
LINK DO CANAL https://www.youtube.com/channel/UCsf21xTg3pHbdRdq_ut3xKw Contatos para maiores informações …
EDUCAÇÃO ESPECIAL – CONCURSO IGARASSU (PE) CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS – AULA 03📚/a>
Fala galera, mais um vídeo aqui para vocês e hoje vamos trabalhar educação especial, que é uma modad de educação, tá bom? Você é bem-vindo, vai estudar comigo. Esse vídeo aí é voltado para professores. Então se você é professor e vai fazer concurso seleção que tem no hospital educação especial, esse vídeo é dedicado a você, tá bom? Já vai se inscrevendo no canal, deixando like, compartilhando, né? e vem fazer parte aí dessa turma, vemar comer com valor acessível, material de qualidade, graças a Deus com muitas aprovações. Tá aí meu canal no YouTube, táíem meu Instagram, você é meu convidado especial, tá bom? Cuida, para quem não me conhece, eu sou o professor Leandro, estou há mais de 4 anos preparando pessoas para concursos e seleções de forma online e eu tenho certeza que você vai amar, tá bom? Vem fazer parte aí dessa turma. E também temos turma só para professores, né? E português para todos os concursos. Então, se você é professor, vem estudar com a gente. Se você estuda só português, também temos uma turma só de português para você, tá bom? E você indicando pessoas, você além de estudar, você ainda ganha desconto na sua mensalidade. Então, indica aquela amiga, aquela amiga, aquele colega, aquele professor que precisa passar no concurso, indicar o canal do professor e vem estudar comigo. Show de bola. Muito bem. Top demais. Show. Então está aqui, pessoal, algum dos meus alunos que já passaram em concursos e seleções e você pode aí ser o próximo a estar nessa lista aqui, tá bom? Vem chegar comigo e vem fazer parte dessa turma de vitoriosos e vitoriosas. Muito bem. Educação especial, né, gente? Educação especial ou educação inclusiva corresponde ao ensino voltado para pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais e múltiplas. transtornos do desenvolvimento, altas habilidades e superatação. O atendimento para cada aluno é exclusivo e específico, variando de acordo com suas condições. Segunda Lei de Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Estatuto da Pessoa com Deficiência, a educação constitui direito da pessoa com deficiência assegurados no sistema educacional, inclusive em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida. Dis possibilita que esses estudantes alcancem o máximo no desenvolvimento de seus trabalhos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas necessidades de aprendizado aprendizagem. Assim, o objeto da educação especial é adaptar o sistema educativo de modo a dar condições de acesso ao ensino para pessoas com deficiência, seja em escolas regulares ou escolas especiais, tá bom? Eu recomendo aí você tá eh pesquisando também, estudando mais sobre eh a declaração de Salamanca. Eu encontrei ele no site Infoescola. Recomendo a vocês lá estarem acessando e assistindo. Você vai aprender demais sobre a declaração de Salamanca. E só lembrando que tudo isso aqui é pautado na lei, tá bom? Não posso esquecer de dizer, né, gente, que tudo isso aqui nós temos no canal. Então você vai lá no canal e você olha lá, tem playlists maravilhosas para você. Você coloca lá banca, banca coman conhecimentos pedagógico portuguesa. Vai ter agora o concurso missão velha banca curso você coloca lá e o próprio canal aí, ó, indica para você uma playlist maravilhosa sobre o concurso de missão velha. Um exemplo, a Lend, eu quero estudar português. Tem playlist? Tem, tem uma playlist com mais de eh 100 vídeos só de português. Tem conhecimentos pedagógicos também, tenho de português. Então, ó, você pode assistir e se deliciar, ó, só de português aqui. 117 vídeos, conhecimentos pedagógicos, 68 vídeos. Então, tem vídeos aí para você dar e vender no bom sentido, né? Para você assistir, aprender e desfrutar do aprendizado. Tá bom? vem fazer parte aí dessa turma de aprovados. Bom, show de bola. É isso. Vamos lá continuar nosso estudo. Vai lá no canal, tá bom? Visita, se inscreve, compartilha, né? Porque dessa forma você conhece o meu trabalho, ajuda aqui eu também desenvolver e continuar trabalhando no YouTube. Também estou lá no Instagram, você pode me seguir