenhuma 176 e quando não não é isso que eu não faz sentido para mim e aí ele decidiu viajar com uma montanha que tinha lá distante do reino mas onde se dizia que nem eu velho sábio não tô em quem sabe a pessoa vai conseguir responder às minhas perguntas fez essa viagem chegou nessa montanha comprou esse senhor velho sábio né e fez as três perguntas para ele né qual é o momento mais importante qual é a pessoa mais importante e qual é o objetivo mais importante esse velho sábio estava capinando o seu jardim e parou ouviu as três perguntas não responder continuam capinar e continuou o trabalho dele aí eu ri o observou e pensou será que ele não me respondeu porque ele está cansado né porque eu percebi que estava cansado cá pingando com enxada cansar então o rei disse assim fechada que eu vou combinar para você e você descansou um pouco e assim aconteceu o velho sabe porque eu sou e o começou a capinar capinam por algumas horas e aí se cansou parou e devolveu enxada para do velho sábio e falou para ele assim ela já te ajudei um pouco agora eu vou para seguir minha viagem porque eu preciso de alguém que me responda às três perguntas que eu preciso né na minha vida e nesse momento o velho sábio disse vejo ouço um barulho é escutar um barulho é numa área de mata magra de natureza e aí surgiu um lado cambaleando esse homem trabalhando estava ferido né agrava e aí chegou perto deles e caiu desmaiou desmaiou e eles correndo atrás para ajudar para tratar então o rei que vem iniciativa o homem para todos ferimento colocou fez algumas compressas deu água e cuidou durante a noite até que todos dormiram dormiram né o velho sabe o rei e esse homem camila quando for no dia seguinte o homem pedido já estava um pouco melhor e aí disse assim que o rei perdão ele falou mas como não entendi nada pede perdão mamãe eu que eu cuidar de você né enfim você chegou aqui ferido não entendi porque cada um homem de sonho é o seguinte eu vim atrás de você porque eu soube que você tava vindo para essas paragens em eu fiquei escondido porque eu imaginei ele vai voltar para o e eu ia pegar você então na verdade estava preparando uma emboscada porque eu queria que vingar né é na última guerra os soldados marcaram os irmãos e roubaram as minhas terras olá eu sou dados do seu é então que me vingar de você o estoque como você tava demorando muito para vir é eu saí do meu esconderijo e falei que pensei em nossa acho que ele não volta por aqui na volta por isso que eu não entendi quando dá certo da minha esquadrias eu fui atacado pelo seu nome eles me feriram me bateram enfim e aí eu cheguei aqui trabalhando né então eu queria pedir perdão por isso então de matar você e aí eu fui ferido e você acabou acordando de mim e rainha o rei ficou aquela história pediu desculpa pelo que tinha acontecido pelo que ele passou com o soldado disse que ia devolver as terras roubadas né ele tava parado lado pela intenção que ele tinha ele tinha de atacar estava tudo bem o contente feliz e foi embora e aí o rei disse que não está bom aguarda também vou embora e já traz as minhas três horas né e aí o velho sábio disse que ia aí mas não seja tem as três respostas nem o rei falou como assim não entendi e aí você chegou aqui me ajudou a capinar né então esse foi o momento mais importante e ir isso fez com que você não voltasse e não eu a pessoa que dava dinheiro de tocar né para fazer assim emboscada não conseguiu fazer não consegui o que queria matar você então e também você quer ver oportunidade de perdoar essa pessoa né então esse foi o momento mais importante é a pessoa mais importante fui eu a pessoa que você viu que precisava de alguma coisa que estava com você e o objetivo mais importante para me ajudar depois como chegou o homem ferido o momento mais importante é aquele que você viu ele ferido né a pessoa mais importante para você foi ele e precisou de você e você cuidou dele eu deixei mais importante foi simplesmente ajudar esse homem né então vossa majestade disse o sábio o momento mais importante é sempre rose né é o assim agora a pessoa mais importante entre a pessoa ou as pessoas que se você e deixa eu te arrumar é importante é contribuir com essas pessoas com essa pessoa e aí eu gosto muito dessa metáfora eu acho que ela se conecta muito forte do que a gente tá falando hoje né e esse momento que a gente vive difícil mas é um momento que a gente vive é esse momento importante é nesse momento nós podemos fazer muitas coisas né a pessoa mais importante aquelas que estão conosco tanto dentro de casa com muita surpresa as pessoas que a gente tá aí se conectando no dia a dia virtualmente em pó referência nosso trabalho nossos alunos né que estão tendo as aulas são as pessoas mais importantes e o mais importante é que a gente pode fazer nessa situação no nosso caso principalmente pelos alunos e pelas famílias né e aí tá fazendo um pouco da questão do outro cuidado lembre lembre e a gente consiga contribuir com alguém a gente precisa primeiro tem um olhar para nora e primeiro eu tenho que ter olhar para nós não quer dizer que eu sou mais importante no sentido de que eu sou egoísta eu tô cuidando de mim não quer olhar para mim eu me fortalece eu me cuidar para que eu possa também esse mesmo olhar generoso e cuidar e ajudar ou senão não consigo nem ajudar o outro nem fazer nada por mim é muito bem para falar de vínculo né puxando um pouco essa questão vínculo nós vamos nesse momento necessário mentir então vocês têm aí o site do momentinho entendeu e o código e aí se vocês conseguirem acessar pelo celular de vocês vocês entram e usando esse código vocês vão responder essas duas perguntas e como logo cuidar impactam o bico de vocês com os alunos e qual é a maior do que vocês têm com relação aos veículos escolares hoje e aí eu penso que você escolheu apenas duas palavras para expressar esse sentimento qual é o maior dor com relação aos meus livros escolares original de modo geral aluno coloca no trabalho né comunidade escolar como