A OMIF – OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DAS INST. FEDERAIS – E SUA RELAÇÃO COM ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

By | 28/05/2025



Sobre a palestra A olimpíada de matemática das instituições federais nasceu como um projeto de ensino, cresceu enquanto ação …

A OMIF – OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DAS INST. FEDERAIS – E SUA RELAÇÃO COM ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO/a>

[Música] Boa tarde a todos e a todas nós estamos no início ao IMIP o encontro de matemática do IFPE Campus Pesqueira o IMIP é um esforço coletivo de todos os professores é do colegiado de matemática não é para discutir dialogar sobre as questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de matemática e só fazendo um resgate Nós já estamos tivemos duas versões que foram online não é a de 2020 não é teve o tema o laboratório de matemática e suas contribuições para a educação básica não é o de 2021 foi discutido as contribuições das tecnologias para a matemática realidade e futuro e esse IMIP vem discutir vem dialogar sobre as Olimpíadas de Matemática como 128 anos de existência podem favorecer o docente e a cultura Olímpica no ambiente escolar uma outra uma outra questão importante é que nós estamos homenageando né nesse nessa edição não é o saudoso Professor Olávio Otávio Nunes que já não se encontram mais com a gente né E vamos aqui convidar a nossa palestrante dessa tarde para fazer apresentação dela e dar início a esse memorável evento Professora Doutora Lainara né a professora possui graduação e licenciatura em matemática pela Universidade Federal do Paraná mestrado em educação em ciências e matemática pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa atualmente é professora do Instituto Federal do Paraná Campus Irati e coordenadora de pesquisa e extensão do campo enquanto pesquisa atua principalmente nas seguintes temas né educação matemática formação do professores modelagem matemática e fenomenologia professora seja bem-vinda um prazer contar com a sua contribuição nessa palestra aqui de abertura certo a professora vai tratar de um tema né que fala sobre a umef olimpíada de matemática das instituições Federais e sua relação com ensino pesquisa e extensão não é isso professora estamos assistindo É um prazer imenso estar aqui com vocês e poder estar junto com vocês mesmo estando longe fisicamente né são dessas coisas que a gente aprendeu nos últimos anos então muito obrigada pelo pela oportunidade de poder conversar com vocês hoje até que fica feliz por você está disponível para contribuir né com as discussões relacionadas às Olimpíadas de Matemática Ok fique à vontade eu vou ficar aqui nos Bastidores acompanhando também e agora a professora fica bem à vontade para perguntas Então se alguém né tiver comentários e perguntas ao longo da minha fala pode interromper trazer que a gente tá conversando tá bom ok ok professora a gente agradece aí isso isso a minha tela tá aí acho que já estão vendo a apresentação então eu vou falar hoje com vocês sobre a homi fiz sua relação com o ensino pesquisas então agradeço novamente a comissão organizadora do evento tá sabendo agora que o evento está sendo híbrido né então tem algumas atividades presenciais alguma atividade algumas atividades online essa essa no formato dos eventos que estão acontecendo a gente passou um período grande só com eventos online agora a gente já tá podendo voltar ao presencial e fazendo algumas coisas híbridas porque a gente aprendeu muito a fazer evento online né durante esse momento então eu venho falar com vocês Pela Minha experiência com a Então eu estou na coordenação de pesquisa e extensão aqui do campus e também eu Sou coordenadora da comissão do comunicação da unif eu tenho acompanhado a uma nos últimos anos e é sobre isso que eu quero né trazer um pouquinho para vocês essa essa experiência e esse olhar para Olimpíadas como algo de ensino de pesquisa de extensão Então pode colocar para mim apresentação aí obrigada então o que que é né pessoal da Rede Federal em geral já conhece mas quando a gente faz o evento online assim a gente abre a possibilidade para que outras pessoas também assistam né então a gente já faz um pouco de suspensão então ao início ela é uma olimpíada e um encontro de estudantes do sexo Então essa característica né essencial de ter prova de ter um encontro isso desde do primeiro momento ela tem como objetivo então é promover formação continuada por pagar a importância da matemática servir como estratégia pedagógica e ser um evento Itinerante Ou seja faz parte dos objetivos da Olimpíadas também circular entre os campos nesse momento ele promover um encontro Então ela vem com uma proposta de duas fases a primeira fase nos camping Então vai estar acontecendo agora no final do ano Inclusive a gente ainda tá no período de inscrição né então os campos que ainda não se inscreveram podem se inscrever agora escreve apenas os cantos não precisa escrever os alunos apenas os que tem deficiência ou necessidade específica E aí faz a prova no campo no campo aí a gente seleciona para uma segunda fase né segunda fase que também tem uma prova e tem o evento o evento Miss que aí a sede é Itinerante cada ano acontece em um lugar durante isso não remoto né infelizmente a gente só pode ter a parte online Então a prova a gente ficou apenas uma fase e o evento foi todo online mudou a característica ampliou também algumas coisas nessa possibilidade Então essa é a característica então outras Olimpíadas geralmente são né são mais a questão da prova começa com a prova e a gente tem essa preocupação muito forte ser esse encontro esse momento de diálogo professores a rede Federal é muito grande e são poucos os momentos que a gente tem para dialogar né entre docentes e matemática estudantes que gostam de matemática e que estão em outro Campo E aí para a gente entender a estrutura antes de eu falar da história da unir como que ela começou eu gosto de trazer as comissões para a gente perceber esse olhar ampliado que a gente tem e eu tô trazendo aqui os nomes da comissão atual tá então a cada ano essa comissão modificou um pouco então atualmente né isso desde o começo Contenda Nacional a presidência do Professor Renato né Professor Renato lá deve subliminas que vai estar com vocês amanhã ele vai fazer uma participar de uma mesa com vocês amanhã ele que foi o percursor da omnif né ele que levou esse projeto com toda uma equipe ali no momento no primeiro momento do seu Campus e que né fez isso acontecer aí nós temos uma comissão de assessoria de comunicação a qual eu coordeno atualmente eu comecei a participar da onif intensamente a partir da edição de 2019 então 2020 2021/2022 né eu tô atuando nessa comissão e atua comigo e aí é legal trouxe esses nomes principalmente para mostrar para vocês a diversidade dos Campos que atuam com a gente né então tem o professor elevado lá do de Tabuleiro do Norte aí tem um professor Diego aqui de Irati também a Tatiana o Maurício Renato de Muzambinho Então imagina né reunião tem que ser online A gente vai conseguir se encontrar pessoalmente só lá em Fortaleza vai ser a segunda fase do ano que vem então tem essa diversidade essa preocupação de levar a