COMO FAZER A SONDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL – ATIVIDADES AVALIATIVAS

By | 03/05/2025



Como fazer a Avaliação com atividades para Sondagem na Educação Infantil? Nesse vídeo fizemos exemplos práticos de …

COMO FAZER A SONDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL – ATIVIDADES AVALIATIVAS/a>

avaliação diagnóstica Quais os instrumentos utilizar Como eu posso preparar esse momento para os bebês crianças bem pequenas e crianças pequenas avaliação quer saber mais quer saber como então ó vem comigo para adentrar nesse tema avaliação tão importante avaliar está como primeiro item da organização escolar de acordo com a LDB então nós temos a lei de diretrizes e bases que fala da organização da educação infantil em todo o território brasileiro e o primeiro item é avaliação e quando a gente vai ler bem certinho lá fala muito sobre o processo no qual os bebês e as crianças estão inseridos o processo de desenvolvimento a LDB traz a importância da avaliação como primeiro item da organização a bncc também traz a respeito de avaliação lá na página 39 da bncc fala assim ainda é preciso acompanhar tanto essas práticas quanto as aprendizagens da criança das crianças realizando a observação da trajetória de cada criança de todo grupo suas conquistas avanços possibilidades e aprendizagens por meio do quê né como é que eu acompanho esse processo por meio de diversos registos feitos em diferentes momentos tantos pelos professores quanto pelas crianças como relatórios por isso a gente vai fazer o evento sobre relatório o relatório é tão importante que a gente precisa de mais tempo para falar sobre isso Esse vídeo é muito curtinho para você aí né ter uma ideia porque a gente quer falar sobre as atividades avaliativas uma sondagem diagnóstica Então os relatórios os portfólios a gente também tem material sobre isso fotografia desenhos e textos e é sobre esses desenhos e textos que nós vamos nos atentar hoje aqui porque eu vou mostrar para vocês o material que eu preparei antes de entrar nesse material já que fala sobre desenhos textos e fotografias eu vou trazer um um são as documentações eu vou trazer um trouin bem breve desse livro documentação pedagógica teoria e práticas organizadoras professora suia Maral Melo Maria Carmen Silveira Barbosa an Lú de Faria Vou deixar na descrição também a a referência utilizada para que a gente fale sobre essa documentação e ele diz assim lá na página 82 documentar é um processo vivo dinâmico que requer de nós o domínio de instrumentos e aparelhos que talvez não tenham sido planejados para utilizar com com os professores os gravadores as máquinas fotográficas filmadoras instrumentos de registro de dados e observações uma montagem cênica elegante que busca algo preciso é isso que a gente vai falar hoje nas nossas atividades que a gente vai mostrar aqui a gente vai buscar algo preciso que permite investigar com uma desrição afinadíssima e que são movimentos em respeito requintado uma das alunas falou bem assim no nosso clube da Educação Infantil lá no nosso grupo de WhatsApp né ela falou a gente tem que respeitar muito esse processo ela teve uma fala tão linda gente de respeito de de acompanhamento da cultura da infância né esse nosso respeito por tudo isso por quê Porque a autoestima das nossas crianças ela é fundamental então sempre quando a gente for fazer essa avaliação de agnóstica fazer no sentido de brincar de ser leve porque senão a gente já vem com peso pras nossas crianças que elas vão e a autoestima vai ficando mais baixa né ah eu não consigo aquela sensação de que eu não posso não consigo e na verdade ela está em processo a gente precisa ter esse olhar de encantamento aqui ainda continua lá na página 83 que fala sobre essa documentação como um ato de amor diz assim ó documentar é como fazer brilhar o outro como desenhar o outro com generosidade e admiração nos faz crer na pesquisa dos nossos sentidos novas paisagens por onde caminhar mas também onde sentar e pintá-las E é isso que a gente vem propor aqui Eu sempre tomo muito cuidado quando a gente vem com as atividades prontas até fiz questão de mostrar os desenhos Logo no início para chamar a sua atenção para que você venha nesse vídeo saber mais a respeito mas a gente tem que tomar muito cuidado né é um ato de amor novas paisagens onde nós vamos sentar e pintá-las o Francisco tá muito forte nesse processo de alfabetização né Ele tá aí com 5 anos vai fazer 6 anos agora ele tá no finalzinho da Educação Infantil e a gente se encanta com as coisas que ele escreve ele fez ele fez outro dia um bilhetinho ele fez um bilhetinho aqui olha ele escreveu E aí ele veio todo feliz entregar esse bilhete eu fiquei pensando né acho que tá escrito né tipo mamãe eu te amo não ele escreveu o nome dele gente para lembrar eu e o papai de que ele não quer que a gente chame ele de Fran quer que a gente chame de Francisco né Olha que incrível