um todo família e aí mandaram alguns minutos para que vocês acessem e para que você estuda e enquanto isso vou dar uma olhadinha na dub e aí e aí e aí e aí e aí e aí e aí e aí e aí e aí e aí e aí e aí e aí e aí e aí e aí e vamos ver os aqui ó as respostas nos comentários a cuidar de impacto o seu vínculo só nós temos aqui se eu não tenho patinha comigo não tem empatia com ele preciso me cuidar para cuidar dele amor afeta diretamente quando não cuida de mim existe a possibilidade de cuidar menos do outro e logo cuidado salva-vidas lindo muito bacana sobretudo pela situação de sofrimento que vivemos e vivemos a criança na autoestima e na responsabilidade [Aplausos] e aqui tá totalmente pois não saúde mental e leva minha autoestima e deixa bem emocionalmente quando eu me cuido passa uma imagem positiva energizado além disso estar de bem comigo mesmo e mais acessível para ajudar no outro muito bacana a gente está totalmente ele é a segurança para atuar de maneira assertiva é preciso estar bem física e mentalmente para deixar a minha marca e meu aluno maravilha eu não assisti minha responsabilidade é o maior o maior ensino vem através do exemplo nossa quantas coisas mais bacanas aí maravilhosas que vocês estão compartilhando quanto as reflexões e profunda e você tá bem física e mentalmente melhora pois o eu estando bem tudo bem o outro tão vocês estão colocando outras coisas relativas a aí como o nitrato e como eu trato outro através do exemplo de novo a segurança para atuar de maneira você tinha é muito bom gente e aí e agora aqui a gente vai ter uma nuvem né vamos ver quais serão as palavras as duas palavras que serão colocadas aí e é a história da vai ajudar a gente já tem como se fosse um homem acionar aí dão das nossas dores nesse momento com relação aos nossos ricos né dos pais a gente tá distante presencialmente a empatia e saudade olá pessoal vamos lá olha mais pessoas entrando agora ponto caso com as aulas a falta de contato olho no olho olha só e se tão conseguindo entrar na roupa mais pessoas acho que estão conseguindo entrar na mente que bom contato físico o neto barulho limite preocupação a falta de contato que saudade hein olha só tá bem o afeto saudade e aí de olho no olho olhares empatia é muito bom e mais ninguém tá conseguindo em consegue entrar gente espera mais um pouquinho a falta de contato distanciamento e aí ah sim entendi tia e vocês vem como o modo de modo geral né a dor a dor maior a dor talvez que tá vendo mais aparecendo mais aí a gente vocês estão se colocando mais a saudade ou distanciamento né a falta do contato a falta do olho do olho oi e aí a gente consegue o que a gente consegue né nesse momento é aprender a lidar com essas dores a lidar com esses sentimentos né em que a gente faz né com isso com eles com esses sentimentos e com essa distância em relação aos nossos vínculos né que a gente tem as pessoas da escola né não somente os alunos e aí e aí eu coloco as palavras eu vou ler mais algumas dúvidas aqui vou compartilhar com vocês aqui ela está agradecendo ela fez a primeira pergunta e agradeceu as dicas tá dizendo que se conecta do celular 30 minutos antes de dormir para ter um sono mais tranquilo o edi se que isso também já ajudou na qualidade do solo e que demora um pouquinho também o seu caminho para pegar o celular quando acorda oi jamile e obrigada pela presença a sandra sandra kelli augusto albuquerque lima a telinha autocuidado é uma forma mais sutil e prática adicionar ela tá dizendo aqui compartilhando com a gente obrigada neném bertini tá dizendo o seguinte nesse momento nós precisamos cuidar na pouco mais de nós pois precisamos ficar bem para cuidar dos outros obrigada a green uma verdadeira salvação ela tá dizendo que é o conhecimento uma verdadeira salvação é a eleny vier gastar dizendo excelente conhecemos mais sobre esse tema obrigada crislaine do colégio joão poder seabra na bahia tá dizendo evoluir faz parte da nossa sobrevivência estamos em mudanças de hábitos cortina criando e renovando a todo momento obrigado a crislaine aline side tá dizendo muito bom as ah tá dizendo sugestões e interessantes vai ficar auto controle mesmo a funny a dizendo o tema muito bom momento que necessitamos para pensar e refletir obrigada e aí a sandra quer augusto tá dizendo não quer deixar para amanhã né que tá se referindo ao momento aqui agora né kelly assim um filha tá dizendo uma fábula muito tarde própria para o momento em que vivemos e a cíntia quando essa reflexão em potência o mouse não conseguindo como o nosso o nosso não eu estou aqui compartilhar com vocês novamente a aqui o meu a pena depois responde e aí e aí e aí e aí quem não sabe fazer o último comentário ou baixo nos comentários pra gente encerrar essa parte aqui e tá seguir a mônica lemos tá dizendo que os encontros do focus estão ali então nesse período muito obrigado mônica que bacana que isso tá ajudando uma seis eu acho que o objetivo dessas lines né e decisão liminar é exatamente isso e o paulo tá dizendo que a prática da meditação tem ajudado ele há anos no autocuidado dele a e no momento atual está sendo ainda mais objetivo muito bem então agora eu vou pegar um pouquinho nos comentários e vamos prosseguir aqui e aí falando do vínculo nossos vinhos da então eu vou fazer um pouquinho primeiro alguns referenciais teóricos sobre vínculos e o que que usam balbi o índice de um hobby psicólogo não ele diz o seguinte trabalho deles são muito focado no desenvolvimento infantil ele desenvolveu a teoria do apego a manutenção de um experimentada com uma fonte de segurança ea renovação de mim como como uma fonte de zumbido então veja vamos fazer isso para hoje a manutenção desse vínculo que a gente tem que esses alunos e entre nós equipe escolar como um todo comunidade escolar como um todo ela é muito importante é muito fundamental na nossa vida e se falando de um aluno né mais linda e inovação é uma fonte de alegria né então aqui eu já pensei nesse nesse dia a dia e aqui vocês