lá e ficar por dentro de todas as novidades e ter uma interação mais próxima comigo, tá bom? Vai lá no Instagram, você vai amar e vai poder crescer um pouquinho ainda mais, um pouquinho a mais, né, da minha vida como professor. Tá bom? Então, o canal no Instagram, segue o professor, cuida. Partiu. Continuando, então nós falamos sobre a decavação de Salamanca, nós entendemos que ela aconteceu, né, e foi muito importante. É um documento internacional elaborado na conferência mundial sobre educação especial em Salamanca, na Espanha, em 1994. É um dos principais documentos mundiais que é objetivo a inclusão social juntamente da convenção de direitos da criança e da declaração sobre o direito para todos. O enfoque foi a necessidade da educação eh de crianças com deficiências acontecer na rede regular de ensino, incentivando a inclusão de todos os tipos de alunos, especialmente aqueles com alguma deficiência, de uma maneira que a escola atenda a necessidade de cada um. Tem inclusão como princípio, pois reconhece a necessidade de atuar com objetivo de garantir escola para todos. traz como objetivos proporcionar educação para todos, examinando políticas referentes à educação inclusiva e capacitando as escolas para se oferecer educação de qualidade para todos, dando importância também para aqueles que necessitam de uma educação especial, que estejam se favorecendo com a escola, seja por quaisquer motivo. Então, um documento aí que você tem que tá estudando, sempre está entendendo, né? Porque é muito cobrado, ele também faz parte do nosso dia a dia. Não é só porque é cobrado em prova, é porque precisamos entender realmente a inclusão, não só na teoria, mas também na prática. Tá bom? Essa declaração de Salamanca, ela vai ajudar bastante aí seu [Música] estudo. E temos que entender que existe essa lei, né, além da declaração Salamanca, nós temos o Brasil, né, a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. Então tem lá tudo respaldado na lei para ele 2015, né? E a Lei Brasileira de Inclusão de Pessoa com Deficiência, Lei 13146, né, de 6 de julho de 2015, a pessoa com deficiência, né, está tudo da pessoa com deficiência destinada a assegurar e a promover em condições de igualdade o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania. Você pode est também conferindo o documento completo, tá bom? Vale a pena pesquisar, vale a pena se aprofundar. Lembrando que aqui nós estudamos o que cai na prova. Então aqui eu vou trazer a essência e você também pode estar buscando mais conhecimento sobre isso, tá bom? Então existe sim essa lei. Vamos ver aqui um pouquinho da história, né, da questão da educação especial. Nós temos ali, né, em 61, aponta os direitos dos excepcionais à educação e preferenciamento dentro do sistema geral de ensino. Lá em 71, né, nós temos a alteração, né, que define o tratamento para os alunos com deficiências físicas, mentais, o que se encontra em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados. Na Constituição traz artigos que tratam os portadores de deficiência preferenciamento na rede regular de ensino, né? Esse nome nem é mais [Música] utilizado. Agora se chama como eh pessoas com necessidades especiais, né? Então não é mais portadores. Na Constituição Federal já falamos, temos aqui a declaração de Salamank 94, que é o documento internacional que apresenta proposições sobre educação inclusiva, se referindo às pessoas com necessidades especiais dentro do sistema regular de ensino. Temos mais uma vez a LDB que traz um capítulo inteiro sobre a educação especial que vai incluir atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Preferenciamento da rede regular de ensino. Além 2001 nós temos as diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Aqui a gente vê que parte para os documentos normativos da educação. Em breve vamos gravar um novo vídeo sobre isso, né? que coloca para o sistema de ensino o desafio de se organizar para incluir os alunos. em 2008 e a Polí Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, orienta o sistema de ensino para garantir acesso a ensino regular com participação, aprendizagem e continuidade aos níveis mais elevados do ensino. E em 2015, que é a lei brasileira, né, da pessoa com deficiência, mais atual, destina-se a assegurar