BARREIRAS E ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | INTENSIVO CONCURSO SEE MG (PRÉ-EDITAL)

By | 02/05/2025



Se você está se preparando para o concurso da SEE MG, este vídeo é essencial! A Educação Especial e a Acessibilidade são …

BARREIRAS E ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | INTENSIVO CONCURSO SEE MG (PRÉ-EDITAL)/a>

Absurdos assim eu acredito que ele tem uma carta de professores de altíssimo nível e sem dúvida alguma eles contribuíram e muito para minha aprovação graças à proposta do foco de democratização de ensino eu consegui adquirir o curso CCO em um de carreiras policiais com a ajuda de todos os professores que fazem um excelente trabalho eu consegui obter sucesso nessa aprovação onde eu cheguei foi Graças a vocês [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] o Focus mudou a minha vida de verdade como Focus eu tive exatamente as coisas mais importantes que cairiam na prova passadas para mim eu só tenho elogios e se não fosse o Focus Eu acho que eu não teria conseguido o Focus me auxiliou bastante principalmente nas áreas que eu tinha dificuldade o Focus Ele conta com professores Absurdos assim eu acredito que ele tem uma carta de professores de altíssimo nível e sem dúvida alguma eles contribuíram e muito para minha aprovação graças à proposta do foco de democratização do ensino eu consegui adquirir o curso Cinco em Um de carreiras policiais com a ajuda de todos os professores que fazem um excelente trabalho eu consegui obter sucesso nessa aprovação onde eu cheguei foi Graças a vocês [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] o Focus mudou a minha vida de verdade como Focus eu tive exatamente as coisas mais importantes que cairiam na prova passadas para mim eu só tenho elogios e se não fosse o Focus Eu acho que eu não teria conseguir o Focus me auxiliou bastante principalmente nas áreas que eu tinha dificuldade o Focus ele conta com professores Absurdos assim eu acredito que ele tem uma carta de professores de altíssimo nível e sem dúvida alguma eles contribuíram e muito para minha aprovação graças à proposta do foco de democratização do ensino eu consegui adquirir o curso c em um de carreiras policiais com a ajuda de todos os professores que fazem um excelente trabalho eu consegui obter sucesso nessa aprovação onde eu cheguei foi Graças a vocês [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] o Focus mudou a minha vida de verdade como Focus eu tive exatamente as coisas mais importantes que cairiam na prova passadas para mim eu só tenho elogios e se não fosse o Focus Eu acho que eu não teria conseguido o Focus me auxiliou bastante principalmente nas áreas que eu tinha dificuldade o Focus Ele conta com professores Absurdos assim eu acredito que ele tem uma carta de professores de altíssimo nível e sem dúvida alguma eles contribuíram e muito para minha aprovação graças à proposta do foco de democratização do ensino eu consegui adquirir o curso Cinco em Um de carreiras policiais com a ajuda de todos os professores que fazem um excelente trabalho eu consegui obter sucesso nessa aprovação onde eu cheguei foi Graças a vocês [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] o Focus mudou a minha vida de verdade como Focus eu tive exatamente as coisas mais importantes que cairiam na prova passadas para mim eu só tenho elogios e se não fosse o Focus Eu acho que eu não teria conseguido o Focus me auxiliou bastante principalmente nas áreas que eu tinha dificuldade o Focus Ele conta com professores Absurdos assim eu acredito que ele tem uma carta de professores de altíssimo nível e sem dúvida alguma eles contribuíram e muito PR minha aprovação graças à proposta do foco de democratização do ensino eu consegui adquirir o curso CCO em um de carreiras policiais com a ajuda de todos os professores que fazem um excelente trabalho eu consegui obter sucesso nessa aprovação onde eu cheguei foi Graças a vocês [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] yeah Focus mudou a minha vida de verdade como Focus eu tive exatamente as coisas mais importantes que cairiam na prova passadas para mim eu só tenho elogios e se não fosse o Focus Eu acho que eu não teria conseguido o Focus me auxiliou bastante principalmente nas áreas que eu tinha dificuldade o Focus Ele conta com professores Absurdos assim eu acredito que ele tem uma carta de professores de altíssimo nível e sem dúvida alguma eles contribuíram e muito paraa minha aprovação graças à proposta do foco de democratização do ensino eu consegui adquirir o curso Cinco em Um de carreiras policiais com a ajuda de todos os professores que fazem um excelente trabalho eu consegui obter sucesso nessa aprovação onde eu cheguei foi Graças a vocês [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] Gol o foco mudou a minha vida de verdade como Focus eu tive exatamente as coisas mais importantes que cairiam na prova passadas para mim eu só tenho elogios e se não fosse o Focus Eu acho que eu não teria conseguido o Focus me auxiliou bastante principalmente nas áreas que eu tinha dificuldade o Focus Ele conta com professores Absurdos assim eu acredito que ele tem uma carta de professores de altíssimo nível e sem dúvida alguma eles contribuíram e muito PR minha aprovação graças à proposta do foc de democratização de ensino eu consegui adquirir o curso CCO em um de carreiras policiais com a ajuda de todos os professores que fazam um excelente trabalho eu consegui obter sucesso nessa aprovação onde eu cheguei foi Graças a vocês [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] o Focus mudou a minha vida de verdade como Focus eu tive exatamente as coisas mais importantes que cairiam na prova passadas para mim eu só tenho elogios e se não fosse o Focus Eu acho que eu não teria conseguido o Focus me auxiliou bastante principalmente nas áreas que eu tinha dificuldade o Focus Ele conta com professores Absurdos assim eu acredito que ele tem uma carta de professores de altíssimo nível e sem dúvida alguma eles contribuíram e muito pra minha aprovação Graças graças a proposta do foco de democratização do ensino eu consegui adquirir o curso c em um de carreiras policiais com a ajuda de todos os professores que fazem um excelente trabalho eu consegui obter sucesso nessa aprovação onde eu cheguei foi Graças a vocês [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] o Focus mudou a minha vida de verdade como o Focus eu tive exatamente as coisas mais importantes que cairiam na prova passadas para mim eu só tenho elogios e se não fosse o Focus Eu acho que eu não teria conseguido o foc auxiliou bastante principalmente nas áreas que eu tinha dificuldade o Focus Ele conta com professores Absurdos assim eu acredito que ele tem uma carta de professores de altíssimo nível e sem dúvida alguma eles contribuíram e muito para minha aprovação graças a proposta do foco de democratização do ensino eu consegui adquirir o curso Cinco em Um de carreiras policiais com a ajuda de todos os professores que fazem um excelente trabalho eu consegui obter sucesso nessa