têm aí de contato com os alunos né como cada dia de contato é importante traz segurança para ele vai repetindo aprendizagem não tenha dúvida né e não é uma ação curricular mas é uma ação básica humana muito necessária né que é o vínculo alimentar com o vínculo da desse vínculo não importando se ele é presencial auxiliar distância né o bob está mente acumulam-se evidências de que seres humanos de todas as idades são mais felizes e mais capazes de desenvolver os seus talentos quando estão seguros de que por trás deles existem uma ou mais pessoas que virão em sua ajuda casa um surjam de caso surjam dificuldades isso se aplica os pequenos da educação infantil se aplica aos anos iniciais se aplicam aos nossos adolescentes de anos finais ensino médio se aplica aos adultos de todas as idades né então em qualquer fase em qualquer idade a qualquer pessoa é capaz de realizar ações positivas é capaz de desenvolver e realizar os seus talentos quando a gente sabe que a gente tem pessoas e sempre vão viram nos o correio nos ajudar e e contribuir com a gente a gente precisar então o trabalho da escola aí que ficou lá de uma grande equipe né e é muito importante que não troca de vista essa necessidade de dar mais continuidade para o nosso relacionamento mesmo que seja no momento a gente vive e é uma circunstância então agência a circunstância isso vai passar e vai vir o momento futuro né não está com essa circunstância não raspasse das pessoas não não faz com que os nossos vínculos fiquem mais detalhes em oi e aí opção revela que é um analista psicólogo psicanalista e ele desenvolveu o que eu ia do rio ele dedicou-se muito estudar grupos é tem muitos dos trabalhos voltados para adolescência também ele disse que o vínculo é uma estrutura dinâmica quer dizer tá em contínuo movimento que engloba o sujeito e objeto no nosso caso professor e aluno né então é uma estrutura dinâmica que envolve professor e alunos os vínculos mais saudáveis eles são resultados de relações independências diferenciadas e aqui eu lembro da seguinte questão quanto mais a gente trabalhar e proporcionar e possibilitar a autonomia e protagonismo para os nossos alunos né é mais independentes e diferenciados eles serão e nem coloquei o professor da escola e esse aluno é então dessa forma cada vez mais saudável um vínculo e que a dependência não é um veículo saudável porque é um vínculo e diz que o outro que não pode fazer sozinho ele não pode crescer mas não pode desenvolver que ele sempre vai precisar de alguém ou de alguma coisa e que ele nunca vai poder fazer né é aqui perto alguém vai fazer por ele ou vai ajudar então por exemplo as crianças menores né que começam a querer aprender a fazer as coisas sozinhos em tomar banho sozinho escovar dentes em sozinhos e às vezes a gente fala mamãe’ o papai ou alguém da família fala não mas nós temos pequeno ainda para fazer isso né então cargo tomados os devidos cuidados com segurança é quanto mais a gente continue para a independência do outro mais feliz esse outro será e diferenciada nesse da e esse vento eles estão mais saudável né e mais fácil aí e o vínculo de terminar com o bom então aí eu passo para o monte para refletir né queria convidar vocês para essa reflexão também é tipo de vínculo que a gente tem com os nossos alunos 10 vezes a gente fala nossa mas o aluno é é tão afetado o aluno indisciplinado vamos olhar para o nosso grupo com ele a qualidade desse vínculo como esse vínculo se configura qual é o que eu tenho sobre esse aluno né é um olhar de procurar o possibilitar o protagonismo eu tenho altas expectativas e a gente vai falar um pouquinho disso já ou não o relaxa missão tudo isso vai determinar é a conduta desse aluno nem tudo isso está muito associada comigo e aí eu trago também mais tarde se ele é um pesquisador canadense e ele trabalha com pesquisa e livros estudos e muito trabalho voltados à profissão e formação docente e ele fala o seguinte que ensinar que trabalhar com seres humanos sobre seres humanos para os seres humanos e diz que a docência é uma profissão de interações humanas em cima de qualquer coisa acima de qualquer coisa nós somos pessoas professores pessoas que trabalhamos m damos com alunos pessoas essa é a primeira questão da docência né ela é uma atividade na qual o trabalhador que é o ser humano professor sidney um jeito de trabalho o que é o ser humano é um trabalho constituído de relações humanas com pessoas alunos no caso de iniciativa de capacidade de se engajar ou não nação dos professores e aí nesse se casar ou não né o que que faz um aluno se engajar mais ou se engajar ou menos as atividades escolares o que que faz ele se engajar mais ou se enganaram – ficou própria aprendizagem né é aqui e a relação à forma como a gente se relaciona a forma como a gente molhar que a gente tem sobre esse aluno será que isso não é forte determinante desse em casamento será que o engajamento não passa pela relação primeiro não passa pelo por esse vim como por esse carinho por esse assunto e todas as idades tanto nike infantil quanto no ensino médio claro é diferente mas todos necessitam do carlinho desse afeto desse olhar dessa dessas altas expectativas é eu preciso acreditar que o meu professor olha para mim e acha que eu sou capaz eu professor olha para mim e eu sinto que ele acha que eu não vou conseguir eu eu consegui mesmo e eu não vou pegar já que quem eu vou me engajar né então lembra que a gente falou lá atrás da da importância e o bob john baldes a importância de ter sempre alguém por trás né então para me desenvolver não preciso saber que tem o apoio eu tenho alguém que acredita em mim e pro aluno professor acreditar nele é tudo é tudo de mais importante falar um pouquinho dessas relações que acontecem dentro da escola bom vamos lá aluno-professor não preparando uma escola professor professor de escola aluno na escola professor família e ali no meio aluno família escola professor é um mix de relações que acontece que existem dentro da