Conceitos matemáticos: cheio e vazio – Educação Infantil – Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

By | 18/06/2024




Introdução

E aí, os conceitos matemáticos são cheios de significado, assim como a história do Tobi e do Rick, os melhores amigos de Henrique. Nesta divertida narrativa, acompanhamos a aventura deles em um dia ensolarado.

A brincadeira na rua

O Tobi e o Rick foram brincar com os cachorros da rua e acabaram cheios de carrapichos nos pelos. Rick resolveu dar um bom banho no Tobi e pegou um frasco cheio de shampoo para cachorro.

O banho do Tobi

Rick esfregou os pelos cheios de carrapichos do Tobi com o shampoo, que logo ficou vazio. Em seguida, encheu um balde de água e despejou sobre o Tobi até que o balde ficasse vazio. Assim, o Tobi ficou limpinho e cheiroso.

Passeio na praça

Após o banho, os dois amigos foram passear na praça e aproveitaram o dia ensolarado juntos, relembrando a aventura do banho do Tobi.


Conceitos matemáticos: cheio e vazio na Educação Infantil

A Educação Infantil é uma etapa fundamental no desenvolvimento das crianças, pois é nesse período que elas começam a ter os primeiros contatos com os conceitos matemáticos básicos. Um desses conceitos são os opostos "cheio" e "vazio", que podem ser explorados de forma lúdica e divertida, contribuindo para o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos pequenos.

O que são os conceitos de cheio e vazio na matemática?

Os conceitos de cheio e vazio são fundamentais para o entendimento da quantidade e da organização espacial. Na matemática, "cheio" representa a presença de objetos em um determinado espaço, enquanto "vazio" indica a ausência desses objetos. Esses conceitos são essenciais para o desenvolvimento do senso de quantidade e para a compreensão de noções básicas de adição e subtração.

Explorar esses conceitos desde cedo na Educação Infantil pode ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de observação, classificação e comparação, além de estimular o raciocínio lógico e a criatividade.

Como trabalhar os conceitos de cheio e vazio com as crianças?

Existem diversas atividades lúdicas e práticas que podem ser desenvolvidas para auxiliar as crianças na compreensão dos conceitos de cheio e vazio. Uma delas é a utilização de recipientes e objetos do cotidiano, como potes, caixas, brinquedos e alimentos.

Por exemplo, é possível pedir às crianças que classifiquem os objetos como cheios ou vazios, preenchendo recipientes com diferentes materiais (areia, água, massa de modelar) ou organizando brinquedos em caixas. Essas atividades possibilitam que as crianças explorem os conceitos de maneira concreta e visual, facilitando a compreensão e a internalização dos mesmos.

Além disso, é importante proporcionar momentos de reflexão e debate, incentivando as crianças a verbalizarem suas observações e conclusões. Perguntas como "Por que esse pote está cheio e aquele está vazio?" ou "O que podemos colocar dentro desse recipiente para ele ficar cheio?" estimulam o pensamento crítico e a comunicação, favorecendo o desenvolvimento cognitivo dos pequenos.

A importância dos conceitos de cheio e vazio na BNCC

Os conceitos de cheio e vazio estão alinhados com as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil. Ao trabalhar esses conceitos de forma contextualizada e significativa, os educadores contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo a construção de conhecimentos matemáticos e o fortalecimento da autonomia e da criatividade.

Portanto, é fundamental que os professores estejam atentos à diversidade de estratégias e recursos pedagógicos disponíveis para explorar os conceitos de cheio e vazio, estimulando a curiosidade, o interesse e o engajamento das crianças no processo de aprendizagem matemática. Investir nesse trabalho desde cedo é investir no futuro das crianças, possibilitando que elas desenvolvam habilidades essenciais para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.

Conceitos matemáticos na Educação Infantil

Na Educação Infantil, é essencial trabalhar conceitos matemáticos de forma lúdica e acessível às crianças. Um dos conceitos fundamentais é o de cheio e vazio, que pode ser explorado através de atividades práticas e sensoriais. Estimular a percepção visual e tátil dos pequenos ajuda no desenvolvimento da compreensão destes conceitos.

BNCC e a importância dos conceitos matemáticos na Educação Infantil

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância de desenvolver habilidades matemáticas desde cedo. O entendimento dos conceitos de cheio e vazio está diretamente relacionado ao desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico e da noção de quantidade. Ao proporcionar vivências práticas que envolvam estes conceitos, os educadores contribuem para a formação integral das crianças.

Atividades para explorar os conceitos de cheio e vazio na Educação Infantil

Para tornar o aprendizado mais significativo, é interessante propor atividades que estimulem a experimentação e a exploração. Jogos com recipientes cheios e vazios, brincadeiras com areia, água ou massinha são algumas maneiras de trabalhar os conceitos de cheio e vazio de forma divertida e envolvente. É importante que as atividades sejam adequadas ao nível de desenvolvimento das crianças, promovendo a participação ativa e o aprendizado colaborativo.

Explorando os conceitos matemáticos de cheio e vazio na Educação Infantil – BNCC

Neste artigo, destacamos a importância de trabalhar os conceitos matemáticos de cheio e vazio na Educação Infantil, conforme preconizado pela BNCC. Ao proporcionar experiências sensoriais e práticas que envolvam estes conceitos, os educadores contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, estimulando o raciocínio lógico e a noção de quantidade. Por meio de atividades lúdicas e acessíveis, é possível promover aprendizagens significativas e despertar o interesse dos pequenos pela matemática desde cedo.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Pdn8c1JxtEs do Canal Letras Números e Mais .