Empreendedorismo social, Diversidade e Representatividade na Educação

By | 09/05/2025



Esta live foi realizada no dia 21 de novembro de 2020, abordando o tema Empreendedorismo social, diversidade e …

Empreendedorismo social, Diversidade e Representatividade na Educação/a>

E aí [Música] E aí [Música] E aí E aí o Olá boa tarde a todos sejam muito bem-vindos a mais uma live sobre educação ciência e tecnologia meu nome é Herbert Lima Eu sou professor da Universidade Federal do Ceará e atualmente estou com secretário de educação do município de Sobral agora são 14:20 hoje é 21 de novembro de 2020 vai estamos ao vivo aqui no canal de tecnologias na educação da Universidade Federal do Ceará na tarde de hoje nós estaremos duas palestras e são gratuitas abertas ao público e com certificação de ocorre neste canal e também essa palestra ela faz parte de um curso de extensão em nível jamais fez o aumento de 180 horas e está vinculado à pró-reitoria de extensão da o Ceará e que é realizado em parceria com a Secretaria de Educação do município de Sobral de Fortaleza de Caucaia das demais cidades e municípios cearenses assim como também com a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Ceará eu gostaria também de cumprimentar e agradecer a presença de todos os educadores professores técnicos de instituições públicas e privadas da Educação Básica ao ensino superior e também fazem esse curso e também Estão realizando essa Live nesse momento nós temos também professores e educadores de todos os estados do Brasil de muitos municípios são mais de 130 mil professores inscritos até o momento nesse curso de extensão nós tivemos início no começo do mês de setembro iremos até o final do mês de dezembro há quatro meses 180 horas com aulas ao vivo transmitidas todas as sextas e sábados de 14 a 17 horas nesse canal o curso é gratuito e todos os nossos professores pesquisadores Mestres e doutores especialistas são convidados para abordar que as suas pesquisas as suas investigações assim como também temas de interesse no campo da educação da ciência e da tecnologia eu espero que vocês tenham mais pelant tarde uma ótima Live de possam aproveitar tudo conhecimento toda a experiência toda a expertise e também todo trabalho estará que exposta pelos nossos dois palestrantes da tarde de hoje a matemática da nossa aula e das nossas palestras Elas irão tratar sobre a representatividade do contexto da educação e da tecnologia assim como também o empreendedorismo social no contexto da informática para educação e eu gostaria então de dar início às nossas duas palestras e hoje convidando aqui para o nosso palco virtual a nossa primeira palestrante da tarde hoje que a professora Carolina Moreira professora seja muito bem-vindo boa tarde muito obrigado pela sua presença aqui e por você ter aceitado esse convite para tá com todos os nossos professores na parte de hoje Eu que agradeço Robert o convite e de poder participar né de tá na casa de todo mundo aí no sábado falando e compartilhando um pouquinho do meu conhecimento com vocês a ligar Professora Carolina daqui a pouquinho eu vou apresentar a professora Carolina seu currículo Académico e profissional nesse momento então eu quero convidar o nosso segundo palestrante da Tarde de hoje que é o professor y&t cor Professor Boa tarde seja muito bem vindo também obrigado por você também ter disponibilizado o seu precioso tempo na tarde de hoje com todos nós Boa tarde regra se eu que agradeço o convite aqui de poder participar de poder contribuir com a formação de milhares de professores aqui no curso de tecnologias educacionais aqui da Universidade Federal do Ceará Obrigado Professor nesse momento então eu quero convidar a professora Carolina e o professor Disse para dar uma passadinha no auditório virtual que é o nosso chat aqui no YouTube nós estamos conectando hoje em Maceió Curitiba e Sobral nossos extremos desse país Continental que nós vivemos e a gente espera que essas experiências que vão ser compartilhadas as reflexões os conselhos possam agregar valor e contribuir para importantes reflexões e para formação de todos os nossos professores temos acompanhado nesse momento então você que tá em casa tu tá na rua e tá acompanhando pela sua Smart TV pelo tablet pelo notebook pelo celular coloque o seu nome no chat informe seu município em seu estado a sua cidade e também do Lance perguntas e dúvidas sobre empreendedorismo social no campo da Educação representatividade na educação e na tecnologia que são as temáticas não se abordadas tanto professores em como também pela professora Carol E não se esqueça então lance dúvidas perguntas questionamentos o que enquanto um estiver realizando a sua palestra muito estar acompanhando o chat depois eles metem um segundo vem para palestra o outro vai descansar e ao final os dois é passaram para responder algumas perguntas e questionamentos EA interação de vocês no chat não esqueça também que aqui embaixo na descrição desse vídeo no YouTube você deve clicar em gostei mais desse mostrar mais você vai encontrar os slides da professora Carol e do professor Y vai encontrar também link de textos e leituras e eles irão sugerir antes durante e depois da aula você encontrará os contatos de meios e as instituições que eles representam e também você pode acessar nosso canal do há mais de 10 mil professores e dos nossos 300 grupos de WhatsApp e são gerenciados pela nossa equipe técnica com professores de todo o Brasil você também pode entrar para receber informações sobre os nossos cursos e palestras e você encontra também na descrição desse vídeo o acesso às nossas redes sociais Não esqueça de clicar no joinha coloquei no final do certo está logo aqui embaixo nesse vídeo no YouTube para que os algoritmos do YouTube possam compartilhar essa palestra o Mike professores e mais educadores nesse momento então nós daremos início a primeira apresentação da Tarde de hoje aprenda como uma garota a importância da diversidade EA representatividade na educação quem dá proferir a palestra ela é a professora Carolina Moreira Oliveira ela é doutoranda em Ciência da Computação o nome da estar Fiel do Paraná hoje também realizou curso de Mestrado em Informática desde a sua graduação a professora Carolina está envolvido em projetos e pesquisa na área de informática na educação e computação ela também é co-fundadora da brasiltec uma bota forma a reunir em um só lugar oportunidades eventos projetos para mulheres se destacam na área de tecnologia e engenharia e ciência valorizando a importância da mulher e sobre a importância da representatividade nesse momento então eu passo a palavra professora e Carol para Que ela possa conduzir a sua fala uma boa para status é muito obrigado a rebert pela pela apresentação né e pela introdução e pelo convite de tá aqui com vocês hoje eu fiquei quando eu recebi o convite eu fiquei pensando muito sobre o que eu iria falar porque eu sou eu realize o meu doutorado em ciência da computação e realizou pesquisa então na educação de comutação faz um longo tempo e atualmente eu pesquiso na área de pensamento computacional mas eu pensei bom a existem aí você já tiveram oportunidade de disputar sobre pensamento computacional de diferentes pesquisadores e professores que vão poder contribuir muito mais que eu eu acredito e eu pensei assim eu vou trazer uma provocação eu acho que é um tema que eu sinto falta ainda da gente trazer e trazer para o sentido da importância de mostrar um pouquinho por quê que é importante a gente falar sobre isso na área de educação e na área de Tecnologia Tá bom só um pouquinho sobre o que a gente vai falar hoje então a gente vai falar sobre o que é a representatividade O que é diversidade à educação propriamente dita na onde tudo isso se encaixa na educação e eu vou apresentar para vocês um pouquinho do que é a Brasília sintético é para gente conversar então é a nossa nossa palestra de hoje é eu fico muito muito triste chateada de que eu não posso escutar um pouquinho do retorno de vocês né mas depois eu vou acompanhar o chat e eu quero que vocês pensem em 5 segundos aí sobre quem vocês são hoje então foram as pessoas que te influenciaram para você chegar aonde vocês estão porque isso porque essas escolhas elas foram fortemente influenciadas pelas pessoas com quem você se cruzaram no caminho e meio que essas pessoas que vocês cruzaram que inspiram vocês não chegarem onde vocês estão atualmente tanto na área profissional continuaria pessoal então é meio Se a gente fosse uma soma né de todas as pessoas com quem a gente cruzou a na vida essas também são as pessoas que a gente tem como modelo de sucesso e que a gente as inspira né poxa eu posso ser eu posso ser que nem essa pessoa né E pode Eu também posso querer essa pessoa vai me inspirar então a buscar né os meus objetivos e somar para identificar quais são eles bom então eu vou começar apresentando sobre o que a representatividade bom ah eu peguei essa definição aqui do dicionário eu acho que é bacana a gente a lê sobre essa definição porque no dicionário atrás então que é um substantivo feminino já já vou já começamos por aí né e eu venho falar da dor da representatividade feminina também essa representatividade então ela tem a qualidade dela ser representativo é a qualidade de alguém de algum partido de algum grupo de alguns Sindicato de algum coletivo cujo embasamento da população faz que ele possa exprimir-se verdadeiramente em seu nome então o que isso quer dizer nada mais é então que a representatividade é o ato de ser representado ou de se sentir representado dentro da sociedade e isso eu falo nos diferentes cenários na forma mais Ampla da palavra e a representatividade ela e presta então os interesses comuns desse grupo desse coletivo ou nessa pessoa Ah tá Carol ela você deve estar se perguntando nesse momento né no rosto bacana você fala apresentou para a gente o que a representatividade mas porque ela é importante né Porque que a você tá vindo comentar sobre isso né e compartilhar um pouquinho sobre isso nesse sábado à tarde então a representatividade ela é o reconhecimento EA manutenção entre a igualdade EA diferença a gente também com a partir da representatividade desculpa são a gente encontra então caminhos mais Democráticos E plurais aonde é a diversidade que é o próximo tema que eu vou comentar com vocês ela é normalizada então a gente entende-se que é normal a gente ter características diferentes dentro de um grupo e a gente reconhece como um bom né algo algo que é importante algo que vai trazer algum benefício algo positivo e também traz como o ator importante na construção da subjetividade e da identidade humana então aí a gente né tem diferentes motivos do e a representatividade é importante e bom trazendo Então agora que vocês sabem sobre o que é representatividade eu vou falar um pouquinho sobre o que a representatividade feminina o porquê que a gente tem que falar sobre isso considerando as mulheres a Considerando o cenário então eu trouxe um recorte da educação mas eu também trago o recorte na ciência na tecnologia e na educação de ciência e tecnologia como eu comentei com vocês então eu pesquiso já na área de educação algum tempo e a minha pesquisa ela sempre foi preocupada em ajudar as pessoas que estão iniciando a graduação EA claro que esse motivo Ele veio de uma dor minha né é engraçado que todas as faltas que eu tive eu tento né fazer alguma coisa para suprir agora que eu entendo né como como poder ajudar nesse cenário e eu trago então o recorte da onde eu tô né na Ciência da Computação na área de tecnologia e na área da ciência Então as mulheres atualmente elas em 57 por cento das cadeiras no ensino superior então a gente pega lá todos os nossos alunos cinquenta por cento deles são mulheres a população mundial é mais ou menos próximo disso também a de mulheres e homens então bacana a gente tem bastante bastante é representatividade das mulheres no ensino superior mas não é tão verdade quando a gente traz isso para área de ciência e tecnologia isso reduzia ainda mais chegando a um quarto ali 25% né dessas mulheres chegando atuar no mercado de tecnologia e computação dicionário brasileiro e a minha grande não daí eu ainda tô tentando né entender como que eu Aonde dá o problema como que essas mulheres estão e seus superiores e elas terminam né uma grande porcentagem termina se forma mas por que que elas vão a tua o que que tá acontecendo né porque tem essa esse intervalo ele essa grande se grande GAP né entre entre esses dois e esses dois cenários e também existe há pesquisas que revelam que as mulheres depois então percebam que elas são 52 por cento nas cadeiras no ensino superior reduz Muitas delas não chegam atuar no cenário de mercado né e tecnologia no Brasil e quando ela chega uma tô ar ela se sabe menos que os homens e esse menos é chega 20 Vinte por cento desculpa do salário que um homem recebe e isso quando a gente fala para os mesmos cargos e para as mesmas funções E aí eu trouxe esse número porque a bacana a gente vê o quanto representa esses 25% né esses 25% representam 520 mil mulheres Agora pensa multiplica isso por quatro né e pega três partes que é a quantidade de homens que a gente tem então a a quantidade Ela é bem desigual bom então as pesquisas na área elas afirmam que a desigualdade de gênero ela vai contribuir para as mulheres abandonarem as carreiras ligadas à Ciência e à tecnologia Porque existe um grande aumento uma grande ausência da representatividade dessas mulheres logo fica difícil então desenvolver uma construção de auto-estima de empoderamento de apoio né É pensa assim você é Você tá no ambiente que só você é você diferente de todo mundo que tá ali então ninguém ninguém parece ser com E aí você fica sem Putz Será que o deveria tá aqui será que esse lugar a pertence né A minha Será que eu vou performar bem aqui dado que a as outras pessoas são todas diferentes de mim