Como fazer o Planejamento Anual da Educação Infantil?

By | 05/05/2025



planejamento Sabe fazer o Planejamento Anual da Educação Infantil da sua turma? No vídeo você irá aprender o passo a passo …

Como fazer o Planejamento Anual da Educação Infantil?/a>

oi oi gente aqui Ana Maria do canal dia dia na escola e esse vídeo de hoje é um vídeo muito esperado porque muita gente me mandou mensagem pedindo para fazer esse vídeo E aí eu elaborei com muito amor e carinho para vocês é o vídeo sobre planejamento na educação infantil e como fazer um planejamento você que é aluno do curso de pedagogia você que é professor de Educação Infantil você quer coordenador pedagógico você quer pai que aquele pai preocupado interessado por que vários pais me procuraram perguntando como fazer um quê que o professor ensina a educação infantil só brincar vou explicar tudo Neste vídeo não é só brincar Tem muita coisa para você falar daí e você vai adorar eu tenho certeza já compartilhe esse vídeo com todo mundo que não tem um filho pequeno com todo mundo que dá aula de educação infantil porque esse vídeo vai ser muito importante para você eu tenho certeza mas eu peço também que você me ajude É inscrevendo no canal clica aqui na palavrinha inscrever por favor se você não é inscrito ainda vai lá e entra no seu Gmail que tem que ter Gmail para escrever no canal clica no inscrever tá depois você clica no e para você receber todas as notificações porque eu vou soltar muito vídeo legal daqui um essa semana falando sobre planejamento do Ensino Fundamental o novo ensino médio vai vir muita aí e avaliação da Educação Infantil vai vir muita coisa boa por aí então já clica no Sininho também para receber a notificação e dá o seu like gente dá o seu joinha de cara quanto mais likes vocês derem nesse vídeo melhor para mim que esse vídeo YouTube vai entender que é para divulgar para todo mundo quer conversar comigo ou da sua opinião como você tá fazendo o seu planejamento aí comenta aqui embaixo que eu leio tudo e respondo ou você vem aqui ó no meu Instagram dia a dia na escola oficial vai lá me segue manda aí uma mensagem para mim que eu respondo vai lá no Direct Eu gosto muito de conversar com vocês aqui também tá bom então vamos lá porque hoje tem muita coisa para explicar e para ir para falar para vocês vamos a rodada vinheta e planejamento de ficar sem infantil Olá [Música] [Música] pessoal então vamos começar vamos falar sobre a bncc Olha eu imprimi a bncc e separei só a parte de educação infantil para vocês terem uma ideia é isso aqui eu aconselho todos os professores e coordenadores de educação infantil a fazer o mesmo Imprima essa parte e e leia tá primeira coisa tem que ler o que que eu estou vendo na internet tô vendo online a gente planejar é quem tem planejamento de educação infantil para 4 anos aí eu tenho toma e manda gente quando a gente vai ver o planejamento é simplesmente cópia da bncc a pessoa pegou essa parte aqui de Didi que tá O que é para fazer e digitou o pior Sei lá deve ter passado de PDF para Word né no na internet e colocou lá e tá entregando achando que isso é planejamento isso não é planejamento eu vou explicar para vocês o que que é neste vídeo de hoje é mas antes de mais nada Vamos esclarecer algumas coisas aqui é a bncc ela é bem objetiva é bem sequinha bem bem enxuta e o governo de Minas Gerais elaborou esse isso aqui ó currículo referência Minas Gerais Gente esse material é Excelente excelente vou deixar para vocês isso aqui lá no blog isso daqui é explicando a bncc em detalhes ele tá explicando aqui o que que o que que é cada item da bncc bem detalhado explicando o que que você tem que fazer como fazer o porquê de fazer isso excelente vou deixar isso aqui para vocês Inclusive tem a bncc neste currículo aqui então você pode baixar e fazer tudo direitinho a seguir esse esse referência de Minas Gerais aqui porque mesmo não sendo do seu estado você vai ver que que dá para aplicar porque foi muito bem elaborado realmente coisa boa a gente tem que compartilhar dá para você tirar tudo aqui porque ele é nada mais é do que ele nada mais é do que a bncc explicado detalhadamente Mas vamos ao que interessa li toda a parte de educação infantil gostei demais da bncc com relação à educação infantil o que que eles estão fazendo agora primeiro antes de mais nada a ver ele esquecer gente ela é primeiro feito com referências nacionais tá ele pegou a LDB para montar a tem que ser ele pegou o