Educação Especial nos EUA 🇺🇸- Como funciona?

By | 01/05/2025



Nesse vídeo explicamos como funciona a educação especial nas escolas americanas e também sobre o IEP – um documento …

Educação Especial nos EUA 🇺🇸- Como funciona?/a>

Você já ouviu falar no IIP? Esse documento é essencial para garantir que as crianças com necessidades educacionais especiais recebam o suporte adequado na escola em que estudam. Mas será que essas crianças estudam em escolas convencionais aqui nos Estados [Música] Unidos? Olá, pessoal. Bem-vindos a mais um vídeo aqui no canal Professoras nos Estados Unidos. Eu sou a professora Fabiana, eh, faço parte do canal aqui junto com a professora Rislene, tá? E no vídeo de hoje eu vou te explicar como funciona o IEP Individualized Plan, plano educacional individualizado para crianças com necessidades ah educacionais, tá? Eh, a gente vai saber aqui como como um aluno pode se qualificar para receber esse plano e essa educação especial, tá? E também o que vai definir a criança tendo esse IP, se ela vai poder estudar numa escola regular, numa escola convencional ou se ela vai ah precisar de um ambiente mais especializado, tá? Então, ah, antes de começar esse vídeo, já deixa seu like, já clica ali no like, que é muito importante, ah, aqui pro nosso conteúdo, pra gente saber se você tá gostando. Aí o YouTube entrega para mais pessoas, tá? Se você ainda não é inscrito no nosso canal, se inscreve aí, não custa nada. Se você gosta desse tipo de conteúdo sobre educação, aqui nos Estados Unidos a gente ah fala muito, conversa muito sobre assuntos relacionados à educação aqui, tá? Então, bora lá, bora de vídeo. Bom, então eu vou começar aqui eh explicando para vocês o que é um IP, tá bom? O IP ele é um documento que define estratégias e adaptações para alunos com necessidades educacionais especiais. Ele é criado por uma equipe multidisciplinar, tá? Eh, composta por professores, especialistas, como psicólogos, ah, e também especialistas em educação especial, tá? Os pais do aluno também, eh, entram, né, na equipe, ã, para ajudar a criar esse plano para o seu filho, tá? O objetivo é garantir que cada criança tenha um plano de ensino adaptado às suas necessidades, tá bom? Então assim, quando o aluno ele qualifica para ter um IP, a gente faz uma reunião na escola, né, com todos esses especialistas, com os professores, ã, com o psicólogo que fez os testes, ã, né, com forno audiólogo, né, quando é o caso, com o terapeuta ocupacional, quando é o caso também. Tá? E os pais do aluno também tentes, tá? Mas assim, quem que pode se qualificar para ter uma IP, tá? Então, para ter direito a uma IP, a criança deve ter uma deficiência ou transtorno que afete o seu aprendizado, tá? Então, quais seriam essas deficiências e transtornos, tá? Então, autismo, síndrome de Down, ah, Tdah severo, ã, deficiências auditivas ou visuais, ah, deficiência intelectual, tá? Quando é deficiência intelectual, muitas vezes a criança ela os pais às vezes não, não se dão conta, né? Então, isso a gente só vai perceber realmente na escola, né? Então, muitas vezes são os professores ou às vezes os pais também percebem em casa, né? Então eles entram em contato com a escola e solicitam, né, que a criança seja testada, tá? Os professores também podem referir os alunos, né, que vê apresentando essas dificuldades, já passaram por diversas intervenções e continuam apresentando dificuldade, né, na parte acadêmica. Então eles são referidos para que sejam feitos testes, né, eh, psicológicos e em outras áreas, eh, né, como eu já falei, forno audiólogo, terapeuta ocupacional, tá? Eh, testes também com os professores de educação especial, tá? E, enfim, né, condições que impactem a aprendizagem, tá? Então, seria isso, tá? Eh, mas e aí, as crianças com transtornos mais severos, elas estudam em escolas convencionais? Que que vocês acham? Bom, ah, o sistema educacional aqui dos Estados Unidos, ele segue o princípio do least restric restrictive environment, né, que é o L R E L R, tá? Que significa eh ambiente o menos restritivo, tá? Então, a escola ela deve ser o mais inclusiva possível, tá? Desde que atenda as necessidades do aluno, tá bom? Então, as opções para para crianças que têm transtornos, né, diagnósticos mais severos, como de repente, né, autismo ou síndrome de Down, tá? Eh, tem algumas opções, tá, para essas crianças. Então, essas opções incluem uma escola convencional com suporte especializado, tá? Então, o que que ah vai acontecer? Se possível, né? A criança ela vai ficar na mesma sala que os outros colegas, mas ela vai receber professor de educação especial na sala de aula, ah, auxiliar de apoio individual, ou seja, uma pessoa ali para ficar direto com ela, né? One on one, tá? e terapias dentro da escola, né, dependendo de como for o de qual for o caso dessa criança, tá? E também materiais adaptados, tá? Ah, também existem escolas que têm salas de educação especial, tá? Dentro de uma escola regular, tá? De uma escola convencional, tá? Então, essas crianças vão passar alguma parte do dia em uma sala especial, tá? mas ainda participam de atividades com os outros alunos, tá? Como artes, recreio, esportes, essas coisas assim, tá? Mas se eh isso não for o suficiente, se realmente a criança ainda precisar, né, de uma escola realmente especializada, tá? Eh, o que que vai acontecer? O distrito pode encaminhar essa criança, tá, para uma escola especializada financiada pelo governo, tá? Essas escolas elas oferecem terapias diárias, um ambiente adaptado, né, para essas crianças que têm desafios mais complexos, tá? Eh, também existe o ensino domiciliar ou terapêutico, tá? Então, em casos ainda mais severos, tá? onde a criança tá tem condições médicas ou comportamentais, tá, que impedem realmente a presença, né, dessa criança na escola. O distrito pode oferecer um programa de ensino domiciliar ou baseado em clínicas terapêuticas, tá bom? Bom, gente, o IP ele é uma ferramenta essencial para garantir que cada criança receba a educação que ela precisa, tá? seja na escola convencional ou em algum ambiente mais especializado. Eh, a gente sempre recebe essa pergunta nos nossos vídeos, né, eh, nos comentários, ah, perguntando, né, sobre como é a educação especial, como que funciona, né, as crianças com transtornos, né, alguns mais severos. Então, eu acho que eh eh nesse vídeo aqui a gente já tá respondendo bem, né? Tem um vídeo também onde a Rislene falou sobre o 504, o plano 504, tá? Eh, você pode voltar lá e assistir também. Esse plano ele é mais para acomodações de crianças que t alguma deficiência, porém essa deficiência não ela não afeta diretamente a parte acadêmica, porém se ela não tiver acomodações, poderá afetar, certo? Então para isso existe o esse plano 504, tá? Mas dá uma passadinha lá no vídeo dela e assiste também, tá? Então é isso, espero que a gente tenha respondido eh essa pergunta que muitas pessoas fazem, tá? E é isso, deixa seu comentário aí, que que você achou? Você acha que esse modelo poderia funcionar no Brasil também? E ou digam como que está sendo a essa parte, né, de inclusão de crianças com necessidades especiais aí no Brasil, né, no seu estado. Eu sei que também muda, às vezes muda de estado para estado, tá? Enfim, deixa seu comentário aqui, vamos conversar sobre isso, tá? E até o próximo vídeo. Se você ficou até o final, muito obrigada pela sua companhia e até a próxima. Tchau.

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