CURRÍCULO BASE DO TERRITÓRIO CATARINENSE: APROPRIAÇÃO, PLANEJAMENTO, REGISTRO E APRENDIZAGEM

By | 02/05/2025



Webinar com Prof Elcio Cechetti sobre CBTC e demais ações decorrentes.

CURRÍCULO BASE DO TERRITÓRIO CATARINENSE: APROPRIAÇÃO, PLANEJAMENTO, REGISTRO E APRENDIZAGEM/a>

E aí E aí E aí E aí E aí Oi bom dia bom dia a todos é com muita alegria que recebo vocês nesse momento de reflexão com o objetivo de termos alinhados os nossos conselhos de classe nossos estudos e os nossos planejamentos com esse com esse processo de estudo que estamos fazendo nesse dia esse dia frio como está hoje Espero que vocês estejam todos bem desejo um bom dia aos professores nossos colegas de trabalho de luta aos diretores que organizaram todo e se empenharam em organizar Todo o espaço de reflexão desse dia e com alegria eu recebo Professor Elson Secret que vai vamos falar de forma é digamos particular né particularizada Para nossa Regional e ele sabe do que nós estamos organizando do que nós vivemos vivenciamos semana passada nos conselhos de classe já passei para ele a nossas orientações já passei também para ele é todo o nosso processo de conselho encaminhei para eles algumas falas de vocês de quanto foi bom o nosso conceito de claro então eu acho que sem muita delonga né eu vou deixar a fala com o professor Élcio porque ele tem muita coisa nos dizer e nós muitas coisas da refletir sobre o que ele vai nos falar então desejo é um ótimo dia de estudo de trabalho e deixe os seus agora o professor Elson Secret para sua fala que será tão de damos importante para todos nós muito bom dia a todos e que tenhamos um dia a prof e obrigado Jeane Bom dia a todos os colegas e professores e quem esse de apoio pedagógico gestores e demais colegas da nossa rede estadual é uma satisfação está com vocês nessa manhã fria aqui no litoral eu falo aqui de Biguaçu perto de Florianópolis não tão frio como eu imagino que esteja aí na região de vocês mas mesmo e nesse momento de mudança de clima né de estação Nossa nós estamos enquanto rede atravessando um momento de mudanças e desafios de implementação de novos currículos e ao mesmo tempo sem dúvida lidando com perguntas com inquietações conquistar culos com desentendimentos o sentido nos parece que as coisas mudaram mas não nos avisaram parece que as coisas têm que ser diferente mas não sabemos bem como eu tenho circular no bastante nas redes hora presencial hora virtual como agora e ouvindo muito ajudaram na medida do possível a entender a lógica das coisas e a minha proposta agora nessa amanhã nessa parte da manhã é de fato puxar um pouco fios da mudança no currículo para entender como isso rever Vera no planejamento e na avaliação muitas coisas que aqui direi não são exatamente novidades não é tudo novo para vocês mas eu imagino que talvez o que a minha contribuição seja mais nessa costura coisas que estavam meio dispersas a série conectada se vocês entenderem pelo menos essa minha meta e entender melhor a lógica Que estrutura essas mudanças E por que que está acontecendo nesse momento da história e antes de mais nada também quero destacar que isso colega da rede estadual seu efetivo já desde 2006 na rede trabalho trabalhei nas escolas da região de Jaraguá do Sul depois trabalhei de 2007/2017 na sede na gerência de Ensino Fundamental justamente nessa área de currículo de avaliação informação Nos últimos quatro anos e reside em Chapecó e trabalhei na Unochapecó no mestrado em educação nos cursos de graduação de formação de professores e não do final do ano na virada do ano eu retorno à sede e aqui este ano se vo como técnico só lotado na secretaria e estão nesse movimento também de aprofundamento do currículo motivo pelo qual pode ser que também você já tá se por algum outro meio ou seja nas formações online do fundamental seja do novo ensino médio eu tenho colaborado bastante nesse nesse movimento e perde ao a nossa reflexão Eu Vou partilhar a tela aqui porque é não só desconfio né mas visualizar ajuda bastante na aprendizagem vou pedir para comer partilhar que até ela para nós é exatamente obrigado então nosso tema não é simples mas são são conceitos grandes abrangentes complexos e depois trataremos de currículo de planejamento e avaliação no contexto da bncc em um obviamente no currículo base do território Catarinense e antes de mais nada Vale lembrar que a bncc é uma base Nacional como sabemos nascido em 2017/2018 e que tenham durabilidade vou usar essa expressão de 20 anos então é às vezes é eu escuto colegas dizendo nossa não aguento mais ouvir falar no bncc e eu digo calma nas fotos estamos começando é são 20 anos de persistência de um documento e é provocador orientador de currículo e por ser um documento dessa magnitude ele não é simples de ser entendido nos faltou justamente no meio desse processo é maior discussão e maior detalhamento prejudicado pelo advento da academia então nós estávamos iniciando o movimento e vem a pandemia da uma uma dá uma freada e nesses dois últimos anos criando a bastante obstáculos nesse sentido então estamos ainda em processo de compreensão deste documento e isso então nos faça fazer o PROCON para conversar nesse início a partir dessas questões primeiro porque que os currículos foram então modificado e o que mudou a partir deles e como interpretar essas mudanças como planejar e avaliar nesse novo cenário Essas são perguntas que não é só Santa Catarina que se faz nacionalmente todas as redes sejam estaduais municipais inclusive privadas estão em busca de caminhos às vezes com incidentes às vezes divergentes mas não está numa situação incômoda o que acontece conosco aqui assimilar o que acontece na rede do Paraná do Rio Grande do Sul só para citar os vizinhos então é como se entenda e compreendam que todos estamos mesmo no mesmo barco em sentido de encontrar sentidos e práticas novas antes de compreender a base o currículo Catarinense é importante Então a partir da primeira pergunta porque os e fora modificar e aqui eu sempre desafio a todos a dar um passinho para além da escola e perceber o contexto Onde se encontra a escola nesse momento da história i ii e nesse sentido que nós precisamos olhar para uma das dimensões que mais afeta a organização da sociedade que o mundo do trabalho esse mundo do trabalho está em profunda Mudança Já tinha eu não vou ficar avisando se é para o bem ou para o mal entendo eu vou só trazer as residências que aí estão e cada um já vai já vai concluindo os alimentos que são positivos e negativos nas temos de um lado um cenário não só Nacional mas internacional de crise incerteza sobre o futuro o futuro é que uma criança de hoje tem é muito diferente do que as perspectivas de futuro que nós tínhamos a nossa nas nossas infâncias assim as infâncias hoje comparadas as duas a três décadas são bastante distintas É sim lá atrás nossos pais que Pouco a Pouco tinham estudava poucas chances tiveram de ir para além da 4ª série quando nós cílios grande parte de pequenos agricultores e pequenos Comerciantes que conseguimos chegar na universidade nós temos em mente que tem uma vez concluindo uma graduação licenciatura nós teremos de algum moda garantia de estabilidade ou de uma carreira pro longo da vida ensinou acontecerá com nossos pequenos e a previsão nesse mundo tão dinâmico e veloz é que essas gerações tenho que mudar profissão duas três vezes ao longo da vida e tenho que se ache os carne tá até mesmo voltaram na velocidade para fazer novos cursos novas habilitações duas três vezes ao longo da carreira tá no ar mais uma carreira única de alguém que tem sal vou fazer isso não aposentar aqui até mesmo a ideia de aposentadoria ela tá sempre contestada em certa então nós temos um cenário bastante previsível sempre para essas novas gerações da toda uma dinâmica de inovação de competição de realinhamento já político de mudanças climáticas isso também afetará ainda mais o futuro das Gerações que nos sucedem um a organização do trabalho que se tornou cada e aparelho inclusive ajudou a acelerar isso o trabalho se torna mais flexível a uma dinâmica de terceirização de competição acirrada pela inovação e ao mesmo tempo de desemprego e na medida que Avança certas tendências de uma Revolução Industrial chamada 4.0 de automação crescente de Inteligência Artificial de outra parte vai obrigando bolsões de pessoas na condições de mão de obra A a se ajustarem para não ficarem excluídas do sistema Então eu fico aqui por exemplo imaginando quando