e não diferente só visualmente né ou Ah mas essa diferença visual ela vai a repercutir na diferença da forma como pensa né também bom e eu gosto de brincar então EA representatividade na computação é um problema de recursão porque se a gente tem uma quantidade menor de mulheres a gente vai ter uma quantidade de menor ainda de mulheres que vão se interessar para fazer parte da área de tecnologia e logo a gente não vai ter mulheres e a gente vai ficar nisso sempre não tendo mulheres e não tendo mulher menina se interessando pela área logo a gente não tem quem possa inspirar que possa representar essas meninas e a gente fica nesse ciclo aí que a recursão então é um conceito computacional né para para os professores que não são da área ele é um problema computacional e que ele fica em ciclo sempre chamando ele mesmo é bom também essa representação insuficiente ou negativa porque logo tela insuficiente ela pode muito trazer o sentimento de negatividade né do tipo eu não deveria tá aqui no tipo eu não pertenço a esse lugar do tipo acho que deve existir outras pessoas que são melhores que eu que deve estar aqui né então Essa insuficiência e essa visão negativa do todo o contexto ele acaba desenvolvendo estereótipos com relação aos grupos e se a gente parar para pensar a gente sabe que o estereótipo da pessoa que trabalha em tecnologia ela é um muito específico né geralmente é um homem geralmente é um homem branco a que fez e algum curso na área ou que programa desde muito novo ou que teve acesso ao vídeo games e despertou esse interesse Muito cedo né e o que não se encaixa então tem essa sensação de não pertencimento Ah e ainda também existem diversos fatores que vão contribuir para que essas mulheres não se desenvolvam na carreira na área de tecnologia que são os vieses inconscientes dos ambientes sem diversidade porque existem estudos revelam que as mulheres elas gostam de ambientes diversos ela se sentem mais acolhidas e não só por ter mais mulheres mas por ter mulheres na sua diversidade por ser a pessoas da comunidade LGBT que amarrar esse por ter pessoas que às vezes tem ao que são diferentes né então a quando eu falo em representatividade pense na representatividade na forma mais Ampla da palavra e a diversidade também E aí que eu vou trazer para vocês então o que é diversidade também a diversidade é um outro substantivo feminino se dá a qualidade daquilo que é diverso diferente variados e possui uma variedade e veja que ela representa então a multiplicidade eu trouxe colocar uma imagem aqui na minha apresentação e eu tentei trazer pessoas com características de visuais diferentes por quê Porque seja de parar para pensar isso a gente pára para pensar no Brasil né as características as físicas elas são e eu tô fazendo um recorte bem específico na e bem pequena mas elas têm características a gente tem características eu tô no sul atualmente o professor Herbert Tá no tá no Norte a gente tem pessoas que estão Sudeste pessoas que estão no Nordeste e assim por diante então a gente parar para olhar cada um de nós a gente tem sotaques diferentes a gente tem dirias diferentes a gente tem palavras diferentes isso representa quem a gente é então a gente e esse é o meu recorde pequeno né para fazer um pouquinho entender sobre o que é diversidade mas para a gente parar para pensar sobre o quanto o nosso cenário aonde a gente tá atualmente e um cenário do Brasil né é o ponto a gente é diversa enquanto pessoa e vai pois bem da mesma forma que eu falei o porquê que a diversidade é a representatividade é importante eu vou falar porque a diversidade é importante um bom se eu já falei para vocês que a diversidade É no sentido de ter pessoas diversas pessoas diferentes pessoas que pensam diferentes pessoas que são diferentes a gente tem que pensar Quais são os benefícios que elas que ela vai trazer né eu tô dizendo aqui que ela é importante mas porque ela é importante como que eu vou convencer vocês né de que ela é importante não é só mais alguma coisa que a gente precisa cumprir a gente já tem tantas coisas para se preocupar porque adversidade ela tem que ser ela é uma das coisas importante que a gente tem que se preocupar Então primeiramente é porque a gente vai ter ideias melhores então a gente está no campo de tecnologia o campo de tecnologia cria soluções certo e a gente precisa considerar que as nossas soluções a gente quer que as soluções sejam utilizadas pela maior quantidade de pessoas possível a gente não desenvolvi nada para que seja é um grupo muito específico muito restrito A não ser que seja contratado né especificamente para isso faz uma solução a gente tem que ser amplamente utilizada também adversidade é importante para fazer a conexão entre as pessoas com isso se a gente tem soluções né E que são amplas né juntam reúnem características diferentes e vão ser possível ser utilizada por pessoas diferentes mais pessoas vão ser impactados impactadas positivamente a temem também tem o aumento de retorno tanto financeiro quanto de retorno quando uma gente fala de educação a O Retorno aumento na quantidade do conhecimento da pessoa né ela vai estar mais incluída ela vai estar mais motivado Então a gente tem diferentes tipos de retorno e todos eles vão ser positivos né vai ter um aumento nesse retorno e o crescimento ele vai ser coletivo todo mundo não vai crescer seja dentro de uma sala de aula seja dentro de um departamento específico ou quando a o funcionário aqui que a gente tá em diferentes lugares e eu tô amando saber que a gente tá de diferentes lugares é saber que tudo isso que eu venho me preocupando que eu venho estudando eu posso compartilhar com vocês para que vocês considerem a hora que vocês comecem a olhar para esses pontos e de uma forma a gente cresce vai crescer juntos né a gente vai pensar em como melhorar em comum impactar tanto a educação contra a educação na área de tecnologia computação e na área de ciência quanto à a criação né de Tecnologia de soluções então adversidade ela deve permear as diversas camadas e aspectos comportamentais como orientação sexual política religiosa aspectos físicos de gênero idade alimentação biológica além de contemplar né categoria categorias como renda da classe social formação acadêmica crenças e valores porque como eu falei para vocês a gente adverso a gente eu dei o exemplo a dádiva a física né e características visuais mas também a gente tem as nossas limitações biológicas né a gente nasceu muito diferente a gente né tá num contexto muito específico outra coisa que eu gosto de falar o nosso contexto impacta muito onde digitar também a nossa classe social a quantidade de conhecimento que a gente tem esse a gente tá na universidade se a gente ainda não tá na universidade a gente já tá atuando no público infantil ou com o público do ensino superior tudo isso faz diferença e a gente deve considerar isso boa trazendo então um pouquinho sobre a diversidade na ciência e na tecnologia adversidade Então ela aumenta a criação de soluções que atendem a maior quantidade de pessoas possível então sempre meu comentei a gente não quer criar nada que seja né Há muito específico ou que não seja utilizado então por isso que a gente tem que aumentar para que as resoluções atenda às também as melhores as ações desculpa são tomadas contando com um grupo de versos que Porque pensa o seguinte eu gosto também de fazer esse exemplo pessoas a diferentes que pensam diferentes é muito melhor do que só uma só uma pessoa pensando né agora apenas um grupo de pessoas criando essas soluções é bacana que as pessoas pensam diferente não sei não pensam na mesma coisa porque senão essa solução fica muito restrita e você ter diferentes tipos de pensamento vão contribuir também para considerar coisas que às vezes não estavam sendo considerados no momento de criação dessa solução então é importante né a gente pensar Poxa dado o meu contexto onde eu tô da das minhas experiências talvez se a gente a gente precisa fazer assim ou precisa fazer assado né o caminho X é melhor que o caminho Y então a gente sempre tem que ouvir também as pessoas que pensam diferente da gente e eu vi ah mas tem uma e esperar uma pessoa finalizar né para que a gente possa então bom refletir sobre isso e pensavam talvez a gente tem que considerar isso não é uma solução a nossa todos são não está considerando isso então também características diferentes elas vão trazer percepções diferentes e elas são importantes para que tenham percepções diferentes tanto sobre a sua solução e ele também vai reduzir o da solução né a um exemplo que a gente gosta de falar muito é sobre a escada EA rampa né então a escada ela já já se limita as pessoas que conseguem ter uma boa mobilidade né então para você chegar de um de um ponto mas tem um ponto mais elevado você consegue subir nessa escada porém se você utiliza cadeira de rodas ou já é uma pessoa mais idosa e tem limitação de movimentação a rampa ela é mais tranquila para você acessar né a cadeira de roda não você só consegue acessar com com a rampa mas é muito melhor então a gente pensar que a rã e ela tem de tantas pessoas que usam cadeira de roda quando o as pessoas demais cidades que precisam né utilizar de uma maneira mais leve do que a escada e atende também as pessoas que têm uma boa mobilidade Então por que não em Deus a gente colocar escada Talvez uma rampa seja possível lá e a gente atende todo mundo esse também é um outro exemplo bem específico e pequeno para a gente ilustrar a importante de a gente considerar a maior quantidade de pessoas possível na hora de criar uma solução O que é diversidade também ela é um elemento-chave né para que a gente pensa ah de formas diferentes visualize pontos diferentes que antes não estavam sendo vistos e assim por diante bom com tudo isso que eu apresentei para vocês a gente precisa se preocupar também que a a tecnologia ela tá sendo responsável pelos grandes avanços da nossa sociedade e cada vez mais as decisões da sobre a nossa vida pessoal questões econômicas questões políticas na verdade elas estão sendo tomadas e apoiadas por algoritmos Tá mas o que são algoritmos os algoritmos eles são a pequenas pequenas nervo se alguém tiver ouvindo isso vai estar vai estar me julgando agora eu te chamar de pequeno né mas não é pequeno são grandes instrumentos que ajudam atualmente na tomada de decisão e também são esses que a que nem o professor Herbert falou a minha para o para que a gente seja mais entregue né o nosso vídeo atingir a mais pessoas estão por trás disto existe um algoritmo que tá vendo ali Quais são os vídeos Quais são as lives que nesse momento a gente está dando várias né Então quais são relevantes para a gente entregar para as pessoas e da do que você consome também ele analisa o que Você consome para saber se aquele conteúdo é um conteúdo relevante para você ou não um bom exemplo também disso é o Netflix e eu não estou fazendo propaganda né mas ele é um bom exemplo porque se você olhar você é o teu perfil perfil de um colega um perfil de uma outra pessoa que mora com você ele é muito diferente porque vocês têm Gostos diferentes e ele vai aprendendo dado que você vem assistindo a a entregar Quais são os vídeos dos filmes Os documentários que vão ser mais interessante para você porque se eles são mais interessantes com uma porcentagem maior de certeza de que você vai consumir você conteúdo né então os algoritmos são instruções que estão ali por trás aprendendo né apoiando as tomadas decisões ou até tomando decisões pela gente e a gente consome a as os filmes no Netflix com base na decisão do algoritmo muitas muitas vezes e tem até um documentário lá no Netflix que fala sobre isso fica a dica depois eu passo o nome certinho para o pessoal colocar no chat para gente também tô falando trazendo então para a diversidade a diversidade para a ciência e para a tecnologia tem um exemplo que foi muito atual que foi até no mês de setembro se eu não me engano setembro outubro de que no Twitter a foi foram divulgadas foi divulgado uma foto que tinha tanto Presidente o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e uma outra pessoa essa esse homem ele era branco ou o presidente eu vou ex-presidente é negro e indiferente se o a ordem eles estavam um em cima do outro assim indiferente se o ex-presidente para que a mamãe tivesse em cima ou embaixo o algoritmo do Twitter ele mostrava só a pessoa branca e por que isso né porque porque que interessa por ordem às vezes ele mostra o que é o primeiro às vezes é muito grande né e ele reduz tudo bem mas por que que aconteceu que ele só mostrou o homem que era branco e não mostrou o homem que era negro Então a gente tem também que os algoritmos é o o algoritmo faz isso mas de que forma porque que a gente tem que trazer e pensar na diversidade nos algoritmos né então atualmente um algoritmo ele vai espalhar o viés em grande escala e ele de uma forma muito rapidamente como eu falei para vocês a o que a gente consome tá sendo impactado pelos algoritmos é necessário a gente pensar então nessa diversidade da base de dados por que que nesse caso do Twitter ele deveria reconhecer e aprender sobre todas as formas das pessoas todas as características visuais né porque é uma foto são características visuais todas elas devem ser consideradas Mas por que que não foi considerada naquele momento né então a a gente tem que pensar que a forma como a gente tem esses algoritmos como a gente ensina e como a gente fala para eles Olha o que você tem que considerar o que que você não tem considerar São pessoas que tomam essas decisões né quem criam algoritmo são pessoas e esses algoritmos elas vão carregar as crianças dessas pessoas Então pensa lá a gente tem um algoritmo que tá sendo criado só para um grupo muito pequeno de pessoas que pensam tudo igual não vai ter ninguém que vai dizer assim olha talvez a gente tem que pensar nas características diferentes talvez a gente