CAMPOS DE EXPERIÊNCIA da BNCC: O que são? Como trabalhar com eles? com Patrícia Sanches | E-docente Os Campos de Experiência são áreas de conhecimento que abordam diferentes aspectos do desenvolvimento da criança, fornecendo diretrizes para a organização do currículo e das práticas pedagógicas. Eles buscam articular saberes e práticas em torno de temas e situações significativas para a aprendizagem. Trabalhar com os Campos de Experiência envolve a criação de propostas de atividades que possibilitem a vivência e a reflexão das crianças sobre os diversos temas abordados. É importante considerar a diversidade de saberes, culturas e vivências presentes no grupo, bem como promover a autonomia e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Patrícia Sanches, e-docente especializada nesse tema, traz estratégias e sugestões para trabalhar de forma efetiva com os Campos de Experiência da BNCC, estimulando o desenvolvimento integral das crianças e promovendo um ambiente de aprendizagem significativo.

By | 16/06/2024


Introdução
Olá, bem-vindo e bem-vindas professores e professoras de todo o Brasil! Sou a Lauri, professora como a maioria de vocês, e estou aqui para mediar o diálogo sobre educação infantil hoje.

Relembrando, para quem está assistindo pela primeira vez, diante do cenário de isolamento social, as editoras Ática, Saraiva e Scipione, que têm o foco na rede pública, começaram no ano passado uma série de webinários chamada “Diálogos em Educação” todas as quartas-feiras das 18h às 19h. Estamos reunindo um seleto grupo de especialistas para falar sobre temas cuidadosamente selecionados em face dos desafios impostos à educação brasileira.

Os encontros constituem uma oportunidade de diálogo, partilha e formação para professores de todo o Brasil. Afinal, quando aprendemos juntos, tendemos a aprender mais e melhor. Tenho certeza de que, com essa iniciativa, as editoras Ática, Saraiva e Scipione reafirmam seu compromisso com a educação e os valores essenciais da vida em sociedade.

Convido aqueles que ainda não conhecem a se cadastrar no portal do Inocente e no canal do Inocente no YouTube, onde poderão rever essa live e as outras que fizemos nas quartas-feiras anteriores. Agradeço a presença de todos que estão aqui conosco, a professora Helga, a professora Elaine nos bastidores e a intérprete de Libras que está nos auxiliando hoje.

Desenvolvimento
Sobre o tema “Campos de Experiência na Educação Infantil”, a professora Patrícia Sanches Giordano, pedagoga mestre em educação com ênfase em formação de professores e especialista em educação infantil, trouxe esclarecimentos sobre a diferença de abordagem entre os referenciais curriculares nacionais e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Ela destacou a importância de trabalhar de forma integrada utilizando os Campos de Experiência propostos pela BNCC.

A professora abordou cada um dos Campos de Experiência de forma prática, trazendo exemplos de atividades que possibilitam a vivência da criança na faixa etária da Educação Infantil. Ela ressaltou a importância de propor experiências significativas e estimulantes de acordo com a faixa etária das crianças, respeitando o desenvolvimento e as necessidades de cada uma.

Conclusão
A troca de experiências, a formação contínua dos professores e o apoio da gestão educacional são fundamentais para garantir um trabalho diferenciado com os Campos de Experiência na Educação Infantil. A valorização do protagonismo infantil, a interdisciplinaridade e a avaliação do desenvolvimento das crianças por meio de registros são aspectos essenciais a serem considerados. Por fim, a importância do diálogo, da escuta e da formação constante dos profissionais de educação contribuem para a qualidade do ensino e aprendizagem na Educação Infantil.

Campos de experiência da BNCC: Como trabalhar com eles de forma eficaz

O que são os Campos de Experiência da BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece quais são os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros devem desenvolver ao longo de sua formação. Dentro da BNCC, encontramos os chamados Campos de Experiência, que são áreas de conhecimento que agrupam diferentes componentes curriculares e permitem uma abordagem integrada e interdisciplinar.

Os Campos de Experiência são compostos por cinco áreas: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Cada um desses campos engloba diferentes aspectos do desenvolvimento humano e da construção do conhecimento, possibilitando uma abordagem mais ampla e significativa da educação.

Como trabalhar com os Campos de Experiência?

Para trabalhar de forma eficaz com os Campos de Experiência da BNCC, é fundamental que os educadores estejam atentos às especificidades de cada área e saibam como integrar os diferentes componentes curriculares de maneira interdisciplinar. Uma abordagem pedagógica que valorize as experiências e conhecimentos prévios dos estudantes e estimule a experimentação e a descoberta também é essencial para o desenvolvimento integral dos alunos.

Além disso, é importante que os educadores estejam sempre em busca de atividades e práticas inovadoras que possam enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e torná-lo mais significativo e envolvente para os estudantes. A utilização de recursos tecnológicos, atividades práticas e lúdicas, o trabalho em grupo e a experimentação são estratégias que podem contribuir para o desenvolvimento dos Campos de Experiência e para a formação de alunos mais críticos, criativos e autônomos.

Em resumo, os Campos de Experiência da BNCC são áreas de conhecimento que agrupam diferentes componentes curriculares e permitem uma abordagem integrada e interdisciplinar. Para trabalhar de forma eficaz com esses campos, é fundamental que os educadores estejam atentos às especificidades de cada área, valorizem as experiências e conhecimentos prévios dos alunos, e busquem sempre por atividades e práticas inovadoras que enriqueçam o processo de ensino-aprendizagem. A integração de recursos tecnológicos, atividades práticas e lúdicas, o trabalho em grupo e a experimentação são estratégias que podem contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes e para a formação de cidadãos mais críticos, criativos e autônomos.

Campos de Experiência da BNCC: o que são?

Os Campos de Experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são grandes áreas de conhecimento que têm o objetivo de nortear o processo educativo nas diferentes etapas da Educação Básica. Eles abrangem temas e conteúdos que devem ser trabalhados de forma interdisciplinar, promovendo o desenvolvimento integral e a formação cidadã dos estudantes.

Como trabalhar com os Campos de Experiência?

Para trabalhar com os Campos de Experiência da BNCC, é fundamental que os educadores planejem atividades e projetos que possibilitem a integração entre os diferentes componentes curriculares. É necessário promover a interação entre os conhecimentos, estimulando a reflexão, a criatividade e a autonomia dos estudantes. Além disso, é importante utilizar metodologias ativas e recursos diversificados para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo.

Conclusão sobre os Campos de Experiência da BNCC

A BNCC propõe uma abordagem inovadora e integradora para a educação, por meio dos Campos de Experiência. Ao trabalhar com essas grandes áreas de conhecimento, os educadores têm a oportunidade de favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes, respeitando suas individualidades e promovendo uma formação mais completa e significativa. Portanto, é essencial que os professores compreendam e se apropriem dos Campos de Experiência da BNCC, buscando estratégias e práticas pedagógicas que estejam alinhadas com as diretrizes curriculares propostas.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=_Pe2DyOIoWc do Canal E-docente .