FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – PREFEITURA DE MARICÁ-RJ

By | 01/05/2025



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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – PREFEITURA DE MARICÁ-RJ/a>

Fala meu povo boa noite boa noite estamos ao vivo aqui no YouTube do espaço pedagógico e hoje Live para a Prefeitura de Maricá e hoje uma transmissão simultânea para os canais espaço pedagógico e mentorar pedagogia com o professor Johnny Chaves está aqui na área com a gente Professor Johnny Boa noite John Boa noite galera boa noite Professor Paulo boa noite galera do espaço pedagógico galera do mentor zar porque hoje é em dose dupla né Paulo a gente tá atendendo e falando com todo mundo ao mesmo tempo uma experiência interessante né que acho que eu não me recordo da gente ter feito isso muitas vezes e e parar de dividir né A galera tá aqui se concentrando para se preparar para esse concurso de Maricá aprender muita informação aí que pode servir pro seu concurso também e se estamos em dois lugares ao mesmo tempo pessoal é o milagre o milagre da tecnologia o milagre da tecnologia isso pelo milagre da tecnologia estamos em dois lugares ao mesmo tempo estamos no espaço pedagógico e estamos no mentorar pedagogia nós contamos com seu compartilhamento com o seu like na transmissão é muito importante Inclusive essa é a forma que você pode usar para contribuir com o nosso trabalho nós vamos começar nossa abordagem de hoje nós vamos trabalhar fundamentos da educação vários temas relacionados a fundamentos da educação são temas que estão presentes no edital da Prefeitura de Maricá no Rio de Janeiro no entanto são temáticas que abarcam aí outros editais no Brasil tá então você que está estudando para outros concursos da educação que não seja em no Rio de Janeiro na Prefeitura de Maricá fique aqui na aula Venha para a aula porque esse conteúdo também serve para você ele é válido para você o material da nossa aula ele está disponível na descrição aqui do vídeo eh o professor o professor John já vai projetar os slides dele aí ele vai começar a a resolução das questões né Nós vamos fazer um bloco alternado aqui cada um responde duas questões até finalizar Todo o material mas antes do professor J começar eh a resolução aqui eu quero convidar vocês para um evento que ocorrerá amanhã no meu canal no YouTube do espaço pedagógico que é a maratona de língua portuguesa para concursos o professor Iano Rodrigo amanhã na maratona vai trabalhar as 40 questões mais cobradas de língua portuguesa o material desta aula dessa maratona só será enviado para quem quer participar da aula inclusive já foi enviado paraa galera que se inscreveu e preencheu o formulário o material já foi enviado eu eu comentei ontem que eu só vou enviar o material para quem quer passar então amanhã o público vai ser o público que vai ser aprovado então você que quer ser aprovado que quer ter acesso esse material inscreva-se gratuitamente nesse evento de amanhã E aí eu passo a palavra para o professor Johnny Chaves inclusive professor do Rio de Janeiro né ele conhece aí todos os paran aí do concurso de Maricá né e ele vai dialogar com a gente aqui ensinar vocês com esse fundamento da educação e estamos junto aqui para ajudar vocês a gabaritar na prova é contigo Johnny É isso aí galera Professor Paulo entregou aí para que eu pudesse comandar né daqui então se liguem no seguinte banca do concurso de Maricá só fazer uma contextualização né porque a grande maioria que vai assistir esse vídeo aqui está focado aí no concurso de Maricá né então é um município daqui do do Rio de Janeiro muito próximo da praia né o salário é bem bem atrativo né os salários de nível médio r$ 6 6.000 mais ou menos e de nível superior 9.000 e pouquinho beleza Johnny você falou sobre os salários Ok a região tem lá o ônibus transporte público né gratuito né o vermelhinho lá que ele cham eh tem várias atrações uma uma região que tem crescido bastante pela qualidade de vida que proporciona aos seus moradores então um município que tem condições de trabalho razoáveis boas é muito além daquilo que a gente encontra por aí mas para passar no concurso de Maricá você precisa conhecer o seu inimigo né que no caso aqui é a sua inimiga a bac é a banca da uf Universidade Federal Fluminense essa banca tem uma perspectiva muito acadêmica ao trazer as suas questões eu vou mostrar isso para vocês aqui conforme eu for corrigindo as nossas questões uma banca que tem um viés academicista né uma abordagem muito da Perspectiva da inclusão da diversidade então isso vai te dando um caminho um Horizonte n para entender que é por esse por esse mote né que a banca vai eh montar su as questões Johnny é uma banca difícil não não considero essa banca uma banca difícil vou mostrar para vocês que ela ela apresenta questões inclusive eh muito óbvias quando você conhece o macete dessa banca né eu vi que tem uma galera aí comentando que nós somos os profetas pedagógicos enfim os mestres pedagógicos então assim Preste Atenção se você está atento está atenta nesse sentido aí ao que a gente vai falar todas as ações importantes serão dadas e você vai com certeza perceber n que os macetes vão fazer diferença na hora da sua prova beleza simbora lá você que é do canal espaço pedagógico tá chegando por aqui né pela primeira vez n Então fique ligado nisso aí tá bom porque de alguma forma de alguma forma esse conteúdo aqui ele vai ser produtivo para que você passe nessa prova Ok então se você ainda não nos segue no Instagram Faça isso agora esse Essas são as nossas redes sociais aqui tá bom tanto mentorar no Instagram tanto mentorar no YouTube Assim como no site que a gente tem também tem lá um conteúdo bem interessante é só digitar mentorar fácil fácil mentorar com z e aí você começa a seguir as nossas redes sociais Lembrando que até o final da nossa aula a gente vai mostrar aqui o nosso site como que ele tem vários materiais gratuitos que vão te ajudar para esse concurso da banca kac banca de Maricá como para outros concursos ok pessoal então a gente vai mostrar isso aqui para vocês lembrando que também essa aula ela faz parte da semana aquecimento Maricá então a gente já teve aqui no canal do mentorar na segunda-feira as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de pedagogia na terça-feira ontem fiz uma aula específica das das questões de LDB e suas atualizações tá E e hoje a gente faz essa aula simultânea aqui com correções de questões amanhã a gente continua né com a semana de aquecimento do mentor isar vai ser sobre a política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva tá vai ser a nossa aula aqui e na sexta-feira a gente vai fazer uma live desbancando a banca coseac desbancando a coseac entregando tudo de Premonição Lembrando que você que ainda não tem o material dessa aula você vai clicar no link que foi colocado aqui n Professor Paulo já viabilizou aí esse link vai te permitir acessar as questões que vão ser trabalhadas aqui Cuidado para não se perder porque a gente vai trabalhar as questões Primeiro as minhas no meu bloco duas questões depois a gente vai alternar e o professor Paulo vai corrigir as questões dele ok banca coseac vamos lá vamos resolver as questões aqui ó primeira questão diz assim vem comigo ó questão de 2023 OP perí questão de 2023 olha aqui você deve tá corrigindo uma questão muito antiga Não Banca recente banca de provas recentes aí diz assim e aí você vai aprendendo com as questões mesmo você não vai fazer esse concurso de mar se você tiver assiso essa aula aqui qualquer concurso o planejamento é um processo de racionalização Ok organização e coordenação então a gente já pode dizer que o planejamento é um processo de racionalização de organização e de coordenação dação docente então planejar é rock planejar é rock decora isso aqui planejar é rock racionalização organização e coordenação se você quiser decorar um pouquinho mais ó planejar é rocad rocad Poxa J essa expressão sobre planejamento é técnica minom Mônica planejar é rocade ou seja racionalização organização coordenação da ação docente então planejar é rocad gente Às vezes você na hora da prova você não lembra do que o professor explicou aqui você lembra da técnica Mônica da musiquinha que a gente canta então eu gosto sempre de frisar dessa forma Tá bom então o plano o plano já é apresentação sistematizada e justificado dessas decisões então o plano nada mais é do que uma materialização do planejamento ok Você tem uma uma meta você tem um planejamento de emagrecer 20 20 kg no ano vamos supor que seja isso tua meta qual vai ser eh o plano Ah eu vou correr todos os dias pelo menos uma hora em jejum e vou cortar os carboidratos à noite beleza então é um plano você tá materializando isso na receita ali no plano de atividades para eh físicas o teu plano ali tá bom então no no que diz respeito ao planejamento da ação pedagógica também o plano é essa materialização n das decisões eh a relativamente à ação realizar assim sendo no processo de planejamento há que se considerar pelo menos três níveis isso aqui foca foca em mim aqui eu vou ficar grande aqui para você entender Olha só isso aqui sempre cai na sua prova é carta marcada toda vez que tem uma questão sobre planejamento vai cair uma questão sobre esses níveis de abrangência do plano plano de escola plano de ensino plano de aula e ainda vou falar um pouco mais Vou estender um pouco mais e já vou dar uma Premonição que quando você pegar a prova de Maricá você vai olhar e vai falar assim nossa bem que o John falou isso naquela aula lá tá bom de fundamentos da educação Então dentro dos níveis também denominado Como projeto político pedagógico Então a gente tem aqui o nosso plano da escola tá o plano da escola a gente tem lá plano da escola plano de ensino e o plano de aula perceba que ele tá fazendo um funil olha aqui o funil o plano da escola tá num plano maior um nível de abrangência maior e aí você tem o plano didático de ensino que é aquele chama de de ensino e tem o plano de aula o plano de aula é aquilo que você vai fazer dentro de 45 minutos ou dentro de uma aula ali de 1 hora 2 horas enfim é um algo mais eh curto prazo tá já o plano de ensino é uma estruturação né um conjunto de um monte de aula eu vou considerar aquele conteúdo sendo trabalhado entenderam então por exemplo na aula de tendência Vamos considerar de tendência para vocês teram uma ideia as tendências