tem que pensar que a gente tem pessoas que têm olho mais puxado a gente tem pessoas que têm a cor da pele mais escura e que às vezes estão no tiram fotos em ambientes escuros né com baixa luminosidade como que a gente vai reconhecer todas essas pessoas de forma que a gente vai mostrar para o nosso algoritmo nós um algoritmo é uma sequência de passos que toma que executa e que vai dar um resultado ele não toma decisão sozinha atualmente né a gente tem algumas algumas em algumas frentes né que já estão desenvolvendo isso mas na maneira mais básica de um algoritmo do entendimento é isso é uma sequência de Passos certo que que vão ser executadas para atingir alguma coisa para chegar no resultado final para atingir uma solução Agora pensa se a gente coloca lá no nosso algoritmo e não considera então pessoas nas suas diversidades diversidade das pessoas né se a gente pegar aqui no Brasil pensa quantas pessoas negras a gente tem a gente já tá dizendo para nosso algoritmo olha não considera a metade da nossa polpa mais da metade eu acho que é da nossa população ignora essas pessoas não não a gente não pode fazer um isso é um crime a gente a gente pensar dessa forma né Tem uns algoritmos também não devem pensar assim bom então os grupos de Formação que estão criando essas soluções eles têm que ser diversificados para considerar qualquer rosto para considerar a diversidade dos rostos né e para que seja mais fácil de serem reconhecidos e que não ocorram problemas para evitar que esses problemas que poderiam muito bem ser a não acontecerem né não Da gente não precisa passar por isso mas a gente precisa Então dizer que é importante a gente considerar a diversidade na hora de construir esses algoritmos que reconhecem da reconhecem imagem também a gente tem as vezes bases de dados né as pessoas que desenvolvem não tem como testar conta do mundo né a gente é muito plural a gente tem muita diferença não tem como testar com todo mundo então existem fotos às vezes ali que podem ser utilizada por esse treinamento desses algoritmos mas essas imagens também não estão sendo não tão amplas né não estamos gerando todo mundo os nossos algoritmos eles não vão ser bom né com essas informações então a gente precisa também ter uma noção uma responsabilidade sobre a base de dados que a gente está utilizando E aí eu trago então o recorte da diversidade e da representatividade para educação é bom no cenário então no cenário Brasileiro né na área de extrema que a sigla de Science technology and Engineering and Smart a gente tem então ciências tecnologias e engenharia e matemática a gente tem que se a gente pegar a quantidade de pessoas que têm eu consigo utilizar consecutivos a mesma quantidade de pessoas que têm graduação certo e a gente vai evoluindo a gente tem meio que permanece né quantidade de mulheres pra quantidade de homens então ali 35% aumento um pouquinho aumenta um pouquinho que chega no doutorado porém a gente não vê essas pessoas algumas estão né o que elas comem onde elas habitam né aquela brincadeira do filme A gente tá trazendo Então esse para o cenário de pessoas a em computação brasileiras em computação ela é reduzida ainda mais E à medida que a gente vai evoluindo ali mestrado e doutorado e a gente vai diminuindo de quem tava na graduação porque que essas mulheres também não chegam em níveis né de informações mais elevados se elas vão para a indústria por corporativo né porque elas não chegam no em cadeiras de diretoria né porque a gente tá tentando descobrir também o que tá acontecendo né tentando é investigar de que forma que aonde né que tá o problema disso tudo E com isso então é tão importante a gente falar de Educação de qualidade falar de igualdade de gênero falar da representatividade representatividade e da diversidade a na educação na área de Ciência e Tecnologia em todas as áreas da vida existem os objetivos estão estáveis a do desenvolvimento sustentável da ONU que são 17 então objetivos e ações objetivas então eles foram adotados pela pela ONU em 2016 em 2015 desculpa e eles apelam para uma visão para abordar as preocupações ambientais sociais e econômicas que o mundo enfrenta atualmente a eu esqueci de mandar para mim com vocês mas esse conjunto então aqui de objetivos é chamado de agenda 2030 porque busca-se alcançar e evoluir avançar nesses 17 objetivos até o ano de 2013 e Oi e ele reconhece então a Unesco reconhece então que é importante requerer o cultivo do pensamento e habilidades transformadores inovadoras e criativas e transformar os cidadões em mais competentes né e mais capacitados para ajudar a avançar nesses objetivos eles são 17 e nem eu comentei com vocês e a gente tem dois aqui que são os aonde e o ato atualmente na tua ou totalmente onde eu tô trabalhando que é o objetivo quatro de Educação de qualidade e objetivos 5 de igualdade de gênero e existe uma relação entre um e outro em relação aos dois né então para que a educação alcance então o seu potencial as mudanças são necessárias Então também não adianta só eu vim falar para vocês né olha a gente precisa melhorar educação mas a gente precisa melhorar porque a gente é de que forma então a gente sabe aqui para gente melhorar a gente vai ter que fazer alterações e as alterações elas são necessárias mesmo aqui no loreena no primeiro momento né Elas são necessários e quando a gente fala então na educação na área de tema a gente tem um papel Vital de transformar a essa desempenhar essa transformação tanto que os objetivos reconhecem especificamente dentro do Objetivo quatro que avançar no desenvolvimento e apoiar o desenvolvimento da Educação na área de sangue é importante Principalmente quando a gente fala de mulheres na área de extrema e para garantir que essas meninas aí que as mulheres que estão inseridas dentro a dessa área tem acesso igual a educação E também o objetivo cinco então é para promover a igualdade de gênero certo em busca também poderá as meninas e as mulheres por meio da educação então percebe a relação entre o objetivo 5 e o objetivo quatro porque também atualmente a gente tem o maior número de meninas frequentam as escolas e isso é bacana porém essa infelizmente nessa descrição baseada no gênero tem muito a ver com as normas sociais e culturais de que impedem Então essa menina de atuar a de performar né e ser igual e ser considerado igual a um homem Né isso eu tô falando da Igualdade só de gênero mesmo tá bom aí a gente tá então a benefícios tanto do lado dos Direitos Humanos quanto do lado científico e esses benefícios então eles vão porque dado que a gente tem a os direitos humanos que reconhecem que todas as pessoas são iguais e devem ser importantes né ah e deve ser incluídas então tanto para estudar conta para trabalhar elas devem ter oportunidades iguais a e a gente tem né Porque Não Eu fico pensando assim porque não e isso tem muita vida da onde socialmente a gente está inserido né porque isso tem muita diferença e ele também tem um benefício científico esse benefício científica Então vai promover a inclusão das mulheres porque também ampliando a diversidade dentro da ciência a gente vai aumentar a qualidade desses resultados essa adversidade então de perspectiva divisões elas vão agregar na criatividade elas vão aumentar elas vão e elas vão reduzir os preconceitos reduzindo o preconceito a gente vai ter um ambiente aqui é mais acolhedor elas diverso que vão promover então que o conhecimento e soluções sejam mais fortes sejam mais robusta seja o mais utilizáveis né e mais aplicáveis bom às vezes forças então mais amplos né porque querendo ou não a gente tem que fazer muito movimento é um movimento muito grande para a gente a fazer mudanças né mudança de padrão Mudança de Comportamento é uma mudança muito grande que exigem exige que seja feita muito esforço né e a gente precisa Então combater essa discriminação de gênero e promover a igualdade de gênero na sociedade se concentrar você também no papel importante que a educação tem a educação ela ela é Libertadora né você educa uma pessoa e mostra o que é possível dela fazer e que ela pode crescer e que ela pode buscar e que ela pode ser apropriado aquilo que ela pode se transformar em uma outra pessoa né ela ela constrói então a educação ela tem papel muito importante na sociedade e a gente tem que considerar esse papel me envolver então as meninas na área de sistemas desde mais mais nova que seja é a onde a gente tem que garantir então que essas experiências elas vão acontecer para que elas sejam impactadas e que impacto no futuro então também não adianta a gente tem que desenvolver soluções e desenvolver ações né nos mais diferentes faixas etárias possível então não é só na educação base a que eu trouxe O que é Menorzinha não é só o pessoal que está no ensino médio ou no ensino fundamental mas também as pessoas que trabalham Então a gente tem diferentes faixas etárias diferentes momentos da vida da mulher que a gente pode fazer ações e fazer ações para aqui desde que elas permaneçam ambiente nelas então desde que elas tenham interesse em experimentar né esses ambientes ou eu gosto muito de criar coisas porque eu não vou testar a área de computação Por que que não vou testar a área de tecnologia então é importante a gente também desenvolver e incentivar com que as nossas meninas né permaneça eu não tenho interesse de investigar a área é bom e a gente fala então da representatividade Feminina eu falar da representatividade feminina é falar da defesa de uma sociedade mais igualitária falar também que a gente tem que buscar pela garantia de direitos e na construção de modelos femininos diversificados que possam servir de inspiração para outras mulheres são da mesma forma que eu falei para vocês que é importante a gente ter diversidade de gênero entre homens e mulheres também a gente de diversidade entre as mulheres as Quem são elas da onde elas vieram né a gente precisa ter as mulheres na sua mais Ampla diversidade né sendo representadas eu conheço então eu abro a a minha apresentação palavras ele centec e eu gostaria de apresentar o meu projeto eu sou co-fundadora né dele e eu quero mostrar para vocês porque uma das nossas preocupações é a diversidade e é a representatividade então a Brasília sintec a primeira plataforma brasileira a reunir oportunidades mais relevantes no mundo de ciências Tecnologias para as mulheres trabalhando ou interessados na área de extrema interessadas podem digo não é só isso tudo né a gente tem interessada em conhecer em se informar a aqui embaixo eu deixei as nossas redes sociais a nossa rede social e o nosso site onde vocês podem conhecer um pouquinho mais sobre a gente e com a Brasília sintec a gente tá então acolher incentivar as mulheres A seguirem seus caminhos na área indiferente de qual for esses caminhos porque a gente sabe que dentro da área de tecnologia dentro da área de computação dentro da área de ciências a Ampla variedade de caminhos que podem ser seguidos né E esses caminhos a Em algum momento ele se cruzem alguns momentos não horas a gente muda horas a gente faz sentido de uma coisa e horas não faz então à Brasília tentar que vem para mostrar que existem diferentes caminhos na hora de tecnologia e que a gente tem que considerar e saber que existe né porque uma coisa Às vezes a gente não tem acesso a todas as informações ou essas informações elas ficam restritas informações e oportunidades né quando eu falo elas ficam muito restritas ao eixo rio-são Paulo que é o Polo né e as cidades mais de interiores cidades mais afastadas às vezes elas não têm acesso né então nossa intenção mesmo é disponibilizar esse acesso a tanto oportunidades a tanto conhecimento que a gente tem por aqui os pilares da brasilitec então é de visibilidade conexão oportunidades e comunidade então a gente a uma comunidade né de mulheres para que buscam então nessa olhar a gente precisa nem eu comecei com vocês adversidade a representatividade é importante mas também a gente precisa de um apoio né e saber onde estão essas pessoas a gente também precisa ter conhecimento sobre essas oportunidades porque existem uma gama de opções dentro da área de tecnologia e dentro da área de educação e dentro da área de ciências dentro da área de engenharia porém também elas não estão tão fácil acesso né então a gente quer democratizar as oportunidades a gente também quer estabelecer conexão entre essas mulheres a gente tem pessoas a gente já teve retorno de pessoas a que de mulheres que trabalham na área de desenvolvimento de jogos e a gente recebeu um retorno de que ela se sentia muito sozinha ela não conhecia muitas mulheres atuando na comunidade de desenvolvimento de jogos a partir da Brasília syntek a anp o seu contato né então ela já fez uma conexão também a gente já teve retorno de uma outra mulher que ela pesquisa na área de carros autônomo autônomos desculpa e ela a partir disso ela recebeu um convite a para falar sobre isso e para palestrar sobre isso então ela também teve uma oportunidade que talvez ela não teria talvez ela teria talvez só demoraria para chegar né mas a Brasília sentar aqui então fez a ponte a gente cortou o caminho ali e a gente também tem a visibilidade porque a gente sabe principalmente que existem a brasileiras atuando na área de tecnologia essas brasileiras existem essas brasileiras estão fazendo trabalho incrível mas às vezes a gente não tem referência né a gente não sabe onde elas estão a gente não sabe como manter contato a gente não sabe nem eu nem como procurar né Então a partir da Brasília sempre que a gente quer fazer isso também eu tenho que apresentar o quem é o time da Brasília a simtek Porque se vocês olharem o nosso site ele é divi e aqui em oportunidade a gente tem um programa de capacitação é o bicho capacita a gente tem que vocês olharem que a gente conversar um pouquinho pequeno mas a gente tem aqui uma página de blogs onde a gente está tentando disponibilizar conteúdos