a internet 5g chegaram Até nós quando caminhões ônibus não necessitarão colheitadeiras não necessitarem de mãos humanas mas elas trabalharam guiadas pelo GPS na 5g podem trabalhar 24 horas sem sem a gente ficar aí conduzindo-o o quanto uns impacta em algumas profissões como motoristas motoristas de caminhões e já é uma um fato em algumas cidades Londres já tem já não precisa de motorista para os ônibus urbanos a Então é isso chega e chega nas linhas de produção chega nos frigoríficos chega no campo chega na cidade ou seja esse mundo é muito volátil e ao mesmo tempo que gera benefícios para alguns desestabiliza gerem certeza para outros ou para bastante outros então é nesse cenário que as coisas estão acontecendo a uma mudança no ritmo nos modos na rotina do trabalho EA busca por renovação de algum modo coloca também a uma nova geopolítica mundial quem andava que entre ideias a melhor que cria soluções criativas ganha nunca vem de ideias e assim por diante eu pensei que esse processo todo não é não tem como não afetar a escola a escola não tá numa redoma e diz vai mundo muda nós vamos ficar fazendo a mesma coisa não isso tá chegando pressionando sobre entrou nos currículos mas também está ensinando a nós docentes porque esses estudantes vem para escola com outras mentalidades e outras identidades e isso em passa também pelo uso mas sobretudo no domínio das tecnologias é impensável hoje que alguém saiu do ensino médio e vai fazer celular uma inteligência aí na uma vaga seja lá para um mercadinho da da cidade do bairro e nesta entrevista alguém o contratante pergunta veja tem que passar a tinta controlar o está e eu preciso que você comprar no sistema a o quanto foi vendido o quanto eu tenho que comprar encomendados fornecedores você sabe usar a planilha do Excel e se o garoto decenal nunca vir já tem um ponto negativo E aí se o empregador não é difícil mas é tudo bem mas se eu precisar então que você ligue para o fornecedor pega desconto peça 10 por cento na farinha dez porcento no feijão e tal você sabe negociar E aí vai dizer não é meu irmão 10% não sei como fazer esse cálculo se esse sujeitos é saírem da escola sem conectar o saberes dela na para resolver situações práticas é muito complicado o que eles venham a se inserir nesse mundo cada vez mais flexível mas o mesmo tempo mais disputado EA se rabo e quem gente quer saberes básicos EA eu uso da tecnologia não é um luxo é uma necessidade diante desse cenário em que se eu disser não é presença que eu não sei mandar o e-mail É para um fornecedor eu tô de algum modo atestando a minha não contratação por exemplo mas é um exemplo pequeno é uma cama cogitação mas para mostrar que de algum móvel a relação da escola com a sociedade fica mais tensionada diante das demandas que que a sociedade mesma cria e time de algum móvel se liga real mesmo tempo que se espera tem uma expectativa de que a escola contribua para a formação de um novo tipo de sujeito a esse novo tipo de sujeito é é demandado que seja criativo que seja flexível que tem à disposição para aprender sempre em que em síntese e olha essa palavrinha não gosto de usar Mas ela é talvez a melhor definição que se possa ter o sistema o mundo do trabalho busca pessoas que sejam empreendedoras em si mesmos e é isso implica dizer que é um e as pessoas diante desse cenário bastante complexo precisam ter iniciativa precisam criar soluções preciso abrir caminhos precisam ter auto-organização necessitam ter autonomia E aí agora os colegas ensino médio vai entendendo por exemplo porque que tem projeto venda E por que que o termo do projeto inventa estará vai descer e chegando até nós nas escolas EA componente porque se as pessoas não tiver em um projeto de vida ou uma Projeção de si mesmo para esse cenário elas ficam reféns das mudanças e mais do que isso ficam excluídas muitas vezes e todo esse processo que aí está então É um cenário contraditório não tô aqui e elogiando as mudanças só trazendo contratações em pra entender da onde nasce por exemplo então toda essa perspectiva de mudança nos currículos e aqui para fechar esse bloco eu retomo um documento que você deve ter ouvido falar até lido na armação em outros momentos da vida é que é um relatório do Jacques delors é encomendado pela Unesco na década de 90 e publicado no Brasil com o com o título educação um tesouro a descobrir pois há mais de 20 anos esse relatório apontava que no século 21 a educação para responder as dinâmicas da sociedade teria que ajudar a preparar os sujeitos pelo menos em três dimensões a dimensão de vida e de carreira e aqui em tem uma síntese do que eu falava e implica em desenvolver flexibilidade maior adaptação que o sujeito tem a margarina iniciativa auto-direcionamento uma melhor interação social e intercultural maior produtividade e aí entra a questão da multitarefa a pessoa não é não está nossa só fazer uma coisa lá ela com julga duas três ações e paralela E isso também se dá muitas vezes no mundo do trabalho e liderança responsabilidade diante de um cenário sempre é complexo e incerto que que se coloca de outra parte habilidades de aprendizagem e inovação a desenvolver o pensamento crítico capacidade de resolver problemas de comunicar argumentar de colaborar em síntese que tem condições de Inovar e criar estratégias soluções novos e ainda como já falávamos habilidade de informação de energia e tecnologia isso não é só acessar informação isso isso já é um grão um patamar mas Fazemos o dessa informação é realmente a para não está consumir essa informação mas poder também contra-argumentar utilizar saber aproveitar essa toda essa avalanche de saberes de informações que existem nas redes em favor da aprendizagem em favor da Inovação ou em favor da criação de uma solução de uma ideia bom então É um cenário que eu não tô inventando já se tinha indicado a mais de 20 anos aqui é essas projeções foram sintetizadas em naquilo que de todo tá se todos nós já ouvimos falar dos Quatro Pilares da Educação do Século 21 esses Pilares traduzem de um lado a formação por competências a formação por competências tem três dimensões que é conta é ensinar né conhecimento desenvolver habilidades e atitudes para dar conta desses Quatro Pilares que é aprenderam a saber aprender a saber fazer aprender assar a ser e a conviver então isso se esse chegou ao Brasil não agora mas foi incorporado na bncc e é com toda a força e isso não chegou apenas ao Brasil se se for fazer uma buscar internacional Silver a que essa visão ela é quase como uma agenda uma pauta que foi e sendo incorporada em diferentes reformas curriculares mundo afora da Austrália a Europa aos Estados Unidos da América Latina por exemplo então é o que tá acontecendo aqui não é isolado do que acontece em outras partes do mundo na Esfera da educação e nesse ponto eu quero adicionar ainda alguns ingredientes Por exemplo quando que hora para esta imagem que já circulou o mundo nós temos aí é um acontecimento que se dá na mesma data no mesmo lugar porém em Oi gente agora reparem que essas imagens mostram como mudou a maneira como nós humanos lidamos com os acontecimentos da vida cotidiana porque a mediação tecnológica que foi incorporada na nossa vida cotidiana eu bem sabemos que essa incorporação desigual a gente com as que têm acesso a gente e não há se não tem condições de acesso academia mostrou muito bem como uma lupa aonde está as desigualdades e as inscrições da era digital porém nós não podemos deixar de considerar que isso não está afetando a educação ou não está afetando as relações sociais sim está e Continuará afetando porque ninguém Imagina que nós vamos pegar o celular e qual é a palavra análise de chega não quero mais usar internet as crianças de hoje a geração atual nasci num contexto que é quase inimaginável não usar internet né então é grande parte delas que tem condições aí e acessibilidade parte de uma constatação que isso é como um dado pronto e acabaram né não tem nenhuma ação Histórica de quando isso surgiu Então temos aí uma mudança nos modos de chegar à realidade de relacionar-se de nos relacionarmos uns com os outros e isso impacta numa outra questão que a e também gera pressão no nosso dia a dia que é o cenário da própria escola quando nós comparamos e a sala de aula de de 1920 de uma sala de aula de 2020 nós podemos ver que há muitas permanências embora também haja muitas mudanças mas as mudanças não são tão gráficas Como foi o que passou na conquistar passando na