comunidade escolar e também a pessoa professor né professor coordenador professor diretor professor funcionário da secretaria funcionário da limpeza funcionários do portão então é de vínculos como é que será que está hoje né como será que esses vínculos que a gente já tem estabelecido no ambiente da escola como será que eles estão longe nesse momento que a gente está distance distância fisicamente quem tá cuidando desses vínculos tratando desses vídeos qual será o tempo que a gente tá despendendo para se relacionar com todas essas pessoas né a gente sabe que esse momento que a gente está vivendo esse recorte como se fosse um recorte né é ele vai que era o aumente futuro né as coisas nós vamos voltar a conviver presencialmente né então é como será que a gente tá apertando disso hoje como será que a gente tá me dando com isso hoje como que cuidado será que a gente tá tendo com esse com esse vídeo não como que eu tô me relacionando né é como é que tá me escuta para essas pessoas como é que eu me mostrando né por exemplo nas aulas e tem as aulas aí à distância com oi como que tá isso né é tem momento para alguma interação para uma escuta desse aluno né arlene não somente com foco no conteúdo a gente sabe que claro o aluno precisa do conteúdo ele depende desse conteúdo para esperar a várias situações problemas na vida né se passou e retira um provar se não dos maiores virão enem vestibular já sabe que o conteúdo ele precisa deve qualquer mudo para poder enfrentar e solucionar essas situações problemas que viram que ela frente né mas é não é só isso né sabe vivo e o emocional e o sócio emocional estão se conectam nós somos simples integrais o aluno é uma pessoa integral então a gente sonhar sobre esse e também né dentro dessa perspectiva tá conteúdo e contar minha relação com ele né como é que está como é que tá esses momentos de troca de patia né isso vai bem esses autores que eu trouxe todos eles tão dizendo isso né e esse vinho começa a relação esse relacionamento a qualidade nesse relacionamento devagar muito porte pode para que esse aluno consiga também superar o desafio de aprender nesse contexto a distância nesse contexto por plataforma é por vargas tecnologia e para ele é um desafio também né além do controle um sim o formato né ralado na forma leva o próprio fato de ter o professor distante de um professor a qualquer momento e aí a rotina da educação infantil e anos iniciais então a partir dos 4 anos a criança lida melhor com distância o distanciamento físico físico das pessoas de apego lembra que eu falei da teoria já pego dá um professor é uma figura de apego então os menores eles já lidam de uma maneira a partir de quatro anos de uma maneira pouco mais tranquila com esse distanciamento mas tem um porém né ele sempre seguros como não sabe o que está acontecendo então vamo as conversas francas e então precisamos nesses momentos das aulas presenciais saber que temos que preparar e pausas para dar espaço para contestação é aquilo que ele vai trazer do momento atual né não adianta simplesmente fazer de conta e tudo isso não está acontecendo com a criança não tá com o parquinho de criança não tá conseguindo sair de casa para visitar os avós na nem não consegui são de casa para ir na escola então são várias questões então é muito importante é essa a franqueza de acordo com a idade claro nunca com uma carga emocional maior do que aquela idade permite né a gente tem que ter bom senso mas procurar arte conversas francas foi uma figura já pegou como já tinha dito a criança procura ela precisa de uma certa segurança e aí tanto educação infantil quanto anos iniciais né a manutenção desse vídeo como que vocês têm com esses alunos a distância precisa estar baseados sempre então de novo e não passam de carinho interesse pela rotina da criança em casa como o que que ela tem feito e ativa tendo medos dar um tempo porque ela conte o que ela tem feito o que está acontecendo pergunta que ela possa fazer é dura que ela possa fazer em relação aquilo que ela está vivendo no dia a dia em casa né e participar muito desses relatos então isso é é uma forma já que será que manter o vínculo o tecido então eu não só levando a gente comeu conhecimento do conteúdo que ele precisa mas eu também é dá espaço para que ele traga a realidade que ele vive hoje a dúvida que ele vive hoje o sentimento sentimento principalmente ele tem hoje nessa nessa configuração a dimensão afetiva ocupa um lugar central tanto na construção da pessoa quanto na construção do conhecimento então de novo o a fé ele é básico e me constituir em quando os pés enquanto ser humano e para eu construir meu conhecimento filme construir com o ser humano para eu construir o conhecimento então o certo e ele tá na base de poderia primordial né a gente não consegue que ninguém aprenda nada de uma forma puramente racional ou simplesmente porque tem que ser feito porque tem que ser cumprido não adianta estão consegue né a gente consegue conosco mesmo né e muito menos com os nossos alunos com as crianças e com os nomes e os adolescentes e quando o professor me mostra altas expectativas e aquilo que eu queria comentar com vocês lá atrás falei um pouquinho que eu vou falar agora porque eu acho que é fundamental quanto o professor denúncia altas expectativas sobre as atividades do aluno sobre as suas sobre a sua aprendizagem e já aciona o gatilho da autoconfiança oxigenar a mais sucesso em todas as áreas então quando eu olho para você em algum digo para você com palavras com gestos atitudes com olhares e você é capaz que bacana o que você fez você fez o que você fez que eu acredito que você pode sim isso faz com que o outro com que o aluno e de qualquer idade ele se sinta forte e mc rita forte e se sinta desafiado e forte o suficiente para enfrentar e para ir construindo mais né tem um vídeo eu pergunto edital que que até a gente usou usei algumas formações de professores na formação inicial de professores que mostram a atuação frente ao clima