Fechamento de bimestre: como fazer? | Maura Visita

By | 11/05/2025



Maura Barbosa, consultora pedagógica da revista Gestão Escolar, visita a escola EMEIEF José Ribeiro da Silva, em Cruzeiro …

Fechamento de bimestre: como fazer? | Maura Visita/a>

[Música] [Música] Olá sou Maura Barbosa consultora pedagógica da revista gestão escolar hoje visito a escola municipal José Ribeiro da Silva no município de Cruzeiro São Paulo a escola José Ribeiro da Silva pediu ajuda da Maura para fazer com que os dados obtidos no fechamento de bimestre ajudassem no desempenho dos alunos resultado da aprendizagem das não estava bom em 2011 apenas 22% delas tinham desempenho adequado antes de tratar da aprendizagem Maura sugeriu entender o tipo de dado que a escola obtinha Cida como é que vocês vão fazendo o fechamento do bimestre eu elaborei uma ficha avaliativa do segundo ao nono tem todos os descritores de língua portuguesa matemática essa ficha avaliativa é individual vem de aluno por aluno porque daí o professor tem uma noção de quantos alunos estão com dificuldade em tal descritor e quantos alunos estão com dificuldade porque daí tem uma uma tabela de dupla entrada além da ficha a gente vê também a as provas né que eles dão a gente faz uma devolutiva eu acho que juntando tudo isso fecha o o bimestre E como que você vai acompanhando o levantar a essa elaboração das atividades com as professoras se você acompanha você faz isso no planejamento e também vai pra sala de aula ajudar as professores como que é esse seu acompanhamento eu tenho eu tenho visitado bem pouco as salas eu visito a sala uma vez por mês cada um eu acho que aí tá a minha grande dificuldade é colocar o foco na prática dos professores e lá fiz o levantamento Fiz todo o levantamento e depois ir lá junto ver como como que tá sendo para eu poder dar devolutiva da Prática eu acho que nisso eu fico devendo a coordenadora Cida conseguiu fazer com que as professoras levantassem uma grande quantidade de dados sobre o desempenho dos alunos ela achava que o grande problema era a falta de observação em sala mas a Maura chamou atenção para Outro fator faltavam outros dados além do desempenho dos alunos era hora de obter mais informações que também podiam ter sua parcela de responsabilidade nas dificuldades das [Música] crianças quando a gente olha Olha a quantidade de dias letivos previstos para o bimestre quantos dias letivos estavam previstos e quantos dias de fato houve aula quantos dias os meninos saíram mais cedo que foram dispensado ou por falta da merenda ou por falta do professor ou porque faleceu alguém né aqui na na na redondeza a outra questão eh o professor faltou quantas vezes no mês durante esses letivos nós tivemos o professor titular da sala e quantos dias nós tivemos O Professor Substituto que sabemos que tem uma diferenç e isso influencia também no desenvolvimento da aprendizagem dos meninos todas essas são variáveis que precisam também ser analisadas quando a gente olha pro resultado da aprendizagem do menino com essa intervenção a Maura chamou a atenção para aspectos da gestão que também influem no desempenho das turmas quantos dias letivos estavam previstos para o bimestre quantas horas os alunos estavam de fato tendo aula quantos dias os alunos foram dispensados mais cedo Quantos dias o professor faltou houve festividades Resumindo a aprendizagem vai além do desempenho do aluno a ideia da Maura foi ajudar a tirar o foco de que os alunos são os grandes culpados pelo mau resultado analisar as variáveis de gestão ajuda a identificar outras fontes de dificuldades de aprendizagem e a mudar o discurso de culpa para de respons abilidade Isso significa que cada membro da comunidade escolar diretor coordenador Professor pais e alunos é responsável por um aspecto no processo de ensino e aprendizagem em seguida a Maura continuou a conversa para saber o que efetivamente a escola fazia com os dados coletados como é que você faz essa discussão vocês Du logo depois fechou lá olhou olhou a ficha viu as as habilidades viu fez um levantamento da sala tem 20 alunos 20% avançaram 30% estão lá que precisando de maior avanço como é que você traz esta discussão para a gestão na verdade a gente não faz essa discussão né Cátia de pedagógica não faça-se as informações mas assim como vamos trabalhar essas coisas a informação da Cida deu uma pista para a Maura era preciso investir no bom uso dos dados coletados ela dividiu a conversa em duas partes primeiro tratou de um plano de para a formação dos professores depois abordou um plano para a própria gestão Maura começou a conversa sobre o plano de ação problematizando o que já era feito na escola o plano colocava a responsabilidade do desempenho dos alunos nas crianças e na família todo plano de ação ele tem uma tem lá o que nós som fazer né quais a quem é da responsabilidade de quem né quem são os responsáveis pel desenvolvimento daquelas ações nesse caso aqui o que eu eu tô podendo ver aqui que na verdade ele tá tudo na mão do aluno Vamos só pensar aqui ó leitura escrita por exemplo do alfabeto porque esse aqui é de uma classe de alfabetização como prestar atenção e estudar mais né porque isso que é pro aluno quando Ah no terceiro e quarto bimestre tá dando colocando a questão de um prazo né de uma do no tempo e quem que vai ajudar tá vai ajudar a professora vai ajudar a mãe e vai ajudar os colegas e quando vê ajuda a gente vê aqui que tá uma solicitação imensa com a família se a gente volta lá no projeto político pedagógico e na caracterização desta comunidade será que a gente vai assegurar que esses pais de fato vão poder ajudar os meninos ou a coordenação vai poder fazer um trabalho com as professoras para que elas possam ajudar esses meninos a avançarem na sua leitura né e que de fato onde é que esses meninos estão sentindo dificuldade