aprovação onde eu cheguei foi graças vocês [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] o Focus mudou a minha vida de verdade como o Focus eu tive exatamente as coisas mais importantes que cairiam na prova passadas para mim eu só tenho elogios e se não fosse o Focus Eu acho que eu não teria conseguido o Focus me auxiliou bastante principalmente nas áreas que eu tinha dificuldade o Focus Ele conta com professores Absurdos assim eu acredito que ele tem uma carta de professores de altíssimo nível e sem dúvida alguma eles contribuíram e muito para minha aprovação graças à proposta do foco de democratização de ensino eu consegui adquirir o curso Cinco em Um de carreiras policiais com a ajuda de todos os professores que fazem um excelente trabalho eu consegui obter sucesso nessa aprovação onde eu cheguei foi Graças a vocês [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] Gol o Focus mudou a minha vida de verdade como o Focus eu tive exatamente as coisas mais importantes que cairiam na provas passadas para mim eu só tenho elogios e se não fosse o Focus Eu acho que eu não teria conseguido o Focus me auxiliou bastante principalmente nas áreas que eu tinha dificuldade o Focus Ele conta com professores Absurdos assim eu acredito que ele tem uma carta de professores de altíssimo nível e sem dúvida alguma eles contribuíram e muito para minha aprovação graças à proposta do foco de democratização do ensino eu consegui adquirir o curso Cinco em Um de carreiras policiais com ajuda de todos os professores que fazem um excelente trabalho eu consegui obter sucesso nessa aprovação onde eu cheguei foi Graças a [Música] vocês Olá Olá queridos alunos queridos concurseiros estamos ao vivo aqui no canal do YouTube do foxo concursos para trazer uma aula muito especial para você aqui é segunda-feira gente o dia Universal aí que a gente inicia os nossos estudos e para você que tá enganjar estudando já para alguma prova agora gente hoje o nosso foco é princip principalmente você que vai fazer o concurso aí da Secretaria Estadual de Educação de Minas tá é esse eh esse tema aqui foi um dos temas que caiu aí na última prova né inclusive algumas questões que eu separei hoje é da última prova que nós tivemos em 2023 Tá mas claro que o nosso foco aqui é inovação trazer tudo que tem sido cobrado aí nos últimos tempos relacionado a essa temática de Barreiras e acessibilidade na Educação Especial tá Gente esse é um tema não só para quem vai fazer concurso direcionado pra educação especial mas pra Educação Básica toda tá a educação especial ela tem sido um tema muito permeado nas provas porque independente se você é um professor de ae ou não você vai ter que lidar né ali na sua turma tem essa essa questão da heterogeneidade Ali quanto aos alunos Quanto a essa adaptação por isso que é importante que nós professores da Educação Básica tenhamos aí ess esse conhecimento quanto a essas relações aqui das Barreiras e da acessibilidade tá por isso eu sugiro mesmo que você não seja da Educação Especial não tenha a previsão de fazer concurso nessa área mas assista que vai ser importante para você entender todos esses direcionamentos conhecimento nunca é demais né gente quanto mais a gente aprende mais a gente melhora o nosso trabalho mais nos profissionalizando E com isso vamos evoluindo aí na carreira é isso que nós esperamos gente só fazendo um apanhado aqui inicial de todas as notícias que nós ten temos aí na praça né sobre a o concurso de minas tá ele já teve a comissão formada tá tudo já se encaminhando dentro desta organização deste certame nós tivemos um certame lá em 2023 recente inclusive o Focus aprovou vários alunos tá em 2023 nós temos aí um quantitativo bem legal de alunos aprovados Esse concurso já foi homologado Ok já foi né só que teve muita gente que bateu na trave ali né foi uma prova de fí bastante intensa várias vagas ficaram em aberto né então agora você que não passou na 2023 Agora é Sua hora tá porque a ideia da secretaria de educação gente é preencher essas vagas tá educação precisa de muita gente e com isso claro você precisa Começar a se preparar Agora não adianta esperar o edital sair começar depois não vamos começar agora tá hoje é o dia certo para você começar a sua preparação por isso Conte com focos concursos tá aqui durante o nosso até sair o edital a gente vai fazer uma preparação bem legal assim uma preparação pré-edital depois que o edital sair a pegada muda tá mas a ideia é justamente estar com você até o dia da sua prova tá então Conte conosco aí para toda essa caminhada que a gente que nós estaremos juntos aí até o dia da sua prova beleza para você que ainda não me conhece sou a profe Dani Ribeiro professora de legislação Educacional aqui do Fox também conhecimentos pedagógicos estivemos juntos aí em vários concursos que saíram pelo Brasil mas claro que sempre quando sai um concurso aí de um estado queridinho que a gente é realmente sabe o quanto né os professores temporários querem se tornarem efetivos a gente estará aqui junto com vocês Tá e Minas Gerais é o estado muito querido né temos aí vocês no nosso coração porque é um estado que sempre teve uma receptividade muito legal quanto aos nossos professores quanto as nossas aulas quanto aos nossos diálogos também durante as aulas né estamos longe aqui naa plataforma distância mas ao mesmo tempo perto sentindo aí cada pedacinho dessa trajetória de vocês e claro para você ser o próximo aprovado Conte conosco estaremos trabalhando aqui com toda a responsabilidade possível para que você seja esse próximo aprovado mas claro você precisa fazer a sua parte né gente não adianta aí você achar que vai cair do céu vocês viram o quanto foi difícil a última prova tá E e claro né a gente sempre tem que ir o melhor preparado possível né Eh pegando os assuntos que realmente f em prova estudando de maneira focada para que realmente você acerte sinta seguro na hora de responder as questões é isso que a gente quer tá extrair o melhor de você a com as nossas aulas beleza Gente vou passar meu Instagram Instagram do Fox para você seguir a gente tá se você sentir no seu coraçãozinho já vai lá no Instagram no Facebook @ focusconcursos nosso Instagram tá E aqui o meu Instagram @prof Dani Ribeiro gente eu também sou professora da Educação Básica também já passei por essa trajetória aí de ser professora temporária sei como é difícil né Essa instabilidade por isso A ideia é trabalhar para que todos vocês sejam efetivos tá que com certeza aí garantindo seus direitos né tudo que a gente quer aí para essa carreira inovadora da educação que é cheia de desafios sim tem muitos desafios mas quem tem esse propósito de trabalhar com a educação sabe o quanto é uma área que traz resultados né que a gente planta as sementinhas e sempre pensando de maneira geral no bem geral da humanidade né nós trabalhamos com esse propósito aí de evolução gente então aqui o nosso tema hoje barreiras e acessibilidade ela essa aula ela são pros alunos focos lá dentro da plataforma tá por isso para quem tá aqui no YouTube é um presente para