e a gente tem uma vitrine de mulheres que estão atuando na área de tecnologia então Brasília sistec.com/elas e nessa página a gente quer mostrar quem são essas mulheres o que elas fazem imd que forma que vocês podem não entrar em contato com elas né então eu trocar ideia quanto a estabelecer uma conexão né entre essas mulheres a a gente a empresa então eu Mari e a Anna a gente se conheceu no passado no evento que a gente participou e a gente é foi muito grata de todas as oportunidades que a gente teve na vida e perguntou assim igual a gente precisa fazer mais a gente precisa reunir a e mostrar que é possível que todas as mulheres têm tem as tem um acesso a todas as informações né então nós precisamos envolvemos todos os trabalho na Brasília Cidade atualmente se ele vir aqui ano as três infelizmente a gente não não tem tempo né gente não consegue a como eu sou doutoranda a Anna é mestranda e a Mari trabalha no meio corporativo a gente leva a Brasília sem Tec é o nosso projeto né pessoal e que aquece os nossos corações mas infelizmente a gente atualmente a gente tá limitada né fica o nosso desenvolvimento ali a nossa criação a nossa busca por ampliação EA gente não consegue levar a Brasília sintet ainda para todos os cantos então eu compartilho a gente a Brasília sintética para que a gente atingir a mais mulheres eu sinto muito me dói muito e eu também percebi um comentário no chat sobre a representação de mulheres negras e infelizmente a gente não não não conseguiu ainda chegar em todas essas mulheres né eu sei que existem Mas eu ainda não tive é uma é uma coisa que a gente precisa melhorar é a nossa diversidade dentro da nossa página ela e trazendo a discussão com a gente né dentre as ações que a gente tem até planejando de fazer em 2021 né E até mostrando que essas mulheres existem sim e de forma que a gente atingir elas então eu peço e deixa aberto aí também né para vocês ajudarem a gente a levar o Brasil a simtek para que a gente tem essa diversidade de mulheres dentro da Brasília centec e para que a gente consiga mostrar a cara da mulher brasileira atuando na área de tecnologia né Essa mulher brasileira ou não precisa só está inserida no mercado brasileiro de tecnologia ela pode estar atuando no mercado internacional a mas a gente precisa mostrar quem são essas brasileiras né Por onde que elas estão que elas estão fazendo mostrar para as outras que é possível também construir um caminho por exemplo a internacional o mostrar que é possível a um caminho acadêmico né que nem eu tô tô no doutorado a Anna pesquisa na área de super configure então mostrar também que é possível né pesquisar sobre o seu as dores e assim por diante essa nosso objetivo é apresentar que eu venho encarecidamente pedir para vocês ajudarem a gente a divulgar né e mostrar e trazer falar mais sobre diversidade sobre a representatividade na área tanto de tecnologia quanto de educação e para finalizar então a a minha palestra de hoje eu trago uma frase da Melinda gay que é para quem não conhece a esposa do Bill Gates e nessa frase Então a gente tem que a gente não consegue Alcançar os nossos objetivos se não abordamos sistematicamente as desigualdades de gênero e de atendermos às necessidades específicas das mulheres no nosso país então é fica aí a reflexão né para gente pensar também de que forma que a gente pode a ser mais inclusivo ou melhor ainda não excludente né De que forma que a gente não limita de forma que a gente não exclui ninguém então muito obrigada muito obrigada pela oportunidade de falar eu espero ter contribuído e a com conhecimento de vocês né Ou pelo menos fecharam uma pulguinha atrás da orelha para vocês pensarem sobre a importância disso eu deixo aqui embaixo Então o meu e-mail ou o meu site vocês podem estar acompanhando melhor a minha pesquisa e um trabalho que eu venho realizando vou pegar Professora Carolina Moreira parabéns pela sua apresentação por KZ um tema tão importante sobre a representatividade a presença da mulher no campo da educação da sociedade e da tecnologia muitos elogios muitos agradecimentos eu quero lhe convidar nesse momento o intervalo para que você possa descansar um pouquinho também e observar as perguntas que os nossos professores educadores pesquisadores e técnicos estão nesse momento do chat estão direcionando até mais pela sua palestra mas acabamos de assistir à palestra da apresentação da professora Carolina Moreira nesse momento então a gente está no intervalo da primeira palestra Professor yr tempo já está preparado para retornar já com a segunda apresentação da Tarde de hoje Enquanto isso o shnat nesse momento vocês podem lançar dúvidas as perguntas questionamentos tanto apresentação da professora a menina como também daqui a pouquinho apresentação do nosso segundo palestrante da Tarde de hoje que vai falar sobre empreendedorismo social e quando nós vamos esse rápido tá igual aqui de alguns minutinhos eu gostaria mais de uma vez reforçar alguns informes primeiro dizer que essa palestra ocorre ao vivo ela é gratuita aberta ao público mas fica agravada aqui no canal do YouTube de tecnologias digitais na educação da Universidade Federal do Ceará a partir da próxima semana todos aqueles que se inscreveram e participaram no chat tava recebendo por e-mail o certificado completo com a carga horária é que os conteúdos das palestras assim como também assinatura digital é menta e toda a validação a extensão da UFC Além disso essas duas palestras de hoje que trata sobre representatividade na tecnologia e também sobre empreendedorismo social no campo da tecnologia e da educação fazem parte do curso de aperfeiçoamento em nível de injeção de 180 horas também vinculado à pró-reitoria de extensão da UFC é um curso gratuito cujas inscrições ainda estão abertas até o dia trinta de Novembro São gratuitas nós já temos nesse momento mais de 130 mil professores e educadores inscritos de todo o Brasil estamos utilizando esse canal de tecnologias educacionais a 11 semanas ou de nós já alcançamos quase 70 mil professores inscritos acompanhe também o nosso Facebook Twitter Instagram o site do curso o e as nossas redes sociais estão logo aqui embaixo clicando na opção mostre mais no YouTube você encontrará todas essas informações hoje o nosso Líder frequência está desabilitado mas você pode se inscrever para aula para receber o certificado E participar aqui ao lado do chat e já vai ser contabilizada a sua presença a sua frequência e consequentemente tanto para o curso como para o certificado Extra na palestra todos vocês serão contemplados Então faça a inscrição para palestra para aula de hoje aqui embaixo na descrição desse vídeo e participe aqui ao lado do chat no YouTube ou perguntas dúvidas e questionamentos tanto a professora ela Moreira com também Professor item estão os nossos palestrantes da tarde de hoje e eu quero rapidinho professores aí já tá preparando slides data show aqui nesse nesse auditório virtual de acordo com as estatísticas do Google Analytics a já ultrapassamos mais de 14 mil e oitocentos usuários visualizaram esse vídeo e nesse momento nós estamos próximos de quatro mil professores instantaneamente nosso streaming do YouTube eu quero Então antes de chamar o professor Y compartilhar rapidamente aqui a minha tela para vocês possam nesse momento se vê a todo mundo do cheque participando passado dúvidas perguntas muitos elogios e comentários a palestra da professora Carol é a nossa primeira palestrante de hoje quero também solicitar todos que por gentileza clique em aqui onde desse momento eu estou passando Mouse se ficar o sinal de joinha de ok é a cor azul significa que você curtiu esse vídeo que você gostou já são mais de quatro mil professores pessoas que curtiram gostava nossa primeira palestra de hoje e também na opção compartilhar escolha as suas redes sociais e compartilhe essa palestra do professor eficiente da professora Carol do seu Facebook Instagram nas outras redes sociais clique também do Sininho ao clicar no Sininho você pode escolher a opção todas e dando no Sininho se inscrevendo nesse canal no YouTube escolha a opção todas para que você possa ser avisado de todos os nossos vídeos palestras cursos Mas lançaremos em breve e curso de especialização em nível de pós-graduação com aulas transmitidas aqui também ao vivo na descrição do vídeo vocês vão encontrar os as palestras tanto da professora Carolina Moreira como do professor Y Bittencourt assim como os contatos e demais textos leituras slides se eles fizerem disponibilizar antes durante ou após a nossa palestra participe também dos nossos grupos do WhatsApp nós temos mais de 300 grupos de WhatsApp o educador e professores de todo o Brasil e temos o canal dela era mais 10 mil professores aqui embaixo onde eu estou passando mal nesse momento vocês encontram informações sobre esse curso de aperfeiçoamento gratuito O nosso canal no YouTube e por fim as nossas redes sociais acesse o nosso blog Facebook Instagram Twitter e os nossos álbuns de fotos nós temos baixo 10 e o fotos com educadores professores de todo o Brasil por isso é muito importante durante a se você fazer selfie com a sua TV com a sua Smart TV ou notebook com tablet no seu computador do seu celular envie o nosso WhatsApp essa imagem essa foto a gente vai disponibilizar um grande algo virtual umas fotos de todos os nossos professores e todos os nossos educadores essas fotos estão disponíveis aqui descemos nesse momento então w intervalo eu quero convidar aqui para o nosso palco virtual nosso segundo palestrante da Tarde de hoje quando a professora Carolina Moreira tá no intervalo tá descansando um pouquinho e também acompanhando a participação de todos vocês do chat nós estaremos agora nosso segundo palestrante Professor Y Matheus Bittencourt Santana Pinto ele é doutor em administração de empresas pela marca em São Paulo mestre em educação brasileira na linha de tecnologias da informação e comunicação pela UFAL especialista em matemática e bacharel em administração de empresas Ele é professor da Universidade Federal de Alagoas e pesquisador do núcleo de Excelência em tecnologia sociais atuando na área de empreendedorismo social e Informática na educação é professor no mestrado em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para a Inovação Já publicou mais de 160 artigos em livros periódicos congressos e revistas nacionais e internacionais e é co-fundador de uma série de iniciativas sapatos projetos em empresas na área de tecnologia educação inovação Professor Y Muito obrigado pela sua presença e participação você faz o direto aí de Maceió um grande prazer e uma alegria e eu quero mais uma vez agradecer lo desejar uma excelente palestra E aí E aí E aí E aí os professores em gostei nos Escuta esse foi tão perfeito Então pois agora a gente vai passar a palavra para que eu possa conduzir a sua palestra você já tá ao vivo aí para todo Brasil abraço boa palestra Boa tarde a todos né com satisfação facilitar nessa parte de hoje compartilhar com vocês obrigado Professor rebert Lima Mais Uma Vez pelo convite né juntamente com Universidade Federal do Ceará em poder contribuir com esse curso de tecnologias digitais na educação da Universidade Federal do Ceará bom eu sobre como mencionado pelo professor hoje e faço parte do núcleo de Excelência em tecnologia sociais e trabalhamos com abordagem ligadas a tecnologias educacionais e empreendedorismo social com foco em impactar positivamente a sociedade e a nossa palestra de hoje não tem como tem marca empreendedorismo social em informática na educação e aí a gente vai falar um pouco sobre a oportunidade de desafio né sobre como empreender socialmente gostaria de parabenizar também a minha colega que não percebeu a professora Carolina Moreira e fez um breve relato sobre é a importância da diversidade da representatividade na educação F nas mulheres não é o que que o mundo inclusive com o que a gente vem estudando bastante sobre o som de restos os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável né Isso me fez lembrar também professora Carolina sobre a senhora falou sobre o quinto desenvolvimento falou sobre o quarto o quarto de SP me fez lembrar também o décimo objetivo né que a redução das desigualdades né que é reduzir as desigualdades dentro dos países e entre os países não basta apenas a gente é reduzir as desigualdades dentro dos países mas também existe uma a igualdade entre os países né sejam os países do Oriente e do ocidente e de todos os continentes bom a nossa agenda de hoje a gente vai fazer algumas reflexões e o que eu tava falando agora há pouco dos olhos nos faz lembrar também uma perspectiva dentro dos Desafios do mundo que a gente precisa chegar e a gente precisa repensar muita coisa gente vai falar um pouco também do ambiente da escola e as competências dos Estudantes falar um pouco do papel do Empreendedor social falar um pouco do empreendedorismo social como um todo do conceito de negócios sociais ou diz o seu Rios né e vem de uma abordagem de Moranguinho nos terminais da Paz falaremos também um pouco sobre informática na educação né então antes mesmo se a gente falar sobre a área educação financeira negócio de ímpar como é que a gente passa positivamente na sociedade é preciso a gente fazer algumas reflexo é E essas reflexões nos dizem respeito Justamente a gente perceber quanto a gente sem sociedade tá hiperconectado a gente passa do mundo e não existia conectividade ao longo do tempo os nativos digitais que a gente tem hoje começa a ser um mundo de tecnologia da informação e comunicação cada vez mais conectado com uma interação e interatividade cada vez maior no entanto a gente tem que fazer na confecção de que a gente ainda tem instituições né que elas são extremamente controláveis né previsíveis luta muito Estado ao mesmo tempo que a gente tem um indivíduo enquanto sociedade extremamente complexo Fora de Controle imprevisível rápido