Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (questões)

By | 30/04/2025



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Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (questões)/a>

[Música] Oi pessoal Voltamos com mais um vídeo no nosso canal concurseiros online E aí você já é inscrito no nosso canal Você já está aqui no nosso canal já H algum tempo e ainda não é inscrito PIS vai aqui embaixo Aperte o nosso botão de inscreva-se deixe o seu like compartilhe com seus amigos para que outras pessoas também possam ter acesso a nosso conteúdo se você chegou no nosso canal hoje também inscreva-se ative as nossas notificações pois toda vez que eu postar um vídeo novo você será avisado aqui também na descrição deste vídeo você vai encontrar diversos links nós temos o nosso link do WhatsApp do telegram do Instagram lá eu posto tudo em tempo real para você tá bom hoje nós vamos dar continuidade ao estudo sobre educação inclusiva e educação especial nós temos aqui diversos vídeos no nosso canal sobre esse tema se você não assistiu os vídeos anteriores eu aconselho que você volte nesses vídeos para que você possa entender melhor então vamos lá quando eu falo de educação inclusiva eu vou lembrar o seguinte ó lembra que eu expliquei para vocês nos vídeos anteriores que educação inclusiva É como se eu tivesse isso aqui ó e fosse algo que mais amplo aqui eu vou ter a minha educação inclusiva tá e a educação especial é como se fosse uma parte da educação exclusiva então é algo mais específico aqui eu vou ter a minha educação especial como assim gente quando eu falo de educação inclusiva eu vou ter aquele meu aluno que tem dificuldade de aprendizagem eu vou ter aquele meu aluno que não socializa direito eu vou ter aquele meu aluno que tem transtornos globais do desenvolvimento altas habilidades super dotação Então como você pode observar a a educação inclusiva gente é algo mais amplo tá algo mais abrangente ó vou até pintar aqui para vocês ó educação inclusiva é tudo isso aqui ó Então ela é bem Ampla tá já na Educação Especial Eu tenho um público alvo eu vou ter o o público da Educação Especial é aquele público específico aonde ele tem transtorno de desenvolvimento altas habilidades super do é um público voltado apenas para educação especial tá apenas para educação relacionadas a um público específico educação inclusiva é algo mais amplo Tá eu vou eu vou pegar todos quando falar em educação inclusiva você já circula e já coloca todos Educação Especial É voltado para o público da Educação Especial certo eu espero que vocês tenham entendido é bem simples tá entendendo isso aqui Vocês conseguem resolver as questões de forma bem objetiva e vocês vão ver como Vai facilitar o estudo de vocês vamos lá em 2023 foi lançado o programa educação inclusiva direito à diversidade Marco de políticas públicas voltadas à educação inclusiva que distingue a concepção sobre a educação especial no Brasil como é possível constatar na tabela a seguir então vamos agora analisar Nossa tabela ó na tabela um ele vai falar do avanço do número de Matriz no ensino regular comum então no ensino regular comum como é que tá a questão do do avanço de matrículas ó na salas especiais 2010 2919 2022 4386 sala de recursos 24244 4662 classes comuns com alunos da Educação Especial 85 1090 2022 17994 analisando a tabela assinale a alternativa que indica o objetivo do programa da educação inclusiva Qual objetivo da educação inclusiva lembrando gente que quando eu falar de educação inclusiva eu vou fazer o quê eu vou circular e vou colocar o nome todos não é apenas um público específico tá eu tenho que abranger a aquela opção que vai pegar todos os alunos letra A transformar os ambientes educacionais de Ensino em ambientes educacionais inclusivos visando garantir o direito dos alunos da educação especial ao acesso e à permanência nas escolas regulares comuns Sim eles tê que estudar em escola regular diminuindo as classes especiais aumentando as salas de recursos e ampliando as instituições de ensino comum regular com alunos da Educação Especial matriculados então a proposta da ção hoje é exatamente isso aqui ó é você pegar aqueles alunos que estão nas salas eh de Educação Especial tá levar esses alunos para as salas regulares as salas comuns E aí eu vou ter a parceria entre a educação eh regular com a educação especializada onde eu vou trabalhar esse meu aluno na sala comum em um período e no outro período ele vai ter o seu acompanhamento especializado Então