informação sobre o Teve um aumento grande na participação dos Campos porque a gente conseguiu ampliar a nossa divulgação também aí nós temos a comissão de provas esse ano começando prova está um pouquinho mais enxuta né ficou com o professor Felipe e com o Professor Wagner também de locais diferentes né de São Paulo outro de Minas e tem o grande apoio dos demais professores da rede que enviam as questões então é um trabalho colaborativo muito forte a gente precisa desse envio de questões que ele aconteça antes para que a comissão possa trabalhar em cima é claro que a comissão também queria questões né mas esse é um trabalho muito complicado e anos anteriores tinha uma conversão um pouco maior agora então os dois acredito que o ano que vem né possa ter já mais algum integrante para colaborar Como estão científica que nos últimos dois anos foi responsável pelos momentos pelo evento né pelo evento segunda fase então é que vai dar suporte mesmo na organização do evento Então quem coordena o professor renivaldo Tabuleiro do Norte aí participa da comissão também eu Professora Maria Inês Professor Carlos professor maurino veja né Minas Sul de Minas Mato Grosso a gente tem essa essa diversidade aí na comissão científica também e a comissão mais recente Nossa né que ela iniciou o ano passado enquanto comissão e esse ano cresceu muito né coordenada pela professora Tatiane a professora Tatiane trouxe para unir uma uma necessidade uma angústia em relação à acessibilidade eu vou falar um pouquinho mais sobre isso na sequência e começou Trabalhando um pouco sozinha e aos poucos foi né ganhando mais pessoas que compraram essa ideia junto com ela e por isso que essa comissão cresce né E hoje ela tá maior ela tem um apoio muito grande de intérprete de libras e que tem apoiado muito nosso evento conseguiu fazer a prova também acessível e o comitê local de 2022 né que a sede da segunda fase Vai ser lá em Fortaleza tá sendo coordenada pelo professor renivaldo e pintor é essa equipe lado IFC então o comitê local tem essa característica mesmo de ser os professores né do local onde vai ser a segunda fase e eles têm um papel muito importante de ajudar no evento né com o apoio da construção científica e também nessa questão da estrutura né dos espaços e alojamentos e tudo que a gente vai precisar para que aconteça um evento grande né Uma expectativa grande de pessoas no evento Ok então apresenta a comissão para dar essa noção de diversidade né de pessoas que a gente tem atuando para que a omífe aconteça não é simplesmente uma prova né então ela é uma prova uma prova muito importante tenha a comissão para isso mas tem uma série de outras ações que a gente tem para organizar E aí eu quero falar dialogar com vocês sobre como que é salmife no ensino na pesquisa na extensão e na inovação é algo que eu pensei depois enquanto eu tava organizando aqui que a gente também acaba atuando um pouco nisso a missão dos institutos federais tem a ver com esses aspectos né de promover ensino pesquisas e aí a gente vê um projeto que dá conta de tudo isso e que a gente quer prazer inclusive para aquele sirva de exemplo para que outras ações assim também aconteçam né porque a gente consiga perceber as possibilidades então inicialmente ela tem um olhar de ensino e de extensão então trago um pouco do aspecto histórico né a partir de 2018 no biênio da Matemática teve essa essa lei que traz né uma agenda positiva do ensino pesquisa intenção e inovação cujo tema principal é a matemática está em tudo é vem a criação da Unip mas antes da gente ter essa almífe dessa forma né estruturada como a gente tem hoje e muito com algumas coisas assim mas a essência dela de ser prova e evento encontro manter antes disso teve como percussor um projeto de extensão coordenado por professores Renato Manuel lágrimas ali e que tinha como objetivo desenvolver na aulas materiais didáticos monitores atendimento online para outras Olimpíadas material de preparação para outras Olimpíadas Então essa foi a primeira ação que vai desencadear na um E aí em 2017 o resto de Minas e IFRN participam de um evento Internacional na Índia que fez né O Professor Renato ele percebeu que olha a rede Federal daria conta de ter sua própria Olimpíadas poderia ser bem estrutura para isso em pessoal para isso né Tem público então daria para fazer e aí vem a primeira edição em 2018 desde a primeira edição ela vem com uma olimpíada na época era Olimpíadas de Matemática dos institutos federais uma mudança de nome essa história tá contada lá na revista então houve o convite para que os institutos federais participassem da Unip desde 2018 aí a partir do momento que ela vai vai crescendo ouve esse diálogo de que olha existem outras escolas tá gente Federal que podem ver tem as mesmas características de ter um ensino médio técnico integrado né que esse é o nosso público da unice então tornou-se Olimpíadas de Matemática das instituições federais então por isso que não houve essa mudança de nome E aí então principal característica nos cante O que que a gente percebe no que acontece é como uma ação de ensino é um projeto de ensino a gente vai né tendo experiências e contatos com outras pessoas e vai percebendo o que que acontece a maioria dos Campos tem um projeto de preparação Olímpica seja para unir problema é que a gente tem o prm a própria Canguru faz uma preparação local para os seus próprios estudantes grupo de estudo estudo dirigido às vezes ações de palestras enfim mas para o próprio campo então isso torna-se uma ação um projeto de ensino mas aí como é que a gente né volta a ter esse olhar de extensão bom inicialmente a gente olha a extensão como dentro da rede Federal Então ela estende no sentido de sair do Campos e atingir outros Campos Mas além disso a gente começa a perceber que ao mísse ela ela consegue dialogar com a comunidade externa de pessoas que também não estão na Rede Federal e pessoas que gostam de matemática que trabalham com matemática da rede pública ou particular principalmente né do local onde acontece a segunda fase por exemplo ou né No momento que a gente teve o evento online a gente conseguiu ampliar muito esse público né então a gente vai avançando ano buscando atingir a comunidade externa tá então o evento segunda fase ele tem essa preocupação de dialogar com a comunidade externa Principalmente quando ele é presencial né mas a medida que a gente vai crescendo a gente tem por exemplo material muito material de resolução de questão inclusive questões resolvidas com tradução em libras no canal da bom aí o canal da unir tal como ele tá hoje Ele se mostra como um material de extensão por quê Porque ele é aberto para comunidade externa E além disso ele tem o envolvimento dos Estudantes que participam da unice né como organizadores Em alguns momentos desses materiais porque a gente tem projetos né aí aqui no campo será projetos sobre projetos que tem alunos como inclusive bolsistas então trago aqui para gente uma definição de extensão que a gente usa aqui no IFPR e que Observe que leva em parecida com o que tem nos outros nas outras institutos também Então olha a extensão é um processo interdisciplinar educativo cultural social inclusive científico e tecnológico que deve promover de forma indissociável