Educação Especial na Perspectiva Inclusiva – Aula de Apresentação

By | 23/05/2025



Curso: Licenciatura em Pedagogia e EPT UAB/IFRO (em rede) – Turma 2018/2 Disciplina: Educação Especial na Perspectiva …

Educação Especial na Perspectiva Inclusiva – Aula de Apresentação/a>

a educação a distância mudando realidades [Música] olá pessoal eu sou professora cleonice àguia estarei com vocês aqui trabalhando a disciplina de educação especial na perspectiva inclusiva a minha formação em filosofia o mestrado em letras com especialização em metodologia do ensino superior eu sou professor aqui no ifro é estou lotada no campo jaru e vamos aqui trabalhar a nossa disciplina conhecer um pouco um pouco a nossa ementa assegurar os direitos de aprendizagem de todas as crianças jovens e adultos na escola a gente tem que perceber a educação especial com uma estratégia de inclusão perceber e conhecer também o papel do pedagogo na escola inclusiva compreender e desenvolver estratégias de inclusão pra que a gente vai desenvolver suas estratégias de inclusão é com esse público que é o público da educação especial são jovens crianças adultos com deficiência visual auditiva motor intelectual ea gente acrescenta a aí também as questões socioeconômicas no cotidiano da sala de aula a nossa disciplina é uma disciplina que tem uma carga horária de 60 horas estas 60 horas elas estão distribuídas em 30 horas teóricas e 30 horas práticas pessoal o nosso conteúdo programático ele está dividido em três unidades as unidades elas vão proporcionar a gente fazer aí um avanço no nosso conhecimento partindo desde das nomenclaturas importantes para o ensino superior para o ensino especial desculpa na perspectiva inclusiva vamos acompanhar então como está a nossa as nossas unidades a unidade 1 a gente vai trabalhar a inclusão e educação que são os desafios que nós vamos ter aí na nossa formação docente nesta unidade a gente vai trabalhar nomenclaturas importantes a gente vai trabalhar os pressupostos teóricos dessa disciplina e vamos então desenvolver atividades que vão possibilitar esse conhecimento na unidade 2 nós vamos conhecer a diversidade ou seja o nosso público alvo quem é o público alvo da educação especial nós vamos fazer uma pesquisa sobre isso nós vamos aprofundar nosso conhecimento pra que a gente possa falar em inclusão então é preciso conhecer para poder falar e para poder praticar também na nossa unidade 3 nós vamos falar sobre educação inclusiva numa perspectiva do papel do pedagogo do papel do professor como nós devemos agir quais são as nossas estratégias quais são as metodologias que nós podemos utilizar no nosso dia a dia então a partir daí pessoal a partir desses conhecimentos que a gente vai adquirir as atividades que a gente vai desenvolver a gente vai estar buscando desenvolver competências e que competências são essas ou seja a partir do nosso curso que nós vamos poder desenvolver qual vai ser a nossa prática então essas competências é o que a gente espera o final do nosso curso é o que a gente espera no decorrer no caminhada disciplina o que a gente vai poder botar em prática então vamos ver quais são essas competências então nós temos como competências aí compreender por meio de conhecimentos teóricos e práticas a importância do trabalho pedagógico com as diferenças aí a gente já coloca a importância de nós enquanto é profissionais da educação enquanto profissionais da pedagogia entender essas diferenças enquanto é conhecer a importância delas quer sejam elas de natureza física intelectual econômica quer sejam de outra natureza isso é importante a gente observar porque porque quando a gente fala de educação especial geralmente as pessoas pensam em uma educação para pessoas com deficiência não é só isso quando a gente fala em educação especial numa perspectiva inclusiva aí a gente está falando também de uma educação que está para além da deficiência uma educação que os que têm o olhar para todas as outras diversidades sociais sejam elas sócio econômica seja ela de gênero seja ela de sexualidade então a gente tem um olhar para essa diversidade social e multicultural que existe fora da sala de aula fora da escola então o que nós temos de sociedade né eu digo que há a sala de aula a escola é uma micro sociedade que reflete a sociedade maior ou seja toda a diversidade toda diz de desigualdade que nós temos fora da escola nós temos dentro então nós temos que conhecer essa diversidade e trabalhar com a perspectiva dela então a gente tem aí como é está na nossas competências sejam elas essa diversidade de outra natureza objetivando a adoção de uma prática inclusiva de ações intencionais e éticas vislumbrando a permanência do educando no espaço escolar com qualidade e acesso ao conhecimento aí pessoal eu quero frisar quando a gente fala ações intencionais e éticas que nós estamos dizendo é que nós temos que estar preparados para que as nossas ações elas sejam intencionais realmente elas têm uma intenção e qual é essa intenção dá um acesso ao conhecimento de qualidade a todos quando a gente fala de todos e todas a gente está falando dessa diversidade e quando a gente fala de acesso não é só um acesso arquitetônico por exemplo mas é um acesso arquitetônico é um acesso de comunicação é um acesso de metodologia de instrumentalização e isso tudo a escola tem que oferecer para essas pessoas com necessidades educacionais específicas ok pessoal então nós temos que alcançar essas competências realmente vamos então como é que nós vamos desenvolver as nossas atividades na nossa disciplina nós vamos utilizar vários materiais nem as nossas vídeo-aulas a eu solicitei também uma enquete uma entrevista onde a gente vai poder aprofundar nosso conhecimento sobre os temas que estarão sendo trabalhados nós vamos trabalhar com vídeos textos e links também né então a gente vai ter aí todo o suporte metodológico e de instrumentais para que a gente possa alcançar o conhecimento desejado então pessoal as nossas unidades elas estão divididas em três como nós já colocamos e terá cada unidade a gente tem uma atividade uma atividade que a gente vai poder aprofundar nosso conhecimento então na unidade 1 da inclusão da educação nós temos o fórum de discussão onde vocês vão poder colocar as opiniões de vocês o conhecimento de vocês fundamentados sobre educação inclusiva a temos na unidade 2 uma tarefa onde a gente vai fazer uma pesquisa sobre o público específico da educação inclusiva e assim a gente vai conhecer melhor esse público e na unidade 3 a gente já vai se preparar com os conteúdos para a nossa avaliação presencial que será realizada a partir de uma pesquisa de campo e depois uma produção de texto que será a nossa avaliação o que o pessoal então bom curso a todos sejam todos muito bem-vindos nós estamos à disposição para responder qualquer pergunta se participem dos chats façam as leituras façam as atividades e eu desejo que esse curso realmente seja muito produtivo porque é um assunto de extrema necessidade e de extrema urgência na educação brasileira quem bem vindos [Música] a educação a distância mudando realidades

#Educação #Especial #Perspectiva #Inclusiva #Aula #Apresentação