a prova da educação é exatamente isso aqui vamos para a próxima ver o que que tem de errado aumentar o número de escolas que registram matrículas de aluno com deficiência e oferecer classes especiais Ó gente a proposta da educação é oferecer classes comuns tá a todos esses alunos de modo que possam ser atendidos à parte ou seja quando eu vou eu falo de atender esses alunos à parte eu vou estar segregando a educação ela não vê isso com bons olhos tá de maneira especializada com sala de recursos multifuncionais e professores que atuam nessas escolas com formação comum não não não isso aqui tá errado tá erradíssimo letra C ampliar a exclusão de crianças com deficiência aqui já começou errado né ampliar a exclusão vou excluir os alunos com deficiência do ensino primário gratuito nada a ver e compulsório ou do ensino médio e realizar adaptações razoáveis de acordo com as necessidades individuais e medidas de apoio individualizadas erradíssimo eu não posso excluir o meu aluno eu tenho que integrar esse aluno eu tenho que trabalhar educação inclusiva de modo que todos participem desse processo letra D estabelecer que a educação especial seja oferecida preferencialmente em escolas específicas não gente escola regular viu preferencialmente em rede regular de ensino é assim que está na lei para essa população conforme a lei de diretrizes e base da Educação Nacional ampliando as classes especiais aumentando as salas de recursos e ampliando as instituições de ensino específicos com alunos de Educação Especial matriculados totalmente errado o aluno ele ele tem que estar matriculado na rede regular de ensino preferencialmente na rede regular de ensino tá cuidado com esses nomezinho aqui ó preferencialmente Obrigatoriamente exclusivamente O correto é preferencialmente na rede regular de ensino é assim que diz a lei tá letra e evitar uma comunidade escolar preparada para lidar com a inclusão proporcionar estruturas escolar que atende as especificidades da educação inclusiva evitar o preconceito ampliando as classes especiais aumentando as salas de recursos e ampliando as instituições de ensino específicas com alunos da Educação Especial matriculados então eu não ó ele já começa ele fala um monte de coisa bonitinha mas aí ele diz que eu tenho que evitar isso não gente tá errado então ó letra e tá errado a minha resposta só pode ser a letra A transformar os ambientes educacionais de Ensino em ambientes educacionais inclusivos sim quando eu faço isso eu vou estar incluindo todos visando garantir os direitos dos alunos da educação especial ao acesso e a permanência nas escolas regulares comum sim eu vou est trabalhando a igualdade com esses alunos diminuindo as classes especiais e aumentando as classes de recursos Ou seja eu vou est colocando esse aluno em um período eh na escola regular e no outro período ele vai participar do atendimento educacional especializado ampliando As instituições de ensino comum regular com alunos da Educação Especial matriculado gente sabe que o ideal né é que a escola ela tem essas salas eh de recursos na própria instituição quando você não tem ele tem que ter algum local que esse aluno vai ser direcionado para que ele possa fazer o atendimento dele no contraturno então a resposta da nossa questão certinha letra A espero que vocês tenham entendido a educação especial e vou tratar de um público específico educação inclusiva eu vou colocar todos eu vou abranger todos tá próxima questão de acordo com as diretrizes operacionais da educação especial para o atendimento educacional e especializado da Educação Básica são algumas das atribuições do professor do aee gente essa parte é muito importante então Vamos lá gente quando eu falo das atribuições do professor do aee o que que eu tenho que ter em mente o professor do aee ele é responsável por identificar elaborar produzir organizar tanto os serviços como os recursos pedagógicos de acessibilidade então ele vai ficar responsável por est ali junto com o professor trabalhando com o professor vendo o que que pode ser melhorado encaminhando esses alunos e orientando as famílias para que eles possam ter o atendimento educacional especializado então ele vai identificar ele vai elaborar vai produzir e organizar recursos e serviços pedagógicos de acessibilidade tá E aí o que que eu vou procurar eu vou procurar aqui nas minhas opções Qual é a opção que diz na letra A ele fala o seguinte elaborar e sistematizar os trabalhos interdisciplinares realizados pela escola ele tá