ao ensino a pesquisa a interação entre o Instituto e a sociedade e aí eu digo algo que faz extensão Almir consegue dialogar com outras áreas às vezes Nas questões às vezes nos temas mais para frente eu vou trazer um pouco da programação de um de uma das um dos anos do evento que a gente fez para vocês verem a diversidade né que aparece ali né de outras de diálogos com outras disciplinas que a gente consegue é essencialmente educativa a gente tem a preocupação cultural a gente tem esse diálogo inclusive de ter a prova acessível o evento acessível então a gente consegue isso aqui no IFPR por exemplo a gente tem né protocolado no nosso corpo um projeto de distensão que trata da comunicação da omífero porque nós aqui né somos responsáveis atualmente pelo site da unir e nós temos sempre dois estudantes do curso superior de tecnologia nas desenvolvimento de sistemas no site então eles são os programadores do site do que os coordenadores do projeto né eles estudam isso e a gente vai coordenando trazendo as demandas orientando e eventualmente precisamos dialogar com professores da área técnica da informática para pedir ajuda para resolver algumas coisas né então a gente tem isso no Campus Muzambinho também tem um Professor Renato tem um projeto protocolado lá tem uma estudante bolsista agora trocou de bolsista mas continua tendo bolsista que nos ajuda a preparar conteúdo para o Instagram Então quem acompanhou alguns nos últimos anos no último ano né nesse primeiro semestre e o que a gente tinha lá o desafio homife sem montava selecionava a questão montava a arte era uma estudante né do ensino médio ela passa para gente a gente faz a revisão e eu publico né sou responsável por essa manutenção dessa página então a gente tá intensamente dialogando com a comunidade e né de maneira indissociável para o ensino e agora por último a gente tem percebido isso também em diálogo intenso com a pesquisa a gente tem conseguido produzir pesquisa a partir dessas ações a gente não só a gente está comissão tá os professores que participam os coordenadores locais que estão envolvidos como conseguido isso então vou falar especificamente do evento da segunda fase e a extensão que onde ela acontece de maneira mais Evidente Então a gente tem uma preocupação com a uma programação diversificada temos participação do professores e estudantes e em 2020 2021 efetiva participação na comunidade externa então professores e estudantes rede pública particular de outras instituições nós tivemos isso né antes disso a gente consegue uma participação da comunidade local então conseguimos convidar professores estudantes de alguma escola próxima onde era certo mas aqui nesses últimos dois anos a gente viu de uma maneira bem significativa algum benefício né do evento online então eu trouxe para vocês isso deixa Grande para gente ver agora só para a gente ter uma noção tá bom do evento de 2021 então a gente já começa o evento com apresentação cultural a gente traz na sequência né palestras com uma característica que não é matemática com outras é outros temas que puxam outras histórias né trazemos Um Olhar pré matemática para educação matemática né parece que a gente fala sobre trazemos matemáticos por exemplo Professor Giovana ele era da UFPE agora já tá no aniversário fora do país para trazer esse olhar né da Matemática para motivar as pessoas aí para matemática também aí trabalhamos com tema muito importante das mulheres na matemática então trabalhamos com essa temática no ano de 2020 foi muito interessante e ela volta a ser uma palestra né teve uma mesa temática 2020 que ela vem com uma palestra também desse incentivo a participação feminina a gente estava observando É um predomínio masculino inclusive de medalhas enfim na área da matemática então a gente traz isso e a nossa atividade cultural matemática que a gente conseguiu dialogar com o pessoal da matemática que trouxe isso então a programação vem com o olhar da Matemática era educação matemática com a diversidade e todas essas palestras elas estavam com libras então a gente tinha acessibilidade nas ações depois eu vou falar da acessibilidade nas provas aí no dia 23 muita coisa acontecendo simultaneamente né o pessoal tinha que escolher que quer fazer muitas oficinas é tanto mais voltada para matemática a uso de softwares com temas mais específicos ou alguma coisa mais da educação aplicativos temas da atualidade né muita coisa voltada para formação docente né que é o nosso olhar de formação continuada mas também para estudantes que estavam participando do evento essa diversidade fica na programação depois outras né Outra rodada de palestras construções com geogebra jogos digitais é algo mais aplicado ali com o uso do Excel né aí algo mais filosófico né de matemática o amor muito legal e é hora a ciência matemática ciências da biologia diálogo interdisciplinar então a gente tá cumprindo né Parece que arrisque dos Tópicos da extensão e foi algo que é uma preocupação muito grande da comoção científica mas que a gente fez sem olhar a definição de dispensa essa é uma reflexão que a gente fez depois né primeiro a gente pensou no evento que a gente gostaria no que que a gente achava melhor de trazer né para os estudantes para os professores e aí essa diversidade aparece ela acontece justamente porque a comissão é diversa justamente porque nós temos pessoas com formação diferente falando de lugares diferentes com necessidades e preocupações diferentes Então isso é que enriquece tanto né Essa participação essa organização da Olimpíadas a noite ainda tivemos essa mesa de acessibilidade de inclusão O que foi um pedido né da dos professores também coordenada pela pela Tatiane a Patrícia que agora né estão na comissão de acessibilidade inclusive porque o trabalho feito com acessibilidade inclusão no ano de 2020 chamou muita atenção né os professores perceberam isso viveram isso tanto no evento quanto na prova aí a gente traz para o evento ela precisamos podemos discutir podemos socializar e nos ajudar sobre isso né também tivemos lançamentos livros atividades culturais musicais enfim são muito lindo e finalizando com divulgação dos resultados essa estrutura de programação de 2021 ela é parecida em 2020 e tem também suas finalidades com os anos anteriores dessa preocupação com essa programação né Que desse conta de todo público Que desse conta de trabalhar esses temas que são tão pertinentes para nossa Comunidade da matemática OK aí então gosto de trazer para vocês esse crescimento né que eu já venho falando da omisso na extensão então durante o evento online a gente teve essa participação intensa de pessoas de fora né a gente inclui no regulamento reforça no regulamento e mais do regulamento sabe a gente conseguiu aprovar o início e ele está sendo porque aí é também né uma da um dos Tópicos de avaliação já era uma preocupação Nossa então é algo que causa muito bem de que a gente envolva As instituições de ensino próximas ao campo sede né pelo menos na segunda fase onde a gente consegue trazer isso né o pessoal para dentro do Instituto levar material para eles também né para outras escolas para instituições E aí a gente tem essa constatação né que abrangência da Unip já atinge todos os Estados da Federação então a