sociedade então isso ajuda a entender porque de algum modo enquanto escola enquanto docentes nós estamos sempre lidando com uma certa crise crise de sentido pressão que vende de paz pressão que vem do Comércio pressão que vem das Indústrias pressão que vende os índices e aqui nós estamos tentando achar encontrar caminhos e a sociedade de algum móvel pressionando por algumas demandas cada um cada grupo com seus interesses obviamente nós estamos editando com essa transição é isso nos afeta não podemos desconsiderar e uma das questões que que mais nos impacta é um modo como essa geração que tá na nossas mãos hoje pensa age e ela tem uma maneira específica de lidar com a vida com os acontecimentos que muito distinta da nossa infância lave 30 40 anos na nossa época de querendo ou não querendo a escola aqui tínhamos era bastante tecnicista Era bastante cartesiana era um comando de cada vez guarda o caderno de geografia pego a de matemática espera agora posso escrever né É tem todo um ritmo pausado uma coisa a outra a alma uma maneira de tática dessa escola que ainda rima a remanescências até hoje de centralidade da figura do professor de dar o professor como detentor do Saber de estudantes que poucos sabiam é que não tinham praticamente informação e que para a gente fazer uma pesquisa Unique de fato ele para escola ele para biblioteca buscar os livros chamados Barça e fazer pesquisa naquela época era sempre utilizar o capítulo da base alguns sintetizavam copiar um parágrafo pulando um outro e copiando o terceiro e assim era pesquisa em 30 anos a baixas humano ninguém compra baixa mãe e as escolas se a tem o Olá jogo com pouca utilização porque hoje as pessoas não vão para a escola para pesquisar na Barça Porque tudo que tá na base se multiplicaram não sei por quanto está na rede então o do totalmente a maneira de lidar com as informações e essa geração portanto uma vez conectada ou na era das conexões ela tem uns estrutura um sistema de pensamento muito mais disruptivo em relação a nossa época é repito se me pedirem para eu fazer um texto ou para você fazer um texto um texto acadêmico que seja tem que ver o que é que a gente faz grande parte de nós tem que desligar a TV Tem que fechar a porta tem que se isolar para poder escrever para poder se concentrar nós fomos educados assim agora esse os filhos nossos adolescentes eles não fazem isso eles estão conectados no celular estão ouvindo música eles estão fazendo exercícios ou fazemos seu textos de um jeito ou de outro mas nessa lógica e não ah não não vejo que a gente vai conseguir querer que eles incorporem a lógica Nossa de fechar tudo de Desconectar do mundo para fazer um texto é assim que eles estão é assim que eles estão imersos e esse impacto nos processos de aprendizagem também para o bem e para o mal tá Não tô dizendo que nos faz um texto os melhores o que nós mas é uma nova lógica que está aí eu tinha um afeta a sala de aula então estamos falando de currículo já por quê Porque o currículo é tudo que acontece na escola desde quando estudante ADN entra no portão até e vai receber um prato de comida lá na hora do intervalo como como a alguém serve citrato comida olhar e aqui a pessoa tem perante o aluno é currículo o que eu quero dizer o currículo é todo esse conjunto de elementos que não é só na lista de conteúdos as relações são currículo o tratamento é currículo como nós lidamos nos tratamos entre nós professores entre nossos estudantes entre nós professores e gestores é currículo Então nada escapa desse processo que é formativo então o currículo às vezes ela é muito mais sistematizado quando a gente olha para os conteúdos pelos conhecimentos das disciplinas mas algo que extrapola isso e por que que estar Cola porque a elementos curriculares que e Foge identidades e importante o nosso se reduzem ao saber científico apenas eles isso é tudo que se experimenta na escola é dentro e fora da sala de aula também a currículo por isso é quando se pensa em modificar currículos atualizar currículos não se está só mexendo lá no livro não detalhe da escola se está empatando na escola como todo nas relações que a gente tem uns com os outros ao mesmo tempo é importante considerar que com geniculo é sempre uma seleção não cabe tudo ninguém hoje tem a pretensão de um sinar tudo não existe tempo para isso até porque é o tudo é uma inesgotável é o saberes estão sendo produzidos reproduzidos Recife em 24 horas então não tem como a a escola da conta dessa demanda um funciona a seleção essa seleção é feita a partir de certas finalidades é E essas finalidades elas não são gratuitas e aí está o movimento que temos que fazer porque ensinamos o que ensinam o que queremos com aquilo que ensinamos que tipo de sujeito nossa escola de fato Tá formando então é aqui que tá o currículo respondendo essas demandas para o quê que isso é importante porque nós estamos produzindo identidades como eu dizia esse a força no currículo e me parece que nós temos que enquanto rede ter mais tempo para refletir sobre currículo da da importância que ele tem na vida escolar e é nessa reflexão de do currículo te entramos e Chegamos na bncc a ver né seu é um documento nacional que reorganizar o currículo e reorganiza não só nos conteúdos no livro e ela reorganiza enquanto postura Educacional é isso que eu quero chamar atenção não é Manda dacinho da escola que o Benê ser mexe ela tem uma proposta de mexer na totalidade da ação educativa e depois você me chamava atenção do conceito ampliado de currículo currículo não é na lista de conteúdos não é um processo é separado de tudo que nós fazemos o dia da escola nesse ponto que eu quero adicionar o seguinte a bncc enquanto a organização propositura de um currículo Nacional ela incorpora uma concepção particular de educação essa concepção agora vocês vão perceber a o link ela tem tudo a ver com o que eu acabava de mencionar do relatório da Unesco e tem tudo a ver com as mudanças do Mundo do Trabalho em síntese e síntese a Benê ser não nasci de costas para as mudanças na sociedade ela está respondendo essas mudanças e anúncio que busca se atualizar os currículos e a primeira questão chave para interpretar e isso ar abeneci se incorpore uma formação em uma concepção de educação que é de informação por competências é E aí tem um ingrediente novo porque porque raramente nas nossas nesse alturas na nossa experiência acadêmica nós tivemos oportunidade de discutir o que que a formação por competências nós até temos premiações sobre isso e no Brasil e isso impacta também muitas resistência então formação por competências não é uma uma fato que tem um ali me Daddy tem muita crítica tem tem muita discussão mas para o bem ou para mal e isso está na bncc e o mesmo para fazer a cliente que é importante entender o que significa formação por competências e assim o tenham um pequeno quadrinho que ajuda a entender o quanto que isso para é impactante em termos de currículo O que é e traz as perguntas que estruturam qualquer currículo a formação por competências responde à sua maneira isso porque ensinar a resposta da pedagogia das competências é para nos envolver as pessoas em quatro âmbitos social e interpessoal pessoal e profissional trouxer vem que essas quatro dimensões sem interconnect mas que não óculos Genésio de uma sobre a outra e que aqui é uma incorporação da dimensão profissional também até porque na lógica das competências às pessoas para não usam investe ou são obrigadas a investir grande parte do tempo das suas vidas no mundo profissional do mundo do trabalho ou seja trabalhar não é uma opção para 99 porcento da população O que é uma necessidade então a dimensão profissional não não fica fora da discussão da escola lá dentro e abre essa essa dimensão afeta os currículos também e a pergunta a seguinte é bom separar a desenvolver essas quatro dimensões e como é que se faz isso o que que se ensina e aí Olha a fórmula conhecimentos habilidades e atitudes então a essas três dimensões então de cheio no currículo o conhecimento habilidade atitude porque a ideia é formarmos uma pessoa não cidadão e um profissional que não só saiba mas também saiba fazer o bem atitudes e desejáveis em termos sociais e interpessoais positivas quando ele faz vou dar um exemplo aqui de uma outra área para facilitar em tempo sobe comparação imagine um bom médico um médico referência em ortopedia por exemplo Então as pessoas vêm de longe porque precisa fazer cirurgia no joelho no alkaida