você tá você que tá aqui eh tá dando aí já começou essa preparação Que bom você já sai na frente de um monte de gente tá por isso assista com assim com bastante atenção tá não sei por quanto tempo ela vai ficar aqui na plataforma por isso Aproveite tá e qualquer dúvida eí Conte conosco tá e fala assim ai professora eu quero estudar quero começar a estudar para essa prova eu quero estudar efetivamente eu quero ir lá estudar língua portuguesa matemática enfim né todas as disciplinas que estarão presentes nessa prova seja aluno foxus venha com a gente tá lá dentro da plataforma tem toda a estrutura do curso já né Toda montadinha nós temos as disciplinas específicas também para você já começar a se preparar com excelência tá por isso ai professora como que eu faço isso como que eu acesso lá eu quero um desconto alguma coisa digita aqui comente aqui que a gente vai trocando uma ideia nossa equipe vai entrar em contato e a gente vai se ver lá dentro da plataforma beleza Olá olá vamos lá Boa tarde Aion Boa tarde Amanda que bom que bom gente tê-los aqui A ideia é justamente trabalhar com excelência para que vocês sejam aí os próximos professores efetivos se não for para professor também especialista inspetor né todos os cargos que a Secretaria de Educação de Minas Gerais eh está preparando gente a ideia desse certame Só passando umas relações introdutórias aqui antes da gente começar nosso conteúdo que a ideia agora nós tivemos no último concurso a banca FGV né como organizadora desse certame foi uma prova bastante complexa né nós tivemos Sim vários aprovados mas bastante gente ficou ali por pouco o que que acontece agora a secretaria de educa a secretaria de educação quanto a sua comissão organizadora eh está na fase de contratação de banca tá então Possivelmente eles mudem a banca claro que nós não temos essa certeza ainda mas Possivelmente a banca será outra tá e a ideia de organicidade agora deste certame é que sejam em três concursos pelo menos tá a secretaria ela tá implementando ainda essas ideias Tá vendo como vai ser porque no último concurso nós tivemos quase 20.000 vagas então deu bastante reboliço quanto a organização É muita gente né Por mais que nós tivemos provas aí em dois domingos mas mesmo assim né gera bastante eh movimento aí na cidade enfim quanto as questões de organização e dessa vez a previsão é que saiam três editais tá não sabemos datas ainda Possivelmente agora em 2025 tá por isso que a ideia que você comece a se preparar antes eh então Possivelmente teremos uma prova aí para professor outra prova aí para especialista né e a ideia é justamente Ah eu sou formada em pedagogia quero concorrer para professor depois quero concorrer para especialista quero concorrer para um cargo administrativo você vai ter essa chance né porque com editais diferentes a gente consegue se organizar melhor também porque tudo num só acaba que tudo fica meio englobado ali né a coisa assusta um pouco acho que com três editais vai ficar mais organizadinho mesmo tá então assim Claro que vamos esperar sair essas notícias oficiais mas o que a secretaria já trouxe de informação foi isso tá toda essa relação da organicidade ah professora para quais cargos tá comenta aqui para qual cargo que você pretende estudar que a gente vai trocando uma ideia tá Ou se quiser mandar um Direct lá também pra gente conversando beleza que aí a gente vai trazendo também várias notícias aí para vocês deser ame Ok gente então a previsão São 14.000 vagas dessa vez né ainda é bastante vaga porque a maioria das vagas não foram preenchidas mas a ideia é justamente já começar essa preparação Então vamos lá eu vou começar esse tema aqui eh de Barreiras accessibilidade na educação eu vou fazer uma outra introdução porque essa aula vai lá paraa plataforma do Focus E aí a gente começa o pontapé inicial aqui desta aula tá mas antes deixe seu curtir aqui não esqueça não vai cair o seu dedinho curta aqui compartilha comente tal qual tema você gostaria de ver qual tema você gostaria de estudar que nós vamos fazer uma análise aqui de repente se esse pedido for muito do fundo do seu coração a gente traz aqui para você beleza então Vamos lá gente ó aqui já vou começar minha aula beleza vamos lá Olá queridos alunos tudo bem com vocês hoje a gente vai trazer aqui E esse tema que é um tema muito recorrente aí na nas nossas provas né que são barreiras e acessibilidade na Educação Especial tá antes da gente começar esse tema é importante a gente entender que a educação especial nós temos várias legislações que regem né tanto lá vindas da Constituição Federal da LDB nós temos a lei brasileiras também das pessoas com deficiência enfim nós falaremos um pouco dessas políticas aqui mas a ideia é justamente a gente partir do que que a lei trata quando ela fala de de Barreiras e o que que ela fala sobre acessibilidade tá E quais as questões que caem perante esse tema aqui na nossa prova então gente vamos lá público da Educação Especial segundo a nossa legislação brasileira quem são alunos estudantes com deficiências transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação tá esse é o público segundo as nossas diretrizes operacionais lá do aee todo atendimento educacional especializado né que é toda a flexibilidade Toda a relação de suporte da educação vai acontecer através do aee né que é o atendimento educacional especializado Então esse é o público direcionado que nós estamos falando aqui no caso entraremos nesse mais nesse tema né sobre barreiras e acessibilidade se são crianças se são estudantes que T direito ao processo educativo como com qu quer outro né por muito tempo nós tivemos aí um sistema de educação que era É que na verdade tratava essas crianças como excludentes do processo educativo não havia nenhuma lei que garantisse esse direito à educação hoje nós temos né com isso nós vamos incluir independente da deficiência independente do transtorno independente da out desabilidades e superdotação nós estamos olhando para esse parâmetro de maneira Nacional tá para esse público em algumas legislações específicas eles trarão gente também outros tipos de transtornos dificuldades tá que os alunos têm tá então e essa relação aqui é uma relação Nacional mas nós também precisamos ficar atentos as leis estaduais e municipais tá algumas são mais abrangentes outras são mais restritivas por em alguns casos nós temos aí alunos que são inclusos na Educação Especial como alunos com dislexia calcula o próprio Tod né que o transtorno opositor Mas isso não está na lei geral tá em alguns estados municípios considerarão isso também e esses tipos de deficiências enfim transtornos mas aqui a nossa lei brasileira vai dizer sobre essas daqui tá deficiências físicas cognitivas auditivas sensoriais tá essas deficiências que tem o laudo médico e é de longo prazo né A criança nasceu com aquilo ou adquiriu enfim e vai carregar aquilo pra vida né Então essa criança esse Estudante tem barreiras de acessibilidade durante a vida dele e a ideia do processo educativo dentro da escola né os materiais são disponibilizados a ele