liberais né todas elas ali vão fazer parte de um plano didático de ensino né que vão dar as tendências liberais Ok e todas essas tendências Assim como as progressistas são do bloco de tendências então é mais ou menos isso para vocês terem uma lógica e a gente pode trazer isso pro plano da da sala de aula também vamos à questão documento específico que contém aão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre isso aqui não tem a ver com o projeto político pedagógico isso aqui não tem nada a ver é primeiro que tá trazando de objetivos e tarefas do trabalho docente tá falando da da da daquilo que envolve didático de ensino Então não é ele tá te confundindo ele já apresentou os três e o aluno desatenta acho que é e pum escorregou Então essa daqui não é vamos ver aqui letra e vamos começar debaixo documento que organiza um conjunto de matérias lembra o que eu falei que temos um nível funil aqui ó né três níveis aqui esse é organisa conjunto de matérias que vão ser ensinadas desenvolvidos nemuma escola isso aqui também tá no campo do didático de ensino também não é a nossa resposta instrumento que contém os conteúdos a ser desenvolvidos pelo professor em uma aula aqui é o nosso plano de aula gente isso aqui é muito muito muito fácil quando você entende a banca vai cobrar isso ela vai murar essa história toda Tô vendo que a galera tá todo mundo respondendo um letra b então vamos ver se vocês estão acertando mesmo instrumento mais elaborado que subdivide por unidades sequenciais contendo objetivos específicos conteúdos e metodologias O projeto político pedagógico não apresenta objetivos específicos conteúdos metodologia isso aí tem a ver com didático de ensino ou plano de escola ou plano de de aula o plano de ou ppp ele é isso aqui que está prev letra B documento mais global que expressa as orientações Gerais ditos sintetizam em nenhum momento aqui ele disse que apresenta objetivo n que apresenta eh conteúdo metodologia é é uma é uma visão política por isso é projeto político pedagógico então eu tenho uma visão polí í conectada a ideia pedagógica daquela escola e conectada ao plano didático de ensino Beleza tranquilinho sim embora então você vai receber uma ligação do Futuro isso vai cair na sua prova aqui você vai entender esse conteúdo olha aqui planejamento Educacional a banca costuma cobrar isso aqui então você vai fazer o seguinte essa imagem aqui vai garantir a sua prova para garantir a sua nota Então faz um print aí agora e marca a gente vai lá vou fazer um tempo aqui para você marcar enquanto você você faz o print eu vou beber minha água Vai lá se você não fez esse print vai perder esse conteúdo aqui vai perder essa informação beleza dentro dos níveis de ensino a gente tem lá o planejamento escolar que seria o ppp aqui que a gente acabou de ver né então o planejamento Global da escola que envolve tudo aquilo que a gente acabou de mencionar a partir de Libano nessa imagem aqui se eu tenho Plan da escola aí eu posso montar o currículo dessa escola por isso que no nível de abrangência o currículo vem depois tá então o currículo el é o processo tomada de decisão sobre aquele sobre aquela dinâmica da escola sobre aquela ideia do planejamento escolar tá então você pode depois ler isso com calma dentro dessa eh subdivisão você chega ao planejamento de ensino Alguns chamam planejamento didático de ensino a Célia aidit é uma autora também no campo da educação né que tem um livro famosíssimo aí n didática ele ela também traz Ness nessa perspectiva cada autor vai chamar de uma outra forma mas basicamente ele cham disso aqui já o planejamento de ensino ele é o processo de decisão sobre uma atuação concreta do professor esse planejamento de ensino ele se divide em curso unidade e aula tá também tem essa divisão que a gente vai mostrar daqui a pouquinho para vocês e no nível mais estratosférico o nível lá de correspondente ali a nível nacional estadual Municipal a documentação da secretaria a DB pne a gente tá falando do planejamento Educacional então o nível de maior abrangência planejamento Educacional E assim a gente vai descendo gente eu acabei de entregar pelo menos duas questões de qualquer prova quando envolve o planejamento Educacional essa questão aqui essa imagem ela entrega tudo que você precisa tá bom E aí a cit vai dividir aquele planejamento didático de ensino como eu disse nessa divisão aqui ó olha aqui a divisão planejamento Educacional maior planejamento da escola que a gente também sabe que é o nosso ppp aqui ok que é a visão Global da escola lá que a gente acabou de ver na questão depois a gente tem o planejamento do currículo que eu havia mencionado e por fim o planejamento didático de ensino que se divide em curso unidade e aula tá vamos resolver o número dois Espero que você tenha gostado aí aprendeu a questão né vou resolver esse essa minha última questão desse primeiro bloco aqui para passar pro professor Paulo que tá aqui nos Bastidores Lembrando que essa transmissão é uma transmissão simultânea tanto né para o canal do mentorar como o canal do Professor Paulo pessoal tá perguntando se vai ficar gravado gente para ficar gravado A gente tem que bater uma meta a gente vai tem que subir isso aí todo mundo curtir comentar n então a gente tá vendo aí que tem pouca gente curtindo comentando Vamos mandar pro pessoal que vai fazer concurso de Maricá né é importante também você ajudar e é a forma de você retribuir o nosso trabalho aqui tá bom banca de 2018 Ok banca coseac concurso 2018 diz assim a realização dej é uma possibilidade de escolha metodológica aqui tá falando de didática tá didática interdisciplinalidade tá trazendo isso aqui também ó o Fábio já tá até dando resposta aí e nos anos iniciais ele apresenta aqui o contexto sobre a atuação docente perceba que essa banca ela coloca lá no seu edital eh ação docente didática não tem exatamente didática mas tem ação docente Então pode aparecer nesse nesse nesse gancho aí tá no meio desse guarda-chuva Então a partir dessa ideia de atuação docente é correto afirmar o qu Professor deve se preocupar principalmente com a investigação científica é tem aí tudo bem né os projetos não devem Desenvolver atividades relacionadas à leitura escrita ele ainda apresenta aqui educação infantil ensino anos iniciais anos iniciais do Ensino Fundamental como que não gente aqui já tem uma dica essa banca ela não tem criatividade para fazer questões difíceis os distratores são normalmente vem aqui comigo na imagem grande que eu vou falar uma coisa para vocês palavras de cunho forte e excludente palavras de cunho forte e excludente não apenas exceto sem independe Ok incorreto alguma coisa no sentido de negação forte ou excludente é o distrator da sua prova aquilo que vai a bananada né vai descascar ali na bananada para você pum escorregar vamos lá vamos ver a letra B A gente já sabe que a letra A não é a letra B diz o seguinte planejar e executar todas as atividades planejadas para cada etapa do projeto sem flexibilizar Para incorporar as contribuições do estudantes gente como que eu vou fazer uma um projeto com os meus estudantes e não vou flexibilizar isso Para incorporar as contribuições do Estudante Claro que não isso aqui não né acompanhar sem intervir nas ó perceberam que elas não tem a banca não tem Muita criatividade ela trabalha com 100 com não vocês vão ver que tem um apenas então isso já é uma maldade já é uma maldade para vocês tá aí sem intervir nas Produções escritas do estudantes para que construam de forma significativa os seus conhecimentos não tem que fazer uma intervenção uma intervenção obviamente no sentido de potencializar né Essa essa forma significativa de de se ter o conhecimento a letra D diz assim ser mediador ser mediador sendo apoio constante para ampliar os saberes os saberes que circulam na turma percebam o seguinte essa questão aqui é um contraditório da letra C porque na outra diz ali que é sem intervir nas Produções para que construa e na outra diz que é ser mediador para ampliar os saberes então obviamente que a nossa resposta é com certeza aí a letra D tá E aí o professor Paulo daqui a pouco vai chamar vai aparecer aqui para resolver as questões as duas primeiras questões dele propor sempre o tema pois só assim será possível garantir a ampliação dos saber ver estudantes propor sempre forte excludente muito generalista a gente já tá entendendo o perfil dessa banca vai fazer a prova de maricar grava o que eu tô dizendo aqui que vai dar certo tá bom E aí diz que só assim será possível garantir a ampliação não né cara isso aqui é muito falso então a número dois a gente tem como resposta letra dedado Professor Paulo está com você para pegar aí o bloco das duas questões da lembrando gente que o caderno de questões tá aí disponível para vocês Professor Paulo vai assumir agora aqui para responder as duas questões dele beleza gente vai lá Professor Paulo tá contigo Vamos lá gente vamos agora para as questões do meu bloco eu vou responder aqui algumas questões com vocês eh todas da banca coac né E aí como o professor j já adiantou pessoal eh essa banca as questões elas não são eh difíceis tá são são questões tranquilas com muita atenção né você vai conseguindo identificar o erro da questão Então vamos lá para a primeira questão aqui do meu bloco ao se conceber o erro como fonte de virtude na aprendizagem escolar contribuindo para a formação do Sucesso do Aluno por quê eh nós temos aqui a perspectiva do erro como fonte de aprendizagem então ao se conceber o erro como fonte de virtude da aprendizagem escolar contribui-se para formação do Sucesso do Aluno por quê vamos aqui identificar por quê Então qual a importância do erro ou qual o papel do erro no processo de aprendizagem né então o erro o papel do erro no processo de aprendizagem eh aprendizagem limita-se a assimilação de conteúdos definidos pelos padrões escolares e os erros apenas comprovam que o aluno não aprendeu o que deveria ter aprendido afirmativa errada por dois motivos primeiro em afirmar que a aprendizagem está limitada a assimilação de conteúdos é definidos pela Escola além dos conteúdos previstos na no currículo por exemplo eh outros elementos são passíveis de aprender não somente conteúdos em si então está errado por afirmar que a aprendizagem limita-se a assimilação de conteúdos o segundo erro está em afirmar que os erros apenas comprovam que o aluno não aprendeu o que deveria ter aprendido nessa