Educação Remota até o fim de 2021 – Maria Helena Guimarães no #EducaçãoEmFamília

By | 07/05/2025



A educação remota poderá continuar até o fim de 2021! Mas… Como reorganizar o calendário escolar? Como fazer a reposição …

Educação Remota até o fim de 2021 – Maria Helena Guimarães no #EducaçãoEmFamília/a>

E aí E aí E aí E aí é o segredo dos bons alunos não é estudar muito é estudar bem e isso só é possível uma jornada pedagógica personalizada que permite ao estudante encarar o seu erro como oportunidade de aprendizagem com autonomia e velocidade rumo à alta performance É nisso que a plataforma às vezes de aprendizagem acredita para potencializar os resultados de escolas e alunos de todo o Brasil o azedo desenvolveu um conjunto de ferramentas que estimulam gosto pelo estudo a individualização da aprendizagem e o alto rendimento acadêmico esses recursos desenvolvem O estudante o hábito de sempre planejar antes de realizar suas tarefas executar com disciplina o planejamento checar periodicamente os resultados a atuar corretivamente aprendendo com as eventuais falhas do percurso o azeite traz uma solução didática inovadora que já nasceu 100% alinhado às competências da bncc que foi enriquecida com um conjunto adicional de habilidades capacitando o aluno para a sequência da sua vida escolar conectado a nova geração o azul oferece conteúdos e ferramentas multi-plataformas para engajar os estudantes tira dados relevantes de aprendizagem e auxiliar o professor da escolha da intervenção pedagógica utilizando os resultados das escolas da rede o novo modelo de ensino para o futuro de alta-performance plataforma Z Uma Jornada de aprendizagem completa de a fazer a atenção sua escola está preparada para o novo normal né E aí E aí o Ronaldo que a educação apoiando escolas e famílias a se reinventarem durante a pandemia Olá bem-vindos a mais uma live da conecta educação hoje um dia novamente com um assunto muito especial para as escolas no assunto muito importante que impacta o nosso dia a dia trouxe para discutirmos com toda a fundamentação teórica o tema da pandemia o tema do corrigir que ainda assola as nossas escolas as nossas comunidades fizemos novamente um convite para Maria Helena Guimarães e já esteve conosco aqui no canal da Connect algumas vezes sempre que necessário para explicar as questões regulatórias para dar o conforto necessário e a direção para as nossas escolas gostaria de informar cada um de vocês que essa Live é bastante direcionada para as escolas privadas e tem as suas necessidades específicas claro que você da escola pública está nos acompanhando também é super bem-vindo mas para que a gente possa saber exatamente qual é o ponto berço da Live aí tem olhar um pouquinho mais essa modalidade o segmento da escola privada para tirar todas as dúvidas que possam impactar você nossos mantenedores diretores parceiros da conexão famílias eu sei que muitos pais aqui das nossas alunos estão conosco neste momento eu já queria chamar Maria Helena Guimarães Presidente do Conselho Nacional de Educação Maria Helena da última vez que você estiver aqui você estava com um relatório de um parecer anterior agora a gente vai falar de uma resolução e eu fico muito feliz por você ter assumido nesta semana né a cadeira de Presidente do Conselho Nacional de Educação que eu acho que vai dar uma contribuição gigantesca foi nosso país então honrados aqui do lado da conecta e ter você conosco mais uma vez bem vinda Maria Helena é muito obrigada Sandra um prazer falar com vocês vão fazer a falar com todos os ouvidos aqui da conexia todos os professores professoras Enfim estamos aqui para esclarecer nessa semana o Conselho Nacional votou uma nova resolução e esse é o objetivo principal da dessa Live de hoje os a conecta vamos lá sabe legal Maria Helena então muito obrigado fica sua agenda está concorridíssimo essa semana mas era muito importante para nós discutimos agora né já que esse essa resolução Acaba de ser votada no Conselho Nacional de Educação tão que ele ama fazer uma proposta aqui primeiro com você que está conosco na Live ainda é uma audiência é muito importante no dia de hoje quer dizer que é um tema sensível para as escolas eu acho para todo mundo ficar alinhado ficámos todos na mesma página Maria Helena para você vai colocando as suas perguntas do chat se eu já recebi várias perguntas os últimos dois dias desde que a gente anunciou essa Live tô tentando Maria Helena num segundo momento nosso segundo bloco de fazer essas perguntas essas indagações num primeiro movimento que ia te convidar para explicar para todos nós Qual é o contexto da resolução Qual é o qual foi a motivação para ter sido criado essa resolução que que ela pretende resolver e aí a gente entra pelo uma sessão de perguntas e respostas pode ser Malena pode ser perfeito o Sandro na verdade é o seguinte no dia Dezoito de agosto o Presidente da República sancionou a lei 14040 que é a lei de reconversão a da Medida Provisória 946 que ela Medida Provisória que liberava as escolas para não ter que oferecer neste ano de dois mil e vinte os 200 dias letivos essa lei ela determinou ao Conselho Nacional de Educação que nós regulamentassem vários artigos da Lei 14040 então a lei 14.000 e ela garante a todas as escolas de Educação Básica que elas estão liberadas dos 200 dias letivos as escolas de educação infantil ficam liberadas né da de uma frequência mínima nos dias letivos então as escolas de educação infantil não tem