enfim é o cara é bom é referência estarmos que que a cirurgia dele é segura a Então as cidade que ele tome não saber da gente o início ele fez residência especializou-se em ortopedia ele também sabe fazer uma cirurgia mas ele tem noção da técnica e tudo mais mas ele tem um problema I have no tenho um problema de relação interpessoal no dia que esse médico vai fazer cirurgia a equipe fica horrorizado a enfermeira diz meu lá vem aquele cavalo de novo aí o anestesista descia aquele cara mal humorado E aí todo mundo fica Resistindo porque esse cara é bom no que faz ele sabe fazer mas ela é péssimo nas relações interpessoais E isso não é um fato raro se a gente pesquisar os índices da dessas empresas de RH de recrutadoras a maior causa de demissão hoje se dá por conta nas relações as pessoas não sabem conviver e não sabem trabalhar em equipe e muitas vezes são desligadas por conta disso não tem postura sem é o cerne que a dimensão do conhecimento é atrelada a dimensão da habilidade mas também a dimensão das atitudes essas três questões estão no centro desta pedagogia para competências percebe e esse é diferente do que se tinha até então na escola nos currículos anteriores A pergunta seguinte água mas como é que se ensina isso E aí a literatura disse a partir de situações conflitos e problemas reais era um currículo que não busca da resposta mas busca trazer perguntas inverte a lógica na lógica tradicional O estudante vem para escola para receber na lógica das competências estudante vem para a escola a resolver problemas Oi e essa mudança que está em jogo por quê que isso acontece porque lembre Nossa um cenário de futuro incerto de um ano do Trabalho em constante mudança e não faltaram problemas para o sujeito resolver num cenário também por exemplo mudanças climáticas e crise econômica de desigualdades não faltaram problemas para os sujeitos resolverem mas bem sabemos que poucos resolvem problemas e aí que muda a perspectiva escolar como formar uma geração que tenha condições de encarar situações reais com competência o percebe Esse é o miolo da mudança nesse processo de envelhecer de currículo básico e aí entra variação hora como é que se avalia se alguém desenvolver o conhecimento melhor apropriar-se de conhecimentos desenvolver habilidades e atitudes e não da nossa fazendo uma prova eu conto com cheirinhos lá que vai entender se a pessoa tem atitudes se ela tem se ela consegue resolver problemas número da maneira de avaliar é aqui em síntese avaliação está focar em saber se o sujeito consegue e com competência com eficiência a resolver um problema o usamos saberes demonstrando que sabe é aprendeu e exemplificando agindo com atitudes esperadas positivas e nesse contexto E aí o que nós acabamos de falar o chá não reconhece mais habilidades atitudes e esse essas esses componentes eram parar que talvez a imagem de seja a pequena para vocês as letrinhas Mas aqui é um ponto apenas de Recordar porque eu imagino que muitas muitas vezes você Janeiro as dez competências Gerais é mas eu preciso entender nós a partir dessa lógica as dez competências Gerais é uma síntese ao mesmo tempo ponto de partida um ponto de chegar ponto de partida na educação infantil ponto de chegada no ensino médio todos na escola e da Educação Básica a precisão reconhecer que elas são e esse coração desse currículo que abih-sc trouxe e que está incorporado no currículo base do território Catarinense o que que é o coração porque são 10 competências que em síntese é aquilo que se busca formar um cada um dos sujeitos então por isso que temos que interpretar as competências as competências tem então elas são uma frase hum Elas têm um verbo que indica ações coletivas às vezes Nações procedimentais às vezes ações atitudinais essas três dimensões estão nas 10 competências por quê Porque a pedagogia das competências tá nessa a trabalha com esses três componentes por isso nós temos que olhar para cá e perceber que eles estão aqui e por exemplo a e a competência geral a primeira ela tem como dizer um conjunto de Aço de verbos Nações ela tem objeto céu aquilo que é Central naquela competência e depois tem uma finalidade todas as competências Gerais as 10 tem uma finalidade tem um para né então é isso não é a uma ação uma um verbo que inicia a frase o objeto que é o conteúdo dessa competência e tem uma finalidade para quem isso então o primeiro obviamente a conhecimento isso marca que o ponto de partida continua sendo o conhecimento e vai ter uns anos dar alguma finalidade para que o sujeito possa entender e intervir na sociedade você conhecimento não não tem como mas não é só não conhecimento sem conhecimento fica comprometido por exemplo o segundo objeto da segunda competência que é pensamento científico crítico e criativo sem conhecimento dificilmente alguém que vai ser crítico vai ser criativo Então essa é uma dimensão mas percebam que essa segunda competência também tá respondendo uma dinâmica societária como é que alguém vai ser crítico criativo [Música] e científico se não se apropriado saber se e científico do Saber produzido pela humanidade então alguma coisa está atrelado a outra aí vem até ser a acontecendo objeto que é senso estético o senso estético também é uma questão cognitiva ao mesmo tempo pode se expressar não atitudinal os colegas a linguagem entender melhor o que a senso estético das ciências humanas também Filosofia também trabalha estética mas o senso estético nesse caso enquanto a terceira competência trabalho a dimensão das manifestações artísticas e culturais os sujeitos compreenderem isso o sujeito se expressar nisso como seres produtores de cultura e ao mesmo tempo valorizar em esses acontecimentos ou seja é a arte o teatro a música a dança os monumentos históricos um museu um enfim qualquer um quadro né mas posição todos os elementos que expressa uma dimensão humana preciso também sentem dindos com conhecimento em março a uma dimensão a ser desenvolvida tá que prevista como a terceira competência geral que leva a uma conjugação conhecimento pensamento crítico senso estético é um simples essas três primeiras dimensões ou essas primeiras competências trabalham com a dimensão e do conhecimento na sequência nós temos três competências eles Gerais que trabalham com a dimensão das habilidades que a comunicação argumentação e cultura digital e aqui os sujeitos ou sabem comunicar ideias ou não sabe é uma atitude claro que comunica ideia quem tem conhecimento Eu só consigo argumentar sobre aquilo que eu sei por aquilo que eu aprendi se me chamaram para dar uma palestra sobre que física quântica eu não vou porque eu não sei argumentar sobre isso obviamente então nossos argumentamos e comunicamos aquilo que sabemos mas aqui já é uma habilidade junto com a cultura digital ou na torre nova ferramenta ou no domínio e não é meramente teoria é prática por argumentar também não é teoria é prática comunicar Nós nós só teoria é prática Então essas a competência as competências 4 5 e 6 trabalho aqui no que a gente mostrou aqui na dimensão de habilidades temos conhecimentos habilidades e as últimas competências são atitudinais ao gestão autoconhecimento autocuidado em um patinho recuperação e um por fim autonomia bom então essas 10 competências elas estão de modo muito coerente atreladas à a pedagogia das competências impulso aumentar nos estão de maneira muito coerente para conectadas a uma perspectiva de educação para o século 21 podemos fazer críticas Y tem problema mas eu tô trazendo aquilo que ajuda a entender Por que que as coisas foram construídas dessa maneira e não de outro planeta ia ser de outra maneira poderia mas foi essa que foi incorporada na Melies e e por isso chega chega até nós via currículo Estadual também é importante frisar que o consegue de competência ora o que é competência na pedagogia das competências competência Tudo como Deve saber só para saber fazer para resolver problemas complexos o saber é que muda o que que é saber nessa lógica saber implica conhecimentos habilidades e atitudes são as tênis os três componentes que acabaram de falar e esse está direito antes na parte da Treze da própria pênis e então saber saber fazer para resolver demandas complexas da vida por isso que a pegada é resolver problemas não decorar respostas por exemplo a outra perspectiva que está em jogo no fim nesse nessa nesse fio condutor de entender porque as coisas foram construídas dessa maneira e não de outra cabe aqui ressaltar o