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Assunto: "Resolução SE 68, de 12-12-2017" - ATPC - Educação Especial.

Estamos iniciando a nossa TPC da Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema atendendo à falta no cronograma da efap. Sejam todos bem-vindos! A falta de hoje será sobre a resolução de 12/12/2017.

Música

Estamos ouvindo o PPP e podemos prosseguir. Por gentileza, mantenham as câmeras ligadas durante a transmissão e as gravações serão disponibilizadas. Nossa leitura hoje será um texto reflexivo de final de ano do Mário Sérgio Cortella.

Eu interrompi aqui o compartilhamento do PPT para permitir a entrada de mais pessoas. Agora vamos para a leitura do texto.

[Mensagem de final de ano de Mário Sérgio Cortella]

Espero que tenham gostado da mensagem. Agora vou apresentar o PPP novamente para darmos continuidade.

Eu peço desculpas por não ter perguntado se alguém gostaria de fazer uma colocação sobre a reflexão. Podemos prosseguir.

Vamos falar sobre os artigos da resolução, como o artigo 1º, 2º e 3º, e o 5º. Além disso, vamos abordar a resolução 92 de 9/2021 sobre o ensino colaborativo.

O objetivo de hoje é o direito do aluno à educação de qualidade e respeito à diversidade humana. Vamos discutir sobre a importância de garantir a educação especializada para cada aluno.

Temos também o artigo 17, que aborda as competências dos professores de AE e o comunicado do PPP.

Peço desculpas por interromper a apresentação, mas estou permitindo a entrada de algumas pessoas que chegaram depois do início. Vamos agora para o texto de leitura.

Espero que tenham gostado da mensagem do Mário Sérgio Cortella. Vamos agora retomar a apresentação do PPP e falar sobre os artigos da resolução.

Todos os anos é um desafio, mas com dedicação e empenho conseguimos superar. É importante manter as câmeras ligadas durante a transmissão.

[Música]

Vamos continuar falando sobre os artigos da resolução e o que compete aos professores de AE. É essencial manter os registros atualizados e participar de atividades pedagógicas programadas pela escola.

Lembre-se de orientar os funcionários, alunos e professores da escola para promover a cultura educacional inclusiva. E não se esqueça de participar das demais atividades pedagógicas programadas.

Sobre o Pé de LED, houve dificuldades com as evidências inseridas. Na próxima TPC, vamos nos organizar para apresentar as atividades inseridas no Pé de LED e discutir sobre elas.

Se alguém tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor faça a sua colocação. Vamos manter o diálogo e o aprendizado constante.

Espero que tenham gostado da nossa TPC de hoje. Obrigada a todos pela participação e empenho. Até a próxima!

Resolução SE 68, de 12-12-2017: Diretrizes para a Educação Especial

Introdução

A Resolução SE 68, de 12-12-2017, é um documento que estabelece diretrizes importantes para a Educação Especial no Brasil. Essa resolução visa garantir o direito à educação de qualidade para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Neste artigo, serão abordados os principais pontos dessa resolução e como ela impacta a educação especial no país.

Contexto da Educação Especial no Brasil

No Brasil, a Educação Especial é um campo em constante evolução, buscando garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos com necessidades educacionais especiais. A Resolução SE 68, de 12-12-2017, surge como um marco regulatório nesse contexto, trazendo orientações claras e diretrizes fundamentais para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade.

Inclusão e Diversidade

Um dos pilares da Resolução SE 68 é a promoção da inclusão e da diversidade no ambiente escolar. A partir dessa resolução, as escolas devem adotar práticas pedagógicas inclusivas, que respeitem a individualidade e as necessidades de cada aluno, garantindo assim o pleno desenvolvimento de suas potencialidades.

Formação de Professores

Outro ponto relevante da Resolução SE 68 é a ênfase na formação continuada de professores que atuam na Educação Especial. A resolução estabelece a necessidade de capacitação constante dos docentes, visando melhorar suas práticas pedagógicas e promover um ensino mais inclusivo e eficaz para todos os alunos.

Adequação de Recursos e Espaços

A Resolução SE 68 também aborda a importância da adequação de recursos materiais e espaços físicos nas escolas para atender às necessidades dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. É fundamental que as instituições de ensino estejam preparadas para oferecer um ambiente acessível e acolhedor a todos os estudantes.

Conclusão

A Resolução SE 68, de 12-12-2017, representa um avanço significativo na garantia do direito à educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas condições. A partir das diretrizes estabelecidas por essa resolução, espera-se que as escolas brasileiras avancem na promoção de uma educação inclusiva e igualitária, contribuindo para a formação integral de cada estudante. É fundamental que gestores, professores, pais e demais envolvidos no processo educacional estejam atentos e comprometidos com a implementação efetiva das orientações contidas na Resolução SE 68. Afinal, a educação é um direito de todos e deve ser garantida com qualidade e equidade.

A importância da Resolução SE 68, de 12-12-2017 para a Educação Especial

A Resolução SE 68, de 12-12-2017 é de extrema importância para a Educação Especial no Brasil, pois estabelece diretrizes e normas para o atendimento educacional de alunos com necessidades especiais. Através dessa regulamentação, torna-se possível garantir o direito à educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes, promovendo assim a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade.

Desafios e avanços na implementação da Resolução SE 68, de 12-12-2017

No entanto, apesar dos avanços proporcionados pela Resolução SE 68, a sua efetiva implementação ainda enfrenta diversos desafios. É fundamental que haja um trabalho conjunto entre gestores, professores, famílias e demais profissionais da Educação para garantir que as diretrizes estabelecidas sejam de fato cumpridas, proporcionando um ambiente escolar inclusivo e acolhedor para todos os alunos.

Futuro da Educação Especial com base na Resolução SE 68, de 12-12-2017

O futuro da Educação Especial no Brasil está diretamente ligado à implementação efetiva da Resolução SE 68, de 12-12-2017. É necessário que o poder público, as instituições de ensino e a sociedade como um todo se comprometam em promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos, respeitando as diferenças e garantindo o pleno desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais.

Avanços e desafios na Educação Especial com a Resolução SE 68, de 12-12-2017

Diante dos desafios e oportunidades apresentados pela Resolução SE 68, é fundamental que a sociedade se mobilize em prol da inclusão educacional e do respeito à diversidade, garantindo assim um futuro mais justo e igualitário para todas as crianças e jovens com necessidades especiais.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=H8Jh8hjbdQU do Canal Diretoria de Ensino Região Mirante do Paranapanema .