a obrigação de cumprir elas correm cumprir sessenta por cento mas sem obrigatoriedade de frequência mínima né é as instituições de ensino superior também ficam assim liberadas para organizar melhor os seus calendários considerando que são calendários semestrais em geral e as escolas de Ensino Fundamental e Médio elas são obrigadas a cumprir 800 horas mas não tem obrigatoriedade do número de dias letivos daí o conselho e em vista dessa obrigação de regulamentar a lei né ela já tínhamos e pareceres aparecer cinco não apareceram os São dois pareceres que travam o primeiro parecer cinco da reorganização do calendário e das atividades não presenciais e o parecer pose que trata exclusivamente das atividades presenciais e não presenciais na volta às aulas e de avaliação agora essa resolução ela regulamenta a lei 14040 E aí Primeiro ela define algumas coisas que eu acredito que talvez as pessoas tenham mais dificuldade de compreender é um primeiro é a reorganização do calendário garantido que todas as atividades não presenciais estão valendo as letras as escolas que ofereciam atividades não presenciais ou ensino remoto ou atividade online ou atividade Sportline vídeo aula Seja lá o as atividades impressas todas as atividades são válidas elas compõem o calendário de 2020 para elas serem validade Essas atividades elas são tá registradas no registro detalhado onde há uma correspondência entre as atividades remotas e as atividades previstas no currículo 2020 que foram foram obtidas por meio de atividades não presenciais então é a ser primeiro. O segundo. É se a escola quiser no retorno às atividades presenciais manter as atividades não presenciais ela pode manter Ou seja no retorno às aulas e nós acreditamos que as aulas são voltadas defendemos a volta às aulas assim que as autoridades sanitárias e aí entender que está tudo liberado Oi melhoraram como é por exemplo no Estado de São Paulo as escolas estão voltando nós achamos isso muito importante defendemos a volta às aulas presenciais agora para essa volta as escolas terão que observar uma série de cuidados né é a volta gradual é uma porcentagem dos alunos que volta né são dois ou três dias por semana com alternância de grupos e turvas turmas menores enfim esses aspectos nos protocolos sanitários de biossegurança não são uma preocupação Nossa nossos preocupamos com as questões pedagógicas na volta às aulas é esse é o nosso grande objetivo o essa resolução então primeiro o calendário segundo lugar entendeu o que que é cumprir garantir os direitos de aprendizagem para todos os alunos da praia e os direitos de aprendizagem nós estamos trabalhando o conselho de continuar curricular 2020/2021 o continuar curricular ele está previsto na base Nacional comum curricular está previsto na LDB na sempre em situações de emergência e nós estamos vivendo uma situação de emergência um ano de calamidade pública totalmente atípico na então nessa circunstância é possível sim um contínuo curricular 2020/2021 e esse contínuo curricular não é obrigatório então a escola que quiser cumprir o calendário ou cumprir o seu currículo previsto para 2020 por meio de atividades Não presenciais tudo bem essa escola pode o final deste ano de 2020 per critérios de avaliação e no ano que vem dar início ao calendário 2021 agora vocês podem entender e uma parte dos conteúdos de 2020 não puderem ser cumpridos por meio das atividades desse ano de 2020 e a escola quiser iniciar calendário 2021 até antecipadamente ou no calendário previsto no importa né mas iniciar com atividades de recuperação em que seja possível repor aqueles conteúdos que não puderam ser cumpridos no ano de 2020 é este o conceito e aí é muito importante que a escola terá a possibilidade de manter até o final de 2012 em dezembro de2001 atividades presenciais e não presenciais para complementarem as atividades presenciais por exemplo a escola pode oferecer atividades presenciais e fazer a recuperação da aprendizagem no contraturno por meio de atividades não presenciais então esse arranjo né é de competência da escola do sistema de ensino não é o Conselho Nacional que vai definir nós estamos abrindo flexibilizando do ponto de vista pedagógico essa possibilidade não é uma definição assim é o Conselho Nacional que tá dizendo para a escola Olha você só vai poder fazer dessa forma não é estamos flexibilizando academicamente a possibilidade do currículo né É disso que se trata finalmente Nós entramos e na parte que parece muito importante que a parte das avaliações Tá o que que nós estamos destacando na variação primeiro que as avaliações elas estão a critério das escolas e dos sistemas de ensino Então não é o Conselho Nacional que vai definir uma escola vai avaliar nós temos várias recomendações a primeira recomendação é que a escola pode a utilizar avaliações formativas diagnósticas do retorno às aulas após o processo de acolhimento que vai cuidar mais da parte só se emocionar tanto dos professores Como os alunos depois do acolhimento a escola vai cuidar das avaliações para ver quais são as necessidades de recuperação das aprendizagens né E aí Claro cada escola vai definir a Ester não é essa avaliação poderá ser uma avaliação formativa feita pela própria escola pode ter orientação para um conjunto de escolas né professores Então vão identificar Quais as necessidades Quais as lacunas do aluno para poder começar a oferecer imediatamente a recuperação da aprendizagem EA Nossa minha visão é que é importante