nas escolas e é uma o relato de uma professora a contando de uma forma muito humorística muito engraçada e ela diz e eu peguei maluco né então tirou 10 e dessa prova ele acerta uma questão tirou matar um nessa questão e falou assim para ela nossa mas eu tirei isso só isso eu usei tudo cheio eu já disse para ele se sabe como é que estão estão parabéns muito bem mas na outra nós vamos construindo juntos e aí um aluno meu para ela muito assim ela falou nossa porque é uma perspectiva totalmente diferente focar no acerto e focar no erro né quando eu foco não é dou um peso em uma importância enorme aqui tá errado e a constante certo tá errado quer dizer está sacramentado você não sabe né e quando eu digo olha você acertou isso isso é aquilo nossa parabéns que legal olha isso aqui você e vocês estão que você escreveu então quando a gente foca uma certo a gente fortalece a autoconfiança autoestima autoimagem o autoconceito né e o outro me faz voar e condições de ir construindo as outras coisas que ainda não sabe mas que ele vai construir então a gente tira força e energia para isso é nossas altas expectativas enquanto professores enquanto educadores enquanto diretores e coordenadores enquanto secretárias da escola então na da equipe escolar como um todo porque a criança ver se na escola falando um pouquinho tá medo de sinais e médio dado atenção a componente afetivo do processo educativo e não focar somente nas experiências formais né não conteúdo no currículo então vigotski tem um outro psicólogo rosto já inteligência se desenvolve a partir das interações sociais para que a criança e se desenvolve a partir das interações para ele isso é um grande motor de propulsão que o desenvolvimento e aprendizagem da criança então de novo olha lá limpo não é mais um e coloca a interação o relacionamento e o vínculo ea troca afetiva como fator primordial para aprendizagem para o desenvolvimento então para que a aprendizagem se amplia a medida em que as redes de interações e vim como também e logo aspectos não somente mais afetiva então quanto mais esses esses vínculos essas relações estão alimentada quanto mais a gente enquanto professor pedir a tempo está na sala de aula presencial ou seja já nesse momento a distância quanto mais a gente dedica tempo para esse aperto para essa troca para essas conversas para interesse pelo outro eu falo pela vida do aluno e por aquilo que está dizendo fazendo mas sua vai se desenvolver né mas o cognitivo tem condições de crescer também e a pesagem não se dá apenas ele na relação aluno-professor então esse é um outro ponto fundamental mas ela é mediada por todos os integrantes da equipe escolar então todo todos os integrantes da escola tem papel fundamental na aprendizagem aprendizagem não acontece entre quatro paredes somente dentro de sala de aula na integração com professora aprendizagem acontece em todos os espaços da escola com a mediação de todos os atores escolares e isso é muito importante todos todas as pessoas que fazem parte de uma equipe escolar todos os horários todos eles têm um papel importante de mediação na aprendizagem do aluno na escola e na interação com todos os jatos o conhecimento janela aproximação o portal do aluno é o adolescente é justamente a partir desse relacionamento agradáveis ou desagradáveis afetivos ou mais frios que isso vai fazer com que se vincule mais ou menos tanto escola quanto a aprendizagem que as pessoas que compõem o cenário escolares importam de verdade com ele tá então isso eu tive gosta que traz eu acho que isso é um ponto muito importante para a gente refletir muito quanto a gente se importa verdadeiramente com outro né que a gente precisa ter alto cuidado e se importar com a gente mesmo ponto de partida né enquanto a gente se importa de verdade comer com esses alunos em com a tinta feliz com a estão sentindo como como a estão vivendo esse momento né é o mesmo momentos presenciais na escola eu falo desse momento porque é aquilo que a gente está muito focado né é o nosso grande desafio esse relacionamento aí distante né ii possibilitar o protagonismo ao adolescente convidando-o a participar da organização de ações para o retorno às aulas presenciais por exemplo né que é uma coisa que a gente pode começar a pensar é importante que a gente pense nisso como é que vai ser esse retorno né é ex-aluno podendo participar disso você vai contribuir para ficar pertence verdade é o sentimento de pertencimento isso vai se refletir nos resultados utilizar então esses alunos como que eu cometi a gente vai pensar esse retorno né é assim será que a gente vai voltar com usar entrar em conteúdo né a gente não tem como fazer isso é preciso um paralelo a isso mas a gente precisa pensar no momento em momento de acolhimento em momentos de troca de partida entre eles porque provavelmente cada um vai vir com uma série de divergências vai fazer uma série de vivência nesse de sono de todo esse momento de isolamento vivencias positivas talvez tem algumas vivências que são mais tristes acho que vai bem de tudo porque tudo faz parte da vida né alegria faz como aquele pena também faz e a gente tem que olhar para isso de frente e entender que a gente precisa é a coisa vai ter que a colher tudo isso nessa nesse da onu e aí será que talvez uma forma de engajar esses adolescentes esses maiores aí nesse momento não é pedir para que eles participem pensar desse planejamento da volta do que fazer que atividades vão fazer aqui momentos vamos pensar então que engajar esse e a fita que eles relaxam em né nesse nesse planejamento da volta e com certeza esse sentimento de pertencimento também que é uma necessidade básica do ser humano né é isso vai se refletir de aprendizagem como isso se reflete nos resultados de trabalho quando você se sente verdadeiramente pertencente a uma equipe de trabalho os seus resultados atuação tudo que você vai fazer vai entregar vai ser de melhor qualidade né porque a gente fez para que seja ouvido né a gente é como se