perspectiva do erro como fonte de aprendizagem o erro é justamente um elemento que ajuda a identificar como aluno como sujeito está se apropriando eh do do do objeto do conhecimento portanto a afirmativa está incorreta letra B sobre o erro ele serve positivamente de ponto de partida para o avanço na medida em que é compreendido e identificado e sua compreensão é o passo fundamental para sua superação correto perfeito sem dúvida os conteúdos devem estar centrados no treinamento para resolver questões e portanto o erro do aluno demonstra apenas que ele não estudou suficientemente numa perspectiva tradicional sim mas nessa perspectiva que considera o erro como fonte de aprendizagem não letra D avaliação da aprendizagem deve ser considerada como uma prática seletiva então a prática eh avaliação deve ser excludente não né de modo que se possam classificar os alunos em bem e mal posicionados a avaliação estará a serviço da classificação da rotulação afirmativa incorreta letra e o eu evidencia que o aluno fracassou e valorizá-lo faz com que o educando não consiga formar valores sobre o certo e errado e se desinteresse pela aprendizagem afirmativa incorreta na Perspectiva adot o erro ele é fonte de aprendizagem tomemos como exemplo é a teoria da psicogênese da língua escrita que é a teoria de Emília Ferreiro de Emília Ferreiro a a teoria da psicogênese da língua escrita ela nos ajuda a entender como a criança se apropria do sistema de escrita alfabética vamos supor que você pede pra criança escrever a palavra casa você sabe você sabe que casa se escreve dessa forma e aí a criança ela escreve casa da seguinte forma olha só ela escreve casa sim ou escreve casa eh assim ou escreve assim casa dessa forma numa perspectiva né numa perspectiva tradicional de educação né isso aqui estaria o quê errado né isso aqui está isso aqui é errado porque errou E se o aluno Errou é porque não aprendeu mas no campo por exemplo da teoria da psicogênese da língua escrita que explica como a criança se apropria do sistema de escrita alfabética esse erro aqui esse erro Na verdade eu coloco entreas porque não é um erro esse erro ele é fonte de aprendizagem por quê Porque esse essa forma da criança escrever ela revela que ela está se apropriando do sistema de escrita alfabética Em que sentido nesse primeiro exemplo ela já compreende que para se escrever se utiliza letras e nesse contexto aqui ela escreve uma letra para representar cada sílaba que por sua vez são letras que possuem valor sonoro por isso afirmar que a criança quando escreve casa dessa forma está na hipótese silábica da escrita e silábica com valor sonoro né da mesma forma nesse segundo exemplo então o erro nessa perspectiva eh adotada da questão ele é fonte de aprendizagem perfeito o erro é fonte de aprendizagem vamos para a segunda questão uma questão de 2023 e que por sua vez uma questão muito fácil mesmo em relação ao projeto político pedagógico até aqui eu pergunto Vocês estão entendendo vocês estão compreendendo o conteúdo tá ficando Claro para vocês dê esse retorno aí pra gente dê esse feedback pra gente aqui agora se vocês estão entendendo eh o conteúdo se estão apropriando das questões o material da aula peguem aí no chat tá bom está fixado aqui no chat da aula o nosso material baixa o material e acompanh aa com material gente detalhe Olha só como nós estamos fazendo uma transmissão sim ân para os dois canais aí eu peço aí a sua moral a sua moral dá essa moral pra gente na verdade né olha só que tal você assistir ao mesmo tempo mentorar e o espaço pedagógico juntos para alavancar aqui eh o número de pessoas ao vivo nos dois canais e para impulsionar o conteúdo no mentorar também e aqui no espaço pedagógico assiste nos dois se você tiver no computador deixa uma aba silenciada e a outra não e aí a gente vai formar vai fortalecer o trabalho também do mentorar pedagogia e aqui do espaço pedagógico faz isso dá certinho Tá bom dá certinho Tá certo vamos lá para a próxima Questão questão de número de número dois agora Questão dois Cadê a tela a minha tela sumiu não é possível que sumiu está aqui a minha tela pronto Questão dois vai trabalhar aqui sobre projeto político pedagógico bem tranquila olha segundo Padilha eh pensar o planejamento acional e em particular o planejamento visando o projeto político-pedagógico da escola é essencialmente exercitar nossa capacidade de tomar decisões coletivamente para o autor esse planejamento não é tarefa fácil e exige um esforço coletivo um sistema de de comunicação efetivo atribuição de papéis definição de princípios e estratégias concretas portanto devem estar previstos no projeto político pedagógico da escola antes de falar antes de responder a questão vamos aqui pensar o projeto político pedagógico o ppp ele se encaixa em qual nível do planejamento eh em educação ele é considerado como sendo o plano da escola também chamado de projeto educativo né então ele é um nível de planejamento eh a nível da instituição escolar o ppp ele possui uma previsão legal ou seja a lei diz que ele Deve existir qual é a lei o artigo 12 o artigo 13 e o artigo 14 da nossa LDB Dizem que o projeto político pedagógico Deve existir inclusive o ppp ele é um instrumento que auxilia na efetivação da gestão democrática do ensino público tá o ppp vai abranger os aspectos pedagógicos os aspectos administrativos e os aspectos financeiros da instituição escolar numa concepção democrática segundo Veiga numa concepção democrática ele é chamado ou ele ou ele ou desculpe numa concepção democrática ele é construído a partir de uma concepção da Inovação emancipatória ou edificante então o ppp o ppp ele tem a sua previsão legal é o plano Global da escola também pode ser chamado de proposta pedagógica projeto pedagógico projeto educativo eh projeto pedagógico curricular são nomes são nomes que ele pode receber ou também pode ser chamado de plano Global da escola por que que ele recebe esse nome de projeto político pedagógico E aí fica aquela aquela aquela aquela informação para você porque cai em prova Por que que ele é projeto ele é projeto porque ele estabelece uma direção Por que que ele é político porque nele está expresso um compromisso social que é a formação para a cidadania e por ele é pedagógico porque nele no PPP estão previstas todas as ações educativas que a escola irá realizar dessa forma Então vamos julgar aqui segundo Veiga sobre o ppp vamos lá então o portanto deve estar previsto no PPP da escola ou seja deve compor o ppp O que é que deve compor O projeto político pedagógico primeira afirmativa deve compor o ppp levantamento das necessidades e expectativas de todos os segmentos escolares Sem dúvida né Sem dúvida afirmativa correta nele deve conter os anseios dessa comunidade desse dos segmentos escolares deve conter definição de médio e longo prazo excluindo as ações de curto prazo errado né também as ações de curto prazo devem estar previstas no projeto político pedagógico deve conter organização administrativa pedagógica e financeira da escola sem dúvida Sem dúvida deve conter avaliação periódica para o redimensionamento das propostas contidas no referido PPP Sem dúvida até porque o próprio Vasconcelos vai dizer pra gente o seguinte Vasconcelos vai dizer que o projeto político pedagógico ele é a sistematização grave esse termo porque concurso de prefeitura cobra bastante essa essa essa consideração de Vasconcelos ele ele é a sistematização nunca definitiva tá ele é a sistematização nunca definitiva é um projeto que se concretiza na caminhada Veiga fala sobre isso portanto se é uma sistematização nunca definitiva implica dizer que a avaliação deve andar junto né desse processo de execução das ações que são propostas portanto está correto o que se afirma em um está correto o que se afirma em três Está correto se afirma em quatro eu marco aqui letra e é a nossa afirmativa correta e agora com professor Johnny aí as próximas questões S Bora lá gente vamos continuar o meu bloco aqui de questões agora a partir da questão número três Professor Paulo consolidou a informação sobre ppp aí que a gente já havia começado ele fechou algumas informações vamos trazer uma pegada aqui né que a banca kak traz e muita atenção são essas temáticas tá ela vai trazer assim em em aulas que abordam temáticas relacionadas ao ser humano e à saúde é comum que surjam comentários dos Estudantes dirigidos aos mais gordos ou mais magros tá falando do quê do bullying né que tá acontecendo aqui nesse caso você tá aí muitos altos ou muito muito baixos Então é isso não tem para onde fugir e você tá mais gordinho se tá mais magro né você acaba recebendo uma uma piadinha uma brincadeira com um colega né do colega e aí você sofre nesse sentido aí eh esse bullying que acontece com você beleza então olha só fala aí Paulo quer falar alguma coisa não é porque você saiu aí da tela acho que falhou bastante mas continua continua tá eh as diferentes cores de pele enfim há sempre uma forma de brincar eh de maneira muito pejorativa né que acontece na sala de aula às vezes né talvez você vivencie isso aí e a banca Como eu disse tem ali o o o seu viés muito academicista e de análise da diversidade a essa banca gosta bastante de cobrar essa perspectiva tá gente então muita atenção essas temáticas tá então muito alto muito baixo as diferentes cores as diferentes ritmos de aprendizagem Ah bobando não sei o quê tem aquelas brincadeiras né então considerando a construção de uma escola que seja inclus inclusiva Ou seja que seja diferente dessas que que que trabalhe essas questões de modo para que não se repita né não seja recorrente isso quais os itens certos e os itens errados Ou seja você vai marcar verdadeiro ou falso E aí Paulo eu quero chamar sua atenção e para todo mundo aí me chamou atenção essa questão porque a gente costuma ver nas alternativas vof e aqui eles estão trabalhando com certo John visualizar de uma forma estranha aí uma questão de prova ouviu Paulo que eu falei falhou bastante você começou no v o ó foi só a Sara chegar e começou a travar gente aqui a minha região ela tá com um problema muito sério de internet a gente tem solicitado isso mas [Música] a a John não não tá tá dando já falou que é um problema crônico e a gente tá no Rio de Janeiro né Paul e né com todo cab e j não tá dando certo aí e não não tem como você rotear do celular não será é mesmo Será porque tá muito tá falando demais demais demais tá muito ruim é eu