a escola oferecer Veja agora as recuperações mais importantes sobretudo no E aí de novo nós orientamos para que a recuperação priligy os alunos do 5º e do 9º ano e do 3º ano do ensino médio primeiro porque quem tá concluído o 5º ano o ano que vem vai passar para o 6º ano ficar mais difícil um contínuo curricular 2020/2021 é muito importante o aluno e conclua o que Eduardo que tem a oportunidade de recuperação e que possa no ano que vem prosseguir iniciar o sexto ano já tendo concluído o 5º anos a mesma coisa para o nono ano o aluno que conclui o nono ano ele vai no ano que vem começar o primeiro ano do ensino médio em geral o aluno muda de escola e aí ele precisa e já garantido diploma do nono ano para poder começar o ensino médio a mesma coisa aluno do 3º ano do ensino médio esse então o ideal é que ele comece Jaime exatamente a fazer uma recuperação intensiva para que a esteja preparado para fazer o Enem exames vestibulares ou ingressar no mercado de trabalho se o aluno quiser ele tem a opção de fazer mais um ano de ensino médio a lei prever quarto ano de ensino e para os alunos e não se sentirem preparados para concluir o ensino médio eles podem lutar pelo quarto ano do ensino médio está previsto na lei com a cozinha e clareza está previsto na BR crescer e Tá previsto na lei 13.475 acho é isso nunca número e além da reforma do ensino médio que é 13.415 na bom então vejo nós estamos trabalhando dentro da lei não é a uma injeção né a lei permite importante as pessoas saberem mas isso representa um Novo Olhar pedagógico para escola porque porque a escola a iva vai estar inovando e vai continuar em Orlando vai continuar elevando com todos esse procedimento vamos também uma grande importância para os exames de final de ano nós recomendamos que as escolas Evite a retenção Bom dia Rê provação para que o aluno se sinta é muito mais prejudicado além da pandemia sobretudo porque a possibilidade do contigo curricular 2020/2021 para os alunos tentam capas e esses alunos podem ter uma recuperação intensiva para começar o calendário de 2021 a por fim nós indicamos também uma ênfase na avaliação da alfabetização alfabetização EA preparação da criança para a sua vida escolar se a criança ficar com dificuldades no processo de alfabetização E aí a recomendação e avaliação da leitura da escrita dos conceitos básicos de matemática assim como para os outros anos nós orientamos avaliação da competência leitora e escritora avaliação do raciocínio lógico-matemático da solução de problemas comunicar Bom dia das competências a soft Skills é como empatia resiliência resolução colaborativa de problemas eu acho que são esses Sandro os pontos mais importantes dessa resolução mais acredito que as perguntas agora vão trazer outros pontos para nós continuarmos conversando é isso mesmo a próxima explanação Maria nem deu para fazer essa esse Panorama geral e eu vou então eu acho que muitas das perguntas que já estavam aqui no Chelsea já até foram respondidas para você mas ele vai confirmando aqui a Teresa Carvalho tinha colocado Olha a professora Maria Helena o Siena é recomenda não reprovar essa recomendação tem o sentido de obrigatoriedade Já respondeu um pouco só fala não né é um entendimento de que não faz sentido em provar agora até porque tem o dispositivo do contínuo curricular não é isso só para confirmar entendimento É isso mesmo Sandra a a a recomendação da não reprovação é que nós já sabemos que muitos alunos principalmente adolescente e jovem de 16 17 anos tá abandonando a escola né ele falar vou largar depois eu volto já já tem uma pesquisa de Nova York Nova York ele quarenta por cento de abandono do ensino médio foi altíssimo nas escolas de Nova York né então o cuidado com essa não reclamação é para evitar que o aluno principalmente jovem que ele abandone porque ele fica meio desistindo lado muitas vezes não sabe se vai valer a pena ou não né então é esse objetivo é evitar o abandono ele tá e razão fazer busca ativa desses alunos mostrar que é importante eles têm chance de recuperar esse tempo caso eles não tenham conseguido seguir as atividades não presenciais alguns alunos vão sair muito bem onde desenvolvia nós e pensas gostam doces de ensino online na outros não tem mais dificuldade né então nós vamos ter que conviver com essa realidade ela tá muito Claro aí tem muitas dúvidas a respeito do continuum curricular que eu acho que é a grande questão nova para a maioria aqui dos educadores os diretores também do mesmo tipo como é que eu faço a fusão a Cleide a rei está dizendo a minha dura como faremos a fusão de 20 e 21 por exemplo nos anos finais né daqui você fala um pouquinho dessa questão do da transmissão né do segmento e eu queria aproveitar para também fazer uma segunda pergunta que vai na mesma linha e o nosso diretor da Escola azedo Rio de Janeiro Phillips um dia e mandou para gente dizendo o seguinte olha dentro dessa lógica do ano letivo continuo a escola pode abrir mão das provas de recuperação finais que em geral servem para recuperar notas do e recuperar a aprendizagem e usar essas preciosas semanas o fim do ano Para retomar o ensino dos conteúdos e escola Já identificou o que houve a menor aprendizagem sempre haja necessidade de se aplicar uma nova avaliação na última semana 2020 na praça que ele tá dizendo olha se ele tem um continuar gente vai fechar o ano e seu entendimento Tem muita gente que não está te perguntando isso avaliação do ano não é mais nos 12 meses né