é justamente a gente eliminar Essas barreiras conseguiremos eliminar elas 100% em alguns casos sim outras não né mas a ideia é facilitar a vida desse indivíduo né que está ali dentro do processo educacional e ele tem direito a isso e muito mais do que um direito né gente é uma relação humana relação de empatia também né a gente nos nos colocarmos no lugar do outro o que que facilitaria a vida dele é muito Aquele olhar humano né professor de ae geralmente é um professor assim que tem um coração muito grande e que sabe o propósito dele com a educação e ama trabalhar aí com os alunos que T Essas barreiras né de essas dificuldades e a a ideia justamente essa né que a gente se apaixone pelo processo porque nós sabemos que durante o processo tem muitos desafios né tanto pra criança pro estudante paraas pessoas que estão ali paraas outras crianças né mas o processo educativo É ele que vai plantando a sementinha para que nós tenhamos uma sociedade também que consiga entender todas essas Barreiras de acessibilidade tá então gente o público definido tá entendido isso aqui cai em prova pedido esse público por isso não esqueçam Tá só de maneira introdutória is Possivelmente você até já saiba disso e agora nós falaremos dessas Barreiras aqui tá como que elas são definidas perante a nossa lei brasileira vamos lá então gente a nossa eh lei número 13.146 de 6 de Julho de 2015 que é a nossa lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência diz assim lá no Artigo terceiro o que que é acessibilidade tá então ele vai explicar lá por que que eu trouxe o texto de lei gente porque é muito importante que a gente conheça a relação da Lei literal de fato tá todo o texto ali ainda mais a lei brasileira de de inclusão aqui da pessoa com deficiência é importantíssima tá uma outra questão sempre pede ela então vamos olhar aqui eu vou explicando para você mas aqui qualquer coisa se você precisar também o material tá aqui gente essa lei também ela tá disponí nível aí para vocês na internet não tem problema nenhum só que Claro aqui eu trago de uma maneira mais focada pra gente conseguir pegar a essência das nossas questões tá do que realmente C em prova então vamos lá ele diz assim ó acessibilidade é a possibilidade a condição de alcance para utilização com segurança e autonomia de espaços mobiliários equipamentos urbanos e edificações Transportes informação comunicação inclusive seus sistemas e tecnologias bem como outros serviços em instalações abertos ao público de uso público ou privado de uso coletivo também tanto na zona urbana como na Rural por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida então acessibilidade é a possibilidade como ele traz aqui da pessoas alcançarem a utilização de algo ali que ela precisa né algo que ela que Visa trazer a alguma facilidade do seu dia a dia né quanto mobilidade por exemplo segurança para que a pessoa tenha autonomia gente essa autonomia Ela é bem importante porque assim vamos dizer ah muita gente acha que acessibilidade por exemplo ah o o cadeirante lá né que é o caso Acho que mais comum assim que a gente consegue trazer como materialidade de para pensar nessa questão da acessibilidade Ah o cadeirante ele precisa subir no andar e ali ele não tem eh ali tem uma escada né não tem uma rampa ou ele precisa descer enfim eh então aquele local ali não tem acessibilidade Mas vamos lá digamos assim ah esse lugar ele se adequou ele pegou e construiu uma rampa ali paraas pessoas cadeirantes ok né mas esse essa rampa gente ela precisa seguir as especificações técnicas porque senão ela não também não vai dar autonomia para essa pessoa se não tiver um corrimão por exemplo são detalhes ali né mas que pra pessoa que tem essa barreira de mobilidade ela precisa né então precisa ter o corrimão precisa ter aquelas fitas lá que que tem aquela questão para não derrapar né então tem várias assim detalhes que claro a gente adentra mais no quesito ali de organicidade daquele espaço mas a ideia é gerar segurança e autonomia se essa escada ou qualquer outro outra condição que for ofertada para esse para essa pessoa não está dando autonomia e segurança para que a pessoa ali com deficiência eh não consiga de repente usufluir daquela acessibilidade então ela não é acessibilidade tá então tudo isso precisa ser pensado não é só oferecer ali de qualquer jeito não precisa ter todo um equipamento todo uma relação organizativa do que vai ser dado tá então é como na nossa sala de aula né que material a gente tá oferecendo pros nossos alunos tá adequado pra idade dele Ah tem materiais lá de Monte Mas de repente esse aluno da Educação Infantil e aquele material não tá adequado para aquela etapa E aí né não tá acessível Então tudo isso precisa ser pensado acessibilidade é quando realmente é adequado no os mínimos detalhes onde aquela pessoa consegue usufruir daquilo ela consegue ter autonomia e segurança utilizar aquilo tá então tudo isso precisa ser pensado a nossa sociedade tá adequada quanto aos que exitos de acessibilidade não né gente nós temos muitos desafios ainda muitas questões serem pensadas discutidas investidas mas nós precisamos trabalhar no coletivo né as coisas só começam a mudar quando a gente debate esse tema quando a gente discute leva pra frente cobra né então nós também como como cidadãos efetivos e participantes desses processos de acessibilidade também tá então gente guardem no coraçãozinho de vocês essa definição aqui da lbi tá que vai ajudar bastante vocês a responderem questões de prova agora eu trouxe a sequência aqui dos nossos incisos só pra gente contextualizar Mas a nossa o nosso foco principal é são as barreiras Tá Mas vamos lá ó aqui ele fala o que que é desenho Universal né quando se alguma prova pedir aí para você o que que é esse desenho Universal deixa eu pegar aqui minha canetinha concepção de produtos ambientes programas e serviços a serem usados por todas as pessoas sem necessidade de adaptação ou de projeto específico incluindo os recursos tecnologia assistiva Então se algo é oferecido como relação Universal desenho Universal não necessariamente ela precisa de uma adaptação para uma pessoa com deficiência por exemplo já é algo que todos podem utilizar tá então eh Vamos pensar Ah uma torneira uma altura adequada né paraa pessoa ir lá pegar água né diferente Ah vamos pensar um bebedouro por exemplo eu tenho bebedouros que que tem a torneira ali para encher né que já tem uma altura ali bem tranquila para qualquer um pegar e tem eu tenho também bebedouros aquele que você precisa colocar a boca Precisa encher aqui em cima né Por exemplo um cadeirante ele conseguiria usufruir será disso então uma criança né então esse desenho universal ele vem como algo um produto uma ferramenta que tá ali mas que todos conseguem utilizar sem necessidade de adaptação tá beleza isso aqui não é o nosso foco é só pra gente contextualizar E aí gente tecnologia assistiva que é o próximo inciso que ele trata também no que no caso a tecnologia assistiva ela é bastante cobrada Principalmente quando a gente fala de provas do atendimento educacional