gente foi crescendo vou mostrar o próximo slide ficou um pouco pequeno aí acho que dá Valeu então nós fizemos esse mapeamento por região eu não vou ler número por número tá mas Observe que em 2018 a gente tinha 150 cantos participantes até falam que a fé em Campos em 2018 não participou não chegamos a saber não em 2017 foi o primeiro ano que nós né Campus Irati participamos já estávamos com 233 Campos aí para 2020 apesar da pandemia apesar do remoto né Essas adversidades que nós tivemos nós conseguimos ampliar para 239 crescemos um pouquinho 2021 264 nós ainda conseguimos crescer diminuímos a participação de estudantes da primeira fase de Fato né de 2018 para 2019 cresceu Porque daí a gente estava presencialmente chamando os nossos estudantes para fazer a prova né nos anos seguintes a gente conseguiu mais participando mas a ação foi mais focada porque a prova online a gente convidava o aluno a participar e a gente sabe como foi difícil esse ensino remoto então nem todos os estudantes tinham essa essa disponibilidade essa possibilidade de fazer a prova então a gente está esperando sim um crescimento né para o para esse ano de 2022 né de participantes tanto de Campos quanto de estudantes fazendo pelo menos a primeira fase né E aí é legal gente porque quando a gente tem ali 264 Campos inscritos a gente diz assim a gente tem vagas né para segunda fase para um estudante por campo então é claro que a gente Depende de recurso né Cada Campos bancar a passagem dos seus estudantes alguns não tem verba para pagar essa viagem mas numa situação né de um apoio maior financeiro a gente poderia ter esses 200 ao menos né Vamos pensar em 2021 poderíamos ter 264 estudantes reunidos para segunda fase um estudante de cada Campo pensa na diversidade de experiência que é e o que ele vivencia não ele traz para o seu campo depois e isso anima demais então por exemplo em 2019 nós fomos para Campos de Goytacazes com dois estudantes do Campos Irati foi uma viagem muito legal cansativa cara mas muito legal e aí a gente volta esse ano falando para os alunos assim olha quem aprovar para segunda fase pode ir para Fortaleza né então eles estão muito animados com isso com esse diálogo antes que foram em 2019 voltaram com relatos maravilhosos e estavam nesse papel de motivar os próximos mas aí deu essa esse probleminha problemão né gente que não teve como fazer a prova presencial mas nem por isso ao mi que deixou de trabalhar pelo contrário durante a pandemia a gente trabalha muito mais né a gente se reunia virtualmente toda semana para planejar para ver o que a gente podia fazer como que a gente poderia ainda se manter essa viva pulsante levar as informações a gente conseguiu produzir muito material nesse período E aí quando eu falo do crescimento da oficina inclusão foi a hora que eu olhei falei poxa isso tem tudo de inovação tá então em 2020 eu comecei a organizadora teve uma preocupação imensa com acessibilidade e já teve né ações né datações e tudo mais mas em 2021 ela a gente tem oficialmente a comissão de acessibilidade e inclusão então eu trago né nesse nesse momento onde eu tenho provas adaptadas quando eu falo em prova adaptado eu não tô falando em letra ampliada eu tô falando numa prova nesse momento ainda online né em que eu tenho uma a prova com a interpretação em libra porque em 2020 O que que a gente teve uma força tarefa de intérpretes de libras que estavam atuando junto com os estudantes ou de né pessoas do próprio Campus que podiam atuar junto com o estudante para atender a sua necessidade específica para fazer a prova pense isso ainda em pandemia foi foi um bocado difícil em 2021 no formulário da prova tinha o vídeo tá então a prova tinha lá a leitura da questão tinha a interpretação e a gente teve isso assim uma igualdade de prova adaptada para deu trabalho deu muito trabalho mas ficou lindo muito foi uma prova muito legal então todos os estudantes puderam fazer a mesma prova né Isso é muito rico intérpretes Só que eles tinham também tempo adicional quando necessário intérprete de Libras nas lives e demais atividades do evento online então a gente tinha essa teve essa facilidade inclusive na Live desse ano teve também né o nosso suporte da equipe de libras e a reserva de medalhas para candidatos com deficiência então a gente conseguiu incluir isso no regulamento a gente não viu isso em outras Olimpíadas então a gente se inspira em outras Olimpíadas para várias coisas com certeza né Cada experiência anterior que se tem sobre Olimpíadas a gente acompanha né muitos da comissão vivenciam as outras Olimpíadas também a gente dialoga sobre isso e aí a gente consegue avançar em alguns aspectos eu acho que a inclusão é um aspecto que a gente avançou de uma maneira muito bonita muito bonita né então em 2022 a gente tem essa comissão atuando de maneira intensa efetiva em toda a organização 2021 já foi né Elas trabalharam muito acaba a voz né já trabalharam muito e em 2023 amplia então a gente vê uma consolidação da dessa comissão ela começa a Menorzinha ela cresce em 2022 ali até em número de pessoas comprometidos Então a gente tem um número grande de pessoas comprometidas com o niff e é por isso que a gente vai conseguindo atuar então falei até aqui de crescimento no ensino nos projetos de ensino não sei explicar tão tão claro né desse crescimento no ensino na medida que a gente dialoga com os professores e percebe que eles usam as questões da unice para motivar né trabalhar em algum conteúdo para motivar os estudantes para fazer projeto de preparação para trabalhar com os alunos que gostam muito de olimpíadas gostam de matemática então tem esse olhar para o ensino a característica das questões olímpicas são diferentes as questões escolares tradicionais então elas né trazem uma outra forma de pensar isso modifica alguns aspectos do ensino a atuação na expansão Acho que essa eu consegui explanar um pouco melhor E aí eu trago um olhar para pesquisa então vou trazer novamente né uma algo da legislação do IFCE onde ela então a pesquisa no Instituto Federal do Paraná entendida como príncipe educativo se relaciona de maneira indissocrática e Visa a produção e a difusão do conhecimento científico filosófico artístico gerado e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas para a promoção do desenvolvimento socioeconômico cultural local Regional e Nacional e penso com vocês ela também consegue avançar para essa produção de conhecimento para essa difusão de conhecimento bom de maneira com ações isoladas isso já vinha acontecendo desde que eu comecei a me envolver mais qual o mif a gente já tava recebendo algumas demandas de pesquisadores né pesquisadores do ensino da educação que queriam dados da omnif para produzir pesquisa para ver o que que tava sendo feito como é que era esse trabalho qual era o quantitativo enfim isso já tava sendo olhado outra coisa era feito um trabalho de reflexão sobre as práticas do ensino da extensão que já estavam produzindo ativos já tava produzindo conhecimento já tava sendo trabalhado como pesquisa então a gente da comissão né publicou um artigo na revista de fusão que trazia essa experiência da Uni por exemplo né e artigos científicos que eu fui observando que estavam acontecendo ações né mais pontuais no evento