fosse uma teia né e o aluno é a mesma coisa então sentimento de pertencimento dele em relação à escola vai fazer toda a diferença né o quanto ele acredita que se importam com ele o quanto ele acredita que ele também que a opinião dele é importante que o sentimento dele é importante é só dá uma olhadinha aqui se tem alguma coisa e acho que vou fazer uma pausa porque antes de falar do roger nova para ler os comentários dúvidas tá e vamos ver aqui o pintinho do paulo a kaline kaline tá dizendo que já quer que já que usar nas obras do pleno aí é a karine é do tron campos né que é bem-vinda sandra quer algo de novo dizendo que minha filha muito bacana muito obrigada olha mais uma vez você tá contribuindo com a gente se agradeça você já fez vários comentários colocou várias contribuições aqui para nós muito bacana e que desafio esse seu hein sandra parabéns viu a tatiana tá dizendo maravilhosa próprio é muito obrigada tatiana gleiciane mantendo o cuidado especialmente nesse momento é uma medida protetiva nas diversas áreas que precisamos desenvolver e é por ele criado conversar e bacana ótimo a roseli tá dizendo muito importante pensarmos um pouco e nós sabemos que não está fácil para ninguém ver com certeza né roseli mas nós estamos juntos a sandra dória tá dizendo reflexões importantes para o momento todos os envolvidos na comunidade são importantes no vínculo afetivo com os alunos mas acompanhando a saga leite tá dizendo que nesse momento precisamos de distanciamento social esse pensamento social e das pênis nessa que ela tá dizendo assim a gente não ficar muito sobrecarregado né a questão aí do da galiza é a karine disse adorei o recurso do meio centímetro ótimo pontinha você e replicar isso usar e a jamile tá dizendo momento importante para reflexão o giovani é maravilhoso vanessa cultura da instituição também é definitiva para a manutenção desse vínculo com certeza vamos confirmar aqui depois nenhum mais um pouquinho das nossas dos nossos comentários e agradeço a todos vocês que estão participando e tendo aí o carinho deixar esses comentários dúvidas e perguntas já chegar o final fazendo rosas rosas é um é um ficam algumas horas e psicoterapeuta né e nem pensou em determinado momento lá que ele poderia trazer tudo aquilo que estava aprendendo no processo terapêutico para educação e assim ele fez então muito com a educação com aprendizagem significa ah e tudo isso ele tá sido centrais que ele teve como terapeuta né da costura terapêutica e empática e da escuta ativa do respeito ao outro do entendimento de que o outro constroem outro encontro aos seus próprios caminhos da aceitação incondicional então ele foi o seguinte social o aluno só aprende mediante uma situação-problema em só se o que é ponto é de consenso entre todos os educadores hoje nós tivemos muitos autores e trouxeram isso que falam isso que estudar e pesquisar sobre isso e a gente aprende também na prática que isso é verdade então o aluno aprende quando ele tem um problema quando ele tem uma situação problema para resolver e a gente vê que os materiais nossos materiais em educação estão todos calcados a situação-problema tá tudo cognitivo e mesmo são as emocional então ele traz sempre todos os bimestres todos os projetos baseado e se desenvolve a partir de uma situação-problema potência que vai instigar criança eo jovem a tentar entender aquilo e assim ele vai se construindo e vai se desenvolver então no nosso caso momento atual é uma situação-problema nesse momento de citação problema no sentido de da aprendizagem de passar tem conteúdo do aluno interagir com conteúdo interagir com professor então precisamos contextualizar precisamos ter sempre em mente que estamos vivendo neste moment em tudo que a gente está fazendo enterros da das almas dos conteúdos a gente precisa repensar se perguntar pera aí tá contextualizado eu tô tá adequado né eu tô oi gatinho uma liga com aqui nesse momento atual para fazer sentido para arrumar a começa do professor que que é isso eu demonstrar os sentimentos né e nós não somos robôs nós não somos marques professor não é o sabe-tudo né e muito menos uma máquina ele tem sentimentos aí tem problemas nós também professores estão atravessando dificuldades para nós tem vários só foca tem as questões do nosso isolamento as questões domésticas as questões e tem que aprender a lidar com essa educação a distância também então seja você não tenha medo de demonstrar o sentimento neodi às vezes em algum momento é concordar com o aluno e fala nossa eu também senti isso ela também me senti desse jeito não essa congruência é muito importante tá essa transparência consideração positiva incondicional então demonstre sempre o aluno e afetação então a primeira coisa aceitar aceitar né sem dizer não não é assim é de outro jeito não isso tá errado então aceitação a consideração positiva incondicional é exercício todos vezes lojas frases difíceis são não são difíceis exercícios desafiadores para a vida né é na medida que a gente consegue focar nisso e procurar se desenvolver a gente vai crescendo e vai evoluir aprendendo aceitar tem lugar ela pesado não é fácil né porque a gente tem muitos a cultura sempre divulgar do julgamento que jogar o erro julgamento e olhar o erro ah mas é um desafio importante para a compreensão empática né a capital contexto do aluno compreender os seus sentimentos como sim como se você for que ele né então não é mas como assim tão me colocar no lugar do outro e tentar sente como ele tentar entender como ele dá uma olhada perspectiva dele não começa a compreensão empática ela também é muito básica para ocorrer a aprendizagem significativa na percepção do aluno o aluno sabe se o professor é congruente ou não o aluno sabe se o professor tá sendo sincero na demonstração ali do que ele tá falando sentindo ou não ele percebe né são os mecanismos que a gente tem de olhar de ouvir o que o outro tá falando em sente que ativo parece que não tá fazendo assim você será que isso mesmo e