aí a somando os 24 meses para definir se o aluno passarinho não é mais ou menos assim depressão está equivocada é mais ou menos isso a pergunta do Felipe é excelente porque é isso mesmo Filipe vocês têm condições agora na volta às aulas de trabalhar esses conteúdos esses objetivos de aprendizagem e sem está muito preso a fazer prova preparar a prova inclusive preparar a prova agora nessa volta não sei se vai ser muito bom do ponto de vista emocional para os alunos e os alunos podem ter assim uma certa a olha teve uma pesquisa agora da Unicamp que Eu Fiquei impressionada uma pesquisa com todos os alunos que cursam a graduação EA pós-graduação na Unicamp né perguntando o que foi que eles mais sentiram Qual foi a maior impacto é a única que tá com seis por cento dos cursos online só volta a presencial em março do ano que vem né Eu fiz uma Live para o reitor da Unicamp e ele comprou essa pesquisa eu fiquei admirada né e sessenta por cento dos alunos da Unicamp consideram que a coisa pior para eles O isolamento social foi a tristeza e foi a depressão né Então veja se isso está afetando os alunos universitários da Unicamp com certeza vai afetar os adolescentes e os móveis e frequentam as escolas a que estão ligadas a conecta em todas as escolas nós estamos falando de um aluno muito diferenciado e ao aluno da Unicamp e os alunos estão sofrendo e relatando um sofrimento mais psíquico emocional muito grande tanto é que a Unicamp esse ano aboliu nota é a primeira vez na história da Unicamp que não tem nota vai ter o aprovado e o reprovado né com uma recomendação para evitar a reclamação né e as avaliações da Unicamp elas vão considerar tudo o trabalho escrito um podcast um vídeo feito pelo aluno uma pesquisa uma leitura de um livro um artigo qualquer coisa né então vejo se esse cuidado uma universidade é uma das melhores do Brasil atendendo eu entendo que todas as nossas escolas pessoalmente escolas de Ensino Médio deverão ser também né O que é é apenas de fazer prova reprovar o aluno se trata primeiro de ver como é que está no está ouviu a Lula viu abrir espaço para o diálogo discutir os conteúdos da é e dá ao aluno a oportunidade de ter um protagonismo nessa volta às aulas eu acho isso importante né tendo Envia essa aqui o continuar público abre as ligas dois níveis um permite que a escola no ano que vem comece o programa intensivo de recuperação de conteúdos que não foram bem aproveitados nesse ano de 2017 Olha o Reino Unido ele deu até Junho de 2022 para as escolas de todos os países integrantes do Reino Unido recuperarem os problemas acumulados do da convite de 2020 Então veja nós não estamos inventando nada né É uma situação diferente e exige Muita criatividade Nossa muito inovação Isso é bom né Eu acho que nós vamos ter que Inovar pedagógico também e não muito claro então acho que fica aqui um desafio né de tentar encarar o não mais um ano letivo mas o vocês eu vou errar o termo aqui mais uma solução biênio né Tem de olhar dois anos na conclusão do aluno e a gente não não se apegar tanto que daí eu vi aqui no cheque lá mas ela não tem condição de passar temos tempo talvez entender na soma dos dois anos a gente teria mais 12 meses pela frente para recuperar esse aluno a gente não abandona o aluno Então tem que ter essa visão de que não seriam 12 meses serão 24 meses aí a decisão fica para o final do ano que vem a gente não não deixa ninguém para trás tem uma outra questão primeiro agradeço esse muitas escolas o chat está super movimentado muitas escolas do a z por todo o Brasil Escola Seb tem aqui Pueri múltiplo high-five queria agradecer todos os mantenedores que estão aqui conosco em todas as Lajes Muito obrigado e aí eu já aproveito tá gostando do papo com a Maria Helena já deixa o seu curtir aqui já ficou é inscrito no canal porque todas as vezes que tivermos aqui um tema relevante como esse você vai ser notificado E aí você não vai perder nada uma outra pergunta aqui que vem do nosso Colégio Seb Sartre o professor Aloísio inclusive o sebs atriz estará com a plataforma a z no próximo ano o felicidade tá com você aí e Aloísio muito bom Pergunta dele bastante interessante Maria Helena considerando as últimas resoluções e permitem a fusão dos anos letivos 20 21 até quando a escola de receber alunos transferidos e outras instituições que começa a ter alguns efeitos colaterais né como tratar isso E aí eu vou te dar logo duas perguntas essa então você tem uma fusão como é que a gente recebe transferência se dá ao se não dá e a segunda também faz muito sentido em relação à pandemia é alunos que se transferem de cidade estado ou até mesmo de país tem gente faz que se acabaram se mudando quando as fronteiras estão abertas né E para acabar o ficando trabalhando remoso remoto é um dos países Como pode essas crianças é que se mudaram para sua família elas podem manter seu vínculo de matrícula na escola e acompanhar virtualmente o ano letivo concluindo legal e regularmente considerado 2021 ano subsequente Então se duas perguntinhas essa que é da transferência da transferência pode ser em qualquer lugar assistir às aulas e receber alunos de fora né nesse ano confusão como é que a gente encara isso Maria Helena essa são difíceis em tomar essa é bem complicadinha viu Aloísio prazer em ouvir o aí a Luíza Ele tá em Salvador é o Seb Sartre para Salvador não é uma vaca médico já estive lá com ele muito bom olha só primeiro assim é transferência né a transferência de aluno eu tenho é a