posso tentar rotear sim mas assim vamos ver se vamos tentar vocês estão me ouvindo bem agora estão conseguindo me ouvir bem agora sim agora sim então vai seguindo eu rotei a internet aqui do celular para ver se se funciona essa conexão seiz V tentar mais para não também não não consumir muito da internet porque tem isso né A internet já não tá ajudando muito a gente vai tentar ser mais objetivo então a banca apresenta aí certo ou errado verdadeiro ou falso vamos ver o que é apresentado aqui valorize o respeito às diferenças individuais quando se valoriza né o respeito às diferenças individuais eu tô trazendo a perspectiva de uma escola inclusiva então obviamente a gente precisa de uma escola que valorize e não que trate mal as diferenças seim Valorize cada um respeitando individualmente as suas especificidade a gente tem uma escola mais estimular a competição e a indiferença Lembra que eu falei que essa banca ela gosta de brinar com detalhes olha aqui palavras de cunho forte negativo indiferença essa ideia da indiferença é o nosso distrator E aí numa leitura rápida você desatenta aí pode cair na pegadinha Então essa daqui não é n uma escola inclusiva então é falsa né ou errada vamos chamar de errado aqui né beleza evita a formação de vínculos entre os estudantes Como assim olha aqui o distratou aqui ele não veio de cunho negativo mas veio uma expressão que abona né que tira aquela expressão que você precisa que vem depois então evita significa uma negação daquilo que vem depois Evita o quê a formação de vínculos é um sinal a gente pode botar um sinal negativo aqui isso ajuda na hora da prova tá gente ajuda para você não Distraí ali muita muitas questões então às vezes ajuda evita a formação de vínculos entre os estudantes não é uma escola inclusiva não evita ela quer justamente propiciar fomentar uma formação de vínculo né Então essa daqui é falso não pode ser verdadeiro aqui não é uma escola inclusiva lembre-se que a gente tá buscando essa escola inclusiva Opa marcar aqui de marcar T isso também é important de você marcar para poder encontrar na sua resposta a alternativa mais correta aí E no caso é a nossa correta a gente vai encontrar favorece o desenvolvimento do da autoestima uma escola inclusive ela vai valorizar a autoestima a individualidade então automaticamente vai ser positivo isso aqui né vai favorecer o desenvolvimento da autoestima Então a nossa resposta com certeza aqui é a letra b b de bola certo errado certo e certo errado é errado certo aqui ó tá então é isso aqui um v um F F e V é isso aqui a nossa resposta letra B questão TR letra B belezinha vamos pra próxima questão deixa eu ver que a galera tá colocando aí essa questão eu considero uma questão interessante que resume muito do que a gente vai abordar da banca C muito n e diz muito sobre ess sobre essa banca tá gente muita atenção a isso aqui tá ela diz assim Luciana perceba que agora né vai vai ser apresentada aí uma situação e hipotética para que você pense aí Luciana é uma aluna cadeirante de 13 anos perguntinha sobre eca 13 anos é criança ou adolescente Hã Não entendi adolescente 12 anos completo criança adolescente em diante então aqu ela já é 13 com 13 anos então ela já é um adolescente né na sua escola laboratório de informátic Fica no segundo andar ele vai dizer para você aqui o elaborador que a criança vai ter uma que no caso aqui é uma adolescente vai ter uma dificuldade de locomoção porque ele tá falando de acesso se dá unicamente pela escada eu tenho uma amiga cadeirante é a Renata uma amiga muito legal Inclusive a gente estava com ela hoje num evento eh a gente foi uma formatura do dos meus alunos e a gente teve a gente estava numa instituição né Eh pública a werge a Universidade Estadual do do Rio de Janeiro eh e tinha dificuldade da escada mas lá tinha um elevador e vamos ver o que ele vai falar aqui Luciana precisa da Ajuda todas as vezes que precisa se deslocar para lá a mãe de Luciana entrou em contato com a direção da escola né para porque ela sentia constrangido por necessidade de ajuda a escola tem que propiciar condições para que ela não tem que ficar pedindo né ajuda então a direção ponderou que não havia possibilidade de mudar o laboratório para andar tér e que a construção da rampa de acesso neste momento estava fora de cogitação Nossa que isso né que escola sem a capacidade de inclusão aí né de adaptar então a equipe escolar já havia se comprometido a auxiliar Lucian sempre que necessário ou seja Ah vamos disponibilizar alguém ali e os próprios colegas também o fazem Ou seja a pessoa fica precisando da ajuda gente o que mais essas pessoas querem é autonomia né a diretora destacou ainda que Luciana não possui qualquer comprometimento cognitivo Olha só gente e destacou aqui que não tem problema é cognitivo atrasa dificuldade quo aprendizagem indicando que a questão é relativa a aí a gente tem que fazer uma análise diante desse contexto todo a gente tá falando de acessibilidade Inclusive a banca ela vai desenhando as respostas para você ela falou sobre escada ela falou sobre acesso fal falou sobre andar térreo e segundo andar né então ela vai dizendo sobre isso falou sobre a questão de Cadê Deixa eu ver se tem uma outra palavrinha aqui importante também quer ver falou que que era cadeirante Ok então deu deu alguma rampa de acesso perceba que quando a gente marca assim fica melhor para entender né Na hora lá você não vai ter marcar texto Então você tem tem que fazer algumas marcações também então a gente com certeza aqui a gente tem a nossa resposta quatro a lei brasileira de inclusão a lei 13400 13146 de 2015 institui né a própria lbi e o estatuto da pessoa com deficiência segundo ela destinada a assegurar então todas as condições que a gente tá falando naquela questão lá sobre condições de igualdade exercícios de direito né as liberdades fundamentais para essa pessoa com deficiência visando o quê a sua inclusão social e a sua cidadania Johnny a banca pode des cobrar isso pode lei brasileira de inclusão está no edital de Maricá se você não sabe disso você está desatenta aí tá lá no edital de Maricá dentro de fundamentos de Educação na parte de legislação Á tá lá ela pode cobrar também de você que que é uma pessoa com deficiência segundo lbi que é aquela pessoa que tem impedimento de longo prazo de natureza física mental intelectual sensorial que não era o caso lá da Luciana ou tem ou eh ou Qual o qual em interação com uma ou mais Barreiras pode obstruir não é o caso no caso daqui para lá né porque no caso da Luciana ela ela era no caso físico né a gente dá para inferir que ela tinha uma dificuldade de de mobilidade então em interação com uma ou mais Barreiras que Barreiras são ess no caso aqui er a escada que ela falou ali né né que já que não tinha rampa né A ideia é de tá no segundo andar ela apresentou naquela questão anterior pode obstruir a sua participação plena olha aqui ó pode obstruir a sua participação plena na aula do laboratório de informática na aula de informática na sociedade né em igualdade de condições das demais pessoas ou seja ela ir lá e assistir a aula como eh qualquer outra pessoa teve acesso Perceba o seguinte aquela questão foi uma análise de caso envolvendo lbi perceberam a maldade dessa banca é uma maldade que você já mapeou você já entendeu Como funciona essa banca Ok então simbora lá vamos fazer uma reflexão aqui sobre o que que é lbi o que que é acessibilidade essa imagem vai ficar aqui na sua cabeça na hora da prova você vai lembrar dessa imagem aqui olha só para quem para quem acha que acessibilidade é coisa de cadeirante Olha a reflexão então vai ficar a reflexão para vocês aí Olha quantas pessoas também precisam de acessibilidade né pessoa idosa pessoa com peso então a acessibilidade Não é só para aquelas pessoas que estão T ali uma dificuldade de mobilidade n um cadeirante então é preciso pensar para além né quando a gente Traz essa perspectiva inclusiva né então por isso amanhã a gente no canal do mentorar vai fazer uma aula sobre a política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva que está no edital de maric Então você vai ter essa aula completa amanhã aqui no canal do mizar sobre a lbi E ela diz aqui o que que é acessibilidade tá ela apresenta o que que é acessibilidade n dizendo que é a possibilidade em condição de alcance né Para que você possa entender da melhor forma aí a utilização com segurança e a autonomia dos espaços Então ela apresenta para você a definição de acessibilidade então é é preciso ter essa noção gente porque a banca pode eh trabalhar na a essência da da da da literalidade mesmo né assim da do que a gente tá trazendo aqui pr pra nossa aula então é importante você ficar ligado nisso né Então deixa eu apagar isso aqui que apareceu um título aqui para vocês agora sim belezinha Então ela apresenta ela vai falar que a possibilidade de condição de alcance tal tal tal ela diz aqui da mobilidade né dos mobiliários dos equipamentos urbanos das edificações da informação e comunicação também inclusive no seu sistema de tecnologia então pensar na acessibilidade também a partir das das tecnologias assistivas também a gente vai falar um pouco sobre isso aqui bem como de outros serviços e instalações abertas ao público o exemplo que eu dei da werge um auditório que a gente foi né espaços de de convivência ali né espaços públicos de uso público ou privados de uso coletivo n tem coletividade tem que ter ali uma acessibilidade para essas pessoas né eu inclusive fui fazer um cruzeiro com essa amiga né eu ela e várias amigas amigos a gente teve muita dificuldade mas assim em partes ela conseguiu ficar num lugar legal né acessível fazer tudo que ela precisava fazer sozinha dentro da cabine dela só que a cabine dela era muito longe Então ela tinha que circular por muito do navio para fazer eh esse translado Então tem que ser pensado nisso também tá da melhor forma possível tanto na zona urbana como na zona rural por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida Então esse é o contexto aqui e o conceito de acessibilidade você com de posse disso você resolve qualquer questão inclusive ela pode cobrar isso de você tá é importante a gente destacar que essa lei ela ficou 15 anos a lbi ela ficou 15 anos tramitando até ser finalmente sancionada tá e um dos principais pontos dessa lei é que ela tem o objetivo de mudar a visão sobre o conceito de deficiência Então hoje a gente fala de