especializado ele fala que são produtos equip pelo próprio nome a gente já imagina né mas ó a definição da ldp produtos equipamentos dispositivos recursos metodologias estratégias práticas e serviços que objetivem promover a funcion idade relacionada à atividade e a participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida visando a autonomia a independência a qualidade de vida a inclusão geralmente estamos falando de equipamentos digitais mas não necessariamente precisam ser equipamentos digitais tá gente qualquer técnica ajuda a tecnologia que precise de um aparelho uma equipamento algo assim que vise trazer alguma mobilidade para essa pessoa algo que venha trazer alguma autonomia uma qualidade de vida com relação de aprendizagem vai melhorar a aprendizagem daquela pessoa ali né então ah é um livro em Braile para um deficiente visual né uma tecnologia né que Visa trazer uma facilidade ali para ele então ok é uma tecnologia assistiva tá então esta é a definição segundo a nossa lbi esse inciso também gente é só pra gente contextualizar porque ele Claro ele está dentro da nossa lbi ele faz parte das nossas questões aí que caem sobre este tema mas ainda não é o nosso foco vamos lá agora sim agora a gente começa aqui o que são Barreiras segundo a nossa lbi Barreiras são qualquer entrave guardou entrave obstáculo atitude também hein atitude já vamos falar mais disso ou comportamento que é limite ou impeça não precisa eh impedir totalmente só de impedir parcialmente já é considerado barreira tá a participação social da pessoa bem como o gozo a fruição e o exercício de seus direitos acessibilidade a liberdade de movimento e de expressão a comunicação ao acesso à informação a compreensão a circulação com segurança entre outros Quais são as classificações agora de Barreiras é isso que nós vamos olhar segundo a nossa lbi Beleza então Gente o que que nós vamos guardar aqui barreira é qualquer entrave obstáculo atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social dessa pessoa tá então essa pessoa ela tá impedida de fazer algo ali então não tem acessibilidade é uma barreira tá travando ela tá impedindo ela ok Não me importa se é uma barreira de atitude se é uma ferramenta se é um obstáculo lá no meio do caminho não importa tá qualquer barreira que impeça ela de progredir ou de enfim de ir e vir tá eh então A ideia é justamente a gente entender essa relação Geral das Barreiras beleza compreendeu barreira também não tem muito segredo né aqui que a ideia é justamente olhar pro texto da Legislação da Lei e a gente conseguir organizar isso aí no nosso caderno na nossa mente OK agora a gente vai pro detalhe tá como Essas barreiras podem ser exemplificadas E como que isso cai em prova então Vamos lá gente a primeira barreira aqui que ela fala é são Barreiras urbanísticas Então são Barreiras que existem nas vias deixa eu pegar outra canetinha aqui nas vias e nos espaços públicos e privados então ó ó de repente uma pegadinha de prova aqui para você só no espaço público não no privado também tá não esqueça vocês viram que todas as vezes que ele falou dos espaços públicos eles citou o privado Ok abertos ao público de uso coletivo então gente Barreiras urbanísticas são as barreiras que existem nos espaços públicos ou privados de uso coletivo que são abertos ao público tá Não importa se é se é privado ou se é público tá aberto ao público não tem acessibilidade tá tendo uma barreira ali urbanística tá então por exemplo aqui ó a pessoa né Tem uma mobilidade reduzida nós temos ali Possivelmente a pessoa também deficiente visual né ali nós temos um meio fio né um meio fio um pouco alto então no caso ali tá dificultando a acessibilidade dessa pessoa quanto a sua a sua relação ali da mobilidade né então claro né gente Existem várias outras Barreiras aqui é só pra gente contextualizando quanto a um exemplo Ok vamos lá continuando Barreiras arquitetônicas então aqui não necessariamente precisam eh diferente das urbanísticas que estão nesse espaço de uso coletivo as arquitetônicas elas são mais internas né dentro dos enfim dos edifícios né Principalmente Ah é uma escola né que geralmente as escolas oferecem Essas barreiras arquitetônicas quando não estão adequadas eh então gente tudo precisa ser adequado né Então vamos pensar assim nós temos muitas Escolas Antigas né Não sei se aí na sua cedade você tem mas aqui a escola que eu trabalho ela tem um prédio assim um pouco antigo Então como que vai receber por exemplo um aluno com deficiência principalmente a deficiência física né ou a ciência ali visual também que demanda bastante dessa organicidade do arquitetônico então a escola Precisou se adequar colocar o corrimão colocaram rampas fizeram banheiro específico né pro deficiente que é cadeirante então mesmo que o espaço seja um espaço já um prédio antigo precisa se adequar né Nós temos toda fiscalização quanto a isso mas principalmente a escola gente a escola ela tem que dar o exemplo né Vamos pensar assim é o primeiro Pilar aí da sociedade onsa criança vai ter contato ali principalmente então a escola tem que estar adequado coloquei aqui o exemplo da escada né que é o mais comum só pra gente conseguir absorver esse exemplo mas claro vários outros de repente aquela escola ali não tem um banheiro adaptado de repente ali a porta da sala de aula é pequena não entra com a cadeira né tem muitos degraus ali na naquela naquela escola que acabam dificultando de repente o deficiente visual né então vários exemplos tá nós temos mas aqui is pra gente pensar que são mais Barreiras arquitetônicas internas tá Não importa se é edifício público ou privado tá vamos lá Barreiras nos Transportes ainda mais é superado né mas ainda claro existem bastante de repente lá o tem gente que chama de circular né aqui na culturalmente a gente chama de lotação Mas vamos pensar assim ônibus esses ônibus coletivos Não importa se é aquele internamente dentro do município Ou aquele enfim que você viaja para fora não importa é uma barreira que tá tendo no transporte Então como que por exemplo a gente Claro usa o exemplo do cadeirante mas várias out faltas de tipo de acessibilidade várias Barreiras existentes aqui né como que um deficiente usufruir desse transporte então ah ele consegue se ele não consegue Então já tem barreiras ali né Como que essa acessibilidade tá acontecendo Então quem vive isso na pele sabe né então aqui a barreira no transporte bem tranquila né não tem nada de segredo aí são aquelas existentes nos sistemas e meios de transporte tá então claro que os ônibus cada vez mais T vindo adequados né Principalmente a essa acessibilidade quanto ao uso das pessoas com deficiência mas ainda nós temos várias Barreiras quanto a esse uso às vezes estraga a plataforma às vezes né que que carrega o cadeirante ali para dentro do ônibus né Às vezes as pessoas ali o ônibus tá lotado Às vezes o cadeirante não consegue entrar né enfim motoristas às vezes que não tem essa empatia com essas pessoas no auxílio ali então várias são as barreiras né E nós enquanto sociedade precisamos eh sim nos unir