transferir o Uno o aluno pode chegar vamos supor o aluno agora tá se matriculando para começar o ano que vem vai depender muito Sandro de como a escola as escolas aí do grupo vão lidar com a questão do do continuo curricular 2020/2021 Como eu disse não é obrigatório né então vocês podem ter por exemplo para um aluno que vem transferido na vamos por um aluno veio transferido de outras cidades vem transferidos de outra escola ele tem um histórico escolar da escola que ele veio para escola que ele está indo né A escola que tá recebendo ela vai receber esse aluno EA escola ou que o sistema de ensino estão regulamentando isso viu Sandro por exemplo aqui no caso de São Paulo o Conselho Estadual está considerando que qualquer aluno da Oi Luciano de 2020 passando para 2021 mesmo que a escola tenha um curtindo curricular 2020/2021 tendo ou não continua curricular a deliberação do Conselho Estadual de São Paulo é para aceitar o aluno como se ele tivesse terminado concluído um ano letivo de 2020 é uma deliberação no Conselho Estadual de São Paulo isso pode acontecer em outros conselhos estaduais estão aqui em São Paulo por exemplo nenhuma escola pública ou particular terá problema em receber o aluno que venha de outra escola é porque se ele puxou vamos supor o quarto ano e ele tá indo para uma outra escola ele irá para para o quinto ano e a escola fará como ela bem entender uma avaliação diagnóstica desse aluno e oferecerá uma recuperação intensiva por esse aluno caso ele não domine aqueles conteúdos e objetivos de e serviços a esse essa é uma possibilidade agora a outra possibilidade é a escola dizer não esse ano todos os meus alunos vão concluir eu não vou considerar o motivo curricular 2020/2021 né a escola pode concluir pode ser eu vou concluir um ano de 2020 cumprido setenta por cento do currículo ficava previsto você pode concluir até 75 por cento você tá vendo a lei inclusive né porque 75 por cento corresponde você pode dizer olha nas 800 horas previstas não conseguir cumprir setenta por cento do currículo né isso é possível a LBV não impede nem a legislação E aí eu posso iniciar o calendário 2021 quando prestado com uma recuperação intensiva do ano anterior para dar a começar o calendário 2021 eu vou contar uma história aqui e eu fiz isso hoje eu fui secretário de educação do estado de São Paulo na em 2008 nós iniciamos um ano com 45 dias de recuperação intensiva de todos os alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e do médio para daí começar o currículo própria mente e que foi isso foi uma ação preventiva né para garantir que todos os alunos teriam digamos assim algum tipo entre aspas de nivelamento para dar início ao calendário do ano seguinte ao currículo do ano seguinte então essa possibilidade é perfeitamente plausível dependendo da decisão da escola né não é uma decisão nele Conselho Nacional agora alguns conselhos estaduais e liberando capacidade de São Paulo já aprovou uma lei que estabelece a aprovação automática para todo mundo e agora o Conselho Estadual está de liberando a norma em que todos os alunos ficam concluído esse ano estarão aprovado se forem ano que vem tal né a critério das escolas eu não li ainda essa deliberação eu fui informada dessa deliberação hoje de manhã mas não conheço essa deliberação eu acho que vale a pena dar uma real e tem uma outra questão aqui Maria tem tem muitas perguntas do Tietê a gente só tem uma hora hoje mas vamos tentar concatenar maior parte delas aqui tem Aparecido com muita frequência inclusive no chat agora não foi diferente eu vou simbolizar aqui na pessoa da Maristela Souza de Souza Adriano o seguinte ser interessante nessa lógica prolongar para além de 20 21 o novo ensino médio pois ele começar com o novo superado que passou então e já que essa semana tem muitas pessoas haviam me falado exatamente sobre isso falar mais entrar com o itinerário formativo não vai entrar e precisa estar recuperando é uma questão meio complexa né Nós da conecta mesmo a gente tem privilegiado a preencher os um produto chamado às vezes mais que a gente vai liberar para todos os alunos o ano anterior dele ou seja em 2021 ele vai ter acesso a todos os conteúdos do ano 2021 e vai ter acesso nas nossas plataformas a 2020 com uma avaliação diagnóstica te faz um mapa é dos conteúdos essenciais habilidades essenciais que está diagnosticando E aí vai fazendo ao longo do ano esse acompanhamento do aluno para ele ter um ano de 21 mais um ano de 20 a gente entendeu que ele esse espaço seria melhor e a gente entraria então quando itinerários na totalidade em 2022 e a gente entra com projeto de vida que a gente acha que é importante nesse momento a questão sócio-emocional então um pedaço do itinerário fica tem um projeto de vida e usamos o que poderia ser um repertório para os itinerários para ir embarcaram tem que ter chamada duas e mais por outras mais uma decisão Nossa corporativa apoiada na nossa entendimento até do que a gente já vinha conversando com os membros do cnla que a gente vem esse entendimento Está correto é possível e qual é a sua reflexão sobre isso Marilena olha Sandro É completamente possível a Inclusive a semana passada eu conversei com o o line-up ai o temer Exatamente esse é a questão do ensino médio o presidente do INEP e com a Concert né tem um tem duas coisas importantes primeiro o MEC vai adiar o início do primeiro ano do ensino médio para 2022 então assim 2022 primeiro ano 2023 primeiro e segundo 2024 primeiro segundo