seguinte legal de onde nasce um plano de aula é o plano de aula não nasci das competências Gerais ele nasce do micro e um monstro nessa lógica é as habilidades já explico por quê Porque daquelas 10 competências Gerais que acabamos de ver na ação competências específicas para as áreas de conhecimento linguagens matemática ciências natureza ciências humanas e ensino religioso ensino fundamental é que tem cinco anos no médio quatro Ares Óbvio o que que essas competências específicas dizem dizem o seguinte e como é que a matemática contribui para atender as dez competências Gerais tá aqui essa se essas competências específicas então cada área tem a sua contribuição naquilo é um recorte no ensino fundamental cara disciplina também tem competências específicas tô ciências tem um conjuntinho de competências específicas que uma vez desenvolvida contribui para as competências específicas da área e estas por sua vez as competências Gerais as 10 então no maior para o menor e ainda não Ensino Fundamental como vocês como vocês já devem ter visto tem quadros nesses quartos tem três colunas às vezes até 4 no currículo básico é as colunas trabalham com a ideia de unidades temáticas de objetos de conhecimento e de habilidades com os objetos de conhecimento nasce das unidades temáticas as unidades temáticas nada mais são do que os conceitos estruturantes de cada disciplina bom então ciências Terra universo vendo evolução matéria e energia são três pares de conceitos que do 1º ao 9º ano fundamental são trabalhados e desenvolvidos em diferentes habilidades que mobilizam diferentes objetos de conhecimento objeto de conhecimento é sempre um recorte da unidade temática bom então habilidade na dólares para vai fazer mais um recorte ainda por isso nós temos que interpretar as habilidades porque porque a dela que nasce o plano de aula e aí esse exercício que eu já vou passar resolver com vocês entender como que nós conseguimos interpretar uma habilidade antes eu só quero assinalar ainda o seguinte a abih-sc assim como o currículo base elas estabelecem uma relação diferente com os conteúdos e eu não sei que muitos de vocês devem dizer o seguinte Oi tá complicado porque eu sempre ensinei no sexto ano vício e agora não tá mais foi pouquinho para o sétimo tá embaralhado está está por quê Porque acho que está hora ficou assim meio pior vídeo que abelhas e ser não é conteudista e entendam o conteúdo izta-popo como a escola que serve apenas para passar conteúdo ou quando a pedagogia das competências tem três elementos tem três dimensões nós estamos falando de conteúdo sim mas que geram habilidades e atitudes Então não é só conteúdo percebe é três dimensões Integradas e na lógica então dos nossos currículos ou conteúdo é meio para elaboração de conceitos que são unidades temáticas é um desenvolvimento de habilidades então é essa outra diferença gritante com a pedagogia tradicional por exemplo e nesse sentido as crianças vão para a escola não apenas para aprender conteúdos mas sim para aprender conceitos e desenvolver habilidades e atitudes não dá o foco e nesse sentido ainda aquele Tenente conteúdo e conceitos são coisas diferentes o conceito são sempre ideias mais genéricas e abstratas e que para serem elaborados nesse cinturão de diferentes conteúdos Se você tá dizendo o conceito de tempo de espaço de um número de revenda de matéria de energia devolução é além de ser vivo de água e sim nós estamos lidando tempo inteiro com múltiplos conselhos um conceito conecta a outro se eu falo de vida não falar em 12 vou falar de água por exemplo se eu falo de evolução também tem a ver com vida com água conosco um simpático tempo as áreas se conectam assim como um novelo um conceito nunca acaba eu posso passar o resto da minha vida estudando a qualquer conceito matéria e energia o território passagem relevo água eu posso Enfim fazer doutorado e pós-doutorado seus até o último dia da vida eu não esgoto um conceito por quê que nós gosto porque eu conceito conecta ao outro e ao mesmo tempo me gera sempre a possibilidade de aprofundamento e qual a diferença com conteúdo o conteúdo é meio para chegar no conceito Eu preciso estudar várias coisas para desenvolver o conceito de tempo por exemplo e eu preciso para várias coisas para entender o conceito de energia por exemplo a O que que é uma energia renovável O que é energia sustentável Poxa quando eu entendo isso relacionando os diferentes conteúdos o conteúdo nem sempre a gente guardar pro resto da vida o conceito sim e essa é a grande diferença na escola tradicional a ênfase da aula é conteúdo conteúdo conteúdo na pedagogia das competências o conteúdo é parte da aula para algo maior Então manda o foco isso vai ficar de dente Por exemplo agora quando nós começamos a interpretar as habilidades então tô só eu mostrar e a gente isso tudo Veio parar aqui nos currículos que nós temos aí na nossas mãos nas escolas e que isso vai impactar no Nascimento biologias por exemplo se como eu dizia a o foco não é dar respostas nem dar conteúdos prontos e acabados então a metodologia em jogo e essa metodologia parte do problema eu tenho questões problemas situações problemas conflitos como partida para chegar nos conteúdos para chegar nos conselhos em geral na nova compreensão a solução quando falta o problema a aula começa a direto pela teoria e não só um problema nessa lógica porque daí parte direto da resposta e não essa pedagogia o problema não tem problema nem percebe então nessa biologicamente a questão-chave é situações problemas Como começar uma aula ou um circuito de aulas a partir de situações problemas esses problemas geralmente não precisam ser inventados ele já existem é como eles avançam adentra a sala de aula é claro que também é um risco que quando falta o problema em falta a teoria a aula fique só na discussão empírica e isso Acho que uns já superou bastante há um tempo atrás o ensino médio vez um outro alguém dizia Poxa aula foi bom lá é e faz mal porque é porque nós batemos um papo não dá para bom ovos mas o papo não saía daquilo que nós já sabíamos percebe então quando não chega na teoria também um problema mas é o que está em jogo a que é muita do logicamente falando como partir de problemas que chegue nos conhecimentos e esses conhecimentos são conteúdos e conceitos mas o meio de chegar até eles passa pelo problema pela pelas situações conflituosas inquietantes que existe na sociedade por qual o que avaliar no do foco avaliar implica em saber e acompanhar se o sujeito aprende o saberes se ele consegue demonstrar o que aprendeu Esse é um problemas atitudes diferentes a partir de isso não é saber por saber para tirar 10 na prova tirar 10 na prova Nem sempre me ajuda a entender se ele Sabe demonstrar e utilizar o cálice Aprendeu o que atitudes Ele desenvolveu a partir disso então a lógica tradicional de avaliação também começa a ser questionada modificada Por que esse currículo é muito mais exigente em termos de de avaliar três conta componente das competências e aqui chegamos então na reta final como organizar aulas plano de aula a partir do currículo base ou a partir da bncc e aqui a minha experiência de várias andanças sobretudo pelo Oeste ano em 2020 é online 2 mil perdão r2021 já no presencial em muitos grupos foi de que um grande gargalo não estava em entender as com as habilidades interpretar as habilidades e a 1.500 caminhão que tem ajudado muitos grupos avançar Nesse sentido porque muitos próprios minha reclamavam Professor mais eu não vejo os conteúdos onde foram parar os conteúdos e eu dizia tá nas habilidades mas as habilidades nem sempre eram interpretar a d’Ávila escondeu então comecei a criar uma legenda que ajudou bastante Espero que também a júri nesta interpretação de onde tô partindo tô partindo de uma habilidade O que é a segunda de geografia do primeiro ano do ensino fundamental essa habilidade ela tem como é comum em todas as habilidades ela começa com o verbo e como vocês sabem o verbo implica numa ação cognitiva atitudinal ou procedimental aí vai depender de cada habilidade depois da do verbo existe um conteúdo existe objeto de conhecimento minha voz dele tem um complemento o complemento às vezes um contexto Às vezes a uma finalidade então vejamos aqui identificar semelhanças e diferenças é ação cognitiva e se espera que o estudante desenvolva e identificar semelhanças e diferenças é o que o Estudante tem que fazer não nós a humanidade está escrito a cada um estudante então