sentir aquilo um pouco artificial então por isso é muito importante que a gente nem sempre é procure ser a gente mesmo com todos os nossos defeitos e com todas as nossas qualidades né porque a aceitação autoaceitação vai também facilidade que últimos aceite a significativa acontece quando o aluno enxerga na experiência de aprendizagem oferecida a conexão com os problemas da vida que acertam ele que ele vive ele ver que ele sente bom então é eu acho que o lojas ele tem uma visão humana uma visão socioemocional e assim ele escreveu tudo isso na década de 50 né o livro dele então essa pessoa que depois eu vou mostrar no final é de 1961 e ele já falava em aprendizado significativo ele já falava em emoção ele já falava em sentimento na importância na outra você tá certo ele já falava em tudo isso que a gente hoje né liguei mais ó purificado aí é por exemplo nos programação emocionais né então baseado em tudo isso eu espero que nós pela atenção de vocês eu vou dar uma construção coletiva então e como cuidar vamos pensar quero que você tem parem agora pense existe como cuidar e manter aquecidos os vínculos escolares sendo um facilitador dos vínculos entre os alunos né sendo vão ser um facilitador dos vínculos entre os alunos com as famílias e com equipe escolar de forma virtual pense em ações que você já faz porque eu sei que você já fazem ações aí para que ser físico e pensa em ações que vocês gostariam de fazer que vocês não fazem mais que você pensa conseguir importante para o seu remédio aqui vocês atuam bom então eu vou pedir que vocês pensem e consciência existem isso não sabe mais uma questão para reflexão para registro de que maneira a prática continua dessas ações poderão contribuir para um momento seguinte que é o momento de retorno presencial na escola que vai acontecer em algum momento a gente não sabe quando mais que vai acontecer então peço que vocês pensem com carinho e registro e podem colocar no chá enquanto isso em quando vocês fazem esse exercício eu vou dar uma olhadinha aqui no meu painel de dúvida e aí e aí e aí e aí e aí e aí e aí e aí bom então eu enquanto você está pensando eu vou comentar um pouquinho aqui ó lá porque os comentários assim comentário da silva monteiro obrigada silvia ela disse que toda escola uma grande sala de aula onde o aluno possui muito bacana a marlene rodrigues obrigada madrinha ela disse que é muito importante dessa relação importante para as crianças estão sofrendo o seu contato com professor em sala de aula é uma demonstração de afeto diário sempre ela disse que ela sempre conversa com os alunos no grupo envio apenas atividades aí ó titulação marlene muito importante que seja a né a gente tem a mesma esse hábito a vanessa do colégio potencial em floriano no piauí a postura da instituição e definitivo também é definitiva para a manutenção desse vínculo saudável com certeza e o iago nem vi e o iago disse tá falando assim relações sócio afetivas a gente tem uma pergunta as relações sócio afetivas continue significação ativamente para aprendizagem com certeza com certeza é as relações sócio afetivas as habilidades de relacionamento elas são uma das competências socioemocionais e com certeza que elas contribuem para a aprendizagem por meio do afeto por meio do vínculo né por meio do apego tudo isso é base para desenvolvimento em qualquer frase e para aprendizagem seja lá na alfabetização né seja aqui no ensino médio no momento de vestibular de enfrentar todo esse desafio a crislaine obrigada pelo comentário preciso trabalhar e proporcionar resiliência emocional larga de socorro césar lima obrigada profeta é fundamental a sandra disse que o vínculo afetivo é primordial e aqui para o nosso http vamos lá então vocês não responderam e agora a gente vai vamos partir para encerramento unindo as pontas então de tudo isso que a gente conversa são acho que alguns pontos são importantes para a gente fazer o nosso alinhavo nosso ponto azul na nossa nosso momento de hoje aceitar-se a si mesmo é um pré-requisito para uma aceitação mais fácil imagem do hino dos outros né a gente falou bastante disso hoje então vamos lembrar sempre disso a nossa dia a dia e me aceitar como os meus pontos fortes e com três pontos vulneráveis com as minhas qualidades e com as coisas que não são tão bacanas em mim né as pessoas são tão maravilhosas quanto por do sol o que abençoamos sim quando olho para não pôr do sol não dou comigo a dizer só aviso laranja ou um pouco só misturar deixa um pouco no canto direito né a gente não tem que mudar o pôr do sol não tem os controles do sol eu assisto e admiro encontro ele se revela na mesma maneira a gente precisa fazer com a outra pessoa com a gente e com a outra pessoa também né aprender a admirar a gente vai perceber se não se pode aprender pássaro nem corações está junto não está no lado mais do lado de dentro mente para mim essa essa frase eu trouxe para ti para mim ela ela fala tudo e ela resume tudo isso que a gente disse hoje tudo que a gente pensa que a gente sente com relação à distanciamento não é o fato de eu não estar presente fisicamente ali do e quem é que significa que não estou comendo que ele não pode sentir o meu apoio pode sim né é sempre dentro que a gente vai fazer mais vai fazer muito mais diferença na vida desses alunos e eu quero que a gente sai daqui começa muito forte e pensar no quanto eu estou fazendo a diferença na minha vida e na vida do outro e aí eu queria só compartilhar com você algumas referências bibliográficas algumas dicas de leituras do professor o que é uma professora pesquisadora cientista ela tá lá no trabalho dela é muito vontade e as obras dela voltado para em para o trabalho para situação adicionar o movimento para strass profissional e esse livro é focado na estrada professor não é muito bacana letra continuar fácil que traz algumas dicas interessantes eu não sei o que é muito simplesinho é um e-book bem simples da lei já garrido que fala sobre alto cuidado então ela fala de