e terceiro ano significa que apenas em 2022 nós vamos realmente começar a implantar oficialmente o novo ensino médio MEC deve divulgar o calendário novo de implantação no ensino médio por quê que nós me 21 é um ano de reposição é um ano de recuperação gente não dá muito para pensar em mudas Acho ótimo que vocês estejam comer o projeto de vida meu projeto de vida transversal ele é importante para todos os alunos independente de qualquer coisa né agora uma mudança na estrutura né dos itinerários do mais ela só vai mesmo começar a partir de 2022/2023 né O que o Inep vai anunciar e já definiu é que o ano que vem e no final do ano eles farão o Enem feriado para todos os alunos do primeiro ano do ensino médio o Enem seriado será uma prova digital um pelo menos quarenta por cento das perguntas abertas não será a sua teste de múltipla escolha e uma prova de avaliação de língua portuguesa e de matemática e é uma prova de leitura e escrita de língua portuguesa de matemática para todos os alunos ela não é obrigatório ela é voluntária por adesão voluntária dos alunos do 1º ano do Ensino Médio Mas eles farão isso no primeiro ano do ensino médio depois em 2022 primeiro segundo 2023 primeiro segundo e terceiro e a média vai valer para acesso ao ensino superior é uma maneira de mostrar para os alunos do ensino médio e vale a pena fazer o ensino médio levar a sério estudar porque a as notas né No final do ano serão somadas de no final do terceiro ano para o mundo os critérios de acesso ao ensino superior o Enem continua assim o Enem um overlay ele só será alterado em 2000 bom né porque porque vai será adiada a implantação do novo ensino médio vai ser adiado no verem mas o Enem seriado começa no final do ano que vem aí então Maravilha acho que se organizam sensata muito sensata não dá para ele trazer uma super apesar de ser um caminho para o futuro que o mundo do trabalho aqui não há discussão né que é um avanço gigantesco para a escola brasileira a questão dos itinerários esse olhar das habilidades e competências só pesquisa então não alto se debater sobre isso mas o momento não é um momento também vai mostrar a gente teve sucesso ou fracasso nessa implementação Então acho que fico muito feliz Acho que muitos dos que estão nos ouvindo nesse instante essa luz que você trazem Pode se preocupar naquilo que diz fato é a grande preocupação que é aprendizagem científica colocando tantas coisas e vai deixando para traz vários buracos na formação desses nossos alunos é uma realidade tão sofrida no nosso país agora tem uma um ponto que você colocou aqui que também uma questão acho Vale reforçar eu tenho que encerrar o assunto ensino médio é esse novo Enem que é um blog voltando aqui o Enem seriado né que nem é o novo Enem excelente vai para o 1º ano 2º ano 3º ano que o novo ambiente é esse que é valeu novo ensino médio e vai ser impede seria um dia né pro para formação geral e o outro para o itinerário formativo é que a se decidir para 2024 como você colocou que aí acompanhando o primeiro ano Você mudando o terceiro ano a partir de 2022 mas já ou o Enem seriado né o saeb entraria por ano que vem você citou de maneira opcional ele é opcional para quem Para escola ou para o aluno que a gente vai fazer e eu não sei ainda Sandro o que o Inep está definindo Eles criaram uma comissão técnica pedagógica Para apoiar a apoiar a proposta eles vão apresentar até Fevereiro uma nova matriz A de língua portuguesa e de matemática viu a para orientar desse o ano que vem a eles ainda farão uma avaliação de língua portuguesa e matemática de acordo com o saeb que existe agora mais um saeb que existe só tem Matriz para o 3º ano do ensino médio não tem Matriz do 1º ano do ensino médio então eles farão uma matriz para o saeb o Enem seriado 1º ano do ensino médio e essa Matriz segundo Alexandre já Deverá estar mais alinhada a língua portuguesa e matemática o primeiro ano do ensino médio de acordo com a bncc do ensino médio né E lembra que língua portuguesa e matemática são obrigatórias os 3 anos bom né são as únicas obrigatório velho É verdade né então o ano que vem a língua portuguesa e matemática e já com a promessa de uma nova Matriz já baseada na bncc do novo ensino médio tá agora ela Pelo que eu entendi ela é por Adesão do aluno não é por adesão da escola né o aluno agora a escola pode aqui perguntei isso Maria Helena porque o viciado não sei se for uma entrevista ou uma reportagem do presidente do INEP citando que até já acontecia da outra gestão do INEP falando que as escolas privadas por exemplo deveriam pagar por essa prova né é do saeb do Enem seriado então se a visão é frango ficou madura acho que esse pode ser o tempo de uma próxima Live no futuro Valeu tiver mais e razões desconhecidas que a Quina é É verdade é o seguinte o Inep é vamos lá vamos começar pelas escolas públicas tá o consed que tem 85 porcento na matrícula de ensino médio no Brasil Tá apoiando integralmente a proposta do Enem Série A do ano que vem então o consed está assumindo o e leve o compromisso de que todas as escolas públicas de Ensino Médio farão o Enem seriado no final do ano que vem significa que praticamente as escolas públicas de Ensino Médio vão obrigar os alunos a fazer a certo porque elas consideram que isso para elas é uma boa avaliação de com aluno está porque o resultado da invenção do INEP é que como a prova será digital a intenção deles é que e deverá ter uma devolutiva em três meses então a secretaria de educação