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Educação especial e Libras - Atendimento Educacional Especializado - AEE

Atendimento Educacional Especializado

Introdução

Olá, estudante do curso de Pedagogia. Espero que vocês estejam motivados a aprender mais um pouquinho sobre esta temática que para mim é tão cara. Falar sobre Educação Especial, Educação Inclusiva, escolarização de pessoas com deficiência, com altas habilidades, com transtornos globais do desenvolvimento. E hoje, especificamente, a gente vai focar num tema de tamanha importância que é o Atendimento Educacional Especializado. Vocês terão a oportunidade de aprofundar a temática nos textos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem, mas selecionei alguns princípios, alguns exemplos que eu gostaria de compartilhar com vocês nesta videoaula de hoje falando sobre essa temática. Então vamos aprender um pouquinho mais sobre o que é Atendimento Educacional Especializado. Carinhosamente chamado pelos profissionais da área de "AEE", sigla do nome "Atendimento Educacional Especializado".

O que é Atendimento Educacional Especializado

A Educação Especial, então, como área de conhecimento mas como modalidade de ensino, ela tem por objetivo principal ser suporte e apoio e contribuir na construção de escolas mais inclusivas. E, nesta disciplina que a gente olhou para Educação Especial e também pra questão da Libras, nós vamos, nesse momento, falar sobre o "AEE". Então o que seria o "AEE"? Esse Atendimento Educacional Especializado. Onde ele se estrutura? Como ele deve ocorrer? O que tem nessa Sala de Recurso Multifuncional? Que é o locus onde ele, na maioria das vezes, se desenvolve. Então, primeiramente, ele é um serviço da Educação Especial, ou seja, lembra-se Educação Especial é transversal, perpassa todos os níveis de ensino.

Como o "AEE" se estrutura

No Brasil, o "AEE" tem sido efetivado na maioria das vezes na Sala de Recurso Multifuncional e ele complementa ou suplementa a formação do aluno. Então, para aqueles alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento, ele vai complementar de tal modo que esse aluno consiga acessar o currículo. Para alunos com altas habilidades, superdotação, ele suplementa, ou seja, aquele aluno ele já conseguiu o currículo e ele tem direito de ter a suplementação, sobretudo na área de interesse. Visando a plena autonomia e, olha como é importante, ele constitui uma oferta obrigatória.

Quem atua no "AEE"

Por exemplo, até 2006 a gente tinha as diretrizes do Curso de Pedagogia com habilitações. Então, era possível formar professores de Pedagogia nas antigas habilitações por áreas e professores habilitados para "DA", para "DV", para "DI", para "DF". Hoje, as habilitações se extinguiram. Então nós temos apenas dois cursos de graduação em Licenciatura em Educação Especial no país e em instituições públicas, e nós temos as especializações. Portanto, quem atua no "AEE" tem que ser professores, ou habilitados ou especializados, com conhecimentos específicos.