uma maneira gostosa sobre outro cuidado traz umas dicas são as reflexões gostosas é bem curtinho e ajuda né a gente também bem gostosinho de ler aí o tarde fica não podia deixar de trazer esse título dele eu trabalho docente e eles fala da profissão docente como uma profissão de interações humanas é uma leitura muito importante muito legal e muito bom disse e também não reflexiva para a professora para coordenador coordenação e outra pessoa do carro rochas que é o que eu falei nos trouxe esses últimos pensamentos também quem é uma leitura fácil e agradável e ele tem tudo que ele faz a respeito da educação ele fala alguma coisa referente ao trabalho no meio dela peutico e tudo que ele fala em relação à educação numa linguagem muito próxima é muito famosa é muito bacana e contribuir bastante também aqui o volume da gente mostrar né e tem acesso aí as respostas do palio 1 e aí e aí e eu não sei se vocês estão visualizando pa da escola com as respostas com aqueles aquelas duas perguntas né que eu pedi para que vocês respondem sem no chat porque ali a gente vai fazendo uma construção coletiva com relação a ações que vocês não fazem relações e vocês é que você gostaria de fazer e aí eu não vou me despedindo por aqui falando mais uma vez né um pouquinho aí do agradecendo a minha equipe né que a gente faz na ponta e sempre trabalho de equipe sempre tem muitas pessoas envolvidas nesse trabalho então eu hoje aqui tô representando a equipe do erro né é trabalho numa equipa minha tipo de consultoria pedagógica e dentro e dança equipe enorme maravilhosa e eu um sim trabalhamos por fácil nacional né é uma é um é uma solução fundamental é um conteúdo fundamental hoje para nossa vida para o nosso dia a dia das nossas escolas que os nossos alunos pelas nossas famílias e para nós também porque trabalhar com os seus emocional do outro implica necessariamente da hashtag se rever e tem que se cuidar também então eu agradeço muito e se você tem ouvido até agora acho que eu passei bastante do horário eu passo muito assim desculpas porque está bolado é uma grande satisfação tá aqui com vocês hoje é espero que já arrumei uma nega isso seja de alguma utilidade se precisar de mais alguma coisa de mais alguma dica bibliografia alguma coisa não me coloco à disposição tá um grande beijo um grande abraço em todos os então um beijinho na gente agradece demais realmente o tempo foi-se estendendo mas o assunto tava bom né tava pertinente e então a gente te agradece muito pelas contribuições pelas reflexões é tão importantes principalmente sobre o auto cuidado e o vínculo né esses assuntos eles são mais do que necessários na extremamente atuais a gente recebeu aí muitos feedbacks ao longo do momento né então o padre leite tem aí essa construção coletiva vocês vão ter acesso e e tudo que vocês colocaram na cidade né a participação de vocês tá lá registrado então eu agradeço muito regina pelo conteúdo pela aquelas boas reflexão em né e a gente chegou muito ali você parceiro também do programa com ele tá bom obrigada então gente para vocês né criaram com a gente aí até esse final com o jet costume é a fazer alguns convites e alguns lembretes o primeiro lembrete é para fazer já né preencher a nossa pesquisa de satisfação o qr code é isso que vocês estão vendo aí na tela ou se vocês preferirem usar o link também tá na descrição do nosso vídeo é a opinião de vocês é fundamental para que a gente possa planejar as nossas próximas ações e aqui a gente continua pedir por favorzinho sabe então por favorzinho para mim chamar nossa pesquisa de satisfação que ela é bem importante para a gente é eu gostaria também de compartilhar com muita alegria e admiração que nós receberemos para nossa próxima live faz online um convidado super especial nosso fundador no seu área de tratamento estará conosco amanhã às dezoito horas aqui no nosso canal no youtube para dialogarmos sobre o tema desafios e oportunidades em tempos de convite 19 para esse bate-papo também a presença do rafael martins nosso diretor executivo de marketing consultor educacional então a gente já guarda amanhã aqui nesse canal às dezoito horas já coloco lembrete também na sua agenda é nós temos entendido né que esse é um cenário bem desafiador em relação a tudo e tá onde vamos né e quais foram se as definições que a escola precisa se posicionar né então o conselho nacional de educação tem discutido uma série de diretrizes para orientar as escolas durante academia tão pensando nisso nós convidamos o ivan silveira que a presidente da câmara de educação básica do conselho nacional de educação raquel de oliveira que a coordenadora do centro de inteligência e inovação de política da fgv e o professor ademar celedônio diretor de ensino e inovações dos para debaterem sobre o tema qual o impacto do parecer o conselho nacional de educação para as escolas nós acreditamos que esse encontro vai ser muito especial e extremamente esclarecedor então anote mais esse lembrete aí desse nosso encontro que vai acontecer aqui no canal do youtube na próxima quinta-feira dia sete é as dezessete horas e o nosso próximo webinar faz online focus na terça-feira dia doze de maio né que terá o tema transformação digital na escola como se reinventar na gestão da rotina e do planejamento extremamente focado para os professores para que a gente possa se organizar dentro da rotina nesse movimento e nós estamos vivendo e com certeza não vai deixar a gente igual não é para sempre e aí a gente vai receber dois super férias aí dos né o murilo campos e o cauê machado que atua no nosso setor de tecnologia eles vão trazer inclusive gol as novidades eu fosse vocês eu não perdia tá imperdível mesmo então a todos que estiveram conosco muito obrigada pela presença pela participação de estarem com a gente e a gente continua dizendo contém muito conosco porque a gente está do lado de vocês então obrigada pela participação um abraço e até mais g1 e aí

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