cobrar para que isso também seja sanado né Vamos lá essa barreira aqui ela é bem interessante da gente conversar são Barreiras nas comunicações e na informação elas eu coloquei aqui gente no quadro separada porque às vezes Nas questões elas vem separadas tá mas aqui na lbi ela está elas estão juntas tá barreiras de comunicação de comunicações em formação ele fala assim ó Pera aí vou tomar uma água aqui gente que minha voz tá daqui a pouco dá uma travadinha Mas vamos lá tentando aguentar o tempo tá um pouco seco aqui também ó eh qualquer entrave obstáculo atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou recebimento de mensagens ou de informações por intermédio desses sistemas de comunicação de Tecnologia da Informação pegou claro que de uma maneira geral a gente já consegue imaginar mas pense assim a pessoa por exemplo aqui a gente pode dar um exemplo das pessoas com deficiência auditiva né com surdez parcial ou total né ah ela vai num teatro ela vai num cinema tem a opção ali por exemplo da língua brasileira de sinais de um intérprete ou de na própria tela tenha algo que vai incluí-la ali naquele processo para assistir para estar ali né então isso precisa ser pensado alguns lugares alguns cinemas a gente já vê né a o filme sendo traduzido ali em Libras Mas não é sempre que isso ocorre então isso precisa ser pensado é uma barreira que tá tendo a comunicação ali na informação recebida a pessoa que tá ali ela não tá conseguindo ter acesso Ok é uma barreira né então ele traz ali principalmente quando a gente pensa no caso das libras mas claro qualquer outro tipo de entrave ou obstáculo ou dificuldade que impeça essa pessoa de receber essa mensagem de ter um entendimento do que tá acontecendo ali quant essa Comunicação tá isso aqui é bem interessante a próxima barreira gente eu TR trouxe duas chargez inhas aqui pra gente contextualizar um pouquinho mas essa daqui assim é uma das mais polêmicas digamos né que são as barreiras atitudinais aqui não necessariamente estão ligadas a um mobiliário a um objeto enfim a falta de alguma coisa na verdade tá ligado a uma falta sim é uma falta de noção vocês vão entender por são atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas comentários pej ne ativos comentários preconceituosos falas preconceituosas que venham de pessoas ao redor ali que de alguma maneira acabam diminuindo aquela pessoa né acabam ali mexendo com um aspecto até psicológico muitas vezes da pessoa com deficiência Então tudo isso precisa ser pensado essa aqui é uma das Barreiras assim mais difíceis de lidar porque nós estamos falando de relacionamento humano né vai muito da conscientização de cada um então então A ideia é a gente discutir isso mesmo falar disso né enfim propagar isso eh hoje nós temos aí várias eh Barreiras atitudinais que trazem assim por exemplo falas preconceituosas Ah uma criança com teia por exemplo muitos comentários chega lá na escola a criança para fazer matrícula a secretária fala diretor ai nem parece que tem autismo então assim gente isso é um comentário que meio que que estereotipa mesmo né e às vezes é aquilo a criança acaba carregando também então nós a gente tem que pensar muito antes de falar as nossas a como que a gente tá abordando né se colocar numa situação muito empática porque isso faz parte do relacionamento humano então olhem paraas chargez inhas aqui né eu dei o exemplo ali do autismo mas claro várias outras falas que podem simplificar isso olha aqui por exemplo né a pessoa falando qual o nome dela tem quantos anos ela consegue aí o o o a pessoa aqui que tá junto né que a cadeirante Fala pergunta para ela né então é como se a mulher a pessoa que tratasse ela com uma incapacidade auditiva só porque ela tá numa cadeira de rodas então a gente precisa repensar né muitas vezes as pessoas até fazem isso sem até tem sem maldade mas precisa pensar no que tá falando né gente então assim bastante cuidado quanto a isso né aqui ó a pessoa tem uma cadeirante uma pessoa né que ali não tem os membros né os superiores inferiores tá trabalhando E aí eh e ela e a fala das pessoas em volta são falas pejorativas ó fala a pessoa fala incrível parece milagre a outra fala inacreditável que eu estou vendo pensei que ela não seria capaz para tal tarefa Olha só né pensamentos e falas que trazem uma uma é questão preconceituosa E aí né a pessoa que tá ali tá pensando né um dia eles vão se acostumar que não somos ET então sim qualquer gente na educação mais do que nunca nós educadores independente do nosso cargo né especialista Professor cargo de Gestão na educação como um todo tá nós mais do que nunca precisamos plantar essa essa sementinha do respeito da empatia né E nós sabemos o quanto qual qualquer pessoa tem capacidade de aprendizado desenvolver alguma coisa durante a vida dela Independente se ela tem uma deficiência ou não qualquer um tem capacidade potencial para se desenvolver sim e é isso que nós trabalhamos né Principalmente os professores do aee que vão desenvolver essas potencialidades para que cada vez mais nós vamos eliminando Essas barreiras né quanto ao processo educacional é para isso que nós trabalhamos né então assim as charges elas nos dão um bum assim né e trazem bastante essa questão das atitudes das nossas falas temos que ter muito cuidado em relação a isso tá E aí também existem as barreiras tecnológicas são aquelas que dificultam ou impede o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias então por exemplo Ah é um aluno deficiente visual igual trouxe o exemplo aqui esse aluno ele vai conseguir quer utilizar um teclado normal que não está adaptado a ele não então o que que foi feito aqui foi trazida mais uma tecnologia um sistema brair ali para que ele conseguisse ter acesso tá então são Barreiras tecnológicas que existem que precisam de toda uma adaptação tá então precisa também ter esse cuidado ok gente também existe dentro da política nacional nós até agora nós falamos da lbi tá Então guarde isso no coraçãozinho de você ó Quais são as barreiras urbanísticas arquitetônicas de transportes de comunicações e informação atitudinais e tecnológicas tá guardou isso da lbi agora nós falaremos um pouco da política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva que é uma política que vem falar a mais sobre educação inclusiva né que vem trazer esse objetivo de inclusão escolar dos alunos com deficiências transtornos globais de desenvolvimento e outras habilidades orientando os sistemas de ensino como garantir essa inclusão tá Então como que isso ocorre então ele vai dizer assim ó acesso a ensino regular com participação aprendizagem continuidade dos níveis mais elevados de ensino que esses alunos T direito transversalidade gente por transversalidade na modalidade da Educação Especial não existe idade não existe barreira não existe impedimento que falea assim ah no EJA esse aluno não tem direito a adaptação de atividades tem sim tá a modalidade de Educação Especial ela é transversal porque ela atravessa todos os níveis atravessa todas as etapas e qualquer pessoa tem direito a ela ah