falando aqui só de elaborar tá um pouco incompleto então não serve para mim letra B identificar elaborar produzir e organizar serviços recursos pedagógicos de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público alvo da Educação Especial Olha que tá bem completinho tá ele identifica ok ok ele elabora ele produz ele organiza tanto os serviços quanto os recursos pedagógicos de acessibilidade Então tá bonitinho tá completinho letra C planejar as atividades e os conteúdos a serem ministrados na sala de aula comum para alunos público alvo da Educação Especial então aqui tá incompleto vamos para a letra D ajudar os alunos a se locomoverem pelas independências da escola auxiliar no processo de aprendizado ler e escrever pelo aluno caso ele não possua autonomia intelectual ou motora para isso escrever pelo aluno não né gente se ele vai ajudar esse aluno se desenvolver como é que ele vai escrever por ele seu canal comunicativo entre o aluno surdo o professor os colegas e a equipe escolar esse não é a atribuição do professor do aiee Tá De acordo com a lei é identificar elaborar produzir e organizar serviços e recursos pedagógicos de acessibilidade então a minha resposta é a letra b de bola tá lembrando gente eh essa questão da acessibilidade é importante que eu coloque para vocês tá acessibilidade eu vou trabalhar de modo que eu vou incluir Todos de acordo com a política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva então vou falar da questão da educação inclusiva sobre o atendimento educacional especializado para os nos surdos devem ser ofertado gente aqui eu vou falar do nosso artigo 60 A tá da nossa lei de diretrizes e bases da educação nacional esse artigo ele foi incluído pela lei número 14.191 de 20221 então é um artigo novo é atual é importante que após terminar essa aula você entra no nosso site do Planalto digita lá LDB E aí você vai ter a lei atualizada e lá você vai colocar na op da educação bilíngues e de surdos no artigo 60 a ele diz o seguinte entende-se por educação bilíngues e de surdo para o efeito desta lei a modalidade de educação escolar oferecida em língua brasileira de sinais que é a Libras por primeira língua então a língua brasileira de sinais ela vai ser a primeira língua e em português escrito tá português escrito vai ser a segunda língua então falou língua brasileira de sinais primeira língua e português escrito vai ser a nossa segunda língua tá então é importante que vocês ficam eh sabendo disso não é só português tá tem que ser português escrito Então vamos lá letra A na modalidade escrita da língua portuguesa é português escrito sim ó Tá bonitinho quanto na língua de sinais então Ó o atendimento educa Nacional especializado para os alunos surdos deve ser ofertado como é que eu vou ofertar essa modalidade na língua escrita na Língua Portuguesa e também na língua de sinais Lembrando que língua brasileira de sinais que é a libra ela vai vir como primeira língua e depois eu vou ter o português escrito como segunda língua Aí ele diz somente a língua é de sinais não né gente somente a língua portuguesa não aqui faltou a questão do escrito né somente na modalidade oral da língua portuguesa não né somente na modalidade escrita da língua portuguesa não se você pegar essas palavrinhas aqui ó você já eliminaria a questão Mas é interessante que eu traga a informação para você artigo 60 a ele entende-se por educação bilíngues de surdos aquela modalidade de educação escolar que é oferecida na língua brasileira de sinais que é a libra el Liv vai trazer ela como primeira língua e em língua e em português escrito como segunda língua tá em escolas bilíngues de surdo classes bilíngues de surdo escola comuns ou em polos de Educação bilíngues de surdos para aqueles educandos surdos surdos cegos com deficiência auditiva sinalizantes surdos Com altas habilidades ou superd ação ou com outras deficiências associadas aos optantes pela modalidade de Educação bilíngues de surdos tá então é isso gente essa foi nossa aula de hoje eu espero que vocês tenham gostado não esqueça deixa o seu like aí quando você deixa o seu like o YouTube entende que o vídeo é legal e ele começa a Compartilhar esse vídeo para outras pessoas nós estamos com uma meta de chegar a 5.000 inscritos compartilha esse vídeo com seus amigos para que outras pessoas também tenham acesso a nosso conteúdo deixe comentário se você gostou do nosso vídeo e tchau e até nosso próximo [Música] vídeo

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