pessoas com deficiência tá gente Cuidado para vocês não cometerem essa gaf usarem termos que estão obsoletos então é pessoa com deficiência que deixa de ser atribuída à pessoa e passa a ser vista como consequência da falta de acessibilidade que a sociedade apresenta então a perspectiva não está da deficiência não está na pessoa né o conceito de deficiência Deixa de estar na pessoa e sim as condições né que não não não ajudam ali então ajudam a mudar essa visão aí sobre conceito de deficiência tá Deixa então da pessoa a gente também tem a gente não vai explorar muito isso aqui mas você pode depois printar essa imagem dar uma estudad melhor desses modelos que são os modelos biomédico e o modelo biopsicosocial social a banca pode cobrar isso aqui sim porque tá no contexto da lbi tá o modelo biomédico vai trazer a questão mais da lesão como causadora da barreira né que vai limitar a lesão ali aí tem toda uma descrição ali né que vai trazer a discussão no campo da cura né e dos cuidados tá muito nessa Perspectiva da cura e do cuidado já o modelo biopsicossocial vai vai pensar as Essa sociedade que não tem lá a rampa né como causadora das Barreiras é a sociedade que causa eh eh as barreiras né e por isso é uma discussão mais política social no campo dos direitos né Então tá dentro desse contexto Então prte essa imagem estude com mais calma é um aprofundamento do assunto que a gente tá trabalhando Inclusive a gente vai discutir algumas coisas lá na nossa aula de amanhã na semana mentorar tá bom o mundo perfeito o mundo ideal gente é isso aqui em que todo mundo independente das suas circunstâncias esteja tendo oportunidade já aqui essa oportunidade o evento em si tá sendo representado pela pelo o jogo ali que tá sendo visto né então todo mundo tá vendo da mesma forma só que há uma diferença entre igualdade e Equidade que que é isso igualdade todo mundo tá recebendo da mesma forma independente das suas dificuldades das suas circunstâncias suas especificidades tá vendo aqui um tá menor ele recebe mesma caixa esse aqui a Equidade é colocar caixas para quem precisa de mais altura gravou isso então você vai lembrar dessa imagem na hora da prova se cair alguma coisa sobre igualdade e Equidade você vai lembrar disso aqui então igualdade é dar mais para quem precisa mais para que ten acesso da mesma forma então é muito importante você entender isso aqui isso inclusive tá lá no campo da da em outros assuntos podem cair também isso aí igualdade Equidade Então já vi isso ser cobrado em outros tpicos tá bom então é uma reflexão para você guardar para que ideal que o mundo fosse assim né N Gente mas o mundo infelizmente não é dessa forma então a gente precisa pensar em Equidade uma sociedade mais equânime tá bom dentro da perspectiva de acessibilidade a gente também tem ali o princípio universal que se aspira né que é acessibilidade um desenho Universal é uma estratégia para alcançar a acessibilidade Então esse desenho Universal E aí você faz o quê adaptações razoáveis n a partir de estratégias particulares E aí por exemplo no ensino superior vai ter uma tecnologia assistiva para para de Tecnologia quem de repente tem dificuldade de visão Então vai ter um material maior né então tem tudo isso tá dentro do campo de acessibilidade então e é é comum também aparecer a ideia de desenho Universal né desenho né também pode aparecer na sua prova você tá ligado aí no assunto que tem a ver com a estratégia o desenho universal para acessibilidade tem a ver com a estratégia né e as adaptações razoáveis são são como você vai aplicar essa estratégia de modo mais particular vamos ver mais uma questão tá dentro do meu bloco Não essa eu acabo por aqui já já eu volto na questão número cinco é isso E aí o professor Paulo corrige aí eh as suas questões F lá Professor Paulo tá contigo e Vamos lá gente questão número três meu bloco Vamos trabalhar aqui projeto político pedagógico continuando tá eh para Ilma Passos Veiga quanto à execução um projeto político pedagógico de qualidade é de qualidade Quando vamos aqui pensar o seguinte eh O projeto político pedagógico né ele envolve a aí eh aquilo que dentro da dos estudos Dilma passos de Alen Castro Veiga chama de princípios norteadores do ppp que nós vamos identificar por esse mnemônico aqui ó que velig então os princípios que vão nortear um processo de elaboração do ppp é o princípio da qualidade da valorização do magistério da Liberdade da igualdade de condições para acesso e permanência na escola e o princípio da da gão democrática eu chamo atenção para o princípio da qualidade o princípio da qualidade envolve duas dimensões envolve a dimensão formal ou técnica e envolve a dimensão política e nós não temos uma dimensão sobreposta a outra são dimensões indissociáveis então pensar um projeto político pedagógico também de qualidade implica levar em conta esses princípios no seu processo de construção e quando é que um projeto político pedagógico é de qualidade letra A Ele é de qualidade quando é um documento que reduz a dimensão curricular não ele não deve ficar reduzido a dimensão curricular se reduzir a ela não é um projeto político pedagógico de qualidade ele é de qualidade quando prescinde Ou seja quando dispensa de um estudo do meio em que a escola está inserido Ou seja eu vou fazer um projeto e não vou levar em conta o contexto é errado né inclusive um fator determinante para a qualidade é um projeto político-pedagógico pensado no contexto né pensado e pautado na na realidade que se quer intervir ele é de qualidade quando desconhece a identidade da instituição e privilegia as idiossincrasias individuais os modos de ser a subjetividades errado né gente ele vai ser de qualidade quando ele conhece a instituição e vai privilegiar o coletivo e não o individual portanto afirmativa incorreta letra D é de qualidade quando implica ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola afirmativa correta a perspectiva de um processo né de planejamento participativo tanto na sua elaboração quanto também na sua execução eh é de qualidade quando é construído como um produto acabado não passivo de modificações lembra que o eu falei é a sistematização nunca definitiva de um projeto que se concretiza na caminhada Então não é pronto dado acabado final e nem tampouco é é estático estagnado ele é passível sim de modificações não é passível É sim então afirmativa três número três letra D A nossa afirmativa correta vamos para a questão 4at questão de 2018 temática sobre avaliação escolar diz assim avaliação escolar tradicional ajuda a formar um a Conceito negativo como por exemplo incapaz problemático e ignorante em Milhões de crianças jovens e adultos o problema Central é o seu uso como instrumento de discriminação e seleção social na medida em que assume no âmbito da escola a tarefa de separar os hpt dos inaptos dos inaptos os capazes dos incapazes é fundamental o entendimento de que o compromisso do professor com a aprendizagem de to os alunos e a consequente avaliação fazem parte do mesmo processo pedagógico qualquer proposta de mudança na realidade avaliativa passa pela mudança na prática pedagógica portanto a pergunta é num processo de ensino Progressista a concepção de avaliação deve ser o quê De que forma deve ser a concepção de avaliação deve ser estimulante deve ser criativa e real real como Em que sentido esse real deve ser diferente mas diferente como diversificada e ativa deve ser solidária apolítica e livre ou deve ser reflexiva emancipatória e crítica letra D é a nossa afirmativa correta passiva não repetitiva não alienante não falou em concepção Progressista de avaliação nós temos uma avaliação reflexiva que é avaliação mediadora nós temos uma avaliação emancipatória que também é uma avaliação mediadora que também podemos chamá-la de avaliação formativo essa avaliação crítica também é uma avaliação formativa então Observe que num processo Progressista na concepção Progressista a avaliação deve ser reflexiva emancipatória e crítica deve assumir uma função de acompanhamento progressivo de acompanhamento contínuo das aprendizagens dos Estudantes né não deve ser um instrumento para selecionar para excluir né por sua vez deve ser um instrumento que venha contribuir para a promoção das aprendizagens para a progressão continuada das aprendizagens dos Estudantes dentro da lógica Progressista né de avaliação entende-se que todos são capazes de aprender a diferença está no seguinte fato de que todos aprendem em tempos momentos distintos beleza vamos lá para a próxima questão com o professor Johnny Chaves vai lá Johnny é contigo simbora galera vamos caminhar aqui pra reta final da nossa aula deixa eu ver como é que tá aqui Paulo as curtidas e as os comentários a gente tem 169 pessoas e 165 curtidas a gente tá tem gente aí faltando hein tem gente aí faltando a gente pode aumentar essa meta aí e chegar a pelo menos 300 hoje aí porque concurso de Maricá Tá bombando Vai mandando para alguma manda no teu grupo de trabalho Muler manda pra galera lá que pode também tentar esse concurso Lembrando que isso não vai tirar sua vaga hein para de pensar pequeno achando que isso vai tirar sua vaga para de pensar assim para de mesquinharia hein vamos ajudar o nosso trabalho aqui também chegar mais longe tá bom gente questão interessante traz o textinho aqui uma versos né versos de uma canção perceba que essa banca tem esse perfil de colocar contextos colocar ali uma análise de causa então diz assim todo mundo tem que ser especial todo mundo tem que ser especial Deixa eu voltar aqui eu Eu dividi essa questão em dois para ficar num visual legal tá todo mundo tem que ser especial em oportunidades em direitos perceba que a banca gosta de cobrar essa perspectiva né da inclusão seja branco preto verde azul e light e daí Que diferença faz é uma uma poesia aqui né uma canção na verdade os versos da canção tal tal tal ser diferente é ser normal assume uma perspectiva inclusiva olha aqui a ideia sendo trazida né em que o conceito de diferença sugere respeito e valorização da diversidade para que a escola Organize seu projeto pedagógico de forma que todos encontrem oportunidades de aprendizagem é necessário que o quê para que isso aconteça o que que a gente vai buscar para que isso aconteça uma valorização da diversidade uma perspectiva eh inclusiva eh e a gente vai buscar essa resposta diz assim as diferenças sejam encaradas como potencial pedagógico gente se