a pergunta é bom identificar cebola essas diferenças sobre o que há sobre jogos e brincadeiras Esse é o conteúdo tá ali verdinho e onde quando e aí vem o contexto de diferentes épocas e lugares esse complemento tá me dando uma dimensão muito lógica também então quê que nós temos aqui temos uma ação conjuntiva que ocidente os meninos e meninas na primeira primeiro aninho teremos que fazer identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares Oi alguém aí pode dizer professora mas jogos e brincadeiras não é conteúdo da geografia a princípio sim não é controle de Geografia mas onde está a geografia o estado complemento quando os meninos e meninas a compreenderem se comparar verem semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras e diferentes épocas e lugares Eu tô construindo a noção do tempo de espaço ciência conceito o urso que é importante jogos e brincadeiras é meio Eu não quero fazer uma provinha depois você saber se ele tirou 10 jogos e brincadeiras porque ele o que importa ali a identificar semelhanças e diferenças para ti né com Seba que no presente no passado os jogos e brincadeiras eram diferentes para construir a noção de presente e passado e aí como é que eu posso fazer isso então as profes aqui dos anos iniciais do 1º ano já tem não já visualizam que elas podem começar por exemplo fazer uma Perguntinha básica do que que vocês gostam de brincar Oi e aí eles vão responder todo mundo junto que gosta disso de bola de videogame aproveitar e colocar no quadro essas palavras dos jogos e brincadeiras ou pode fazer dele pedir para fazer desenhos a dinâmica e variada mas depois de ter feito essa relação ela me perguntar o seguinte Mas será que os pais de vocês brincavam das mesmas coisas que vocês Oi e aí vou ter que fazer uma consulta aos pais eu tenho que dar uma tarefa para que a família ajude esses meninos a identificar o que eu quero quais eram os jogos ou brincadeiras lá da relação deles e aí vem para a aula em desenho escrito enfim como o que como eu pedi pode vai chegar não é o alguns não vão chegar mas tá grande parte pode trazer essa resposta bom lá vou eu socializar discutir por quê Porque a meta é identificar semelhanças e diferenças o meu passe da Paz a mente e agora gente será que os avós de vocês brincavam do mesmo jeito que seus pais o quê que vocês acham a vão perguntar lá vou nosso perguntar para o da vó Socorro eu posso convidar o avô para vir para sala de aula e fazer essa conversa com eles em síntese e o que que a validade está requerendo tá querendo que aqueles meninos a partir de uma situação de aprendizagem e de anti fiquem semelhanças e diferenças entre os jogos e brincadeiras para poder comparar o tempo no espaço Oi e aí fica habilidade tá gente olhando vou adiante com segundo exemplo e agora eu tenho a oitava habilidade de ciências do 4º ano do Ensino Fundamental ou verbo já outro propor e isso amanhecer e o currículo base tem de maneira proposital ao maior Kia nos verbos em termos de complexidade identificar houver uma elementar uma ação cognitiva elementar propor já coloca o número acima exigem do Estudante uma atitude de proposição Então tem que estrategiar uma aula que leve os meus meninos a Pro podem propor o que a partir do conhecimento dos veículos microrganismos e tal atitudes e medidas adequadas para prevenir doenças provocadas por eles opa o recebe aqui a diferença eles tem que saber sobre vírus bactérias e tal para poder propor atitude de prevenir doenças que esses vírus causam se um garoto não aprendeu O que é o vírus da dengue ele não vai e como ele se transmitir ele não vai conseguir fazer uma listinha de atitudes para aprender prevenir a dengue na sua casa por exemplo eu pensava que é uma dimensão funcional saber e ele precisa saber sobre vírus precisa aprender sobre as doenças que as causas mas ao mesmo tempo produzir atitudes medidas para prevenir as doenças que eles causam então a aula aqui precisa ser planejada de modo que eu leve essa minha turma de 4º ano a estudar vivos e ao mesmo tempo fazer uma listinha eu posso fazer essa lista de diferentes maneiras Eu posso pedir que eles façam é essa lista de cuidados e depois transforme nisso no vídeo de um minuto de dois minutos para circular no grupo de pais por exemplo E com isso a largar o saber da sala de aula então a habilidade ela não mija essa e ela abre para diferentes estratégias de ensino e de aprendizagem como importante é que independente da Estratégia usada ao final de cinco de 10 aulas que seja eu me pergunte o João propôs atitudes e medidas para prevenir a dengue e a Marin já propõe conseguiu um procurar a medida para uma atitudes adequadas para prevenir convite o João o José o Batista que seja eu preciso saber se ele aprendeu ou não essa é uma pergunta diferente em termos de avaliação porque os instrumentos de avaliação de daí serve para me dar feedback para saber se o João a Maria José aprendeu não aprendeu desenvolveu que estava sendo esperado ou não desenvolveu muda o foco toda mais um exemplo agora o nosso tempo corre vamos usar nos finais e aqui eu tenho a décima terceira habilidade de história do oitavo ano do Ensino Fundamental Olha o verbo analisar bom então tinha dente ficar propor analisar gente analisar não é brincadeira para alguém fazer análise ele tem que ter a capacidade de comparar de sintetizar Oi gente identificar semelhanças e diferenças sim então é da ABNT ser ela é como se fosse uma na uma espiral ela começa com ações cognitivas procedimentais e atitudinais elementares e vai levando nível se nos anos finais não se der conta dessas habilidades previstas ensino médio não vai dar conta da parte dele porque as habilidades do ensino médio são todas as complexas que requerem do Estudante essa calça as capacidades aí igual vendas bom então é o estudante que tem que analisar analisar o que o processo de independência onde em diferentes países latino-americanos para que para comparar a forma de governo neles adotadas Observe essa habilidade tem dois verbos analisar e comparar eu preciso que ele análise para que ele possa fazer a comparação na sequência aí ela vem a Perguntinha básica como eu professor de história vou trabalhar uma habilidade dessa pode partir e onde está o conteúdo Olha o controle tá aí processo de independência E aí bom então a aula pode começar e com perguntas sempre com problemas a e aqui o problema quanto mais afetar o sujeito melhor e eu posso começar a aula perguntando Galera vocês não estava no 8º ano vocês são independentes você é independente é o sonho adolescente assim independente e quer fugir de casa ele não quer obedecer o pai a mãe ele não quer aparecer o professor então ele quer ser independente bom o que não são Independência essa que ele tem vamos vamos discutir isso vamos problematizar isso porque se eu não partir da noção de independência que ele construiu até agora que é um conceito como é que ele vai interpretar o que que significa o Brasil comemorado 200 anos de independência e é todo extrato isso que ele não tem nem ideia então eu preciso partir de uma discussão muito básica O que é ser independente Eu posso dizer gente me traga semana que vem uma música no Tik Tok uma poesia o que você puder mais imagem que ateste lustre aquilo que você acredita que a independência tá eu tenho é um vai trazer ou não vai trazer tudo bem Vamos fazer aula com quem trouxe tal o que é que tem aqui há várias perspectivas Independência mas o que é ser independente a partir disso a implica responsabilidade implica em autonomia e clica em gestação a própria vida e tal muito bom agora vamos pensar saiu da nossa vida para um país o que significa ser um país independente a vai ser dependente então aqui se alto governar o país eles vão construindo a ideia do conceito e quando eu senti eles compreenderam o processo de independência o que isso significa eu posso fazer grupos e dizer gente agora vamos lá vocês vão pesquisar a independência da Argentina do Chile e do Uruguai da Venezuela do Haiti e vamos lá a mas não tenho livro é isso paciência os livros não é um dão conta das habilidades eles apoiam as vezes ajudam às vezes não ajudam Então as habilidades elas Elas abrem e vai depender dos recursos que eu tenho para ir para uma direção ou por outro nesse sentido Se o se o pessoal vai trabalhar na internet se vai usar um outro texto ou vai buscar o livro do oitavo ano e trazer processo não sei o processo não ter receitinha Ele é dinâmico um porta aqui