Introdução:
No vídeo de hoje, vou te dar uma dica incrível para trabalhar no campo da experiência: ouvir, falar, pensar e imaginar. Vamos lá! Olá, como você está? Bem-vindo(a), eu sou Najara e se você ainda não está inscrito, inscreva-se e ative o Tinker Bell para saber quando eu postar novos vídeos no canal. Na descrição do vídeo, você pode conferir todas as novidades que tenho para você. Vamos começar a atividade de hoje. Vamos lá!
Atividade de hoje
Nesta atividade, vamos trabalhar no campo da experiência: ouvir, falar, pensar e imaginar. Vamos estimular habilidades motoras, percepção visual, noção espacial, curiosidade e atenção. Vamos precisar de uma folha colorida, tesoura, lápis, canetas coloridas e cola. Vamos começar desenhando um círculo na folha e dobrando ao meio para criar ouriço. Em seguida, desenhe um meio círculo dentro, formando o focinho do ouriço. Recorte o desenho e faça pequenos cortes na metade do círculo para simular os espinhos do ouriço. Decore e colorie o ouriço. Espero que tenha gostado do vídeo. Inscreva-se no canal para mais conteúdo como esse. Até a próxima!
Atividade educativa para crianças | BNCC – Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como objetivo estabelecer os conhecimentos, competências e habilidades que todos os estudantes brasileiros devem desenvolver ao longo de sua vida escolar. No eixo "Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação", a BNCC destaca a importância de promover a expressão oral, a escuta atenta, o pensamento crítico e a imaginação das crianças.
Por que é importante desenvolver habilidades de escuta, fala, pensamento e imaginação?
Desenvolver habilidades de escuta, fala, pensamento e imaginação desde a infância é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Através da escuta atenta, as crianças aprendem a respeitar a opinião dos outros, a considerar diferentes pontos de vista e a melhorar sua capacidade de se comunicar de forma eficaz. Já a fala permite que as crianças expressem suas ideias, sentimentos e desejos, contribuindo para o desenvolvimento da autoconfiança e da autonomia. O pensamento crítico, por sua vez, estimula a capacidade de analisar informações, tomar decisões e resolver problemas de forma independente. Por fim, a imaginação é essencial para estimular a criatividade, a inovação e a capacidade de se colocar no lugar do outro.
Atividade educativa para desenvolver as habilidades de escuta, fala, pensamento e imaginação
Uma atividade educativa que pode auxiliar no desenvolvimento das habilidades de escuta, fala, pensamento e imaginação das crianças é a contação de histórias. Através da contação de histórias, as crianças têm a oportunidade de praticar a escuta atenta, a expressão oral, a criatividade e o pensamento crítico. Além disso, as histórias estimulam a imaginação das crianças, levando-as a vivenciar novas experiências e a expandir seus horizontes.
Para realizar esta atividade, o educador pode selecionar histórias adequadas à idade e ao interesse das crianças, garantindo que sejam envolventes e estimulantes. Durante a contação de história, o educador pode incentivar as crianças a fazer perguntas, a expressar suas emoções e a imaginar possíveis desfechos para a história. Ao final da atividade, é importante promover uma roda de conversa para que as crianças possam compartilhar suas impressões e reflexões sobre a história contada.
Conclusão
Desenvolver as habilidades de escuta, fala, pensamento e imaginação desde a infância é essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Através de atividades educativas como a contação de histórias, é possível estimular a expressão oral, a escuta atenta, o pensamento crítico e a imaginação das crianças, contribuindo para a formação de indivíduos mais críticos, criativos e autônomos.
Atividade Para Educação Infantil | BNCC – Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância do desenvolvimento da escuta, fala, pensamento e imaginação na educação infantil. Essas habilidades são essenciais para o pleno desenvolvimento cognitivo e social das crianças, contribuindo para a formação de indivíduos críticos e criativos. Por isso, é fundamental criar atividades que estimulem essas competências desde cedo.
Uma atividade que pode ser realizada para trabalhar a escuta, fala, pensamento e imaginação na educação infantil é a contação de histórias. Ao ouvir narrativas, as crianças exercitam a escuta ativa, desenvolvem a capacidade de se expressar oralmente, estimulam a criatividade e ampliam o repertório de ideias e experiências. Além disso, a imaginação é enriquecida, permitindo que os pequenos mergulhem em universos fantásticos e se transportem para diferentes realidades.
Outra atividade que pode ser explorada é a brincadeira de faz de conta, em que as crianças podem criar personagens, cenários e histórias, exercitando a imaginação e o pensamento criativo. Essa prática é fundamental para o desenvolvimento da linguagem, da habilidade de argumentação, da empatia e da resolução de conflitos, preparando as crianças para enfrentarem desafios e se relacionarem de forma mais harmoniosa em sociedade.
Desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais através de atividades lúdicas na Educação Infantil
Por meio de atividades que promovam a escuta, fala, pensamento e imaginação, as crianças são estimuladas a desenvolver habilidades cognitivas e sociais essenciais para sua formação. É fundamental que os educadores estejam atentos a esses aspectos e proponham atividades que contribuam para o pleno desenvolvimento dos pequenos, de acordo com as diretrizes da BNCC. O uso de atividades lúdicas e criativas é uma forma eficaz de tornar o aprendizado mais significativo e prazeroso, preparando as crianças para enfrentarem os desafios do mundo contemporâneo. Assim, a educação infantil se torna um espaço de descobertas, trocas e aprendizados que contribuem para a formação de cidadãos críticos, criativos e empáticos.
Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=dAZRXw6mdYI do Canal Najara Ribeiro .