Instagram é como se a gente fosse olhar para um eletrocardiograma onde a gente vive em uma sopinha numa situação Oi Bia estabilidade e começa-se a ser uma instabilidade uma volatilidade muito grande como um eletrocardiograma e de sua vez a gente passa de uma sociedade Industrial um pouco mais controlada com a sociedade do conhecimento onde o indivíduo ele está interconectado muita conectado através das redes sociais através de diversos canais de informação e comunicação tipo sua vez toda essa conectividade e os pais repensar né os últimos acontecimentos acontecimentos esses uma quando se colocam diante de novos contextos novas diante de novas realidades estão situações e que de certa forma vieram aí patar de uma forma nunca Vista pela sociedade né basta lembrar aqui a mudança ela sempre existiu na história da sociedade está no entanto não uma velocidade absurda como que é que a gente tá vendo o e compacto de todo esse coronavírus do convívio desde uma forma muito mais acelerada somente nós enquanto professores enquanto estudante de um se adquirir novas habilidades novos conhecimentos desenvolver novas competências tipo sua vez nos deixou numa situação cada vez mais de repensar aquilo que nós queremos mas quer dizer que se a gente olhar é os estabelecimentos As instituições Será se Elas tiveram de se adequar um mas a gente precisa repensar que a gente sempre vivia numa situação em que a gente sempre ficava postergando postergando e que a gente iria passar parar para planejar pensar e repensar o nosso papel enquanto sujeito na sociedade nós estamos falando em fase de aprendizagem né ao mesmo tempo que não existe receita não existe todos os sonhos milagrosas né E na verdade a gente precisa se perguntar o que é um vamos continuar desenvolvendo nossas competências Será se mudou a forma como a gente desenvolve nossas competências o que de uma hora para outra e muita gente não usava as tecnologias da informação e comunicação não usavam as redes sociais não usaram outras tecnologias digitais tiveram que se adequar e adaptar e começar a usar muito rapidamente em uma velocidade impressionante então a questão Como será o ovo normal responder Mia como é que vai te dar tudo isso isso me faz lembrar teoria do sistema de trás organização a empresa de instituições e quando a gente vivia na sociedade Industrial a gente empresa organização extremamente estática e hoje a gente dá para uma sociedade constituição com as organizações como sistema vida sistema mais vivo esse aqui nós somos e sofremos impacto do meio externo e os sistemas vivos precisam está em movimento em constante aceleração ao mesmo tempo não pensávamos que iríamos estar numa velocidade estamos atualmente mas foi posto dessa forma Então se antes a gente tem uma situação que era a eu e ele a gente passa por uma situação em que somos nós e agora nós estamos dentro do nosso situação que é uma situação de cooperação interdependência entre o sujeito em três cidades entre as pessoas entre de sociedades né então nós estamos falando nós o nós juntos e conectados né a gente tem que lembrar e a gente tinha uma perspectiva do antigo normal bom né uma pergunta que a gente deve fazer é qual será a este normal né esse novo normal não foram logo normal a única coisa que a gente tem certeza e a única resposta provável de como será esse novo normal é que ele será extremamente rápido rápido com a velocidade Estamos vendo e que não imaginava nos dias essa até porque não não tínhamos resposta a gente tem que lembrar que se antes a gente tem uma situação em que alguns abrir os olhos e outros baixavam hoje temos que tá longos de olhos abertos todos de forma conectada a interessante a gente lembrar que nesse novo normal nesse novo fluxo de informações O que determina a ação nada mais é do que agilidade né a cidade ela significa Capítulo informação de formar rápida proceder informação processar essa informação conseguir atualizar operacionalizar e voltar para o cenário pelo qual a gente precisa o atualizar esta informação então agilidade dos frutos de informação que vai determinar o nosso sucesso na educação por isso a capacidade de agir em um tempo ótimo de aprender e reagir no cenário o que vai definir o ótimo não é hierarquia em cenário a gente precisa olhar para o cenário e quando a gente fala olhar para o cenário a gente tem que começar olhar para esse assunto e a gente tem hoje a gente tem que lembrar que de uma sociedade a gente vinha com uma um nível de geração que a gente tinha os baby boomers a gente ia geração x a geração dos meninos a geração z a geração W A alfa ou infinita quantidade de gerações e hoje convivem em ambientes dos mais diversos seja de forma presencial seja de forma remota de forma telepresencial A grande questão é que nós estamos a cada vez mais e é preciso a gente repensar muitas situações em que antes não imaginava e hoje que imaginavam ao mesmo tempo que essa geração se conectam cada vez mais elas interagem cada vez mais e ao mesmo tempo muda a forma como essas gerações elas se conectam entre si muitas vezes estão no mesmo ambiente falando da mesma coisa mas olhando a partir de uma tela de smartphones e outros dispositivos móvel o que nos faz repensar e as gerações também faz e traz o impacto dentro das nossas residências na Quantas vezes a gente já reparou nos restaurantes nos espaços de convívio familiar nos espaços de lazer uma família tradicional brasileira com um casal e duas crianças né interagindo Não olho no olho mas sim hoje interagindo e a partir de tela dismaquinas folha de dispositivos móveis eu tô trazendo essa discussão é para poder a gente fazer uma reflexão em relação aos Desafios que a gente tem no mundo e a conseguir traçar um Panorama sobre o papel do Empreendedor social na sociedade ao mesmo tempo que a gente se depara com situações em que antigamente por assim dizer entre aspas no antigo normal quando a gente tinha um pai e uma mãe de família que voltava para sua residência ela voltava e ficava com seus filhos hoje muitas vezes a gente chega nas nossas residências e a gente se depara numa Terra celular no computador a anda trabalhando criança gente de uma carga horária em que a gente em um ambiente de trabalho hoje o ambiente de trabalho para nossa casa o que dizer de nós professores dos últimos meses e dizer mais precisamente de Março até os dias atuais o quanto o nosso trabalho veio para dentro da nossa casa onde tivemos que adaptar os nossos lares os os espaços de convivência em sala de aula remotas né ao mesmo tempo que a gente se depara com a situação que é uma nova realidade o que é o sub eu não sei se vocês já ouviram falar que Furby é justamente a junção Disney e r esnobar conforme né então é de Nerf com fome significa o ato de ignorar ou deixar conversar com alguém por estar focado no celular né Então esse é um fenômeno que vem acontecendo muito nos últimos anos né E que a gente se depara com uma situação que ela está extremamente fundada né e por sua vez conectada e conectada com as redes sociais mas ao mesmo tempo a gente tem que lembrar que a gente não pode se tornar refém da tecnologia a tecnologia ela tem que ser suporte pelo qual nós e os batom sociedades possamos utilizar como ferramentas de apoio à tomada de decisão ao nosso dia a dia dentro da sala de aula na interação junto com os alunos no processo de ensino-aprendizagem mas não simplesmente ficar refém dela a gente precisa lembrar que parte da sociedade e de para não situação em que muitas vezes fica ligado exclusivamente dentro da tela do celular olhando para a tela do celular ao ponto que a gente se depara com situações de alguns países né que até certo modo quando ele algumas dessas reportagens eu tô colocando no final da imagem toda a imagem que eu coloco aqui para vocês fica disponível hiperlink para que vocês possam é depois explicar o pessoal depois Vai disponibilizar essa palestra para vocês vão poder ficar em casa limpa e conferir cada reportagem dessa né Por exemplo como na Cidade Chinesa que tenha calçada exclusiva para quem anda olhando no celular olha só para que as pessoas possam não o meu celular chama atenção isso não é apenas uma especificidade da China a gente situação em que a Holanda tem a faixa de LED no chão para pedestres viciados em smartphones ao mesmo tempo que a Israel mas explicamente Nutella vive o salão semáforo para quem não tira os olhos do celular que você está interconectado olhando para tela do celular certamente você vai ver essa luz de led no chão e que vai chamar certa forma seu atenção então eu acredito que a gente enquanto a sociedade a gente precisa repensar muitos dos nossos valores e a gente precisa começar agir dentro da perspectiva porque nós enquanto propriedades que precisamos olhar mais para o lado mais para frente e a universidade a forma pela qual nós postamos né interagir nós postamos justamente aproveitar os espaços de aprendizagem na única cidade e aqui nós possamos desenvolver negócios desenvolver ideias entre pesquisadores entre alunos entre professores né A universidade tem vários caminhos vários caminhos que podem podemos utilizar um deles é um núcleo de inovação tecnológica que nos permite né trazer as nossas ideias as nossas soluções naquelas possam ser desenvolvidas no ambiente acadêmico no ambiente escolar né a gente também as incubadoras né então eu acredito muito na perspectiva de que uma ideia de um aluno uma ideia de um professor ela não pode ficar no papel ela precisa ser internalizada ela precisa ser passada adiante né não basta mais a gente achar que o aluno tem que ser o alvo e que o professor é apenas uma peça da engrenagem a gente tem que entender que nós temos p Quais são as Ilhas criativas e críticas em boas ideias na são capazes em dar feedback e que não trazer soluções de baixo custo para nossa realidade para a situação em que estamos presenciando o que nós somos um sistema Vivo e o sistema dele está em constante movimento então nós precisamos começar a fazer com que Nossos amores nossos professores Mas vocês podem perguntar diante de tantas dificuldades que a gente tem sala de aula ainda tem que pensar em fazer com que alunos pensam opções posso sair da sala de aula impactar positivamente na sociedade nós podemos fazer isso que nós também iremos trazer na tarde de hoje algumas situações alguns exemplos alguns cases de sucesso em que estão que está dando certo e que foi impactado positivamente na sociedade não só no nordeste brasileiro não só no Brasil como No resto do mundo bom então uma ideia aflito precisa pegar e fazer aquela carinha feliz e colocar ela para frente e não simplesmente achar que o limite que nos impõe que não colocamos Barreiras não é Como já dizia forte Barreiras responder elas vêm para ser quebradas Então os obstáculos são aquelas coisas que colocam nos nossos caminhos para que nós possamos quebrados para que nós podemos possamos romper então tem muitas vezes é preciso quebrar Barreiras para enxergar novos caminhos então é preciso quebrar Essas barreiras né nem nem que seja necessário o Largo uso esses obstáculos e se nós não conseguimos por lá vamos construir pontos Vamos Construir parcerias Vamos trabalhar com todos os stakeholders possíveis inteiro steakholders de todos os atores que rodeia a escola a universidade os alunos e sua vez aqui e eu estou todo mundo que envolve a escola então se não conseguir um sofrer nesse lá daremos um jeito é uma forma de outra nós precisamos estar motivados a querer construir um cenário diferente do que aquele que nós estamos esses muros como está como estavam falando agora ou eles podem ser até áudios É mas não autossuficiente um professor não posso romper diante de tantas dificuldades o que só educação consegue mudar essa realidade só educação para fazer com que um aluno realmente conseguir enxergar do Norte de forma diferente né e por sua vez esses muros quantas vezes nós professores esticamos as mangas arregaçamos os braços e conseguimos quebrar Essas barreiras diante de tantas dificuldades que a gente Deus nem dá uma mudança ela perpassa pela gente não basta simplesmente a gente achar que não pode mais ver ouvir falar precisamos falar e ainda mais nos últimos acontecimentos que estamos investir anos iniciantes não sou amiga de mundo atualmente a nível de Brasil a religiosidade das nossas os locais onde nós vivemos né então é preciso a gente repensar muita coisa e é por isso que eu trago para você em uma perspectiva de negócios sociais né Estou show business do empreendedorismo social como um vetor de conhecimento uma forma pela qual os tamos implementar soluções inovadoras com soluções que de fato estejam auto-sustentáveis mas que possa impactar positivamente a sociedade com foco sempre voltado à sustentabilidade ambiental com a sustentabilidade financeira e quando a gente tá falando sustentabilidade financeira é a gente desenvolver estratégias e soluções de mercado que nos possibilite nos tornarmos financeiramente sustentáveis a gente não tá falando aqui do lucro aferição de Lucas que tá falando e condições financeiras para impactar positivamente e na base da pirâmide a gente tá falando do empreendedorismo social e do Empreendedor social enquanto agente de mudança com a missão social que busca justamente as novas oportunidades ideias que possam ser duradouras e sustentáveis e socialmente e ambientalmente e economicamente visando como eu falei agora o alto impacto social o empreendedor social e a temática da aula dele de hoje que é justamente a pessoa com ideias criativas e inovadoras capazes de provocar transformações ou uma Impacto social e eu vou trazer daqui a pouco alguns exemplos diversos empreendedores sociais que tem impactado positivamente na sociedade e no ambiente então o suco não é o único objetivo mais próximos são necessárias para que nós não possamos depender de doações e nem e ajuda governamental eu vou explicar um pouco mais à frente o que significa