ao final de duas aulas três aulas eu eu digo eles me apresentem aquilo que eu pedi eu quero que vocês me passam um painel sobre o processo de independência da Argentina do Chile do Equador e tal muito bem então eu vou ter uma apresentação disso é feito isso eu vou sacar se aquele grupo aprendeu não compreendeu não o processo de independência da Argentina do Paraguai do Brasil dava Vital por diante ótimo ao acabou aí não porque eu não tenho um pedaço da Verdade é Comparar as formas de governo E aí eu vou ter que perguntar para o grupo gente vamos lá Argentina viram Independente se tornou o que República a Shine ficou Independente se tornou que República me recordo Agora responde aí na Bolívia República no Brasil monarquia roupa então aqui eu tenho dois modelos de governo e o que é uma monarquia o que que é república só nós conceitos fundamentais a história de um sujeito precisa aprender nova tirar 10 na prova porque aprender a plantar na vida porque nós estamos um país Republicano o quê que isso implica E por que que não é monarquia a lá olha eu de novo ala Não Acabou então eu tenho que construir esse conceito ao final Eu também tem que trabalhar em que medida o juraram o José a Maria sabem comparar conseguem comparar o que é uma república que é uma monarquia então e o processo é muito exigente exige aprender de verdade e isso em avaliar para saber se aprendeu não aprendeu então avaliação também se torna muito mais complexo tá chegando no ensino médio e no ensino médio quando vocês sabe nós não temos disciplinas nós não temos habilidades porque sempre nós temos habilidades horária que as áreas de conhecimento e depois nós temos no caso Catarinense é os itinerários formativos que tem componentes eletivos tem também essas trilhas aprofundamento a partir do ano que vem mas e cada qual com suas habilidades Nós também temos uma discussão que nós não podemos perder de vista que o próprio Enem muda a partir desse momento para focar as áreas de conhecimento e não Mais uma prova única Igual para todo mundo o Enem vai assumir uma prova igual a todo mundo que era parte geral da formação geral básica e depois uma prova específica por área de conhecimento ou por itinerário formativo e também está em jogo mas não que está em jogo aqui é o seguinte a matemática matemática eu tenho competências específicas no ensino médio e tenham uma lista de habilidades para dar conta dessa competência específica matemática menos problemático porque ela é a área e componente ao mesmo tempo disciplina mas quando eu chego na ciências humanas e eu tenho uma competência específica uma agência de habilidades para dar conta dessa dessa competência específica só que essas habilidades não estão separadas em história geografia Filosofia e Sociologia essas habilidades agrupa essas quatro disciplinas juntas e daí eu desafio planejar juntos isso que real maior é o maior relevo a talvez no momento é como a gente tenta para poder estar indo ali um planejamento integrável porque a unidade já integrava tal como exemplo aqui é Como interpretar uma habilidade de qual seja ensino médio essa é uma habilidade feita por primeiro do segundo ou para terceira série do Ensino Médio esse 13 aqui Indy e a isso é comum a todas um ensino médio benecer não-ficção que essa é uma habilidade de segunda série não ela é móvel para quem é que escolhe isso a escola os profs tu vai para o primeiro vai acontecer mais tarde entre linguagens é da competência algum de linguagens e a primeira competência de um bairro Nobre a legenda se aplica qual que é ação cognitiva como prender analisar o que produção e circulação de discursos onde em diferentes linguagens para quê e para fazer escolhas fundamentadas é em função de interesses pessoais e coletivos então o que que ficou aqui Evidente fica mais complexo porque porque aqui nós temos língua portuguesa língua estrangeira que seja inglês espanhol arte educação física tendo que interpretasse habilidade e desenvolver um plano de aula de Coloca ela em prática educação física tá aí está aí nas diferentes linguagens que trabalha com circulação de discursos artista aí está também com a diferente do Vale o que se quer com ciclano e um estudante compreenda e análise produção e circulação de discursos para que para fazer escolhas fundamentadas ao longo da vida e a professora por quê que isso é importante Porque a vida é bombardeada por discursos o tempo inteiro quando ele vai acessar uma musiquinha no YouTube daí uma propaganda antes é um discurso que a gente vender algo quando ele liga a TV e assisti no jornal é um discurso sobre o acontecimento quando não tem o celular uma e chega uma notícia e a notícia discurso é fake a verdadeira se ele não souber fazer análise jamais ele vai fazer essa pergunta se é fake se é mentira ou é verdade então o trabalho por exemplo de compreender analisar o discurso é fundamental para um sujeito fazer escolhas ao longo da vida um para fechar uma última exemplo essa é uma habilidade de ciências humanas que vale para a primeira ou para segunda a terceira série como antes só não está vinculada a comprar competência específica dois de ciências humanas EA primeira da listinha Olha só como é complexo e e ela quer que eu sou o dente análise e caracterize o que a dinâmica das populações das mercadorias do Capital eu tenho três conceitos Chaves das ciências humanas aqui onde uma diferentes continentes abriu para escala mundial Mas aí tem um recorte como destaque para a mobilidade fixação de pessoas e grupos em função de eventos naturais político-econômico-social religiosos culturais já que abriu de novo na hora que planejar eu posso recortar Não agora eu vou focar só na questão das mudanças climáticas Então vamos vamos estudar e a dinâmica das populações em função de eventos naturais e de modo aqui a compreender um posicionar-se criticamente em relação a esses processos Oi gente olha o que eu tenho aqui eu tenho quatro verbos analisar e caracterizar esse implantando uma ação cognitiva que vai me levar compreender É mas não basta compreender implica me posicionar o verme posicionar uma atitude se alguém posicionam em frente a isso como é que eu me posiciono frente a pessoas que tiveram que deixar os seus países em função de eventos naturais por exemplo e são imigrantes na nossa cidade Qual a minha posição e Olha onde a gente vai parar é exigente não é duas aldeias que dá conta disso gente então quando eu faço um plano a partir de uma habilidade o plano ele tem um tempo que a habilidade é mais complexa vai demorar mais aulas se habilidade ou menos complexas a menos aula então nem se eu fizer isso juntos aqui eu preciso perguntar história se enxerga geografia se enxerga aí Filosofia Sociologia está se enxergando aí porque todos precisam se enxergar na medida do possível se todos pudessem se encontrar nasce um plano de aula esse plano ele ele vai circular nas diferentes disciplinas isso seria o ideal se nós tivéssemos condições de fazer juntos os quatro componentes a arma não tava fazendo dois está fazendo dois história e filosofia desenvolve um plano juntos a trilha segue nas minhas duas na minha aula de história depois nova filosofia depois volta para a história na volta a filosofia vai costurando aí eu posso fazer avaliação conjugada posso para que fazer duas se eu posso fazer uma então nessa lógica menos é mais e significa dizer que não é a quantidade EA velocidade de isso que importa é o quanto isso vai internalizando gerando aprendizagens de verdade que importa Germano eu vou fazer um pratinho por conta do tempo mas se eu concluir essa etapa de pensar é a lógica e organizar pensar planejamento e avaliação A partir dessa nova lógica temos pouquinhos uns e as questões espero que se Temos nessa ela já vieram porque a gente possa elucidar em comentar brevemente por aqui muito bem Obrigada Élcio pelo pela sua contribuição para nós foi muito rica e cara porque a gente sabe do teu potencial e de quanto você pensa educação e quanto você contribui para as reflexões e currículo principalmente no que tange a Como organizar o currículo dentro da escola porque isso que é o mais importante como fazer essa prática pedagógica acontecer diante de todas as escolhas que estamos fazendo aí em relação aos currículos né porque a gente sabe que currículos são escolhas e a gente tem isso partir dessas escolhas e como colocá-las em prática e nós temos uma pergunta aqui que seria interessante talvez elucidá-la e até a gente poder mais