na leitura né na é na interpretação é na discussão dos textos como é que a gente vai discutindo o planejamento das sequências de atividade para que o menino possa avançar então na reunião pedagógica eu devo tá pensando aqui com elas é aqui com elas já levantando as atividades já pensando nas intervenções secia das n sequências para que de fato e até ajudando antecipando com as professoras Quais são as intervenções que nós vamos poder fazer e até de você às vezes participar de uma atividade junto com elas você fez análise aqui ó do segundo B você fez uma análise de aluno por aluno você aqui depois você agrupou as dificuldades né Por grupo você fez você tem aqui uns agora para esses dados aqui de fato provocar o avanço na aprendizagem dos meninos você vai fazer um plano de ação de formação dos professores formação se é leitura Que tipo de leitura leitura feita pelo professor então eu tenho lá dois duas reuniões pedagógicas por exemplo vejo a pauta tal separo eh se é uma roda de leitura né eu vou trabalhar a leitura em todos os é aí com com uma intencionalidade também de fazer a formação dos professores para que eles tenham cada vez mais condições de fazer de realizar intervenções que provoque o avanço dos meninos a intervenção da Maura ajudou a SIDA a ver que o problema não era apenas a falta de observação mas também a falta dos chamados observáveis Ou seja a Quais aspectos a coordenadora deveria prestar atenção ao entrar em sala Sida percebeu que ter uma pauta de observação para as entradas em sala era fundamental para formação da equipe docente essa fala sua também me ajudou a ver assim ao entrar na sala o que observar É né me ajudou também para para ter esse olhar porque só eu tendo esse olhar eu consigo fazer esse levantamento das é porque precisa ter foco porque quando você fechou o bimestre você já detectou o que que os meninos precisam Quais são as dificuldades do menino então quando você vai PR vai pra prática Então você começa a ter foco na sua observação depois de tratar de formação dos professores Mauro abordou um plano de ação para a gestão né pensando nessa nossa conversa e pensando nesses 244 alunos O que que é essa conversa eh ela contribuiu para você enquanto gestora então contribuiu bastante para que eu pudesse rever algumas coisas que eu já fazia e algumas coisas que eu ainda preciso fazer como foi falado pela pela própria Cida nós temos que voltar a estar a nos reunirmos porque tem temos coisas a a fazer temos planos que temos que fazer que não Távamos fazendo por questão do achava que não tinha tempo mas não dá temos que voltar nos reunir porque tem muito trabalho a ser feito e ser reformulado é então quando você fala assim ah eu é uma sugestão né porque a gente sempre pensar que a gente precisa fazer uma organização do tempo né Precisa ter um cronograma né de reuniões então se eu tenho reuniões por exemplo da tomar uma decisão juntas nós vamos nos reunir é na segunda-feira para pensar a semana né É porque ela vai lá pensar e a SIDA vai tá de acordo com a semana passada com todo o desenvolvimento do trabalho com aquilo que você também foi anotando porque coisas que eu preciso conversar com a SIDA né Então como que a gente se organiza a semana então fazendo um cronograma definindo religiosamente que aquele dia não é dia de falar ai hoje não dá é né então é cumprir o né Precisa cumprir o cronograma e também eu acho que tem uma questão que é da do tratamento profissional pras pessoas quando a gente marca a reunião que a gente tem horário a gente tem o espaço a gente tem a pauta a gente define o que vai discutir a gente tá dando um tratamento profissional as pessoas são profissionais não vai fazer reunião do pé do Corredor sabe eu acho que são a esses procedimentos e essas atitudes que são de profissionais a gente também tem um outro eixo né que a gente que é a Constituição de uma equipe colaborativa não dá para construir uma equipe colaborativa se a gente não tiver plano de ação porque as pessoas precisam saber do que que ela responsável Qual é a parte que lhe cabe dentro deste cenário para que a pra gente de fato dar visibilidade à aprendizagem dos meninos e a outra questão outro eixo que é fundamental é a articulação com a comunidade como é que ela se dá quem está a serviço de quem né E como é que a gente vai eh eh sinalizando paraa Nossa comunidade tanto interna quanto externa o nosso trabalho o nosso compromisso além de se preocupar com a formação dos professores a dupla gestora precisa cuidar de todos os outros aspectos da escola para fazer isso é preciso se reunir periodicamente para discutir o que está acontecendo o que ainda necessário fazer em relação à gestão de tempo e materiais integrar todos os funcionários e se articular com a comunidade Resumindo nessa visita a escola José Ribeiro da Silva a Maura destacou diversos aspectos para realizar o fechamento de bimestre e melhorar o desempenho dos alunos inicialmente é preciso realizar um diagnóstico da aprendizagem da turma alguns pontos são essenciais Quais são as dificuldades dos alunos Quais são as responsabilidades de cada pessoa envolvida no processo de ensino e aprendizagem foram incluídas as variáveis de gestão que impactam a aprendizagem o diagnóstico não pode ficar só na conversa precisa se transformar em ações para os professores e gestores entre as ações que devem ser realizadas estão as seguintes trabalhar as principais dificuldades das crianças nas reuniões de Formação criar uma pauta de observação para o trabalho em sala de aula dividir as responsabilidades no processo de ensino na aprendizagem entre gestores professores pais e alunos neste ponto ninguém deve receber a culpa mas a responsabilidade criar uma cultura de reuniões para discutir o que está [Música] acontecendo tud [Música] deção

#Fechamento #bimestre #como #fazer #Maura #Visita