da onif as purezas né várias itens da programação a gente observa que estava sendo trazido ali alguns resultados de pesquisa também né Então tava ali só que quando cresce a comissão cresce o olhar para as coisas e a gente vê que a gente pode crescer na pesquisa e aí a gente começa a partir dessa busca de dados a partir dos professores nos contando sobre as ações porque a gente vai falar sobre o mísse e cada Campo fala é porque aqui eu fiz um projeto porque aqui eu Realizei um evento porque você vê que a coisa tá acontecendo a partir disso a gente lança em 2021 o edital para revista então então vamos fazer uma revista da omist uma revista da Olimpíadas de Matemática das instituições Federais e aí em 2022 a gente consegue efetivamente publicar o primeiro volume dessa revista então a capa dela tá aí vamos falar um pouquinho da revista a revista já está publicada no site eu vou pedir para o pessoal colocar para vocês o endereço coloquei no chat ali depois vocês colocam no chat do pessoal que tá assistindo a gente o Inner na revista e fico meu convite né Para que vocês olhem atualmente a revista tá no site do.com.br/revista clicar em edição atual a revista para vocês e a notícia nova que a gente teve a partir da isso aí obrigado da semana passada é que nós concorremos a um edital para que a nossa Revista ficasse hospedada no portal de periódicos do IFPR porque o que que acontece ao início ela é multicamp né então tem gente de todos os lugares trabalhando e às vezes a gente não consegue institucionalizar algumas ações então eu vou emitir uma declaração certificado por onde muita coisa pelo Campus Muzambinho né Professor Renato consegue por lá ele te declarações e certificados mas a revista ela ainda acaba um pouco sem em casa né ela era da rede Federal mas a gente precisa hospedar ela em uma instituição até para conseguir a numeração do issm Então a partir da publicação da primeira edição com né uma instituição que acolhe e a fé a gente conseguiu colocar ao revista no portal do periódicos do IFPR e agora a partir do ano que vem a gente já vai ter ela né rodando ali pelo pelo Portal Isso muda para gente a questão da submissão da avaliação então é um portal de periódicos né que organiza muita coisa para a gente só ajuda muito o que que é aceito na revista falo isso até como um convite né porque vocês publiquem na revista unife a gente traz na revista artigos de reflexão teórica Então o que a gente faz é produzido de pesquisa principalmente na área da Educação na área do ensino a partir de práticas ou de ações ligadas a olimpíada Então são essas reflexões teóricas a gente pode né refletir sobre participação dos Estudantes sobre ação dos professores enfim essa pesquisa feita a partir da participação da realização da Olimpíadas relatos de experiências experiências pode ser por exemplo de histórias específicas de estudantes do seu campo pode ser de né O que que o estudante fez depois ele participou uma experiência né vivenciada ali participou do evento hoje está né talvez na graduação enfim isso pode ser trabalhado com professor experiências dos eventos isso que já tem né nessa revista tem dos eventos ligados a ao início ou aos projetos de preparação então esses relatos de experiência muito lindas e também resoluções de questões então pode ser questão de qualquer ano até do primeiro ano em qualquer edição da unice e que não seja uma resolução tradicional no sentido de igual aquela que né que que vem de resolução diferenciada Ah eu eu resolvi Apesar na hora da prova o aluno não pode mas eu também posso trabalhar em sala de aula essa questão resolvendo ela com software por exemplo auxílio José um outro software que pode ter me ajudado isso é pode vir para cá eu trabalhei essa questão A partir dessa questão eu desenvolvi algo a mais uma outra prática um diálogo em sala enfim isso que é o está gerando e ela já está gerando quase todos os cantos a gente percebe professores falando que olha por participar de algum que tem feito isso ou aquilo é isso que a gente quer publicizar então a gente quer que a revista o mísse seja esse espaço de divulgação do conhecimento produzido então a gente quer dar esse espaço de pesquisa e uma uma característica né diferenciada dela também é o tamanho dos artigos são artigos pequenos passam acho que tá com 8 mil caracteres uma coisa assim tem que lembrar lá no regulamento mas são artigos em torno de cinco páginas mais ou menos tá gente então é diferente daqueles periódicos científicos que nós estamos acostumados E então possibilita às vezes coisas que a gente tá dialogando agora não precisa ter uma profundidade teórica tão grande mas que vale a pena ser socializado né merece divulgado para comunidade né então a gente consegue trazer para toda a rede Federal né para professores de toda a rede é esse essa produção de Almir e a revista ela é divulgada para toda a comunidade então né ela também se mostra como algo de extensão na medida que ela pode chegar numa escola né Tem uma questão ali resolvida bem resolvida que pode ser um material de inclusive de preparação de aula para outros professores de outras instituições mesmo que eles não possam né participarão na sua formação própria a gente tem na revista onde também o material de Formação Então ela é para os estudantes para os professores tanto na rede Federal quanto fora da rede E aí eu fecho com vocês essa ideia de que hoje Almir consegue atuar no ensino na pesquisa na extensão também constitucional para inovação que a gente consegue fazer inovações educacionais né eu vejo essa esse trabalho de inclusão muito forte como uma uma proposta uma possibilidade de inovação na verdade uma possibilidade de inovação de olhar essa prova Olímpica né apesar da característica de competição né da Olimpíadas ela ter todo esse olhar de inclusão E aí a gente cresce e a omife cresce porque ela é um trabalhar conjunto ela é um trabalho de muitas pessoas que dedicam seu tempo com muito carinho para produzir algo diferente então a gente não tem [Música] não recebe mais por isso né é mais trabalho mesmo mas é um trabalho feito com muito muito prazer Tá bom o que eu trouxe a princípio é isso meu e-mail de contato fico super à disposição ficou muito pequenininho a Rubi fps.edu.br podem entrar em contato comigo fico convite para vocês acessarem o site da Unip para vocês acessarem no Instagram Entra lá curte a gente né acompanha as nossas postagens e a gente vai ficar muito feliz em ver essa comunidade crescendo agora por favor gente perguntas vamos conversar comigo Eu já falei bastante professora eu quero parabenizar pela belíssima palestra se for informações importantíssimas eu acho que que muitas pessoas estão participando alguma dúvida que que deva ter né pode ter finalizado mas estamos aqui é disponíveis aqui para receber algum questionamento alguma pergunta para dialogar temos aqui já pode ficar à vontade uma pergunta né que é o seguinte a formação dos Estudantes para participar são um culto ou em longo prazo e qual relação dá um bife com a aprendizagem de matemática em sala de aula legal então vamos pensar sobre isso bom vou começar falando dos meus estudantes tá então hoje eu tenho um aluno no primeiro ano que ele vem que é a primeira vez que ele vai participar do certo