dcmi que significa que significa diretrizes nacionais da educação infantil eu vou descer mid-2009 Ned do número 6 no ciclo de 2009 que foi começou a vigorar em 2010 enfim ele pegou toda essa legislação tudo que tem que ser trabalhado com as crianças depois uniu com as referências estaduais e municipais que esse material aqui depois você tem que pegar o conteúdo com as referências da escola O que que significa referência da escola de acordo com seu ppp de acordo com aquilo que a sua escola acredita de acordo com aquilo que a sua escola vive e depois você tem que fazer o seu plano o seu planejamento de docente então quando uma pessoa fala assim a me passa aí seu planejamento eu copia entrego para o coordenador isso não é planejamento Por que você tá fazendo cópia sem considerar o ppp da sua escola sem considerar o seu sua turma o que que eles o interesse deles não está gostando nada você estava simplesmente fazendo um copo entregar e aí chega na sala começa a fazer minhoca né para não falar outra coisa mas vamos lá vamos para o que interessa hoje eu vou ensinar você a fazer o seu planejamento na prática é esse objetivo desse vídeo aqui bom então vamos limpar que hoje tem muita coisa primeira coisa o abc ela foi dividida em cinco em cinco Campos de experiência o eu o outro e nós o campo de gestos o corpo gestos e movimentos traços sons cores e formas escuta fala pensamento é imaginação espaço-tempo quantidade relações e transformações se você quiser saber cada item detalhado gente eu não vou pegar deles eu vou ficar lembra vocês aqui nesse vídeo pelo amor de Deus aqui naqueles esteira Ó tem tudo explicadinho é só você pegar ele leu o que que é cada um o que que vai trabalhar em cada um e cada item que experiência dessa nesses itens experiência O que que a bncc fez ele dividiu inclusive e colocou aqui ó fazer o campo de experiência e o outro e nós e esses três divisões ele fez o bebê quer dizer ah umas seis meses depois de crianças bem pequenas que é de um ano e sete meses a 3 anos e 11 meses e depois de crianças pequenas que são quatro anos a 5 anos e 11 meses ele dividiu um três partes nessas três partes ele separou vocês vão ver que tem uma siglas aqui ó ei um e zero zero o que que é isso esse aí significa educação infantil então todas as vezes que você for observar vai ter aí um Ei vai sempre começar com e ir se for educação infantil e f foi Ensino Fundamental e Mc conhecia no médio depois ele aparece aqui no caso apareceu 01 por que que a 01 porque ele tá falando dessa primeira colônia dos bebezinhos de 0 a 1 ano e 6 meses se ele tivesse falando aqui seria E como tá aqui ó que é de um ano e sete meses a 3 anos e 11 meses se ele tivesse falando dessa categoria que é de 4 a 5 anos seria 03 ela por isso que tá 03 aqui tá depois ele fala sobre o Cadê e o que que é o e o significa a primeira a primeira primeiro campo de experiência que é o eu o outro e nós se ele tivesse falando o CG seria corpo gestos e movimentos que seria o segundo o segundo Campo se ele tivesse falando TS seria traço só os cores e formas se eu tivesse falando e f seria escuta fala pensamento é imaginação se ele tivesse este aqui seria espaço-tempo quantidade relações e transformações Então essa essas duas vezes que vem em seguida é qual tanto de O que está sendo falado aí e o último gente nesse último aqui no caso 01 que que é isso é o último par de números e que indica a posição da habilidade na numeração sequencial do campo de experiência para cada grupo de faixa etária então cada faixa etária tem um conteúdo a ser trabalhado é isso que está sendo explicado aqui nesse eu 01 02 03 e isso aqui eu encontro aonde nada mcc tem tudo bonitinho aqui escrito como fazer o planejamento Gente o que que eu fazia a capa fiz um papel sulfite mesmo escrito porque eu sempre fiz o rascunho e depois que eu digitava a capa bonitinha que você vai fazer aí e depois o planejamento eu usava gente uma folha A3 aquela grandona e fazia isso aqui e três o que que é isso você vai escrever planejamento anual Eu dei um exemplo aqui de 4 anos objetivos Gerais quais são os objetivos gerais da educação infantil tem aqui na bncc e nesse currículo aqui que eu vou disponibilizar para vocês é só copiar depois você tem que separar por bimestre separe por bimestre porque porque você vai ter que trabalhar a 5:00 os 4 bimestres isso é planejamento planejamento em estudo é você pesquisar é você conhecer você fazer de acordo com a sua turma o seu