eu quero uma escola inclusiva A diferença vai ser encarada com potencial pedagógico sim sim tá então eh inclusive Paulo a tava falando aqui um aluno me perguntou no chat falou assim ah o naqu aqu a questão que o senhor trabalhou lá Professor eh você deve evitar eh a escola deve evitar a escola na Perspectiva inclusiva deve evitar o a criação dos vínculos não ela não deve evitar ela deve estimular fomentar propiciar divulgar fomentar muito isso né e e e da mesma forma essas diferenças elas são de fato potencial pedagógico tá tem até aqui tá tudo certo positivo aqui né na medida em que o reconhecimento do outro outro se baseia não só no respeito mas no cruzamento de saberes aqui ele tá trazendo a ideia de alteridade e também quando você respeita o outro você automaticamente tá se colocando no lugar do outro reconhecendo saber que o outro de repente traz uma perspectiva diferente então a gente já encontrou Nossa resposta né então número cinco aí aí tem a letra aqui todas as alternativas né a gente tem aqui já a letra A como resposta letra B alunos e professores pertencem a universos diferentes respeitem seus valores e suas culturas de modo que se reduzam tensões e conflitos comuns na convivência diária né então alunos e professores que pertençam ao universo diferente respeit seus valores e culturas de modo que se reduzam tensões e conflitos a gente acaba não reduzindo né os conflitos acabam acontecendo né então mesmo que as culturas eh sejam diferentes né se exercite a tolerância e o respeito às características de cada um né possibilitando a socialização de que tem dificuldade de aprendizagem de ritmo mais deixa eu ver que a pergunta Tá falando aqui ó eh para que a escola se Organize de forma tal se encontra oportunidade é necessário o qu É isso mesmo a tá buscando a tá buscando necessário então se exercite a tolerância e respeito à características de cada um possibilitando a socialização de quem tem dificuldade de aprendizagem em ritmo mais lento não não é Nossa resposta né as propostas apresentadas aos estudantes sejam padronizadas como que eu valorizar o outro se eu vou eh padronizar aí independe das características individuais não então já tem já tem aqui bar nada aparecendo para nós né os educadores estejam preparados para atender todas as necessidades específicas das crianças especiais para que crianças especiais a gente já viu que pessoas com deficiência né Eh para que possam planejar atividades que atendam todas as demandas sem prejudicar as crianças normais essa perspectiva aqui não é uma perspectiva de uma escola inclusiva né então a que mais eh se aproxima da ideia de que tá sendo apontado aqui é que as diferenças sejam encaradas como um potencial pedagógico e a aí quando quando você entende essa alternativa você já por alusão você já sabe que é por comp já tem uma ideia daquilo que não não Tá previsto na letra A né alunos reduzam tensões não você vai est reconhecendo vai ter vai vai est ali né de alguma forma vai eh os alunos professores né vão estar ali convivendo né Então aí com certeza é a letra A tá bom beleza Alguém marcou de diferente não né ninguém ficou na dúvida essa questão questão bem tranquilinha fácil de ser trabalhada aí né Beleza bora lá questão número cinco aqui tá ela completa fechou a gente sabe que é a letra a resposta vamos para número seis a gente já tá caminhando pro finalzinho da Live tá é essa é minha Essa é ante penúltima questão A Última Questão desse bloco uma educação fundamentada em direitos humanos só é possível ser conquistada se houver combate sistemático incessante sobre qualquer forma de segregação perceba que A questão aqui ela tá eh consolidando o assunto que a gente falou ao longo das dessas minhas participações aqui né então o exercício o exercício da tolerância e do acolhimento à diversidade deve ter início o mais cedo possível da escola da sociedade quanto mais cedo a gente começar a trabalhar tolerância acolhendo a diversidade respeitando as diferenças isso é melhor porque há uma dificuldade de lidar com essa situação que se reside ou seja está estabelecido está centrado tá focado em quê onde se encontra essa dificuldade de lidar com com essa coisa da da do respeito trazer a perspectiva dos Direitos Humanos reside onde numa combinação de dois fatores E aí gente não tem erro essa questão número seis ela tá falando ó classe pobre classe rica não é essa perspectiva aqui né Aqui tem uma vi de classe mas não é público privado também não formalidade e informalidade também não tradição e modernidade menos ainda a ideia que se se subjaz ou seja que se sustenta aí dentro desse contexto da letra da número seis é a letra E aí ide é do preconceito e a discriminação o preconceito enquanto concepção Ok preconceito enquanto concepção preconceito Ok pré anterior um conceito antes da de conhecer melhor a pessoa e a discriminação que é a materialização desse preconceito entenderam talvez todo mundo tenha dificuldade de entender isso mas agora você não vai errar mais quando a gente falar de preconceito e discriminação lembrou preconceito tem a ver com concepção mental ideia que eu tenho antes de conhecer melhor aquele indivíduo e a discriminação é que mesmo conhecendo mesmo ciente daquela situação você discrimina num determinado grupo social beleza tranquilinho a número s a gente continua daqui a pouquinho Professor Paulo tá contigo aí vai lá PR sua última sua última participação aí com asas questões não é isso isso vamos lá ah tem mais um Vamos lá gente questão de número CCO Vamos trabalhar aqui LDB olha só No que diz respeito às incumbências dos docentes nas escolas o Artigo 13 da LDB estabelece que os professores devem Olha só Artigo 13 ele traz pra gente incumbências dos docentes dos docentes cuidado em prova porque você vai anotar o seguinte artigo 12 e Artigo 13 são artigos que se parecem tá E aí o que você vai fazer você vai ler em casa esses dois artigos porque na prova a banca pega competência da escola e diz que é competência dos docentes e faz o contrário você vai visualizar isso aqui agora nessa questão então é competência dos professores colaborar com as atividades pedagógicas da escola e manter contato rotineiro com a Coordenadoria Regional de ensino gente isso aqui é uma competência Ampla não é uma competência do professor AF afirmativa incorreta o professor tem mais o que fazer ele vai ficar todo dia né na rotina dele entrando em contato com regional de ensino não né letra B cuidar da manutenção do patrimônio público e realizar reuniões regulares com as famílias dos alunos à luz do Artigo terceiro não é essa a competência dos docentes é claro que no Exercício da sua função O professor vai zelar do patrimônio público né mas não é essa competência descrita na LDB realizar cursos para a comunidade e organizar feiras e festas para arrecadar fundos para a escola a afirmativa está incorreta não é essa previsão na legislação participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino Ok Quem é essa proposta pedagógica é o ppp e zelar cuidar pela aprendizagem dos alunos corretíssimo letra D afirmativa correta executar as políticas e planos educacionais nacionais E participar de curso de atualização pedagógica é uma competência Ampla né que não diz respeito eh aos entes e na lei não tem essa previsão no Artigo 13 dele participar de curso de atualização pedagógica né não é essa previsão na lei a previsão diz respeito à participação dos momentos dedicados ao planejamento né e aperfeiçoamento formação então e partindo desse dessa questão eu quero trabalhar com vocês aqui é as competências comuns que são dadas tanto aos docentes quanto aos estabelecimentos de ensino conforme dispõe o artigo 12 e o artigo 13 eu peguei aqui as competências que são comuns aos estabelecimentos de ensino e aos docentes primeira incumbência comum proposta pedagógica o que a escola faz elabora e executa O que é que o docente faz participa da elaboração Observe que o docente vai só participar da elaboração a atribuição em elaborar e executar essa proposta é da escola sobre o plano de trabalho do professor a escola vai velar pelo cumprimento vai visualizar Se o professor está cumprindo ou não esse planejamento e o docente vai elaborar e cumprir o seu plano de trabalho de acordo com a proposta pedagógica agora olha que interessante o que é que o docente elabora e executa ou seja o que é que o docente elabora e cumpre ele elabora e cumpre o seu plano de trabalho a proposta pedagógica quem elabora e executa não é o professor mas sim a escola Outro ponto dias letivos e horas aulas estabelecidas a escola vai assegurar que seja cumprido o docente vai ministrar e vai participar dos períodos dedicados ao planejamento a avaliação e ao desenvolvimento profissional recuperação para para os alunos de menor rendimento a escola vai prover meios O que é prover meios a escola vai estabelecer as condições para que a recuperação aconteça exemplo disponibilizar horários disponibilizar o material disponível pro professor eh ação da das turmas de recuperação espaço dentre outros elementos os docentes vão atuar no âmbito pedagógico vão estabelecer as estratégias de recuperação e sobre atividade de articulação com as famílias e a comunidade a escola vai articular-se e os docentes vão colaborar Ponto Central para você diferenciar as competências só observar a amplitude das ações eh ações amplas dirão respeito ao à escola ações mais restritas mais específicas dirão respeito aos docentes perfeito Então essa aqui é a consideração vamos para próxima questão aqui do meu bloco e nós vamos aí depois passar para o professor Johnny Chaves nessa questão nós vamos trabalhar sobre carga horária e eu chamo a atenção de vocês para esse ponto segundo a lei segundo a LDB tá questão bem fresquinha essa aqui ó de 2024 questão fresca você pensa que questão fácil não cai na prova mas cai sim viu e questão fácil quando cai na prova você tem que acertar questões fáceis Olha que interessante essa questão aqui eu vou trabalhar é algo relativo eh sobre a carga horária é para vocês entenderem Olha só para a LDB Opa para a LDB a carga horária mínima exigida para as escolas brasileiras distribuídas em no mínimo 200 dias letivos de efetivo trabalho escolar é de quantas horas 6 fora 620 tá fora 800 beleza 880 tá fora e 1000 tá dentro Olha só o candidato poderia ficar na dúvida entre 800 e entre 1000 horas por quê porque tanto 800 quanto 1000 horas está na LDB E aí tanto 