ele veio com bilhetinho agora eu vou escrever bilhetinho para colocar na lancheira dele eu eu eu gosto disso sempre fiz pras meninas escrever amor porque aí vai um bilhetinho a criança se esforça em querer saber mais sobre esse bilhete entender mais sobre essas letrinhas não são bilhetes eh grandes e que e não sabe aquele desafio possível de ser realizado para que a criança pense Mais Que tal bilhetinhos então já que a gente né está falando sobre isso Essas atividades ai vamos para o papel vamos para as folhas como eu pensei nessa avaliação diagnóstica a primeira atividade que você pode colocar no seu relatório que você pode colocar no seu portfólio na sua pasta de acompanhamento a primeira atividade é o autorretrato é o desenho vocês viram que a bncc traz né por meio de registros como relatórios portfólios fotografias desenhos então o desenho só que eu tenho que lembrar que sempre que eu vou avaliar uma situação eu preciso ver quais as oportunidades que as minhas crianças tiveram para que elas fizessem o autorretrato a gente sempre fala disso as crianças precisam ter oportunidade Então antes de vir com a atividade avaliativa trabalhe o autorretrato oportunize o contato com o nem que seja o pequeno nem que seja o grande agora se for o maior então que delícia que alegria mas oportuniza esse contato das Crianças com o espelho para que elas se vejam mais se gostem mais se respeitem mais vejam os seus detalhes como Deus é maravilhoso Olha tudo que ele fez que lindo né gente então o contato com o espelho Depois tem algum pintor que você goste bastante né É é que trabalha a questão do autorretrato tem algum pintor na sua cidade aí que faz autorretrato traz para que as crianças vejam mais sobre que ele conte como que ele trabalha essa questão do autorretrato do retrato de outras pessoas do desenho de outras pessoas Quais as técnicas ele utiliza van Gog que fazia o autorretrato né que pintava até o quarto dele então fala um pouquinho mais dá essas ilidades para que as crianças vivenciem e aí você vem com a questão do autorretrato o autorretrato as crianças podem fazer por bimestre então desde o primeiro bimestre então seriam quatro pinturas de autorretrato para você acompanhar Então você vai conseguir visualizar aqui o progresso das suas crianças num processo de avaliação a gente Evita o máximo a interferência do professor da professora porque as crianças precisam Brin Car precisam experimentar explorar Então se faz aqui o Rabisco Ok é o autorretrato para qual idade Samanta eu posso trabalhar a questão do autorretrato desde as crianças bem pequenas né os bebês como é que eu posso fazer eu vou deixar nesse vídeo lá no nosso clube da Educação Infantil nós temos um clube feito para você se você ainda não participa por favor esse é o seu lugar tudo que você precisa no clube tem desde projetos planos de aulas plano anual carta de intenções os relatórios tudo que você precisa tem lá no clube junto com as aulas explicativas e eu vou deixar uma planilha de acompanhamento dos bebês porque o dos bebês é é é diferente ele tem uma questão mais especial né um processo de desenvolvimento aí então junto desse vídeo vai estar lá a planilha dos bebês Mas para que as crianças bem pequenas elas já podem começar com autorretrato Ixe que façam vão Surgir aí as garatujas né E aí a gente vai acompanhando a evolução disso tudo pras crianças pequenas o autorretrato também Super indico para que a gente possa aí acompanhar coisa linda né gente o desenho das Crianças a próxima atividade eu já deixei aqui para as crianças pequenas Qual é a escrita do nome isso coloquei as figuras Você pode tirar por por favor Samanta não gosta muito do desenho deixar o desenho ali não pode interferir né Tira aí você fica à vontade essa atividade também esse esse material todo é do clube Você pode organizar aí no seu computador mas se você quer ganhar tempo vem com a gente vem pro clube você ganha tempo é é mais praticidade né então aqui olha o nome da criança no momento de avaliação a gente não deixa o cachar mas eu não vou tirar os cartazes Então vai ter lá a lista de nome até para eu verificar se as crianças estão utilizando os cartazes como fonte de pesquisa né isso é importante também os cartazes como fonte de pesquisa então o nome não precisa deixar o cachar eles precisam escrever do jeito que eles quiserem é uma atividade avaliativa e eles vão fazer a próxima atividade você brinca de bingo de bingo do alfabeto você brinca de bingo se você está no clube precisa de bingo tem lá na Jan lá no minicurso Jan tem um bingo maravilhoso que nós fizemos para você que envolve letras números brinquedos tá muito bacana mas o Bingo é hora de brincar de bingo pinte as letras que sua professora né que o seu professor te falar então as crianças vão pintar eu vou deixar editável para você do jeito que você quiser fazer você faz e da melhor forma esse tipo de atividade a gente super indica PR as