o que que ele traz para mim como é que ele chega para mim ele traz uma bagagem de preparação de outras Olimpíadas então ele vem com uma experiência com Obmep né Ele vem com uma experiência em outras Olimpíadas que ele tá participando Então nesse aspecto eu digo que é de longo prazo um estudante Olímpico que gosta de olimpíadas geralmente ele vem com essa trajetória e tá né participando de outras Olimpíadas mas aí agora eu pego esse estudante por exemplo no primeiro ano e conto para ele dar o mísse a primeira vez que ele vai participar então ele vai conseguir participar de um projeto comigo no espaço de tempo curto mas que ele vai ficar comigo no primeiro no segundo no terceiro em alguns casos no quarto ano né mas aqui são três anos e aí eu tenho um espaço de tempo maior o a história que a gente vê dos medalhistas olímpicos ela costuma-se a longo prazo a longo prazo no sentido de que ele já tem um histórico de participação em outras Olimpíadas né então ele já tem um olhar para questões olímpicas E aí com aprendizagem da Matemática O que que é legal a gente quando pega uma questão Olímpica ela de qualquer olimpíada Ela não trabalha com o conteúdo específico geralmente né ela não cobra uma uma forma específica um conteúdo específico Ela traz esse olhar mais amplo ainda mais porque essas Olimpíadas no nosso caso ela é pensada para ensino médio como um todo primeiro segundo e terceiro ano Então eu quero que meu estudante de primeiro ano faço prova motivado Instigado o do segundo do terceiro também que ele também se sinta desafiado pela questão política é esse desafio que a gente possibilita que o estudante aprenda aquele algo a mais que às vezes em sala de aula nas questões tradicionais as pressões de currículo que nós temos a gente não consegue né então eu consigo pela olimpíada muitas vezes motivar aquele bom aluno que tá cansado de ouvir você repetir a mesma coisa porque em sala de aula com 40 estudantes né você Fernanda a gente tem que se abrangente no ensino né E como é que a gente às vezes motiva aquele aluno a mais o que a gente tem visto as estratégias inclusive é você pegar uma questão Olímpica e colocar ela na prova comum como questão boas como questão desafio trazer a questão Olímpica para iniciar um conteúdo Poxa vida o que que é que eu tô trabalhando aqui olha dá para resolver de várias maneiras Mas entre elas eu tô trabalhando por exemplo com progressão aritmética entre elas eu tô trabalhando com um conceito de diâmetro sabe Então é eu acho que ela tem uma relação direta de uma maneira muito muito fascinante tá então a olimpíada Ela traz um aprendizado muito muito mais bonito do que aquilo tanto tradicional né ela mostra essa outra matemática que eu olho as questões olímpicas pelo olhar da Beleza matemática e eu vejo a comissão de provas Nossa falando assim a prova ficou muito bonitinha é esse horário de ver essas questões e falar assim ela tem beleza matemática aqui a gente observa até por experiência também que alguns problemas que estão relacionados às Olimpíadas eles são problemas que proporcionam pensar maior matemática e esse pensar maior matemática ele desencadeia alguma construção de algum conceito que está envolvido e muitas vezes esses conceito eles são poderia dizer assim o Estopim daquela aprendizagem é aquilo que vai fazer ele você consegue conectar coisas e fazer um conhecimento próprio né você consegue a gente vê nas provas né quando a gente vai corrigir as provas de olimpíadas é os caminhos que eles usam E aí é fantástico porque nós somos estratégias muito diferentes alguns usam um conceito né uma forma um conceito tal como é trabalhado numa aula tradicional outros você percebe assim não ele não viu esse conteúdo de maneira sistematizada Ele desenvolveu esse raciocínio aqui porque a estratégia que ele usou é outra né E isso está relacionado diretamente com aprendizagem matemática é tem um outro uma outra pergunta ah já tá olha aqui uma possível aqui isso a segunda fase da omnif sempre ocorre algum escape de um dos institutos federais o que gera um custo Grande para o campo que recepciona Como driblar essa dificuldade financeira para os próximos anos teve uma no final do ano passado uma reunião nos Fórum de para leitores né então a gente conversou com pró-reitores de ensino né de toda a rede Federal eles abriram um espaço para ouvir a gente né foi muito foi muito bacana a gente conseguiu esse espaço Mas a gente ainda não conseguiu o dinheiro a gente só conseguiu espaço Por enquanto e a gente está fazendo um pedido para que os pró-reitores de ensino consigam nos apoiar de uma maneira mais né efetiva na medida assim de fazer reservas do orçamento de fazer né uma mobilização de recursos porque ao mísse ela é de toda a rede Federal Então esse recurso Ele pode se mobilizado em toda a rede E aí direcionado conduzido O que que a gente consegue também quando o projeto tá bem encaminhado bem engajado por vezes a gente consegue recurso CNPQ coragem a gente consegue esse recurso é um recurso que dá um fôlego né para o campo que vai receber então eu tenho duas preocupações eu tenho a preocupação dele com o campus que recebe e eu tenho a preocupação com cada Campos que tem que mandar um estudante e um professor para Fortaleza a gente pesquisa preço de passagem barato não tá né a gente sabe então como é que a gente consegue dimensionais então o que que a gente tá fazendo desde agora eu já avisei a minha diretora aqui do campus eu já tô entrando em contato com o pré-tor tô falando olha em maio vai ter um evento em Fortaleza em maio eu preciso levar eu tenho um recurso a gente tá tentando mobilizar esse recurso eu não consigo ainda dizer olha essa forma sabe essa forma de conseguir recurso mas a gente discute muito sobre isso por exemplo não quero competir não quero tirar dinheiro de nenhum outro lugar tá Eu Quero agregar mas os jogos né na maioria dos Campos conseguem um recurso né tem já mas não trabalho de muitos anos feito em cima disso então eles eles conseguem uma mobilização para algum recurso para levar o estudante para levar E isso acontece na maioria dos Campos não é verdade isso então novamente eu não quero não quero tirar não quero acabar com jogos não é isso Tá Mas é mostrar que com um pouco mais de articulação a gente pode também né a gente tem muita esperança de uma conjuntura política mais favorável mais positiva para as ações educacionais e que venha também contribuir né com esses recursos para isso então a gente tá nesse momento muito delicado né isso tem aqui um outro questionamento professor é que é o seguinte como acontece a produção dos problemas da Unip em relação ao currículo por exemplo Existe algum olhar para bncc Olha eu diria que existe o olhar mas mais no sentido geral no sentido de que quando a gente trabalha com questões olímpicas a gente trabalha com eixos da matemática né então vou trabalhar lá com eixo de Contagem com geometria com o eixo da álgebra e dentro desses eixos A gente pensa nas questões porque a ideia das questões da Unip elas trazem o currículo elas trabalham com ele mas ela não podem ser tão específicas daquele Vamos pensar existem formas de oral currículo quando eu oro currículo como lista de conteúdos eu não posso me prender tanto a eles porque o meu