na educação superior vai ter direito tá por isso era transversal Não Existe limite ao longo da vida tá E aí a oferta também do atendimento educacional especializado que é o aee o aee ele vem muito com essa questão da flexibilização do ensino né adaptação das atividades a Equidade já falamos disso em outros momentos né mas é importante a gente entender também a sala de recursos multifuncionais que vai trabalhar outras habilidades desses alunos adaptação de atividades muitas vezes o apoio de um profissional externo que estará ali na sala de aula regular para auxiliar que esse aluno atinge as suas potencialidades tá então assim tudo é analisado paraa Secretaria de Educação cada caso é um caso depende do audo o que que essa criança precisa é feita uma análise pela secretaria e aí esse aluno vai sendo encaminhado a tudo que se tem possibilidade dentro daquela secretaria de educação tá então isso também é muito discrepante até no país né Tem estados que ofertam todo o suporte possível tem Estados que ofertam quase nada então depende muito tá gente das redes aí quanto aos seus investimentos também a formação de professores para o atendimento educacional especializado a política também fala né gente os nós professores precisamos eh estar antenados em toda essa relação da dessa formação né dos profissionais de educação como que é as inovações estão sendo trazidas para esta área precisamos estar atentos a isso a participação da família e a comunidade deve ser constante quando a gente fala de Educação Especial e aqui gente o nosso principal Pilar que eu queria trazer aqui para você é que ele fala a mesma coisa da lbi mas ele traz adaptação dos mobiliários tá que lá na lbi não fala porque a lbi ela é geral né ela não é pra escola e essa política ela fala da Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva então é a participação Principalmente dentro da escola tá quando eu falo dentro da escola gente não é dentro do do espaço escolar mas sim do processo educacional como um todo tá E aí ele fala de tudo isso mas ele vai falar ó de acessibilidade arquitetônica Transportes também mobiliários que é o diferente né que não tem lá na lbi especificamente sobre mobiliários mas de uma forma geral Claro que tá lá comunicações e informação tá iso é o que a política eh Nacional da Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva atrás lá de 2008 tá E aí ele fala da articulação intersetorial na implementação das políticas Ok gente então o a é só contextualizando um pouquinho né não é o nosso foco especificamente Mas como as questões elas trazem esse tema junto eh eh diz assim né perante a nossa política que é um serviço que identifica elabora e organiza recursos pedagógicos de acessibilidade que eliminam as barreiras da na participação dos nossos alunos viu que maravilhoso então assim a ideia quem é professor do ae que se dispôs a toda essa formação tem e essa profissionalização para identificar elaborar e organizar esse processo de de ensino quanto a aluno que precisa dessa acessibilidade e a ideia principalmente são eliminar as barreiras né que é o nosso foco principal aqui dos alunos com deficiência os globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação Ok gente agora Nós entramos aí no ponto chave da nossa aula que são as nossas questões tá a ideia aqui é justamente não falar para você ah errei eu acertei Tá mas a ideia é a gente extrair tudo que vimos durante a nossa aula pegar essas questões para nós irmos fixando esse conteúdo tá por isso que nós chamamos de questões de fixação então aqui é como um modo de estudo mesmo depois você vai fazer umas questões vai aprofundar outros temas que vão te ajudando tá mas aqui é justamente já dá esse porãozinho aí quanto a resolução de questões vamos lá então vou tomar uma água que a gente vai começar Tá segundo Carvalho tratando-se de Educação Especial a remoção de Barreiras tem sido considerada sob o enfoque da acessibilidade física com ênfase nas Barreiras arquitetônicas ambientais que na na escola ou para se chegar a ela manifestam-se como como que Essas barreiras podem ser exemplificadas né Mais ou menos isso que ele tá dizendo aqui Será que elas podem ser insuficiência ou inexistência de meios de transportes adaptados Será que ele não ter um transporte eficiente não existe ou é insuficiente eh é uma barreira sim é uma barreira de transportes né Nós vimos isso por enquanto tá certinha vamos para as outras dois Falta de esteiras rolantes rampas ou elevadores que facilitem a entrada na escola nela o acesso aos andares que possua isso pode ser uma barreira arquitetônica aí não tem esteira rolante ou não tem uma rampa ou não tem um elevador E aí é uma barreira Com certeza né gente então aqui sim isso vai dificultar a vida da da pessoa com deficiência então é uma barreira vamos lá a próxima diz assim Falta ou inadequação de sinalização informativa indicativa direcional então falta alguma sinalização que indique que aquela acessibilidade ali são feitas paraas pessoas com deficiência por exemplo Ah um banheiro adaptado que não tem sinalização é um banco que é adequado uma pessoa com deficiência ali que não tá sinalizado isso é uma barreira é também né gente porque precisa estar sinalizado não sei se vocês já andaram de ônibus eu já andei muito de ônibus né Graças a Deus hoje não mais mas lá no ônibus por exemplo tem né os os os bancos preferenciais onde tem aquelas etiquetas que estão sinalizadas as vagas também né nos estacionamentos são sinalizadas então quando não tem essa sinalização fica difícil íc não é por isso claro é uma barreira então nós temos aqui mais uma barreira exemplificada Tá e agora ele coloca está ou estão corretos quais itens como nós vimos todos né gente um dois e três aqui estão corretos então gabarito letra e beleza não tem nenhuma dificuldade essa questão aqui é uma questão bem recente tá inclusive caiu aí na última prova de Minas Gerais vocês viram que não é complexa Tem que ler com atenção né para conseguir aí absorver o melhor tá próxima questão diz assim para que a educação inclusiva seja bem sucedida na escola é imprescindível que apresente acessibilidade desde a entrada até os equipamentos que favoreçam o ensino e a aprendizagem de todos os alunos é isso que deve acontecer com certeza equipamentos que devem favorecer o ensino aprendizagem Esse é o foco né a acessibilidade pode ser definida como a forma de organizar os espaços para que todas as pessoas possam utilizá-lo de forma autônoma sim né Nós vimos isso na LDB e está vinculada a superação das Barreiras relacionadas ao espaço físico classificadas como arquitetônicas instrumentais ao relacionamento interpessoal e as comunicacionais metodológicas program atitudinais vamos ver o que ele pede lei as afirmações abaixo Acerca das Barreiras da educação inclusiva completando-as como com v de verdadeiras ou f de falsas vamos lá primeira barreira que ele fala por barreira comunicacional entende-se a dificuldade gerada pela falta de informações visuais a respeito do local em funções dos sistemas de comunicação exclusiv escritas