sobre ela e como seria possível o El docente desenvolver um nível satisfatório de letramento digital Isto é condição de aprender na interação com as tecnologias e manter-me no mínimo e processo de atualização e Oxalá em upgrade com práticas pedagógicas condizentes ao relatório delors nós falamos de perguntas complexas Aí temos uma né É muito bom e agradeço que enviou veja não é por acaso que a quinta competência geral fala de Cultura digital cultura digital não é uma moda é uma necessidade e Ordem como acontece com nossos avós grande parte deles quando eles vão sacar o dinheirinho da aposentadoria ele chega no caixa eletrônico com exceção de alguns eles Olha o cacho e olha para o lado para ver quem é que vai ajudar eles não se acham ali é a máquina não fala com eles isso é mas que usar o digital é é porque eles não foram nativos não foram não faz fazer a parte essa geração não pode passar por isso mas isso significa dizer que se eles têm algumas facilidades a digital também isso não quer dizer que eles sejam eu vou usar uma expressão e quem seja o alfabeto eles estejam alfabetizados internos digitais porque usar rede social não significa que o domínio ferramenta Então a gente tem falsa ideia de que os alunos dominam controle digital acho que nós Sim eles não alguém para nós em rede social mas quando a gente pede para fazer mesma texto simples no Word a a coisa aperta porque não sabe formatar não sabe nem às vezes nem abrir o programa você pode fazer um slide o seguinte fazer um cão vá é o bicho pega também mas para mim onde é que serve então mais ainda então percebe que isso chegou na escola de uma outra maneira tecnologia cultura digital é dominar ferramentas mas sobretudo é um usá todas as potencialidades que a internet nos legou que são positivas para aprendizagem eu posso numa aula de arte digital museus na Europa sem sair da escola e eu posso usufruir fugir de um música sinfonias de teatros e peças eu posso fazer o Nem desse aparato que aí está só para dar exemplo mas você sincera eu só vou fazer isso na aula Se eu dormir na ferramenta também então a aprendizagem da cultura digital na escola vai depender sempre de duas coisas de um lado da estrutura tecnológica que temos então a escola vai precisar ir lá se isso é um é uma questão que tá dava de maior investimento em conexão e equipamento a escola precisa disso e vai precisar cada vez mais disso em São Lágrimas de outro lado vai precisar de gente que somos nós docentes que nem conta de manusear isso não adianta ter um laboratório livre e uma impressora 3D se ninguém Nossa imprimir nada disso lá então nós vamos lá tem que estar abertos a aprender o resto da vida sobre tecnologia e isso nas ninguém pode se furtar Nisso porque eu só vou pedir por exemplo que meu aluno lá do quarto ano faça um vídeo sobre medidas para prevenir a dengue o seu domingo como faz um vídeo porque daí se eu sei ele entra na minha lista de possíveis instrumento de avaliação por exemplo Ou seja a escola vai avançando em termos de desapropriação de Cultura digital na medida que tenha suporte mas que tenha também do mundo mil esse domínio é nosso não é por acaso em Um Conselho Nacional de Educação mudou 2019 as diretrizes para a formação de professores e criou 10 competências Gerais para a formação de professores que De algum modo gente é um espelhinho das 10 competências Gerais e não seja parque na escola se der se possa dar conta aquelas 10 competências para educação básica eu tenho que de modo espelhado formar um professor na universidade tudo ruim Tais competências Gerais também uma delas é a cultura digital Então isso é um Desafio coletivo de atualização de uma corporação Ed frequente mas é permanente aprendizagem nós usamos muitas coisas durante a pandemia nós não devemos parar de usá-las por exemplo drive cleson arquivos trilhas online vídeos em produção de vídeos tudo que foram apreendidos nesse sentido é kamva estar em quadrinhos online tem aplicativos para jogos matemáticos em não faz a opções como isso permanece na escola isso é uma questão premente não podemos negar essa geração precisa dominar tecnologias e nós Por conseguinte são desafiados a saber mais o que eles a dominar também o tempo inteiro E aí um ótimo isso é muito importante né é assim e eu penso que não tem como voltar atrás né nesse sentido até porque isso possibilitou a nossa conversa de hoje né Graças a Deus e a a plataforma do spinhardi que nos possibilitou estarmos hoje aqui presentes e levando esse teu essa reflexão esse teu olhar para todos os professores interagindo né você Live própolis e e nós aqui em Curitibanos e a tecnologia realmente nos possibilita isso e eu reforços nós temos um convite a fazer a todos os professores da nossa Regional e temos uma pós-graduação e tecnologias educacionais aqui sendo oferecida pela UNOESC um financiamento Total pelo unido linha sede então é muito importante que a gente não para diz estudar o Edi se aprimorar em relação a essa as tecnologias EA pós-graduação é uma delas e totalmente financiada ainda é importante que que todos nós tenhamos pelo menos um ou dois professores de cada escola sendo representados nessa posta cada um se ajudar e compartilhar os conhecimentos que temos a partir dos estudos que fazer então hoje já são 10horas né Eu acredito que não tenhamos mais perguntas pela fala foi muito clara elucidou muitas coisas Professor eu agradeço a sua disponibilidade e eu creio que é por aí o nosso trabalho realmente é de compartilhar o que sabemos para que a gente possa avançar e melhorar o nosso trabalho pedagógico em sala de aula nosso trabalho como estudioso e pesquisador das áreas de currículo das áreas de os dias né porque é isso que nós somos é só os pesquisadores antes de tudo e somos professores também de de outros professores eu acho que a nossa missão é essa aí e compartilhar conhecimentos e faz roda girar eu agradeço o meu colega Valmir que está nos Bastidores hoje neto comandando o nosso Nossa plataforma aí e agradeço nossos gestores por estar organizados para a gente poder observar e participar dessa importante que fazemos o dia de hoje agradeço a todos os professores pela atenção e agora fica com vocês aí o trabalho de refletir sobre tudo que foi falado agora né os resultados dos nossos conselhos de classe e a partir disso a gente fazer o planejamento de ações voltados para Olá tudo do currículo o planejamento didático os registros e principalmente avaliação e Recuperação de aprendizagem dos nossos alunos que estão um pouquinho ainda com dificuldade por conta do stand-by pandêmico né que eu acho que isso que a gente tem que irá saltar porque a gente não dá conta de em três meses de todos os conceitos e todos habilidades que requer O estudante do ensino médio ou do Ensino Fundamental e os anos iniciais e Fundamental anos finais Agradeço ao José Antunes né nosso colega que fez essa pergunta tão bem elaborada né nossos professores filósofo é uma ele é ele nos coloca aí você tá reflexão também importante porque o letramento digital eu acho que é fundamental nesse momento para todos nós é uma palavra de encerramento professor é muito obrigado por tudo viu Eu que agradeço o convite EA possibilidade de dialogar com vocês mesmo assim de modo remoto acabamento em outras oportunidades virão até mesmo presenciais Espero que no futuro breve de podemos avançar nessa discussão foi a um pontapé uma contribuição nesse momento limitado no tempo no espaço né de um horário mas que espero que tenha contribuído possa contribuir para as demais ações que você já desenvolve nas escolas e também o dia de hoje né eu sei que tenha tem uma parada toda e mais sequência de atividades vinculadas a gente então Sucesso força a gente quanto mais caminhar juntos nesse momento melhor a escola não é um um lugar que se toca Solo se toca em banda e coletivamente a gente pode e na medida que vai compreendendo e construindo um caminho muito mais coletivo desejo Então bom dia de trabalho e deixo o meu abraço e agradeço agradecimentos a equipe da Cré e sobretudo da você Janine pelo convite e fico à disposição enquanto o servidor da sede em Para apoiar nas ações futuras Obrigada Professor estamos aí né também para nos apoiar mutuamente Obrigado pessoal e encerramos a nossa fala de Hoje nossa primeira fala e que vocês consigam fazer um bom estudo no dia de hoje um abraço grande e até mais

#CURRÍCULO #BASE #TERRITÓRIO #CATARINENSE #APROPRIAÇÃO #PLANEJAMENTO #REGISTRO #APRENDIZAGEM