crianças pequenas aqui pras crianças bem pequenas Samanta eu quero né avaliar aí a questão do desenho e do nome Então explique que quando um pintor faz uma obra de arte a hora que ele termina ele faz a assinatura dele ele coloca o nome dele então as crianças poderão colocar aqui mesmo o nome ok crianças bem pequenas e pequenas Ok tá certo dentro do grupo e a matemática a gente consegue avaliar Sim nós conseguimos avaliar nós podemos avaliar também a matemática que é tão importante né porque aqui olha a gente tá trabalhando a questão da arte do desenho a questão né da linguagem oral escrita na matemática também é a b traz o registro de números como objetivo para nós o registro dos números Então as crianças podem ficar à vontade para registrar aqui os números que elas conhecem que elas mais gostam e depois outra atividade de bingo no bingo dos números eu deixei até praticamente o 30 isso até o 30 em função do calendário porque sempre que eu for avaliar eu preciso ter oportunizado o maior número o maior eh número de atividades de experiências possíveis eu coloquei aqui até o número 30 esse bingo porque nós trabalhamos no calendário quase que todos os dias esse calendário deixa eu até falar para vocês lá no clube estão pedindo para nós o calendário você quer que a gente faça um vídeo sobre isso já deixa aqui nos comentários se você quer que faça um vídeo sobre calendário a gente fala da importância do calendário algumas estratégias e montam um calendário o que que vocês acham já me coloquem aqui nos comentários por favor e por falar em comentários eu tenho que pedir também né Já se inscreva no canal deixa o seu like já deixou o like nesse vídeo já deixa o like agora porque senão vocês acabam se esquecendo e para nós esse like é muito importante aqui eu coloquei uma avaliação pra gente saber a respeito das fases da escrita então aqui eu coloquei Escreva as palavras ou frases que a professora falar Lembrando que a gente precisa trabalhar a questão do campo semântico e também né as mesmas palavras nos bimestres aí você já deixa certinho você vai escolher as palavras de um campo semântico pode ser brinquedos gosto muito ou a questão das frutas Depende do que você trabalhou com as crianças Esse é para as crianças pequenas então sempre na avaliação diagnóstica a gente vem com essa questão né das palavras ou frases aí você vai verificar eu deixei editável para você alterar se você está no clube nesse vídeo não vai dar tempo da gente falar a respeito das fases da escrita mas se você está no clube nós temos um minicurso sobre isso com a Neusa tá incrível e lá tem para você baixar o alfabeto móvel tem bingo e você vai gostar bastante dos materiais sobre fases da escrita a gente vai trabalhar com você como é que eu avalio e o que eu faço para que essa criança vá mudando de fase a gente tem lá a respeito das atividades para alfabetização Ok Lembrando que sempre o objetivo da educação infantil é o desenvolvimento integral não é só o não é o alfabetizar mas a gente fortalece esse processo para que ele aconteça de uma forma muito linda e significativa nós sempre tomamos muito cuidado quando a gente traz esse tipo de material aqui no canal do YouTube para vocês como sugestão porque o processo é importante a autoestima ela é fundamental né a gente considera muito para que a aprendizagem ocorra o cognitivo olha aqui ó cérebro cognitivo o motor o motor ele ganha a centralidade dentro da Educação Infantil e o emocional que envolve muito forte a questão da autoestima e nós precisamos fortalecer as nossas crianças mostrar o quanto elas são capazes elas são capazes elas são incr e a gente precisa sempre incentivar isso por meio das brincadeiras Então tudo isso envolvendo bingo né o brincar o o se expressar deixem com que elas coloquem ali no papel tudo que elas estão entendendo aprendendo sem julgamentos isso é importante a avaliação na educação infantil não é para promoção retenção classificação de forma alguma é para que a gente saiba Como estão as nossas crianças e qual o caminho nós vamos percorrer para alcançar aí que todas tenham um sucesso muito grande dentro dessa etapa tão importante de todo o ser humano Obrigada a você por ter ficado comigo até o final desse vídeo a você a minha gratidão por favor participe junto com a gente desse minicurso se você está assistindo esse vídeo num outro momento esse minicurso ele foi pro clube da Educação Infantil junto com todo o material mas sistemati porque lá no clube a gente tem um relatório completinho agora a gente vai fazer um sistematizado né nós fizemos um sistematizado para que você tenha opções opções escolha a eu quero mais completo não achei que tá muito né Tem muita coisa quero um mais sistematizado tá lá então muito obrigada de coração te vejo nesse minicurso um forte abraço fique bem fique com Deus e até o nosso próximo vídeo w oh oh oh w

#COMO #FAZER #SONDAGEM #EDUCAÇÃO #INFANTIL #ATIVIDADES #AVALIATIVAS