e a promover em condições de igualdade o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais à pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania. Então você vê aí como a educação ela foi caminhando e como ela se comporta, como ela se encaixa dentro de cada documento, período ou lei. Tá bom? Muito bem. Então temos aqui a imagem, né, representativa sobre educação especial. Inclusive, eu tive um aluno, que marcou minha vida, Antônio, né, lá do outro aqui em José do Norte. Foi um aluno maravilhoso, foi professor dele duas vezes no segundo ano e no quinto ano, né? Eu creio que ainda ele mora no outro, né? deve tá um rapaz, inclusive. Um abraço todinho pra família e para todos os meus alunos do, tá bom? Então, Antônio é um aluno muito especial que marcou minha vida e foi muito importante, né, como divisor de águas, foi meu primeiro aluno com algum tipo de necessidade, né? Então, Antônio, aí me marcou e representa a educação especial, né, gente, que é um desafio e que merece todo o nosso respeito, nosso carinho. Bom, então abraço, Antônio, para toda a sua família, para todos os meus alunos do orto. Se você tá assistindo esse vídeo, eu dedico esse essa parte desse vídeo a vocês, tá bom? Um abraço. Vamos lá. A diferença, né, gente, da educação especial inclusiva. Lembrando que a educação especial ela é uma modalidade. A educação inclusiva ela perpassa sobre toda a educação. A educação especial é um formato de ensino especializado e oferecer educação de qualidade para pessoas com deficiências, transtornos globais ou desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Seu objetivo é promover um processo educacional que abre oportunidades iguais para todas as pessoas. Essa definição também é descrita pela própria lei, né, no artigo 58, que diz que a educação especial é uma modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e autos habilidades ou superdotação. Ela pode ser desenvolvida tanto em instituições regulares de ensino como em ambientes especializados como escolas específicas para pessoas com deficiências. No entanto, considerando a complexidade, a amplitude de necessidades abrangidas pela educação especial, a lei de inclusão é recomendada que a maior parte dos alunos atendam o ensino regular, avisando a inclusão. de modo geral, de modo geral, né? A educação especial segue diretrizes muito próximas do ensino, né? do ensino em geral, mas foca na busca por atendimentos personalizados, trabalhando as diferenças de cada indivíduo, suas necessidades e recursos essenciais para oferecer um processo de ensino, aprendizagem e efetivo para todo mundo. Tava ali lendo uma mensagem ali embaixo. Muito bem, show de bola. Vou acrescentar, gente, aqui um material para vocês. Só para não ficar, pessoal, minhaização da educação no Brasil, eu já tinha falado, né, em outros vídeos lá na LDB, mas só para entender como funciona, tá bom? educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, né? Educação infantil, responsabilidade no município. Fundamental, município e estado, os anos iniciais do município, os anos finais, ali o estado pode também ajudar e o estado é responsável, responsabilidade do ensino médio, né? O federal é o presidente, responsável, estadual governador, municipal, prefeito, vai lá na LBB que eu explique isso aqui bem direitinho, tá bom? É só para não ficar aí em nossas palavras. Eu já expliquei, expliquei isso aqui em outro, em outra aula sobre LDB e também a questão dos líderes, né, gente? Nós temos o nível um, que é educação básica e o nível dois que é educação superior. Nível um, educação básica, pega a lei educação infantil e ensino fundamental, ensino médio. No nível superior, nós temos a graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado. Lembrando também que temos as modalidades que são oferecidas e não garantidas por leis. educação infantil, nós temos as a as creches, a pré-escola, né? Instituto fundamental, anos iniciais, anos finais e o ensino médio, entra ali ensino médio também educação profissionalizante, né? A EJA, ela entra também nessa questão pegando o fundamental e o médium. Show de bola. É isso, né? Muito bem. E é só uma revisão, já falei sobre isso em outros vídeos, tá bom? que eu falei um pouquinho mais rápido. Lembrem que