estudante para estar em qualquer ano ele pode ter visto ou não né quando eu trabalho com as áreas da matemática de uma maneira mais geral desde o primeiro ano a gente tá trabalhando álgebra números Contagem e geometria né quando a gente pensa nos conteúdos esses três eixos aparecem então quando eu penso algo dentro desses eixos eu não nego a bncc mas eu não fico preocupada assim olha hoje ela ela Traz esse tópico de conteúdo ou não tá mas de uma linha geral com as habilidades que estão desenvolvidas Aí sim né a gente consegue contemplar [Música] outra questionamento ele Tatiane Silva pergunta Silva pergunta Boa tarde sobre as provas o intérprete de libras foi uma inovação ou já havia nas provas anteriores então a gente tinha os intérpretes de libras ao lado dos Estudantes ou online com os estudantes em alguns casos para fazer essa interpretação E aí bom cada intérprete tem o seu jeitinho né como se eu tivesse a gente fala assim na mesma ideia quando eu faço a leitura de uma questão cada professor tem uma inflamação de ler né É quase como se fosse isso então a Inovação foi Trazer isso para dentro do formulário então todos os estudantes estavam com acesso a mesma interpretação então é nesse nesse caráter eu trago eu vejo como uma inovação se tinha em outras provas de outras Olimpíadas eu confesso que eu não sei tá mas não foi uma foi uma inovação e ficou tão bonito ficou tão legal eu falava assim para mim todo estudante tinha que ter aquela prova eu tenho muitos estudantes que tem dificuldade em fazer uma prova de matemática simplesmente porque ele não consegue interpretar se alguém não lê em voz alta para ele por exemplo né então outras coisas eu atualmente Estou com um estudante surdo e eu vejo a dificuldade que ele tem de interpretar porque a língua portuguesa não é a língua natural dele não é língua materna dele ele não não faz a construção de frases e que a gente faz né então basta ele ler não não basta ele ler quando ele entende da mesma forma fora que o intérprete muitas vezes não tem uma formação matemática ele vai fazer uma uma geralmente não tem né geralmente não tem a formação dele vem vem de letras né Por exemplo eu tava conversando com uma ideia era uma pessoa fantástica ela tem me ajudado demais com a aula de matemática ela tem conseguido perceber onde é a dificuldade do Estudante para me ajudar a trabalhar com ele ela tem dado dicas do tipo seja mais visual e a gente tem um trabalho legal E aí eu falei para ela raiz de função né então eu vou falar mais de função e ela olhou para mim e falou assim eu não tô com sinal muito legal para isso eu tô com um sinal de raiz tipo raiz de árvore tô com sinal para daí a gente foi trabalhar em cima para ver como né não é simplesmente juntar raiz de árvore com símbolo de função e achar que o menino vai entender né então a gente tem que ter uma preocupação maior quando a gente leva a prova da Unip daí interpretada daí o que que a gente tem na nossa equipe de libra com formação matemática na equipe tem isso que a gente consegue né melhorar ajudar nem todos os insetos são da matemática pelo contrário a maioria não é mas a gente tem essa pessoa que consegue nos ajudar e trazer os símbolos e trazer a melhor interpretação para aquela questão né quando a gente vai fazer descrição de imagens também né porque se eu tenho a prova adaptada para o cego tem que fazer a descrição de imagem como que eu faço a descrição da imagem de uma maneira correta coerente que não dê a resposta à questão não é porque às vezes então isso é muito é muito delicado né a gente tá conseguindo fazer isso de uma maneira muito legal Ok mas algum Ó tem aqui para o Carlos Bino pergunta você tem conhecimento de como Almir vem contribuindo na formação de professores de matemática Então o que eu tenho percebido tá que a gente faz esse momento de encontro essa socialização né no evento ou no online A gente até um grupo do WhatsApp dos professores isso contribui muito é uma troca de experiências de materiais de forma de resolver questão de forma de lidar com certo conteúdos é um grupo de apoio né para professores matemática da rede Federal que tem realidade semelhança então é comum nesse grupo vira olha eu tô com uma questão Alguém tem material sobre esse assunto né Isso é uma formação continuada de cotidiano Esse grupo é movimentado cotidianamente aos professores de matemática da rede que quiserem participar do grupo tá é muito legal E além disso a gente vai percebendo né nesses tópicos que estão aparecendo ali nas demandas que vem para trazer coisas mais específicas por exemplo da segunda fase né E aí quando o professor vai se depara com uma questão da unir por exemplo é comum ele ter que estudar né Para dar contas vezes de uma questão ou para resolver sabe mas para conseguir explicar por estudante que tá feito Como está sendo feito né então ele ele se prepara isso eu acho que eu contribui muito com a formação de professores que vão procurar as vezes alguma formação algum curso Extra né Para dar conta para trazer essas novidades então isso e se eu percebo que tem acrescentado bastante Acho que até também professora em alguns grupos de pesquisa ou então grupos de estudo que até quando se dialoga dessa forma de certa maneira a formação está envolvida essa formação de professor né porque o próprio grupo de estudo proporciona esse olhar de produzir problemas que tenham características ou que tenham semelhanças com a da unifi eu acho que os estudantes para poder chegar e isso é então eu falo isso é o que eu chamo né que a gente vê na literatura tá como formação e serviço né isso o professor está no seu campo está com sua atividade cotidiana e consegue ter um grupo de apoio né de dialogar sobre as experiências isso isso acontece muito acho muito rico dá para fazer pesquisa sobre isso também qualquer hora com certeza vamos lá Josemar é possível você disponibilizar alguns dos trabalhos de pesquisa realizados utilizando como fonte de pesquisa agora né então o que o pessoal tava trazendo eles estavam com fontes que às vezes a gente não conseguia rastrear estava trabalhando sobre o míssil Mas a gente não tava conseguindo rastrear então agora com a publicação da revista Eu acho que a gente vai conseguir ter mais esse esse banco né de informações o que que estão trabalhando com a com isso até porque a revista vai ser uma das referências Tá mas eu posso verificar o que a gente tem aqui do nosso grupo e depois encaminhar para vocês e que a gente já tem tem trabalho de pesquisa que tratam de olimpíadas de maneira geral né E aí a nossa tá mais nova Então ela tá aparecendo de uma maneira ainda mais Sutil as Olimpíadas estão trabalhando com história de Olimpíadas de Matemática muito maior né outro questionamento olha Josemar perguntando existe Ah já a professora já leu então fica à vontade para a gente disponibilizar Nossa não a princípio nós vamos pensar até porque imprimir a revista nesse momento seria inviável até porque eles não conseguia dar acesso né Mas de repente para segunda fase eu vou verificar sobre o recurso Eu adorei daí eu queria ter ela em mãos Eu já pensei em imprimir também porque ela ficou com uma diagramação muito bonita né um trabalho muito bonito feito da Tatiane ela é do campo Muzambinho agora tá no Campus