planejamento Então vamos lá na minha folha grande dia três eu já colocava os 4 bimestres eu fiz só o primeiro aqui para você ter uma ideia como que funciona eu escolhi um tema normalmente a gente sabe do que quem dá aula sabido que as Crianças gostam Então eu peguei para minha para animais e normalmente O que são animais então eu vou primeiro primeiro projeto vai ser sobre animais você tem que escolher um tema que seja significativo para criança que a criançada gosta tem interesse alguma alguma coisa interessante para você fazer ele interdisciplinar o que que é isso Você vai trabalhar esse tema em todos os campos de experiências então por exemplo animais o campo de experiência e o outro nós o que que é experiência é recomendada autonomia cuidado pessoal auto-organização Qual que é o objetivo da aprendizagem aqui de desenvolvimento é o i.a. educação infantil 030 040 três qual que é esse mês era um eu me lembro qualquer rede não lembro acho que é um e depois 001 depois demonstrar empatia pelos outros percebendo que as pessoas têm diferentes blá blá blá blá blá isso tudo você vai copiar da bncc gente tem tudo aqui ó tá tudo aqui é só copiar depois muita gente põe assim sugestões de atividades não é sugestão é a atividades quais atividades que você vai fazer eu vou fazer a brincadeira do tal tal tal tal para desenvolver essas habilidades aqui dessa parte aí eu coloquei aqui embaixo recursos pedagógicos Na verdade ele tem que estar aqui do lado para você escrever aqui que material Você vai precisar eu vou se eu vou fazer uma brincadeira precisa bola eu escrevo bola se eu vou precisar de um som eu escrevo música tal se eu vou precisar de uma corda eu escrevo corda todos os materiais que você for usando você tem que ir relatando aqui é muito mais fácil se você já faz a sua a sua prévia do primeiro bimestre na primeira semana você vai ter contato com as crianças é um período de adaptação às crianças vão conversar bastante vai falar do que gosta do que não gosta você vai conhecer a tua sua turma e som da se isso aqui vocês e tela vai emplacar mesmo não né porque se bem que não tem criança que não gosta de animal né gente animais é um tema que a criançada gosta bastante então você pode falar assim como é que eu vou começar esse tema aqui vamos trazer o seu cachorrinho para escola eu quero conhecer o seu bicho de estimação traz uma foto do seu bicho de estimação e na rodinha você vai conversar sobre o seu bichinho de estimação cada um vai falar como que ele é o que gosta tal isso gente você já vai trabalhar em todos os campos você tem que pensar o que que você vai fazer com esse tema o que que não tem uma animais eu posso e o outro e Nossa eu tenho um bichinho de estimação quem cuida do bichinho ele precisa de mim senão ele morre e Nossa eu vivo com meu pai com a minha mãe com meu irmão com minha avó e nós cuidamos o nosso cachorro do Nosso gato do nosso sei lá bichinho que tem em casa corpo gestos e movimentos Nossa às vezes eu pego aperto meu bichinho que eu esmago meu bichinho eu machuco meu bichinho Eu tenho que ir mais devagar com carinho não posso até matar o coitado do pintinho quantas crianças que vão apertar o pintinho mata ele é sem querer Lógico que ele não tem noção não conhece seu corpo ainda traços sons formas cores você vai trabalhar atividade fazer bolinha de papel e pregar no seu bichinho e pregar no cachorro fazer o cachorrinho caminhar até a casinha dele são atividades de animais depois escuta fala pensamento é imaginação vão fazer uma historinha para suco é como que é o seu animal conta para mim como que é o seu cachorrinho Como que é o seu gato que que ele gosta de fazer o quê que ele faz quando acorda como é que ele come dela que ele dorme já tá fazer uma sequência tá Espaço tempo quantidade relação transformações quantos bichinhos você tem em casa como é que você cuida dele o tempo quanto tempo que eles mora com você quantos anos ele tem gente tudo que você for trabalhar aqui no campo de experiência em cima de um tema que é interdisciplinar isso é interdisciplinaridade a gente faz a educação infantil A gente faz no ensino fundamental e agora nós vamos fazer no ensino médio também é uma novidade da bncc que eu gostei demais e que eu já fazia quando eu dava aula lá atrás eu gostei muito da bncc Exatamente porque ela resgata aquilo que a gente fazia lá atrás antigamente a palavra antigamente mas o planejamento sempre foi feito assim o que funciona porque você vai