a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis e etapas e modalidades. Então, a educação especial é uma modalidade. A inclusão ela passa por tudo isso aqui, níveis em modalidades de ensino. Vai lá na LDB que eu explique isso aqui bem direitinho. A E significa atendimento educacional especializado. a importância da educação especial, né? Então nós entendemos, né, gente, que eh que primeiramente existe a relevância universal de formação humana e dos direitos humanos, né? Assim, quando instituição de ensino busca promover efetivamente a integração, ela oportuniza, né, o desenvolvimento de habilidades e competências a todos. Lembrando que os alunos com deficiência escola, com abordagem exclusiva, dependendo das condições que caracterizam suas necessidades, são mais compensas a fazer amizades, né? Alunos com necessidades especiais têm aperfeiçoamento mais notável de habilidades de leitura e matemática. Pessoas com necessidades especiais que frequentam escolas inclusivas tend a ter menos opiniões preconceituosas. E o desenvolvimento socioemocional dos alunos independe, né? Eh, independentemente se com sem deficiência é potencializado por meio da convivência inclusiva. Então você vê aí especificidades, né, especificidades dos alunos com algum tipo de limitação, né, e a importância da educação especial, muito importante, né, crucial na aprendizagem, com certeza merece todo nosso respeito e nosso carinho. E gente, para quem não sabe, né, as pessoas que julgam, temos muitas pessoas famosas, né, que são, é, tem algum tipo de limitação, né, são autistas, tem algum tipo de de superlatação, né, limitação, né, e se destacaram para você ver como isso aí não quer dizer eh um fator determinante, é possível conviver, né, são pessoas aí autistas, né, que são destaque aí na sociedade. maior clássico aqui temos, né, o Einstein, né, um dos maiores cientistas do mundo, né, temos aqui aquele ator que faz eh filmes, né, aquele que ele come carne humano, canibal, né, outro bem conhecido recente agora é o Messi, os maiores jogadores de futebol de todos os tempos, né, ganhador da última Copa do Mundo recente, né, muito influente, é famoso, né, referência, né, então autista. Então, para você ver como pessoas famosas, né, que são autistas e venceram na vida, né? Então, para você ver como isso não quer dizer que seja um sinônimo que não vai conseguir você ter algum tipo de limitação, não é? Saber se adaptar, conviver e eh sempre eh fazer o seu melhor, né? Fazer o seu melhor e é possível sim, né? Vencer na vida peso tendo algum tipo de limitação. Olhar aí pessoas famosas que são autistas. Quando a gente também fala aí, né, gente, dessa questão da educação especial, não tem como a gente não lembrar da LDB. A LDB, ela vai trabalhar justamente isso, a equidade, né? Não é que o conhecimento eh eh vai ser o conhecimento, né, passado ali, mas de formas diferentes. Não é apenas jogar e o aluno se virar para aprender, não. Eu vou dar condições para que esse aluno possa melhorar, para que esse aluno possa aprender, para que esse aluno possa se desenvolver. É isso que a LDB ela trabalha, é igualdade e equidade. Vale a pena você estudar também a LDB. Temos aula aqui no canal sobre LDB. Vai lá no canal e confere aí. Eh, uma coisa que a gente também deve entender, né, gente, que na eh educação especial também vai ter um tipo de avaliação. Nós temos que compreender como funciona a avaliação, né? Existe avaliação analítica, controladora e classificatória. Também pode ser chamada diagnóstica, formativa, final ou somativa. O blu ele trabalha isso. Temos aula aqui no canal sobre cada tipo de avaliação. Coloca lá no canal avaliação educacional e eu vou explicar os três tipos de avaliação como elas função. Tá bom? Aqui é só uma revisão resumão, né? analítica pode ser chamar diagnóstica, controladora de formativa, classificatória de final ou somativa. Bloom é que comenta isso. Então vamos agora para as questões. Muito bem, vamos para o simulado, né? Show de bola. Top, né? Vamos lá. Educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comum do ensino regular. Certo, né? Tudo OK no que fala sobre educação especial, nenhum problema até aqui. Considera-se eh público do AE, alunos com problemas financeiros, não tem nada a ver. Alunos com os transtornos