Irati é uma coincidência maravilhosa ela conheceu o Professor Renato lá agora tá trabalhando comigo aqui e ela é jornalista e ela nos ajudou nessa né organização gráfica da revista eu tava com medo de colocar um PDF sem cores assim sabe aquela coisa muito exata ela fez um trabalho lindo com a Regina Então vai ter uma possibilidade Para o Futuro aí de terça versão impressa pelo menos disponibilizar para alguns estudantes e tem algumas bibliotecas nossas Eu gostei da ideia vamos ver que a gente consegue enquanto você tá lendo eu vou passar aqui que o link para registro de presença está disponível nos comentários do YouTube e do Facebook para as pessoas que estão participando né que querem já preencher fazer a presença né tá lá no YouTube e no Facebook tem aí José Felipe fica à vontade professora em outras Olimpíadas né eu sei que na por exemplo na Obmep né O estudante ele tem tem direito tem um auxílio de impactos de livros para realizar a prova né no presencial a escola né Tem sala separada tem um tempo enfim isso eu sei que acontece por exemplo em outras Olimpíadas eu confesso que eu não sei é um direito do Estudante surdo ter um impacto de libras né então nessa forma eu acredito que todas as Olimpíadas estão atendendo eu não acho que teria alguma que não atenda isso exatamente né O que a gente que eu trouxe né como uma maneira que eu achei muito legal é que nessa prova esse formato online eu tinha a mesma eu tinha a possibilidade de que mesmo que não houvesse o intérprete ali naquele momento ao lado do Estudante ele ainda assim pudesse realizar a prova porque foi algo que aconteceu no remoto né e no ensino remoto foi muito difícil né da gente imagine conseguir levar o intérprete de libras até a cidade e tal na casa então isso foi mais difícil né no presencial as escolas tem os Estudantes têm direito a isso elas né com mais ou menos facilidade tem essa condição Mas alguma pergunta na sua Emerson que tá aí por trás a mediana Equipe técnica é legal né a gente não faz nada sozinho né É legal ver que nos Bastidores tem sempre uma equipe colaboradores a gente sempre trabalha dessa forma Parabéns vem aí excelente Paulista as pessoas que estão aí participando e adorando a participação da professora sempre que a gente vai falar alguma coisa assim dá um super frio na barriga né Eu brinco com os meus estudantes e fala assim olha se a gente tem preocupação tem frio na barriga Então é porque a gente se importa com aquilo né então é uma responsabilidade falar sobre eu me representar ou me seguir diante da comissão tão grande que a gente tem de pessoas tão comprometidas então competentes para falar que né então eu venho representando todo uma uma equipe Então eu fico muito agradecida pela pela oportunidade e aos meus colegas né que estão trabalhando comigo a comigo já agora no terceiro ano né o pessoal da Unip já tá mais tempo e a gente tem uma equipe muito Nossa muito maravilhosa Muitas pessoas não é professora além de envolver muitas pessoas a responsabilidade por tratar de todas as instituições de tratar também com os alunos na realidade diversas né Você sabe que a gente tem confusão até o horário de marcar o horário da reunião é o horário de Brasília não porque né Essa diversidade do Brasil a diversidade do sotaques que aparecem então é muito é muito legal algumas questões que ficaram na pandemia foi permitir a gente olhar e ter como se reunir essa dinâmica de reuniões online de participar de poder olhar para gente porque o resto foram a gente assado não precisa nem falar tocar nesse assunto para todo mundo então a gente tem que olhar eu pelo menos né faço exercício de olhar porque ficou de melhor né Acho que ajuda a gente nós temos ainda hoje professora a partir das 7 horas como o evento ele tem um lado híbrido né Nós vamos ter a uma atividade que é local na Instituição aqui do IFPE Pesqueira né e eu imagino que quem tá assistindo a gente que boa parte vai lá presencial à noite isso isso verdade e aí amanhã também as atividades Elas começam já as duas horas de duas às três horas das 14 às 15 horas nós vamos ter apresentação dos trabalhos e que foram escritos no evento avaliados né vai ter essas apresentações a partir das 16 horas nós vamos ter uma mesa redonda né que tem o título a relação entre as Olimpíadas e o currículo na Educação Básica condições Renato né do IFSul minas né não é isso Que bom que ele vai estar aí Que bom né vamos também ter a presença dele aí mesmo que online tem um professor Jonas também que é do IFPE tem o professor Thiago dias que é da Universidade Federal Rural de Pernambuco e o dia de amanhã ele finaliza com atividades de 1930 até às 21 horas né com a palestra que tem o título criação de questões olímpicas e possíveis contribuições para a prática docente o palestrante é o professor Luciano Castro né da FGV e ímpar tá vem contribuir também ó Jonas tá já falou que tá também presenciando Aí tá vendo que bom então Jonas amanhã nós estaremos também participando do momento que você vai conduzir eu acho que não tem mais nenhuma pergunta mas eu vou deixar você fazer essa despedida aí essa fala final né e eu quero deixar aqui para você o agradecimento nosso é o grupo do IFPE os professores que sempre estão envolvidos com essas atividades agradece né sua disponibilidade Fique à vontade para as palavras finais Obrigada foi um prazer muito grande trazer a o almoço para vocês né apresentar aume-se sobre esse olhar do ensino pesquisa e pensar uma inovação que são as preocupações da do Instituto Federal e que às vezes a gente não para para pensar que um determinado projeto está conseguindo atingir objetivos né em todos esses aspectos Então para mim foi um exercício muito legal de montar essa essa atividade né poder conversar com vocês poder levar para vocês essa experiência eu me coloco à disposição né do grupo aí de matemática eu faço uma pesquisa na área de educação matemática trabalho com modelagem matemática na Perspectiva da Educação então se vocês precisarem de mim quiserem conversar comigo sobre outras coisas também eu estou à disposição tá Eu trabalho no programa de Mestrado aqui de Guarapuava que a cidade vizinha que inclusive tá com inscrições abertas tá é o mestrado e ensino de ciências e matemática da Unicentro Guarapuava então tô colaborando ali então de repente alguém né tá terminando o curso de matemática tá querendo se mudar para o Paraná porque não né Fico convite para vir fazer mestrado aqui com a gente também né para os professores que estão aí participem mesmo da unisse com a gente leve os estudantes estudantes façam a prova o melhor possível vamos nos encontrar em Fortaleza né perspectivas de sol o tempo bom para a gente poder falar daquilo que a gente gosta que é matemática e poder encontrar as pessoas presencialmente que a gente está sentindo bastante falta então obrigada pela oportunidade à disposição de vocês um forte abraço e nos vemos em Breves tudo der certo né nós aqui agradecemos a sua participação e essa contribuição enorme para esse evento daqui do IFPR Campus Pesqueira ficamos por aqui e Logo mais estaremos a de forma presencial lá no IFPE com uma atividade você híbrido O evento tem dessas coisas até mais tchau tchau um abraço

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