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CONCEITOS DE CIMA E DE BAIXO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | ATIVIDADE DE IDENTIFICAÇÃO DOS CONCEITOS DE CIMA E DE BAIXO.

Atividade de Matemática - Em cima e embaixo

Atividade de Matemática - Em cima e embaixo

Introdução

Olá Bruninha, tudo bem com vocês? Espero que sim! Na nossa aula de hoje vamos recordar o conceito de "em cima" e "embaixo" na matemática. Antes de iniciar nossa atividade, vamos revisar alguns exemplos juntos. Vamos lá!

Exemplos

1. O gato está em cima da mesa.

2. O cachorro está em cima do sofá.

3. O macaco está pulando em cima da cama.

4. A tartaruga está embaixo da mesa.

5. O gato está embaixo da mesa.

6. O vaso de flor está em cima da mesa.

Atividade

Na ficha número 5, os animais estão brincando na sala. O cachorro está embaixo da mesa e o gato em cima do sofá. Agora é a sua vez de fazer a atividade:

Destaque o cachorro e o gato do material de apoio e coloque cada um em seu lugar correto (cachorro embaixo da mesa e gato em cima do sofá). Não se esqueça de fazer um registro bonito da atividade!

Essa foi a nossa atividade de hoje. Fiquem todos com Deus e até a próxima aula. Tchau!

Conceitos de Educação Infantil: Atividades de "Em cima e embaixo"

Na educação infantil, é fundamental trabalhar com as crianças de forma lúdica e interativa para que possam compreender conceitos básicos de forma eficaz. Um desses conceitos importantes é a noção de "em cima e embaixo", que é fundamental para o desenvolvimento da percepção espacial dos pequenos. Neste artigo, vamos explorar atividades que ajudam as crianças a compreenderem esse conceito de forma prática e divertida.

Por que é importante desenvolver o conceito de "em cima e embaixo" na educação infantil?

Antes de entrarmos nas atividades práticas, é importante destacar a importância de desenvolver o conceito de "em cima e embaixo" na educação infantil. Essa noção está diretamente ligada à percepção espacial das crianças, ajudando-as a compreender a relação de posicionamento entre objetos e pessoas. Além disso, a compreensão de direções como acima, abaixo, em cima, embaixo é essencial para tarefas cotidianas, como arrumar a cama, guardar brinquedos, entre outras atividades.

Atividades práticas para ensinar "em cima e embaixo" às crianças

  1. Caixa surpresa: Utilize uma caixa de papelão e coloque objetos variados dentro dela. Peça para a criança escolher um objeto e identificar se ele está em cima ou embaixo dos demais. Essa atividade desenvolve a percepção visual e a coordenação motora.

  2. Jogo da memória: Crie cartelas com desenhos de objetos em diferentes posições, como uma maçã em cima de uma mesa ou um peixe embaixo d'água. A criança deve encontrar os pares corretos, associando cada objeto à sua posição correta.

  3. Histórias interativas: Conte histórias curtas e simples que envolvam os conceitos de "em cima e embaixo". Peça para a criança identificar essas posições durante a narrativa, estimulando a compreensão do conceito de forma contextualizada.

Conclusão

Desenvolver o conceito de "em cima e embaixo" na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento da percepção espacial e da coordenação motora das crianças. Por meio de atividades práticas e lúdicas, é possível ensinar esse conceito de forma eficaz e divertida. Incentivar a interação e a experimentação é essencial para que as crianças associem esses conceitos a situações do dia a dia, facilitando a aprendizagem e a assimilação dessas noções fundamentais.

Atividades para ensinar os conceitos de cima e embaixo na educação infantil

Na educação infantil, é essencial oferecer atividades lúdicas e práticas para ensinar os conceitos de cima e embaixo. Uma maneira eficaz de fazer isso é através de brincadeiras que envolvam movimentos e orientação espacial, como empilhar blocos uns sobre os outros. Além disso, é importante utilizar materiais concretos, como caixas e objetos do cotidiano, para que as crianças possam visualizar e manipular as noções de cima e embaixo de forma concreta.

Desenvolvimento da coordenação motora e raciocínio lógico através dos conceitos de cima e embaixo

O trabalho com os conceitos de cima e embaixo na educação infantil contribui não apenas para o aprendizado matemático, mas também para o desenvolvimento da coordenação motora e do raciocínio lógico das crianças. Através de atividades que envolvam colocar objetos em diferentes posições, as crianças são estimuladas a pensar sobre direções e movimentos, o que é fundamental para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras.

Integração dos conceitos de cima e embaixo com outras áreas do conhecimento na educação infantil

Além de serem importantes para a matemática e o desenvolvimento motor, os conceitos de cima e embaixo também podem ser integrados com outras áreas do conhecimento na educação infantil. Por exemplo, é possível explorar esses conceitos de forma interdisciplinar, relacionando-os com a linguagem, a arte e a ciência. Dessa maneira, as crianças podem ampliar sua compreensão sobre o mundo ao seu redor e desenvolver habilidades em diversas áreas.

Importância dos conceitos de cima e embaixo na educação infantil: atividades lúdicas e interdisciplinares para o desenvolvimento integral das crianças

Os conceitos de cima e embaixo são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças na educação infantil. Ao oferecer atividades práticas e lúdicas que envolvam esses conceitos, é possível estimular o aprendizado de forma significativa e promover o desenvolvimento integral dos pequenos. Além disso, a integração desses conceitos com outras áreas do conhecimento contribui para a formação de crianças mais criativas, autônomas e críticas, preparando-as para o futuro.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=-alaVpAKd6w do Canal Professora Josi .