disponíveis em seu entorno Vamos ler a próxima a barreira atitudinal é gerada Pelas atitudes e comportamentos dos indivíduos impedindo o acesso de outras pessoas a algum local quer isso aconteça de modo intencional ou não a próxima a barreira instrumental diz respeito aos instrumentos utilizados pela Fanfarra da escola na escola que interferem na inclusão de alunos com algum tipo de necessidade especial e aí gente o que que nós devemos ficar atentos Quando vamos responder uma questão assim quando ele fala da barreira até tá correto Ok a barreira é aquilo ali mas quando ele limita e fala que a barreira é só aquilo ali ou ele fala É como se remetesse assim isolasse ah barreira comunicacional é isso a instrumental é aquilo não né corresponde a várias outr outas estruturas dentro da escola não somente aquilo tá então a gente tem que cuidar com essa limitação que algumas alternativas fazem não é que esteja totalmente errada não é isso mas se eu coloco só Aquila barreira atitudinal só Aquila barreira comunicacional tá errado porque não é só aquilo são outras relações também né então vamos lá responder agora ele fala que a barreira comunicacional Ok a dificuldade at que tá certo né em função dos sistemas de comunicação mas aí ele diz assim ó exclusivamente escritas é só escrita não né gente várias outras dificuldades também quanto a comunicação não somente relação escrita escrita é uma delas né então por isso que aqui é falso na próxima diz assim aqui tem as alternativas tá para vocês já irem guardando aí a próxima diz assim a barreira atitudinal é gerada Pelas atitudes comportamentos dos indivíduos sim né gente até aqui tá certinho com atitudes lembra das falas preconceituosas pejorativas ali que nós vimos impedindo o acesso de outras pessoas a algum local então de alguma maneira limitam impedem o acesso a enfim as falas quero isso aconteça de modo intencional ou não a eu não tive intenção de falar aquilo mas falou né então precisa se informar né Gente ninguém eh vai ser assim ai totalmente apedrejado por ter falado algo ruim claro que é chato sim não deve ser falado algumas ã algumas falas pejorativas principalmente mas a gente tem que pensar muito né Na hora de trazer algum falar alguma coisa mesmo que vá eh remeter alguma limitação daquela pessoa então muito cuidado né então aqui eh aqui tá certo né porque independente se se é intencional ou não essa fala tá impedindo tá trazendo alguma barreira ali para aquela pessoa de atitude então tá correta tá aqui na próxima ele fala de barreira instrumental não que de maneira direta a gente tenha essa esse termo de barreira instrumental a gente não tem ali na lei né Mas vamos lá vamos ler diz respeito aos instrumentos pode ter instrumentos que impeçam a pessoa de est ali participando de alguma atividade pode né estaria totalmente errado mas ele fala assim pela Fanfarra da escola na escola é só isso gente pode ter vários outros tipos de Barreiras instrumentais quando eu coloco que é só da Fanfarra tá errado né eu tô limitando ali pode interferir na inclusão pode mas vai muito além da Fanfarra tá por isso que aqui tá errado também é falso por isso nós ficamos com falso verdadeiro e falso Qual é a nossa resposta que fala que diz exatamente né Essa gabarito letra C aqui né falso verdadeiro e falso vamos lá próxima questão diz assim selecione a alternativa que identifica adequadamente os tipos de acessibilidade mencionados na política nacional de educação especial com abordagem inclusiva E aí estudamos essa política estudamos tá aqui gente ó essa destacada aqui tá deixa eu voltar aqui ó essa daqui tá beleza se precisa aí tira um print continuando então acessibilidade física programática acessibilidade dos transportes e acessibilidade nas comunicações informações B acessibilidade arquitetônica nos Transportes nos mobiliários nas comunicações e informações C metodológica nos Transportes nas comunicações e informações informação D arquitetônica atitudinal nos Transportes nas comunicações e informação e arquitetônica assistiva mobiliários das Comunicações e informação vocês viram como isso daqui é bem confuso né digamos assim professora não estudei isso daqui como que eu vou ia responder uma questão dessa exatamente por isso que esse conteúdo tem que estar fresco aí na sua cabeça então ah vou precisar voltar lá no material ó tá aqui ó tá tá aqui vocês darem uma olhadinha ó tá dando uma chance aqui para vocês olharem fazer igual com os meus alunos lá é tudo Tintim por Tintin ó a tá então arquitetônica Transportes mobiliários comunicações e informação beleza vamos lá qual é a alternativa que está exatamente desse jeito provavelmente vocês Já acharam né Agora fica mais fácil arquitetônica Transportes mobiliários comunicações e informações certinho aí nosso gabarito letra B né tranquilo gente continuando nossa última questão que diz o seguinte de acordo com a política nacional de educação especial da na Perspectiva da educação inclusiva o serviço que tem como função identificar elaborar e organizar recursos pedagógico de acessibilidade é chamado de a atendimento educacional especializado b codoc bidocência c complementação ou suplementação da formação do público alvo da Educação Especial D enriquecimento curricular e tecnologias assistivas essa questão tá mais simples né mas para quem não estudou de repente se confunda gente Qual é o nome dos direitos que são reservados as pessoas do público da Educação Especial na educação o ae né o atendimento educacional especializado por isso que nós temos aí nosso gabarito letra A Nós estudamos isso lembra que nós vimos isso nos slides ali então tá bem certinho aqui nosso gabarito letra A gente não tem erro tá é papum estudou a lei faz fez questões guardou essas informações é sucesso tá por isso sempre é conte sempre aí conosco para todas essas estruturas enfim essas ramificações que vão sendo trazidas perante a legislação aí beleza vamos lá então gente boa tarde boa tarde Marli Brenda tá vamos ter aula com sne sim tá a A Brenda perguntou gente então fiquem antenados aí na plataforma tá tem várias aulas aí disponíveis para vocês assistirem aul de repente que vocês não viram tá e contem conosco aí para toda esta caminhada não é fácil estudar para concurso nós sabemos a dificuldade que é tá por isso estamos com você aí trazendo esses presentes gratuitos aqui no YouTube Tá mas com certeza todo nosso material lá completo tem dentro da plataforma Tá bom então um beijo da prof Dan fiquem com Deus qualquer dúvida estamos à disposição deixe seu comentário que aula você gostaria de ver que que traremos para você tá bom até mais gente tchau tchau E aí Curtiu essa aula já deixa o like nesse vídeo que assim a gente vai saber que você quer mais aulas e conteúdos gratuitos como esse se inscreva no canal e Ative o Sininho para receber todas as notificações clique no link da descrição desse vídeo e tenha acesso ao curso completo com essa aula e muito mais a sua aprovação começa aqui Bons estudos e até a próxima [Música] s

#BARREIRAS #ACESSIBILIDADE #EDUCAÇÃO #ESPECIAL #INTENSIVO #CONCURSO #PRÉEDITAL