pegar o conteúdo e vai aplicar no seu dia-a-dia a Anna Mas eu posso fazer vários temas no primeiro bimestre pode você pode fazer esse planejamento aqui de animais Você pode falar de dinossauro Você pode falar de não sei aquilo que é interessante aí com a sua turma de plantas você pode colocar vários temas ao longo do ano mas todos os bimestres vai ter que ter o tema interdisciplinar Ali vai ter que ter o campo de experiência experiência recomendado objetivo as atividades que você vai fazer e o seu o recurso pedagógico Quais são os materiais que você vai precisar gente isso aqui é um plano que funciona é um plano funcional não adianta você pegar o conteúdo da bncc isso aqui e pronto prontíssimo aí eu vou baixar isso aqui vou imprimir Douglas Provisórias oi e daí o quê que vai fazer com isso você estudou não para você estudar você precisa pegar o conteúdo achar o tema está sentindo para esse conteúdo para criança tá bom bom gente é assim que se faz um planejamento tendo significado tá perguntei lema ele tem que ter sem interdisciplinar e que joga aqui isso eu fazia o que eu fazendo uma folha três colocava aquela folha maior de sulfite colocava 1º 2º 3º e 4º bimestre fazia só o primeiro bimestre na primeira semana de aula só para assim para conhecer para eu sentir à medida que eu fosse vendo como que a turma o que eles gostam eu ia completando planejamento no máximo até dia vinte final do mês de fevereiro o meu planejamento estava pronto para o ano inteiro quando você faz o planejamento anual aí você vai partir para sua matriz curricular ou grade curricular E foi o quê que é isso número de aulas de cada disciplina Então a gente vai educação infantil até cinco motricidade 8 aulas semanais exercícios estimulativos cinco aulas introdução organização cinco aulas alfabetização Esse já é a partir de quatro anos né então no templo os pequenininhos matemática atividades da vida diária 8 aulas linguagem oral uma aula música uma aula Ciências da Natureza sociais ciências naturais vez sociais que seria né ou lá na frente às ciências humanas e Ciências da Natureza educação física duas aulas o recreio que equivale a 5 Total 42 aulas 840 horas aulas isso é a matriz curricular você tem que jogar agora este conteúdo nesta grade curricular aí nessa matriz curricular nessas e essa semana tá bom feito isso a pronto montou o horário que vai ter em cada aula é só seguir gente não tem erro senta com a sua coordenadora estuda deles e faça um planejamento coletivo assim interdisciplinar animais faz um planejamento interdisciplinarios depois você pega o conteúdo e joga na sua matriz curricular e da sua escola combinado Lembrando que o módulo para educação infantil é menor a duração da hora e trinta minutos mas a gente sabe que na prática quanto menor a criança menor o tempo do módulo a gente a criança de 2 anos não dá conta de 30 minutos de atividade no máximo 10 minutos uma criança de 3 horas de três anos é uns 15 minutos uma criança de 4 anos é de 20 25 no máximo uma criança de cinco é 30 40 minutos então gente com um módulo no Oi gente tem que seguir o que a legislação anda mas na prática você já tem que fazer um planejamento pensando nisso pera aí eu tenho que motivar eu tenho que sair para o pátio porque criança de educação infantil tem que correr saltar brincar pular correr para o pátio não dá para tudo que é lado ela tem que fazer isso ela tem que discutir por um brinquedo ela tem que brigar pelo brinquedo que ela vai fazer isso em casa e gente Muitos pais ficam assim ai meu filho vai para escola para dormir precisa de um soninho Depois do lanche nem que seja 30 minutos tem que ter um descanso Nem que a criança não durma criança tem que deitar tem que descansar o que quando você descansa tudo aquilo que ela aprendeu no antes do Recreio né do do intervalo ela vai fixar então A criança precisa disso aí nos faz falar mas chega em casa não dorme não dorme porque meu pai agita a criança se a criança tiver rotina na escola e rotina em casa ela vai a gente não tem como então é falta de organização aí família e escola tem que caminhar junto então cobrada a família também o que eles têm que fazer a parte dessa tá bom é isso eu espero temos ajudado e se eu ficou alguma dúvida comente aqui que eu faço um vídeo outro vídeo falando sobre isso e o próximo vídeo é sobre avaliação na educação infantil aguarde que você vai gostar um beijo no coração tchau

#Como #fazer #Planejamento #Anual #Educação #Infantil