Introdução
Boa noite, professores! Meu nome é Isabela Cristina Fernandes de Souza e eu sou Bianca Tavares de Santana. Somos estudantes do curso de segunda licenciatura em pedagogia pela Opet e hoje vamos apresentar um breve relato sobre o nosso estágio supervisionado em Educação Infantil.
Realização do Estágio
O estágio foi um desafio gratificante e complexo ao mesmo tempo. Passamos por aprendizados e experiências enriquecedoras, mas também enfrentamos dificuldades, como o afastamento do trabalho e o deslocamento até a escola onde realizamos o estágio. No entanto, no final tudo deu certo e tivemos uma experiência muito positiva.
O Estágio
O estágio supervisionado é um componente obrigatório nos cursos de formação de professores, que busca estabelecer a conexão entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática nas escolas. Nós realizamos o estágio na Escola Municipal Eiran Albert, com a turma do pré da manhã, composta por 20 crianças de 4 e 5 anos. Foi uma experiência significativa, pois essa escola possui memórias afetivas para mim, já que foi onde fiz minha Educação Infantil.
Atividades Desenvolvidas
Durante o estágio, aplicamos nosso plano de aula, onde priorizamos a proposta do brincar e jogar, para proporcionar um aprendizado prazeroso aos alunos. Realizamos atividades como o jogo “Onde estão as pintinhas da Joaninha?”, que proporcionou interação e diversão para as crianças. Além disso, observamos a rotina das crianças, participamos das atividades propostas pela regente e estreitamos laços com os professores e funcionários da escola.
Conclusão
O estágio em Educação Infantil nos proporcionou experiências valiosas, apesar dos desafios enfrentados. Agradecemos aos professores, à escola e a todos que contribuíram para essa etapa de formação. Até mais e obrigada!
Apresentação da Conclusão do Estágio Supervisionado em Educação Infantil
Introdução
O estágio supervisionado é uma etapa fundamental na formação dos futuros profissionais da educação. No caso da Educação Infantil, essa experiência se torna ainda mais relevante, já que é nessa fase que as bases do aprendizado e do desenvolvimento das crianças são estabelecidas. Neste artigo, iremos apresentar a conclusão do estágio supervisionado em Educação Infantil, destacando os principais aprendizados e desafios enfrentados ao longo desse processo.
Metodologia
Durante o estágio supervisionado, tive a oportunidade de vivenciar a rotina de uma instituição de Educação Infantil, sob a supervisão de profissionais experientes e qualificados. Ao longo desse período, pude observar e participar de atividades pedagógicas, monitorar o desenvolvimento das crianças, colaborar com a organização do ambiente escolar e interagir com os pais e responsáveis. Essa experiência prática foi enriquecedora e contribuiu significativamente para a minha formação acadêmica.
Principais Aprendizados
Durante o estágio supervisionado, pude vivenciar na prática a teoria aprendida em sala de aula. Aprender a lidar com a diversidade das crianças, compreender suas necessidades individuais, desenvolver atividades lúdicas e estimulantes, e promover um ambiente acolhedor e seguro foram alguns dos principais aprendizados que adquiri ao longo desse processo. Além disso, a importância da parceria com a família no desenvolvimento das crianças foi um ponto fundamental que pude vivenciar na prática.
Desafios Enfrentados
Ao longo do estágio supervisionado, também enfrentei diversos desafios que contribuíram para o meu crescimento profissional e pessoal. Lidar com as diferenças individuais das crianças, superar a timidez e insegurança no início do estágio, e aprender a trabalhar em equipe foram desafios que me fizeram sair da minha zona de conforto e me tornaram uma profissional mais preparada e resiliente.
Conclusão
O estágio supervisionado em Educação Infantil foi uma experiência enriquecedora e transformadora na minha formação como profissional da educação. Os aprendizados, desafios e vivências ao longo desse processo contribuíram significativamente para o meu crescimento e me prepararam para enfrentar os desafios da prática pedagógica. Agradeço a todos os envolvidos nessa jornada e estou confiante de que estou mais preparada para exercer a minha profissão com excelência e dedicação.
Importância da Apresentação de Conclusão do Estágio Supervisionado em Educação Infantil
A apresentação de conclusão do estágio supervisionado em educação infantil é um momento crucial na formação dos futuros profissionais da área. É a oportunidade de compartilhar experiências, aprendizados e desafios enfrentados durante o estágio, além de demonstrar as habilidades adquiridas ao longo do período de prática. É também uma forma de receber feedbacks e orientações para o aprimoramento contínuo.
Preparação e Organização da Apresentação
Para uma apresentação de conclusão do estágio supervisionado em educação infantil bem sucedida, é fundamental preparar e organizar o conteúdo de forma clara e objetiva. Os estagiários devem revisar as atividades realizadas, os projetos desenvolvidos e os resultados alcançados, destacando os pontos positivos e as dificuldades enfrentadas. É importante também utilizar recursos visuais, como slides e materiais didáticos, para enriquecer a apresentação e facilitar a compreensão dos espectadores.
Feedback e Reflexão pós-Apresentação
Após a apresentação de conclusão do estágio supervisionado em educação infantil, é essencial receber o feedback dos avaliadores e colegas, para identificar pontos de melhoria e áreas de desenvolvimento. É o momento de refletir sobre as experiências vivenciadas, as práticas pedagógicas adotadas e os impactos gerados nas crianças atendidas. A partir dessas reflexões, os estagiários podem traçar novos objetivos e metas para sua atuação profissional na área da educação infantil.
Importância da Apresentação de Conclusão do Estágio Supervisionado em Educação Infantil: Reflexões e Aprendizados
A apresentação de conclusão do estágio supervisionado em educação infantil é um marco na formação dos futuros educadores, representando a oportunidade de compartilhar experiências, receber feedbacks e refletir sobre práticas pedagógicas. A preparação e organização da apresentação são fundamentais para transmitir de forma clara e objetiva os aprendizados adquiridos durante o estágio. A reflexão pós-apresentação é o momento de identificar pontos de melhoria e traçar novos caminhos para o aprimoramento profissional na área da educação infantil.
Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=54LGPbeVjJA do Canal Bianca Tavares .