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Conferência 1 - Professora Lucia Helena Sasseron - Ensino por Investigação: teorias e práticas e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Introdução:

O ensino de física é um tema fundamental na Educação Básica, e a abordagem por investigação tem se mostrado eficaz para promover o desenvolvimento do pensamento crítico e da alfabetização científica dos estudantes. Neste contexto, a professora Lúcia Helena Sasseron apresenta sua experiência e reflexões sobre o ensino por investigação, teorias e práticas, e sua relação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Teorias e práticas do ensino por investigação:

A professora Lúcia destaca que o ensino por investigação tem evoluído ao longo dos anos, passando de uma abordagem centrada em procedimentos para uma ênfase na crítica e no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Ela ressalta a importância de integrar os quatro domínios do conhecimento (conceitual, epistêmico, social e material) nas práticas investigativas em sala de aula.

BNCC e formação de professores:

A BNCC apresenta competências específicas para as ciências da natureza no Ensino Fundamental e Médio, mas a ênfase nas questões conceituais ainda prevalece. A formação de professores também é impactada por essas mudanças, com a necessidade de preparar os educadores para trabalhar com o novo formato do ensino médio e a abordagem por investigação.

Impacto da reforma do ensino médio:

As mudanças na estrutura curricular e carga horária do ensino médio levantam questões sobre a exclusão da disciplina de física na última série e a implementação de itinerários formativos. A falta de preparo dos professores e a uniformização do currículo também são preocupações em relação à qualidade do ensino e formação dos estudantes.

Desafios e perspectivas:

Diante dessas mudanças e desafios, é essencial que os professores sejam capacitados para implementar o ensino por investigação e promover a formação de cidadãos críticos e engajados com a ciência. A reflexão constante sobre as práticas pedagógicas e a busca por uma educação de qualidade são fundamentais para enfrentar os novos desafios da educação no Brasil.

Conclusão:

A discussão liderada pela professora Lúcia Helena Sasseron destaca a importância do ensino por investigação e da formação de professores para o desenvolvimento da educação científica no país. A análise crítica das reformas educacionais e o compromisso com uma educação de qualidade são fundamentais para garantir o sucesso dos alunos e a construção de uma sociedade mais consciente e participativa.

O Ensino por Investigação na BNCC

Introdução

Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação no Brasil passa por diversas transformações, incluindo a forma como o ensino é conduzido em sala de aula. Uma das abordagens mais discutidas e recomendadas pela BNCC é o Ensino por Investigação. Na conferência ministrada pela Profa. Lucia Helena Sasseron, foram apresentadas teorias e práticas relacionadas a essa metodologia, destacando sua importância no contexto educacional atual.

O que é o Ensino por Investigação?

O Ensino por Investigação é uma abordagem pedagógica que tem como objetivo estimular a curiosidade e a autonomia dos alunos, incentivando-os a investigar e construir conhecimento de forma ativa. Por meio de questionamentos, experimentação e reflexão, os estudantes são desafiados a compreender conceitos e resolver problemas de maneira colaborativa.

Teorias e Práticas

Durante a conferência, a Profa. Lucia Helena Sasseron abordou diversas teorias que fundamentam o Ensino por Investigação, destacando a importância de uma aprendizagem significativa e contextualizada. Além disso, foram apresentadas práticas pedagógicas que podem ser adotadas pelos professores para promover um ensino mais investigativo e engajador.

Relação com a BNCC

A BNCC preconiza um ensino mais integrado e contextualizado, que dialogue com as experiências e saberes dos estudantes. Nesse sentido, o Ensino por Investigação se mostra alinhado com os princípios e diretrizes estabelecidos pela Base, uma vez que possibilita o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração.

Conclusão

Professores e gestores educacionais são desafiados a repensar suas práticas pedagógicas e buscar estratégias inovadoras que atendam às necessidades e demandas do século XXI. O Ensino por Investigação surge como uma alternativa promissora, capaz de transformar a forma como o conhecimento é construído e compartilhado em sala de aula. Ao adotar essa abordagem, é possível estimular o protagonismo dos alunos e prepará-los para os desafios do mundo contemporâneo.

Importância do Ensino por Investigação e a BNCC

O ensino por investigação é uma abordagem pedagógica que estimula os alunos a questionar, explorar e descobrir conhecimentos de forma mais autônoma e significativa. Profa. Lucia Helena Sasseron, renomada educadora, destaca a importância desse método no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe uma maior conexão entre conteúdo curricular e realidade dos estudantes.

Desafios na implementação do Ensino por Investigação

Apesar dos benefícios do ensino por investigação, sua implementação enfrenta desafios, como a formação dos professores, adaptação dos materiais didáticos e a infraestrutura das escolas. É fundamental proporcionar suporte e capacitação aos docentes para que possam aplicar com eficácia esse modelo em sala de aula, garantindo assim a qualidade do processo educacional.

O impacto do Ensino por Investigação na aprendizagem dos alunos

Evidências apontam que o ensino por investigação contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos, além de promover a construção de um pensamento crítico e criativo. Ao relacionar teorias e práticas, conforme proposto por Profa. Lucia Helena Sasseron, os estudantes se tornam mais engajados e motivados a aprender, o que reflete positivamente em seu desempenho acadêmico e na formação integral.

Impacto do Ensino por Investigação e a BNCC na Educação

Em suma, a abordagem do ensino por investigação, aliada aos princípios da BNCC, representa um grande avanço no cenário educacional brasileiro. A integração desses elementos proporciona uma educação mais significativa e alinhada com as necessidades e desafios do século XXI, preparando os estudantes para a vida e para a cidadania ativa. É fundamental investir nesse modelo pedagógico inovador e promissor para garantir uma educação de qualidade e transformadora.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=U01CtRJ0VUo do Canal MNPEF - SBF .