então considerando muito bom ter uma devolutiva em 3 meses para que aí elas usem esse resultado para fazer a recuperação dos alunos já no começo do segundo ano do ensino médio Entendeu essa ideia agora no caso das escolas particulares como o Inep segundo Eu soube né não tem recurso para aplicar em todas as escolas então o Inep faria por adesão aí obviamente é escola quiser pagar para os seus alunos fazer obviamente é uma decisão da escola que é uma escola particular ela tem verdade para ir E aí eu não sei eu realmente não sei dizer eu sei que no caso das escolas públicas A decisão é todo mundo vai fazer ela tá perfeito eu acho que fica aqui até o gancho então para próxima Live quem sabe o a gente convida que o presidente lineke para estar conosco e a gente consegue colocar aqui respostas para essas questões a a gente tá quase chegando aqui no nosso nossa parte final da nossa Live mas eu tô vendo aqui no cheque né claro aí tem um público muito diversificado nas lives a gente adora isso a maneira da gente fazer uma prestação de serviços para toda a Comunidade Educacional do país escolas públicas escolas privadas geralmente a entrada algumas questões das escolas privadas são os nossos clientes né conecta atende aqui as escolas privadas mas a educação é um Patrimônio da Humanidade né No Brasil a gente tem que olhar e olhar para escola pública também mas o ponto de vista da escola privada que ele até apoiar que ajudar eu sei que cês vão achar que é um merchandising em meu a Edson Mas tem sim tem muita gente falando sobre a cada aluno tem um ritmo de aprendizagem como fazer esse enfrentamento nós na conecta de uma maneira muito genuína Nossa conecta fizemos com a z essa trilha personalizada para os nossos homens estão além de ter a sala de aula tradicional seja ela online seja ela presencial os alunos também tem uma trilha personalizada que a gente vai entregando um ritmo diferente as horas que performam mais tá mais dedicados conseguiram mais condições seguir em frente para o mar sítio então a gente não deixa ninguém para trazer um lema que a gente tem aqui no a dizer que ninguém fica para trás não pode então agora só de tecnologia precisa digital conexão na casa dos alunos eu sei que infelizmente para as escolas públicas a gente ainda não teve acesso né e eu na escola com muitos alunos ainda não tem acesso a internet aí é uma outra questão aqui mas se você escola privada e precisa de soluções que te deem possibilidade para entender o aluno de a única maneira personalizada a gente sim de maneira muito nessa pode te ajudar nesse desafio gigantesco que é o momento que a gente passa lá para ver Arena a gente tá se encaminhando aqui para o final e ainda tem algumas perguntas que respondendo outra questão no cheque até Sim essa Live fica gravada se você perdeu o iniciozinho da larga Maria Helena deu uma explanação geral sobre a resolução para você que entrou agora volta lá no vídeo esse vídeo vai ficar disponível você pode assistir quantas vezes forem necessárias não tem problema seja ficaram duras vai mandando para gente que a gente vai fazendo mais lares nenhum problema em relação a isso agora para a gente ir se encaminhar aqui para o final a Marilena é aquele algumas perguntas ligadas ao ano letivo de 2020 e um você se colocar muito bem que a questão do CNS tá do ponto de vista pedagógico uma decisão a resolução não quer dizer que é a gente está dizendo que a escola vai ficar remota nem que vai ficar presencial mas tá dando um Panorama as O que é possível e de que não é possível Para apoiar desses olhos dos Estados das secretarias e em relação ao que foi decidido por esse ano a gente acaba o que eu entendi é o que a gente tá discutindo aqui Muitas delas Então são transbordados para o próximo ano em relação a carga horária em relação ao cumprimento né dessas horas as avaliações acho que se você puder só fechar para confirmar esse entendimento e aí eu já te entrego para fazer as palavras finais Maria Helena porque a gente tá acabando o tempo eu sei que você tem uma live logo na sequência Desse nosso bate-papo olha Sandro você entendeu perfeitamente É isso mesmo quer dizer as escolas agora elas são retornando né Essa é uma ótima notícia Demoramos muito para voltar às aulas presenciais sabemos que essa volta é gradual cuidadosa precisa ser muito bem organizada muito bem planejado e e nessa volta os professores tenham condição de fazer essa avaliação formativa diagnóstica dos alunos para poder ver em que medida é preciso recuperar em que medida dá tempo de recuperar para concluir o ano de 2012 em que medida é possível estender a zero contigo lado Lembrando que o continuar curricular não significa no ano que vem o aluno vai começar no ano que pulsava em 2020 não é um cochilo é entendeu o rico como um contínuo o desafio nosso é a sala de aula a terra e na verdade quando o aluno termine aqui do ano e vai processo ele não deixou para trás tudo o que ele aprendeu no tempo o sexto ano é uma continuidade ele é uma transição né é uma transição importante o professor para cada componente curricular agora o nosso desafio a sala de aula liberasse uma sala de aula cada vez mais inovadora uma sala de aula que vai ouvir ver o ritmos diferenciados que nós vamos receber alunos que foram muito bem na poderia onde se foram muito mal Independente de ter acesso a internet só não tem acesso a internet né porque normalmente o sítio já são diferenciados na pandemia muito mais porque tem aluno e me testou