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Educação especial e Libras - Caracterização da surdez e a Língua Brasileira de Sinais.

Música e Surdez - Educação Especial e Libras

Música e Surdez - Educação Especial e Libras

Vera: Apresentação da disciplina

Olá, estudante. Tudo bem? Hoje vamos começar nossa jornada de aprendizado na disciplina "Educação Especial e Libras". Vamos explorar a especificidade da surdez com a ajuda da Professora Dra. Daiane Schiovon, especialista na área. Aproveite as videoaulas e materiais disponíveis para aprender mais sobre sinais, deficiência auditiva e Libras. Bons estudos!

Daiane: Caracterização da Surdez e Libras

Vamos agora explorar a caracterização da surdez e a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A surdez pode ser causada por diversos fatores e em diferentes momentos da vida. É importante classificar a deficiência auditiva de acordo com o período, origem e tipo. A Libras é uma língua viso-gestual com gramática própria, essencial para a comunicação dos surdos.

Discurso Clínico e Socioantropológico sobre a Surdez

Existem duas abordagens principais para a surdez: clínico-terapêutica e socioantropológica. Enquanto a visão clínica foca na deficiência auditiva e na reabilitação, a visão socioantropológica considera a surdez como uma diferença cultural. É importante refletir sobre esses discursos ao abordar a inclusão dos surdos na sociedade e na educação.

Conclusão

É fundamental reconhecer a surdez como uma diferença e não apenas como uma deficiência. A abordagem bilíngue, com a Libras como primeira língua, é essencial para garantir o direito linguístico e cultural dos surdos. Reflita sobre a melhor forma de se comunicar e interagir com os surdos, respeitando suas experiências visuais e linguísticas.

Educação especial: Caracterização da surdez e a língua Brasileira de Sinais

O que é surdez

A surdez é uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa de ouvir sons. Pode ser total, quando a pessoa não consegue ouvir nenhum som, ou parcial, quando consegue perceber alguns sons. Existem diferentes graus de surdez, que podem variar de leve a profunda.

A surdez pode ser congênita, ou seja, a pessoa nasce com a condição, ou adquirida ao longo da vida, devido a diversos fatores, como doenças, lesões ou exposição a ruídos intensos. Independentemente da causa, a surdez pode impactar significativamente a vida da pessoa, especialmente em relação à comunicação e interação com o mundo ao seu redor.

Língua Brasileira de Sinais (Libras)

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua utilizada pela comunidade surda no Brasil. É uma língua visual-gestual, ou seja, é expressa por meio de gestos, expressões faciais e movimentos corporais. A Libras não é universal, ou seja, cada país possui a sua própria língua de sinais.

A Libras é reconhecida oficialmente no Brasil desde 2002, pela Lei nº 10.436, e é fundamental para promover a inclusão e a acessibilidade das pessoas surdas. Por meio da Libras, as pessoas surdas podem se comunicar de forma eficiente e expressar suas ideias, pensamentos e sentimentos.

É importante ressaltar que a Libras não é uma linguagem simplificada do português, mas sim uma língua completa e complexa, com sua própria estrutura gramatical e regras específicas. Por isso, a educação bilíngue, que inclui o ensino da Libras e da língua portuguesa, é fundamental para o desenvolvimento acadêmico, social e emocional das pessoas surdas.

Educação especial para surdos

A educação especial para surdos tem como objetivo promover a inclusão e garantir o acesso à educação de qualidade para as pessoas surdas. Isso inclui o desenvolvimento de currículos adaptados, a utilização de recursos pedagógicos específicos, a formação de professores capacitados em Libras, entre outras medidas.

Além disso, a educação especial para surdos envolve o reconhecimento e valorização da identidade surda, a promoção da autonomia e da autoestima, e o estímulo ao desenvolvimento das habilidades e potencialidades de cada aluno surdo.

A implementação de políticas públicas voltadas para a educação especial de surdos, a valorização da Libras como uma língua legítima e a conscientização da sociedade sobre as necessidades e direitos das pessoas surdas são passos essenciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos.

Agora, você já sabe um pouco mais sobre a caracterização da surdez e a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na educação especial. A inclusão, o respeito às diferenças e a valorização da diversidade são essenciais para promover uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pessoas. Vamos juntos construir um mundo mais inclusivo e acessível para todos!

Caracterização da surdez

A surdez é caracterizada como uma deficiência auditiva que pode ser total ou parcial, podendo ser congênita (presente desde o nascimento) ou adquirida ao longo da vida. Existem diferentes graus de surdez, que variam de acordo com a capacidade da pessoa de ouvir e interpretar os sons ao seu redor.

Língua Brasileira de Sinais (Libras)

A Libras é a língua utilizada pela comunidade surda no Brasil, sendo reconhecida como uma língua oficial desde 2002. Ela é composta por sinais manuais, expressões faciais e corporais, sendo uma forma visual e gestual de comunicação que possibilita a interação e a inclusão social das pessoas surdas.

Utilização da Libras na Educação Especial

A educação especial inclui a utilização da Libras como forma de promover a inclusão e a acessibilidade das pessoas surdas no ambiente escolar. É fundamental que professores e profissionais da educação aprendam e utilizem a Libras em suas práticas pedagógicas, garantindo que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

Importância da Educação Especial e da Libras na inclusão de pessoas surdas

A Educação Especial e o uso da Libras são ferramentas essenciais para garantir que as pessoas surdas tenham acesso a uma educação de qualidade e sejam incluídas de forma efetiva na sociedade. É fundamental que haja investimento na formação de professores e na adequação das escolas para atender às necessidades específicas dos alunos surdos, possibilitando assim a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária para todos.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=U5XVzp9T4fc do Canal UNIVESP .