Last Updated:

Educação especial na perspectiva da educação inclusiva

Introdução

Boa tarde, sejam muito bem-vindos e bem-vindas ao segundo encontro pedagógico do ano letivo de 2023. Eu me chamo Maria Eugênia, sou professora de educação infantil da rede Municipal de Palhoça, e vou apresentar a Live desta tarde. O encontro de hoje é promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Palhoça, por meio dos setores da Educação Infantil e Educação Especial, e tem como tema Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Estes encontros pedagógicos realizados durante todo o ano têm como objetivo abordar temáticas pertinentes aos Prazeres da Educação Infantil, que possam trazer discussão, aprendizado e aprofundamento nos estudos. Ressaltamos a importância de contar com a participação de todos os atores que integram as práticas educativas nas unidades, sejam nas lives ou nos momentos que decorrem posteriormente. Estes atores são os professores da Educação Infantil, professores da Educação Especial, professores e auxiliares das instituições parceiras, merendeiras, a SG, diretores, coordenadores e suporte pedagógicos que atuam nesses espaços.

Convido então a coordenadora do setor da Educação Infantil, professora Lucilene Lima Bernardo da Silveira, conhecida carinhosamente como Pretinha, e o coordenador do setor de Educação Especial, Virgílio Martins da Silva, para fazer a abertura deste segundo encontro pedagógico da rede municipal.

A importância da Observação na Educação Infantil

Boa tarde a todos e a todas. Sejam bem-vindos a este nosso segundo encontro pedagógico de 2023. Como anunciado, sou professora da rede há quase 12 anos e a proposta que trazemos hoje é uma conversa sobre a Educação Infantil na Perspectiva inclusiva.

Quando falamos de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, estamos nos referindo a uma modalidade de ensino que permeia todos os níveis, etapas e modalidades da educação escolar. A Educação Especial na Perspectiva Inclusiva busca considerar a singularidade das crianças, substituindo práticas homogeneizadoras por práticas que valorizem as diferenças individuais.

Uma das formas de promover uma Educação Inclusiva é por meio da observação. Observar a forma como cada criança se comunica, suas preferências, interesses e modos de aprendizagem pode auxiliar os professores a planejarem e executarem propostas pedagógicas mais eficazes. A observação também permite identificar comportamentos e necessidades específicas de cada criança, facilitando a inclusão no ambiente escolar.

Princípios para uma Educação Inclusiva na Prática

Na prática da Educação Infantil, é essencial considerar princípios como a múltipla diversidade humana no grupo, o planejamento com diversas possibilidades de aprendizagem e a promoção de parcerias entre os professores de Educação Infantil e de Educação Especial. Além disso, é importante oferecer diferentes formas de expressão e apoio, tais como suportes visuais, físicos e auditivos, para garantir a inclusão de todas as crianças.

Trabalhar em parceria com a rede de apoio, incluindo a equipe pedagógica, os professores de apoio, os demais profissionais e as famílias, é fundamental para assegurar o sucesso da inclusão. Ao promover diferentes formas de apresentação de propostas pedagógicas e propiciar apoios variados, os educadores contribuem para a criação de ambientes inclusivos e acolhedores para todas as crianças.

A observação, a comunicação eficaz e a parceria entre os profissionais são pilares essenciais para uma Educação Inclusiva na Prática. Ao valorizar a singularidade de cada criança, promover a diversidade e adaptar as estratégias educativas de acordo com as necessidades individuais, os educadores podem criar experiências significativas e enriquecedoras para todos os alunos.

Espero que essas reflexões e experiências compartilhadas possam contribuir para a construção de uma educação mais inclusiva e acolhedora para todas as crianças. Muito obrigada pela participação e pela oportunidade de trocar conhecimentos e práticas neste encontro pedagógico. Que possamos seguir trabalhando juntos para promover uma educação de qualidade e equitativa para todos.