não ter a mediação pedagógica Direta do professor não ter convivência a sociabilidade dentro da escola a possibilidade de encontrar o professor ali Olho no olho né então esse aluno sofreu mais tem aluno que têm mais autonomia que foi para frente da que têm curiosidade tem autonomia busca seu espaço né então devemos nós professores nós precisamos estar preparados para conviver com turmas praticamente o multisseriadas esses alunos vão em diferentes níveis diferentes momentos da aprendizagem né mesmo que mesmo que gente nós consigamos terminar o ano letivo de 2020 né Eu acredito que mesmo terminando o início de 2021 a minha recomendação para todo mundo é começar uma recuperação intensiva aí nem que seja uns 15 dias daquelas competências mais essenciais mais primordiais dos alunos precisarão de desenvolvido no ano anterior né deixando de lado até alfabetização porque alfabetização é preciso ter um plano individual de recuperação para cada aluno se não esse aluno não vai para frente isso tem mil evidências minha pesquisa sobre isso né então a sugestão não é que volta em volta e com muito o e 12 azul acreditando que é possível superar mas principalmente com uma cabeça assim Serena tranquila na acreditando que os nossos alunos vão voltar diferentes da escola Será diferente e que nós precisamos agir de modo muito flexível com todos os alunos e com muito cuidado o muita atenção o muito bom senso né para garantir o compromisso do aluno com o processo de aprendizado eu acho que esse é o nosso desafio Não vai ser fácil vai ser bastante desafiador mas eu acredito que nós professores pus desafiados esse ano e todo mundo conseguiu superar a trabalhou para burro trabalhou 24 horas por dia né a todos nós estamos acostumados com as aulas presenciais e repente devemos fazer outras aulas modal o desenho da aula fazer aulas é engajar os alunos que aluno uma aula online completamente diferente de uma aula presencial né então agora é o outro tempo é um novo tempo dele passam e nós somos aprendendo é Eu mesmo não sei o que vai acontecer uma viver é uma pergunta de dois milhões de dólares né vamos ver o que vem por aí e vamos continuar trabalhando junto eu acho que é isso né Eu acredito que vai dar certo muito bem foi excelente o bate-papo não foi a Presidente do Conselho Nacional de Educação a professora Maria Helena que deu uma aula para gente sobre essa resolução Buriti cima Obrigado Maria Helena foi ótimo papo super esclarecedor agradecer a você que esteve conosco até agora se inscreve aqui no canal contei sempre temas muito importante pode fazer muito sentido para você nos próximos dias vai apitar aí que a liga ali o Sininho a gente quer para junto tentando trazer Maria Helena falou que uma pergunta de do é de dólares para se descobrir o que vai acontecer nada que vem ele vai continuar tentando achar a resposta desfiado das vamos achar e vamos achar vamos achar é rodando vai olhando pra vocês então é isso aí obrigado a todos Obrigado Maria Helena a gente final tempo trabalho Valeu tchau tchau tchau Você já parou para pensar em Como a tecnologia transformou nossas vidas e formas de nos comunicar informar em consumir e que acima de tudo trouxe uma mudança cultural que vai além da transformação digital Como engajar educar uma geração que já nasceu conectada e que demanda cada vez mais velocidade e personalização a conecta educação nasceu para desenvolver agora a educação do futuro utilizando a tecnologia para entregar soluções educacionais focadas na experiência do aluno e das escolas e já é referência em inovação a educação bilíngue alto rendimento acadêmico e formação do cidadão do Século 21 acreditando que cada estudante é o único utilizam digital para se aproximar da realidade do aluno além de agregar valor e potencializar o aprendizado ou a personalização os estudos feedbacks imediatos e otimização dos resultados a ferramentas ainda potencializa o trabalho do professor auxiliando na melhor intervenção pedagógica e mantendo a relevância em crescimento das escolas parceiras com mais de 400 instituições pelo Brasil 150 mil alunos em menos de três anos a conexia caminha por uma jornada de transformação os especialistas da marca acompanham todo o trajeto da instituição e capacita multiplicadores e mantém um diálogo aberto e transparente auxiliar na escola enfrentar os desafios de forma ágil e eficaz uma marca jovem que já nasceu madura a empresa integra o grupo SA o conglomerado de inovação que mais investe em Educação Básica no Brasil com mais de 50 anos de experiência e nesse sentido assegura um time para desenvolver diversas soluções de grupo divas com forte embasamento científico parcerias estratégicas reconhecidas ao redor do mundo e conteúdos alinhados às novas diretrizes da bncc prova disso é a operação Internacional e robusta do CEP que atende desde as escolas próprias do grupo passando pelas mucosas as criaturas na Vanguarda até operação Global da Maple Bear toda essa tecnologia e Excelência em resultados a conexia também estão disponíveis para escolas de todo o Brasil por meio das cinco marcas próprias plataformas Verde aprendizagens múltiplos escolas em rede Pueri Line with varying do Sul e my life seja para o alto rendimento acadêmico aprovação nos vestibulares mais concorridos do Brasil educação bilíngue formação do o futuro ou o desenvolvimento de habilidades socioemocionais a cor dexia está com você E aí E aí E aí E aí

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