globais, né? Alunos com poucas habilidades. Aqui a gente vê que a banca quis colocar um pega, né? Não se encaixa aqui quando coloca alunos com problemas financeiros. Não tem nada a ver com o que a gente estudou. Aí aqui nós temos a questão também na inclusão que se refere aí o planejamento, né? Para uma seleção justa todos devem fazer o mesmo exame. Por favor, subam nesta árvore sobre o planejamento escolar. A gente aí vê que tá totalmente errado. Temos um chipanzé, um pássaro, um pinguim, um elefante, um peixe no aquário, uma foca e no cachorro, né? Para uma seleção eh justa, todos devem fazer o mesmo exame. Por favor, subam nesta á, pelo amor de Deus. Vamos encontrar o errado. E a gente vê ali que já é a letra B. E planejar é uma ação dispensável. Não. Planejar é uma ação indispensável. Ela é importante, ela é fator fundamental. Quando diz que é dispensável, aí se torna a questão errada. E não é dispensável, é indispensável. O planejamento ele é muito importante e deve sempre avaliar aí o todo, abraçando o maior possível número, sempre trabalhando na equidade, organização, né, e a inclusão. Então, terceira aqui, letra B. Quarta. A oferta do atendimento educacional especializada a deve constar no projeto político pedagógico da rede da escola de ensino, certo? O PPP trabalha sim ao lado da escola e também deve incluir a inclusão, sim, né? Quinta, a equipe pedagógica se reúne e discute sobre o desempenho dos, além de elaborar estratégias de ensino, adequarão da organização curricular e outros aspectos referente ao processo de ensino na aprendizagem. Esse processo chamamos de, ah, gente, muito importante isso aqui, muito importante. São os órgãos colegiados, né? Os órgãos colegiados. Aqui a gente vai falar sobre o conselho de classe. Deixa eu ver se eu coloquei aqui que é o adjetivo, né? aula sobre eu me lembro de ter [Música] anotado. Eu tenho anotado aqui, gente, cada uma dessas diferenças alguns colegiados. Eu sabia que eu tinha anotado. OK. aqui trabalha muita questão da justição democrática, planejamento, em outro momento a gente trabalha isso aqui, tá bom? Então vamos lá. Os órgãos colegiados eles também eh t esse papel, né, de ajuda, união, né, inclusão de todos. Então, o conselho de classe, ele é reunido com professores e direções. O conselho escolar são alunos, professores, direções, pais e funcionários. O gremio estudantil são os alunos e a associação de pais e mestres são pais e os professores, né? Isso tudo é para a descentralização do poder. Vai ter uma aula sobre isso quando eu vou falar sobre gestão democrática. Isso aqui entre os entes colegiados que ajuda aí na organização e administração da escola, né? Isso aqui entra lá em colegiamento. Em breve vamos estar estudando mais, tá bom? Então quando a gente olha para isso aqui, com certeza a gente analisa que o gabarito, né? vai ser o quê? O conselho de classe, né? A equipe pedagógica se reúne e discute sobre o desempenho dos dicentes alunos, além de elaborar estratégia de ensino. Então, quando fala de conselho de classe, tá falando aí desse processo ensino aprendizagem, por isso que é o conselho de classe caracterizando o gabarito, letra D. Show. A equipe pedagógica se reúne, discute sobre os desempenhos dos decente dicentes. Já falei sobre isso, né? Conselho de classe. Essa aqui já foi repetida. pegar essa aqui que tá repetido. A oferta do atendimento educacional especializado, AE no Centro de Atendimento Educacional Especializado Público ou privado, sem fins lucrativos convenados para essa penalidade, deve constar num projeto pedagógico no centro, contemplando na sua organização os recursos, eh, o plano de AE, os professores e demais profissionais, conforme a orientação da Secretaria de Educação. Sim, com certeza está certo, né? O AE ele trabalha em parceria com a escola e sim pode ter essa questão da ajuda do privado, claro, em parceria com o o os órgãos públicos, tá bom? Isso pode acontecer, você tá numa clínica, mas quem forneici ali foi o município ou o estado. Então sim, está certa. Podem trabalhar em parceria, sim. Sétima. São atribuições do professor educacional especializado. Não tô falando do professor normal, né, entre aspas. Eu tô falando do professor do AE. Ele identifica, elabora e produz e organiza serviços. Ele