800 quanto 1000 horas está na LDB só que nós temos algumas questões a pensarmos sobre esse ponto Olha só para educação infantil artigo 31 dispõe que que são que são 200 dias e no mínimo 800 horas anuais artigo 24 da LDB ele é específico para o ensino fundamental e para o ensino médio todas as regras previstas no artigo 24 elas dizem respeito ao ensino fundamental e ao ensino médio e uma dessas regras em relação à carga horária aí cuidado olha só vamos pegar o enunciado a carga horária mínima exigida para as escolas brasileiras então nós temos escolas brasileiras de educação infantil de Ensino Fundamental e de Ensino Médio são 200 dias né de trabalho de efetivo trabalho escolar e quantas horas 800 horas então eu vou marcar letra C letra C letra c educação 80000 horas e o artigo 24 também vai falar em 80000 horas só que cuidado só que cuidado só que cuidado por que cuidado porque a lei ela inclusive Esse é um ponto na legislação que será atualizado logo logo com essa revogação da reforma do ensino médio viu olha o que diz a lei vamos pegar aqui no artigo 24 para o fundamental e para o médio a carga horária 80000 horas distribuí por no mínimo 200 dias letivos Lembra que eu falei que 1000 horas também está na lei mas só que 1000 horas é para uma etapa específica Olha o que diz o artigo 24 o parágrafo primeiro da LDB diz que a carga horária minimanual de que trata o inciso um do capt do artigo que é ess aqui será ampliada de forma progressiva aos poucos vai ampliada no ensino médio então a lei traz uma ampliação para o ensino médio uma ampliação progressiva e essa ampliação vai ser de modo que se chegue no ensino médio com uma carga horária mínima anual de 10000 horas devendo o sistemas de ensino no prazo de 5 anos a contar de 2 de março de 2017 ofereceu o ensino médio em pelo menos 1000 horas anuais Então hoje o ensino médio ele é apertado em 1000 horas anuais mas como um todo na Educação Básica e Educação Infantil Fundamental 800 horas mas hoje ensino médio é são 1000 horas anuais Então você tem que ficar muito atento ao enunciado se o enunciado delimitasse aqui ao ensino médio seria 1000 horas anuais porque pela lei Olha só o prazo foi a contar de 2 de março de 2017 5 anos já passou 5 anos então hoje no ensino médio são 1000 horas anuais Então você tem que observar a disposição do artigo 24 inciso 1 parágrafo primeiro Lembrando que tanto uma quanto a outra está presente na lei só você lembrar que as 1000 horas né ou que que hoje são ofertadas é para o ensino médio tá e não para o fundamental por exemplo então é um ponto de muita atenção e você ficar muito atento ao enunciado O que é que o enunciado tá dizendo como o enunciado ele foi muito genérico foi muito geral né então a vai abranger aqui tanto Escola de Educação Infantil Fundamental e Médio entende-se que vai ser a regra de todos né que é no mínimo de 800 horas beleza Johnny é contigo Beleza Professor Paulo quero chamar a atenção do pessoal aí Eh sobre o projeto de lei 5230 do ano de 2023 que tá sendo discutido lá n na Câmara e e tá bombando nessa transformação aí da da do ensino médio então é muito difícil a gente capturar todas as alterações da LBB então sempre estude a legislação atualizada né porque de repente quando você tiver assistindo esse vídeo aqui já houve a mudança né então eu tive esse detalhe aí Paulo a gente gravou um curso completo de LDB e o ano de 2022 23 el Eles foram potentes em transformações de alterações ali na no texto da LDB Então a gente tem que est sempre atento porque quando o edital é lançado ele tá considerando as alterações que foram publicadas até a data do edital Então o que a gente teve de alteração até antes do edital de Maricá é o que vai cair na prova tá então fique ligado nisso aí também é importante você fazer esse recorte temporal daquilo que você tá estudando questão número sete a penúltima questão da minha participação aqui questão para inspetor escolar também da banca coac Prefeitura de Maricá muita gente vai fazer a prova para para inspetor também eu conheço algumas pessoas aqui no R de janeiro que vão fazer Opa tá dir diz assim estão uma das dificuldades se trabalhar a questão doit Lembrando que o preconceito é mais mental lembra da Concepção mais mental anterior a prática discriminatória que é prática mesmo né no âmbito social Educacional encontra-se na existência de um senso comum que de maneira geral o que que no campo do senso comum a gente pode afirmar aqui é isso que ele tá trazendo no campo do senso comum de respeito ao que a gente tá falando aqui n nessa questão número sete diz assim diz que não se devem discutir temas polêmicos e desnecessários nas escolas é isso gente não se deve n Olha o não aqui não na verdade que o que se faz é trazer essa perspectiva a tono né É só discutindo que a gente começa a botar o dedo na ferida e repensar as práticas n da do racismo estrutural né de toda a a lógica discriminatória que existe na nossa sociedade não há materiais pedagógicos disponíveis para esse tipo de trabalho tem muito gente muita coisa legal muita coisa legal inclusive uma indicação de um livro do professor Moisés movimento sexou né que é um amigo super eh gente fina gravou eh várias aulas aqui no projeto mentorar também ele fez um livro trazendo a sua experiência né a partir da perspectiva de educação antirracista né não reconhece a presença da discriminação e do racismo no Brasil não né gente será que é isso Hum e aí ficou na dúvida deixa eu ver que a galera tá respondendo aí vamos fazer o seguinte Vamos pular essa essa letra C Os alunos não leem a a literatura especializada que trata desse assunto talvez você possa até marcar isso mas olha só a questão é uma das dificuldades de se trabalhar a questão do preconceito no âmbito social e Educacional tem a ver com a existência do senso comum então o que que está no senso comum é que não ajuda a você trabalhar isso tudo n essa temática não é isso aqui a gente pode excluir essa porque aqui tá falando de uma perspectiva mais prática da literatura especializada não tá tá vendo com senso comum tem relação aí com senso comum que deve haver autorização eh às secretarias municipais para que o debate ocorra gente já tá previsto na LDB nas dcns também então com certeza a nossa resposta aqui é a letra C a letra e não que deve haver autorização não a gente já tem um arcabouço legal legitimando isso né Às vezes o aluno marca isso que não entende a nossa resposta é a letra c não reconhece a presença da discriminação e do racismo Johnny Não entendi muito bem vou explicar para muitas pessoas no senso comum não há essa perspectiva de discriminação de racismo desde o mito da da da democracia racial lá né então a gente tem aí no sxo comum muitas pessoas que pensam né dessa forma eh que não há discriminação né no Brasil infelizmente tem muita gente que pensa isso porque na a prática na verdade eh existe sim e só quem vive na pele sabe eh o peso do racismo tal como o Vinícius Júnior tá sofrendo lá na Europa né Vinício Júnior jogador eh do Real Madrid tá vivendo intensamente isso aí n como muitas pessoas vivem diariamente Então vamos trazer o arcabouço legal aqui né que que é o que tá na na na no edital da banca n que é importante vocês saberem porque em 2004 teve lá a publicação das diretrizes curriculares nacionais para educação das Relações ém raciais tá então tem lá isso tá no edital da banca Então você tem que estudar viram que a gente tá cobrando isso né de uma outra forma e não citou as diretrizes então muita atenção com esta reconhece que além de garantir vagas nas escolas para a população negra uma medida é preciso valorizar devidamente a história da cultura afro-brasileira e africana reparando danos causados né a direitos e identidad desta população a c séculos então a perspectiva do reconhecimento aqui né dessa população negra né seja da Cultura afro-brasileira como africana Então tá lá na nas dcns tá bom as dcns também elas vão apontar alguma as orientações né para que os estabelecimentos né sistemas de ensino todos os segmentos inclusive fundamental tá precisam providenciar fazer uso de materiais didáticos em que esteja presente o registro da história não contada sobre os negros brasileiros né tal como os remanescentes né que vivem nos nos quilombos nas comunidades e territórios negros urbanos e rurais então é a comunidade tradicional ali né então é preciso ter Mater né que tratam dessa história que é muitas vezes alijada da história tradicional eurocêntrica né Então essa temática é interessante pra gente poder pensar porque essa banca ela tem essa pegada muita atenção a isso aí tá ainda nas dcns ela as dcns né adcn de alguma forma as dcns elas preceituam o quê n então a dcn preceitua que as pedagogias de combate ao racis e as discriminações elaboradas com objetivo de educação para as Relações raciais positivas tem como objetivo fortalecer entre os negros e despertar os nos brancos entre os brancos ali a Consciência Negra então a ideia de uma consciência vai ser fomentada aqui né que tá lá previsto nas recentes entre os negros poderão oferecer conhecimento de segurança para orgulharem orgulharem então é buscarem o orgulho ali dessa origem africana então e para os brancos poderão permitir que identifiquem as influências as contribuições da participação n da história então é toda essa perspectiva histórica que vai relacionar essas pessoas notadamente às negras Então as dcns também apresentam isso aí pra gente tá gente vamos caminhando para o nosso final e aí no caderno de questões de vocês eh veio duplicado uma questão né então veio repetida essa questão anterior e aí eu queria chamar a atenção de vocês o seguinte eh para a gente fechar esse nosso conteúdo aqui e eu deixei uma questão lá no nosso Instagram muita gente ficou na dúvida né e eu acho legal a gente retomar essa questão porque é uma questão fácil na verdade é texto é texto da legislação e a banca pode cobrar isso também tá lembrando que a banca coac mesmo tá promoção humanística tecnológica científico cultural Tecnológica do país beleza valorização dos profissionais da educação promoção dos princípios do do respeito aos direitos humanos perceberam que aqui a perspectiva dos Direitos humanos também está presente essa diversidade a a sustentabilidade socioambiental Então essa banca da uf adora essas temáticas que envolvem AD as temáticas que envolvem o preconceito tudo isso a banca vai vaiar como uma questão de prova e vai apresentar