Exatamente isso mas para isso a gente precisa entender a diferença entre o empreendedorismo Empresarial a responsabilidade social empresarial o empreendedorismo social para que vocês possam entender e na tarde de hoje eu vou explicar os outros dois mas um foco no empreendedor social aonde a gente tem uma perspectiva de uma visão mais individual mais individual com pacíficas quando a gente pega o lado mais tradicional de empreendedorismo onde a gente tem uma perspectiva de produção de bens e serviços de único foco é o mercado parcerias lucro o que nós estamos falando sobre empreendedorismo social para impactar positivamente a educação brasileira é mais pensarmos em produzir bens e serviços para a comunidade local e Global com foco e buscar soluções vejam bem para os problemas sociais e as necessidades da comunidade e da sociedade principalmente principalmente para quem trabalha e quem vive na base da pirâmide para as pessoas menos privilegiadas do nosso país e nós um país com uma diversidade impressionante o que dizer do nordeste brasileiro o adversidade EA desigualdade que a gente tem aqui no nosso nos nossos status então ele Visa justamente resgatar pessoas em situação de risco social e promover as e gerar capital social inclusão e emancipação social é esse o papel do empreendedorismo social e o papel do Empreendedor os quais as soluções justamente para que possa impactar E para isso nós temos alguns modelos e parte que ele pode ser por sua vez voltado com o valor combate compartilhado e sua empresas privadas que não enxergam logo com o único valor a ser gerado bom e que por sua vez né penso em soluções capazes de criar e reverter problemas sociais a gente negócios inclusivos e o foco é criar produtos e serviços para promover inclusão social EA gente tem o que eu considero uma vertente É Uma Mente interessante que são os negócios sociais que por sua vez existe a perspectiva de distribuição de dividendos ou com distribuição de dividendos né eu aturo dentro de uma perspectiva que a visão de mohammad yunus que são justamente as que a Justamente a precisão dos países emergen Mohamed de ônibus para quem não lembra é o criador do grameen bem em Bangladesh e Prêmio Nobel da Paz Vejam Só ele é prêmio Nobel da Posse juntamente com grande B um conceito de Economia Onde conseguiu tirar da base da pirâmide inversa as pessoas em vulnerabilidade social e que por sua vez ele traz a perspectiva de que é possível Oi gente empoderar as pessoas na base da pirâmide é possível a gente desenvolver a ideia é esse soluções financeiramente viáveis para impactar a sociedade então é preciso e é o que eu venho trazer aqui algumas oportunidades e desafios para que nós enquanto professores possamos trazer esses desafios para dentro da sala de aula mas isso poderia lhe perguntar mas nós já temos tantos desafios muitas vezes a escola não consegue o diversas variáveis que existem conseguir por exemplo passar o conteúdo de matemática de português por diversos fatores o que dizer desenvolver soluções voltadas para impactar na sociedade Será se não é uma forma pela qual a gente pode repensar o papel em sala de aula e para isso a gente traz o empreendedorismo social em informática na educação diante da perspectiva de alguma aqui na Espanha são seis dimensões muito bem trabalhada pela por vir né que Visa a gente é tão empreendedorismo e educação em uma proposta que exige justamente Novos Valores papéis tempos e espaços saberes e vivências né então que por sua vez a gente traz a comunidade ficou lá que é preciso conectar o mostrar De que forma a gente pode trazer se saberes essas vivências é justamente dentro de uma perspectiva de mobilização da comunidade escolar promovendo uma reflexão sobre os papéis de cada um na escola seja o aluno seja o papel do professor a diretora supervisora a merendeira o pai a mãe a sociedade a região e criar um espaço de escuta e participação para que todos possam ser ouvidas o vírus justamente mapeando as práticas de empreendedorismo social que existem voltados para educação nas escolas próximas não tiver nas escolas próximas e na nossa cidade no nosso estado nosso país e se não tiver vamos procurar fora e tentar adaptar né então nós precisamos desenvolver nossa capacidade de aprender a aprender aprender parece é quase que um trocadilho mas eu que dizia Peter senge a quinta disciplina quando ele disse que nós enquanto enquanto sujeitos do conhecimento nós precisamos desenvolver essa capacidade de aprender a aprender a todo momento aprender e reaprender desaprender e aprender novamente então preciso a gente fortalecer os conselhos escolares construindo uma relação de confiança e trazer na Perspectiva da terra e tonalidade a gente reconheceu nosso território né e nos fazem presente como agente de transformação né fazendo Justamente a criação do ponto de conexão do currículo como território trazer toda a perspectiva da regionalidade o que já vem sendo feito em passa o nosso país fazer um mapeamento desse território reconhecendo que são as pessoas que atuam sobre território e nós aqui em Alagoas daqui a pouco vou dar um exemplo tivemos temos diversas pessoas que conseguem é trazer o contexto da regionalidade do território e não então fora da sala de aula mas são lindas líderes comunitários são pessoas que estão próximas das escolas que muitas vezes os pais escutam que os estudantes escutam né e que por sua vez precisam ser trazer para a sala de aula precisa traseiro dentro do território e é justamente isso que a gente precisa identificar a experiência significativa para que os estudantes possam se identificar eles precisam olhar para o outro precisa olhar horas não tá mais em 1534 que a gente tinha as nossas capitanias hereditárias ali e que não olhava nos para fora nós precisamos olhar para fora e depois olharmos para dentro e trazer essas experiências então é trazer dentro do contexto do currículo como todo a nova perspectiva de atitudes e competências que pô o conhecimento de habilidades precisam ser trazidas com enfoques e tentar mostrar uma perspectiva de é possível empreender positivamente na sociedade é precisa a gente conectar o currículo com as emendas as demandas individuais muitas vezes por sua vez esse salão zíper conectado então seus smartphones mas eles não se identificam o conteúdo muitas vezes está porque a gente dá em sala de aula logicamente que não são todas as áreas das mas a gente precisa por exemplo trazer perspectiva do empreendedorismo social a gente tentar conectar de alguma forma de outras situações as adversidades que a gente tem na nossa região construindo itinerários formativos de alinhados ao eixo dos Estudantes de forma estrutural e a gente precisa justamente comunicar uma proposta de forma clara e objetiva os jovens nós precisamos sair enquanto sujeitos descemos no nível do aluno dizer sim como é que você aprende como é que você quer aprender como é que você tá escutando esse conhecimento né então tipo sua vez a gente precisa conectar o empreendedorismo social as nossas práticas pedagógica o que na verdade muitas vezes boa parte dos professores já fazem sistematizando e compartilhando boas práticas pedagógicas desenvolver uma sequência didática é conectado justamente o currículo e tem altas expectativas promovendo Justamente a participação de desafios né Quantas vezes a gente tem a perspectiva da gamificação já tivemos diversas aulas aqui no curso de tecnologias digitais na educação aqui na Federal do Ceará e vários professores já mostraram como é que a verificação um ambiente significados conseguem possibilitam que os alunos interajam mais né inclusive e é gratuita daqui a pouco iremos dar alguns exemplos de plataformas adaptativas que utilizam o conceito de gamificação e por sua vez está acessível a boa parte dos Estudantes né então o que dizer da formação de professores né onde a gente traz toda uma perspectiva de formação profissional mas nós temos professores capacitados nesse país nós precisamos cada vez mais valorizar simular vivências e trocas de experiências inovadoras ao mesmo tempo que a gente diz a reforma lá muita coisa ao mesmo tempo que a gente precisa construir aumento de apoio para o processo avaliativo promovendo justamente uma formação e possa fazer justamente uma avaliação a partir de pequenas entregas a gente pode desenvolver uma avaliação em que o aluno ele posta fazer pequenas entregas e a gente avaliar de forma processual fazer com envolver e com que os estudantes eles passe desse processo avaliativo né hoje a gente está tão na moda das cinco estrelinhas né tem dentro dos ambientes é um elemento de games ficar são e que muitas vezes os nativos digitais os nossos alunos entender os nativos digitais são os alunos que nasceram na era da tecnologia da informação e comunicação né E que tem por exemplo de 10 12 anos para cá que nasceram justamente numa época e conectada sim Marcelo também muitos alunos de boa parte da sociedade vive à margem nessa tecnologia digital né então ao mesmo tempo em que a gente quando Traz essa perspectiva de desenvolver novas soluções e trazer para dentro da escola a possibilidade de a gente juntamente com o nosso currículo juntamente com as nossas disciplinas A gente poder fazer com que o aluno ele possa pegar determinado assunto determinada disciplina a Sally forma inovadora e que forma ele pode impactar a sociedade os conceitos que ele vem sala de aula isso é fantástico ao mesmo tempo a gente se pergunta diante de tantas distrações que a gente tem hoje de redes sociais e tecnologia da informação e comunicação da conversa que a gente tem paralela como é que a gente consegue integrar tudo isso para dentro da sala de aula e a grande pergunta é uma teu foco em uma era de extrema distração que muitas vezes os alunos conversavam em sala de aula O que é natural Nós também conversamos nos ossos ambientes sociais o que dizer agora com a tecnologia com as redes sociais e que valores muitas vezes não era hoje dispositivos móveis para dentro de sala de aula e se a gente tinha um aluno conversando entre interagindo hoje tem o aluno conversando de lado e conversando com as dentro das redes sociais para mundo né então que forma a gente pode entrar com integral De que forma a gente pode pensar em modelos de negócios para se dizer que possa impactar positivamente na sociedade então a gente faz o reflexão e a gente traz alguns exemplos que a gente consegue trazer da sala de aula para a realidade Essa é uma turma minha seminário de seminário em tecnologia espaciais em que a gente traz a perspectiva do contexto da informática na educação em e a gente pega os estudantes a gente leva leva uma comunidade específica de Maceió a comunidade pela qual a gente leva para quem é da região Nordeste para quem de Alagoas ou Mais especificamente bem mais cedo de Maceió conhece que é a favela Ltda da região da Lagoa das Lagoas que a gente tem aqui é o bairro do vejam para quem lembra é a rede é o bairro onde fizeram o papódromo né é o espaço Quando o Papa veio rezar a missa aqui em Maceió ou Papa João Paulo então a gente e os alunos em sala de aula possam ter um contato com a teoria e eu acredito muito na perspectiva de que os alunos eles precisam ter o contato com a realidade social para que daí eles possam desenvolver competências para querer ele impactar positivamente na sociedade eu sou o que tá da direita para esquerda aqui no vídeo de vocês eu sou o terceiro e do lado quem tá comigo eu Carlos Jorge Carlos Jorge é um dos maiores empreendedores sociais se conhece no Brasil ele é um cara que vende pela acelerada pelo grupo de Jorge Paulo Lima pela Fundação é gerando falcões do Edu Lyra é para quem anda região Sudeste conhece muito bem mais do Lira que é da gerando falcões então ele ele tem de tornar o bairro pelo bairro mais empreendedor do Brasil de Alagoas e tipo sua vez ele faz isso donde dentro de uma escola pública E aí e plantando a sementinha onde começou com quatro estudantes 40 Hoje ele impacta diretamente o assento de estudante e por sua vez impacta indiretamente imagem duas mil famílias porque ele traz não só o aluno né onde ele também traz toda a questão da comunidade escolar traz toda a perspectiva de regionalidade e territorialidade ele consegue envolver e fazer com que o estudante ele não esteja na rua que ele esteja dentro da escola onde ele possa desenvolver e participar das oficinas quando ele possa por ele possa pensar e agir como empreendedor social buscando soluções inovadoras e que para isso a gente tem o suporte das tecnologias da informação e comunicação e todo o aparato das Ferramentas tecnológicas para este tipo sua vez quando a gente leva a existência de estudantes eles acham que vão apenas visitar as escolas do bairro do Geisel achando que simplesmente vão ver os alunos e nas oficinas trabalhando nos computadores os tablets celulares nas oficinas também de dança e diverte onde que na verdade eles vão espelho inseridos dentro de um contexto de uma realidade que eles não imaginavam e eles vão para dentro da favela eles vão para dentro da comunidade e eles começam a enxergar a triste realidade que vive boa parte da sociedade e que por sua vez é interessante que Principalmente as mulheres e vão com a gente e que são mães era esse é interessante que a gente fica e gravar um depoimento antes de ir para a comunidade e quando entra e a impressionante atingir o nome dela ao sair e ao se deparar com uma situação de crianças que tinham a idade e tem a idade dos filhos dela o equipo sua vez elas pensam poderia ser meu filho poderia ser nessa situação então a gente mostra essa realidade para que eles possam pensar repensar enquanto indivíduos na sociedade e aí a gente volta para sala de aula e por sua vez eles vão pensar em soluções estratégias de negócios que possam impactar positivamente aquela região então a gente entrevista à comunidade de entrevista as pessoas esse evento pergunta o que é que mais