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Aula 2: São Paulo. Secretaria de Educação. Política de Educação Especial do Estado de São Paulo. 2021.

Legislação de Educação Especial do Estado de São Paulo - Seduc 2021

Introdução

A legislação de Educação Especial do Estado de São Paulo, Seduc 2021, é de extrema importância para os profissionais da área. É um documento denso e essencial para compreender tanto a parte geral quanto a parte especial da Educação Especial. Neste texto, vamos abordar alguns pontos-chave desse documento para ajudar na sua preparação.

Marco Histórico da Educação Especial

Vamos iniciar com um overview do histórico e atos normativos da Educação Especial. É fundamental compreender as leis e convenções que moldaram o cenário da Educação Especial.

Convenção de Nova York

Um dos marcos mais relevantes da Educação Especial é a Convenção de Nova York de 2007. Essa convenção teve como propósito promover e proteger os direitos das pessoas com deficiência, garantindo o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.

Lei Brasileira de Inclusão

A Lei Brasileira de Inclusão, também conhecida como Lei 13.146/2015, é uma legislação fundamental para a inclusão de pessoas com deficiência. Ela estabelece direitos e garantias para esse público, incluindo o acesso a produtos, recursos e serviços de tecnologia assistiva.

Conclusão

Estudar a legislação de Educação Especial é essencial para garantir uma prática educativa inclusiva e de qualidade. Mantenha-se atualizado sobre as leis e normas que regem a Educação Especial e esteja preparado para questões relacionadas a esse tema em sua prova.

Política de Educação Especial do Estado de São Paulo: Aula 2 São Paulo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo tem como objetivo promover a inclusão e o acesso à educação de qualidade para todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades especiais. Nesse sentido, a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo para o ano de 2021 traz diretrizes e ações para garantir o atendimento e a inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Diretrizes da Política de Educação Especial

A Política de Educação Especial do Estado de São Paulo está alinhada com a legislação nacional e internacional que prevê a educação inclusiva como um direito de todos os cidadãos. Entre as diretrizes desta política estão:

1. Garantia de acesso e permanência na escola

Uma das prioridades da política é assegurar que todos os alunos com necessidades especiais tenham acesso à escola regular e possam permanecer nela, recebendo o suporte necessário para seu desenvolvimento acadêmico e social.

2. Formação de professores

A capacitação dos profissionais da educação é essencial para garantir um atendimento de qualidade aos alunos com necessidades especiais. Por isso, a Secretaria da Educação promove ações de formação continuada voltadas para o atendimento educacional especializado.

3. Atendimento educacional especializado

O atendimento educacional especializado é um direito de todo aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. Ele deve ser ofertado de forma complementar ou suplementar ao ensino regular, conforme as necessidades individuais de cada estudante.

4. Promoção da acessibilidade

A acessibilidade é um princípio fundamental da educação inclusiva. Por isso, a Política de Educação Especial inclui ações para garantir a acessibilidade arquitetônica, comunicacional, atitudinal e metodológica nas escolas.

5. Participação da família e da comunidade

A parceria entre escola, família e comunidade é essencial para o sucesso da educação inclusiva. A Política de Educação Especial do Estado de São Paulo prevê a promoção de espaços de participação e diálogo entre todos os envolvidos no processo educativo.

Conclusão

A Política de Educação Especial do Estado de São Paulo para o ano de 2021 reflete o compromisso da Secretaria da Educação em promover a inclusão e garantir o acesso à educação de qualidade para todos os alunos. Com diretrizes claras e ações efetivas, a política busca garantir o direito à educação de forma igualitária e respeitosa à diversidade de cada estudante.

1. A importância da inclusão na educação especial

A Secretaria da Educação de São Paulo tem como objetivo principal promover a inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas da rede pública. A política de educação especial do estado de São Paulo abrange desde a formação de professores capacitados até a adaptação de materiais pedagógicos, visando proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes.

2. A valorização da diversidade no ambiente escolar

A diversidade é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. A Secretaria da Educação de São Paulo reconhece a importância de valorizar as diferenças e incentiva a convivência harmoniosa entre alunos com e sem deficiência. Dessa forma, busca-se proporcionar um ambiente de aprendizado inclusivo e acolhedor para todos os estudantes.

3. O papel dos profissionais da educação especial

Os profissionais da educação especial desempenham um papel fundamental na implementação da política de inclusão em São Paulo. É essencial que esses profissionais sejam capacitados e estejam preparados para atender às necessidades específicas de cada aluno, garantindo assim o seu pleno desenvolvimento educacional. A Secretaria da Educação de São Paulo tem investido na formação e valorização desses profissionais, visando garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes do estado.

Importância da Educação Especial e Inclusiva em São Paulo

A política de Educação Especial do Estado de São Paulo reflete o compromisso da Secretaria da Educação em promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. A valorização da diversidade, a formação de professores capacitados e o papel dos profissionais da educação especial são aspectos fundamentais para garantir o pleno desenvolvimento dos estudantes com necessidades especiais. É essencial que a sociedade reconheça a importância da inclusão e da valorização da diversidade no ambiente escolar, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=4QYjNVDb2qY do Canal Profa Drª Raquel Ruiz .