isso para você para você pensar um pouco melhor tá bom E aí dentro dessas outras eh e ainda diz o seguinte são diretrizes tá diretrizes contidas onde essas diretrizes estão previstas no nosso plano Naci da vai corrigir algumas questões abordagem sobre o pne a partir da banca kac Beleza a gente encerra por aqui eu queria aproveitar aí Paulo se fosse possível eh a gente projetar um pouquinho do meu site para mostrar pro pessoal aí onde pode baixar material gratuito acho legal a gente fazer isso aí também não sei se você vai conseguir me habilitar aí e dizer Paulo que é sempre legal assim a gente eh trabalhar eh um um fazer um trabalho como esse né simultâneo eh trazer a perspectiva também da da da da democratização desse ensino n Então a gente tem essa oportunidade de de difundir o conhecimento né então Eh aqui a gente tem as eh para quem não conhece no nosso site www.morar.com.br E aí você tem lá uma série de de indicações né de caminhos você tem aqui para você fazer a matrícula caso você queira fazer parte dos nossos cursos das nossas turmas a gente tem turmas eh focadas em em preparação militar né E E também temos a turma intensiva para o concurso de Maricá caso você queira é só você fazer um clique aqui né a parte de matricule-se E aí você vai ser direcionado para o site de compras lá da nossa turma E aí tem lá são mais de 45 horas de aula né tem certificado ao final tá bom então é uma oportunidade eu vou fazer o seguinte Paulo eu vou liberar pra galera aí coloca para mim no chat o cupom né dessa galera aí né porque eu acho interessante a gente fazer e essa essa dinâmica também né e mostrar essa galera que queira e eu libero aí o cupom para vocês Caso vocês queiram depois adquirir o nosso material Mas além disso O importante é que o conteúdo de hoje foi tal como aquele pago né pra gente poder oferecer para vocês e E tenho certeza com os conteúdos que a gente trabalhou aqui você com certeza vai gabaritar a sua prova vai lembrar da gente vai lembrar dos esquemas vai lembrar das técnicas Mônicas Isso vai ser fundamental PR sua aprovação belezinha tranquilo show de bola Vamos lá Paulo vamos fechar então contigo então o site aí a parte do materiais gruit pess apareceu não vai mostrar a parte dos materiais gratuitos no site não Pessoal vocês não estavam vendo vamos lá não estava enquanto professor John abre a gente vai continuar aqui a resolução as questões então vou lá John vou continuar aqui olha só para vigotski com relação à aprendizagem da criança a zona de desenvolvimento proximal ela provê psicólogos educadores de um instrumento por meio do qual se pode entender o quê antes antes de responder vamos vamos entender o seguinte aqui zdp também pode ser chamada de zdi tá zona de desenvolvimento proximal ou zona de desenvolvimento iminente a zona de desenvolvimento proximal diz respeito a um aspecto que acontece na estrutura cognitiva um aspecto psicológico tá então a zdp ela se configura como sendo o espaço psicológico ou a distância entre o nível de desenvolvimento real que também pode ser chamado de desenvolvimento efetivo e o nível de desenvolvimento potencial o nível de desenvolvimento real é aquilo que o sujeito já sabe tá já sabe já domina o nível de desenvolvimento potencial é aquilo que ele pode vir a fazer com a ajuda de alguém mais experiente no caso um mediador no campo da sala de aula o professor é o profissional que vai atuar nessa zona para mediar né para que ele para que ele para que para que ele consiga é alcançar também aquilo que ele ainda não não não doma Beleza então a zdp é o espaço psicológico entre o nível de desenvolvimento real ou efetivo e o potencial Então por meio da zdp ela provê psicólogos educadores de um instrumento por eh por meio do qual se pode entender o quê se pode entender as estruturas lógicas inatas a perspectiva inatista não é a perspectiva de vigot vigot tambm é inatista é sócio interacionista então ISO está errado o emprego da fala a analítica tão pouco não o desenvolvimento mental retrospectivo os processos incompletos de maturação quem vai falar sobre os aspectos maturacionais não é o vigote que é o Pag mas sim sobre o curso interno do desenvolvimento beleza eu marco aqui letra A afirmativa correta vamos para a próxima Eh vamos para a próxima antes disso colocar aqui colocar aqui uma mensagem no chat pro professor John para ele para ele ver a mensagem acho que acabou saindo momentinho aqui gente vamos lá eh questão oito segundo o gandim no planejamento é fundamental a ideia de transformação da realidade e nesse sentido uma educação libertadora é aquela que vamos aqui analisar uma educação libertadora é aquela que deixa eu colocar aqui o chat para eu ver vocês Opa passei minha tela uma educação libertadora é aquela que primeiro letra A uma educação libertadora é aquela que coloca em prática uma educação voltada para a reprodução Opa de novo para a reprodução para o conformismo e para o controle social pelas classes dominantes e que isso aqui é educação para manutenção não para libertação é aquela que propõe uma pedagogia que assuma sua força como contribuinte para a Constituição de uma sociedade de indivíduos dependentes afirmativa incorreta se é Libertador o foco é a autonomia que leva educando a se converter em sujeito do seu próprio desenvolvimento beleza a existência do grupo da participação e da conscientização que gera transformação letra C afirmativa correta propõe educação para uma sociedade em que as pessoas se subordinem ao ao planejamento tecnocrático é ou que coloca em prática educação voltada ao pleno Domínio das tecnologias e com a postura individualista a perspectiva da Libertadora libertador de educação libertadora vai o encontro de educação também colaborativa né de do do do compartilhar com outro né e não e não é uma não reforçar uma cultura individualista beleza encerramos aqui a nossa aula o professor Júnior vai mostrar aí os materiais gratuitos dele mas antes eu quero convidar vocês para amanhã a aqui às 19:30 a nossa maratona de língua portuguesa para concursos eh eu já comentei que o material já foi enviado para e-mail de vocês eu só vou enviar o material para as pessoas que estarão presentes na aula aqui amanhã para as pessoas que vão passar só para os aprovados tá se você quer acessar o nosso material material gratuito você preenche esse formulário se inscreva e vemha amanhã pra aula 40 questões de língua portuguesa com o professor Iano Rodrigo está aí o professorn agora mostrando o site dele com os conteúdos gratuitos aí para vocês vai lá jun é contigo beleza galera ô Paulo quero fazer uma observação preencha também corretamente né Paulo porque a gente fez o sábados aprovados o que tinha de gente não colocando o PBR n não colocava o pcom.br E aí gente não tem como a gente fazer milagre de descobrir qual o endereço a gente até infere né porque por intuição o cara coloca lá a menina coloca assim @gmail a gente sabe que falta.com mas aí depois as pessoas ficam reclamando não recebi o material não recebi o material você não preencheu corretamente E aí fica difícil fica difícil a gente poder ajudar vocês também quando a gente fazil inclusive muitos e-mails voltaram tá gente legal muitos e muitos e-mails voltaram que Eu encaminhei voltaram muitos e-mails então a pessoa vocês estão preenchendo incorreto tem que preencher corretamente vai lá John exatamente eh no sbos aprovados recebi vários e-mails voltando também gente é basicamente é isso aqui a gente tem as nossas turmas caso você queira conhecer melhor tem lá os os processos de seleção lá pr pra vida militar também né tem a turma intensiva da da de maricar caso você queira se aprofundar também e aqui gente ó Quero mostrar para vocês a melhor parte a parte dos conteúdos gratos Deixa eu só carregar aqui que eu tô carregando os downloads aí ó você aqui a parte dos downloads você pode clicar aqui para conhecer o que você quer buscar ou você pode ir aqui em ebooks em ebooks você vai exatamente baixar o conteúdo gratuito tá você vai baixar aqui ó 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participação de vocês foi um prazer poder contribuir com vocês aqui nesse momento amanhã nós aguardamos aqui vocês para mais uma aula aqui com foco na sua aprovação eu disse ontem vou repetir hoje tá eu não vou colocar material em grupos de WhatsApp por mais que o material É gratuito eu não vou colocar o material de amanhã nos grupos de WhatsApp por quê Porque amanhã eu só quero aqui no espaço pedagógico as pessoas que TM foco as pessoas que têm disciplina as pessoas que querem ser aprovadas porque uma aula de 40 questões de língua portuguesa tá eh se você preencheu o formulário e ainda não recebeu material por certo você preencheu incorreto tá eh eu hoje à noite eu vou fazer o último envio depois disso só na aula amanhã e o professor junor ele voltou aqui Johnny sua internet caiu eu acho que fica inviável É apresentar de novo né Não não tá ótimo tá ótimo mas quem quiser quem quiser conhecer melhor a você pode colocar no chat aí www.morar.com.br e aí você vai lá futucando vai É bem intuitivo e você conhece lá os nossos materiais tá bom gente uma boa noite Peço desculpa pelas instabilidades da minha internet infelizmente não tem jeito e eu tô num num local onde não tá me ajudando Já reclamei com a operadora já já e aqui na minha área Paulo não tem fibra ótica a gente não consegue estabelecer eh uma compra de fibra ótica a gente tem que utilizar Nossa é ruim é ruim quando a gente depende da internet porque o nosso trabalho aqui depende da internet né E assim eu eu formulei um um uma reclamação né formal pr pra operadora não vou falar o nome da operadora mas para dizendo justamente isso como é que eu vou e trabalhar com o que eu faço se não tenho uma internet adequada então a gente fica limitado infelizmente inclusive agora peço in Inclusive eu peço agora o técnico para vir aqui eles estão dizendo que é área de risco Rio de Janeiro tudo é área de risco Paulo né você eu sei que você morre de medo de vir ao Rio de Janeiro mas a gente ainda vai conseguir fazer o professor Paulo perder esse medo e vir ao Rio de Janeiro e a gente ainda vai tirar uma foto aqui no Rio de Janeiro na área de risco brincadeira áre de risco um abraço Professor Paulo para você aí boa prova de maric tá bom gente tchau tchau valeu pessoal Obrigadão Esperamos vocês amanhã no nosso canal Valeu gente tchau

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