seria necessário para melhorar a condição de vida que você a e pizzaria montar como uma das últimas semanas Eu precisaria melhorar o meu laboratório de informática onde eu tivesse condições de ter computadores conectados à rede de internet onde a gente tivesse por exemplo uma empresa uma impressora de prototipagem uma cortadora a laser laser que a gente pudesse importar os nossos protótipos do dessa imprimir a impressora 3D né e diversas outras situações que eles precisam até mesmo alimento né então que a gente faz a gente volta para a sala de aula eles pensam em soluções promovem e utilize eu tô no Curso em que partia de administração de empresas e partes é de tecnologias então a gente agrega as duas situações onde os alunos vão utilizar toda a concepção teórica que eles aprenderam os pulsos e eles vão justamente fomentar soluções para que possa ou consegui aquela demanda da comunidade Ou posso gritar fazer a interação entre o empresário que pode impactar naquela região mas a gente faz com que os alunos realmente se burro Então aqui estão alguns o x alguns banner de de situações e de algumas apresentações que os alunos programaram devem ajudar o projeto manda ver né então traga sua doação e contribua com o projeto Honda Z e a outra é papo manda ver e quem participa sou eu fazendo dentro de um contexto os alunos trazendo a realidade o carro Jorge que é o idealizador do do mandar ver traseiro do sonho a transformação então a gente mostra a realidade a gente passa a gente faz com que o avançar na sala de aula vaga para comunidade e consiga fazer toda essa interação Então aqui estão algumas algumas imagens você podem ver né de atores que vivem Essa realidade e contribuíram para essa realidade aqui alguns alunos até o centro a gente tem outro empresário né que abraçou a ideia abraçou a solução Aqui tá um momento onde a gente vem trazer algumas das doações alguns equipamentos comprados ou eu juntamente com alguns alunos né o na gente vai trazer na escola e é uma alegria quando a gente chega a gente já vem trabalhando há aproximadamente três anos com o grupo nesta numa interessante e pegando esse contexto ainda a gente traz alguma em tons é que também da sala de aula para o mercado né a gente traçar uma das estátuas que foram desenvolvidas em sala de aula é a do zero ou de posto de 20 estudantes não só de graduação como no ensino médio e Ensino Fundamental a desenvolver na verdade não é desenvolver é eles traçaram um sonho e eles têm e a do zero possibilita com alguns parceiros estratégicos que esse sonho seja realizado né seja a partir de doações seja a partir de impacto do nosso modelo de negócio que envolve É algumas algumas empresas algumas universidades e agente possibilita fazer com que o anúncio do zero até reconhecer e realizar o sonho que não almeja a gente tem a LC Brasil fairies né Essa é uma aceleradora de ideias para universitários para estudantes do ensino médio que surgiu a partir da em conversas com estudantes também da universidade é surgiu a partir de sala de aula com Lucas like e e com o Guilherme Marques São é filhos de empreendedores que já vem pastando na sociedade Alagoana e que por sua vez é pensaram e repensar enquanto de vida na sociedade enquanto a gente pode por exemplo e desenvolver potencializar onde a gente pode ser uma hélice de desenvolvimento de novas ideias então é potencializar as ideias de estudantes que querem impactar positivamente a isso ensina a viver com segurança ou empreendimento que surgiu a partir do momento de dificuldade e foi justamente da pandemia onde onde se juntou com alguns professores e alguns alunos Onde poderia oferecer ao gel e aos 70 a um custo mínimo e na maioria das vezes gratuito para pessoas de comunidades que não tinham condições de pagar em alguns professores aqui alunos que desenvolveram desenvolver uma ideia então é da sala de aula para um impacto é a gente trazendo soluções que possam impactar a gente a Guido intermediação de entrega e não é especificamente da área de informática na educação nós praticamente da área de educação mas entenda que todos os nossos modelos de negócios eles existam voltados e direcionados para o impacto social Adidas intermediação de entrega por exemplo é um modelo extremamente complexo que utiliza o conceito de Bill Gates e que por sua vez utilizam as pessoas da base da pirâmide utilizam os motoqueiros que que não tem o emprego fixo muito e muitas vezes estão na comunidade a fazer Justamente a intermediação de entrega e que por sua vez a gente possa militar o pequeno eo médio empresário principalmente o microempreendedor individual que não tem muito dinheiro mas que tem como impactar positivamente na sociedade Oi gente faz com que ele tenha um canal digital onde ele tem um Marketplace digital onde possibilitar com que ele possa vender os materiais deles produtos deles né e uma forma extremamente profissional com integração de pagamento com integração de entregas de mercadorias ou seja o microempreendedor individual muitas vezes aquele profissional que tá lá na ponta que tá lá por exemplo mais inteira que tá no bairro e de uma comunidade lagunar aqui em Maceió ou em qualquer outra região do Brasil Flamengo no nordeste que temos muitas Lagoas e com algumas Lagoas que tem Muitas comunidades que vivem artesanato e por sua vez não tem como e não tenho um canal de distribuição Então nós pegamos as pessoas da base da pirâmide e profissionalizando um negócio dela fazendo na venda um pagamento e uma entrega né então fazendo tô integração relação a isso e também a justamente com alunos que a gente consegue fazer isso compra o hino da sala de aula para a comunidade impactado positivamente na sociedade e aí Mais especificamente na área de informática na educação nós temos os empreendedores sociais que muitas vezes vocês devem ter ja visualizado e não lembro vocês podem ver que boa parte dos países onde vocês navegam tem o símbolo Zinho que é o símbolo Zinho de libras né que é o símbolo Zinho assim em que é o tradutor de libras e clica ali passa o mouse e você vai conseguir traduzir para linguagem de sinais Então esse que vocês estão vendo na tela é o Hugo rental que foi eleito o melhor aplicativo social do planeta né em Dubai por esses três jovens que saíram também ideias inovadoras né são três estudantes de computação Na verdade dois de computação e um de arquitetura onde foi da sala de aula para o mercado para impactar na sociedade então eles conseguem fazer tradução de bom né tradução do português para a língua de sinais é uma ferramenta fantástica que vocês podem entrar inclusive na sala de aula de vocês podem colocar nos porcos e vocês fazer transmissão então imagine o quanto os alunos a gente não tem sala de aula e a gente não consegue se comunicar com eles eu me deparei com uma situação com uma aluna que no semestre passado não sabia falar porque tinham determinada deficiência e que por sua vez me fez refletir o meu papel enquanto Professor eu sair da sala de aula e fui procurar um curso de libras tem matrícula com cilindro e depois foi integrar a ferramenta a gente tá o que eu já conhecia a reparou que foi juntamente com o meu tutuca vou apresentar daqui a pouco foi fruto da Minha tese de doutorado em negócios de impacto social onde eu fiz um trabalho com Chap de informática na educação no Brasil Mais especificamente em Alagoas então eles daqui recebendo a premiação bom e que por sua vez eles receberam um convite milionário naquela região do país Ele tava em Dubai e não aceitaram eles esperam nós precisamos voltar o nosso país para Alagoas e precisamos impactar a onde vivemos hoje eles são conhecidos como Google das mãos Hoje ele consegue fazer toda a tradição é acelerado pelo Google é uma empresa que vem vem passando positivamente a sociedade e que surgiu de uma oportunidade de um desafio de sala de aula né um motivado por um professor e com alunos extremamente engajado né e tomou uma proporção impressionante né onde começou com um desafio de fazer um bonequinho interagir fazendo linguagem C tradução de sinais né E quanto o desafio para o impacto social então eles se depararam com uma situação que era muito mais do que um desafio tecnológico o e Cinco Um Desafio de impactar a sociedade e depois depoimentos de alunos e mães de alunos que entram em contato por exemplo para dizer que a forma como os filhos interagiam até mesmo com a família nas reuniões aqui no Nordeste é para quem vive nessa região sabe muito bem que nós costumamos nos reunir no final de semana com a família para nós estar lembrarmos para poder fazer aquele churrasquinho e para brincar e as crianças estão lá então imagine depoimento de pais né que entraram em contato com a gente sol e dizendo que a forma com os filhos e os primos interagiram interagem agora é diferente hoje a criança aqui não não ouvia hoje ao centro dessa pessoas que não conseguem se comunicar depoimento de mães que entre em contato e de professores principalmente tipo de contato do como autoestima daquele aluno melhorou como as nossas aqueles alunos melhoraram o que o professor e ele tá dentro da sala de aula solução redor e conseguiu interagir com a linguagem de sinais ser algo impressionante é um exemplo que a gente traz da minha terra que Alagoas Maceió outro exemplo que o professor regra se conhece muito bem quem é o meu tutor que é uma plataforma adaptativa que utiliza elementos significação para estudantes de ensino médio e o a lição a lição social deles é impactar positivamente e mudar a realidade Brasileira de educação pública São empreendedores sociais também professores e trabalham com alunos né E que vem impactar positivamente na sociedade todas essas horas que a gente vai trazer oportunidades e desafios que começaram a sala de aula e conseguiram chegar no mercado e continue empatando na sociedade acho que da esquerda que cês tão vendo aí o Professor Henrique Bittencourt já falou aqui no curso para vocês amigo do professor rebert Lima né E nós vem já conversamos bastante diversos para a educação e aí eu trago aqui uma reflexão que a gente traz muitas vezes disse que não tem condições de empreender a gente não tem condições de pensar novas soluções mas ouvi certa vez ou um pasto uma palestra em que e para dizer o seguinte muitas vezes disse que não tem dinheiro para empreender mas a gente pegar muitas vezes o celular que a gente tem de três quatro cinco mil reagir na bolsa e vender a gente está com a forma consegue começar um negócio mas eu preciso desapegar aí me chama atenção uma imagem como essa e foi no carnaval de São Paulo dando passado se eu não me engano por isso o Ricardo Amorim e quando entende ou não é um problema é uma oportunidade de deu um pequeno pedaço de papel higiênico nascido em Coelho público de um carnaval é atitude visão foi o que ele precisou para dar o primeiro passo muitos não teriam coragem outros teriam vergonha o e aqueles que não teriam nem coragem e nem vergonha mas sim uma desculpa pronta para continuar a não fazer absolutamente nada para mudar a sua própria realidade né então imagine muitas vezes em ambiente de aglomeração de carnaval de festas populares brasileiras aqui no Nordeste a gente tem muitas assim como no Brasil que é bem diverso né esse cidadão vendendo um pedaço de papel higiênico no banheiro químico em uma manifestação popular e cultural brasileira né extremamente empreendedor né mas foi lá ele mostrou seu valor ele vem lá mostrar o quanto ele pode sim fazer diferença e o que nos movem o que me move é o impacto né onde nós eu falei agora há pouco antes da gente ter uma perspectiva de que era eu e eles nós e eles hoje somos nós nós juntos e conectados impacto e a sociedade impactando positivamente então a reflexão que eu faço hoje é Já sei que é difícil já era difícil né a nossa prática a nossa actividade docente Mas eu acredito que é possível simples a gente olhar diferente a gente pensar em soluções a gente ouvir os alunos trazer os alunos para que eles possam trazer os seus anseios e pensar em soluções inovadoras para que possa impactar a sociedade positivamente nós temos alunos extremamente conectados hiperconectado Por incrível que pareça aquele exemplo que o dedo aquela comunidade aqui em Maceió apesar de ser uma comunidade extremamente pobre extremamente carente a gente vê diversos crianças com celular com smartphone na mão e interagindo com o mundo interagindo com a sociedade então por que não a gente conseguir fazer com que esses essas crianças esses jovens esses universitários não posso desenvolver soluções ideias inovadoras alinhada à educação para que a gente possa impactar positivamente na sociedade eu fico por hoje aqui e a pouco eu acho que vão abrir para perguntas para perguntas meu muito obrigado pela sua atenção hoje aqui estão os meus contatos não só o pessoal ir para você poderá derrubar gmail.com assim como o meu e-mail institucional da Universidade Federal de Alagoas e vice a roupa fraca Quanto falta. Br E eu agradeço mais uma vez o convite do professor Ewerton Lima cortar aqui na tarde de hoje compartilhando conhecimento com vocês e aprendendo no dia de hoje pegar professor Wilson e tem cor Parabéns pela a palestra e exposição a um pouco sobre empreendedorismo sobre inovação mas também nos motivou deu coragem para empreender dá um salário da educação mas também em outros Campos sociais eu quero agradecer ao professor Y Bittencourt lá excelente palestra Quero convidar o agora para dar uma passadinha rápida aqui no auditório virtual do Chevette e bota a professora Carolina Moreira também está aí a gente tava chegando ao final de mais uma palestra sobre Ciência Educação e Tecnologia agora são 16:17 mas já tivemos mais de 22 mil visualizações quase 5.000 curtidas as duas palestras de hoje nesse momento ainda mais de 3.500 professores e educadores de todo o Brasil nos acompanhem Muito obrigado pela presença e participação de vocês estão em o aumento do tablet notebook