elabora e executa planos de atendimento educacional. Ele organiza o tipo e o número de atendimentos. Então, será que esse professor do AE cumpre todas essas características? Sim. Lembrando que eu não tô falando do professor de sala de aula, tô falando do professor do AE. Ele deve ter, ele deve ter, né, todas essas características, né, eh, para estar utilizando esse material e da forma correta. Então a resposta tá certa porque o professor do AE se caixa em todas essas atribuições. Então tá certo? Oitavo. Bullying. O bullying é uma coisa que eh todo mundo já passou por isso, né, gente? Com certeza esse pessoal da Incluso eh que precisam ser incluídos, né? Que tem algum tipo de limitação, sofre muito com bullying, né? Então eh aqui a gente pode ver que o bullying, né? uma situação bem delicada e precisa ter livro. Então, quando a gente fala de bullying, né, a gente tem que entender que o quê que as testemunhas, apesar de não sofrer as agressões diretamente, pode se sentir incomodadas, inseguras sobre o que fazer para a prova, né, a prova ajudar. Então, presta atenção. Aquela pessoa que eh vê outra pessoa cometendo bullying, ela pode se sentir também intimidada e pode ter medo de denunciar esse bullying, mas o certo é denunciar, o certo é parar com esse tipo de ação. Por isso que as testemunhas, apesar de não sofrer as agressões diretamente, podem se sentir incomodados e inseguros sobre o que fazer para a prova ajudar, né? Para a prova ajudar. Então, com certeza aí eh seria a letra D, né? Porque a pessoa que vê alguém sofrendo bul também pode se sentir intimidado ou com medo de denunciar, mas o correto é denunciar, tá bom? E buling cor tem que ser tratada com muita responsabilidade, né, e com muita atenção, tá bom? Então temos que estar de olho aí no bullying para não estar cometendo esse tipo de violência, né? Então, letra D, a avaliação é um processo de ensino aprendizagem que deve ser realizado de forma contínua e sistemática, onde não devemos priorizar somente resultados, mas investigar, interrogar, né, e buscar identificar conhecimentos e dificuldades de cada aluno. De acordo com os estudos de Blom, a avaliação representa os três tipos de funções que são: analítica, controladora, classificatória, analítica, diagnóstica, controladora, parte para formativa e classificatória final ou classificatória também, final ou soma, né? Nós temos aula sobre isso aqui, avaliação educacional, mas aqui o Blue também comenta sobre isso, tá bom? Então, gabarito aí, letra A, sem medo nenhum de errar. E a última, né? eh itens fundamentais que o processo de avaliação formativa e permanente propõe, né? Então ele tá falando sobre a formativa, né? Então com certeza, letra C, né? Possibilitar o diagnóstico como ponto de partida para o trabalho, considerando os objetivos propostos, né? Então você vê aí eh por meio desse estudo e como uma coisa está ligada a outra, avaliação precisa de inclusão, né? Eh a BNCC trabalha isso, a questão da equidade, né? questão do bullying também de se ser evitado. Então tudo isso aí tá interligado um ao outro e a gente caracteriza a avaliação formativa, né, como gabarito da letra C. Gente, é isso. Passando para desejar um bom dia, boa tarde, boa noite. Não sei que hora você vai assistir, mas você sempre é bem-vindo aqui, tá bom? Vamos ver chorar comigo porque aqui é igual coração de mãe, sempre cabe mais um concurso, tá bom? Você é o próximo, você será o próximo aprovado. Eu vou te ajudar a chegar lá. Vem chegar comigo. Valo acessível, material de qualidade, graças a Deus, com muitas aprovações. Queria aqui deixar essa frase paraa sua meditação. Um rio corta a rocha não por sua força, mas pela sua persistência. Então a água bate, bate, né? Água mole e pedra dura. Tanto bate até que então persista, insista. E um dia essa pedra vai se partir, vai se rachar, né? Trazendo aqui uma metáfora onde você vai conseguir seu objetivo. Você só não pode desistir, tá bom? Se eu conseguir você também vai conseguir, tá bom? Um rio corta rocha, não por sua força, mas por sua persistência. Se inscreve no canal, deixa o like, me segue também no Instagram e vem estudar comigo. Até a próxima, se Deus quiser. Um abraço e fui. Valeu,
#EDUCAÇÃO #ESPECIAL #CONCURSO #IGARASSU #CONHECIMENTOS #PEDAGÓGICOS #AULA