do celular na Smart TV e que acompanham essa palestra sobre diversidade sobre empreendedorismo sobre inovação e sobre representatividade do campo da educação da ciência e da tecnologia mas não Vimos a primeira palestrante e foi a professora Carolina Moreira e o segundo palestrante para pessoa Y Bittencourt Esses foram os nossos dois professores palestrantes da tarde de hoje estamos chegando no nosso terceiro e último bloco mas antes disso eu gostaria de compartilhar com vocês a mais de 10 mil imagens fotos de professores educadores pesquisadores de todo o Brasil estão nesses últimos meses nessas últimas semanas nos acompanhando das aulas às sextas e aos e o já ultrapassamos mais de 1 milhão e 800 mil visualizações nesse canal do YouTube por mais de 50 palestras e cursos desde o início da pandemia até os dias de hoje nós pretendemos manter a oferta de cursos de extensão de pós-graduação e nível de aperfeiçoamento e especialização aberto a professores educadores técnicos de instituições públicas e privadas de todo o Brasil todos os nossos cursos são gratuitos vinculados à provedoria de extensão da Universidade Federal do Ceará em parceria com secretarias municipais e estaduais assim como também com universidades todos os nossos palestrantes são voluntários e todas as aulas vocês devem realizar a inscrição assim como também e da lista de frequência já está embaixo na descrição desse vídeo no YouTube envia a sua foto faça sua selfie e participe do nosso álbum virtual nós temos também um canal o telegram com mais de 10 mil educadores você pode participar também e receber informações exclusivas dos nossos cursos e palestras o link está aqui embaixo na descrição desse vídeo no YouTube para acesso a esse canal e atualmente está temos mais de 300 do WhatsApp também gerenciado pela nossa equipe técnica para o envio das informações sobre os cursos e as palestras em relação ao curso de tecnologias digitais na educação Essa é a vigésima sexta aula nós temos quatro avaliações randômicas de múltipla escolha e personalizada para cada curso e as avaliações são referentes as aulas e as Lajes dos conteúdos do mês de setembro outubro novembro e dezembro como vocês estão vendo aí na tela nós já realizamos a primeira avaliação para mais de 30 mil professores que fizeram a primeira atividade avaliativa tivemos também avaliação de recuperação para quem quer melhorar a sua nota na avaliação um e as notas ainda estão disponíveis você pode realizar a sua avaliação e nesse momento avaliação dois o as lives dos conteúdos dos professores palestrantes no mês de outubro elas estão disponíveis avaliação 2 já está disponível no site do curso em breve nós já temos mais de 20 mil professores que já fizeram avaliação 2 em breve nós estaremos divulgando as nossas avaliação 3 eu cai lá no final do mês novembro e avaliação 4 será realizada no mês de dezembro nós prendemos até o final de dezembro e início de Janeiro divulgar todas as médias e a lista dos aprovados Lembrando que são quatro avaliações elas valem de 0 a 10 pontos na média final das quatro avaliações em alcançar média 7 de acordo com a resolução da provedoria de extensão da Universidade Federal do Ceará terá direito ao certificado total de com Prudente bom dados avisos finais Eu quero convidar para subir aqui novamente ao palco virtual a professora Carolina Moreira e o professor Y de pegou as nossas pro nosso último bloco para o serramento da palestra de hoje conforme está previsto no nosso roteiro nesse momento eu vou passar a palavra E a Luísa Moreira que recebeu algumas perguntas após a sua palestra acompanhou o chat para Que ela possa comentar responder alguns dos comentários professores e também trazer as suas considerações finais da nossa tarde de hoje eu agradeço obrigado a herberth Mais Uma Vez pelo convite e eu tô bem feliz digital lado de professores renomados e importantes na área né Eu dei uma passadinha pelo pelo chat e agora agradeço muitos comentários bastante elogios eu fico que fiquei bem feliz a e eu selecionei alguns aqui eu até anotei a e começando pelo comentário de Ana Lúcia ela falou perguntou como que ela poderia participar do Brasil A simtek contribuí então atualmente a gente tá organizando é a nossa ideia a gente vai trabalhando faz um ano Mas a gente divulgou para o público em maio desse ano é não teria a anemia mas a gente se sente o seguro em compartilhar aí agora então a gente tá trabalhando né no desenvolvimento da ideia mas acompanhar a gente pelas redes sociais do Brasília sintec e pelo site Brasília sem tag.com a já é um grande apoio e na sequência de vocês logo vão ficar sabendo também das novas ações para 2021 a Lucimara da Cruz perguntou também sobre Como apoiar as meninas a ter interesse na área Infelizmente o Brasil é vivenciar que ele está atuando mais no ensino superior a né com a faixa etária l de 17 anos para quem tá saindo do ensino superior informação do curso técnico também a gente Contemple a faixa etária do ensino médio né ah o público infantil A gente não consegue ainda tua porque querendo ou não ser para vocês a gente a empresa mas eu deixo de sugestão vocês acompanharam o trabalho do um detalhe que é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação SBC e tem vários materiais e recursos para apoiar vocês em iniciativas com menina a principalmente dali do Ensino Fundamental aí eles também tem algumas atitudes a iniciativas desculpa com o ensino médio e um terceiro também que eu achei que era interessante da Sônia ela perguntou como que poderia melhorar a representatividade com os alunos e que nem eu comentei Eu acho que é por meio da educação e por meio do conhecimento é um compartilhar casos de sucesso compartilhar que existem aonde conseguir informação que existem oportunidades diferentes né E como conseguir essas oportunidades mostrar que a educação é importante né E que ela você tem que ser uma pessoa tem conhecimento que tem educação né e se não tem como a importância dela porque a partir do momento que a gente tem conhecimento dessa ah e tem um cuidado com ela eu acho que já é bem benéfico e eu acredito também acompanhando o trabalho o professor aí vissem compartilham vários a iniciativas né e eu acho que você tem conhecimento disso também aquece o coração eu fiquei bem feliz de ver todos os exemplos que ele trouxe ele de casos que estão atuando né E querendo ou não também a gente busca por um Brasil mais igualitário né bom eu acredito que esse professor Herbert seria essas que eu te dei uma olhada no chat por muita eu não consegui acompanhar todas É muita gente interagindo né E agradeço bastante o espero ter contribuído com vocês e ia meu canal meu e-mail meu pessoal tem WhatsApp também né pode entrar em contato que a gente vai vai dar um apoio aí para vocês Ligar Professora Carolina Moreira parabéns pela sua exposição a expectativa de organização das mulheres no campo da educação e da tecnologia você que é uma jovem pesquisadora certamente será uma grande professora e uma grande pesquisadora ao longo da sua carreira Muito obrigado pela sua participação pela palestra pela atenção junto aos nossos professores ou responder os aí relação ao chat nesse momento então eu quero convidar nosso segundo palestrante de hoje acabou de sair aqui no palco virtual deu tempo rapidinho te dar uma passada no chat eu quero convidar uma pessoa idos em para fazer algum comentário e não precisou do cheque ao longo dessa tarde dos professores responder alguma pergunta e também trazer as suas considerações finais eu posso batalhar mais uma vez é a Bete Extra Carolina nossos ou fins boa como você falou ainda agora acabei de sair acabei de falar sobre volatilidade sobre esse mundo tão complexo e tão rápido assim como nosso Chefe aqui tá rápido de uma forma extremamente interessante né que para pegar algumas perguntas aqui né mais isso é bom eu tava fazendo um lugar aqui enxerga Hebert tira cumprimentar aqui a Silvana né de Coruripe Alagoas Silvânia é daqui de Coruripe Alagoas uma cidade fantástica maravilhosa com praias belíssimas quem puder visite né eu peguei aqui uma algumas perguntas Earth Carol da peça e Brandão na verdade ela disse que está compactada e o quanto é importante a gente pensar né em profissões inovadoras para sala de aula mas a glícia eu já fiz uma pergunta aqui me Como manter o foco em uma era de distrações né Realmente Como manter o foco não era de distrações eu queria que nós enquanto professores poderíamos pensar justamente pelo conselho que eu gosto de utilizar bastante que é um conceito que foi desenvolvido de gestão da qualidade total né que é muito praticado empregado nos Estados Unidos no Japão desculpe no Japão que é o programa 5S né o programa 5S dentro dos seus cinco princípios eu vou falar apenas o primeiro que a justamente o princípio de utilização o princípio de utilização dos seguintes só colocar em cima da mesa o nosso amb ou no nosso ambiente de trabalho apenas aquilo que nós formos usar e para fazer aquela atividade específica ligamos que o estudante esteja se preparando para a prova ou estudando determinado assunto que o professor passou em sala de aula bom se ele mantém o celular do lado e começa a apitar com as diversas mensagens que sobem das redes sociais é impossível de se concentrar apesar de ser um arquivo digital para acostumada com diversas ilustrações e ouvindo música ela e no texto é fazendo outra coisa mas não consegue se concentrar totalmente dá um dia que o princípio de utilização a gente iria evidenciar a cada vez mais e colocar em cima da mesa em cima do nosso do que o que a gente fosse fazer e o que fosse utilizar não dá para querer estudar o jeito nenhum livro tá com celular do lado perdendo a todo momento então acredito muito da perspectiva de a gente ter foco Qual é o foco e Qual é o objetivo de determinada ação que a gente tá fazendo e se a estudar Vamos estudar e a interagir nas redes sociais interagem então é um olhar para dentro é a gente começar a se enxergar enquanto pessoa enquanto sujeito Z Olha eu preciso confessar que eu preciso ter foco só que a gente vive no ambiente de extrema volatilidade de extrema incerteza nossa sociedade que está cada vez mais ansiosa né vários estudiosos estudiosos mostram que existe os benefícios e os malefícios em relação às tecnologias da informação e comunicação eu acredito que eu prefiro olhar para os benefícios mas que a gente tente usar de forma comedida é basicamente isso eu não consegui pegar outras perguntas aqui Professor Herbert que ela tá muito rápido aqui no chefe né então eu acredito que a gente enquanto pesquisador enquanto o professor né enquanto é profissional e educador a gente a abandonar aquela gambiarra digital ou digital não é que é para na verdade nos tempos atuais a gente Precisou se adaptar começando fazer algumas gambiarras como a gente costuma dizer aqui no Nordeste mas acho que agora a gente olhar aprender e aprender desaprender o que não deu certo e tentar é dentro de novo uma nova realidade desse tão normal agora a gente realmente eu me acho que daqui a pouco tudo isso vou pegar professor Wilson sem brigar por responder às perguntas Obrigado também pela sua participação da Tarde de hoje professores em é um professor-pesquisador a referência na área de empreendedorismo social e tecnologia Educacional o grande amigo aqui eu tenho grande apreço admiração um grande respeito pelo seu trabalho pela sua pesquisa e pelas suas iniciativas no campo social nesse momento então para encerrar Eu quero convidar a professora é a minha Professor Y para se despedirem da plateia o público juntamente com todos os nossos professores e educadores do chat quero agradecer a presença também de vocês que nos acompanharam em mais essa tarde de sábado agora 16:32 foram 2:30 de Live onde nós tivemos a oportunidade de ouvir a professora Carolina Moreira e o professor ipcem Bittencourt é muito obrigado pela presença de todos vocês educadores professores técnicos e gestores participe no finalzinho da nossa Vibe no chat fazendo comentário de como foram as duas aulas de hoje assinando a lista de frequência e já está aqui o link disponível michetti informe também a sua cidade seu município seu estado e acesse a descrição desse vídeo onde você vai encontrar os slides da professora Carolina os slides do professor y e também os contatos de meios redes sociais da elegantes time artigos ou leituras complementares que eles quiser enviar para nossa equipe técnica nós disponibilizaremos tudo aqui nesse mente essa palestra fica gravada a partir das 20 horas são tão de três horas nós iremos finalizar OS Prime o clube ficará gravada tanta palestra como também as participações de vocês tiveram um chat ao longo da próxima semana muitos professores e educadores irão assistir essa palestra Por que não puderam estar na sexta e o sábado no período da tarde não tem problema a lista de frequência continua disponível e como Chevette tá fechado vocês podem escrever aqui embaixo dúvidas comentários questionamentos Dos comentários desse vídeo aqui no YouTube Não esqueça de realizar a avaliação da atividade 2 do custo de já está disponível e o link também aqui embaixo na descrição desse vídeo no YouTube Muito obrigado a todos um ótimo final de sábado um bom final de semana e até a próxima sexta e o próximo sábado centro de 14 às 17 Olá meu nome é ainda te Lima Eu sou professor da Universidade Federal do Ceará atualmente estou com secretário de educação do município de Sobral e tive a honra EA alegria de mediar as duas palestras de hoje bom final de semana e até a próxima semana e [Música] E aí E aí E aí [Música] E aí E aí E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí E aí E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí E aí E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí E aí E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí

#Empreendedorismo #social #Diversidade #Representatividade #Educação